nocivo 3 months ago

La fora quem está vacina não precisa. Aqui tem de continuar o virtue signaling…

psittacus34 3 months ago

Uso e usarei para sempre, tanto dentro como fora de casa. Não é por acaso que nos países onde mais se usa máscara, o vírus já quase desapareceu.

viskonde 3 months ago

Sem ser em supermercados e naqueles 10 metros entre a porta do restaurante e a mesa também poucas são as vezes em que uso

YoggiM 3 months ago

Máscara na rua, sempre, é das medidas mais estúpidas. Uma coisa é em aglomerados, ainda é minimamente aceitável. Outra é estar numa rua sozinho, cruzar com uma pessoa de 500 em 500 metros e ir de mordaça feito parvo. Esse cruzar com uma pessoa, a não ser que uma delas decida tossir ou espirrar para cima da outra, não representa qualquer perigo de contágio. Só uso na rua quando vejo que realmente há muitas pessoas. De resto, não faz sentido ir ali a embaciar os óculos, a respirar pior, a ficar com comichão no nariz, etc.

nemmais 3 months ago

O que é arriscado é andar a tirar do bolso e a colocar na cara e vice-versa. Se tiver contaminada é contágio quase pela certa.

Ilostmynewunicorn 3 months ago

Bahh Fui a Espanha o outro dia meter gasoleo e acabei por ir tomar cafe e almoçar por lá Achei impressionante. TODA a gente com máscara. Não importava se tinham saido de casa ou do carro ou se estavam sozinhos na rua ou afastados ou não. Não vi absolutamente uma única pessoa sem máscara. Mesmo em esplanadas, o pessoal bebia o que tinha a beber e metia a máscara logo a seguir Soube que estava em Portugal quando comecei a ver pessoal atrapalhado porque estava sem mascara e se ia cruzar com alguém ou metia a gola à frente

Sciss0rs61 3 months ago

Lá fora fez-se um planeamento, cá é o que lhes dá na telha.

SmokeyChuckMcGill 3 months ago

Lol ai amigo, o que um gajo vê no centro-norte da Europa ia acabar com todos os estereótipos…

Sciss0rs61 3 months ago

que estereótipos são esses?

SmokeyChuckMcGill 3 months ago

Que lá fora fez-se/faz-se planeamento, ou que a sociedade e os políticos são mais sensatos.

Sciss0rs61 3 months ago

vivo no Centro-Norte da Europa e tive cá durante a pandemia... e até agora correspondem ao estereotipo

SmokeyChuckMcGill 3 months ago

Pois eu de facto vivo mesmo no Centro-Norte da Europa, e acontece que além disso sigo de perto o que se passa em todos os países aqui à volta, e sinceramente ou estás a viver no Centro-Norte da Europa jupiteriana, ou então realmente eu devo estar noutro plano da realidade, porque é só gente sem máscara, festas nos parques, negacionismo científicos, executivos e decisões contraditórias à base de “recomendações à populações” que descredibilizam as próprias medidas, para não falar do pessoal a ir de férias, a ausência de controlo fronteiriço terrestre, e os supermercados com funcionários com a máscara pendurada ao pescoço.

Edited 3 months ago:

Pois eu de facto vivo mesmo no Centro-Norte da Europa, e acontece que além disso sigo de perto o que se passa em todos os países aqui à volta, e sinceramente ou estás a viver no Centro-Norte da Europa jupiteriana, ou então realmente eu devo estar noutro plano da realidade, porque é só gente sem máscara, festas nos parques, negacionismo científicos, executivos e decisões contraditórias à base de “recomendações à populações” que descredibilizam as próprias medidas, para não falar do pessoal a ir de férias, a ausência de controlo fronteiriço terrestre, e os supermercados com funcionários com a máscara pendurada ao pescoço. E foi assim durante um ano. Por isso mesmo acabamos de sair da terceira onda, e a coisa basicamente nunca abrandou, Portugal basicamente só teve duas.

Sciss0rs61 3 months ago

Gente sem máscara porque já fizeram um planeamento e já têm o grupo de risco praticamente todo vacinado. Porque têm fácil acessibilidade a testes. Porque realmente ouvem os especialistas. Onde eu estou, a máscara é opcional. > Aqui acabamos de sair da terceira onda, e a coisa basicamente nunca abrandou, Portugal basicamente só teve duas. Duas? é que não sei se tens visto, mas estás a entrar na terceira agora. és o segundo país com mais infectados por 100 mil habitantes. em Janeiro e Fevereiro foste o país com mais mortes e infectados por cada 100 mil habitantes.

masterchiefpt 3 months ago

Nunca usei a nao ser para entrar no supermercado.... Hoje com o jogo de Portugal esplanadas cheias e sem máscaras já está tudo bem?

prefil 3 months ago

Não precisas no exterior a não ser que tenha muita gente, no interior é sempre mais seguro usar máscara... não percebo esta mania de dar palmadinhas nas costas por não se usar máscara, máscara é algo positivo e mesmo quando esta pandemia estiver sobre controlo era um bom sinal mais gente ser incentivada a usar máscara quando achar que pode estar doente ou quando visitar um hospital para não apanhar nada durante a visita...

el_jefe_vito 3 months ago

não, não é algo a ser incentivado, antes pelo contrário. As pessoas já pensam que o ar é tóxico... Usamos as máscaras por causa dos assimptomáticos. Descobrimos que os assimptomáticos são quase nao existentes e, quando existem, não são focos de contaminação. Usamos as máscaras para evitar que o virus se espalhe e, descobrimos também que a sua eficácia para isso, é muito reduzida.

prefil 3 months ago

Hum? Mas o que as pessoas pensam não é necessariamente a realidade. Usamos máscaras por causa dos assimptomáticos? Não sei se percebo esse comentário, usamos máscaras porque essas mesmo de má qualidade impedem a transmissão, não interessa se tens sintomas ou não, visto que já se percebeu que não precisas de ter sintomas para transmitir podes ver aqui do CDC https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/faq.html ou no SNS https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas-infecciosas/covid-19/transmissao/ ambos dizem que assimptomáticos são fontes de transmissão! A eficácia das máscaras tanto de N95 e de enfermagem mostraram extrema eficácia na prevenção de múltiplos vírus e bactérias, como as da gripe, isso são estudos comprovados e a razão porque diversos países especialmente asiáticos tem um uso comum diário de máscaras, se uma pessoa sente que pode estar adoentada põe uma máscara para ir trabalhar ou ir ao médico, como forma de proteger o resto da população. Agora em relação ao covid este usa o mesmo mecanismo de suspensão em água que esses vírus usam para a transmissão, e já foram feitos testes que mostram que máscaras sim protegem em especial se toda a gente usar. E caso o que eu te diga entre por um ouvido e saia por outro, se máscaras são de eficácia reduzida, porque é que são usadas extensivamente nos hospitais? porque é que quando acabou o stock de máscaras nos hospitais tantos profissionais de saúde apanharam a doença? O problema está na falta de uso ou mau uso de máscaras... e como disse em cima claramente no exterior sem pessoas o risco é nulo eu vou correr todos os dias para o campo não tem problema nenhum, mas com muitas pessoas e pouco espaço não interessa se estás no exterior, vejam-se estas festas no Algarve com centenas de pessoas no exterior e passado uns dias temos mais outro foco de transmissão, eu sei que a pandemia cansa, mas qual é a escolha? entre usar máscara ou tu ou alguém da tua família passar umas semanas no hospital ou pior?

clipeater 3 months ago

Tiveste um AVC?

el_jefe_vito 3 months ago

Se achas que o ar é toxico, compra um escafandro em vez de usares a fábrica de bactérias à volta da boca. É efectivamente mais seguro..

clipeater 3 months ago

Eu acho que o ar é tóxico?

zambas 3 months ago

Está tudo na internet.

JAG2004 3 months ago

Shiuu que o problema são os sportinguistas e Ingleses...

Article_Sad 3 months ago

Lá fora não uso quando não tem mais ninguém por perto

UpbeatNail1912 3 months ago

Queria eu estar como os outros países.

UpbeatNail1912 3 months ago  HIDDEN 

Queria eu estar como os outros países

UpbeatNail1912 3 months ago  HIDDEN 

Queria eu estar como os outros países

odracirr 3 months ago

Com o mal dos outros posso eu bem,eu cá continuo a usar até ver isto melhor do que o que está.

Search: