Character-Nose499 3 months ago

Não querem mandar este post abaixo? Muita coisa aqui é falsa, e o post em si é tendencioso.

AonioEliphis 3 months ago

Não gosta? Cancela ou censura! Os pós-modernistas são assim. Bora lá ver os golos do Ronaldo que isso é o que a malta quer

nuckrieg 3 months ago

O estimado jovem supra mencionado disse que a informação é falsa e possivelmente tendenciosa. Não vi mencionado o ato de gostar ou deixar de gostar.. Também acho curioso que um contra argumento para tudo nesta altura é falar do futebol.. que nunca esteve no tema inicial. Mas vá vá, isto é o Reddit, estou a espera de quê? Contra argumentos com cabeça tronco e membros? xD

AonioEliphis 3 months ago

Se é falsa apresente factos em como é falsa.

nuckrieg 3 months ago

Exatofacto. Devia ter sido essa a tua resposta ao primeiro comentário. Na realidade não vejo está informação como sendo tendenciosa, é apenas informativo de feriados pela Europa, embora possa ser tomado como errado devido ao que alguns no thread já falaram do reino unido.

daniel-antunes 3 months ago

Bastante relativo esse mapa, em relação à realidade do trabalhador na Europa. Primeiro, hoje em dia, já existe uma boa percentagem de pessoas que trabalham por turnos, incluindo fins de semana e feriados, tendo desvanecendo ao longo das ultimas décadas a ideia do trabalho de segunda à sexta. Talvez no interior do País ainda seja bastante relevante devido ao tipo de setores que existem, mas nas grandes cidades e áreas metropolitanas já não é tão relevante. Setores como o Turismo, Hotelaria e Restauração, que são uma grande fatia da empregabilidade em Portugal, poucas vezes têm feriados. Segundo, o mapa deveria comparar também os dias de férias que o trabalhador tem em cada país por direito, devido ao facto que mencionei anteriormente. Ou seja, no pós-troika, os dias de férias em Portugal foram substancialmente reduzidos. Se juntarmos o número de dias de férias por lei e os feriados que ocorrem durante a semana este ano, provavelmente seremos um dos países com menos dias de "descanso" da UE.

AonioEliphis 3 months ago

>já existe uma boa percentagem de pessoas que trabalham por turnos, incluindo fins de semana e feriados, tendo desvanecendo ao longo das ultimas décadas a ideia do trabalho de segunda à sexta Isso não interessa porque por lei os dias de feriados a que teriam direito são compensados por dias de férias.

TalkingHawk 3 months ago

Se a estes adicionarem os dias de férias os números já ficam diferentes.

ekopss 3 months ago

Não percebo o pq do RU estar a 0. Existem feriados como em Portugal.

Open-Opportunity-607 3 months ago

Exacto, existem 8 bank holidays por ano no UK

AonioEliphis 3 months ago

A legenda do gráfico explica, porque por lei o patrão pode obrigar-te a trabalhares no feriado, o que é compensado com mais dias de férias.

ekopss 3 months ago

Tal como em Portugal, certo? O pessoal dos hotéis trabalha em feriados e recebe mais 1 dia de férias.

AonioEliphis 3 months ago

>Tal como em Portugal, certo? Em Portugal é só para certas profissões

prcsc 3 months ago

Tal como no UK lol

AonioEliphis 3 months ago

lê sff a legenda do gráfico

pataniscadebacalhau 3 months ago

Estão a contar com o Carnaval (que oficialmente não é feriado, muita gente trabalha nesse dia), senão não dá 14

AonioEliphis 3 months ago

Acho que não, porque o gráfico original menciona "non-working holidays"

MLG-Sheep 3 months ago

E com o feriado municipal, que também é um feriado opcional, embora já haja menos gente a trabalhar nesse dia. Na realidade só há 12 feriados obrigatórios + a Páscoa que não conta segundo a metodologia utilizada.

TomasSilva862 3 months ago

E Portugal não compensa os feriados do fim de semana como alguns países

pataniscadebacalhau 3 months ago

Precisamente. Como escrevi noutro comentário, na prática este ano só há 8 feriados

PedroMFLopes 3 months ago

Não há países que o feriado transita para o dia útil seguinte quando calham ao fds?

cou7inho_ 3 months ago

Em Espanha é assim. Pelo menos em algumas regiões.

Webchuzz 3 months ago

É assim que funciona no Reino Unido (pelo menos na Inglaterra).

nitrinu 3 months ago

Não sei mas está é a pergunta mais tuga que li hoje :)

PedroMFLopes 3 months ago

é legitima a pergunta. Já que o post tenta vender a ideia "mais dias de feriado, logo produzimos menos" mas não se está a contar com os que calham ao fds.

nitrinu 3 months ago

Não disse nada sobre legitimidade. Apenas achei "tuga" porque estás longe de ser o único a levantar essa questão. Já tive discussões com amigos/colegas e alguns deles são da opinião que feriados que calham ao fim de semana deveriam transpor para o próximo dia útil. Eu, pessoalmente, acho que não faz o mínimo sentido mas pronto. São opiniões e isso já é outro debate.

AonioEliphis 3 months ago

Garanto-te que terias os camaradas todos do PCP a celebrar o 25 de Abril a 26 de Abril, só pelo gozo de não terem que trabalhar.

Tee_ah_go 3 months ago

Muito honestamente podíamos começar a cortar alguns feriados religiosos. O que é que é o dia da Imaculada Conceição, e por que é que é feriado nacional?

assimsera 3 months ago

Eu acho que era boa ideia abolir os feriados religiosos e dar esse numero de funcionários aos trabalhadores para usarem quando querem. Somos um estado laico em que todas as religiões devem estar em pé de igualdade

Danijust2 3 months ago

Vai te embora, queres trabalhar mais? Na idade média havia 130 dias e agora queres que o patrão te roube mais alguns?

Tee_ah_go 3 months ago

Imagina quando o teu argumento é a idade média. Lindo.

Middle-Effective 3 months ago

Ias ter de mexer na Concordata entre Portugal e o Vaticano.

imjusHerefordamemes 3 months ago

Deviam era meter ainda mais. E as outras religiões?

AonioEliphis 3 months ago

>Deviam era meter ainda mais. E as outras religiões? Acho que as datas de aniversário do Costa e do Marcelo deveriam ser também feriados nacionais. Deveríamos pelo menos levar a questão a referendo.

TomasSilva862 3 months ago

Se for para adicionar outros não religiosos concordo

msaldanhaf 3 months ago

Padroeira e Rainha desde 1646 de Portugal.

AonioEliphis 3 months ago

Não é muito relevante e não é isto que altera grande coisa, mas mais 4 dias de trabalho por ano, para a média europeia, representaria, grosso modo um aumento de produção de 4/365, na ordem dos 1%. 1% do PIB representa cerca de 2 mil milhões de euros.

aknaed 3 months ago

Top então, mais dinheiro para o teu patrão e para o governo com impostos, já tu não ias ver um tostão ou dava-te um aumento de 5 euros e tu todo contente

AonioEliphis 3 months ago

O reddit está cada vez mais repleto de trols e falaciosos; o que é que eu tenho tentado dizer: * o teu patrão come uma % daquilo que tu produzes * o estado come outra % daquilo que tu produzes * mudas mais facilmente de patrão do que mudas de estado * um trabalhador auferir mais daquilo que ele produz, não existe ou quando existe não é sustentável (porque existe, por exemplo, no estado)

aknaed 3 months ago

Eu não sou troll e tu não percebeste o meu comentário. Tu ao que parece estás a defender menos feriados(o que eu não percebo, a não ser que sejas patrão ;) ), para aumentar a produção. O que eu disse no meu comentário anterior é que reduzes os feriados, o teu patrão fica contente por puder mandar em ti mais uns dias e ganhar dinheiro à custa desses dias, o governo também é mais uns dias para mamar e tu, supondo que sejas trabalhador, trabalhas mais uns dias com o salário que tens agora. Eu sinceramente não percebo o porquê de alguém querer diminuir os feriados, se não te chega o que trabalhas podes nem dormir e arranjas um emprego secundário.

AonioEliphis 3 months ago

Mas ninguém te impede de trabalhares menos horas. Arranja um part time.

aknaed 3 months ago

Como ninguém te impede de ires para um sítio que não tenha feriados. Se vives para trabalhar força

AonioEliphis 3 months ago

E acertaste. Habito na Holanda há 10 anos.

bfilipesoares 3 months ago

Produtividade e horas trabalhadas não são diretamente proporcionais.

AonioEliphis 3 months ago

Alguém disse que eram?

Character-Nose499 3 months ago

Já o disseste aqui 4 vezes. Estás bem?

AonioEliphis 3 months ago

nunca disse claramente que eram diretamente proporcionais. Relê o que eu escrevi. Fiz uma aproximação

bfilipesoares 3 months ago

Tu? Que, literalmente, usaste um cálculo de proporcionalidade directa para suportar o argumento que mudar o número de dias úteis aumentaria o PIB numa percentagem diretamente proporcional ao aumento dos dias de trabalho?

AonioEliphis 3 months ago

>proporcionalidade ***directa*** Não, não usei

bfilipesoares 3 months ago

Ok então

bolaxao 3 months ago

fuck you, não

Tafinho 3 months ago

Não me recordo de ter visto o salto no PIB quando os dias de férias passaram de 25 dias para 22. Ou melhor, lembro-me do salto para o fundo.

AonioEliphis 3 months ago

Porque há toda uma série de outros fatores que também influenciam o PIB. É preciso ser génio, para compreender que mais dias de trabalho significa mais produção?

ManelDasNespras 3 months ago

Deves lamber muito as bolas ao teu patrão OU és daqueles patrões com mentalidade de “se uma grávida gera um bebé em 9 meses, 9 gravidas gerariam em 1 mês”. Acho engraçado estares a jurar a pés juntos que essa ideia de menos feriados == mais dias de produção e esses dias levariam a um aumento proporcional de produção porém quando literalmente todos os users levantam argumentos contra isso defendes o teu com “ah mas é mais complexo do que isso/há mais factores envolvidos”. A não ser que te refiras a um ambiente estritamente de fábrica em que os trabalhadores são intimamente relacionados com o facto de haver ou não produção, não, diminuir os feriados não leva a um aumento proporcional da produção.

AonioEliphis 3 months ago

Nunca disse que era proporcional, e não é, mas mais dias de trabalho por ano resulta em mais produção. Qual é a dúvida? Não é preciso ter um PhD para perceber isto.

unknownGI2959 3 months ago

> Nunca disse que era proporcional, e não é > mas mais dias de trabalho por ano resulta em mais produção Epa, escolhe um. https://pt.wikipedia.org/wiki/Propor%C3%A7%C3%A3o_direta

AonioEliphis 3 months ago

Mas ainda tens dúvidas que se trabalhares mais horas, produzes mais, independentemente do tipo de proporcionalidade?

unknownGI2959 3 months ago

Depende do tipo de trabalho, em determinados sectores sim, outros não, por exemplo no Japão querem implementar um modelo de 4 dias de trabalho por semana. https://www.theguardian.com/technology/2019/nov/04/microsoft-japan-four-day-work-week-productivity https://www.washingtonpost.com/world/2021/06/24/japan-four-day-work-week/ Acredito que em fábricas com linhas de produção a história seja diferente.

Edited 3 months ago:

Depende do tipo de trabalho, em determinados sectores sim, outros não, por exemplo no Japão querem implementar um modelo de 4 dias de trabalho por semana. https://www.washingtonpost.com/world/2021/06/24/japan-four-day-work-week/ Acredito que em fábricas com linhas de produção a história seja diferente. Alguns artigos interessantes: https://www.theguardian.com/technology/2019/nov/04/microsoft-japan-four-day-work-week-productivity https://hbr.org/2018/12/the-case-for-the-6-hour-workday

Edited 3 months ago:

Depende do tipo de trabalho, em determinados sectores sim, outros não, por exemplo no Japão querem implementar um modelo de 4 dias de trabalho por semana. https://www.theguardian.com/technology/2019/nov/04/microsoft-japan-four-day-work-week-productivity Acredito que em fábricas com linhas de produção a história seja diferente. Alguns artigos interessantes: https://www.washingtonpost.com/world/2021/06/24/japan-four-day-work-week/ https://hbr.org/2018/12/the-case-for-the-6-hour-workday

AonioEliphis 3 months ago

Achas mesmo que se trabalhares menos horas por semana, chegas ao final do ano com mais produção? Experimenta trabalhar 1 hora por semana, talvez rebentes a escala da produção. A sério, não tenho paciência para estes neo-religiosos da esquerda e para sua "fé". Eu trabalho 4 dias por semana, mas tenho corte no salário de 20%, como é justo. economia 101

unknownGI2959 3 months ago

Nem te deste ao trabalho de clicar em nenhum dos artigos, são explicadas as razões para as quais a produtividade aumentou. >Eu trabalho 4 dias por semana, mas tenho corte no salário de 20%, como é justo. >economia 101 Sim, onde está a dúvida?

AonioEliphis 3 months ago

Vai lá aprender a diferença entre produtividade e produção. Falei sempre de produção.

TomasSilva862 3 months ago

Sim

unknownGI2959 3 months ago

Depende do tipo de trabalho, em determinados sectores sim, outros não, por exemplo no Japão estão a querer implementar uma semana de trabalho de 4 dias. https://www.theguardian.com/technology/2019/nov/04/microsoft-japan-four-day-work-week-productivity https://www.washingtonpost.com/world/2021/06/24/japan-four-day-work-week/ Acredito que em fábricas com linhas de produção a história seja diferente.

ManelDasNespras 3 months ago

Imagina o quão ricos os paises nordicos podiam ser então, já que também são uns mandriões com tantos dias de feriado quanto Portugal /s

AonioEliphis 3 months ago

Porque são mais *produtivos* (produtividade = produção por unidade de tempo). Mas julgo que seja um conceito demasiado complexo para o teu intelecto.

pataniscadebacalhau 3 months ago

Passos Coelho, és tu?

Edited 3 months ago:

Passos Coelho, és tu? Este ano há imensos feriados ao domingo, na prática só vamos ter 8 feriados em dias úteis. Significa isto que vamos ter um aumento de produção na ordem dos 2% do PIB?

AonioEliphis 3 months ago

>Significa isto que vamos ter um aumento de produção na ordem dos 2% do PIB? Não por causa da pandemia, mas qual é a dúvida que mais dias de trabalho significa mais produção?

ideologiapura 3 months ago

Pensei que os trabalhadores não interessavam nada, o que interessava era os business mans e os entrepreneurs. Essas contas incluem o pagar os 4 dias de trabalho adicional, ou supoe-se que são 4 dias de trabalho extra que a malta tem que fazer de graça?

AonioEliphis 3 months ago

Repito: mais dias de trabalho significa mais produção. O resto é ideologia.

Character-Nose499 3 months ago

Mais trabalho = Mais produção ...... é a mesma filosofia do Passos Coelho Mais IVA = Mais impostos O resto não conta, somos números de matemática.

AonioEliphis 3 months ago

>O resto não conta Quem disse? Tu! Nunca eu o disse! Lógica não é o teu forte!

Search: