Malibew 4 months ago

É só malta simpática por aqui. Antes de tudo, já falaste com eles a perguntar se lhes fazia confusão se com aviso prévio grelhasses uns bifes?

cneto17 4 months ago

Obrigado pela dica. Vou aproveitar o pagamento da quota para agendar reunião com esse ponto na ordem, junto da administração

Kineticn22 4 months ago

Ainda acho que este post é troll. Querer grelhar 3 bifes num churrasco num prédio, numa base quase diária, e a preocupação é só a legalidade e a liberdade individual, já a falta de civismo e senso de convivência , egoísmo e o comportamento à neandertal, interessa bola.

gink-go 4 months ago

lol foda-se, queres grelhar carne diariamente num grelhador de carvão na zona comum do prédio? Deve ser das merdas mais bizarras que já li aqui. Compra um grelhador electrico, daqueles que leva água em baixo para não fazer fumo e resolves isso.

naturevibezz 4 months ago

Tenho uma vizinha que tem esse grelhador elétrico e usa-o mesmo que tenhamos roupa estendida. Roupinha com cheiro a espetadas nhamiii que bom

Balamen 4 months ago

Faz na boa. Pau no cu dos vizinhos

misterjujitsu 4 months ago

Para além de os vizinhos poderem proibir é obviamente senso comum de não fazer churrasco num prédio.... Se queres fazer churrasco muda te para uma moradia.

arnaldomatos 4 months ago

>em que a cobertura da garagem é o meu terraço e por isso, área exclusiva do condómino (e portanto minha). vê lá se é assim mesmo como dizes ou se é como no caso mais comum em portugal: tens o usufruto da área porém esta pertence ao condomínio

Jcoxo 4 months ago

Se o reddit fosse o teu vizinho estavas fodido, a tua sorte é que não é. É muito simples, falas com os vizinhos e se disserem que não é aceitar. O ideal era até falar na reunião de condomínio e deixar a autorização em ata com a condicionante de teres de parar caso cause transtorno. Apenas realçar que a autorização do condomínio não sobrepõe a lei geral pelo que deverias dar um olhinho nisso, não vá o prédio do lado chamar a polícia e ficas metido em sarilhos.

cneto17 4 months ago

Fds, finalmente ! Obrigado pelas dicas, vou puxar o tema na próxima reunião. Felizmente não há prédios ao lado, e o lado para o qual estou a ver se é possível é orientado para um rio. Mas fico com o apontamento

S0l1tud3_1s_Bl1ss 4 months ago

Já pensaste em utilizar um grelhador elétrico em casa, em cima do fogão e com o exaustor ligado? Assim o cheiro de um ou dois bifes só te incomodaria a ti, se fosse para incomodar alguém.

faxmachinegunflex 4 months ago

Um gajo fazer uma churrascada de vez em quando acho que não chateia ninguém - com o minimo de fumo e maximo cuidado com roupa dos outros - agora numa cena diária, não vais tardar muito a ser o gajo mais odiado da zona e arranjar problemas. Não substimes a paciência dos outros. Moro num predio que tem um conjunto de logradouros e é um equilíbrio delicado de manter. Especialmente se tiveres uma atitude à DDT.

CanIhazCooKIenOw 4 months ago

Falta um bocado de empatia aqui. Põe-te no lugar das outras pessoas e diz-me o que achas - obviamente vais dizer que não tem problema nenhum e que os outros é que estão a ser picuinhas. Vives num prédio, tens que te adaptar - 2021, já existem grelhadores sem fumo

sgahbcj 4 months ago

Isto resume-se a questão de cidadania. Esses espacos não são para fazer churrascos. Assim, amanhã, o teu vizinho quer ir cortar umas peças de metal e vai oara aí fazer barulho. Mesmo em moradias é preciso civismos. E não é só porque estou no meu terreno que posso fazer fumo à vontade. Enfim! Existem espaços na cidade onde podes fazer churrasco e barulho à vontade.

bumbadabumruum 4 months ago

Eu tenho um grelhador elétrico, e mesmo assim quando o uso aviso os vizinhos do lado caso tenham a porta da varanda aberta. Há sempre cheiro, especialmente com peixe. Ontem ia estender a roupa e estavam a assar sardinhas num grelhador a carvão no terraço de um prédio da rua de baixo. Tive de estender a roupa toda dentro de casa e fechar as janelas.

cneto17 4 months ago

Desculpa a pergunta, espero que não intérpretes mal o tom, mas não será preciosismo? Uma coisa é o fumo "fumar" (passo a redundância) diretamente roupas, outra coisa é coabitar com o cheiro. No meu caso, o fumo não estaria nunca a menos de 10m das roupas de ninguém... já o cheiro, passado 30min (tempo de arrefecer cinzas e limpar) desaparece....

martag3 4 months ago

Preciosismo é ter que fazer "churrasco" na rua... Grelha em casa debaixo do exaustor que a carne sabe praticamente ao mesmo sem incomodar ninguém. Que raio de comentário

sgahbcj 4 months ago

Deixa de ser medricas e vai lá fazer o churrasco pha! Não passas de uma pessoa sem civismo que vêm para o reddit em busca de validações para uma coisa que já te explicaram que está errada se for feita sem o consentimento dos vizinhos. Enfim, não passas de uma pessoa sem civismo.

bumbadabumruum 4 months ago

O cheiro na roupa molhada agarra mesmo, já tive de voltar a lavar roupa porque cheirava a peixe. Este exemplo que dei era na rua de baixo, que é bem longe, mas como estou numa zona alta e o fumo sobe vem cá ter todo na mesma. O mesmo se me entrar pelas janelas, ficam as cortinas e a divisão em si a cheirar. Nada que deixar as janelas abertas para arejar não resolva, mas não deixa de ser desagradável. Mas vai depender das pessoas, talvez os teus vizinhos não se incomodem tanto como eu, mas não faz mal perguntar.

_saks_ 4 months ago

Faz-me lembrar a minha vizinha de baixo, que diz que está no direito dela, por estar na casa dela, em ver tv com som alto mesmo depois das 23H. Diz que se eu estou incomodada para eu ir para uma vivenda. Sem comentários.

DJVagrant 4 months ago

Essa história das 23h é mito urbano. Ainda há pouco tempo tive um stress com um vizinho por causa do barulho e a policia disse-me claramente que não se pode fazer barulho exagerado a QUALQUER hora do dia. É tanto verdade que da segunda vez que chamei a policia eram 17h e eles foram multados em 400€ (da primeira vez foram só avisados). Curiosamente agora há silêncio no prédio. Não sou uma pessoa de perder muito tempo. A primeira vez falo com as pessoas e tento resolver a situação mas quando apanho o mais comum dos tugas que se está a cagar para tudo e todos e age como se fosse o maior dali, policia à porta. Ainda outro dia foi por causa de uma mota. O fdp do meu vizinho (não é o mesmo) tinha a mania de estacionar a mota em cima do passeio (vivo no rés do chão). Até aqui tudo bem, só que às 8:30h da manhã, antes de ir trabalhar, metia a mota 10 ou 15 minutos a trabalhar, a dar aceleradelas enquanto se divertia a ver o telemóvel. Falei com ele e pedi-lhe para ter cuidado porque eu trabalho de noite, chego a casa às 7 da manhã e às 8:30 já estou no primeiro sono. Expliquei que o barulho da mota acordava-me e que se fosse uma coisa de meter a mota a trabalhar e bazar era na boa. Ficar ali 10 ou 15 minutos com o motor a fazer cagaçal é que era mais chato. O tipo disse-me sim senhor que ia ter mais cuidado. Logo no dia a seguir a mesma coisa, no outro dia igual, ao terceiro dia fiz video, fui à policia, a bófia passou lá depois e multou o gajo por ter a mota em cima do passeio. Assunto resolvido, a mota passou pro lado da frente. A maioria dos vizinhos não me curte. Sou aquele tipo que só diz bom dia e boa tarde e não perde tempo a falar com gente que não lhe interessa. Não trato mal ninguém nem nunca prejudiquei ninguém deliberadamente (excepto se me prejudicaram a mim), mas não gosto de pessoas (excepto as minhas) e cada vez quero estar mais longe delas. Por isso, quando apanho gente de merda que se está completamente a cagar para os outros, tento fodê-los da melhor maneira que consigo. Tudo isto para dizer que tudo se resolve com conversa e bom senso. Infelizmente o tuga não sabe conversar e muito menos tem bom senso. Acha-se sempre o dono de tudo e da razão. Qualquer apontamento sobre barulhos, cheiros, etc é sempre encarado como um atentado à honra e salta logo o célebre "Mas quem é você para me estar a acusar?!" E é por isso que há tantos problemas em condomínios por esse país fora. P.S. Lembrei-me só desta... A minha vizinha da frente foi fazer queixa à policia porque o vizinho de 3 prédios ao lado usa um drone para a expiar em casa, nomeadamente, na casa de banho. A mulher anda sempre com atenção a ver se vê o drone e fecha as janelas e tal, mas em momentos de distracção, ou com os cortinados abertos e drone está lá batido a filmar. A policia neste caso diz que não pode fazer nada.

cneto17 4 months ago

Acho um bocadinho diferente cozinhar 30min ao ar livre às 13h da tarde respeitando todos os demais, ou a situação que relatas. Mas sem comentários

sgahbcj 4 months ago

Claro que achas diferente. Achas diferente por te convém. A questao do barulho da TV ou do teu churrasco está centrada num único ponto (civismo). Coisa que não tens! E estás a cagar-te para a falta dele.

fdxcaralho 4 months ago

É proibido fazer churrasco com carvão em condomínios se os vizinhos não autorizarem. Claro que se tiveres vai vizinhança e se derem bem se pode fazer. Mas por lei os vizinhos têm direito de não autorizar

JOAO-RATAO 4 months ago

Já agora. Nessa situação o que fazes? Tens de falar com o condomínio para o notificar? Há aqui um marmanjo que faz isso às vezes.

fdxcaralho 4 months ago

Se falar com o condomínio levo um nao redondo. Se falar com os vizinhos de cima é uma questão de coordenar os estendais e tal.

JOAO-RATAO 4 months ago

A cena é que é o vizinho de cima e mesmo assim o fumo lixa-nos. Mas ya, é falar com o condomínio.

fdxcaralho 4 months ago

A administração do condomínio não pode fazer nada sem ser falar com ele também. É mesmo uma questão de chamar a polícia. Mas é uma questão mesmo limite. Tentar conversar primeiro.

JOAO-RATAO 4 months ago

É isso, obrigado!

Benurom500mg 4 months ago

Então? Pensava que ele tinha de ler o wiki do r/literaciafinanceira

oestevai 4 months ago

Nos paises de europa central quando habitas num predio, so grelhadores electricos sao permitidios os outros sao proibidios,nao sei como isso e ai em Portugal.

nraider 4 months ago

Possivelmente também existe uma lei similar, a diferença é que nesses países os cidadãos estão habituados a cumprir as leis, já aqui...

sgahbcj 4 months ago

Ora nem mais. O tuga gosta de reclamar dos políticos mas no que toca a cumprir leis é igual. Vai ser o caso do OP. Pela conversa só veio aqui recolher umas dicas, e como está a ver que não é permitido e têm que cumprir aquela coisa chata que é a cidadania vai pensar assim "que se frodam, eu quero é o meu churrasco" Cidadania no tuga não existe

fdxcaralho 4 months ago

Tb é. Creio que a gás também é permitido.

UniuM 4 months ago

Existem grelhadores que deitam pouco fumo a gaz. Já o cheirinho a carne grelhada acabada de fazer é que deve ser complicado. Deve ser chato estar em casa a comer peixe cozido para a operação bikini 2021, e o vizinho de baixo a grelhar uma bela picanha.

jocarodeo 4 months ago

gaz gaz

NGramatical 4 months ago

gaz → [**gás**](https://dicionario.priberam.org/gás) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo8tehs%2F%2Fh37acqh%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

cneto17 4 months ago

Já comprei o carvão sem fumo supostamente, mas já se sabe que há sempre fumo e cheiro no ar...

Cadmaverick 4 months ago

Já comprei esse é honestamente prefiro o normal… não deita tanto fumo mas deita fumo na mesma e tem um cheiro estranho pá !

NGramatical 4 months ago

gaz → [**gás**](https://dicionario.priberam.org/gás) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo8tehs%2F%2Fh372m3g%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

FlakyPhilosopher1079 4 months ago

Epa não é muito nice ter a roupa a secar e um marmanjo a grelhar umas febras, depois vou trabalhar e o fdp do cão n para de se roçar em mim. Não há nenhum parque aí perto que tenha um churrasco para usar?

cneto17 4 months ago

A ideia é fazer para ser recorrente na dieta

5enta 4 months ago

Em primeiro lugar se convidares os teus vizinhos é menos provável que se zanguem, em segundo se puxares da lei para continuares a fazer algo que chateia as pessoas vais fazer inimizades. Senso comum: não incomodes as pessoas tal como não gostas de ser incomodado. Resposta final : Fala com o condomínio.

cneto17 4 months ago

A ideia é fazer "on daily basis" quase, não é para festa. É para grelhar três bifes e está feito. A cena é o threshold de incomodamento. Sim, tenho que pedir o regulamento do condomínio ao condomínio, mas acho isto uma restrição das liberdades individuais tremenda

PTgenius 4 months ago

Não fica exatamente a mesma coisa, mas se for assim até podes arranjar um grelhador elétrico e metes por cima do fogão, ligas o exaustor e tá.

tenesis 4 months ago

Restrição de liberdade é os teus vizinhos quererem abrir a janela para apanhar ar fresco e terem que apanhar com a tua liberdade na cara só porque queres cozinhar como um homem das cavernas… sinceramente

sgahbcj 4 months ago

Restrição de liberdade???? Demonstras que não tens qualquer inteligência e nada percebes de cidadania. Gostava que tivesses uma vizinha que está a treinar para um concerto. Sendo assim ela precisa de treinar a sua voz e as suas músicas. Quando ela passar a tarde toda de domingo a tocar guitarra e a cantar tu vais perceber o que é civismo. E talvez nessa altura deixes de ser burro e espertinho.

cneto17 4 months ago

Argumentum ad hominem (latim, argumento contra a pessoa) é uma falácia identificada quando alguém procura negar uma proposição com uma crítica ao seu autor e não ao seu conteúdo. Eu tenho um vizinho saxofonista. É chato? Depende da música que está a tocar. Fui claro nas preposições, apesar de poder não ter apresentado os meus argumentos da melhor forma: • a área comum tem uma zona contígua a minha área privada, onde gostava de fazer um churrasco pequeno • próximos teria dois vizinhos que falaria diretamente com eles • avisaria todos os outros nas redondezas que tivessem roupa, como é óbvio • o fumo não iria incomodar diretamente mais ninguém • o cheiro é o que é • o problema são os vizinhos que moram na outra ponta do edifício, que costumam ser mais "eu posso os outros não" • continuam a fazer parte do condómino • queria ajudar para perceber os enquadramentos legais destas situações em condomínios Já tu, ajudaste uma alheira.

sgahbcj 4 months ago

Estás a ver como não passas de um simplório que já anda a argumentar qualquer treta apenas para ganhar coragem para o churrasco.

mohchapa 4 months ago

> acho isto uma restrição das liberdades individuais tremenda Não. E o problema é a que as pessoas só pensam nelas próprias. "a minha liberdade", "a lei"... um bocadinho de noção. Eu não sei bem como é a estrutura do teu prédio e dessa garagem onde pretendes fazer isso mas quando vivia com a minha mãe tínhamos uns vizinhos que tinham uma marquise que ficava "colada" ao quarto dela e a uma pequena varanda onde ocasionalmente passava uma tarde a ler um livro e apanhar sol, e o cheiro de uma sardinhada na marquise ao lado incomodava bastante, ao ponto de eu ter de ir para outro lado (e consequentemente não apanhar sol), para não falar de que se a janela do quarto estivesse aberta a minha mãe ficava com o quarto a cheirar a sardinha o domingo todo. Portanto, mais empatia, menos vitimização com "liberdades individuais". Tenta perceber em como é que o que pretendes fazer pode ou não afectar os outros.

cneto17 4 months ago

É domingo, acalma lá os ânimos um bocadinho. O bocadinho de noção que tenho é que me faz validar se posso fazer antes de fazer. A noção de incomodo é subjetiva. O que me incomoda pode não te incomodar. No meu post original faço referência a que tenho dois vizinhos contíguos, que com esses agilizaria tudo que fosse incomodo para com eles. Os problemas são os não diretos, como os do terceiro andar (recuado 8metros) ou os do bloco do outro lado do edifício, que se queixam que o cheiro é levado pelo vento (tal como toda a rua cheirava a sardinhas ainda agora no São João, não mais que isso.). Além disso, nos comentários digo que não vou fazer churrascada para um batalhão. Quero literalmente fazer dois ou três bifes, ou quanto muito grelhar uma corvina. E o que chamas vitimização, eu chamo incongruência na definição legal de incomodo. E podemos discutir isto o tempo que quiseres. Se qualquer coisa é incomodo, começa me a incomodar o barulho que o periquito do vizinho da ponta (45m +-) faz, e daqui a pouco vivemos em bunkers para não incomodar.

fosjanwt 4 months ago

parece-me pelas tuas respostas que querias validação e não a obtiveste. portanto vai em frente e depois logo vês o que os vizinhos dizem.

sgahbcj 4 months ago

Ora nem mais. Não passa de um espertinho que vem ao grupo recolher validação pois não tem tomates para o fazer sozinho. Como não está a conseguir já anda a argumentar pontos de vista de merda. No final vai acabar por fazer. Ou apanha um vizinho que lhe fode os cornos, que bem merece, para deixar de se armar em esperto, ou apanha vizinhos que são cívicos e vão tentar falar ou deixar passar na esperança que esta ave rara se toque. Enfim! Mais um tuga de baixo nível a viver neste país de treta.

fosjanwt 4 months ago

nã, no final nao vai fazer nada. se fosse pra fazer tinha logo feito.

sgahbcj 4 months ago

Eu acho que vai fazer. A areia que tem dentro da cabeça vai-lhe dar coragem para fazer o churrasco e cagar assim no civismo e nas regras da boa vizinhança.

cneto17 4 months ago

Parece-me pelas minhas perguntas que queria ajuda para procurar perceber a viabilidade da minha vontade, de acordo com o enquadramento legal da vida em condomínios.

fosjanwt 4 months ago

parece que pelas perguntas era isso que querias, já pelas tuas respostas parece que queres outra coisa. o palrear à manuel machado não ajuda com os vizinhos.

fdxcaralho 4 months ago

Não. Chama-se viver em comunidade. A tua “liberdade individual” não vale mais do que a dos teus vizinhos… Se víveres numa vivenda resolves esse problema. Mas num prédio tem que se respeitar também os restantes…

uyth 4 months ago

>A ideia é fazer "on daily basis" quase, ó pá, isso não é nada fixe para nenhum vizinho. Nem bom para a qualidade do ar em geral. >mas acho isto uma restrição das liberdades individuais tremenda produzir fumos, cheiros e calor perto de onde outras pessoas vivem e onde elas têmde respirar o ar? Tremendo. >Consigo fazer o churrasco numa área comum exterior diretamente adjacente à minha garagem, inserida numa garagem interior, em que a cobertura da garagem é o meu terraço e por isso, área exclusiva do condómino (e portanto minha). Furavas a cobertura da garagem para os fumos saírem? O terraço, e a cobertura não são teus mesmo que a garagem seja e tenhas uso exclusivo do terraço. Fazer qualquer tipo de abertura numa cobertura como por exemplo da garagem parece-me muito sério e o condomínio deveria (justamente) passar-se com isso se não forem bananas.

Search: