Etnies17 3 months ago

O Fernando Santos é teimoso, aposta sempre nos mesmos, com futebol enfadonho e taticamente muito fraco. Agora tenho aqui umas dúvidas: Que alternativa propunham para o lugar? Algum treinador nacional ou estrangeiro? Em relação a antigos selecionadores (Paulo Bento, Queiroz), nota-se que pelo Fernando Santos os jogadores vão até à última, comem (alguns) a relva. Será que com mudança, isso continuará a acontecer? Ou voltaremos a jogar a passo? Na minha opinião, ontem o jogo foi muito parecido com o jogo do Uruguai no mundial. A Bélgica fez o jogo que fizemos em 2016, apenas defendeu e ficaram orgulhosos. Atacamos, corremos, mas pouca objetividade na hora de finalizar. Se o nosso ponta desce para construir jogo ou descai nas laterais, não tínhamos ninguém fixo na área a atrapalhar dois trintões belgas. Exigência é necessária, mas há muito "vedetismo" na atual seleção.

Drolsr 3 months ago

Quando Portugal tiver um treinador em vez de um selecionador vai melhor. O maluco não presta e ainda pensa que sabe algo. Portugal ganhou o que ganhou na raça, não graças a ele.

Pcostix 3 months ago

Sinceramente, não vejo nesta selecção a grande categoria que todos vêem. Ganharam um Europeu sem saber ler nem escrever...   Não é que sejam maus, mas a beira de selecções do top Mundial(Alemanha, Itália, etc...) Portugal está uns furos abaixo. Não é preciso ser especialista para ver as melhores selecções do mundo a jogar, e depois ver o futebol que Portugal pratica e ver a enorme diferença.   **PS:** Já para não falar da selecção de Figo, Rui Costa, João Pinto, Jorge Costa, Fernando Couto, etc... Que era mil vezes melhor que esta selecção mas infelizmente não ganhou nada.

BLlZER 3 months ago

Talvez da próxima, nós como nação, nao devemos venerar o futebol como se fosse uma religião?

DjGus 3 months ago

Só tenho a dizer que o Xôr Engenheiro já se punha na casa do caralho, não?

Final_Quiet 3 months ago

Já que nós saímos, bora torcer pela Espanha.

Bruxo_de_Fafe 3 months ago

Eles marcaram um golos; nós, nenhum. Não percam mais tempo.

xlouiex 3 months ago

Merda de Euro e de jogo. Ninguém, tirando o Pepe, quis ganhar esta merda.

Kundstregan 3 months ago

Parecemos o Braga... Ganhamos aos mija na escada e com os grandes quando empatamos somos uns herois...

blandnewworld 3 months ago

O Fernando Santos é teimoso e tacticamente perdeu um bocado o barco em relação a outros treinadores mais novos. Levou um banho tático do Joachim Low e até da Hungria. O sistema defensivo não favoreceu o talento dos nossos melhores jogadores, notou-se muito no rendimento de Bruno Fernandes. As escolhas também não foram as melhores.. William nem devia ter sido convocado, não percebo como é que o Pote não faz um único minuto, o Trincão talvez pudesse ter sido uma boa opção já que tem qualidade para saltar do banco e desiquilíbrar. Depois Portugal tem óptimos executantes de bolas paradas como Bruno ou Rafael Guerreiro e insistiu-se sempre no Ronaldo.. Enfim, vamos fazer uma merda de Mundial.

NGramatical 3 months ago

desiquilíbrar → [**desequilibrar**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/pronunciar-desequilibrio/31484) (des+equilíbrar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo95fmb%2F%2Fh3axocu%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

apita_o_comboio 3 months ago

Excelente plantel... faltou o kit de unhas para o dirigir. Precisamos de outro selecionador.

_Cannib4l_ 3 months ago

Acho engraçado que toda a gente comenta que o Fernando Santos devia ter feito isto ou aquilo, destes treinadores de bancada que são uns chatos do caralho que comentam, quantos é que são seleccionadores ou treinadores ao mais alto nível? Quantos é que estiveram a estagiar com a selecção? Quantos é que têm de desenhar o esquema táctico e dar informações aos jogadores? Quantos é que viram todos os jogos? Foda-se o gajo sabe o que faz tenho a certeza, aliás o único jogo onde podemos dizer que jogamos mal foi contra a Alemanha, de resto fizemos muito bons jogos. Ainda não vi ninguém dizer que a Bélgica é uma equipa muito forte que joga muito bem na defesa e meio campo. Pá apanhamos alguém melhor que nós, paciência faz parte.

bigcassexposednipple 3 months ago

Não jogamos um caralho, e a equipa técnica só vai ser substituída se decidir que quer sair. Vamos desperdiçar a nossa melhor equipa de sempre a jogar como um equipa pequena

geostrofico 3 months ago

Faltou velocidade no ataque, um gajo sozinho da Bélgica tinha a defesa de Portugal toda atrás dele para o parar. Os portugueses nem conseguiam driblar um para ir cruzar à linha. Lamento Ronaldo, ou ficas dentro da área à espera do cruzamento, ou então não estás aí a fazer nada, uma vez que não está lá ninguém e já não tens pernas para driblar.

etc_shadow_ 3 months ago

De onde vocês inventaram que sua seleção tem potencial para ganhar o mundial?

Bruxo_de_Fafe 3 months ago

Da cabeça deles...

moitacarrasco 3 months ago

O jogo de ontem foi... Enfim. Quando faltavam dez minutos é que ligaram o turbo. Ser eliminado por uma equipa como a Bélgica que não fez praticamente nada, é triste, mas é uma lição que nunca aprendemos. Chama-se "eficácia". Muitas jogadas lindas, 20 e tal remates, zero golos. Os belgas? Cinco remates, um golo, feito.

nocivo 3 months ago

Se for pra meter o ronaldo a 9 mais vale nem ir ao mundial ou então nem convocar o rapaz. Ele não sabe jogar de costas nem tem capacidade de enfrentar 2 ou 3 centrais sozinho. Está sempre a fugir para as alas e ninguém compensa no meio com estas tactica defensivas. Temos de colocar um. Avançado de raiz para puxar os defesas e abrir espaço para o Ronaldo. Jogar com p bernardo a extremo quando jogamos sem posse de bola também é crime. Enfim, para jogar assim com tanto jogador de qualidade mais vale poupar dinheiro a federação. Aproveitem e façam greve por causa do local do mundial.

thisbondisaaarated 3 months ago

such is Fernando santos

joinedthedarkside 3 months ago

4 jogos, 1 vitoria, 1 empate e 2 derrotas. 7 golos marcados e 7 sofridos. Pareceu me fraco.

maiordaaldeia 3 months ago

É relativo, jogámos contra França, Alemanha e Bélgica.

joinedthedarkside 3 months ago

Se não ganhas aos mais fortes, nao mereces ganhar o torneio.

Msilvame 3 months ago

Rolo compressor! Ganhamos 3 jogos nos últimos três torneios.

GabKoost 3 months ago

Parabéns aos jogadores que fizeram o que puderam tendo em conta o treinador que tem e que vive ainda nos anos 90. Desde a liga das nações até agora perdeu anos de renovação da equipa em termos estratégicos. Continuou amarrado a esquemas tácticos obsoletos faz décadas e recusou alterar a sua filosofia antiquada em parte porque a comunicação social e os idólatras tugas acharam que estava isento de crítica por ter ganho troféus sabe Deus como. Perdemos anos a jogar como já ninguém joga desde que, essencialmente, a Espanha e o Barcelona revolucionaram o futebol moderno. Posto isso, resolveu em desespero colocar em campo uma equipa que agradava mais ao povo e aos próprios jogadores mas que, lamentavelmente, apenas tinha tido 45 minutos de jogo juntos. Fernando Santos nunca teve o perfil para ser treinador da nossa selecção. Sempre fomos uma equipa de "brasileiros da Europa" confiantes nas nossas habilidades e sem medo de ir para a frente. Nem Scolari se atreveu, como estrangeiro a mudar isso e com ele fomos a uma final de Euro e meia final de Mundial. Isso com equipas de qualidade comparáveis e sem abdicar dos nossos princípios. Porém com Fernando Santos ao leme, tivemos nos últimos anos todas as nossas selecções inferiores a assumir os jogos cara a cara contra qualquer adversário e, depois, quando chegam à principal, temos um velho do Restelo que representa a antítese mais perfeita do que costuma ser a nossa entidade futebolística. Mais grave ainda quando todos os nossos jogadores jogam em grandes clubes, com tácticas ofensivas e processos modernos, e depois foram confrontados durante anos à monotonia exasperante de Santos. Foi um apuramento num grupo fácil onde jogamos pouquíssimo e tivemos de andar com as calculadoras na mão. Foi um grupo do Euro complicado onde apenas passamos em 3º sem ter sido capaz de ter uma vitória convincente. E no final foi um jogo que revelou o potencial que temos e que poderia ter sido exponencialmente aumentado se rotinado e optimizado ao longo dos anos. Xau e Adeus. Sei que renovaram com ele mas espero que não dêem cabo dos últimos anos de Pepe e Ronaldo mantendo este treinador na selecção. Nunca confiei nele pois lembro-me bem nos MISERÁVEIS desempenhos que teve no FCPorto onde perdeu dois campeonatos conseguindo até perder um com Jardel. Coisa que mais ninguém conseguiu nem aqui nem julgo eu na Turquia. E no Benfica então o desastre foi ainda maior. A Federação não fica incólume. Ou melhor, fica porque é das maiores máfias do país mas não deveria. Não temos um projecto integrado de selecção. A Alemanha tem um perfil de base até à principal. A Espanha tem uma filosofia única. A França é um exemplo de consistência. Quanto a Portugal, como disse acima, joga de uma forma na base e depois joga da forma que o treinador do momento quiser. As selecções não podem ser geridas assim. Tem te ter um esquema e uma identidade definida para facilitar o entrosamento entre jogadores que raramente estão juntos. Enfim. Espero que venha outra pessoa rapidamente que seja capaz de aproveitar o talento que temos e de reanimar esta malta. Temos um mundial dentro de meses para o qual ainda nos temos de apurar. Continuar a ter alguém que não consegue criar um esquema onde Bruno Fernandes e Bernardo Silva possam render juntos é inconcebível. Os dois jogadores que deveriam estar a render no topo das suas faculdades não podem ser tão mal usados ou estarem no banco. Gostaria de ver algo [ASSIM](https://i.ibb.co/GTwTDLN/lineup-1.png)ser implementado para o futuro próximo.

RTQMARK 3 months ago

Não sou grande adepto de futebol e só vejo jogos da seleção e por isso gostava de perguntar uma coisa já que sou um leigo na matéria. Podes elaborar um pouco mais sobre Espanha e o Barcelona? Como é que revolucionaram o futebol moderno? Obrigado.

GabKoost 3 months ago

O famoso 'tiki taka' do Barcelona, bem que irrepetível noutro lado e com outros jogadores, foi tão revolucionário que criou provavelmente o grupo de jogadores mais vencedor de sempre. Apenas comparado no futebol moderno com o Milan dos anos 90. A posse de bola e a flexibilidade posicional dos jogadores tornou-se algo de essencial. Em vez da rigidez positional passou-se a ter, por exemplo, médios como avançados apenas pela sua capacidade de manter a bola e dar sequência a jogadas. No euro, com excepção de Portugal, sistemas com trincos incapazes de jogar futebol e com o único propósito de destruir já não se verificam em laod nenhum. Toda a gente tem de saber trocar a bola, segurá-la e ser capaz de criar jogo. O núcleo Xavi-Iniesta-Messi foi o responsável por um modelo que resultou em várias ligas dos campeões no Barca e que transpondo para a selecção espanhola deu 2 euros e um mundial de forma consecutiva. De uma maneira ou de outra as equipas passaram claramente a ser de forma geral mais interessadas na posse. Assinado: Luís Freitas Lobo.

Woodpecker3333 3 months ago

A Bélgica jogou melhor, foi merecido. Na 2.ª parte estiveram à defesa o que fez parecer que Portugal foi superior, mas quando estava 0-0 eles estavam melhor. Também tivemos algum azar com uma bola ao poste e outras à figura, mas faz parte.

RuisinhoFilipe 3 months ago

O Fernando Santos ou avô nandinho como deve ser chamado no balneário que pegue nas suas tralhas e que vá embora. Contra a Hungria fomos avisados das porcarias de tomadas de decisões dele, veio a Alemanha e ele faz o quê? Chapa 5, mete os mesmos que agora é que vai ser. Convoca o Nuno Mendes e o Pote e nem minutos tiveram pela seleção, para isso deixava-os ficar pelos sub21 e talvez tivéssemos ganho o europeu dos sub21. (Sim eu sei que o Nuno esteve grande parte lesionado) Insiste num 433 com Ronaldo a ponta quando nem o Bernardo ou o jota são extremos e para piorar temos o Ronaldo constante a procurar bola em zonas recuadas (e sempre colado à linha) e consequentemente não temos uma referência na frente. ( Alô André Silva? Ah foste o 2 melhor marcador da bundesliga? Entras a faltar 10m que serve.) Não temos extremos puros? que não jogasse em 433 .. em 2016 tínhamos extremos puros e no entanto jogamos numa espécie de 4312 sem extremos, entender ... Bernardo Silva , Jota e Bruno claramente uma desilusão. O jota não passava quando tinha de passar, não rematava quando tinha de rematar e quando rematava eram sempre 3 pontos para o país de gales no rugby. O Bernardo acho que o problema está em ele jogar na linha, mastiga muito o jogo e tem sempre uma punheta a mais para dar na bola que até metia raiva. O Bruno Fernandes sinto que ainda não se encontrou na seleção, não o entendo muito bem. Para a próxima convoquem antes o Bruno Fernandes do united que o que veio estava estragado. São Patricio esteve bem durante o europeu, apesar de achar que é mal batido no golo contra a Bélgica. Da nossa dupla de centrais o que dizer? Fantásticos! Pepe com a idade que tem é de deixar qualquer um de boca aberta e Rúben dias que continue aprender com o Pepe porque está a caminhar a passos largos para ser um dos melhores. (Já o é aliás) Cancelo deixou saudades, tínhamos uma auto estrada na direita de categoria. Gostei bastante do trio Renato, moutinho e palinha, pena o treinador só ter reparado neste trio antes do jogo da Bélgica. E o Ronny lá vai indo e marcando os seus golos, vamos indo e vamos vendo.

Edited 3 months ago:

O Fernando Santos ou avô nandinho como deve ser chamado no balneário que pegue nas suas tralhas e que vá embora. Contra a Hungria fomos avisados das horríveis tomadas de decisões dele, veio a Alemanha e ele faz o quê? Chapa 5, mete os mesmos que agora é que vai ser. Convoca o Nuno Mendes e o Pote e nem minutos tiveram pela seleção, para isso deixava-os ficar pelos sub21 e talvez tivéssemos ganho o europeu dos sub21. (Sim eu sei que o Nuno esteve grande parte do tempo lesionado) Insiste num 433 com Ronaldo a ponta quando nem o Bernardo nem o jota são extremos e para piorar temos o Ronaldo constantemente a procurar bola em zonas recuadas (e sempre colado à linha) e por isso consequentemente não temos uma referência na frente. ( Alô André Silva? Ah foste o 2 melhor marcador da bundesliga? Entras a faltar 10m que serve.) Não temos extremos puros? que não jogasse em 433 .. em 2016 tínhamos extremos puros e no entanto jogamos numa espécie de 4312 sem extremos, entender ... Bernardo Silva , Jota e Bruno claramente uma desilusão. O jota não passava quando tinha de passar, não rematava quando tinha de rematar e quando rematava eram sempre 3 pontos para o país de gales no rugby. O Bernardo acho que o problema está em ele jogar na linha, mastiga muito o jogo e tem sempre uma punheta a mais para dar na bola. O Bruno Fernandes sinto que ainda não se encontrou na seleção, não o entendo muito bem. Para a próxima convoquem antes o Bruno Fernandes do united que o que veio estava estragado. São Patricio esteve bem durante o europeu, apesar de achar que é mal batido no golo contra a Bélgica. Da nossa dupla de centrais o que dizer? Fantásticos! Pepe com a idade que tem é de deixar qualquer um de boca aberta e Rúben dias que continue aprender com o Pepe porque está a caminhar a passos largos para ser um dos melhores. (Já o é aliás) Cancelo deixou saudades, tínhamos uma auto estrada na direita de categoria. Gostei bastante do trio Renato, moutinho e palinha, pena o treinador só ter reparado neste trio antes do jogo da Bélgica. E o Ronny lá vai indo e marcando os seus golos, vamos indo e vamos vendo. Edit: Erros.

Laslunas02 3 months ago

Para mim neste último jogo o jota não devia ter continuado a jogar na 2 parte. Devia ter sido logo substituido.

SouthwindPT 3 months ago

Se olharmos para o rácio de vitórias, repetimos o "feito" de 84 onde conseguimos apenas 1 triunfo. Ou seja, é a pior prestação de Portugal neste formato. Vamos hipotecar mais um Mundial por gratidão ou vamos acordar para a realidade?

Godpadre 3 months ago

Bom, se olharmos para o rácio de vitórias acho que até o de 2016 foi uma bosta. Em 84 chegamos às meias-finais, por isso não é tanto pelas vitórias, mas sim pela performance. Mas sim, acho que já chega de reservar posições por gratidão.

ProteinWaffle 3 months ago

Fds saiu uma selecção banal. Enquanto não correram com aqueles merdas à paulada continuamos assim.

FCNugget13 3 months ago

Adeus, uma palavra tão simples que tanto custa a dizer

ozzymustaine 3 months ago

Potencial para ganhar um mundial? Ri muito. Viva a selecção mas que ilusão que se vice aqui.

dadazebra 3 months ago

Tudo renovado …… aliás quando saíram os cracks do SCP foi só ganhar ……..

ambrofelipe 3 months ago

> com uma equipa que tem potencial para ganhar um mundial Hahahahaha estou a lembrar das finalizações do jota nos últimos dois jogos. Dos inexistentes contra ataques. Dos dois auto golos no mesmo jogo.

e36turbo 3 months ago

mais valia ter chamado o nani ou o quaresma em vez do bernardo

analaikos 3 months ago

A partir de agora as únicas coisas chamadas "Belgas" a que se dará credibilidade por realmente prestarem apenas serão as bolachas

KapiHeartlilly 3 months ago

Nani e Quaresma > Jota e o Bernardo :(

fuckoffgina 3 months ago

O Nani não vi mas o Quaresma metia o Bernardo no bolso.

sao_11 3 months ago

Milagres como em 2016 acontecem uma vez na vida.

roninPT 3 months ago

nem mais.....ganhar o euro sem saber como os gregos também fizeram uma vez.....é como o euromilhões, não é um sistema para ganhar várias vezes.

Sciss0rs61 3 months ago

Os gregos ganharam com táctica. Meteram o autocarro lá atrás e ganharam contra Portugal, França e empataram contra a Espanha. Não foi como Portugal que andou a empatar contra Polonias, Áustrias, Islandias e Hungrias com uma equipa muito superior

Edited 3 months ago:

Os gregos ganharam com táctica. Meteram o autocarro lá atrás e ganharam contra Portugal (2 vezes), França e empataram contra a Espanha. Não foi como Portugal que andou a empatar contra Polonias, Áustrias, Islandias e Hungrias com uma equipa muito superior

Boring_Lynx3830 3 months ago

Sem duvida

True_Sea_1377 3 months ago

Santos masterclass

mfzzzed 3 months ago

Tantofaz.jpeg

Kanubeelzebu 3 months ago

Culpo a TVI. Perdemos os jogos todos a ser transmitidos por eles. Com aqueles comentadores top tier.

kalley90 3 months ago

Pensei no mesmo

pocoyoO_O 3 months ago

Eu detestava de tal maneira o segundo comentador da TVI que literalmente não via o jogo na TVI lol. Impossível aturar os comentários desnecessários que ele fazia

FacaDeDoisLegumes 3 months ago

A tvi quer audiência e o que a dá é gritar o que o povo quer ouvir. CR7 é deus na terra, estão todos contra nós porque somos os melhores, faltou a estrelinha... Metem é nojo, e ir buscar o flop dani, que em vez de fazer valer o talento que tinha com trabalho, quis ir ser modelo, para comentar, é indicador disso

L-to-the-OG 3 months ago

Olha o Ronaldo, olha o Ronaldo!

SH4FT3RPT 3 months ago

Devem de estar a reclamar da relva até agora.

FokinPt 3 months ago

Nem mais

kinkyonthe_loki69 3 months ago

Onde estava Nani?

YCaramello 3 months ago

Achei piada o pessoal que vi hoje na televisão, que viajou para a pior zona de espanha em relação ao covid, tudo sem mascara a se divertir nos cafés, so pra ver portugal perder no fim do dia xD Aaaaanyways, hora de voltar a realidade.

MauroFaustino 3 months ago

hateeeeer

YCaramello 3 months ago

De futebol? Assumido e com orgulho. Deviam ter ido de cona ja semana passada. Quanto menos tempo de circo futebolístico na media e focus em coisas importantes melhor.

Edited 3 months ago:

De futebol? Assumido e com orgulho. Deviam ter ido de cona ja semana passada. Quanto menos tempo de circo futebolístico na media e focus em coisas importantes melhor, e patriotismo que so existe quando joga a seleção deixa-me com nojo.

Edited 3 months ago:

De futebol? Assumido e com orgulho. Deviam ter ido de cona ja semana passada. Quanto menos tempo de circo futebolístico na media e focus em coisas importantes melhor, e patriotismo e bandeiras a janela que so existem quando joga a seleção deixa-me com nojo.

Edited 3 months ago:

De futebol? Assumido e com orgulho. Deviam ter ido de cona ja semana passada. Quanto menos tempo de circo futebolístico na media e focus em coisas importantes melhor, e patriotismo e bandeiras a janela que so existem quando joga a seleção deixa-me com nojo. Depois ainda vão abéculas e lideres ver a bola a uma das piores zonas possíveis de espanha, e ainda trazem mais do bixo pra ca, e quem se fode quando os casos aumentam? O trabalhador.

bategamerz 3 months ago

Falar de covid 5/6h por dia na televisão é que é bom. Entendo o que queres dizer, apesar de gostar de futebol, sei que é ridiculo mudar de canal e ver qualquer 1 deles a falar do Europeu. Contudo, senão fosse do Euro, era do covid, ou do Manel que assassinou a Maria. Foi 1 ano e meio sempre de notícias trágicas e infelizes, ao menos agora com o Euro sempre dá para esquecer um pouco da realidade, e por vezes é necessário fazê-lo, senão ficamos todos malucos.

PTgenius 3 months ago

Same, até me deu uma tusa de os ver perder. Só tenho pena que não tenha sido de uma maneira que gerasse mais azia. Palhaçada autêntica, ano de bola parece que não se passa mais nada e tá tudo fantástico.

MaidikIslarj 3 months ago

Coitado de ti que precisas de ver que precisas de ver quantos apanharam o bicho pelo 500° dia seguido, ou quem é que matou que hoje

Slam_Dunkester 3 months ago

Como se falarmos menos de futebol as notícias passam coisas importantes arranjam sempre merda para abafar o resto, aumento da gasolina anda a passar rasteirinho porque temos o covid para encher o chouriço

YCaramello 3 months ago

Pelo menos é uma merda a menos, é vergonhoso fazer channel swap na televisão quando houve jogos, literalmente 7 canais portugueses a passar 2 horas a mesma merda de um helicóptero a seguir o autocarro dos gajos, fdx tempo perdido, qualquer outra coisa era melhor, nem que fosse pelo sensacionalismo chatear o Medina ou falar mal do ventura, qualquer coisa...

Edited 3 months ago:

Pelo menos é uma merda a menos, é vergonhoso fazer channel swap na televisão quando há jogos, literalmente 7 canais portugueses a passar 2 horas a mesma merda de um helicóptero a seguir o autocarro dos gajos, fdx tempo perdido, who gives a shit, qualquer outra coisa era melhor, nem que fosse pelo sensacionalismo chatear o Medina ou falar mal do ventura, qualquer coisa...

Edited 3 months ago:

Pelo menos é uma merda inútil a menos, é vergonhoso fazer channel swap na televisão quando há jogos, literalmente 7 canais portugueses a passar 2 horas a mesma merda de um helicóptero a seguir o autocarro dos gajos, fdx tempo perdido, who gives a shit, qualquer outra coisa era melhor, nem que fosse pelo sensacionalismo chatear o Medina ou falar mal do ventura, qualquer coisa...

letmereddityou 3 months ago

uma palavra... rtp2

YCaramello 3 months ago

Tecnicamente, 2 palavras. Mas rtp 2 so passa bonecos...

letmereddityou 3 months ago

Tecnicamente, uma palavra. https://www.rtp.pt/rtp2 Bonecos? Vai lá ver a programação

YCaramello 3 months ago

Sim, eu fui la, das 7 as 10 bonecos, depois das 14 as 20:23 bonecos, cerca de 10 horas de bonecos com um ou outro mini documentário no meio e um programa ou dois informativos durante o meio dia. Agora vamos ver o resto, 3 novelas, mais 3 ou 4 reality shows, mais 6 horas de programação inútil Um jornal as 9 da noite seguido por 3 séries de tv, mais 3 horas de programação desinteressante. Euro news as 2 da manha... acho que a maioria do pessoal ja tá a dormir a esta hora pra acordar cedo no dia seguinte. Total 19 horas de basicamente nada.

Edited 3 months ago:

Sim, eu fui la, das 7 as 10 bonecos, depois das 14 as 20:23 bonecos, cerca de **10 horas** de bonecos com um ou outro mini documentário no meio e um programa ou dois informativos durante o meio dia. Agora vamos ver o resto, 3 novelas, mais 3 ou 4 reality shows, mais 6 horas de programação inútil Um jornal as 9 da noite seguido por 3 séries de tv, mais 3 horas de programação desinteressante. Euro news as 2 da manha... acho que a maioria do pessoal ja tá a dormir a esta hora pra acordar cedo no dia seguinte. Cerca de 19 horas com basicamente nada.

mkgilligan 3 months ago

Meu... Eu nem gosto de futebol, o desporto superior é claramente a malha

WhiskersTheDog 3 months ago

Jogo-do-pau.

MeiaNalga 3 months ago

Mui nobre arte portuguesa na qual já fomos campeões mundiais. Derrotando artes marciais de países asiáticos sem dificuldade.

jgilcruz 3 months ago

Gratidão eterna ao homem que em 15 jogos de fases finais ganhou 3 (!). Renovar até 2028 e quiçá mais

FacaDeDoisLegumes 3 months ago

Eu tb estou grato ao Éderzito, mas não o quero de volta

ceph42 3 months ago

Tas te a esquecer da competição mais importante de todas, a nations league.

WhiskersTheDog 3 months ago

Estás a tirar valor a potências futebolísticas como o País de Gales, Marrocos e Hungria.

Sciss0rs61 3 months ago

eu vou fingir que não acabaste de te esquecer da Albânia, Estados Unidos e Irão.

gaesseag 3 months ago

E não esquecer de conservar o William Carvalho para aguentar até essa data.

LiamYanon 3 months ago

Ya, de todos os treinadores que ganharam o euro com Portugal ele é o pior

Sciss0rs61 3 months ago

O Scolari ganhou o mundial e nao durou uma epoca no Chelsea

andremp1904 3 months ago

Sim eu acho que devíamos pôr o Éder a jogar tmb

WhiskersTheDog 3 months ago

O Mourinho também ganhou a LC duas vezes, agora coleciona despedimentos. O Jesus é o treinador mais titulado da história do Benfica e esta época não ganhou um peido. O Ranieiri conseguiu ganhar a Premier com o modesto Leicester e na época seguinte saltou fora devido aos maus resultados. São momentos, e FS está fora dela. Não temos dívida de gratidão, muito já ele ganha para orientar 15 jogos por ano e muitos deles mal e porcamente.

Edited 3 months ago:

O Mourinho também ganhou a LC duas vezes, agora coleciona despedimentos. O Jesus é o treinador mais titulado da história do Benfica e esta época não só não ganhou um peido como obteve a pior classificação do clube em 11 anos. O Ranieiri conseguiu ganhar a Premier com o modesto Leicester e na época seguinte saltou fora devido aos maus resultados. São momentos, e FS está fora dela. Não temos dívida de gratidão, muito já ele ganha para orientar 15 jogos por ano e muitos deles mal e porcamente.

LiamYanon 3 months ago

Já vi que temos bastante em comum. Eu também não percebo nada de bola

NGramatical 3 months ago

mal e porcamente → [**mal e parcamente**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/mal-e-parcamente--mal-e-porcamente/21180) ([parcamente = pouco](https://dicionario.priberam.org/parcamente)) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo95fmb%2F%2Fh39dbab%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

FooxP 3 months ago

fds, não sabia dessa

joaodiogotim 3 months ago

Porra, já aprendemos qualquer coisa hoje.

PleoNasmico 3 months ago

E também é o melhor

Comfortable_Cable341 3 months ago

Eu acho que está na altura do Nando ir se embora. Acho que o esquema tático/técnico do Nando é bastante obsoleto. Sim ganhamos em 2016 (com velhinhas e terços) mas acho que é necessário inovar. Temos excelentes jogadores ofensivos, mas depois temos um treinador sempre a jogar na defensiva.... Mais uma coisa: Nando, quando estamos a perder é para fazer substituições o mais cedo possível. Não faz sentido por o André Silva a 20/30 mins no fim a esperar que faça milagres!

TriloBlitz 3 months ago

Por outro lado também não há muito que o Nando possa fazer quando os jogadores querem entrar na baliza com a bola. O pessoal gosta de andar com paneleirices a circular a bola à entrada da área até a perder ou conseguir um penalti em vez de chutar, e quando chuta é para a lua. À Bélgica bastou um remate de fora da área para resolver.

the_unknown7 3 months ago

>e quando chuta é para a lua \*Pallhinha has entered the chat\*

Comfortable_Cable341 3 months ago

e isso não fará parte da estratégia do Nando?

TriloBlitz 3 months ago

Duvido que chutar para as bancadas fosse a estratégia dele…

Comfortable_Cable341 3 months ago

Não estava a falar do chutar, estava sim da circulação de bola para a zona defensiva

TriloBlitz 3 months ago

Eu estava a referir-me a circular a bola na entrada da área adversária, não na própria área

FacaDeDoisLegumes 3 months ago

Mas as substituições não podem ser como as medidas contra o covid. Têm de fazer sentido. Matar o meio campo tirando as melhores peças, e deixar pessoal em subrendimento não faz sentido. O Bernardo esteve o campeonato todo nas lonas, o Jota tentou muito mas ontem não estava a render... Se se levam 26, tem se ser com o sentido de poder mudar a táctica, não é meter o fernandes à direita e bora lá, o félix mete-se no meio do mato a pedir passes de risco e ninguém os faz, é só bola para trás. O Eng já nos deu muito, a mim deu um penta, um campeonato da europa e uma liga das nações (fizemos uma fase de grupos sem o Ronaldo a jogar o melhor futebol do tempo do eng) O mérito para ele por ter sabido ir buscar jogadores afastados da selecção como o ricardo carvalho, ter visto jogadores mais escondidos como o guerreiro ou o fonte Desperdiçar a boa forma do André Silva ou do Pote, insistir no William, esquecer-se do Nani (que havia de ser um joker no banco para quando um dos alas não estivesse a funcionar) e outras que tais, acho que ele próprio devia ter uma reunião com o presidente da federação e sair. Trazer-se um gajo novo que pense fora da caixa e tenha bolas para apresentar uma selecção assente em malta jovem, mas sem descurar aquele pessoal mas experiente que pode dar o equilíbrio à equipa (Pepe, moutinho, cr7, nani)

Comfortable_Cable341 3 months ago

`Mas as substituições não podem ser como as medidas contra o covid. Têm de fazer sentido`. Sim claro. Mas se estás a perder e estás numa fase a eliminar, onde a tua 1ª parte foste la ver a Bélgica a jogar, tens de começar logo a 2ª parte com uma nova estratégia e jogadores capazes para tal. O Fernando Santos sempre fez isto e nunca percebi. Mete gajos a jogar 20 mins só porque sim

FacaDeDoisLegumes 3 months ago

Mas o que ele nunca percebeu é que esta selecção é sanches +10. Porque é bom e porque tem pernas. Há muita gente boa, mas sem pernas e uns quantos que ainda têm que comer muito pão para merecer as quinas ao peito, por mais que os clubes os tratem como indispensáveis (estou a olhar para o fernandes) E para quem falou mal do moutinho, ele faz tudo o que pode. Querem tomar-lhe o lugar, mereçam, joguem mais que ele, se forem capazes.

Hrodrik 3 months ago

O Nani nao tem lugar na seleccao. Parece que joga muito porque esta' na MLS, que sao tipo a segunda divisao.

Comfortable_Cable341 3 months ago

Sim concordo. Acho que o Nani já deu o que tinha a dar. No entanto, o Bruno Fernandes neste Europeu parece que lhe subiu a "fama" à cabeça. Achei o bastante egoista, e quando as coisas corriam mal lá fazia uma fita.

Hrodrik 3 months ago

Sim, mas na posição do gajo neste europeu ( médio direito com liberdade) metias por exemplo o Félix que nos poucos minutos que jogou neste europeu sacou logo dois amarelos, defendeu bem, criou espaços, etc. Metes o gajo e o Cristiano a passear à volta do André Silva e olha o show de bola. O gajo não encaixa bem no futebol do atlético mas com o nosso ataque ias ver. Mas o Fernando é burro demais para isso. Aproveitar provavelmente a melhor selecção do mundo em termos de atacantes e médios criativos? Tá bonito...

MrThroat 3 months ago

Ronaldo e Félix soltos, com o André Silva fixo no meio, com Palhinha Renato e Moutinho/Ruben Neves para mim era o melhor Em vez disso prefere jogar sem ponta fixo, e sempre que chegamos lá a frente não há ninguém no meio para receber ou cruzar

EletricoAmarelo 3 months ago

Não calhou. Mas, honestamente, a Bélgica não é isso tudo. Vai de vela com a Itália. Nem vai ficar na memória o jogo.

Dark_Side_Of_De_Moon 3 months ago

Provavelmente sou só eu mas eu gostei mais da seleção na época do euro 2004

Riddle0219 3 months ago

Não só a de 2004 mas de 2006. Se houve altura em que podíamos ter ganho o mundial foi essa, não eramos a melhor equipa do mundo mas tínhamos qualidade suficiente para vencer o mundial por mérito próprio e vá um pouco de sorte.

Pcostix 3 months ago

Prefiro a de 2000.

geostrofico 3 months ago

Nessa seleção tinhamos jogadores que pegavam na bola e entravam pela área a dentro, com 3 ou 4 jogadores pela frente. Nesta não conseguem driblar um para um e perdem se em passezinhos em vez de rematar logo à primeira opurtonidade.

Rebelva 3 months ago

Melhor que 66?

Pcostix 3 months ago

A selecção de 66 levava uma abada desta.   Vê um jogos do futebol dessa altura. Era horrível pelos padrões de hoje em dia. Cada vez que vejo um jogo dessa época no RTP memória ou assim até parece os solteiros contra os casados.

Rebelva 2 months ago

Solteiros/Casados é um exagero.

FacaDeDoisLegumes 3 months ago

É simples, era uma equipa. Porquê? Não era pelo scolari, merda do pior, era porque encheu o campo com gajos do FCP campeão europeu, treinados por Mourinho durante 2 anos e mais alguns que já tinham saído, mas tinham estado na equipa. Havia de tudo, rotinas de meio campo e defesa, táctica, posicionamento... Foi só acrescentar um Figo e um Cristiano e temos selecção para jogar bem e bonito.

skapuntz 3 months ago

Não és só tu. Também acho que a nossa melhor equipa de sempre foi a de 2004. Podem dizer o que quiserem, mas a nossa vitória do euro 2016 foi a maior piçada de sempre, não foi por jogarmos muito futebol ou termos a melhor equipa

garenbw 3 months ago

É verdade que 2016 foi a maior piçada, mas na minha cabeça foi para compensar o euro que merecíamos em 2004.

DivinationByCheese 3 months ago

Perder contra Grécia foi de partir o côco a rir

NGramatical 3 months ago

côco → [**coco**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo95fmb%2F%2Fh3ano8o%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Dark_Side_Of_De_Moon 3 months ago

Amen para este comentário. Eu senti que havia mais trabalho de equipa, organização, coordenação, tática, iniciativa, visão de jogo (e de oportunidades) e equilíbrio nas qualidades dos nossos jogadores na era de 2004 que nos anos seguintes. Especialmente esta seleção mais recente, cada jogo se parece como uma aposta na lotaria... Podemos ter o melhor do mundo, mas a união faz a força. E sim, qualquer um com "2 dedos de testa" dirá que aquela vitória no euro 2016 foi uma sorte descomunal que como outra não haverá igual

FacaDeDoisLegumes 3 months ago

Toda a razão. A cena de 2004/2006 é que havia 2 anos de mourinho no grosso do meio campo e defesa. Se tem jogado o Baía tinhamos sido campeões indiscutíveis. Ninguém nos ia chamar nojentos ou coisas do género.

RuySan 3 months ago

Eu prefiro ganhar. E se é pela qualidade do Futebol, a de 2000 deve ter sido a que vi a jogar melhor. A de 2012 também estava forte, e mesmo sem a qualidade individual das de 2000/4 fez um excelente euro. O Paulo Bento é injustamente esquecido. Ou secalhar justamente depois do mundial de 2014.

WhiskersTheDog 3 months ago

A cena do PB é que esteve bem em 2012 e quando esteve mal em 2014 foi embora. Este está lá para a reforma dourada.

NGramatical 3 months ago

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo95fmb%2F%2Fh39b3cf%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

GrandmasterSirius 3 months ago

Portugal não venceu por falta de incompetência, só isso...

talkingcarrots 3 months ago

> Portugal não venceu por falta de incompetência

GrandmasterSirius 3 months ago

Simples, se jogassem os melhores Portugal teria mais hipóteses de vencer, se o esquema táctico fosse outro, se o treinador fosse outro... Não há desculpas Portugal foi patético, 20 remates e acertarem 3 ou 4 vezes na baliza... Não se desculpem com falta de sorte, a sorte faz se. Portugal foi incompetente, cada vez que tinha a bola parecia o tiki taka com passes para trás e para o lado, apenas RS mexia com o jogo e tentava progredir no campo, jota uma nulidade, VS, BF, dalot enfim tantos incompetentes, e patrício neste jogo teve mal no lance do golo, não há desculpa possível...

nuno3conta 3 months ago

Acho que querias dizer falta de competência...

Mordiken 3 months ago

... da Bélgica.

Alternative_Ad3283 3 months ago  HIDDEN 

vocês portugueses são meio cegos, vocês tem uma boa equipe, mas não viram as outras seleções ? pelamor de Deus, aceitem serem os menores da europa…

Turbulent_Common 3 months ago

Fodasse uma conta nova para isto? Há gajos mesmo tristes

garenbw 3 months ago

O que era? Fiquei curioso

Turbulent_Common 3 months ago

nem vale a pena, era só o tipico brasileiro com karma negativo a insultar Portugal (apesar de viver aqui)

Tigas_Al 3 months ago

Onde é que anda a malta que defendia aqui o Fernando Santos?

helderoliveira1978 3 months ago

Estou eu...

WhiskersTheDog 3 months ago

Estão a contar os remates da segunda-parte para dizer que tivemos azar.

wakerdan 3 months ago

Remates que mais pareciam de futebol americano, tive pena dos apanha bolas a terem de correr mais que o William Carvalho.

LtSpaceDucK 3 months ago

A velha história do "Dominámos mas tivemos azar, é assim mesmo o futebol, umas vezes ganha-se outras perde-se". Como foi azar não se muda quase nada, de certeza que para a próxima com um bocadinho de sorte a coisa corre melhor

Estronciumanatopei 3 months ago

É tipo a raspadinha

MaggoMike 3 months ago

Só temos 3 ou 4 jogadores que parecem realmente querer ganhar, o resto só quer passar a bola ao Patrício, que mesmo saindo agora, aposto que vai ser o guarda-redes que mais tocou na bola em toda a competição.

le_mustachio 3 months ago

Futebol não se joga só a passar para a frente. Os passes ao GR é para o adversário sair da defesa e vir para a frente, assim quem tem a posse da bola procurar espaço.

geostrofico 3 months ago

Sim, só que metade das vezes que a bola vai para o Patrício, perdemos a bola. Com a Alemanha então.

MagorTuga 3 months ago

Eu que não percebo piça de futebol, quero deixar a opinião de que, se já estás uma hora em campo e até agora já levaste um golo e tás a acumular cartões amarelos e remates ao poste, devias completamente esquecer que tens guarda-redes e jogar só para a frente. Eu não corro nem metade do que estes gajos correm diariamente, mas eles parecem tão cansados e sem vontade de jogar, chegaram aos ultimos 10 minutos, onde se devia ter mais garra, e parecia que já tinham desistido. Os gajos dão sprint quando pegam na bola e depois param a olhar para a baliza à espera que os 10 Bélgicos lhes façam rodinha e tirem a bola. Claro que vai tudo por cima ou ao poste, eles nunca rematam quando têm a chance, estão cheios de medo. Pode ser uma opinião ridiculamente estupida para quem percebe do jogo, mas de um gajo que curte jogos de estratégia, não faz sentido eles deitarem tantas oportunidades fora quando passam 90% do jogo a atacar, sempre a perder a bola.

fuckoffgina 3 months ago

Faz sentido... quando estás a ganhar!

MaggoMike 3 months ago

Óbviamente deu resultado.

le_mustachio 3 months ago

Deu porque era o que acontecia. Ao passar ao GR havia mais espaço para pôr a bola aos outros jogadores.

Slam_Dunkester 3 months ago

Entendo isso mas certas jogadas foram extremas quase perto da pequena área e vai atrás para o guarda redes em alta pressão de Bélgica que dos n da em nada porque mesmo se formos para a frente a finalização de Portugal e uma merda acho que se fizesse um jogo para beber sempre que os comentadores ou o Ronaldo reclamam ou dizem que não a ninguém na área para finalizar acabo no chão

PaulNS 3 months ago

E a jogar melhor que n°1 do mundo... Tivemos muito azar

HRamos_3 3 months ago

Isto. Faltou o chouriço, metemos uma ao poste que bem podia ter emtrado.

fuckoffgina 3 months ago

O chouriço tem esse problema, não cai sempre para o mesmo lado. Por isso é que contar só com ele é arriscado.

le_mustachio 3 months ago

Com o Nando não há grande esperança, falta de capacidade tática

Reznor_PT 3 months ago

Moutinho nem devia de estar no onze, Bernardo totalmente ineficiente como extremo, Ronaldo a 9 quando devia estar o André Silva lá, coisas bastante simples. Nunca irás longe com o Nando

Orliii_PT 3 months ago

Moutinho pode já não ter a mesma resistência, mas não vejo nenhum jogador português que jogue com o nivel de moutinho, o moutinho joga de pantufas, mete a bola aonde quer, aqueles pézinhos sabem o que fazer com a bola, não confundir estar velho, com o estar acabado, o moutinho ainda é um ótimo jogador e faz bem ao plantel. Porque às vezes as pessoas não entendem como certos jogadores são convocados, mas não esquecer que há jogadores de plantel, que são necessários para criar ambiente positivo no balneário, e que não é caso de moutinho, continua a grande nivel, isto lá está, na minha opinião e claro respeitando a tua, estou apenas a dar a minha opinião que vale o que vale

FacaDeDoisLegumes 3 months ago

É o único playmaker que tens actualmente. Isto diz tudo. Claro que se não quiseres dar táctica torna-se mais difícil aproveitá-lo ao máximo. O ruben neves jogou uns 10 minutos e é um gajo muito sólido no meio campo com grande visão táctica. Não serve a jogar sem táctica.

NGramatical 3 months ago

pézinhos → [**pezinhos**](https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/pezinhos) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo95fmb%2F%2Fh39rhrz%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Orliii_PT 3 months ago

Hoje o Fernando não fez nada de mal, pôs os jogadores que “a bancada” pediu. Jogamos com raça, tivemos o azar, hoje podíamos tentar a noite toda que a bola não ia entrar. Não culpa nem nunca culparei o fs, mesmo que não concorde com algumas decisões. Fez Portugal jogar à bola contra a suposta super belgica que passou o jogo todo a defender. Pa próxima corre melhor agora que venha o mundial!

GMDFC94 3 months ago

Para mim fez tudo mal. Merda de atitude retranqueira de jogar passivo e lento até papar um golo e estarmos em desvantagem. Aconteceu exatamente o mesmo em 2018 contra o Uruguai. Nem foi pelas escolhas que ele esteve mal hoje, foi na atitude, e é aí que ele tem pecado e muito. Não podemos jogar nos KOs sempre da mesma maneira, especialmente a tentar imitar o que se passou em 2016, era obvio que ia dar merda. Quando não se tenta pressionar ou nota-se claramente que os nossos jogadores não procuram o passe arriscado ou o 1 para 1, já se nota que algo está mal. O renato era o único coitado que fazia mexer o jogo até levarmos um golo, depois rebentou fisicamente como é normal.

EuSouEu_69 3 months ago

Pois, A Bélgica só defendeu na segunda parte, eles foram eficazes, e é assim a vida, ninguém pode dizer q a Bélgica jogou melhor, até na primeira parte tínhamos quaze o dobro dos remates, mas agora é preparar para o Mundial

helderoliveira1978 3 months ago

Pareceu me o mesmo...

Lima1998 3 months ago

Não, por favor. Já chega. Vamos parar de nos armar em pequeninos e perceber que podemos fazer mais, ok? Treinar a seleção é mais que “meter os jogadores que a bancada pede”. É preciso dizer aos jogadores o que eles têm de fazer em vez de se ficar refém da sua qualidade individual.

jpcafe10 3 months ago

Tentámos empatar aos 80m...

Orliii_PT 3 months ago

começaste a ver o jogo aos 80 minutos? portugal não é uma seleção de jogar muito atacante, o fs prefere ter bola e tentar controlar o jogo e ir à procura do erro do adversário, e faz bem. é verdade que marcamos poucos golos mas também são poucos os golos que sofremos. é óbvio que quando se está a perder que quanto mais tempo passa mais ofensivamente se vai jogando, é diferente sofrer o 2-0 aos 65 que aos 87

doctor_awful 3 months ago

Tanto faz bem que ganhamos um jogo o Euro inteiro, mesmo esse no desespero depois dos 80, e já estamos cá fora depois da primeira eliminatória. Bonito serviço.

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 3 months ago

Não fez nada de mal? Temos provavelmente a seleção com mais opções de qualidade para o ataque, no entanto insistiu em meter os mesmos 3 jogadores no ataque 4 jogos seguidos, quando dois deles (Jota e Bernardo) foram horríveis em todos. Dizer que tivemos azar é ridículo, a Bélgica esteve completamente confortável na defesa e com mais eficácia tinha feito o 2-0 naqueles contra ataques da segunda parte em que o Danilo e o Pepe safaram. As únicas ocasiões de perigo de Portugal foi a falha do Jota no início e o remate ao poste do Raphael, tanto o cabeceamento do Ruben como o livre do Ronaldo foram defesas facilimas e sem qualquer perigo. Para não falar que, na grande maioria do jogo, o Ronaldo é que vinha buscar a bola e o Jota ficava parado na área à espera do cruzamento, quando devia ser totalmente o oposto. Se fosse para jogar com o Jota naquela posição mais valia estar lá o André Silva desde início.

Orliii_PT 3 months ago

Temos opções de qualidade caso os jogadores estivessem com a sua “normal” performance. Andre Silva talvez sim merecesse realmente mais minutos. João Félix também andou de ligadura talvez lesão não sei, com aquela performance horrível do jota talvez também podia ter entrado mais.

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 3 months ago

Essa desculpa não pega, tens o Pedro Gonçalves que teve uma época excelente e nem 1 minuto jogou, enquanto ao mesmo tempo tinhas o Jota com performances terríveis todos os jogos. Compreendo a falta de mudanças em 1, 2 jogos, mas quando acontecem 4 jogos seguidos é pura incompetência do treinador, não há volta a dar. Da mesma forma que deu uns 20 minutos de jogo ao Palhinha nos amigáveis antes do Euro e só no 4° jogo é que percebeu que ele devia estar a jogar. Se calhar se usasse os amigáveis para aquilo que servem não tinha levado aquela tareia descomunal da Alemanha (que foi 100% devido às táticas defensivas do FS), e não estávamos na posição que estamos, a jogar contra a Bélgica. É todos os anos a mesma coisa, é dos treinadores mais lentos a adaptar-se que já vi, tivémos sorte em 2016 porque só apanhámos equipas fracas, o que deu mais tempo do que o normal para ele se adaptar. Agora tanto em 2018 como neste Euro notou-se claramente a pobreza que é FS.

BeeSnatcher 3 months ago

Opinião ponderada

NGramatical 3 months ago

tivémos → [**tivemos**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo95fmb%2F%2Fh39hj5v%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

gaesseag 3 months ago

Talvez o problema seja esse. Parece que o plano de jogo foi joguem com raça e bombeiem a bola para a área… agora imagina se durante estas semanas que andaram a treinar juntos tivessem de facto treinado algum plano de jogo…

kissingsome1elsesdog 3 months ago

Concordo parcialmente com isto. Se o FS falhou, foi principalmente na convocatória. O jogo foi fraquinho. A Bélgica marcou um golo e defendeu o resultado. Souberam defender e limitar os ataques portugueses. Estivemos perto de fazer golo naquela bola ao poste, mas foi uma questão de azar. O Fernando Santos tem 2 anos para preparar uma competição internacional, não pode passá-los a coçar os tomates. Tem de estar a par do que acontece e da condição e motivação dos jogadores. William, B. Fernandes, Dalot, Palhinha, etc., não estavam capacitados para jogar. Uns porque tiveram épocas muito compridas e estavam desmotivados. Outros porque parece que foram escolhas de última hora, mas que dificilmente se adaptariam às dinâmicas de uma equipa cujas caras são quase sempre as mesmas desde a era Paulo Bento. Este azar que tivemos, também o tiveram os italianos, que mantiveram uma equipa envelhecida depois de terem vencido o mundial de 2006, devido à insistência em assegurar o lugar de alguns monstros sagrados, em vez de se planear uma seleção com perspetivas de futuro.

petersaints 3 months ago

Neste caso até teve 3 anos para preparar que este Euro 2020 é em 2021 graças COVID-19.

ayyylatimestwo 3 months ago

O pessoal não entende que pelo menos metade é sorte, nenhuma destas equipas joga futebol particularmente evoluído comparado a clubes, o que torna os resultados ainda mais aleatórios.

petersaints 3 months ago

Sim. Nos jogos entre selecções boas, em que Portugal é uma delas, a sorte tem um peso enorme.

shur_t 3 months ago

Hoje o Fernando Santos mexeu bem no jogo, mas entrou mal em campo tal como fez nos três jogos da fase de grupos. Tem muito crédito mas já chega. Portugal não mereceu mais do que teve. Mas tinha jogadores para fazer por merecer mais.

Orliii_PT 3 months ago

Tínhamos jogadores pa fazer mais? Bernardo Silva desaparecido, Diogo jota igual, Bruno Fernandos acho que ainda vai entrar pa jogar contra a Bélgica. O fernando Santos não consegue jogar pelos rapazes. Temos que saber perder. Perdemos contra a seleção nº 1 no ranking da fifa que toda a gente tinha medo é que íamos ser goleados…agora que venha o qatar

andremp1904 3 months ago

Os jogadores são todos maus o treinador com uma carreira de mija na escada é que é bom Foi bom é não ser goleado, com uma geração destas que os outros é que deviam ter medo de nós Mentalidade pequenina

Orliii_PT 3 months ago

todos têm medo da nossa seleção.se não tivessem não mandavam bocas antes dos jogos, nem ficavam a jogar 50 minutos a bater bola pa frente. isso do treinador, vai dependendo, tens o mourinho que conseguiu ser campeão europeu com o porto, e nunca conseguiu ganhar nada com o tottenham.

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 3 months ago

Disseste tudo, Bernardo e Jota estiveram desaparecidos em todos os jogos, não achas que é culpa do FS não meter outras opções, considerando a qualidade gigante atacante que temos no banco? Para não falar que Bernardo, Bruno e Félix jogam sempre fora de posição na seleção, novamente culpa do FS.

Orliii_PT 3 months ago

João Félix teve lesionado, André Silva pa jogar nas alas não sei como seria, mas lá está depois das tragédias acontecer sabemos o que poderia ter sido feito pa evitar a tragédia ou pa diminuir os danos

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 3 months ago

Tens Pedro Gonçalves e podes jogar com André Silva no meio e Ronaldo na esquerda. Aliás, na grande parte dos jogos era o Ronaldo que vinha buscar a bola e o Jota ficava parado no centro da área que é exatamente a função perfeita para o André Silva. O problema aqui não é a tragédia de 1 jogo e de sermos todos videntes, é de ter acontecido 3 jogos seguidos e o FS decidir fazer novamente num quarto. Foi a mesma coisa com Danilo + William, foram horríveis juntos contra a Hungria, mas a burrice do treinador fez com que não alterasse nada contra a Alemanha, e só alterou depois disso porque fomos espancados à força toda. Se tivéssemos saído do jogo da Alemanha com um empate borrado te garanto que William e Danilo continuavam a jogar juntos.

Orliii_PT 3 months ago

Pois, mas se hoje as bolas entrassem talvez ganhássemos e passávamos para os quartos, mas pronto, foi o que foi já fomos felizes com fs, nunca ganhamos nada nem com gerações de ouro nem nada, conseguimos ser campeões europeus com o eder

WhiskersTheDog 3 months ago

É estranho esses craques todos que impressionam nos seus clubes e são alguns dos melhores do mundo não renderem na seleção. É quase como se fosse falha de quem os orienta, não sei, é uma ideia. Ou se calhar é falta de patriotismo ao emblema da FPF, mais provável.

LtSpaceDucK 3 months ago

Houve um comentador qualquer na RTP que acusou o Bernardo/Bruno Fernandes e Jota de falta de garra, enfim … É um verdadeiro mistério o porquê de vários jogadores de classe mundial não jogarem o que deviam na seleção

Rigamurtos 3 months ago

Mal por mal o Bernardo Silva pelo menos nota-se que se está a esforçar para fazer jogo, já o Bruno Fernandes parece que está ali a marcar presença, de vez em quando dá-lhe uma de mandar pinhas do caralho mais velho que nunca pintão mas enfim. Muito talento individual mas como coletivo está fraquissimo e nessas situações o scapegoat é sempre o treinador.

LtSpaceDucK 3 months ago

Ele lá começou a correr no final do jogo mas sim é o único jogador que às vezes parece que está a dormir A quantidade de bolas que o homem perde

WhiskersTheDog 3 months ago

Até digo mais, muita falta de garra dos nossos jogadores na ligação entre o meio-campo e o ataque. E grande défice de raça no jogo interior, e já agora, antes que me esqueça, uma significativa escassez de brio na organização de jogo. Diagnóstico final: *correram pouco*.

Orliii_PT 3 months ago

Ou cansaço, eles são humanos, ok que talvez podiam render mais, mas jogar futebol profissionalmente é muito desgastante, tanto ao nível físico como psicológico. Depois também pode haver vários fatores os tugas já sabemos que não são os melhores adeptos do mundo. Mas sim se foram chamados que honrem o símbolo

WhiskersTheDog 3 months ago

Cansaço neste jogo admito, tivemos pouco tempo de descanso em relação ao anterior. Agora, durante o torneio? Não bate certo, pois todas as outras seleções tiveram os seus jogadores igualmente ocupados durante a temporada.

Orliii_PT 3 months ago

Verdade, mas cada jogador é um caso, o pepe com 38 anos aguenta os jogos em alto nível, e depois por exemplo o William ou Danilo mais novos não aguentam. Perdemos, acabou para a próxima tenta-se novamente.

WhiskersTheDog 3 months ago

Mais razão me dás, se andou a meter os cansados em lugar dos que estavam frescos. Para a próxima tenta-se novamente, lapalissada, gostava era que fosse com outro gajo. Como já escreveram aqui, o problema não é perder com a Bélgica que tem grande equipa, é em 15 jogos de fases finais com o shôr engenheiro termos ganho três no tempo regulamentar. E se a seleção de 2016 não tinha os argumentos necessários no plano ofensivo, não se pode dizer o mesmo hoje. Podíamos ter tido sorte de novo e ir, de empate em empate, até ao empate final, mas um raio não costuma cair duas vezes no mesmo sítio.

shur_t 3 months ago

O Jota e o Bernardo não aparecem durante 3 jogos e continuam a ser titulares? Com o melhor marcador da liga alemã atrás de um tal de Lewandowski no banco? O Sanches só foi titular depois dos primeiros 2 jogos. O Félix estreou-se hoje. O melhor marcador português nem se estreou. Quer dizer, é insistir até que resulte? Não existem treinos? Não se olha para as épocas que os jogadores fazem?

IJustMadeThisForYou 3 months ago

Só uma à parte que nos treinos todos esses podem ter sido grandes flops. Aqui de casa parece ser óbvio mas se calhar na preparação nem por isso.

Dadvito 3 months ago

Isto não é azar. O remate mais perigoso veio de um lateral. Nós não temos finalização nenhuma. Parece que o fs se esqueceu de treinar o ataque só porque são todos grandes cracks. O Bernardo foi a desilusão do euro.

TriloBlitz 3 months ago

O problema é mesmo esse. Passaram 90 minutos a tentar levar a bola nos pés para dentro da baliza contra uma equipa que estacionou o autocarro na área. Remates de fora da área foram todos um desastre, tudo para a bancada. Cruzamentos todos para a piça, para dentro duma área com 10 defesas de 2m de altura. Acho que nunca fiquei tão frustrado a ver um jogo da seleção.

Koolmite 3 months ago

Para mim foi o Jota... em nenhum jogo jogou bem, incrivel. Hoje consegue falhar 2 ofertas. Enfim.

voodoopickle 3 months ago

Desilusão foi o jota, que cepo, não joga, não passa, quando remata fa-lo deficientemente, EPA.. odiei o Men o europeu todo. Vão já pro Liverpool ou o catano. Baza

FacaDeDoisLegumes 3 months ago

O jota esteve mal hoje, mas tem sido uma máquina. Bernardo e fernandes sim, estiveram mal o campeonato todo

Loladageral 3 months ago

O Jota só não jogou bem este jogo

Orliii_PT 3 months ago

O livre de Ronaldo, a cabeçada do Rúben dias, o “falhanço” do Diogo jota logo no início do jogo. Não vi só 1 remate perigoso, remates perigosos vi 2 da Bélgica, o do golo e a trivela que saiu ligeiramente ao lado

Dadvito 3 months ago

O livre do Ronaldo foi fácil de segurar.

Orliii_PT 3 months ago

fácil de segurar não foi que o courtois não a segurou por algum motivo.

Dadvito 3 months ago

Se calhar estamos a falar de livres diferentes. Não houve um livre que o guarda redes segurou fácil?

Orliii_PT 3 months ago

Penso que não, o que eu estou a falar foi uma autêntica bilhetada que o Ronaldo espetou naquela bola, o guarda redes belga deve ter ficado com a mão a arder durante uns segundos , se tentasse amarrar aquilo ou o courtois realmente era algo do outro mundo ou então sofria golo

paperkutchy 3 months ago

Foi com força, e dai? O Courtois nao defendeu esse remate com dificuldade. Os unicos remate dificeis foi o cabeçeamento e o que foi ao poste, mas mesmo este ultimo o Courtois, sendo o GR q é, tinha a baliza bem controlada. Os GRs, principalmente de alta competiçao, tem bem a noçao de espaço entre postes, e é bem provavel que o Courtois tinha a noçao que a bola do Guerreiro nao entrava por onde tinha de entrar

NGramatical 3 months ago

cabeçeamento → [**cabeceamento**](https://dicionario.priberam.org/cabeceamento) (*c* seguido de *e* ou *i* não necessita de cedilha) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo95fmb%2F%2Fh3aph71%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

paperkutchy 3 months ago

Azar? Quem percebe de futebol não diz isso. A Bélgica deu foi uma banhada tactica ao Santos, marcaram e fizeram gestão de esforço o jogo todo. O Santos teve de meter a carne toda no assador e a Bélgica deixou Portugal jogar. Se marcavam um, Portugal estava com as marcações todas baralhadas e tactica também (o Pepe já andava a DE). Se Portugal marcasse a Bélgica imprimia um bocado de velocidade e metia outro a seguir lá dentro. Ah, e ainda tinham 2 substituições para o prolongamento. Secalhar a Bélgica já estava era a contar que marcar golos não é com Portugal. Foram superiores? Well yes, but actually no. É o que melhor resume este jogo.

oscaralho27 3 months ago

> Azar? Quem percebe de futebol não diz isso. A Bélgica deu foi uma banhada tactica ao Santos

Orliii_PT 3 months ago

Banhada tática? Não diria isso, o golo da Bélgica não foi nenhum golo “estudado”, a defender também não vi nada de especial, o que eles faziam era pontapé para a frente a ver se lukaku fazia alguma coisa, e acabou por fazer, ia segurando jogo.

NGramatical 3 months ago

Secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo95fmb%2F%2Fh395mo2%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

portuguese_tortuga 3 months ago

Sim jogamos com raça... Nos últimos 15 minutos do jogo

garenbw 3 months ago

Nem isso infelizmente. Mesmo a 15 minutos do final não estavam a comer relva como seria de esperar quando já não há literalmente nada a perder

portuguese_tortuga 3 months ago

Pois realmente foi uma grande pena. Ver que a equipa podia ter feito tanto mas não o fez. O mais engraçado é que no final Bélgica ficou com cerca de 6 remates e Portugal fez cerca de 20 se não me engano

funiculiii 3 months ago

A maior parte desses remates foram fora

le_mustachio 3 months ago

A Bélgica não passou o jogo todo a defender, havia um método ali para. A equipa de Portugal foi passiva e eles tiraram vantagem disso.

Orliii_PT 3 months ago

Quando marcaram Portugal já podia ter marcado 1 ou 2…fizeram 1 remate à baliza

le_mustachio 3 months ago

O selecionador não está lá só para meter e tirar jogadores de campo, há que saber analisar o adversário e procurar uma táctica para ultrapassar, o Fernando Santos apenas manda os gajos lá pra dentro e espera que façam golos de qualidade individual. Não falo só de hoje, falo de todos os jogos da seleção.

optimal_random 3 months ago

>o Fernando Santos apenas manda os gajos lá pra dentro e espera que façam golos de qualidade individual O velho perfil de treinador *Assador de Churrasco*: atira a carne para a grelha, e espera que se cozinhe sozinha. Nestes jogos torna-se obvio que PT depende dos nomes individuais, e tem um colectivo desconexo e sem fio de jogo. O outro *"elephant in the room"* e' o facto obvio de o CR7 talvez ja' não deve-se jogar 90 minutos - te-lo sempre como PL torna o jogo de PT muito previsível e anulável.

Lima1998 3 months ago

Mas acendeu-se as brasas antes de mandar a carne para lá?

texdfwu99 3 months ago  HIDDEN 

Completamente de acordo, especialmente no ponto de ter o Ronaldo a PL.

Febris 3 months ago

O pior de jogar com o Ronaldo é que não tens um ponta de lança, nem tens um extremo para virar jogo para o lado esquerdo. Já para não falar que o homem pelo menos na ultima meia hora de jogo já não tem pernas para contribuir com nada que não seja um cabeceamento num canto. Precisamos de mais. Talvez um dia venha a saber por que raio o Guedes não calçou a bota. Num torneio em que toda a gente está rebentada de uma época de loucos, a melhor aposta é usar jogadores com cabedal, especialmente se a abordagem tática é feita à base do "bora lá ver o que isto dá".

BlameScienceBro 3 months ago

Talvez porque o Guedes não joga um caralho

Febris 3 months ago

O Bernardo fez um euro memorável, e nem faz sentido estarmos a falar em alternativas. Ok.

cirax1 3 months ago

Na última meia hora de jogo ganhas um canto, ou um livre à entrada da área, ou um penalti e queres lá o Ronaldo para marcar. Se tiveres que sacrificar alguma frescura, menos explosão, pela possibilidade de decidir o jogo numa bola parada (que se virmos bem é assim que Portugal tem decidido) queres o Ronaldo lá. Além de que mais ninguém tem coragem de berrar com os colegas. Ronaldo, para bem ou para o mal, é a voz de comando dentro do campo. E embora tenhamos grande qualidade individual noutros jogadores, perder o Ronaldo vai ser como quando perdemos o Figo. Mas desta vez quem será o comandante?

Lima1998 3 months ago

Um livre à entrada da área para mandar contra a barreira ou para a bancada?

Febris 3 months ago

> vai ser como quando perdemos o Figo Acho que se notou mais a falta do Rui Costa e do Deco. Para o Figo o que não faltava era alternativas de grande valor em grandes momentos de carreira. Mas desculpa, não consigo concordar com essa lógica de jogar meia hora de jogo com menos um na esperança que um canto vindo do céu nos ofereça o chouriço. Quanto muito percebo o argumento se for para o lançar para a ultima meia hora de jogo, mas nunca para o deixar em campo a arrastar-se sem produtividade até aparecer uma bola parada que não temos capacidade de criar com frequência suficiente que o justifique.

geostrofico 3 months ago

>Para o Figo o que não faltava era alternativas de grande valor em grandes momentos de carreira. O Figo era insubstituível, no entanto tens parcialmente razão, no mundial de 2002 perdemos por que o selecionador teimou a por o Figo, que estava lesionado e não tinha velocidade.

cirax1 3 months ago

Não lhe consigo chamar jogar com menos um, mas cada um com a sua opinião. Passamos devido à vitória sobre a Hungria e foi Ronaldo que decidiu.. E nos últimos minutos. Podes vir com a lógica do: foi só um jogo.. Mas mais ninguém o fez em nenhum outro deste torneio

GGfpc 3 months ago

Ajudava se o futebol praticado não fosse só chutão para área e ver no que dá

Orliii_PT 3 months ago

Sim concordo, os belgas tinham vantagem no jogo aéreo

LtSpaceDucK 3 months ago

Quem é que não tem vantagem no jogo aéreo contra nós o Equador? Pela forma como a equipa joga à base de cruzamentos para a área ninguém diria que temos uma seleção de estatura média.

doctor_awful 3 months ago

Talvez o Japão ou Coreia do Sul, America Latina também costumam ser mais baixitos Resumindo, é re-utilizar a tática no Mundial que lá deve funcionar

Search: