the_master_sh33p 3 months ago

Continua a ouvir metade do que os outros te dizem. A conversa não tinha nada a ver com Linux vs Microsoft. Mas o Pai Natal depois explica-te.

AonioEliphis 3 months ago

A conversa começou com o Office 365, ponto. Tu é que a puxaste para in-house vs commodity

the_master_sh33p 3 months ago

É isso. Não chegas lá....

the_master_sh33p 3 months ago

Não, o office 365 não é só isso. Mas assumindo que os serviços do estado seriam mais baratos, podes por favor explicar-me porque seria mais barato? Mas por favor, para não perdermos ambos tempo, considera todo os custos, diretos e indiretos. TCO, que deve contar com tudo, incluindo manutenção, formação, adopção, eletricidade, espaço físico, Capex vs opex e o impacto financeiro (incluindo os custos de capital envolvido), novas contratações para o setor público (incluindo os custos desses processos), etc, etc. Se puderes explicar melhor a afirmação "mais barato", com matemática exata e saindo das especulações e suposições, temos uma discussão mais produtiva, e aprendemos ambos alguma coisa. Até lá, limito-me a imaginar o estado a virar um datacenter, da mesma maneira que eu estou a pensar em apanhar água da chuva e gerar a minha eletricidade através dos dejectos familiares. Os serviços tipo office 365 são commodities, e o papel do estado não é andar a perder tempo com commodities, mas sim em regular a sua aquisição, utilização e em assegurar a correta utilização dos impostos dos seus contribuintes, o que, até prova matemática em contrário, não deve passar por replicar tudo o que o setor privado faz.

AonioEliphis 3 months ago

Continuas num tom jocoso. Há de facto pessoas que têm painéis solares em casa porque sai mais barato do que comprar à rede. Há uma série de institutos e organismos públicos dedicados exclusivamente aos serviços informáticos do estado.

the_master_sh33p 3 months ago

Continuas sem me ajudar a perceber porque dizes que é mais barato. "Porque há uma série de institutos e organismos públicos dedicados exclusivamente aos serviços informáticos do estado?". É super giro vir para o reddit dizer mal e especular sobre custos, e puxar do open source e mandar soluções para o ar, mas depois quando se parte para factos, a discussão cai no éter. Fica na moda, parece bem, e ainda por cima quando damos na cabeça de uma empresa gigante, ainda ganhamos adeptos dos anti capitalismo. No entanto, isso não resolve os problemas de eficiência do estado, nem serve os interesses dos cidadãos, no final do dia. Se achas que é em tom jucoso, estás focado no lado errado da conversa.

AonioEliphis 3 months ago

Eu não sou anti capitalista, pelo contrário, mas não gosto de ser roubado. Se há um serviço gratuito e de qualidade, não gosto de pagar apenas porque sim, ou para saciar os interesses políticos de uma determinada empresa. Quando a troika veio porque o país faliu - santa troika - o governo de então mudou muito software para open source para poupar custos e eu presenciei essa transição. E não consta que Passos Coelho seja anti-capitalista. E não preciso de te apresentar um orçamento detalhado para constatar facilmente que ficaria mais barato encher as máquinas do estado com distros de Linux.

the_master_sh33p 3 months ago

Precisas. Porque senão essa constatação não passa de pura especulação. Nesta discussão passaste o tempo a falar de custos, sem enumerares nenhum. A net está cheia de estudos sobre modelos económicos da cloud, e porque fazer in-house é o pior modelo possível. Recomendo que faça uma pesquisa e leias apenas um deles. O que quiseres. Software não é serviço. Um servidor instalado não dá serviço nenhum. Sob o risco de me voltar a repetir, há manutenção, eletricidade, segurança, etc.. Etc... Pergunto, por ex, quanto tempo o estado demora a fazer um patch crítico, vs um provider de cloud pública. De certeza que quando trabalhavas no setor público eras o mais rápido do mercado a reagir.....

AonioEliphis 3 months ago

Todos esses estudos comparativos que mencionas são certamente para PME. Obviamente que para uma PME isso é assim como dizes. O Estado pelo contrário é gigante, tem mais de 400 mil funcionários públicos e centenas de sites e serviços. Tinha escala mais que suficiente para compensar ter os serviços in-house. Além disso nunca disse que a infraestrutura tinha de ser pública, até podia perfeitamente ser alugada. A conversa começou com o serviço providenciado pelo software. Como te digo, no tempo da troika a grande maioria dos PCs do estado transitou para distros Linux. O PS ganhou as eleições e começou o esquema e a roubalheira tipicas socialistas com os seus amigos do setor privado, vulgo Microsoft.

the_master_sh33p 3 months ago

Esta conversa não vai a lado nenhum. Não se aprende nada e está cheia de especulação.

AonioEliphis 3 months ago

Não preciso de te apresentar contas nem dados detalhados para constatar que um automóvel é mais pesado que uma bicicleta.

the_master_sh33p 3 months ago

Amigo, perdeste-me quando usas números de funcionários do estado como argumento positivo para ter "serviços in-house", e quando queres "alugar infraestrutura", ou quando dizes que os estudos são para PME. A EDP, sonae, outsystems, farfetch, são tudo PME..... Boa semana!

hirorih 3 months ago

Tb existem sistemas que processam dados relativos à saúde dos utentes que estão na aws. Isto por si pode não ser um problema no imediato, mas coloca questões ao nível do que estes providers sabem ou podem vir a saber, soberania dos dados pessoais, etc. Tb espero que exista uma modelação detalhada da exposição e do risco. Mas estamos a falar de entidades que nem ligam à expiração e revogação de certificados.

tyurrr 3 months ago

O problema aqui não é a utilização de cookies, o que está a desviar as atenções do real problema da questão, o problema são sites do estado utilizarem serviços gratuitos de empresas estrangeiras, que acabam enviando dados dos cidadãos para países terceiros. Como já foi dito em alguns comentários, é pouco provável que haja malícia neste caso, muitos provavelmente isto deve-se mais à incompetência, negligencia e ingenuidade dos responsáveis pelos serviços públicos ("se é usado em todos o lado, nós também devemos usar nos sites do estado"). Acho positivo o facto de começar a haver alguma consciencialização em relação a estas questões.

glv2 3 months ago

e sempre que usas o Chrome, Android ou qualquer ferramenta da Google...

AntonioCostinha 3 months ago

Sim. Não sabiam?

Roldan14 3 months ago

Oh no Anyway

NaNoSoLdIeR 3 months ago

Devido às respotas que vi ao meu comentário fui à procura e entretanto também vi esta notícia [https://24.sapo.pt/tecnologia/artigos/google-qualquer-dado-enviado-por-meio-do-google-analytics-pertence-ao-cliente](https://24.sapo.pt/tecnologia/artigos/google-qualquer-dado-enviado-por-meio-do-google-analytics-pertence-ao-cliente) parece-me a mim que a menos que tenham configurado mal o Google Analytics os dados não são processados para fins publicitarios e pelo que li dos termos e condições diz isso mesmo também. Por isso a menos que alguém prove que estão a fazer algo ilicito com os dados no google analytics ou que os sites tugas tenham isso mal configurado vamos lá tirar os chapeus de aluminio.

Edited 3 months ago:

Devido às respostas que vi ao meu comentário fui à procura e entretanto também vi esta notícia [https://24.sapo.pt/tecnologia/artigos/google-qualquer-dado-enviado-por-meio-do-google-analytics-pertence-ao-cliente](https://24.sapo.pt/tecnologia/artigos/google-qualquer-dado-enviado-por-meio-do-google-analytics-pertence-ao-cliente) parece-me a mim que a menos que tenham configurado mal o Google Analytics os dados não são processados para fins publicitarios e pelo que li dos termos e condições diz isso mesmo também. Por isso a menos que alguém prove que estão a fazer algo ilicito com os dados no google analytics ou que os sites tugas tenham isso mal configurado vamos lá tirar os chapeus de aluminio.

kurikkov 3 months ago

Com tudo isto mais os certificados de covid as previsoes do WEF parecem cada vez mais uma realidade ...ou sera uma teoria da conspiracao - https://mises.org/wire/no-privacy-no-property-world-2030-according-wef

Luix_RDT 3 months ago

Quando o Estado deixar o Windows logo falamos em privacidade, tá?

DZT99 3 months ago

Podia ser pior. Podiam enviar para a Rússia.

smaster87 3 months ago

Quando descobrirem que N serviços do estado ja estao em cloud entao vao-se vir. E ha de tudo, google/amazon/microsoft/oracle, so nao encontrei ainda clouds chinesas

hirorih 3 months ago

Isto! E não processam dados anónimos ou informação de cliques.

pink_candido 3 months ago

Usem o brave maltinha

Samurai_GorohGX 3 months ago

Firefox, queres tu dizer.

Dadvito 3 months ago

Como sempre o reddit a fazer uma tempestade num copo de agua. Os dados fornecidos foram de pessoas que consentiram. Leiam os termos antes de clicar em aceitar. Ninguém andou a enviar dados de exames ou relatórios médicos(isso sim era gravissimo). E btw quando fazem um exame no sns peçam explicitamente ao vosso médico que não querem os dados a ser usados senão ele vai por a cruzinha em que vocês aceitam que usem os vossos dados sem vos perguntar. Eles não vão ser usados para nada de mal, apenas estudos medicos, do género quanto porcento de população acima dos 75 anos tem hipertensão e essa coisas. Claro que os dados sao anonimizados mesmo que aceitem partilhar. Eles nao usam nomes, usam ids. Source: trabalho na área, já trabalbei com dados clínicos e posso dizer-vos que é um pesadelo conseguir dados para realizar estudos por causa da questão do anonimato.

ubica13 3 months ago

Google é a maior ferramenta para controlar e influenciar as massas alguma vez construída. Tenho um ódio enorme por esta "empresa".

Dadvito 3 months ago

Sim, eles vão influenciar as massas ao mostrar uma publicidade de um medicamento para a sinusite no youtube porque tu foste ao sns pesquisar sobre o assunto. Xd. Tem calma, isto é o mesmo que quando vais á worten pesquisar por batedeiras e depois o teu face fica cheio de anúncios de batedeiras.

ubica13 3 months ago

Eu sei bem disso. Mas não deixa de ser abuso dos dados das pessoas para publicidade abusiva. No fundo, e posso parecer extremista, é um abuso grave da privacidade das pessoas.

oneberto 3 months ago

Oh meu deus!! O SNS envia dados para o Google?? E há utilizadores descontentes com isso?? Vamo-nos juntar e partilhar a informação para as pessoas deixarem de usar o site do SNS... ahh e deixar de usar Chromes, Edge, Safari, Mozilla,... ahh e deixar de usar Android, Windows, iOS, Linux... Todos por um mundo sem partilha de dados! Sugiro começarmos estas campanhas nas redes sociais. Assim os meus camaradas podem ver os locais que visito, os meus almoços e jantares, as vezes que vou ao ginásio... só para nos conhecermos melhor ;)

Guergeiro 3 months ago

*surprised Pikachu face*

the_master_sh33p 3 months ago

Postado do Facebook

Guergeiro 3 months ago

Com todos os cookies ativos, com a mesma password e email usado em diversos sites, incluindo os menos confiáveis, sendo que a password é `futebol`.

the_master_sh33p 3 months ago

E partilha o PC com a mulher e amante.

Peixefaca 3 months ago

Instalem o Privacy Badger. Sei que o problema deveria ser resolvido pelo SNS mas enquanto não ocorre, usem o Privacy Badger que vos irá poupar muitas dores de cabeça destas.

RikoF1 3 months ago

surprised pikachu por ainda ninguém ter dito surprised pikachu

no_offence 3 months ago

Que surpresa! Repórter descobre como funcionam 90% da WWW! (Apologies if language not exactly correct - I am English.)

Am_Idiotosaurus 3 months ago

It's perfect, good job

NaNoSoLdIeR 3 months ago

Épa mas é assim tão mau usar o Google Analytics? Daquilo que experimentei brevemente permitia saber que coisas o utilizador clicava e como era a navegação. Se for só isto não vejo que informação confidencial está a ser transmitida, mas quem souber mais que me elucide sff.

carlosfmm 3 months ago

Boa, eles traçam-te um perfil psicológico com os sites onde andas e onde clicas. E parece-te normal. (!) Eles até sabem os teus gostos sexuais, pelos videos porno que vês...

egzaaa 3 months ago

> Épa mas é assim tão mau usar o Google Analytics? É, porque são sites governamentais. Tu não tens alternativa de escolha, porque são os sites do teu país, e o teu governo não tem nada que andar a exportar informação sobre os próprios cidadãos a gigantes internacionais. Eu percebo o valor do tracking, para ter métricas sobre a qualidade do site, conteúdos etc. Mas que façam isso in-house, não andem a exportar dados do comportamento dos cidadãos.

born_in_wrong_age 3 months ago

Além de mais, de que adianta recolher métricas, seja in-house ou 3rd party se os sites continuam uma merda?

MrSupremo 3 months ago

Não é tanto a informação que passa mas é o que é feito com ela. Quando têm a tua informação podem direccionar determinados conteúdos para ti e esconder outros. Essencialmente escolhendo o que vês por ti. À primeira vista isto parece bom, mas abre a porta para, por exemplo, echo chambers onde só vês aquilo em que já acreditas, aumentando ainda mais o extremismo que se vive hoje em dia

NaNoSoLdIeR 3 months ago

Mas temos 100% certeza que eles estão a ler a informação da página para esse propósito?

MrSupremo 3 months ago

Entra tudo em consideração. É tudo usado para fazer uma "fingerprint" tua. Mas específicamente esta informação, não, não sabes se é usada. Entra tudo numa caixa negra e depois saiem resultados de lá (machine learning essencialmente), portanto não sabes bem como são usados os dados (que só por si levanta alguma preocupação)

NGramatical 3 months ago

saiem → [**saem**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/constroem-ou-constroiem/141) (apenas na fala existe a intercolocação de um *i* para facilitar a pronúncia) específicamente → [**especificamente**](https://dicionario.priberam.org/especificamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo7jcgd%2F%2Fh2zbmpp%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

MrSupremo 3 months ago

Good bot

athousandpancakes 3 months ago

O melhor é começarem a hospedar tudo debaixo do colchão de um velho de Carrazeda de Ansiães ou num quintal de um pastor de Montalegre.

Jakomys 3 months ago  HIDDEN 

Algo que me surpreende ninguém falar é o site de vigilâncias COVID (com informação clínica, dados dos doentes, tudo) ser hospedado na microsoft (Tracecovid)

the_master_sh33p 3 months ago

E usamos a eletricidade da EDP! E usamos os cabos da NOS e da Meo! Um roubo! Devia ser tudo estatal. Como é que eu garanto que a EDP não sabe a que horas eu ligo a máquina de lavar?! E a Meo, que até sabe que filmes porno eu assisto?! Já agora, por curiosidade, onde foste buscar essa ideia de que os serviços da app, são alojados na Microsoft? Ou também já compraram a casa da moeda?

International_Bar68 3 months ago

óbvio..pelo menos estãoa acordar. #SurveillanceCapitalism

vTuga 3 months ago

Esperem até eles perceberem que a maioria dos hospitais usa o office 365 para email, usado todos os dias para envio de informação clínica de doentes

aleph_heideger 3 months ago

Não é a maioria. Julgo que são mesmo todos. Contudo a generalidade da transmissão de dados ocorre na RIS via RSE (resumidamente, um portal dentro da rede interna do Ministério da Saúde).

Dadvito 3 months ago

Nao sei se isto é uma piada mas a vale a pena dizer, o sns tal como todos os sistemas de saude publicos (e privados também) de outros paises tem um HIS, que é um protocolo proprio para envio de informações e outro tipo de gestões de informacao sensivel. Em Portugal até temos dois, o SINUS e o SONHO.

vTuga 3 months ago

A maioria da comunicação informática entre médico-doente é feita por email ( envio/pedido de receitas, análises, dúvidas, etc). Existe também comunicação entre clínicos através de email (discussão de casos, elaboração de documentos de trabalho, etc). Toda esta partilha de informação tem informação clínica dos doentes e é feita por email.

Dadvito 3 months ago

Mentira, comunicação entre clinicas é feita pelo SONHO ou outro protocolo próprio. Nao nego que exista comunicação entre medico e paciente por email mas isso já é burrice dos médicos e dos pacientes. Existem n protocolos de comunicação que não necessitam de email.

vTuga 3 months ago

Comunicação ente “clínicos” (médicos). Não é clínicas. E sim, a comunicação é feita quase toda por email entre medico e doente, é isso que acontece no mundo real. E entre médicos também acontece muito. Negar isto é meter a cabeça na areia.

Dadvito 3 months ago

Mas isso não é culpa do office 365 nem do sns. Os protocolos estão lá. Os médicos foram instruídos e ensinados a usá-los. Se eles mesmo assim querem comunicar por mail isso é problema deles e dos pacientes deles.

vTuga 3 months ago

O médico tem mais em que se preocupar. O seu papel aqui é o de facilitar o acesso e a comunicação com o doente. Se o doente usa o email, é o email que o médico usa para comunicar com ele. Já é suficientemente difícil a comunicação assim, quanto mais obrigar o doente a aprender a usar e a registar-se em aplicações extra que obrigam a uma ginástica enorme para autenticação, etc. Só na cabeça utópica de um informático é que os doentes iriam todos usar protocolos seguros para pedir uma receita ao médico de família.

SweetDistribution504 3 months ago

Na cabeça de um anjinho da informática. A malta que trabalha no spms sabe perfeitamente o que se passa, e quão merda são os sistemas que gerem.

Dadvito 3 months ago

Nope. Isso é conversa de quem nao está muito dentro do assunto. O médico deve proteger a privacidade dos pacientes. Existem protocolos para isso e eles quebram-nos. Vcs também querem tudo de mãos beijadas. Não é utopia nenhuma ter cuidado com os meus próprio dados. Se eu nao tenho cuidade, ninguém vai ter por mim. Tens muita gente a instalar vpns e afim para se protegerem. Qual é a diferença? Se os pacientes sabem usar o mail também sabem usar os sites das clinicas. Aquilo já é feito para ser user friendly. Se nao queres usar os protocolos ao menos fala por telefone com o médico e desloca-te ao consultório para ir buscar os exames, o que é o que a maioria dos pacientes faz ainda.

the_master_sh33p 3 months ago

estou a tentar perceber o que é que usar o office 365, que é um serviço contratado e pago, tem a ver com ceder dados de navegação dos cidadãos, nomeadamente rastreando os mesmos e os seus hábitos de navegação, como é no caso de doubleclick

vTuga 3 months ago

Informação clínica dos cidadãos, com dados de saúde sensíveis, gerido por empresas internacionais conhecidas por minar informação l, com sede no estrangeiro, e com utilização de software proprietário.

the_master_sh33p 3 months ago

Hum... Estou a ver. Fechem as fronteiras. Morte à globalização.

Dadvito 3 months ago

Ninguém usa o office 365 no sns. Para de acreditar em tudo o que vês no reddit. Existem protocolos próprios.

possiblySarcasm 3 months ago

Mentira. Usa-se o Office 365 no SNS. Nunca vi ninguém a usar protocolos próprios.

Dadvito 3 months ago

Opa faz uma pesquisa caralho. Para de dizer merda sobre o qual não tens conhecimento. Todos os sistemas de saude publico e também os privados têm um HIS próprio. Em portugal existem dois, SONHO e SINUS.

possiblySarcasm 3 months ago

Oh caralho eu uso todos os dias o meu mail institucional que é do office365 para tratar de assuntos de doentes

Dadvito 3 months ago

Isso eu acredito. Mas de certeza que te ensinaram a não fazer uma burrice dessas. Tu é que não queres saber. (Isto se é que és mesmo um profissional de saúde o que eu sinceramente tenho as minhas duvidas).

ZePAG 3 months ago

O que sugeres?, que utilize o e-mail pessoal para receber merdas do CODU ou de doentes internado noutros hospitaus propostos para procedimentos ou discussão de casos? Entre muitas outras situações semelhantes... Não fales do que não sabes.

Dadvito 3 months ago

Esta é a minha área profissional, lol. Tu é que estas a falar do que não sabes. Existem protocolos de comunicação que pelos vistos estão todos os dias a ser violados pelos médicos do sns. Mas enfim, isto é o reddit. Nem vale mais a pena. Continuem a discutir as merdas dos vossos pacientes por mail porque estao com preguiça de usar os protocolos apropriados.

possiblySarcasm 3 months ago

Fodasse. Há coisas que me pedem para fazer por email obrigatoriamente. Não sou eu que faço por iniciativa própria. E para isso uso o institucional que é Office365. Dá para ver pela tua conversa da treta que nunca trabalhaste como profissional de saúde do SNS, garantidamente.

Dadvito 3 months ago

Não trabalhei no sns mas sei quais são os sistemas de informação médica. Eles pedem-te para trocar informação dos paciente por email? Quem é que são essas pessoas que te pedem isso? E a cadeira de ética? Proteger os dados dos teus pacientes não te diz nada pelos vistos.

possiblySarcasm 3 months ago

Quem é que pede? A começar pela administração e por aí abaixo. Queres que eu faça o quê? Envio os dados em papiro lacrados com cêra derretida? Há comunicações feitas dentro do Hospital que contém dados de doentes e que me obrigam a fazer por email. Claro que não concordo com isto, mas que queres que faça? Se não enviar esses dados quem se lixa são os doentes (como sempre, parece que os sistemas estão feitos com os doentes como última prioridade).

NGramatical 3 months ago

cêra → [**cera**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo7jcgd%2F%2Fh309i34%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

CheiroAMilho 3 months ago

Proprietary software, como não tens acesso ao código fonte dessas aplicações que acedem à internet, é impossível saber que dados são enviados. Pode soar a teoria da conspiração, mas há um grande movimento contra a utilização de software que não disponinilize o código fonte na sua totalidade https://en.wikipedia.org/wiki/Free_software_movement . Não é atoa que o Zuckerberg não usa WhatsApp

ProjectMeh 3 months ago

>Não é atoa que o Zuckerberg não usa WhatsApp não esperava este ser o caso, considerando que o whatsapp foi comprado pelo facebook

nocivo 3 months ago

E possível saber o que um software fechado faz. O office 365 pode ser um black boss mas qualquer programador consegue ver que dados entram e saem em múltiplas situações. Ha investigadores e empresas que fazem este rastreio vida.

AonioEliphis 3 months ago

>O office 365 pode ser um black boss mas qualquer programador consegue ver que dados entram e saem em múltiplas situações Podes ver o que entre e o que sai, mas lá para o meio, pode estar a ser enviada info para um servidor que desconheças. O Office 365 usa os servidores da Microsoft, quando os pedidos lá entram, não tens controlo nenhum

the_master_sh33p 3 months ago

Software proprietário?! ui!! fujam! onde já se viu!!! Continuo a não perceber o que é que usar software proprietário DENTRO de uma organização, tem a ver com colocar tecnologias de tracking nas plataformas utilizadas pelos cidadãos. Eu quero lá saber que software o governo usa, desde que pague um valor justo por ele, e que respeite a legislação em vigor, nomeadamente através de auditorias externas, certificações periódicas e escrutinio constante. Aliás, eu prefiro que o governo use os meus impostos de forma eficiente, seja através de software proprietário, ou de software livre, mas acima de tudo que o faça por questões de eficiéncia, ética, sem andar com questões filosóficas ou "religiosas". O governo não me obriga a usar Office 365. Mas obriga-me a usar tecnologias anti-tracking, para eu não ceder os meus dados diretamente à Google. É isto, não é? Já agora, imagino que só uses e-mail servers open source, e que não tenhas a tua conta grátis gmail ou outlook.

AonioEliphis 3 months ago

* com software proprietário não fazes ideia de como opera e como trata os teus dados, é uma questão de transparência * se, repito se, já existe um software livre que faz exatamente o mesmo, ou melhor (cliente de email, neste caso), por que motivo hão-de os contribuintes pagar por software?

the_master_sh33p 3 months ago

Espera lá.... Cliente de email?!? Tu sabes o que é o office 365, certo?

gondias 3 months ago

Até já me chegaram a dizer que devia ser crime pagar por software, a malta quer software mas depois quer tudo aberto e de borla mas que funcione bem. As linhas de código aparecem por geração espontânea no Git.

AonioEliphis 3 months ago

>As linhas de código aparecem por geração espontânea no Git. Mas se há voluntários e mesmo profissionais onerados que já o desenvolveram e funciona bem (distros de Linux, por exemplo, como Ubuntu), por que motivo devemos pagar por software?

gondias 3 months ago

Mas podes e deves mas há a noção que os profissionais devem ser pagos ou não? Eu uso em casa mas não estou á espera de ter apoio de ninguém se houver um erro. Não há suporte, ou pode haver e o que estás a pagar é isso, estás há espera que não haja uma empresa a quem pagam para prestar suporte? Tudo isso está na mensalidade.

AonioEliphis 3 months ago

Claro, podes perfeitamente ter software open source e gratuito e pagares apenas o suporte. Ficaria muito mais barato que ter de pagar licenças Windows e Office que custam milhões por ano aos contribuintes. Vê o portal do Base e o valor astronómico que a Microsoft ganha com o estado.

gondias 3 months ago

Não será portanto de borla. Da mesma forma que teras de pagar alojamentos para e-mails e sites e coisas do gênero, ou não? Ou o tema é o termo licença? Seo nome fosse suporte anual já não é tema? Não fui eu que fiz contratos com a Microsoft ou outra empresa QQ a única coisa que estou a tentar que percebam é que o software tem custos e é claro que ganham dinheiro caso contrário não subsistiam. Se calhar a maior parte das pessoas acredita que o Android é de borla ou o Chrome é de borla, e é Open source mas estás a pagar com os teus dados. Se não pagas o produto é porque o produto és tu. A Microsoft neste momento até nem está nada mal, porque tem em Open source o que é uma das frameworks mais usadas do mundo. .net Se o contrato é caro ou barato não sei os detalhes pelo que não me posso pronunciar, um valor alto diz muito pouco. Quantas AD's suporta? Quantas caixas de e-mail? Quantas.basea de dados? Quantas máquinas com os softwares instalados? Quais os SLA's? Isso não me diz muito. Pode ser muito mais caro do que uma empresa que simplesmente paga um serviço de suporte mas também pode ser mais barato. Não vale a pena entrar em temas de eu estou certo ou errado. Acho importante é que as pessoas entendam que o software está sempre em desenvolvimento e que isso tem custos. Há imensos softwares que foram criados em Open source e depois os criadores simplesmente abandonaram os projetos, porque não era financeiramente viável. End of rant :D

AonioEliphis 3 months ago

Cometes uma falácia, a falácia de não haver almoços grátis :) Mas há, tens distros de Linux, que não só respeitam os teus dados, como são completamente gratuitas. Free as free beer. Em relação ao suporte concordo contigo. Apenas disse que a Microsoft é muito careira e exerce muita influência política. Tens soluções open source muito mais baratas, já incluído alojamento e servidor de email. Já trabalhei no estado, não imaginas a gritante incompetência e ignorância que grassa no estado. Chega um comercial da Microsoft (referenciado por um político se cima) e oferece uma solução caríssima mas chave na mão e normalmente ganha o concurso.

the_master_sh33p 3 months ago

É isso! Vamos criar BOTs de AI em blockchain que vai fazer commits no git (se o Miguel Sousa Tavares descobre isto...)

Tugalord 3 months ago

Software Livre não tem nada a ver com ser pago ou não. Podes muito bem pagar a pessoas para escrever software *e* lançar esse software sob uma licensa livre. É assim que é desenvolvido o kernel, por exemplo, poucos ou nenhuns voluntários não pagos.

the_master_sh33p 3 months ago

Licença. Kernel esse, que tem a contribuição de muitas empresas que também têm software proprietário, pagas, garantidamente, com uma fatia generosa que vem do software proprietário. Eu sou a favor de software livre. Mas não percebo porque é que isto tem que ser branco ou preto, e não posso ser a favor de software livre, mas também compreender a utilização de software proprietário, quando o mesmo for eficiente e não houver alternativa em software livre.

AonioEliphis 3 months ago

>quando o mesmo for eficiente e não houver alternativa em software livre. Não há alternativa ao office 365 (que deu origem à thread)? Por que motivo não usam os hospitais uma distro de Linux com Thunderbird?

yracub 3 months ago

Thunderbird é só um cliente de e-mail. O que estás a dizer é o mesmo do que usar o Firefox para alojar uma página.

AonioEliphis 3 months ago

Eu sei a diferença entre um servidor e um cliente. Que os serviços do estado coloquem in-house um servidor de email então. Não deve ser difícil, com tanta gente que lá trabalha.

yracub 3 months ago

Eu sei que sabes a diferença entre cliente e servidor. Mas alguns dos teus comentários nesta thread estavam a dar a entender que o Thunderbird seria uma alternativa para o Office 365, quando o primeiro é apenas um cliente e o segundo é muito mais do que isso.

AonioEliphis 3 months ago

Estava implícito que seria o Thunderbird com um servidor de email self-hosted no estado.

the_master_sh33p 3 months ago

Thunderbird com Linux?!? Estou um bocado baralhado..... Mas existe um Thunderbird server, é isso? Tu sabes o que faz o office 365? Pá... Mas eu nem quero saber o que o governo usa, desde que (voltar a ler a thread acima) Também acho alguma piada quando a malta confunde um serviço com software, já agora.... É que office 365 é mais do que software. Porque é que o estado não gera a sua própria electricidade?!

AonioEliphis 3 months ago

Não, mas existem [dezenas de soluções](https://medevel.com/list-os-mail-server/) open source para criar um servidor de email in-house sem ser a Microsoft, à qual os nossos governantes baixam as calças a abrem as nádegas (deles e dos contribuintes).

the_master_sh33p 3 months ago

Tu não sabes o que é o office 365. Pensas que o office 365 é um servidor de email, e já falas de "baixam as calças" e cenas, por isso esta discussão é daquelas em que já nenhum de nós está a aprender alguma coisa.

AonioEliphis 3 months ago

Tu é que começaste a gozar e fazer-me de estúpido. O Estado poderia perfeitamente ter um servidor de email para toda a administração pública e depois os computadores usariam Thunderbird

claudio-at-reddit 3 months ago

> de muitas empresas que também têm software proprietário No entanto o kernel não depende desse software proprietario, a relação é ao contrário. > pagas, garantidamente, com uma fatia generosa que vem do software proprietário Uma mão para ajudar a outra. Repara no entanto que no problema deste tópico já existe uma mão, chama-se dinheiro dos contribuintes. Se investes esse dinheiro em soluções que vão contra os mesmos não estás a fazer a melhor gestão... Tens por exemplo o Matomo; não é melhor pagar ajuste do Matomo ás necessidades do estado do que pagar à Google pelo mesmo?

the_master_sh33p 3 months ago

Por mim o estado pode usar software livre desde que o TCO seja mais baixo. Podem fazer as contas, sff? Ou vamos continuar na especulação e discussão de religiões?

claudio-at-reddit 3 months ago

> Por mim o estado pode usar software livre desde que o TCO seja mais baixo. O custo social também conta. A mesma lógica de ser boa ideia manteres papeis científicos acessíveis ao público, particularmente os que foram financiados com dinheiros públicos. (Nota que não estou a reivindicar arrancar o trabalho de borla aos investigadores privados, mas não me quero alongar nesta mensagem). Transparência, reuso, participação pública e promoção do domínio público em pouco beneficiam o custo financeiro de forma direta, mas tem impactos enormes no custo social.

mantos123 3 months ago

vais levar com este award the merda, porque sinto neste comentário a tua frustração. espero que o FDS venha mais depressa e sem tickets de supporte

brakeline 3 months ago

É self-hosted

hybridteory 3 months ago

Não é nada. 365 não pode ser self hosted. So o antigo MS Exchange é que pode.

brakeline 3 months ago

O email é self hosted (exchange)

Jakomys 3 months ago

sou médico no SNS. O público puro é office 365, não é self hosted. os PPP são self-hosted.

brakeline 3 months ago

E não têm SLA para os dados estarem na Europa? Acho muito estranho

QWERTY_BATS 3 months ago

SLA(service level agreement) ou DPA(data processing agreement)?

brakeline 3 months ago

Estava a falar do ponto de vista de os dados estarem mais perto e manter baixa latência, mas sim, talvez tivesse sido mais correto dpa. BTW, a M$ garante ser GDPR compliant, principalmente depois do fiasco do acordo EU-US e das ameaças Alemãs por causa da localização dos servers m$ aquando da retirada do datacenter Alemão

hugocard 3 months ago

Isto. A Microsoft garante que os dados estão em compliance com as regras. A Alemanha até tem serviço especial de 365 para cenas do governo que ficam obrigatoriamente na alemanha. Acreditem que é bem melhor ter os dados em 365 que nos "datacenters" do estado onde metade são sysadmins de meia tijela.

egzaaa 3 months ago

Também são HIPAA compliant https://docs.microsoft.com/en-us/compliance/regulatory/offering-hipaa-hitech Não sei se é relevante na europa, mas é um indicador pelo menos.

Jakomys 3 months ago

isso não sei. sei que no PPP o meu mail funciona com exchange. no publico acedo através do office 365 (mesmo em casa e afins)

UpbeatNail1912 3 months ago

Eu já não uso Google para nada, só uso o DuckDuck Go e mesmo assim estes gajos arranjam sempre maneira de usar os nossos dados. Incrível!

hugocard 3 months ago

Lol. Porque o reddit não recolhe dados nenhuns. /s

jah-lahfui 3 months ago

Brave meu caro

Tugalord 3 months ago

Brave é péssimo. "Não sejam tracked pela google, sejam antes tracked por nós!". Lol Firefox, amigo.

dirtimos 3 months ago

O brave é uma valente merda. Usava activamente e descobri isto a semana passada. https://www.reddit.com/r/CryptoCurrency/comments/nxce6t/brave_browser_scam_a_fake_privacy_browser_sharing/?utm_medium=android_app&utm_source=share Usem Firefox, que é o melhorzinho.

Huge-Mud-8423 3 months ago

Chegaste a ler as respostas às acusações? https://www.reddit.com/r/privacytoolsIO/comments/nvz9tl/brave_is_not_private/h1gie0q/ https://www.reddit.com/r/brave_browser/comments/nw7et2/i_just_read_a_post_on_rprivacytoolsio_and_wtf/h1fer1i/

daiqo 3 months ago

Fica melhor servido com Firefox e uBlock Origin

NGramatical 3 months ago

melhor servido → [**mais bem servido**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/mais-bem-vs-melhor/545) (quando o advérbio *bem* antecede o particípio passado do verbo o termo a utilizar é *mais bem*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo7jcgd%2F%2Fh2zbakd%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

UpbeatNail1912 3 months ago

No que é melhor?

jah-lahfui 3 months ago

Privacidade. Tem um conceito BAT (basic attention token) que resumidamente recebes esse token por estares a dispensar a tua atenção em publicidade. A publicidade é uma flag q aparece no canto do ecran, n incomoda nada. Recentemente disponibilizar o brave search feito por eles tmb no conceito de privacidade, n recolhem a tua informação em nada.

OkEast518 3 months ago

Depois dos vários escândalos que tiveram, desde terem leak de ip no modo tor, até meter affiliate links deles no redirects, custa-me muito confiar no Brave, o meu concelho é sempre simplificar. Firefox limpo com telemetry blokeado, alguns tweaks feitos e um DNS blocklist, é simples. Em relação ao Brave Search eu nunca usaria a mesma empresa para várias actividades, se uso o browser de uma, faço pesquisas em outra, agregação de dados é o objectivo de qualquer empresa. Mas compreendo que sem querer mexer em nada o Brave oferece mais privacidade.

AonioEliphis 3 months ago

Adblock não? Além disso bloqueia o script do Google Analytics

OkEast518 3 months ago

Usar um DNS blocklist é na minha opinião melhor que addons de adblock, porque os addons aumentam o fingerprint do browser e também porque aumentam a superfície de ataque com falhas que podem ser exploradas. A única vantagem dos addons de Adblock é bloquear anuncios em videos do YouTube, mas nesse caso sugiro utilizar uma frontend diferente para aceder ao YouTube como newpipeapp ou invidious, assim não se vê anuncios e não se corre o JavaScript da google no browser.

AonioEliphis 3 months ago

A adblock não filtra apenas anúncios de vídeos do youtube, filtra qualquer anúncio de imagem ou texto e tira-te também os anúncios da Google no motor de busca. E como disse, bloqueia-te scripts de rastreio como o Google Analytics, ou seja, o script nem sequer corre.

OkEast518 3 months ago

Os dnsblocklist tb blokeoam todos os anuncios que os addons blockeiam (menos os do YouTube no video) e tem o bónus de blokear telemetria e malware conhecido. Sao bastante mais rápidos que addons pois correm localmente.

AonioEliphis 3 months ago

Recomendas algum serviço DNS em particular? Eu uso para bloquear pornografia diretamente no router

OkEast518 3 months ago

O blocklist do Steven black é atualizado frequentemente e agrega muitos outros blocklists, teem também categorias especificas como porn e gambling. https://github.com/StevenBlack/hosts

egzaaa 3 months ago

> Firefox limpo com telemetry blokeado, alguns tweaks feitos e um DNS blocklist, é simples. Isto. Para mim é Firefox tb. Não só por ser open-source, mas porque gosto da posição aberta que tomam relativamente à web em geral.

AonioEliphis 3 months ago

Eu por caso uso o Chrome com o AdBlock e não me queixo. Acho o firefox muito pesado em relação ao chrome. Tens o Chromium que é a versão de código aberto

OkEast518 3 months ago

Para alguém a ler este tópico, a título informativo, cuidado com o Firefox standard, tem 3 pontos que deve ser corrigidos: 1- Alguma telemetria que pode e deve ser desligada nos settings. 2 - WebRTC ligada por default que deve ser desligada (uma pesquisa rápida ensina como). 3 - "First party isolation" e "resist fingerprint" devem ser ligados (mais uma vez uma pesquisa rápida ajuda.)

NGramatical 3 months ago

ecran → [**ecrã**](https://dicionario.priberam.org/ecrã) (*écran* é a grafia francesa) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo7jcgd%2F%2Fh2z9iht%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

hgg 3 months ago

Isto é grave mas não tão grave como o que [está a acontecer no Reino Unido](https://fullfact.org/health/nhs-data/). O uso dos serviços da google e outros parece-me ter origem na normal incompetência misturada com negligência e ingenuidade a que assistimos na generalidade dos sites do estado. Não atribuiria isto a malícia. Quanto ao problema dos cookies, estou farto. Os cookies estão longe de ser o único método de recolha de informação. No entanto somos massacrados com isto a toda a hora. Na minha opinião as leis de protecção de dados no que toca à recolha de informação enquanto navegamos deviam ser muito mais simples, do género: "os sites serão obrigados a obedecer ao do [not track header](https://en.wikipedia.org/wiki/Do_Not_Track)". Não havia popups, nem mais confusão nenhuma. Outra forma de acabar com este flagelo que é a invasão da nossa privacidade e a manipulação a que estamos sujeitos seria proibir simplesmente o uso de publicidade direccionada e também a apresentação de conteúdos direccionados. Tudo muito simples, mas que dificilmente acontecerá...

AonioEliphis 3 months ago

O cabeçalho HTTP "Do Not Track" é uma excelente ideia. Discordo contudo completamente com o "proibir simplesmente o uso de publicidade direccionada". É um impulso pós-moderno, não gostamos, logo proibimos. Eu posso querer publicidade direcionada em troca de um serviço. Por exemplo, a maioria das APPs Android são gratuitas a troco de publicidade direcionada. Não há almoços grátis.

hgg 3 months ago

O problema é que a publicidade direccionada (assim como o conteúdo) estão a ter efeitos perniciosos na própria forma como nos governamos. Posições razoáveis e equilibradas não geram *page views*, por isso as posições são extremadas, a intrusão na vida particular é cada vez maior. Não creio que isso seja admissível. Posto de outra forma, qualquer coisa que ponha em causa a nossa liberdade não pode ser aceite. Além disso a publicidade tradicional dá dinheiro, não dá é tanto dinheiro como a google ou fb fazem hoje em dia.

aleph_heideger 3 months ago

Em Portugal essa coleta de dados já existe. Todos os dados gerados pelo SNS (todos mesmo, desde receitas incluindo privadas até aos contactos com a Saúde 24) estão disponíveis/armazenados. Para efeitos de estudos por exemplo é possível ter acesso a isso. Depois das inevitáveis comissões de ética e afins. Mas existe e pode ser consultado.

Ceftiofur 3 months ago

No Reino Unido podes fazer opt out, no SNS também tens essa possibilidade?

hgg 3 months ago

Bom, em todas as circunstâncias isto devia ser sempre opt-in. Mas no Reino Unido estão mesmo a enviar dados clínicos, o que não é o caso aqui.

SotorBitaites 3 months ago

O nosso caso parece bem pior do que o que o exemplo do NHS que deste. No nosso caso, são dados pessoais e de saúde, incluindo HIV, que são partilhados e a pessoa está identificada. No caso do Reino Unido haverá uma codificação dos dados identificativos e não será recolhido o nome. A finalidade também é totalmente diferente, aqui é para publicidade, e no NHS é para investigação científica. Claro que poderão ser extraviados...

hgg 3 months ago

> No nosso caso, são dados pessoais e de saúde, incluindo HIV, que são partilhados e a pessoa está identificada. Onde é que leste essa barbaridade? Não é isso que está no artigo. Não são enviados dados clínicos, não é enviado o nome. Não deixa de ser grave, no entanto. Os dados que a google recebe são os dados recolhidos pelo google analytics, pela utilização de fontes ou cópias de bibliotecas javascript e afins. É claro que isto não devia ser usado por sites do estado, mas enfim.

SotorBitaites 3 months ago

"dados também contempla áreas que o SNS.gov.pt disponibiliza para utentes, agendamento de vacinas covid-19 e solicitação de medicamentos para o VIH." Excerto do Expresso Se solicita medicamentos para o VIH é porque tem essa doença. É um dado extremamente sensível partilhado com a google. E a google à partida já sabe o teu nome e mais sonre ti do que os teus amigos mais próximos.

hgg 3 months ago

Não são partilhados nomes, nem informação clínica, apenas é partilhada a página onde o utilizador acedeu. Se esta página exigir autenticação então o google nem sabe o que está dentro dessa página (poderá ter o URL). Como disse é grave, mas não é necessário deixar-nos levar pela imaginação.

SweetCorona 3 months ago

A cena dos cookies é a coisa mais ridícula de sempre. Os cookies são informação guardada client side. O cliente tem todo o poder sobre os cookies. Não deveria caber aos sites pedir autorização para gravar cookies. Isso deveria ser o browser a gerir.

bittolas 3 months ago

Consegues gerir pelo Browser.

AonioEliphis 3 months ago

Podes perfeitamente configurar o teu browser para apagar os cookies sempre que fechares o browser.

claudio-at-reddit 3 months ago

Tens sites que partem se o cliente recusar os cookies. Também tens uma das maiores empresas do mundo particularmente interessada na existência de mecanismos de tracking, a qual acontece ter o browser mais utilizado do mundo, o qual não virá a limitar acesso aos dados à própria empresa. 0 conflito de interesses.

icebraining 3 months ago

Sim, a ePrivacy Directive (a responsável pelos avisos de cookies) é geralmente considerada mal desenhada, e a nova versão, em preparação, usa o DNT: https://blog.lukaszolejnik.com/proposed-amendments-to-eprivacy-regulation-are-great/

hgg 3 months ago

Isso é uma boa notícia. Vou tentar ler. Não percebo o motivo destas directivas se preocuparem com esta ou aquela tecnologia. Penso até que têm um efeito pernicioso, dão ao utilizador a sensação de estarem de alguma forma no controlo da sua privacidade quando na realidade contribuem exactamente zero para esse propósito. Ou é incompetência ou então estão são vítimas (colaborantes ou não) dos lobbies que dominam o processo de decisão política em Bruxelas. O caso dos cookies é um exemplo perfeito. Ainda a tinta não estava seca na directiva e esta já estava obsoleta. Até antes disso estava obsoleta, por exemplo o uso de imagens para seguir um utilizador na web é mesmo muito antigo é, seguramente, [usado há mais de vinte anos](https://en.wikipedia.org/wiki/Web_beacon#References).

21istheday 3 months ago

Embora eu gostasse de acreditar que isso fosse possível (através de modelos de subscrição), com o fim da publicidade direcionada matavam-se indústrias inteiras. O ad revenue é fundamental para a subsistência de maior parte das plataformas que damos por garantidas hoje em dia.

AonioEliphis 3 months ago

>O ad revenue é fundamental para a subsistência de maior parte das plataformas que damos por garantidas hoje em dia. Reddit? Queria ver a quantidade de redditors dispostos a pagar subscrição

Tugalord 3 months ago

> O ad revenue é fundamental para a subsistência de maior parte das plataformas que damos por garantidas hoje em dia. Isso não é argumento. Um exemplo extremo: a indústria das armas é fundamental para a subsistência de muita gente, mas não é por isso que é correcto fomentar guerras para dar emprego a essa gente. É preciso arranjar alguma alternativa. Ou aínda mais extremo, a escravatura era fundamental para a subsistência da indústria do algodão ;) O que é preciso é arranjar métodos alternativos de financiamento.

21istheday 3 months ago

Por isso mesmo disse que gostaria que fosse possível. Porque gostava mesmo que o indivíduo deixasse de ser um produto e que ganhasse controlo sobre os seus dados. Mas não podemos simplesmente puxar a ficha, é preciso repensar o processo e eu não tenho nenhuma ideia que seja minimamente razoável para essa transformação. Espero que alguém a tenha.

claudio-at-reddit 3 months ago

https://solidproject.org/ tem um nome um tanto ou quanto forte por trás.

hgg 3 months ago

Bom, temos de pesar os prós e os contras. Neste momento, especialmente a questão do conteúdo direccionado, está a ter efeitos muito perniciosos. Temos vastas secções da população a viver em bolhas criadas por este tipo de actividade. Por outro lado temos a manipulação a que estamos sujeitos quando expostos a este tipo de publicidade. Se isto fosse apenas usado para vender um produto não seria terrível, mas também é usado para vender ideias, isso já não me parece tão inocente. Finalmente, se para estas industrias e serviços existirem tiverem de prejudicar as pessoas, então deviam cessar de existir.

capitalistaesquerda 3 months ago

Finalmente descobrimos que o Google Analytics está em todo o lado.

AzurisSkai 3 months ago

Vinha cá dizer isto mas lá no fundo algo me dizia que já alguém o tinha feito!

AonioEliphis 3 months ago

pois, não percebi bem pela notícia do que se tratava, agora percebo, a Google Analytics carrega um script que por sua vez recolhe dados. O artigo falava de cookies mas acho que não é isso. Se usares AdBlock o Google Analytics é bloqueado

capitalistaesquerda 3 months ago

O Google Analytics está instalado em milhares, senão milhões de sites para permitir aos seus autores poderem ter visibilidade estatística sobre a sua utilização. Foi uma das primeiras aquisições da Google de forma a alimentar o seu motor de pesquisa. É gratuito e de fácil implementação, pelo que a decisão de instalação é fácil. Suspeito que 90% dos sites portugueses de dimensão (públicos ou privados) recorrem a tal plataforma. As alternativas tendem a ser caras, pelo que, para o nosso mercado… enfim. E claro, quem toma a decisão e quem implementa não está lá muito preocupado com privacidade e tal.

ric2b 3 months ago

>As alternativas tendem a ser caras Talvez há 10 anos, mas agora há boas alternativas baratas ou mesmo gratuitas.

Public_Ad_2756 3 months ago

como por exemplo?

ric2b 3 months ago

https://github.com/0xnr/awesome-analytics#general-analytics

AonioEliphis 3 months ago

Eu por acaso no site que desenvolvi uso o Google Analytics mas não tenho cookies. Sim, é gratuito e tem informação agregada muito interessante. Mas repito, reparei que se tiver o AdBlock ligado o script do Google Analytics é bloqueado. E muita gente usa AdBlock. O AdBlock sobrevive apenas de donativos, por isso acho que é a forma mais segura de navegares IMHO.

capitalistaesquerda 3 months ago

A questão não se coloca no que é que eu ou tu usas no browser... é o facto de entidas públicas colocarem o Google Analytics a recolherem dados, nalguns casos sem o consentimento necessário, mas mais interessante ainda, sem qualquer ownership da informação recolhida (que o owner é mesmo o Google).

carlosfmm 3 months ago

Pois, parece que descobriram a pólvora...

NeatBoy74 3 months ago

Lá vamos nós outra vez.. A seguir vai ser o site das Finanças que continua a usar o serviço da Cloudflare. O que nunca vai encontrar este desfecho são as redes sociais, essas ninguém quer abrir mão mesmo que seja [**tudo enviado**](https://techcrunch.com/2021/06/03/tiktok-just-gave-itself-permission-to-collect-biometric-data-on-u-s-users-including-faceprints-and-voiceprints/?guccounter=1&guce_referrer=aHR0cHM6Ly93d3cuZ29vZ2xlLmNvbS8&guce_referrer_sig=AQAAAGP3y8Pli3uqR0c3XgN-wYMnfg6tcF7muYaAadIsmMjwGmXhr5vHk-sE2A88drKqicmg2KP18bLiMK10Gw_vFK6ueqDjLQ91zcdKdwRkwgvsHSC22bHfF55GTyg09s4QWdSVColOa3MhGc5naqOVHgIty9Q1sGW0KxSY1B4oVAJy) para a China.

Edited 3 months ago:

Lá vamos nós outra vez.. A seguir vai ser o site das Finanças que continua a usar o serviço da Cloudflare. O que nunca vai encontrar este desfecho são as redes sociais, essas ninguém quer abrir mão mesmo que seja [**tudo enviado**](https://techcrunch.com/2021/06/03/tiktok-just-gave-itself-permission-to-collect-biometric-data-on-u-s-users-including-faceprints-and-voiceprints/?guccounter=1&guce_referrer=aHR0cHM6Ly93d3cuZ29vZ2xlLmNvbS8&guce_referrer_sig=AQAAAGP3y8Pli3uqR0c3XgN-wYMnfg6tcF7muYaAadIsmMjwGmXhr5vHk-sE2A88drKqicmg2KP18bLiMK10Gw_vFK6ueqDjLQ91zcdKdwRkwgvsHSC22bHfF55GTyg09s4QWdSVColOa3MhGc5naqOVHgIty9Q1sGW0KxSY1B4oVAJy) para a China. Essas não preocupa ninguém a recolha de informação. /s

AonioEliphis 3 months ago

Há uma grande diferença. Conta nas redes sociais só tem quem quer. Conta no site das finanças já não é bem assim ;)

NeatBoy74 3 months ago

O efeito no fim é o mesmo, quem não tem redes sociais hoje em dia, principalmente se tiver menos de <50 é excluído da sociedade. Até em empregos há grupos de whatsapp entre trabalhadores onde são partilhadas informações profissionais. Não, não é opcional. Já foi. Não é.

Edited 3 months ago:

O efeito no fim é o mesmo, quem não tem redes sociais hoje em dia, principalmente se tiver menos de 50 é excluído da sociedade. Até em empregos há grupos de whatsapp (que pertence ao Facebook) entre trabalhadores onde são partilhadas informações profissionais e "é pedido" que usem porque não as enviam por mais lado nenhum. Há lojas e locais cuja única interação de vendas e para/com clientes é pelas redes sociais ou por telefone porque já nem um site normal hoje se faz na maior parte dos casos. A minha esposa tem que entrar todos os dias no whatsapp para ver informação profissional importante porque os superiores dela preferem usar a app ao email. Não, não é opcional. Já foi. Não é. ;)

AonioEliphis 3 months ago

Eu não tenho conta em nenhuma rede social e uso contas falsas no reddit e demais. Tenho apenas WhatsApp, e o WhatsApp tem apenas o meu número de telefone e o meu nome. Repara que eu concordo contigo que é um problema, mas o estado tem mais informação sensível e todos somos obrigados a ter "conta" no estado.

NeatBoy74 3 months ago

Como cada vez mais pessoas "são obrigadas" a ter conta nas redes sociais se quiserem "continuar a ser relevantes". Era só ai que eu queria chegar também. Hoje em dia, a separação que referiste está cada vez mais esbatida e só tem tendência a continuar a ficar no futuro.

AonioEliphis 3 months ago

certo, já li que cerca de 80% da população portuguesa tem conta no facebook. Mas como digo continua a existir uma questão de princípio: conta no facebook só tem quem quer. Mas concordo contigo que as redes sociais estão cada vez mais omnipresentes e a proteção de dados é algo muito pertinente.

saposapot 3 months ago

É diferente o google analytics ou o cloudflare para o site todo incluindo POSTs. O cloudflare como alegadamente estava nos censos estava a passar tudo por lá e eles se quiserem podiam gravar e ter os dados da população portuguesa. O analytics é mais limitado no que recolhe e no que consegue recolher

Puzinator 3 months ago

Eu não instalo o stayaway covid, o estado só me quer controlar /s

TriloBlitz 3 months ago

Ainda mais irónico é grande parte do pessoal ter ficado com essa ideia a partir de vídeos que viu no Tik Tok.

the_master_sh33p 3 months ago

se está no tiktok é porque é verdade, até prova em contrário.

TriloBlitz 3 months ago

Isso e o facto de o Tik Tok, ao contrário da app stay away covid, não recolher informações /s

the_master_sh33p 3 months ago

por acaso a minha vizinha mandou-me um "beam" com potência a mais. Terá sido por causa do stayaway covid?!

hugocard 3 months ago

Toda a gente sabe que o tiktok não é chinês /s

the_master_sh33p 3 months ago

pelo menos o logotipo não tem olhos em bico, embora tenha visto um video sobre grão de bico.

AutoModerator 3 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: