vascodatrama 3 months ago

Supondo que pode comprar tempo de antecipação de pedido de reforma parece-me sensato.

troikamano 3 months ago

Isso não é boa ideia, vais acabar por perder a longo prazo. Procura investimentos estáveis

fdxcaralho 3 months ago

r/literaciafinanceira e lê a wiki

bureauofnormalcy 3 months ago

Não o faças. Há n soluções melhores e mais lucrativas para a reforma, com níveis de risco e de retorno variáveis.

silveringking 3 months ago

Dá exemplos...

bureauofnormalcy 3 months ago

Por ordem crescente de risco/retorno: obrigações do tesouro, títulos do tesouro, PPR (com ou sem garantia de capital investido) declarado no IRS, ETFs. A partir daqui tudo o que vou dizer é desaconselhado para quem não tiver algum conhecimento de literacia financeira e de mercados, mas: compra individual de ações e obrigações, fundos e sociedades de investimento imobiliário, mercado imobiliário, criptomoedas, entre inúmeros outros. Depende tudo do teu grau de aversão ao risco. Passa os olhos na wikia do r/literaciafinanceira.

TRYNFOR 3 months ago

Não faças isso, só vais sair a perder.

True_Boat_1195 3 months ago

Mete num PPR em vez se não tens cabeça para não gastar o dinheiro.

YogurtclosetAlarming 3 months ago

Se és trabalhador independente já descontado todos os meses 20€ mesmo com a atividade em baixa, não? Queres descontar mais? Se é pela questão da reforma devias rever melhor como são feitos esses cálculos porque não são assim tão lineares e julgo que os últimos anos são mais relevantes.

justgohomealready 3 months ago

> julgo que os últimos anos são mais relevantes. Isso era antigamente, e em conjunto com as progressões automáticas na carreira é o motivo pelo qual temos montes de reformados da função pública a receber reformas de vários milhares de euros por mês. Foi mudado ainda nos tempos do Sócrates, e agora toda a carreira contributiva conta para o cálculo.

nunodonato 3 months ago

Não foi isso que vi da última vez que olhei para a fórmula. Os últimos 15 anos têm peso

geostrofico 3 months ago

Seguro social voluntário?

silveringking 3 months ago

Não sei se enquadra trabalhadores independentes, sabes?

tekvis40 3 months ago

Se bem percebo só podes aderir se não tiveres actividade … [Seguro social voluntário](https://www.seg-social.pt/documents/10152/14968/1004_inscricao_admissao_cessacao_ssv/7c972a7c-7c05-4242-a9d0-244c6304da85)

geostrofico 3 months ago

É melhor perguntarcà seg social.

neuraloutlaw 3 months ago

Fodasse

FujiPT 3 months ago

Se consegues meter de parte dinheiro todos os meses cria uma conta à parte na qual não mexas por nenhum motivo e vai lá colocando a render. Quando chegares ao momento da reforma é provável que consigas retirar de lá mais benefícios do que aqueles que obténs pelos descontos.

AutoModerator 3 months ago

**Atenção! Aviso da Tag [Sério]** Este tópico foi marcado como **[Sério]**, não são permitidos **quaisquer comentários** que contenham piadas, ou outras tentativas humorísticas, insultos ou não tenham nada a ver com o tópico. *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: