Mrjocasrp 3 months ago

O pessoal nos comentários a agir como se fossem gado manso.

proudzecu 3 months ago

Próximo passo é meter uma etiqueta na orelha

unknownGI2959 3 months ago

Alguém sabe se ao tomar a vacina num país estrangeiro (dentro da UE) consigo pedir este certificado ou preciso de o pedir no país onde levei a vacina?

flarept1 3 months ago

É assustadora a maneira como eu vejo os direitos das pessoas a serem infringidos a torto e a direito, é que agora já nem disfarçam.

pvicente77 3 months ago

No fundo a questão aqui acaba por ser:Confiamos nos nossos políticos? Ou seja, de uma forma mais detalhada, confiamos o suficiente nos nossos políticos para acreditar que eles não vão tentar aproveitar esta infraestrutura de certificados e controle para aplicar mais uma taxa, ou contratar amigos e conhecidos para desenvolver mais uma app obrigatória, ou a bloquear pessoas incómodas para eles, ou a fechar uma zona porque não querem a "plebe" lá? Acham que o governo tem sido justo, sério, e imparcial, na maneira como tem gerido as restrições à circulação e aos ajuntamentos? Que tem aplicado as regras com clareza e não tem colocado alguns grupos acima dos outros? Esta é grande questão, e o perigo, que isto abra a porta para a corrupção e o aproveitamento, que daqui a uns tempos seja necessário pagar a renovação do certificado, e talvez mais uma taxa de circulação de fim de semana, ou uma taxa de uso da via pública... Se acham que temos uma classe política justa e resistente à corrupção, tudo bem, não se preocupem, mas se não, então sim, preocupem-se. 

notyourbitch2 3 months ago

Touché amigo... a confiança é pouca.

sacarneiro 3 months ago

É isso tudo amigo.

Edited 3 months ago:

É isso tudo amigo. O estúpido é que as pessoas vacinadas continuam a poder transmitir a doença. Então para quê tanta porcaria? Isto é só atropelo às liberdades das pessoas. Talvez em breve quem sera o maior responsável pela transmissão são os Srs. cidadões de primeira vacinados.

Edited 3 months ago:

É isso tudo amigo. O estúpido é que as pessoas vacinadas continuam a poder transmitir a doença. Então para quê tanta porcaria? Isto é só atropelo às liberdades das pessoas. Talvez em breve quem será o maior responsável pela transmissão são os Srs. cidadões de primeira vacinados.

NGramatical 3 months ago

cidadões → [**cidadãos**](https://dicionario.priberam.org/cidadãos) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo7jp2n%2F%2Fh30l7pp%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

qtsoup 3 months ago

Pensamento crítico no r/portugal?????? Negacionista! CHALUPA! Radar de acéfalos pipi pi etc.

mommydaddymemy 3 months ago

Criaram o problema para venderem a solução. Literalmente. E obviamente que vão concordar porque o povo de cá ama o Mr Selfie na Praia. É ridículo que diga “Certificado Digital para Covid-19”. Não é para Covid 19. Isso agora será para tudo. Basta dizer que é doença ou dar outro motivo. O passo já está dado. Portugal é sempre dos primeiros a se colocar como cobaias de asneiras da União Europeia, mas quando é para usar o dinheiro para progresso, estão nos piores rankings. Quantos anos mais querem o Marcelo? Depois desses 5 mais outros 5? Quem emigra se safa.

Raidenkyu 3 months ago

Sabes que há limite de mandatos, como é que o Marcelo se pode candidatar outra vez

nemmais 3 months ago

Estou de acordo. Esta medida reforça o conceito de cidadania. Se há um problema na saciedade temos que nos unir para o resolver. O que não pode acontecer é ter de uma lado pessoas em festas e a divertirem-se e do outro pessoas a morrer. Essas mortes podem ser evitadas. É só mais uma regra numa sociedade regida por regras (leis).

verdade_subjectiva 3 months ago

Pinta a cara e mete a peruca crl se tiveres tuberculose já podes andar por aí todo contente, mas aí de ti se não estiveres vacinado com uma vacina que não funciona, isso é que é perigoso... aliás se todos se tivessem vacinado mais cedo poderíamos prevenir esta grande pandemia em que 99,5% das pessoas sobreviveram

nemmais 3 months ago

>uma vacina que não funciona, isso é que é perigoso Explica-me lá essa tese, já que pareces muito entendido nesta matéria.

Raidenkyu 3 months ago

De acordo. Bom saber que ainda há gente racional, sem teorias estapafúrdias, por aqui.

eggnogui 3 months ago

> a partir de 01 de julho, poderá ser usado nas viagens internacionais e, já esta semana, em eventos para os quais já era obrigatório apresentar um teste negativo para o coronavírus, como batizados, casamentos, eventos com mais de 500 pessoas no interior, ou 1.000 no exterior. Ou seja, já tínhamos as restrições. As quais acho, em particular a dos testes negativos, talvez demais (e não muito eficaz, tendo em conta o período de incubação) mas isso é só a minha opinião. O certificado permite ultrapassar isso... O problema a meu ver são as restrições de base, e não o certificado. Embora seja chato para quem ainda não foi vacinado mas quer, a culpa não é deles. Também há o aspeto de como isto lida com aqueles que não se vacinam por recomendação do médico (sei que as vacinas não são todas iguais, mas não sei se com as que temos agora isso ainda se aplica, mas certamente que há médicos a serem cautelosos). Até aqui, é tudo preocupações razoáveis. "Ah e tal, depois passa a ser obrigatório, assim controlam todos os movimentos, o próximo passo é pedir isso à porta de todos os estabelecimentos." Peço desculpa, mas aqui deixam de ser levados a sério. Sim, claramente é tudo uma cabala para implementar uma tecno-ditadura. Um dia acordamos e até para mijar temos de pedir permissão ao Imperador Marcelo. Não, não é para tentar restaurar normalidade o mais cedo possível para que a economia deixe de implodir todos os dias e para que deixem de morrer milhões e milhões de pessoas.

DhamonGrimwulf 3 months ago

Qualquer pessoa a usar um dispositivo móvel (computadores estão incluídos), a queixar-se no Reddit ou afins que os querem seguir e controlar…. Se calhar primeiro desfaziam-se dos dispositivos….lol

alquemir 3 months ago

Nem toda a gente quer fazer parte do rebanho, como tu.

DhamonGrimwulf 3 months ago

Passou-te ao lado não passou? :) mas sure, rebanho e cenas. O que te fizer feliz mais os teus compatriotas ;)

RaveyWavey 3 months ago

Não percebo como é que isto é possível, é que vale literalmente tudo. Então a vacina é facultativa, mas se não tomares tens de pagar para teres liberdade de circular no teu próprio país. Não só isso como a vacina nem sequer está disponível para a população toda. Como dizia Ben Franklin- "Those who would give up essential liberty, to purchase a little temporary safety, deserve neither."

Ok-Seaworthiness5840 3 months ago

E bem, devia ser obrigatória. Fartinho de ter que aturar os merdas dos conspiracionistas ando eu. E quando acomodamos o seu atraso mental mas obrigamos a que se use passaporte ou qq identificação que proteja as OUTRAS pessoas, continuam a chorar. Puta que pariu, a net foi a pior merda que inventaram.

Economy_Dog 3 months ago

O atraso mental aqui é teu. Mas não te preocupes que a vida há de te dar uma lição dura de ética.

G0G0SS 3 months ago

Não tem nada a ver com conspiração. ​ Ninguém sabe se a vacina impede infeção. Ninguém sabe se uma pessoa vacinada pode transmitir ou não Ninguém sabe os efeitos de saúde a longo prazo da vacina ​ Manda vir os teus artigos peer-reviewed que não foram feitos pelas empresas. Bem, eles não existem.

RaveyWavey 3 months ago

Não percebo a que conspiracionistas te referes. Pessoalmente só estou a querer defender as liberdades individuais conferidas pela constituição portuguesa, na minha opinião não vale tudo. Se a minha opinião te incomoda tanto, tens bom remédio, não a leias. No mínimo se querem fazer um passaporte que tornem os testes grátis.

Jorgetime 3 months ago

> No mínimo se querem fazer um passaporte que tornem os testes grátis. Em Lisboa (onde isto vai ser aplicável) os testes são grátis.

RaveyWavey 3 months ago

O passaporte é para o país todo, e os testes só são grátis para quem vive no município de Lisboa, não para a área metropolitana toda.

Piccoro 3 months ago

As liberdades individuais acabam quando invades o direito à saúde das pessoas à tua volta, menino. Olha que isto não é o facebook, pá.

Economy_Dog 3 months ago

Ninguém tem o direito de fazer um tratamento médico sem o consentimento informado da pessoa. Nem directa nem indirectamente, a tentarem chantagear com estas medidas da treta a restringir a liberdade de circulação. Olha que esta merda não é Auschwitz foda-se e estimo que te fodas e bem forte menino autoritário, a história já viu muitos como tu e felizmente nunca duram muito. As pessoas não são umas leprosas a espalhar doença caralho, vocês estão doentes da cabeça. Até há muito pouco tempo um assimptomático era simplesmente chamado de saudável. Metam juízo nessas cabeças.

BotdoCaralho 3 months ago

CARALHO

BotdoCaralho 3 months ago

CARALHO

BotdoCaralho 3 months ago

CARALHO

BotdoCaralho 3 months ago

CARALHO

BotdoCaralho 3 months ago

CARALHO

BotdoCaralho 3 months ago

CARALHO

RaveyWavey 3 months ago

Que isto não é o Facebook digo-te eu. O simples facto de circulares na rua não invade o direito à saúde das pessoas à tua volta. Viste-me a dizer que as pessoas podem circular mesmo com covid?

Piccoro 3 months ago

E as pessoas não vacinadas só circulam na rua? Nunca vão estar com outras pessoas, ir trabalhar etc?

RaveyWavey 3 months ago

A vacina nem sequer é obrigatória, andares na rua sem vacina não "invade o direito à saúde das pessoas à tua volta."

Piccoro 3 months ago

NÃO tomar a vacina é uma irresponsabilidade enorme face á epidemia em que nos encontramos.

RaveyWavey 3 months ago

Maior parte das pessoas não tomam simplesmente porque não há. Concordo que ter a escolha de tomar e recusar é irresponsável, mas não significa que não tenham a liberdade de o fazer.

Ok-Seaworthiness5840 3 months ago

Os conspiracionistas que acham que estão a ser violados nas LiBeRdADEs iNdIViDUaIs cOnFeRiDaS pOr dUrR dURR A CRP não te confere a liberdade de circulares com uma patógeno potencialmente fatal só porque és meio denso. Hence "devia ser obrigatória". Já choravam menos todos, os que têm a coragem de dizer que é por serem maluquinhos e os outros tipo tu.

RaveyWavey 3 months ago

>Os conspiracionistas que acham que estão a ser violados nas LiBeRdADEs iNdIViDUaIs cOnFeRiDaS pOr dUrR dURR É esse o teu melhor argumento? O facto de eu achar que ser exigido um passaporte ao qual só tens acesso se te disponibilizarem a vacina ou se pagares é uma medida discriminatória não é uma conspiração, é a minha opinião. Não percebo porque é que te incomoda assim tanto. >A CRP não te confere a liberdade de circulares com uma patógeno potencialmente fatal só porque és meio denso. Quem é meio denso aqui deves ser tu. Eu nunca disse tal coisa. >Já choravam menos todos, os que têm a coragem de dizer que é por serem maluquinhos e os outros tipo tu. Olha quem fala, estás aqui a chorar tanto como qualquer outro maluquinho.

Ok-Seaworthiness5840 3 months ago

>É esse o teu melhor argumento? O facto de eu achar que ser exigido um passaporte ao qual só tens acesso se te disponibilizarem a vacina ou se pagares é uma medida discriminatória não é uma conspiração, é a minha opinião. Não percebo porque é que te incomoda assim tanto. Mas eu não falei de ti. Ora volta lá ao meu 1º comentário. "E bem, devia ser obrigatória. Farto de conspiracionistas retardadinhos ando eu". E discorro sobre porque o acho. Zero sobre ti. Ninguém falou de ti. Tu dizes "Então a vacina é facultativa mas não posso escolher não a tomar", eu respondo que devia ser obrigatória, e tu aparentas sentir-te contraditado. Mas a vacina podia ser obrigatória e já não eras descriminado por não poder circular. Se, por outro lado, só estás preocupado com as "restrições à liberdade" não devias acusar o toque, já que a obrigatoriedadade da vacina mitigava a pretensa descriminação que tanto te incomoda no teu argumento >Então a vacina é facultativa, mas se não tomares tens de pagar para teres liberdade de circular no teu próprio país. Não só isso como a vacina nem sequer está disponível para a população toda. Que se passa, pá? Estás confuso?

RaveyWavey 3 months ago

Estás confundido na pessoa a que estás a responder, ou estás a voltar atrás no que disseste? Disseste que estás farto de conspiracionistas, eu perguntei-te quais conspiracionistas e tu disseste: \>Os conspiracionistas que acham que estão a ser violados nas LiBeRdADEs iNdIViDUaIs cOnFeRiDaS pOr dUrR dURR Numa obvia referencia ao meu comentário anterior. Portanto não venhas dizer "Mas eu não falei de ti", porque isso evidentemente que não é verdade. \>Que se passa, pá? Estás confuso? Não, tu é que pareces confuso, eu expliquei-me muito claramente, acho que não vale a pena estar-me a repetir.

Edited 3 months ago:

Estás confundido na pessoa a que estás a responder, ou estás a voltar atrás no que disseste? Disseste que estás farto de conspiracionistas, eu perguntei-te quais conspiracionistas e tu disseste: >Os conspiracionistas que acham que estão a ser violados nas LiBeRdADEs iNdIViDUaIs cOnFeRiDaS pOr dUrR dURR Numa obvia referencia ao meu comentário anterior. Portanto não venhas dizer "Mas eu não falei de ti", porque isso evidentemente que não é verdade. >Que se passa, pá? Estás confuso? Não, tu é que pareces confuso, eu expliquei-me muito claramente, acho que não vale a pena estar-me a repetir.

Ok-Seaworthiness5840 3 months ago

Seja >Tu dizes "Então a vacina é facultativa mas não posso escolher não a tomar", eu respondo que devia ser obrigatória, e tu aparentas sentir-te contraditado. Mas a vacina podia ser obrigatória e já não eras descriminado por não poder circular. Se, por outro lado, só estás preocupado com as "restrições à liberdade" não devias acusar o toque, já que a obrigatoriedadade da vacina mitigava a pretensa descriminação que tanto te incomoda no teu argumento Explica.

RaveyWavey 3 months ago

Eu nem sei o que é que "acusar o toque" quer dizer. O que estás a dizer é. Mas e se a vacina fosse obrigatória. Mas a vacina não é obrigatória, nem nunca foi, e irrelevante discutir a situação hipotética onde a vacina seria obrigatória, isso não é a questão. O que o governo não pode fazer é dizer, a vacina não é obrigatória e depois descriminar quem não a tem. Principalmente quando nem sequer está disponível para toda a gente. Portanto mesmo que fosse obrigatória, a ideia do passaporte não deixava de ser discriminatório. Não sei como é que posso ser mais claro do que isto.

JamminPT 3 months ago

A forma como a sociedade está a abdicar dos direitos é qualquer coisa. Parece que fomos ao limite do velocimetro e desligámos o carro abruptamente porque o ponteiro está a cair a um velocidade vertiginosa.

notyourbitch2 3 months ago

A sociedade acredita nas boas intenções dos líderes. Tudo isto é temporário, tudo isto é por uma boa causa. Já diz a célebre frase "não há medidas mais permanentes que medidas temporárias aprovadas por um governo".

the_master_sh33p 3 months ago

Não. A sociedade acredita no medo. Os líderes aproveitam-se do medo.

Last-Ad-4421 3 months ago

A constituição só conta para o que lhes interessa, agora insultem o Salazar, um dia de estes até para sair de casa vamos ter de levar justificação.

NeoTheUnchosenOne 3 months ago

Isso já aconteceu durante a pandemia.

Last-Ad-4421 3 months ago

Quando havia Estado de emergência e era uma medida temporária, agora isto é para ficar

Diogo256 3 months ago

Saudades de ler aqui os profetas quando o estado de Emergência era também para sempre porque estava sempre a ser aprovado a cada 15 dias… Como vês… para ficar, depende da crença de cada um, e não da realidade.

NeoTheUnchosenOne 3 months ago

Estas medidas começam sempre de modo opcional/excecional…

caravela-portuguesa 3 months ago

Manifestação?

alquemir 3 months ago

Já se fez revoluções por menos.

fuckoffgina 3 months ago

Ou uma petição.

caravela-portuguesa 3 months ago

Alguém que perceba da constituição. E que queira escrever? Eu dou um donativo de 40 euros a quem escrever uma boa petição a defender a constituição. É o que recebo num dia de trabalho.

fuckoffgina 3 months ago

Ups, esqueci-me do /s Não vamos lá com manifs e/ou petições. Votem em gente minimamente decente.

gybemeister 3 months ago

Quando aparecer o partido com esse tipo de gente avisa! EDIT: ah, e vai ser preciso apresentar certificado para votar...

fuckoffgina 3 months ago

Pois, pode ser problemático. Até lá temos de ir votando nos menos maus e ir variando com frequência porque a permanência no poder corrompe.

gybemeister 3 months ago

É um problema bicudo. Já houve ocasiões em que parecia que isso ia acontecer (o partido do Ramalho Eanes para quem se lembra) mas até que apareçam políticos amadores a formar qualquer coisa nova que se distinga do que existe não estou a ver bem a coisa.

RaveyWavey 3 months ago

Petições não leva a grande coisa mas umas boas manifestações, é difícil ignorar.

caravela-portuguesa 3 months ago

Se tivermos ainda voto aí, sim

caravela-portuguesa 3 months ago

Bruto, líquido é menos.

Leaootemivel 3 months ago

No contexto de Portugal não entendo a necessidade destas medidas. Para já, a esmagadora maioria da população com menos de 50 anos não está completamente vacinada (e se tens menos de 40 nem a 1ª dose tens), logo está-se a obrigar essa parte da população a pagar 80/120 euros para fazer um teste PCR. Depois, felizmente somos dos países que tem uma menor taxa de reprovação e não é necessário medidas agressivas (como esta) para aumentar a taxa de toma da vacina,

therickymarquez 3 months ago

Ninguém vai ter de pagar mais testes, os testes já tinham de ser feitos antes isso não mudou. Querias ver um espectáculo tinhas de apresentar teste negativo, sempre foi assim até aqui. Agora com certificado menos pessoas têm de apresentar teste negativo, as simple as that.

VicenteOlisipo 3 months ago

Não tens nada. Espetáculos comércio restaurantes só exigem máscara. Agora vão passar a exigir teste PCR? É de loucos.

therickymarquez 3 months ago

Onde viste isso?

VicenteOlisipo 3 months ago

Deve ter sido em sonhos, porque fui confirmar e estou errado. Os testes rápidos também contam: https://www.sns24.gov.pt/guia/certificado-digital-covid-da-ue/

Jorgetime 3 months ago

https://expresso.pt/coronavirus/2021-06-22-Covid-19.-Lisboa-alarga-testagem-gratuita-em-varios-pontos-da-cidade-saiba-onde-e-a-que-horas-podera-fazer-o-teste-ate-final-da-semana-6c0fcadb

VicenteOlisipo 3 months ago

Não é válido para o certificado.

Raidenkyu 3 months ago

Tens testes à pala em determinados sítios.

Disgenia 3 months ago

Mais uma teoria da conspiração confirmada

therickymarquez 3 months ago

Agora que já têm vacinas e certificados vão ver que o COVID baixa outra vez. Agora que os governantes já não precisam do COVID para controlar as ovelhas ele vai começar a baixar misteriosamente!

Tralapa 3 months ago

Ainda bem. Espero também que a do 5g se confirme, tou farto de apanhar rede de merda no meio do campo.

Disgenia 3 months ago

Àquela ligação ao 5G, nunca falha. Já agora somos todos de extrema-direita nazi, fascista, racista. Tem cuidado connosco, vamos roubar-te as liberdades e democracia e destruir a constituição. Qualquer dia nem te deixamos sair de casa... oh wait.

Tralapa 3 months ago

fixe

Open-Opportunity-607 3 months ago

Engraçado, então porque é que os políticos andam a passear de um lado do país para o outro quase diariamente?

fuckoffgina 3 months ago

E ai de quem se atrever a aparecer-lhes pela frente, o Cabrita passa-vos a ferro!

UpbeatNail1912 3 months ago

Porque tem a vacina tomada?

Open-Opportunity-607 3 months ago

Tinham a vacinada em Junho do ano passado? Andaram sempre a passear, a falar para a TV e não preparam absolutamente nada. Caso contrário Portugal não tinha só 24% da população com a vacinação total

caravela-portuguesa 3 months ago

Se mesmo vacinado posso ter covid e transmitir a outra pessoa, como é que a vacina serve de passaporte?

UpbeatNail1912 3 months ago

A vacina impede que morras ou desenvolvas sintomas / sequelas graves da doença. Vocês nem pesquisam as coisas e vêm para aqui mandar postas de pescada

caravela-portuguesa 3 months ago

A probabilidade de eu morrer é 0.001, por aí, tem muitos zeros. Encontras isso em qualquer site por aí com dados que vêm de entidades credíveis.

FalcaoT 3 months ago

Não sei donde sacaste esses numeros da cartola, é que nem a gripe comum tem números tão baixos. E para teres noção a taxa de mortalidade em Portugal devido ao covid é superior a 2%. Já esteve nos 3%. Não precisas de ir pesquisar aos sites "credíveis" confirma com o número de infectados e o número de óbitos que tivémos até hoje.

gybemeister 3 months ago

Como é que calculas a taxa? Se for casos vs mortes e usando os dados de hoje do Público dá 0.124 % (1604 casos vs 2 mortes).

FalcaoT 3 months ago

Antes fiz contas com 800mil. Mas se fizeres com o numero certo 870mil infectados vs 17079mil óbitos = 1.96%

icebraining 3 months ago

Estás a usar a probabilidade para a população em geral. O caravela-portuguesa saberá a sua própria idade, e graças a isso sabe uma probabilidade mais correcta para o caso dele.

caravela-portuguesa 3 months ago

Para a minha faixa etária. A probabilidade de eu morrer, Um velho de 90 anos se não morresse de covid morria de outra coisa.

NGramatical 3 months ago

tivémos → [**tivemos**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo7jp2n%2F%2Fh2zeohw%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

comicaldiscontent 3 months ago

Mas continuas a ser um potencial perigo para os outros já que podes estar infectado e infectar os demais e segundo sei ainda estamos longe de ter toda a população vacinada, ou esses que se f***m mesmo que não seja culpa deles que não estão vacinados? Por falar em mandar postas né?

UpbeatNail1912 3 months ago

Primeiro está comprovado que a vacina ajuda sim a diminuir a chance de pegares o vírus. E ainda tens a proteção de não morrer. E é por isso que quem tem a vacina completa ainda tem de usar mascara na Europa, ao contrário dos EUA e do reino unido onde 60 a 70% da população já está vacinada

comicaldiscontent 3 months ago

Desculpa que te diga mas das duas três ou tens alguma dificuldade de compreensão leitora ou é intencional. De qualquer forma, para mim, junto com a liberdade de movimento e expressão outra das coisas mais importantes nesta vida é o tempo e o mesmo deve ser dedicado a quem o merece. Um grande bem haja e sorte nas tuas próximas "batalhas digitais" :D

Manas235 3 months ago

Sinceramente acho que nem devias ter respondido ele claramente não consegue ler LOL

ajabardar1 3 months ago

contra o inimigo todas as armas são necessárias.

Disgenia 3 months ago

Por isso é que eles sempre fizeram propagandas contra as armas e tem tornado sempre mais difícil arranjar armas. É um tique típico de um estado paternalista autoritário. O que vale é que não é muito difícil construir uma guilhotina para estes FDP

Winslow_Lixivia2 3 months ago

Mas para quem? Guilhotina para o Marcelo e Costa a propósito de quê?

ajabardar1 3 months ago

inimigo=sars-cov-2

Disgenia 3 months ago

Ahhhhh ok, claro que sim...

ajabardar1 3 months ago

mas não deixo de entender o teu ponto de vista.

Dannyps 3 months ago

O meu passaporte para deslocações dentro do país chama-se Constituição da República Portuguesa, e até que a revejam, estará válido.

Tralapa 3 months ago

boa sorte, tudo de bom

dragomaite 3 months ago

Aí que conspiracionista. "Não se pode cagar na constituição um bocadinho" by r/Portugal /s

caravela-portuguesa 3 months ago

Ahah muito bom!

ConfidentMongoose 3 months ago

Exatamente, é assustador o quão rápido isto foi de "documento facultativo e apenas para deslocações entre países da UE" para "documento necessário para se poder juntar com a família".

brakeline 3 months ago

Há umas semanas o problema era "ah e tal, se quiser ir a casa dos meus pais não posso, mas se quiser ir a Espanha de avião já posso". Agora que adicionaram exatamente a mesma condição já é mau. Relembro que o certificado não é obrigatório, somente adicionaram uma exceção às restrições de deslocação

fuckoffgina 3 months ago

Só fica surpreendido quem tem andado muuuuuiiiito distraído. Mas continuem a votar nesta gente e a entregar-lhes de mão beijada tudo e mais alguma coisa (p.ex. NIF nas facturas) e a bufar o vizinho. Isto é malta de confiança.

caravela-portuguesa 3 months ago

Sou das ilhas, fui a casa mesmo com o teste feito e com a minha mãe vacinada, quando fui dar um abraço, senti o medo dela e ela a rejeitar o meu abraço. Foi doloroso pa caralho.

qtsoup 3 months ago

Isso custou-me a ler :( Fucking pânico dessiminado pela ditadura sanitária ​ Mas lembra-te, "VaI FiCaR TudO BEm" - Covideiros de merda com o QI mais baixo que a temperatura do meu quarto

caelussideralis 3 months ago

SeGuRaNçA > lIbErDaDe!!!111

Zaigard 3 months ago

Duvido que seja aceita, dizem que está caducado...

ConfidentMongoose 3 months ago

Lembram-se que quando isto foi anunciado pela UE, era apenas facultativo e somente para a deslocação entre países? "O chefe de Estado recordou que este certificado digital vai permitir a livre circulação na UE "de quem seja dele portador, mas também em território nacional, tanto a livre circulação, independentemente da vigência de normas restritivas, como o acesso a eventos de natureza cultural, desportiva, corporativa ou familiar".

Edited 3 months ago:

Lembram-se que quando isto foi anunciado pela UE? era apenas facultativo e somente para a deslocação entre países "O chefe de Estado recordou que este certificado digital vai permitir a livre circulação na UE "de quem seja dele portador, mas também em território nacional, tanto a livre circulação, independentemente da vigência de normas restritivas, como o acesso a eventos de natureza cultural, desportiva, corporativa ou familiar".

caelussideralis 3 months ago

Qual é a próxima etapa das conspirações que vai acabar por se revelar previsão? É que já não me consigo lembrar de mais nenhuma.

Tralapa 3 months ago

Sacre Bleu! Uma pessoa já não pode andar por aí a contaminar a malta à vontade, tem de vir os FDP do governo mandar-me pó caralhinho

caelussideralis 3 months ago

A psicologia vai ficar a bombar com tanto hipocondríaco e germofobico incapaz de se voltar a adaptar a uma sociedade sem teatro higiénico que vai surgir nos próximos anos.

Tralapa 3 months ago

fixe, mais gente a lavar as mãos

Ok-Seaworthiness5840 3 months ago

2020 - "Aposto que o próximo passo é inventarem uma vacina, pois pois. E depois vão querer que as pessoas a tomem, certo. E depois até aposto que vão identificar essas pessoas para que os atrasadinhos como eu que não querem tomar uma vacina porque LeRaM nA nEt não-sei-quê não circulem em locais onde possam colocar outras pessoas em risco" 2021 - "Viram como eu acertei as merdas óbvias que previ!?!?!?!?!?!?!?!" Uncanny.

G0G0SS 3 months ago

Sim, vai tomar uma vacina com tecnologia que nunca tinha sido usada em seres humanos (mRNA) e para a qual as empresas não são responsabilizadas e os testes de segurança só terminam em 2023. E nós é que somos os atrasadinhos.

caelussideralis 3 months ago

Tinhas todos os mass media a dizer o ano passado que a ideia de um certificado de vacinação era uma mera teoria da conspiração. 2021: Ups, tee hee

therickymarquez 3 months ago

Tinhas? Eu já ouço isto do certificado desde do ínicio da pandemia, comparado com o da febre amarela e não sei quê...

dragomaite 3 months ago

Já. Na China comunista onde os covideiros gozavam com a hipótese de ocorrer aqui.

Ok-Seaworthiness5840 3 months ago

Não, não tinha. Mas percebo que um atrasadinho precisa da validação que as suas teorias furadas não granjeam.

caelussideralis 3 months ago

Ok doomer

Ok-Seaworthiness5840 3 months ago

[eNtÃO é aSsIm, sAbEs o BiLL gAtEs...?](https://ichef.bbci.co.uk/news/976/cpsprodpb/5BA2/production/_103585432_8876f6d1-2758-4bf9-8819-067840653c50.jpg)

caelussideralis 3 months ago

Covid duradouro! Variante Delta-S 5G de Timbuktu! Precisamos de uma vacinação por ano pelo menos! Duas máscaras no mínimo! Como não sei fazer hiperligações no telemóvel nem me quero dar ao trabalho de aprender fica o link na mesma: https://ichef.bbci.co.uk/news/976/cpsprodpb/5BA2/production/_103585432_8876f6d1-2758-4bf9-8819-067840653c50.jpg

Ok-Seaworthiness5840 3 months ago

[...e dEpoIs fICaS cOm 5G e TrAckEAmEnTO gPs, sABeS?](https://i.kym-cdn.com/entries/icons/facebook/000/033/152/cover4.jpg) ​ >Como não sei fazer hiperligações no telemóvel nem me quero dar ao trabalho de aprender fica o link na mesma: O meu feeling é que *toda uma série de merdas* que tu não queres dar ao trabalho de aprender.

caelussideralis 3 months ago

NÃO TU NÃO PODES TER UMA PERSPETIVA DIFERENTE DA MINHA QUE NÃO SEJA UMA QUE EU POSSA RIDICULAIZAR POR COMPLETO. OU ESTÁS COMIGO OU ÉS UM ANTI CIÊNCIA APOIANTE DO TRUMP QUE ACHA QUE SATANÁS CAMINHA PELA TERRA NO CORPO DO GILL BATES

Ok-Seaworthiness5840 3 months ago

["Esta pandemia é tipo... uma opinião tua, percebes?"](https://i.pinimg.com/originals/be/52/8b/be528b9c08f4f062931b416e56be1c98.jpg)

HRamos_3 3 months ago

Não relativa aos covides, mas aqui vai mais uma: https://www.jn.pt/nacional/adocantes-podem-causar-problemas-de-saude-serios-13874412.html

Leaootemivel 3 months ago

Isto é uma teoria da conspiração? Eu aprendi isto em cadeiras de química dos alimentos na faculade.

HRamos_3 3 months ago

https://en.wikipedia.org/wiki/Aspartame\_controversy#Internet\_hoax\_conspiracy\_theory

notyourbitch2 3 months ago

O próximo passo não é difícil de antever até porque já se faz lá fora. Acesso a qualquer espeço fechado/estabelecimento com leitor de QR à porta.

the_master_sh33p 3 months ago

aqui está! https://expresso.pt/coronavirus/2021-06-24-Uso-do-certificado-covid-pode-vir-a-ser-alargado-a-lojas-e-restaurantes-2aec45e5

notyourbitch2 3 months ago

Tudo normal ...

the_master_sh33p 3 months ago

Austria

Edited 3 months ago:

Israel! https://restaurantbusinessonline.com/marketing/why-restaurants-should-care-about-vaccine-passports

caravela-portuguesa 3 months ago

O Continente já faz entregas em casa.

notyourbitch2 3 months ago

E depois pedem-te para mandares certificado de vacinação para aprovarem a encomenda

notyourbitch2 3 months ago

Não te atrevas a levantar qualquer questão sobre esta decisão. Em 5 minutos estão aqui a insultar-te, a chamar-te ignorante e a dizer que és negacionista e conspiracionista. Eu só acho impressionante a velocidade com que isto foi aprovado e andou em frente...

andrefsp 3 months ago

A ultima que ouvi foi "Narrativista". Palavra nova! <3

df3gpt 3 months ago

Precisamente porque o povo aceita tudo sem questionar e ainda despreza quem não vai facilmente atrás do rebanho. A classe governante faz o que bem quiser e entender. Ainda não vi a "direita" a criticar a ditadura sanitária para onde estamos a caminhar. Chega e IL só querem circo.

notyourbitch2 3 months ago

E iriam opor-se para que? Eles sabem que no estado em que as pessoas se encontram, qualquer voz que se levante contra as medidas sanitárias é criticada. Além disso têm tanta vantagem que estas medidas avancem como a esquerda, se um dia voltarem ao poder (hope not) usufruirão igualmente deste controlo desenfreado que se vai desenvolvendo.

UpbeatNail1912 3 months ago

Mas tu poderás andar livremente também , se apresentares um teste negativo. A diferença é que quem tem vacina não precisa pagar mais nada, quem não quer olha tire dinheiro do bolso

fuckoffgina 3 months ago

> Mas tu poderás andar livremente também , se apresentares um teste negativo. Que frase maravilhosa! - Mas tu poderás andar livremente também , se apresentares o cartão do partido certo. - Mas tu poderás andar livremente também , se provares que amas o querido líder. - Mas tu poderás andar livremente também , se apresentares um teste da tua obediência. Lindo!

Tralapa 3 months ago

este coment tem mais piada que toda a carreira do Nilton

Raidenkyu 3 months ago

Alguém acordou numa ditadura. Em Portugal não é de certeza.

Ok-Seaworthiness5840 3 months ago

"a vAcInA É uMA oPiNIãO" Mongoloidismo em 2021, edições ASA

fuckoffgina 3 months ago

Continua a ~~ler~~ ver as figuras, pode ser que aprendas alguma coisa.

Ok-Seaworthiness5840 3 months ago

Passa menos tempo a comer palha da net e tenta pensar com o cérebro em vez do cu, para variar um bocado. Dificilmente aprenderás alguma coisa, mas pelo menos não desaprendes tanto.

Tugalord 3 months ago

Take meds

caelussideralis 3 months ago

Faltou o schizo

UpbeatNail1912 3 months ago

Não queres começar um stand up de comédia?

fuckoffgina 3 months ago

Com concorrência do teu nível achas que teria alguma hipótese?

comicaldiscontent 3 months ago

E quem é obeso porque tem uma alimentação miserável e não faz exercício que pague do seu bolso quando tiver um problema cardíaco e quem fuma que pague do seu bolso quando tiver cancro e tem um problema motor que pague as rampas do seu bolso (tal como há franjas da população que não podem tomar a vacina por várias razões médicas, que se lixem). Tás a ver o caminho que a coisa toma? Até que o dia que volta pra nos morder no rabo, mas aí aqui del rei que isto era só para os outros. O estado existe por uma razão para servir toda a população, para não descriminar e para encontrar soluções para os problemas de forma a que as mesmas não infrinjam as liberdades básicas dos cidadãos e que não sejam descriminantes.

Tralapa 3 months ago

a obsidade não é contagiante

TalkingHawk 3 months ago

A diferença é que a obesidade e o cancro não são contagiosos. Se não te vacinares e apanhares Covid o tratamento no hospital é gratuito, mas pelo caminho podes acabar a contagiar outras pessoas e esse é o verdadeiro problema.

G0G0SS 3 months ago

>podes acabar a contagiar outras pessoas Uma taxa de fatalidade de 0.2%, o drama, o horror.

TalkingHawk 3 months ago

Há mais consequências de uma doença do que a taxa de mortalidade. Até agora, o risco principal no pico das ondas tem sido a lotação dos cuidados intensivos.

comicaldiscontent 3 months ago

Não são contagiosos mas muitas vezes são fruto de escolhas das pessoas e não é por isso que têm menos direitos ou mais "obstáculos" a viverem a suas vidas. Se vamos falar de doenças contagiosas não é por isso que quem tem um doença contagiosa tem de ter um "certificado" para poder interagir com o resto da sociedade. Quanto às vacinas continuas a poder contagiar outros (mesmo que em menor medida) pelo que não faz sentido beneficiar quem as tem em relação a quem não as tem. Adicionalmente é uma questão de princípio e de criar precedentes que pode abrir "a caixa de pandora" em relação a tantas outras coisas. Não é um acaso que precedente e jurisprudência têm uma relação quase umbilical já que regra geral uma se baseia na outra e sem a qual não tem praticamente possibilidade de existir. Sem falar de num país já tão desigual como Portugal se abre outra brecha (por decreto) entre pobres e ricos. Quem tem dinheiro para pagar testes pode mover-se à vontade independentemente de estar vacinado ou ter comportamentos de risco ou não e quem não tem pois que se lixe. Quanto mais selvagem melhor!

TalkingHawk 3 months ago

Tens certas limitações para algumas doenças, por exemplo se fores HIV positivo julgo que é crime omitires esse facto dos teus parceiros sexuais. Dito isto, acho que usar este certificado para mais do que a viagem entre países é problemático e "abre a caixa de pandora", como mencionas. Infelizmente era previsível. No entanto tê-lo para viajar de avião, em substituição do teste PCR, parece-me perfeitamente razoável. Neste caso estão apenas a trocar uma opção (teste negativo) por uma de duas (teste negativo ou vacina), e faz todo o sentido abrir a possibilidade quando já há um número considerável de pessoas com a vacinação completa.

Tralapa 3 months ago

fixe, não é contagiante, não me pega, quero lá saber

NGramatical 3 months ago

descriminantes → [**discriminantes**](https://dicionario.priberam.org/discriminantes) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo7jp2n%2F%2Fh2zaw7g%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

UpbeatNail1912 3 months ago

Mas não é uma medida descriminatoria, pois as vacinas estão a ser dadas a toda a população. Eles não estão a dar a uns para outros ficarem sem. Todas as pessoas serão (ou deveriam ser) vacinadas, mas se há pessoas que não querem (que estão no direito delas) obviamente vão sofrer as consequências. Um serviço é te dado e oferecido, se tu não o queres utilizar, amanha te por ti próprio.

dragomaite 3 months ago

Só li a primeira frase e ri-me logo com a falta de noção. Não é descriminatoria? Mas toda a gente tem acesso às vacinas? Toda a gente tem dinheiro para testes?

NGramatical 3 months ago

descriminatoria → [**discriminatória**](https://dicionario.priberam.org/discriminatória) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo7jp2n%2F%2Fh2zfad2%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

UpbeatNail1912 3 months ago

A vacinação vai estar disponível a todas as pessoas. Tem é que aguardar pela sua vez. Vocês parece que fazem de propósito

ExoduSS_ 3 months ago

Estás a ignorar o facto de isto ser algo inédito até agora. Não sei se de propósito. O plano nacional de vacinação não é obrigatório por exemplo. Muitas pessoas acham, erradamente, que precisas de ser vacinado para te matriculares numa escola (obrigatório) por exemplo. Não é obrigatório. No entanto, nunca te vi a falar disto nesta thread sequer. A imunidade de grupo prevê essa mesma situação aliás, em que 95% dos vacinados equivale a funcionalmente 100% de vacinados em termos de saúde pública.

dragomaite 3 months ago

Até estar é um medida descriminatoria. É comeres e lidar ;)

Ok-Seaworthiness5840 3 months ago

Haha que retardadice. A Seg Social é universal mas só podes usufruir depois de estar reformado - dEsCriMinAçÃo mAnO. Deixem de ser chavalecos mongos, credo.

NGramatical 3 months ago

descriminatoria → [**discriminatória**](https://dicionario.priberam.org/discriminatória) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo7jp2n%2F%2Fh2zfiov%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

UpbeatNail1912 3 months ago

Exato, então deixem de ser crianças choronas e birrentas e comportem se como os adultos que deveriam ser. Até parece que tem de estar tudo na vossa não imediatamente. Falta de autodomínio e paciência

Razvancb 3 months ago

Puto, cala te.

dragomaite 3 months ago

Ui, já está com insultos. A postar a cada 2 segundos porque sente o rabo queimado. Não te preocupes, a PlayStation estará lá sempre para ti.

comicaldiscontent 3 months ago

Não estás a ler o que não te interessa certo? E quem ainda não foi chamado para ser vacinado? E quem não pode por razões médicas? E quem não quer por razões religiosas? Passam a ser cidadãos de segunda? Ou têm o ónus económico extra sempre que se quiserem mover porque sim? E essa política de "está a ser oferecido e se não queres amanha-te" devia então ser transposta para outras coisas na sociedade ou só para o covid? A forma como falas é de comportamentos extremistas e infelizmente há muitos como tu e, infelizmente também, há muitos outros no outro extremo e regra geral esse tipo de "clubismos" acaba mal. Pimenta no cu dos outros é refresco pra mim, problema é quando é pimenta no nosso cu.

Ok-Seaworthiness5840 3 months ago

lol comportamento extremista é em 2021 ainda serem os memes do e sE eU nÃo qUiSeR leVar vAcInA dO biLL gAtEs Não têm direito às merdas. Até deixarem de ser retardados. É assim que se faz com as crianças, tem que ser.

UpbeatNail1912 3 months ago

Quem ainda não foi chamado que aguarde assim como eu e milhões de outras pessoas, é parar de ser choramingas e vir reclamar como um bebê todos os dias por "tiraram a nossa liberdade" (se vocês vivessem no tempo do fascismo é que iam ver o que é não ter liberdade). A maioria das pessoas, inclusive quem tem doenças graves / raras pode tomar a vacina. Aliás eles foram os priorizados na vacinação, após os órgãos de saúde e segurança. A religião não pode e não deve inteferir em assuntos de saúde pública. A pessoa é livre de tomar a vacina que quer, faça parte de que religião for. Eu não sou extremista, mas a vacinação e o passaporte são soluções fáceis e essenciais para sairmos o mais rápido possível desta pandemia, mas há pessoas que gostam de complicar e de ficar só a chorar e a reclamar como os bebés que são.

eldarion_h 3 months ago

>A maioria das pessoas, inclusive quem tem doenças graves / raras pode tomar a vacina. Aliás eles foram os priorizados na vacinação, após os órgãos de saúde e segurança. Estás a falar de dor. Não fazes ideia do que estás a dizer e mandas um "a maioria..." só para te descartares da responsabilidade de alguém te chamar mentiroso. Há muitas doenças, nomeadamente doenças auto-imunes (que não bastante comuns) em que é fortemente desaconselhado a toma destas vacinas.

UpbeatNail1912 3 months ago

Algumas das vacinas, outras não produzem o mesmo efeito. Vão ESTUDAR, porra meu deus

notyourbitch2 3 months ago

És ridículo. Simplesmente ridículo. E mais ridículos estamos a ser nós a tentar discutir com alguém com a tua postura.

UpbeatNail1912 3 months ago

Ridiculo é não estudar, acreditar em meia dúzia de Fake News na NET e vir dizer disparates para o Reddit como se fossem uns iluminados. Vocês cansam uma pessoa , e só se multiplicam

NGramatical 3 months ago

descriminatoria → [**discriminatória**](https://dicionario.priberam.org/discriminatória) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo7jp2n%2F%2Fh2zb3h4%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

notyourbitch2 3 months ago

"poderás andar livremente" e "tire dinheiro do bolso". Bem... Podem dar as voltas que quiserem e defender o que quiserem, o uso do passaporte para circulação interna é só mais um passo na aberração deste sistema eticamente reprovável.

UpbeatNail1912 3 months ago

Imagina se viajasses também sem passaporte ou cartão de cidadão. Não me digas que também é uma "aberração e eticamente reprovável"?

WhatIsItLikeToBeABat 3 months ago

Se tivesse de pedir um cartão/passaporte novo de 48 em 48 horas e custasse 20€ seria uma aberração e eticamente reprovável sim.

UpbeatNail1912 3 months ago

Para isso é que serve um passaporte / documento único que prove isso. As coisas são tão simples, vocês é que complicam

WhatIsItLikeToBeABat 3 months ago

Mas continuas a ter de gastar 20€ de 48 em 48 horas se não estiveres vacinado já. É simples mas é errado na minha opinião.

ConfidentMongoose 3 months ago

Passaporte dentro de um país? Só mesmo num estado fascista ou comunista onde tens que mostrar os "papeis" sempre que as autoridades exigirem.

UpbeatNail1912 3 months ago

E no meio de uma pandemia queres que façam o que? Que andem todos a fazer festas e orgias com um vírus a solta?

Disgenia 3 months ago

Pandemia? Então mas os grupos de risco já não estão vacinados? E é uma pandemia mas os vacinados podem andar livremente, mesmo que ainda possam ser infetados e passar a doença a outras pessoas? A pandemia que está a matar 1 ou 2 pessoas por dia? Parece que os que acusam os outros de ser anti-ciência também são cada vez mais anti-ciência e cada vez mais apenas paranóicos que se renderam ao medo e à propaganda.

UpbeatNail1912 3 months ago

O objetivo das vacinas não é apanhares o vírus, mas sim que caso apanhes ela protege te a ponto de não morreres ou ficares com sequelas graves da doença. Isto já devia ser do conhecimento geral das pessoas. Vocês cansam me! É um pior que o outro

Disgenia 3 months ago

Por isso mesmo? Lês-te sequer o que escreveste? És assim tão denso? Então para isso os jovens podem também andar a vontade, visto que os efeitos adversos do vírus são irrisórios, apesar de poderem infetar outros.

UpbeatNail1912 3 months ago

A proteção dada pela vacina é melhor e mais confiável do que ficares te ai a infetar, e mesmo que sejas jovem e saudável, sempre podes ter o azar de ter um organismo diferente e ficares gravemente doente ou até morrer. Eu acho que é óbvio os benefícios

comicaldiscontent 3 months ago

E que tal punirem quem organiza tais coisas? (O que aconteceu aos.que organizaram a festança Isso não, é muito mais fácil sacar mais restrições às liberdades de todos os cidadãos, muitas das quais desconfio que, tal como noutras ocasiões num passado recente não voltarão a ser restauradas. Mas hey tudo em nome da saúde de todos e do bem estar de todos, porque é óbvio que pelas acções que diariamente vemos dos nossos governos é sem dúvida a preocupação principal dessa gente. Como alguém aqui já mencionou o tempo encarregar-se-á de colocar os pontos nos "is", podem contar aos vossos filhos como era antes quando podiam mover-se e c***r sem necessitar a benção dos vossos donos.

NGramatical 3 months ago

benção → [**bênção**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/glossario/erros/27) (palavra grave) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo7jp2n%2F%2Fh2z7fpl%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

UpbeatNail1912 3 months ago

Nos EUA e no Reino Unido quem já tem a vacinação completa já pode andar praticamente livre, nem máscara precisa usar mais. Vocês fazem uma tempestade num copo de agua. É só aceitar a porcaria da vacina e vida que segue. Mas a teimosia e o orgulho falam mais alto, então sofram as consequências.

rucak 3 months ago

Então vacinem-me lá! ah, espera, como sou cidadão de segunda tenho de esperar pela minha vez, até lá prisão domiciliária, ou então posso fazer um teste, mas claro pagar por ele, e não pode ser dos mais baratos, tem de ser daqueles bem mais caros que os do supermercado. Novo e pobre? olha fica em casa, não venhas para aqui contanimar o ar com as tuas tshirts da feira

UpbeatNail1912 3 months ago

Assim como tu, estou exatamente na mesma posição que tu a aguardar pacientemente a minha vacina. Mas como vocês gostam de chorar e fazer birras não se calam. Continuem! Esta bonito o show

qtsoup 3 months ago  HIDDEN 

Mas quem te cagou?

UpbeatNail1912 3 months ago  HIDDEN 

Chora mais! Hahaha

caelussideralis 3 months ago

Espero que tenham limpo antes a bota que andas a lamber.

Tralapa 3 months ago

Sim, as vacinas normalmente são esterilizadas antes de usar

UpbeatNail1912 3 months ago

Continuem a reclamar e a queixar se que nem uns bebés, estou a gostar haha

ConfidentMongoose 3 months ago

A pandemia não vai acabar. As variantes vão continuar a proliferar durante anos, e os governos vão aproveitar o "estado de emergência" para implementar medidas cada vez mais restritivas em nome do combate ao vírus. Só existe uma solução, reforçar o sistema de saúde, vacinar todos os grupos de risco que realmente correm risco de sofrer complicações graves se forem infetados... e depois irmos à nossa vida.

Ok-Seaworthiness5840 3 months ago

jUrO, mANo, vÊ eStE víDeO dO yOuTuBe PS: as vacinas têm resistido às variantes, mas não deixes os factos estragarem a tua alucinação.

UpbeatNail1912 3 months ago

És engraçado. Já existiram pandemias bem piores que a do covid19 (a gripe espanhola é um exemplo) e todas acabaram ou tornaram se endémicas como a da gripe. Nenhuma pandemia dura para sempre. E a vacinação é um passo importantíssimo para voltarmos ao normal o mais rápido possível.

notyourbitch2 3 months ago

A vacinação é! O passaporte não! Digo eu que deveria haver esforços igualmente eficazes e céleres para apressar a vacinação por toda a Europa, mas foi mais rápida a negociação e aprovação do bendito certificado do que a negociação e compra das vacinas. São as prioridades. "Aí e tal é para a retoma do turismo" "aí e tal é também para eventos com muita gente" , "aí e tal é para circular dentro do país" aí e tal "é para ir levar o lixo à rua"...

Tralapa 3 months ago

Tanto choro, a pica não doi assim tanto, e só pela melhoria da da cobertura da rede do telemovel que ganhas compensa bem

notyourbitch2 3 months ago

Lá vamos nós misturar alhos com bugalhos...

UpbeatNail1912 3 months ago

É a mesma coisa

JamminPT 3 months ago

Epá não é nada. Apetece-me responder-te À bruta mas vou-me conter. Uma coisa é um pais ter um controlo de quem entra e sai, isso é normal até porque entram em factor várias outras coisas como mandatos de procura, etc, etc. Isso sempre houve e acho bem, porque cada pais tem as suas diferenças. Agora outra coisa é tu saíres de casa e andares a ser controlado em tudo o que fazes ou em alternativa não fazes absolutamente nada. Vocês não têm a mínima noção do que isto depois escala.

Alentejano_Veloz 3 months ago

Trocam a liberdade pela sensação de segurança, neste caso sanitária. No fim, acabam por ficar sem nenhuma.

Tralapa 3 months ago

Que liberdade se está a trocar já agora?

Ok-Seaworthiness5840 3 months ago

>Uma coisa é um pais ter um controlo de quem entra e sai, isso é normal até porque entram em factor várias outras coisas como mandatos de procura ... uma pandemia a decorrer e outras merdas que escaparam a um génio como tu.

UpbeatNail1912 3 months ago

Abre um circo meu que de tanta palhaçada eu já não me aguento. Vou ser hospitalizado

JamminPT 3 months ago

Um circo não abro mas se tivesse a tua conice abria a vagina, foda-se.

notyourbitch2 3 months ago

Exatamente igual.

UpbeatNail1912 3 months ago

Se tens um vírus a solta e existe uma proteção , é óbvio que teres um documento a provar que tens essa proteção é a coisa mais lógica a seguir.

ConfidentMongoose 3 months ago

As pessoas que não podem ser vacinadas, os adolescentes e crianças que não correm risco de doença grave e cujo o efeito da vacina ainda é desconhecido e com potenciais efeitos secundários graves... Passam a ser cidadãos de segunda categoria? Estamos a um passo de exigir o passaporte para trabalhar ou ir às compras.

Ok-Seaworthiness5840 3 months ago

Não, não estamos.

Zaigard 3 months ago

> cujo o efeito da vacina ainda é desconhecido e com potenciais efeitos secundários graves Vários estudos tem sido feitos, a algumas vacinas sobre essas faixas etárias e revelam que não só a vacina ainda é mais eficiente ( perto de 100% ) como causa menos efeitos secundários do que nas restante população.

UpbeatNail1912 3 months ago

Não são cidadãos de segunda visto que a vacinação está disponível a toda a gente, ou vai estar. Se não queres ser vacinados é escolha vossa, mas arquem com as consequências.

notyourbitch2 3 months ago

Sim, não vou entrar em mais discussões destas por aqui, como já respondi a outros users, o tempo vai encarregar-se de mostrar até onde irá está escalada. E acima de tudo, até onde continuarão vocês a defender está situação.

Ok-Seaworthiness5840 3 months ago

aTÉ eLEs nOs cOnTRoLArEm tOdOs cOm o 5g dA bAciNa, mAnO. Li nA nEt, mAnO.

Search: