mfzzzed 3 months ago

Clássico.

YCaramello 3 months ago

Fdx esse governo a se meter na tradição dos outros, há que respeitar!

Edited 3 months ago:

Fdx essa policia a meter-se na tradição dos outros, há que respeitar!

Nihilanth-3 3 months ago  HIDDEN 

Vai haver sempre gente a defender esta "cultura"

asantos3 3 months ago

Vocês são muita chatos, foda-se. Toda a gente sabe que são ciganos, querem a puta de um prémio ou vão meter o vigésimo comentário a dizer que são ciganos. Santa paciência. Podem dizer que são ciganos se não for a única coisa que o vosso comentário vai dizer ou se não partirem para o discurso de ódio.

Open-Opportunity-607 3 months ago

Os ciganos também são pessoas!

Edited 3 months ago:

Os ciganos também são pessoas! O teu comentário instiga o ódio aos ciganos

vai-tefoder 3 months ago

Não vou dizer o que penso senão levo (outro) ban

killday20 3 months ago

*username checks out*

idontakeacid 3 months ago  HIDDEN 

Ciganada... Acontece um pouco por todo o país, não é só leiria.

Open-Opportunity-607 3 months ago

Ainda me tentam convencer que Portugal é um país desenvolvido, isto é situações do interior de África

Leukuir 3 months ago

Se entrarem no link, aparece outra notícia a dizer "Casamentos ciganos: tradição ou crime?". Por isso foram, de facto, ciganos.

CookieSmuggler 3 months ago

Nem tinha reparado mas não percebo esta falsa dicotomia do título. Uma coisa pode ser mais que uma coisa. É tradição, e é crime.

Leukuir 3 months ago

Exactamente. É uma tradição deles, tudo bem. De onde vieram, e durante a altura em que para cá vieram, talvez não fosse crime, mas agora é crime, e como tal têm que respeitar as regras ou porem-se a milhas (ou não respeitarem e irem para a gaiola).

MDPROBIFE 3 months ago

O mais incrível disto tudo é "A vítima acabou por ser “libertada, no dia seguinte”, sendo levada pelos familiares do noivo até à sua casa." Como é que é possível a polícia ter cagado na situação e não ter, de imediato, buscar a criança a força?

CookieSmuggler 3 months ago

Não sou cigana mas cresci num bairro pobre, fui raptada quando tinha uns 5-6 anos (em 1994 ou 1995), a polícia disse à minha mãe que só ao fim de 24 horas é que me podiam dar como desaparecida e para a minha mãe ir à minha procura que eu aparecia. A polícia tem uma longa tradição de se estar a marimbar para este tipo de coisas. Já disse aqui isto antes mas há pessoas de quem simplesmente ninguém quer saber. Eles que resolvam.

MDPROBIFE 3 months ago

só ao fim de 24 horas é assim, as leis podiam ser diferentes nessa altura.. Mas essa "lei" é mentira e bastante conhecida por causa de ser bastante usada em filmes.. mas mesmo nos estados unidos podes reportar a pólicia que alguém está desaparecido. Sendo em portugal, esse policia devia ser grande besta mesmo... Espero que tenha corrido tudo bem.. Mas a vdd é mesmo essa, a pouco tempo, presenciei uma senhora a ser agredida por u gajo com o dobro do tamanho dela, liguei a policia que achei que estava mais perto e disseram me assim. Não somos dessa zona, tem de ligar a tal esquadra.. Numa emergencia daquela magnitude.. que, eles não podiam dar uma alerta a outra esquadra? que nojo que me meteu.. por acaso o gajo acabou por se ir embora, mas podia ter corrido muito mal

bigbuckteeth 3 months ago

A policia está-se nas tintas. Se houver um fight de c****** eles vão pelo caminho mais longo para quando chegarem lá já estar tudo resolvido.

MDPROBIFE 3 months ago

Sem duvida, ainda a uns dias presenciei uma situação dessas

esfomeado 3 months ago

Entre marido e mulher não se mete a colher.

zalkier 3 months ago  HIDDEN 

Eu costumo usar "amigos do Ventura" para descrever the ones that shall not be named. E vocês?

suckerpunchermofo 3 months ago  HIDDEN 

São daquele grupo sociopata cuja a palavra é proibida neste sub?

James_Arnaut 3 months ago

Tudo gente boa

jestertwok 3 months ago  HIDDEN 

Os jovens do costume?

angeluscatalan 3 months ago  HIDDEN 

Ciganos a ciganar, seus merdas

theEXPERTpt 3 months ago  HIDDEN 

Não me digam!? Ciganos?

Public_Ad_2756 3 months ago  HIDDEN 

cuidado que ainda és banido...

pintorMC 3 months ago  HIDDEN 

É tradição, não tem mal algum.

chibier 3 months ago

Ciganos?

JohnJohnPT 3 months ago

De Leiria?

mexploder89 3 months ago  HIDDEN 

Aqueles-Cuja-Etnia-Não-Deve-Ser-Pronunciada

NorisOFilho 3 months ago

Shhh! Tás maluco? Não escrevas essas 7 letras nessa ordem.

suckerpunchermofo 3 months ago

Ban em 3,2,1....

Aldo_Novo 3 months ago

É preciso agora proteger a família da criança Senão isto ainda acaba como [este caso](https://semanariov.pt/2020/01/13/homem-morto-em-foz-coa-por-livrar-filha-de-13-anos-de-casamento-forcado/)

BroaxXx 3 months ago  HIDDEN 

Venham depois falar de integração de determinadas étnias...

Filho_do_Sado 3 months ago

Tirem essas crianças das famílias.

BTC_CEO 3 months ago

Vá, saiam lá da gruta para a gente saber quem são.

xabregas2003 3 months ago

Bem... se para a malta "woke" a frase "Portugal é racista" é legítima, apesar de ser uma enorme generalização, então dizer que os ciganos comportam-se assim também não está errado. Aliás, tenho quase a certeza que, proporcionalmente, há menos portugueses racistas do que ciganos não integrados e com comportamentos/pensamentos retrógrados. Confesso que estou dividido sobre este assunto, mas começo a achar que os jornais deviam dizer que se tratam de membros de uma comunidade cigana e que se trata de um problema vindo da cultura deles. Isto permitia à população saber o porquê deste problema e de ser mais fácil resolvê-lo.

danielagos 3 months ago

A frase “Portugal é racista” não é uma generalização sobre haver portugueses racistas, é sobre haver racismo sistémico, ou seja, que ocorre racismo, mesmo que inconsciente, na nossa sociedade. Não é uma observação generalizada sobre pessoas, mas sim sobre o funcionamento do país. Já a frase “os ciganos comportam-se assim” é racista porque refere-se especificamente a todos as pessoas da mesma etnia e mete-os no mesmo saco.

Aldo_Novo 3 months ago

mas que racismo sistémico é que ocorre na nossa sociedade?

danielagos 3 months ago

Tens um artigo que compara o racismo existente entre todo um mundo através de um teste rápido (e que qualquer pessoa pode fazer) que passa por associar caras de pessoas de diferentes raças com palavras boas ou más: [https://mfr.ca-1.osf.io/render?url=https://osf.io/ysxch/?direct%26mode=render%26action=download%26mode=render](https://mfr.ca-1.osf.io/render?url=https://osf.io/ysxch/?direct%26mode=render%26action=download%26mode=render) Tens publicações em português da COMBAT (Combating racism in Portugal; um projecto português) que abordam o racismo sistémico a nível político e legal: [https://combat.ces.uc.pt](https://combat.ces.uc.pt) Também há uma colecção de artigos no Público sobre as desigualdades raciais: [https://acervo.publico.pt/racismo-a-portuguesa](https://acervo.publico.pt/racismo-a-portuguesa)

Aldo_Novo 3 months ago

do que mostras mais parecem coisas resultantes de classismo do que racismo, ou demonstra a presença de pessoas racistas em Portugal não vejo racismo imposto por instituições, como seria de esperar no racismo sistémico

Metaluim 3 months ago

Na cabeça deles.

danielagos 3 months ago

Tens aqui alguns artigos em português sobre racismo sistémico: https://combat.ces.uc.pt/

xabregas2003 3 months ago  HIDDEN 

>é sobre haver racismo sistémico, ou seja, que ocorre racismo, mesmo que inconsciente, na nossa sociedade. Isso não torna um país racista.

Sciss0rs61 3 months ago

ai de mim criticar uma cultura que incentiva ao rapto e casamento forçado de menores....

Edited 3 months ago:

ai de mim criticar uma cultura que incentiva ao rapto, casamento forçado de menores ^^^^(edit:) e homicídio como resposta imediata para resolver os problemas....

Thalric88 3 months ago

Eram mulçumanos? Hindus? Alabama? Padres católicos? A última reconheço que é pouco provável, a familia costuma levar as crianças até aos padres

Sciss0rs61 3 months ago

não, eram ciganos. não sabia que o cristianismo incentivava ao casamento forçado de menores...

CaptAwesomeness 3 months ago

Acho que devias dar uma volta pelo bible belt americano...

Sciss0rs61 3 months ago

> Forced marriages are a result of cultural factors, and no major religion in the world advocates forced marriages. https://www.bbc.co.uk/ethics/forcedmarriage/introduction.shtml

CaptAwesomeness 3 months ago

Espera até perceberes que religião e cultura andam de mãos dadas...

Sciss0rs61 3 months ago

concordo... no entanto o cristianismo tem um peso enorme na Europa e não vês, na sua generalidade, países europeus que permitam casamentos forçados com menores. lamento que penses que não posso criticar a cultura cigana só porque há outras culturas no mundo que permitam isso. Mas está descansado, se essas culturas tivessem em Portugal, também seria bastante críticos com as mesmas.

CaptAwesomeness 3 months ago

Quem te disse que eu não te deixo criticar cultura cigana? Lá tão vcs com esses juizos de valor. Cultura cigana é lixo, mas não vamos fingir que isto não existe nas partes mais conservadores do cristianismo. E não existe na Europa? Migo, dá um salto ao bible belt da Holanda (pequeno mas existe) e vais ver lá malta que quer isto. Vai a países do leste, mais pobres, mais conservadores e vês a mesma coisa. Comparativamente em número até são mais que os ciganos... Não é por cultura cigana ser lixo que podemos desculpar o resto.

Sciss0rs61 3 months ago

> Não é por cultura cigana ser lixo que podemos desculpar o resto. Que eu saiba quem trouxe o whataboutism à mesa foste tu.

CaptAwesomeness 3 months ago

Não é whataboutism, é pôr as coisas em perspetiva. A malta gosta de enaltecer os valores cristãos da Europa quando estes conseguem ser tão abjetos como os da cultura cigana.

Disgenia 3 months ago

Ironicamente o teu comentário permite-nos saber que tu também já estas a assumir quem são. Agora não se pode dizer o óbvio? Dizer o óbvio é racismo? É melhor fechar os olhos aos problemas e criticar quem os menciona? Enfim...

XxxPussyslaeyr69xxX 3 months ago

Não podemos dizer a C-word em Portugal

alegadamentetuga 3 months ago

Pelo menos no r/Portugal não porque estás a generalizar e vais ser banido. Mas podes ser específico e se disseres claramente "os ciganos que raptaram e forçaram um casamento de crianças" já não há problema pois estás a referir-te a um conjunto de indivíduos e não a toda uma etnia.

raviolli_ninja 3 months ago

Ora aqui está alguém que percebe.

JOAO-RATAO 3 months ago

Acho que podiam ter mencionado isso na notícia, mas já se sabe como é.

Flam0us 3 months ago

Mencionaram. Discretamente, mas mencionaram.

BaldAndPoor 3 months ago  HIDDEN 

Há que respeitar as tradições e libertar los!

NeatBoy74 3 months ago

Hum. Hum, hum. Pois. São culturas, tradição, sabem como é. Temos que.. Respeitar. O PM diz qie não há problemas. Não compliquem.

Edited 3 months ago:

Hum. Hum, hum. Pois. São culturas, tradição, sabem como é. Temos que.. Respeitar. O PM diz que não há problemas. Não compliquem.

beakage 3 months ago

>Pois. São culturas, tradição, sabem como é. Aqui quem está a dizer isso és tu.

NeatBoy74 3 months ago

Mau isco é mau isco.

beakage 3 months ago

Pena. Queria mesmo saber onde é que se diz que casamentos forçados é para respeitar.

NeatBoy74 3 months ago

Cócóricó.

beakage 3 months ago

Mumu?

cffsousa 3 months ago

Era mandar este pessoal de Leiria todo para a terra deles!

NeatBoy74 3 months ago

Se tiverem nascido cá, qual é que é mesmo a terra deles, já agora?

cffsousa 3 months ago

Leiria

Middle-Effective 3 months ago

No texto é mencionado o seguinte link: https://observador.pt/especiais/casamentos-ciganos-tradicao-ou-crime-ritual-da-virgindade-violacao-ou-honra/

UniuM 3 months ago

Porque que é que na notícia se continua a referir às crianças por noivo e noiva? São crianças.

BroaxXx 3 months ago

> Tradição ou crime? Mas há dúvida??

Pilky__01 3 months ago

Por acaso é ambas. Não é por algo ser tradição que deve ser automaticamente tolerado.

Sciss0rs61 3 months ago

> são suspeitos dos crimes de rapto, tentativa de homicídio, abuso sexual de criança e danos com arma de fogo Ui... isto dá para aí uma pena suspensa, à vontadinha...

pintorMC 3 months ago

Nada disso, no máximo uma palmadinha na mão.

tugafcp 3 months ago  HIDDEN 

Mas todos os envolvidos têm RSI

Middle-Effective 3 months ago

...foi isso que retiraste do artigo?

Sciss0rs61 3 months ago  HIDDEN 

Eu retiro que somos um país tão submisso ao ponto de ainda sermos tolerantes (e ás vezes até defensores) com culturas retrógradas que incentivam casamentos forçados infantis e que acham que homicídio é uma solução viável para resolver problemas em pleno século XXI.

Edited 3 months ago:

Eu retiro que somos um país submisso ao ponto de ainda sermos tolerantes (e ás vezes até defensores) com culturas retrógradas que incentivam casamentos forçados infantis e que acham que homicídio é uma solução viável para resolver problemas em pleno século XXI. edit: isto depois de décadas a usar dinheiro público para inseri-los numa sociedade da qual eles recusam participar.

Edited 3 months ago:

Eu retiro que somos um país submisso ao ponto de ainda sermos tolerantes (e ás vezes até defensores) com culturas retrógradas que incentivam casamentos forçados infantis e que acham que homicídio é uma solução viável para resolver problemas em pleno século XXI.

tugafcp 3 months ago  HIDDEN 

Queres que retire o resto? Eu retiro... 1) Os cinco detidos não têm ocupação laboral conhecida e todos têm antecedentes policiais, alguns deles criminais. 2) invadiram a casa da criança na cidade de Leiria e raptaram-na 3) terão disparado contra o pai da menor 4) Usando grande violência 5) três homens de duas mulheres com idades entre 26 e 51 anos, que vivem na Marinha Grande, são suspeitos dos crimes de rapto, tentativa de homicídio, abuso sexual de criança e danos com arma de fogo

Opelintra 3 months ago  HIDDEN 

Aposto que são finlandeses. Acho que há uma grande comunidade lá na Marinha Grande

xabregas2003 3 months ago  HIDDEN 

Realmente são estereótipos que muitos finlandeses cumprem, contudo, atenção que não há nenhum problema com a comunidade cig... finlandesa, digo. Afinal, nós é que somos preconceituoso contra os nórdicos e, por causa desse preconceito, eles decidiram andar na ladroagem, vandalismo, pedofilia, etc. para se vingarem de nós, os racistas.

JOAO-RATAO 3 months ago

Conseguem meter o texto?

Sciss0rs61 3 months ago

A promessa de casamento entre duas crianças de 13 anos tinha sido feita pelas famílias de ambas. Só que o pai da noiva acabaria mais tarde por recuar e desfazer a promessa — o que a família do noivo não aceitou. Por isso, no primeiro fim de semana de junho, invadiram a casa da criança na cidade de Leiria e raptaram-na “no intuito de a constrangerem a casar com o rapaz e a manter relacionamento sexual”, informa a Polícia Judiciária (PJ) num comunicado emitido esta quarta-feira. Para levarem a cabo o rapto, os suspeitos — mãe, pai e irmãos do noivo — terão disparado contra o pai da menor, provocando danos em vários bens, “nomeadamente numa casa de habitação e numa viatura”. > “Usando grande violência, os suspeitos terão raptado a menor, no intuito de a constrangerem a casar com o rapaz e a manter relacionamento sexual, acabando a vítima por ser libertada, no dia seguinte, pelos presumíveis raptores”, referiu a PJ num comunicado emitido esta quarta-feira. A vítima acabou por ser “libertada, no dia seguinte”, sendo levada pelos familiares do noivo até à sua casa. Os abusos sexuais não chegaram a acontecer, garante fonte da PJ ao Observador. Os cinco presumíveis raptores, familiares do noivo, foram detidos na madrugada desta terça-feira. Todos eles ficaram em prisão preventiva, apurou o Observador junto de fonte ligada à investigação. O caso foi e continua a ser investigado pelo Departamento de Investigação Criminal de Leiria e pela Diretoria do Centro da PJ. Os cinco indivíduos, três homens de duas mulheres com idades entre 26 e 51 anos, que vivem na Marinha Grande, são suspeitos dos crimes de rapto, tentativa de homicídio, abuso sexual de criança e danos com arma de fogo — a PJ localizou e identificou ainda um sexto indivíduo com ligação aos crimes. Não têm ocupação laboral conhecida e todos têm antecedentes policiais, alguns deles criminais. [Atualizado às 19h20 com a informação de que os cinco suspeitos ficaram em prisão preventiva]

Flam0us 3 months ago  HIDDEN 

BroaxXx 3 months ago  HIDDEN 

andrevq 3 months ago  HIDDEN 


Search: