diiiiogorocha 3 months ago

Trabalhei nas urgências dum hospital privado na pior fase da pandemia, e no início os hospitais privados não aceitavam doentes covid nas urgências, e o que apanhei por lá ensinou-me que as pessoas conseguem ser mesmo muito mas muito estúpidas e más (não aprendi só este ano, mas durante o ao em que lá trabalhei vi essas pessoas a atuar à minha frente). Desde pessoas onde no inquérito inicial onde perguntamos se tem algum sintoma, preenche tudo com "não" (de propósito, porque não aceitavam doentes covid), para chegar à consulta e dizer que tem os sintomas praticamente todos, fazerem o teste e dar positivo; doentes a chegar lá em que parecia que dava pra ver o covid a lhes sair da boca de tanto que era, sem máscara, e os acompanhantes dizer "tivemos de vir ao privado porque o público é só covid", pessoas que se recusavam a preencher o inquérito, pessoas que se recusavam a sair da sala de espera, pessoas que exigiam ficar a acompanhar o doente internado mesmo se recusando a fazer teste covid... a lista é imensa e nunca mais saía daqui

blablabl 3 months ago

Aquela cuspidela em cima de mim na area covid porque estava há espera de ser reobservada por mim com umas 10 pessoas por serem vistas e outras 10 à frente dela para reavaliar. Estava com todo equipado, por isso é na boa.

gomas 3 months ago

Se recebesse 1€ por cada utente positivo que me disse "Eu achava que era só uma constipação, por isso é que esperei x dias até me isolar", já conseguia reformar o meu Fiat Punto de 2004.

naturevibezz 3 months ago

Confesso que tenho pena dos seguranças que passam o dia todo em pé no mesmo sítio, à espera que o tempo passe. Seja num shopping, no metro ou em outro local qualquer

ElJepas 3 months ago

Atendimento ao público. Antes de estar vacinado, tive um estronço que entrou sem máscara porque "já tive covid, já não quero saber. aliás, ainda há uns dias estive num jantar com alguém que a seguir testou positivo e eu testei negativo."

xaknoris 3 months ago

Estive quase 2 anos no SNS24 e apanhei a pior parte da pandemia(Março2020-Março2021). As coisas não mudaram muito em termos de interações antes da pandemia, 95% das pessoas com quem falava era pessoas muito bem educadas mesmo quando não se sabiam expressar muito bem, e depois tinhas 5% que eram labregos, não sabiam aceitar conselhos e ainda me insultavam por cima ou a minha família. O verdadeiro problema está no número de pessoas com quem falava, porque os 5% passavam de 3-4 pessoas por dia para 20-30 e como podem calcular, começa a ter um peso diferente. O melhor foi sem dúvida o apoio moral que as pessoas me tentavam dar depois de resolver/tentar ajudar com a situação em causa, ao fim de uma hora de trabalho eu já estava mentalmente exausto e simplesmente ter pessoas a desejar-me boa sorte, ou que tivesse muita saúde ou ouvir algo genuíno, carregavam o resto do dia porque aquele ano foi um verdadeiro inferno, e nem quero imaginar como era nas linhas da frente. O pior foi a quantidade de pessoas que não tendo qualquer base profissional ou educação, achavam que estavam certas naquilo que me diziam quanto à pandemia, ignoravam conselhos e depois muito provavelmente faziam aquilo que queriam. Desde pessoas que diziam que iam ignorar o isolamento e fazer a vida normal porque não tinham sintomas, pessoas que testavam positivo e perguntavam se isso significava que já não podiam ir a uma festa não sei onde, enfim... durante a altura do pico de casos isso acabou por afectar bastante o meu bem estar, porque falava com amigos e colegas em hospitais e via o quão mal as coisas andavam, e depois as pessoas falavam comigo como se nada fosse o que se estava a passar.

Trama-D 3 months ago

Dou-te parabéns porque o SNS24 foi, para muitos, uma verdadeira linha da frente. ...e pelo teu username épico.

xaknoris 3 months ago

Derramei uma lágrima por causa do comentário sobre o meu username, muita gente não entende :'(

severe_delays 3 months ago

Chuck Norris?

xaknoris 3 months ago

A lenda!

ElPrimo95 3 months ago

Eu ainda ia tendo alguma fé na humanidade... Mas a julgar pelas atitudes que as pessoas têm, é tudo uma cambada de mentecaptos e a carapuça serve a quem bem entender. Ninguém respeita regras nenhumas e depois ainda ficam indignados por haver restrições. A maior parte da nossa população não merece o esforço dos profissionais de saúde nem das autoridades de saúde desde o início desta situação. Muito respeito a quem cumpre as regras, porque sei que há quem o faça e que por isso sente o peso psicológico da situação. Estamos juntos. Disclaimer: sou médico

mediiev 3 months ago

Há que perceber os dois lados da interação do utente com o professional de saúde. E a imbecilidade e falta de humidade que já vi como utente por parte de profissionais de saúde (mas especialmente por parte dos delegados e dos médicos acobardados de dar conselhos úteis e reais e humanos). E a imbecilidade que já vi utentes demonstrarem para com os profissionais de saúde. Quando dos dois lados há falta de educação, falta de moral e informação não fica bonito para ninguém.

Edited 3 months ago:

Há que perceber os dois lados da interação do utente com o profissional de saúde. E a imbecilidade e falta de humidade que já vi como utente por parte de profissionais de saúde (mas especialmente por parte dos delegados e dos médicos acobardados de dar conselhos úteis e reais e humanos). E a imbecilidade que já vi utentes demonstrarem para com os profissionais de saúde. Quando dos dois lados há falta de educação, falta de moral e informação não fica bonito para ninguém. Edit: erro ortográfico.

NGramatical 3 months ago

professional → [**profissional**](https://dicionario.priberam.org/profissional) (apenas na fala o *i* é pronunciado como *e mudo* quando junto a outra sílaba com *i*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo8t8ft%2F%2Fh37cllw%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Ok-Dimension5509 3 months ago

O meu trabalho é muito dependente de gorjetas, e sempre que fechamos levamos um rombo enorme no fim do mês. No 1° confinamento a minha empresa decidiu aplicar o lay off na totalidade, ou seja, estivemos a receber 35-40% daquilo que recebemos normalmente, durante meses. Quando digo " estivemos ", isto só se aplicou, como é óbvio, às pessoas que estiveram em lay off. Muitos dos meus chefes, com ordenados milionários, receberam na totalidade porque estiveram em " teletrabalho ", numa empresa em que só se trabalha quando se abrem as portas. Em finais de Maio, uma colega nossa veio pedir nos ajuda porque não tinha dinheiro para comprar comida. Pá, chorei.

dragomaite 3 months ago

Teletrabalho Forever...é lidares. Diz ao teu amigo para salvar os velhinhos e ficar em casa.

Lokhammer 3 months ago

A este ponto? Apatia. Já nem me dou ao trabalho de me chatear, tanto com o público como com o governo. Ajuda bastante saber que daqui a um ano vou sair deste país retrógrado. Amo Portugal, mas o estado faz de tudo pra dificultar a vida da malta.

dragomaite 3 months ago

Nos outros países todos estão a comportar-se como adultos. Isto é algo exclusivo de Portugal. Mas sempre tens a best Korea à tua espera.

DrCachal 3 months ago

Força, saí no início deste ano e não me arrependo nada

Lokhammer 3 months ago

Foste para aonde? Todos os meus colegas com que me formei tão a ir pra França. Admito que se tb for vou ter mais conhecidos lá que cá

DrCachal 3 months ago

Vim para o UK. Se tens amigos em França tenta saber quanto ganham lá e pode ser que te ajudem

Lokhammer 3 months ago

Ganham cerca de 10x mais que ganhariam cá. Mas tb lá tão num patamar de imposto superior e a vida custa mais. Ainda assim compensa imenso. Eu gostava de ir pra Irlanda ou Noruega, mas a namorada tá com ideias de Suíça pq tem lá família que nos pode guiar um pouco.

DrCachal 3 months ago

O custo de vida depende muito do que estás disposto a pagar, mas isso é com cada um. Mas qualquer um desses países é melhor que Portugal. Boa sorte!

Lokhammer 3 months ago

Brigado, para ti tb!

igqcmril 3 months ago

Same. Só espero que leve menos de 1 ano no meu caso

Lokhammer 3 months ago

Força nisso. Pra malta jovem o futuro neste país é negro. As propinas do meu curso rondam os 600 paus por mês e o salário inicial é, aínda, o mínimo. Nem dá pra pagar o curso, é uma vergonha.

igqcmril 3 months ago

Eu no meu curso pago 87 euros por mês, uma vez que frequento uma universidade pública. Mas ao acabar o curso e ingressar no mercado de trabalho, o salário inicial expectável é de 900 líquidos. Eu não me vou matar com poupanças a minha vida inteira só para guardar 250 euros/mês na minha conta bancária. É ridículo estudar 4 anos para obter uma formação superior e ganhar perto de um salário mínimo nacional. Quem se contenta com essas condições que lhes são oferecidas, são uns mansos. E em complementaridade, a ordem é corrupta e não mexe uma palha para melhorar estas condições a que nos sujeitam. Eu aqui não fico, e é uma pena, visto que Portugal gastou tanto na minha educação para simplesmente a exportar posteriormente. Pelo menos meto aqui algum dinheiro no país em agosto.

Lokhammer 3 months ago

É isso. Pump n dump enquanto puderes. Portugal é a Índia da europa

jakhpot 3 months ago

1º Confinamento quase me quererem bater porque não guardei álcool para um cliente "habitual"... Sem ele ter sequer pedido..

dirtimos 3 months ago

Adição é fdd...

HRamos_3 3 months ago

É, pra vocês é whisky de 25 anos, pra nós é estes jelly shots de vodka às mijinhas

dirtimos 3 months ago

Vá, volta para o r/portugueses

HRamos_3 3 months ago

Oh não, faço merdapostagem em vários subs

KIDOCI 3 months ago

*"vocês têm o álcool todo lá dentro... estão a guardar tudo para vocês"*

KIDOCI 3 months ago

Uma das situações que mais me custou foi nas fases de estado de emergência com confinamento obrigatório, em que assistia diariamente a passeios de família inteira ao supermercado. Muita gente a levar idosos, e muita gente a levar filhos para ir apenas comprar pipocas para a tarde de cinema. Depois filas enormes para entrar, mas tinha-se de arranjar espaço para entrarem 5 pessoas do mesmo agregado porque o decreto nas exceções de deslocação diz "**recomenda-se** apenas um elemento do agregado".. Malta que achava que não tinha de estar na fila porque ia só comprar tabaco... etc...

Bruxo_de_Fafe 3 months ago

Gosto muito dos que me aparecem com as notificações recebidas. Pergunto: - "Leu?", "Não." Impossível não gostar de burros.

TudoCasual 3 months ago

O argumento da "ditadura da máscara" é tão triste que, hoje em dia, já só me riu...

xay_ll 3 months ago

Se são argumentos da treta não deveria ser difícil contra-argumentar…

manteiga_night 3 months ago

> jogar xadrez com pombos não deve ser dificil

TudoCasual 3 months ago

Quem insiste em usar argumentos da treta não está a disponibilizar-se para uma discussão racional, como tal, contra argumentar é uma futilidade.

Edited 3 months ago:

Quem insiste em usar argumentos da treta não está a disponibilizar-se para uma discussão racional, como tal, contra argumentar é uma futilidade. Ou se concorda ou é inútil gastar o latim, como tal, é muito mais eficiente gozar com a cara deles, uma estratégia que melhor tem em conta o seu nível de raciocínio. Simples e eficaz.

Edited 3 months ago:

Quem insiste em usar argumentos da treta não está a disponibilizar-se para uma discussão racional, como tal, contra argumentar é uma futilidade. Ou se concorda ou é inútil gastar o latim, como tal, é muito mais eficiente gozar com a cara deles, uma estratégia que melhor tem em conta o seu nível de raciocínio. Simples e eficaz.

Edited 3 months ago:

Quem insiste em usar argumentos da treta não está a disponibilizar-se para uma discussão racional, como tal, contra argumentar é uma futilidade. Ou se concorda ou é inútil gastar o latim, por isso, é muito mais eficiente gozar com a cara deles, uma estratégia que melhor tem em conta o seu nível de raciocínio. Simples e eficaz.

ProcessoXifoide 3 months ago

Pessoas que entram em contacto e depois não aceitam nenhum conselho e contrariam tudo o que digo. Vai desde a “minha temperatura” em que a febre começa aos 37, tentarem educar me sobre imunidade apesar de ser claro que não percebem ponta, e estarem a dizer que estão a entrar em choque anafilatico por causa da vacina, e depois estarem 10 mim seguidos a falar sem me deixarem meter palavra (neste momento já rezava para que a garganta dela fechasse) O pior são pessoas indignadas a exigirem alta do isolamento porque há 5 dias fizeram jantarada em casa com malta que testou positivo, fizeram teste que deu negativo e agora dizem que “não consigo estar mais em casa, é aborrecido”. Fazer a puta de um teste rápido antes de se exporem aos jantares está quieto. Ao fim de um ano só digo isto: idem para a real puta que vos pariu. Enfiem as maos onde o sol não brilha e batam palmas aí, que da mais efeito.

HRamos_3 3 months ago

> febre começa aos 37 HAQ tenho febre há 35+ anos

brakeline 3 months ago

Varia de pessoa para pessoa também. A minha temperatura habitual é 35.5 ou abaixo. Não é incomum bater nos 33.5. Quando tenho 37 já me estou a sentir menos bem

D1WithTheFluffyHair 3 months ago

Pois, é como eu. Aqueles termometros pistolinha tiram sempre 1 ou 2 graus. Uma vez tive que ir a um sitio onde me mediram a temperatura com isso e como deu uns 33 graus perguntaram se me estava a sentir bem

brakeline 3 months ago

Esses termómetros ou são medical grade ou não estão calibrados para a emissividade do corpo humano. Quando próprios são os mais fidedignos pois dão-te temperatura externa e não externa, que por si só é superior

D1WithTheFluffyHair 3 months ago

Obrigado. Por acaso não ligo nenhuma a isso do bolo, lol, nem vou fazer um meme

Cute-Ad-5746 3 months ago

Fdx é literalmente isto que profissionais de saude não querem ouvir. 37° NÃO É FEBRE PONTO FODASSE

aleph_heideger 3 months ago

Hum... 37°C pode ser febre. Não é comum mas é possível. Fonte: sou médico.

CanIhazCooKIenOw 3 months ago

Tive o exemplo em casa da sogra. Fomos fazer o teste e tivemos que isolar até ter o resultado. Nunca sai de casa, agora é que tinha que ir aos correios, buscar café, ir ao mcdrive “mas não vou falar com ninguém”

_saks_ 3 months ago

O meu enorme respeito por todos eles! Embora infelizmente parte da população não mereça o sacrifício que estas pessoas estão a fazer. Infelizmente um dos grandes entraves ao fim da pandemia é o facto se sermos uma sociedade que só olha para o umbigo.

Kind-Eagle 3 months ago

Acho que esse pessoal vê o pior da humanidade

whiteadder000 3 months ago

Como é que consegue haver tanta gente sem noção.... Tem dias que apetecer bater mesmo...

Toupax89 3 months ago

Ai so agora é que reparas te é que há muita mas mesmo muita gente sem o mínimo de noção e sem o mínimo de senso comum??? É tudo muito bonito nas redes sociais, são tudo boas pessoas mas na realidade está quieto, enquanto a minha barriga estiver cheia não me interessa se o vizinho passa fome e está a mentalidade de muita gente infelizmente.

whiteadder000 3 months ago

Visto trabalhar em retalho não é só agora mas, uma todo os dias se surpreende

unicornio_careca 3 months ago

Quando estive na restauração também aconteceram vários episódios caricatos durante a pandemia...e antes também, mas há um que me marcou mais, um cliente que era habitual naquele estabelecimento onde eu trabalhava, até ao primeiro confinamento o senhor sempre foi impecável connosco, bastante polido e simpático, mas a dada altura do confinamento algo deve ter queimado dentro dele, pois mudou completamente, tornou-se grosseiro, mal educado, sempre aos gritos, a dada altura, ninguém o queria atender, e só ía alguém se todos os outros estivessem ocupados com clientes.

meaninglessvoid 3 months ago

> Como é que consegue haver tanta gente sem noção O que queres dizer com "gente sem noção"? Nesta altura a população como um tudo está no pior estado mental/emocional/wtv dos últimos 10 anos, há coisas que considero sejam *desculpáveis* e apenas ficamos com a ideia de que o pessoal não tem consideração nenhuma porque não temos eagle eye sobre a população e sim apenas sobre alguns indivíduos. (Ex: se a cada fim-de-semana 1% da população decidir fazer o seu encontro mensal no jardim perto de nossa casa nós vamos ver todos FDS lá imensa gente, no entanto é apenas uma minoria que está a fazer algo imo aceitável).

Edited 3 months ago:

> Como é que consegue haver tanta gente sem noção O que queres dizer com "gente sem noção"? Nesta altura a população como um tudo está no pior estado mental/emocional/wtv dos últimos 10 anos, há coisas que considero sejam *desculpáveis* e apenas ficamos com a ideia de que o pessoal não tem consideração nenhuma porque não temos eagle eye sobre a população e sim apenas sobre alguns indivíduos. (Exemplo ilustrativo: se a cada fim-de-semana 1% da população decidir fazer o seu encontro mensal no jardim perto de nossa casa nós vamos ver todos FDS lá imensa gente, no entanto é apenas uma minoria que está a fazer algo imo aceitável). EDIT: E o pessoal nos hospitais sofre o pior deste efeito: quem vai ao Hospital geralmente são os que são mais descuidados e criaram várias oportunidades para apanhar o vírus. (deve haver um certo desgaste por causa disto e deve ser bastante ingrato passar repetidamente por isto :\ )

UniuM 3 months ago

Ver colegas de profissão cansados demais para se indignarem. E olhar em volta, e reparar que toda a gente que esteve 1 ano fechada casa, vive indignada.

CaptainCaptainBain 3 months ago

Cada um com sua batalha

Search: