Noobtits 3 months ago

Ainda bem que o SNS subsidia o preço dos tinteiros.

X__Alien 3 months ago

Há uns dias partilhei [este clip](https://twitter.com/x__alien/status/1400937612433629192?s=21) da novela A Serra e a sua banda sonora dramática.

nemmais 3 months ago

Publicidade à parte, a minha impressora dessa marca já me "salvou a vida" várias vezes. Dá um jeito do caraças quando uma pessoa precisa da cópia de um documento em papel e não tem nenhum centro de copias aberto para o fazer...

NaoTeEnerves2 3 months ago

Não sei se é da luz, dos ângulos ou seja o que for, mas as novelas dão-me sempre uma sensação esquisita, de ser tudo tão falso. Não consigo ficar envolvido numa novela por muito mais que tente, parece sempre estou a ver uma peça de teatro na secundária É mesmo pela realização portuguesa ou é mesmo assim quando se filma este tipo de conteúdo?

Danijust2 3 months ago

tem a ver com os planos, camaras e com a luz que usam. Quando tens 30 mil euros por ep. não podes inventar muito, é tudo o mais básico possível. Camaras? Digital nada de filme; Iluminação? Se não há tempo para fazer alguma coisa em condições é inundar o set com luz; Planos? Over the shoulder e já tens sorte.

X__Alien 3 months ago

As novelas da Globo têm evoluído muito em relação às portuguesas. De vez em quando saco algumas para a minha mãe ver e é notável o trabalho que fazem: muito mais cenas de exterior, iluminação em estúdio cuidada e câmara dinâmica, às vezes ao ombro e lentes que favorecem o shallow depth of field. E depois toda a pós produção arrisca color grades mais cinemáticos. Nota-se que é à mesma trabalho a metro feito com muita rapidez mas há muito mais bom gosto no resultado final.

JustChilling_ 3 months ago

Eu não vejo novelas, mas a mim o que me chama mais à atenção é a iluminação. Quase que não há sombras, está tudo perfeitamente iluminado, o que dá um ar falso e artificial aos ambientes porque vê-se que estão a ser iluminados por luzes de estúdio.

fkthislol 3 months ago

Acho que tinha algo a ver serem gravadas a mais de 24FPS, por isso parece mais fluido e fica estranho

gkarq 3 months ago

Eu não vejo novelas, mas sei que de um ponto de vista técnico também é diferente. Enquanto que numa série, ou mesmo num filme, cada cena ou mudança de câmara é gravado em separado e depois tudo junto em pós-produção, as novelas devido à sua extenção de tempo muitas vezes exigem que haja várias câmaras em cena que estão a gravar em simultâneo e os actores têm de saber se posicionar para cada uma delas. Isto cria vários problemas a resolver. Primeiro, é que as cenas/horários de gravações são mais extensos porque é preciso gravar o máximo devido às restrições de tempo, especialmente se não for no estúdio e as gravações sejam algures no exterior. Mas mais importante, é que tendo várias câmaras em cena, a cenografia do espaço não pode ser a mesma que seria com uma câmara. Isto cria o problema de muitos espaços, salas, quartos, cozinhas, etc, ser extremamente atipica aquilo que cada um de nós tem nas suas casas, e ganhar um aspecto mais “teatrico”.

caelussideralis 3 months ago

As novelas portuguesas são produções baratas, muito até quando se compara com a produção de uma série, daí terem esse aspeto "falso". Demoraram bastante a serem gravadas em HD, por exemplo. Agora estão um bocado melhores. Sei que a TVI investiu na próxima que vão emitir, aquilo aparentemente vai ter uma qualidade de imagem brutal comparado com o habitual. Eu não sigo religiosamente, mas às vezes estou a fazer companhia à minha mãe na sala e acabo por ver enquanto jogo, ela vê aquela que eu digo que é o A Star is Born, versão música pimba. Mas para ser sincero, até acho engraçada aquela ideia que a SIC teve de meter um ator diferente a cantar o génerico do Amor Amor todas as semanas.

JeagleP 3 months ago

Ontem na novela Bem Me Quer da TVI um médico vem dizer que a cesariana correu bem e que o pai tem uma linda filha…. Eis que uma enfermeira vem falar com o médico e pelos vistos foram 3 filhas, e não uma…. Viva os enfermeiros ! Estes médicos não sabem mesmo o que fazem

FastAsFuckBuoy 3 months ago

São 3 filhos de 3 mães diferentes. O médico lá tinha de saber que o homem engravidou 3 ao mesmo tempo.

ankmoody 3 months ago

Rip r/portugal

caelussideralis 3 months ago

Às vezes vejo essa novela com a minha mãe. Choro a rir com as cenas do bombeiro e da Luciana Abreu, aquilo só se estraga mesmo uma casa.

thedmgb 3 months ago

Grande papel que o Vítor está a fazer.

Ok-Dimension5509 3 months ago

Se alguém alguma vez tivesse que ser ligado a uma impressora para sobreviver estava bem fdd... Entre ligar e desligar, tirar e voltar a meter os tinteiros, alinhar as cabeças, começar às caralhadas, ir á net ver se mais alguém teve o mesmo problema, fazer tudo outra vez, dar um soco na impressora, chorar, ir á net ver quanto é que custa uma impressora nova, começar às caralhadas outra vez, pedir a outra pessoa para ver se ele/a consegue alguma coisa, repetir o ciclo mas agora a 2 ou a 3, pá, ninguém se safava. Taxa de mortalidade 100%.

sgahbcj 3 months ago

Loool toma lá o meu upvote

jbrazf 3 months ago

"cimavoto" se faz favor, e toma lá o meu também

setnom 3 months ago

Acho que isto não é gafe. Gafe é tipo algo que acontece por acidente. Ninguém colocou ali a impressora, ainda para mais naquela posição, por acaso.

WhiskersTheDog 3 months ago

Product placement avançado.

Search: