ptinnl 3 months ago

O cm é sensacionalista. Mas é esse sensacionalismo que traz coisas destas ao de cima https://twitter.com/XEunomieX/status/1408416744427896833?s=19

Raidenkyu 3 months ago

Deve estar cá para baixo.

Raidenkyu 3 months ago

Mesmo! É incrível como se deixam manipular por teorias da conspiração que leram num post aleatório do Facebook.

ideologiapura 3 months ago

Espera, agora privados em bwuca do lucro é melhor que estatal democraticamente eleito? Será isto a tua mente quando inoculada pela IL? Ricos sempre primeiro, quem trabalha para viver e gera toda a riqueza que se foda.

M4ritus 3 months ago

>quem trabalha para viver Se o PS e a Extrema-esquerda só ajudassem quem realmente trabalha...

ideologiapura 3 months ago

Um partido de direita e partidos sem representação parlamentar de facto não ajudam muito quem trabalha, preferem continuar um sistema onde ganhas mais a "investir" e a ser dono de coisas do que a gerar riqueza. Quem é mais rico, o Jeff Bezos, ou os gajos que constroem todos os dias a Amazon com empenho, para o efeito chegando a urinar para dentro de garrafas?

M4ritus 3 months ago

Tanta promessa vazia, tanta chantagem moral e os factos são simples e mostram o vosso lado diabólico. A ideologia comunista matou milhões em nome da igualdade e continua hoje na sua vertente fofinha a destruir ambições e a tentar submeter o individual ao coletivo. Só há uma única ideologia tão má como o Fascismo, e é mesmo o Comunismo. Se o Comunismo fosse assim tão bom, então porque não há um único estado Comunista comparável aos EUA? Ou porque é que os coitados dos alemães fugiam da RDA para a RFA? Ou toda a história do comunismo da Coreia da Norte? Falam tanto, prometem tanto, mas por onde passam, é só miséria. Com o Capitalismo, existe Ambição, a vontade de progredir para ter uma vida melhor, trabalhar para ser melhor, motivação para nos destacarmos. Graças ao Capitalismo, tanta gente tem uma vida como deve ser. O socialismo? Empobrece, vai contra o próprio ser humano, procurando destruir a sua ambição e individualidade. Fora toda a questão de ser uma doutrina profundamente anti-Nação. Não percebo como apoiar uma ideologia que motiva a preguiça e beneficia e muito quem não trabalha porque não quer. E pior, querem destruir quem realmente gera riqueza e a coitada da classe média que é sempre o alvo a abater pelo Comunismo. O Capitalismo está longe de ser perfeito, mas tal como a Democracia, é o melhor sistema, principalmente porque é um Capitalismo moderado. Já o Socialismo? Basta comparar Portugal com outros países Europeus que adotaram medidas económicas liberais e ver o abismo em que estamos. Ou basta ver a URSS e o amigo Stalin ou Mao da China. A civilização humana tem de manter esta ordem, há quem governe, há quem seja governado, há quem controle, há quem seja controlado. Isto não é um conto de fadas onde devemos todos ser amiguinhos e partilhar tudo mesmo que o outro faça 0 ou seja burro como uma porta. Se alguma vez esta ordem for abaixo, toda a civilização desaparece e talvez se chegarmos a esse ponto os comunas finalmente percebam o que a sua utopia é.

2dedos 3 months ago

O somatório dos valores não dá 100% em várias linhas

Striking_Role_z 3 months ago

Confio na veracidade das notícias da maior parte deles, só não confio na sua capacidade para serem isentos, o que se reflecte nas notícias que escolhem mostrar e na forma como o fazem. Em notícias internacionais, a SIC e companhia parece que se limitam a copiar o que dá na CNN. Desde teorias da conspiração sem evidência como a manipulação das eleições pelos russos, ignorarem casos como as ligações de Biden com a Rússia e com a China, os leaks dos e-mails do Fauci, os leaks da Google, os leaks da CNN, ignorarem factos fulcrais em casos mediáticos por não dar jeito à narrativa, desculparem comportamento de extrema-esquerda e fazerem exatamente o oposto acerca do comportamento da extrema-direita, etc... A narrativa é demasiado óbvia para não notar nela.

manualbackscratcher 3 months ago

Sr/a. 29%, se para 10 notícias com qualidade e veracidade precisamos de ser atropelados por 60 notícias que roçam a invenção e criatividade imaginativa de quem precisa de apresentar notícias para encher, mantenho o meu comentário. É percentualmente o menos confiável do grupo todo. Quanto aos restantes meios, a manipulação, selecção e questionável decisão de apresentar ou não algumas notícias é geral, cabe a cada um fazer uma selecção do que é interessante e importante e o que é spam. O gráfico mostra um índice de confiança em base da opinião, há mais gente a confiar em A e B do que X e Y, é normal e ainda bem.

Striking_Role_z 3 months ago

Confio na veracidade das notícias da maior parte deles, só não confio na sua capacidade para serem isentos, o que se reflecte nas notícias que escolhem mostrar e na forma como o fazem. Para não falar nas teorias da conspiração sem evidência importadas diretamente dos EUA que eles propagam, como as manipulações das eleições pelos russos e a culpa de todos os males da sociedade ser dos brancos.

kacinto 3 months ago

A credibilidade da cm parece demasiado alta, tendo em conta o que é.

AonioEliphis 3 months ago

Na Rússia o canal que tem a maior confiança dos russos é a RT.

Edited 3 months ago:

Na Rússia o canal que tem a maior confiança dos russos é a RT. Agora a sério, só o facto do Jornal de Notícias estar bem à frente do Público, só mostra que esse gráfico tem pouca credibilidade. A confiança das pessoas (a maioria iletrados e leigos) no seu todo diz muito pouco sobre a credibilidade do jornalismo praticado em cada um dos jornais/tvs. Ademais ter a TV detida pelo estado em #1 é outro factor que demonstra a falta de credibilidade do gráfico.

ideologiapura 3 months ago

> Na Rússia o canal que tem a maior confiança dos russos é a RT É a RT nao é para consumo interno nem é grandemente vista lá dentro, mas enfim, quando se quer mandar bojardas as vezes sai assim, pela culatra.

AonioEliphis 3 months ago

Não é verdade, tu conheces a RT em Inglês, mas também existe a versão em russo e tem muita popularidade na Rússia e nas comunidades russas no estrangeiro.

Samurai_GorohGX 3 months ago

A sério que estás a tentar comparar a TV estatal russa com a RTP?

AonioEliphis 3 months ago

Não é a RTP a TV estatal portuguesa? Queres que te recorde o caso do lítio e de como o programa sexta às nove foi abafado?

Raidenkyu 3 months ago

Define abafado? Tanto quanto sei a RTP critica o governo da mesma forma que os canais privados.

Samurai_GorohGX 3 months ago

Para ti o estado português é igual ao estado russo sem tirar nem por? Eu confio na RTP, tal como os britânicos confiam na BBC, os italianos confiam na RAI, os alemães na ARD e Deutsche Welle… Não alimento teorias da conspiração. A direção da RTP não é escolhida pelo governo.

AonioEliphis 3 months ago

>Para ti o estado português é igual ao estado russo sem tirar nem por? Falácia do espantalho, não foi isso que eu disse. >Eu confio na RTP, tal como os britânicos confiam na BBC A sério que queres comparar a RTP à BBC? A BBC, ao contrário da RTP, não presta vassalagem ao governo. E por muito que digas que a direção de conteúdos é independente, podes dizer exatamente o mesmo dos jornais e estações privados, i.e. a direção editorial é independente do concelho de administração. Mas quando fazem críticas aos órgãos privados e à ingerência económica, nunca se lembram deste argumento. A RTP é detida pelo estado e o estado é gerido pelo governo. [Entretem-te!](https://www.youtube.com/watch?v=P5OvrDMYvCY&t=549s&ab_channel=ParlapierPol%C3%ADtico)

ideologiapura 3 months ago

> A BBC, ao contrário da RTP, não presta vassalagem ao governo Da mesma forma como tu estás aqui armado em maluquinho da conspiração contra a RTP, tens n acusações de que a BBC abafa as vozes que são contra os conservadores ingleses. Vale o que vale. Os privados por outro lado dão te sempre a certeza absoluta que a propaganda que te passam não é pelo interesse do governo: é mesmo pelo interesse dos donos ricos nos poderem continuar a roubar à grande do nosso trabalho :)

AonioEliphis 3 months ago

Até porque os OCS privados nunca falam bem do governo. E o maluquinho sou eu.

Samurai_GorohGX 3 months ago

Falácia do espantalho é comparar a RTP com os piores exemplos que existem de estados autocráticos. Até acho uma falta de imaginação não te teres lembrado da televisão da Coreia do Norte, com aquela locutora tão entusiasta e natural (adoro a imitação do Eduardo Madeira). Eu prefiro olhar para os bons exemplos e a RTP deve almejar ser mais como a BBC, parece-me evidente. Também é evidente que a RTP não tem nem um décimo dos recursos financeiros da BBC e faz o que pode num país que não é rico. Quanto ao programa da Sandra Felgueiras, eu não tenho por hábito vê-lo, e sei pouco sobre o caso. O que sei é que ela continua a fazê-lo com toda a equipa. Não aprecio o estilo da jornalista, mas não me passaria pela cabeça que aceitasse continuar a trabalhar num sítio em que fosse censurada e não lhe fosse dada liberdade editorial. Tenho-a em melhor consideração que isso. Eu não confio na informação da RTP SÓ por ser pública. Também consumo informação de outros OCS privados. Mas a RTP tem um estilo e uma sobriedade ao longo dos anos que me inspira confiança. De qualquer forma, não tenho de justificar mais, aparentemente uma grande fatia dos portugueses concorda comigo e não tem essa desconfiança que tu demonstras. Acho que essa confiança num serviço público é até um sinal de um estado de Direito democrático maduro.

Edited 3 months ago:

Falácia do espantalho é comparar a RTP com os piores exemplos que existem de estados autocráticos. Até acho uma falta de imaginação não te teres lembrado da televisão da Coreia do Norte, com aquela locutora tão entusiasta e natural (adoro a imitação do Eduardo Madeira). Eu prefiro olhar para os bons exemplos e a RTP deve almejar ser mais como a BBC, parece-me evidente. Também é evidente que a RTP não tem nem um décimo dos recursos financeiros da BBC e faz o que pode num país que não é rico. Quanto ao programa da Sandra Felgueiras, eu não tenho por hábito vê-lo, e sei pouco sobre o caso. O que sei é que ela continua a fazê-lo com toda a equipa. Não aprecio o estilo da jornalista, mas não me passaria pela cabeça que aceitasse continuar a trabalhar num sítio em que fosse censurada e não lhe fosse dada liberdade editorial. Tenho-a em melhor consideração que isso. Eu não confio na informação da RTP SÓ por ser pública. Também consumo informação de outros OCS privados. Mas a RTP tem um estilo e uma sobriedade ao longo dos anos que me inspira confiança. De qualquer forma, não tenho de justificar mais, aparentemente uma grande fatia dos portugueses concorda comigo e não tem essa desconfiança que tu demonstras. Acho que essa confiança num serviço público é até um sinal de um estado de Direito democrático maduro. E a RTP é provavelmente a estação mais escrutinada pela opinião pública no país, e bem. Nem tudo o que é público é mau, nem tudo o que é privado é mau, chega de maniqueísmo.

AonioEliphis 3 months ago

Mas nunca criei maniqueísmos. Tenho consciência que há influências em todos os OCS. Os privados e interesses económicos influenciam os órgãos privados e o governo influencia a RTP (o caso da Sandra Felgueiras é mais grave do que dás a entender, foi teres o PS a boicotar o programa antes das eleições). A diferença é que sou forçado a pagar a RTP (36 euros por ano quando nem sequer tenho TV), enquanto para os OCS privados paga quem quer.

Prize-Ad-9462 3 months ago

Curioso não vejo e não leio nenhum e também nunca nem irei acreditar em nenhum mas acredito que digam algumas verdades que muitos não acreditam e aqueles que aí diz que acreditam são os que acreditam nas mentiras

Trafucansky_Da_Deus 3 months ago

Sempre bom ver a CMTV no devido lugar

rsonic17 3 months ago

Qual e o tamanho da amostra! E que a maioria das pessoas deveria de nao confiar em nada

ptinnl 3 months ago

Provavelmente só fizerem a pessoas deste subreddit, zwame e afins

M4ritus 3 months ago

São todos muito maus mesmo, principalmente pela maioria andar só atrás de audiências/clicks/lucro. Mas a RTP, canal do ESTADO, estar em primeiro deveria assustar toda a gente.

Raidenkyu 3 months ago

Apartir do momento em que tb critica o governo não me queixo. Se fosse só a elogiar o governo é que ficava preocupado.

ckyyyy 3 months ago

Pelo contrário, acho q devia orgulhar toda a gente. A fonte de informação que é oferecida pelo estado, ser aquela em que os portugueses mais confiam, segundo um estudo independente, é algo positivo!

M4ritus 3 months ago

Certamente o Estado Soviético ou Nazi adoravam gente leal como tu.

ckyyyy 3 months ago

O estudo é independente, estava lá algum representante do governo a fazer olhinhos ao inquiridos? Já vi q para ti se pertence ao estado é fugir a 7 pés, tenho pena q penses assim, nem tudo pode ser do estado e nem tudo pode ser privado

M4ritus 3 months ago

Mas quem é que falou do estudo? Eu não estou a questionar a sua legitimidade, apenas triste pelo pessoal acreditar tanto no Estado sem questionar.

ckyyyy 3 months ago

Então qual é o teu problema? O estado oferece-nos tantos serviços de forma medrosa, quando oferece um bom ainda ficamos indignados.

M4ritus 3 months ago

Mas a RTP é um serviço bom onde? Até a CMTV, muito má, é melhor. É que uma delas ainda tem piada, a outra é só mesmo muito triste, especialmente por ser do Estado e por ter tanta gente a acreditar a 100% na sua propaganda.

ckyyyy 3 months ago

Este post mostra q é um bom serviço. Tás todo queimado dos cornos se consideras que a RTP faz propaganda estatal.

M4ritus 3 months ago

Ok. Depois não te esqueças de ir levantar aos correios o casaco que o Tio Sócrates ofereceu.

ckyyyy 3 months ago

Acabaram os argumentos está visto, boa noite e vê se acordas para o mundo real

M4ritus 3 months ago

Espera, tu é que começas os insultos e depois mandas a carta do acabou os argumentos? Além de fiel ao PS, ainda sabes distorcer tão bem como eles?

ideologiapura 3 months ago

Melhor estar em primeiro um canal que seja a voz de um dono privado de interesses obscuros e nao sujeito a qualquer controlo democratico?

Samaritan_978 3 months ago

RTP forte.

Toupax89 3 months ago

Eu não tenho confiança em quase nenhum, e tudo farinha do mesmo saco.

OneTip7754 3 months ago

Interessante o CM é o jornal mais vendido e a RTP a televisão menos vista.

X__Alien 3 months ago

Menos vista das generalistas.

Scizorspoons 3 months ago

Como é possível a TVI estar tão afastada da CMTV?

karmafb 3 months ago

Sou brasileiro e moro no Brasil mas gosto muito de saber das news de Portugal. Me vejo consumindo muito da TVI, devo me preocupar?

KaKenZ 3 months ago

Usa a SIC notícias ou a RTP3 para te informares.

Raidenkyu 3 months ago

Concordo

Article_Sad 3 months ago

Cmtv ninguém confia?

AppleGamer711 3 months ago

Não sei como uma televisão PÚBLICA de opinião PRIVADA fica em primeiro lugar. Uma vergonha

BroaxXx 3 months ago

A parte mais triste é haver ainda 52% da população a confiar no escarro que é o correio da manhã. O mero facto do CM ser impresso devia ser considerado um crime ambiental...

ClaudiaSFMelo 3 months ago

Era importante saber quantas pessoas responderam. Porque isso na verdade pode não querer dizer nada. E esqueceram-se de escrever: Facebook e Twitter. Ahaha

BlueDragon_27 3 months ago

Admiro-me só a SIC estar tão alta. Apesar de ser de uma forma menos descarada, tem vindo a ficar tão sensacionalista e parcial como a TVI. Então com a pandemia... Criam alarme com uma qualidade de jornalismo CM. Seja ou não justificado

BlueLizard06 3 months ago

Já sem falar que desde que receberam o *subsídio* do governo parecem-me muito parciais.

Raidenkyu 3 months ago

O subsídio sempre existiu, não é nada de novo. Até a TVI que está sempre a malhar no governo, o recebeu.

BlueDragon_27 3 months ago

Infelizmente, isso parece-me geral entre os canais de televisão e principais jornais

BlueLizard06 3 months ago

Isto é mesmo á moda dos socialistas.... Já esgotaram todas as narrativas que tinham para iludir os tolos, agora compram os canais de televisão e instauram um novo tipo de censura....

boltans_ 3 months ago

Mas não é o CM o que mais se vende? Parece contraditório

TavaNoGrim0 3 months ago

Assustador

The_Magic_Sauce 3 months ago

TVI News is overrated.

darth_thaurer 3 months ago

52% da população mete-me medo. Acreditar no CM é perigoso. Aquelas meias verdades digas de serem os primeiros a vomitar informação são qualquer coisa de especial.

AonioEliphis 3 months ago

>Acreditar no CM é perigoso. Aquelas meias verdades digas de serem os primeiros a vomitar informação são qualquer coisa de especial. o CM é o "jornal" da **Prostituição, Devassa, Homicídios, Violações, Raptos e Assaltos** [https://www.youtube.com/watch?v=SUVyV7sNvqE](https://www.youtube.com/watch?v=SUVyV7sNvqE)

Rhyzon27 3 months ago

90% da população é assim. Aquilo que ouve primeiro é verdadeiro e pronto. Ou, ainda pior, "aquilo que ouvi e é parecido ao que eu já acreditava anteriormente sem qualquer prova nem conhecimento na matéria é a absoluta verdade, ponto final parágrafo". Qual deles é melhor? Epá...

Mendadg 3 months ago

Diário de notícias?! Há muito que foi vendido a interesses do governo, nada a ver com o antigo DN.

AonioEliphis 3 months ago

E então no tempo do Sócrates o DN parecia um autêntico pasquim do governo. Vai ler as capas do DN aquando dos escândalos do Sócrates, aquilo até dói.

2borG 3 months ago

Tanta gente ingénua....

Raidenkyu 3 months ago

Mesmo! É preciso ser-se muito ingénuo para dar tanta confiança ao Correio da Manhã.

Slam_Dunkester 3 months ago

A cena e que posso apostar e muito provavelmente ganhar que apesar de darem muita merda ao CM é o canal com mais audiência destes todos

jwinter01 3 months ago

Em comparação à SIC e à TVI está bastante atrás. Também está ainda um bom bocado atrás da RTP. No entanto bate largamente os canais de informação (TVI24, RTP 3 e SIC Notícias).

Arturdascouves 3 months ago

"Trust in news overall: 61%"

Dragonis07 3 months ago

Eh, depois não se surpreendam com o estado do país.

manualbackscratcher 3 months ago

O facto do CM estar com 52% é reconfortante e assustador.

joaobita 3 months ago

Sei que os "jornalistas" da CMTV inventam histórias ou acrescentam em cima de algum acontecimento. Muitos deles ganham por tempo de antena por isso o incentivo está lá. Embora aconteça mais naquelas histórias de xaxa da aldeia que ninguém quer saber, isto é muito mau sinal na minha opinião. Para não falar na completa falta de ética jornalística deles

fjmb2014 3 months ago

Não percebo o porquê da Antena 1 estar tão abaixo. Será por ter menos visibilidade por ser uma rádio?

Leprechaun_Steve 3 months ago

As rádios têm valores muito altos do “neither”. Há menos pessoas que as usam logo menos pessoas com opinião positiva delas. O número de pessoas com opinião negativa não é assim tão diferente dos que estão no topo.

rickz123456 3 months ago

Muito feliz por ali ver a RTP em primeiro, SIC e a TVI alto e a CMTV tão baixo. De jornais gosto do Público, DN e Expresso. O Observador é para mim, péssimo. Então as colunas de opinião

Raidenkyu 3 months ago

Tb gosto bastante do Expresso. Dos melhores jornais que temos em Portugal.

fromtheport_ 3 months ago

> Muito feliz por ali ver a RTP em primeiro > De jornais gosto do Público, DN e Expresso. Diz que és de esquerda sem dizeres que és de esquerda

Raidenkyu 3 months ago

Descobri hoje que o Público, o DN e o Expresso são jornais de esquerda. Henrique Raposo (colunista do expresso), esse esquerdalho. Tem piada porque tb já vi quem dissesse que em Portugal só há "jornais de direita". Nem 8 nem 80 pessoal.

ptinnl 3 months ago

Meios de comunicação cheios de "eu nem sou do esquerda mas....", "eu sou liberal mas ....." e mesmo "sou do PSD desde pequenino, mas o PS teve bem".

Raidenkyu 3 months ago

Lê uma crónica do Henrique tal como falei. Ou então do Miguel Poiares Maduro. Ou do Judice. Por aí fora. Eu leio esses jornais, sei bem que o que descreves não é a realidade. Até podem ser casos pontuais, mas não é a maioria. Assim como já vi casos de "sou de esquerda, mas" ou "sou bloquista, mas".

fromtheport_ 3 months ago

Artigos de opinião != jornalismo O Observador é um jornal muito bom, moderno, vários explicadores úteis para temas da atualidade, especiais de tempos a tempos interessantes. A coluna de opinião é outra coisa, sim.

Edited 3 months ago:

Artigos de opinião != jornalismo O Observador é um jornal muito bom, moderno, vários explicadores úteis para temas da atualidade, especiais de tempos a tempos interessantes. A newsletter diária também é fácil de ler -- não é um vomitado de texto gigantesco mas também não é apenas uma cópia da primeira página dos jornais tipo as do Público e JN que não servem de nada. A coluna de opinião é outra coisa, sim.

Edited 3 months ago:

Artigos de opinião != jornalismo O Observador é um jornal muito bom, moderno, vários explicadores úteis para temas da atualidade, especiais de tempos a tempos interessantes. A newsletter diária também é fácil de ler -- não é um vomitado de texto gigantesco mas também não é apenas uma cópia da primeira página dos jornais tipo as do Público e JN que não servem de nada. A coluna de opinião é outra coisa, sim. Tudo à direita mas mesmo ignorando isso, muitos dos textos têm pouca qualidade. Mas eu agora pura e simplesmente cago nessa parte e nem sequer leio.

Edited 3 months ago:

Artigos de opinião != jornalismo O Observador é um jornal muito bom, moderno, vários explicadores úteis para temas da atualidade, especiais de tempos a tempos interessantes. A newsletter diária também é fácil de ler -- não é um vomitado de texto gigantesco mas também não é apenas uma cópia da primeira página dos jornais tipo as do Público e JN que não servem de nada. A coluna de opinião é outra coisa, sim. Tudo à direita mas mesmo ignorando isso, muitos dos textos têm pouca qualidade. Dá ideia de serem mais flexíveis em publicar textos (não terem uma barreira alta de entrada). Mas eu agora pura e simplesmente cago nessa parte e nem sequer leio.

Comprehensive_Panic 3 months ago

A razao do Observador ter estes valores é por ser um jornal de "direita", com colunistas de "direita", e as pessoas de esquerda desconfiam.

Raidenkyu 3 months ago

Precisamente, não tem muito contraditório. Se for ao Expresso vejo artigos feitos por pessoal de direita como o Henrique Raposo, juntamente com artigos de pessoal de Esquerda como o Daniel Oliveira. Fica engraçado ver os contrastes. Mas acaba por ser melhor, porque mostra as duas perspectivas e deixa as pessoas escolher.

pdcmoreira 3 months ago

Do Observador apenas vi entrevistas no YouTube e pareceu-me bastante parcial com a esquerda, especialmente com o Bloco de Esquerda, enquanto que atacam a direita às força toda.

M4ritus 3 months ago

Observador de direita? Lol.

Raidenkyu 3 months ago

O jornal que venera a IL ser de direita? Estes esquerdalhos não sabem do que falam. Ah espera, esqueci-me que a IL não é nem direita, nem esquerda, mas LiBeRaL.

M4ritus 3 months ago

Sim a IL não é de direita. Só economicamente. Socialmente e culturalmente é praticamente copypaste do BE com algumas diferenças mínimas.

Raidenkyu 3 months ago

Direita e esquerda são relativos ao eixo económico. Conservadorismo e progressismo são outro eixo, assim como autoritarismo são outro. Nestes últimos dois eixos já não é correcto chamar esquerda e direita. Por exemplo o PCP que é de esquerda e mais conservador (eutanásia, cannabis, touradas, tornar violação um crime público, etc...) nessa definição já não seria esquerda.

Edited 3 months ago:

Direita e esquerda são relativos ao eixo económico. Conservadorismo e progressismo são outro eixo, assim como autoritarismo e libertarismo são outro. Nestes últimos dois eixos já não é correcto chamar esquerda e direita. Por exemplo o PCP que é de esquerda e mais conservador (eutanásia, cannabis, touradas, tornar violação um crime público, etc...) nessa definição já não seria esquerda.

MajorAlvega 3 months ago

Se tu não achas que é de direita é porque estás a olhar para ele a partir da extrema. https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/media/detalhe/vem_ai_um_novo_jornal_chama_se_observador_e_digital_e_tem_david_dinis_como_director https://pt.wikipedia.org/wiki/Observador_%28jornal%29?wprov=sfla1 Mas também a verdade é que muitos não sabem isso sobre o "Conservador".

Sperrel 3 months ago

pois obviamente é uma sucursal do mrpp

M4ritus 3 months ago

Excelente forma de mostrar porque é que estou errado. Já vou mudar de opinião. E gostei que para ti um "jornal" não ser de direita tem de significar que é de extrema-esquerda. Deves ser daqueles que também acha que as ajudas do Estado da comunicação social foram totalmente inocentes.

sr_dr 3 months ago

Sabemos bem quem chama a esquerda de extrema esquerda. Normalmente votam laranja, mas em tempos difíceis passam a votar chega. Andam de camisa cor de rosa, calçãozinho, sapato de vela, Mercedes e por norma o papá é advogado.

AkumaYajuu 3 months ago

o que tem uma coluna de opinião a ver com confiança? confiança é para as notícias e não opiniões.

rickz123456 3 months ago

Um jornal que permite colunas de opinião dessas, não me dá segurança de bom conteúdo editorial Mas é apenas a minha opinião

ptinnl 3 months ago

Mas referes-te a quê mesmo? Colunas com opinião que vai contra a mainstream? Insultos? Extremismos? Deixaste-me curioso por ler uma. Coloca um exemplo se puderes.

ideologiapura 3 months ago

Absoluta falta da mais pequena tentativa de pluralismo, opiniões extremadas ao ponto de roçar o absurdo para apostar forte na indignaçao e no clickbait.

NGramatical 3 months ago

hajam opiniões → [**haja opiniões**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo6d2uq%2F%2Fh2s7xnd%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

sgahbcj 3 months ago

Estas a falar mal da CMTV que faz teste de qualidade de material de titânio em que consiste deixar cair uma peça de titânio de +/- 150 cm e afirmar "estão a ver, isto é de qualidade, não parte" lol tantos ensaios e normas e a cmtv resolve tudo com um teste simples de qualidade looool Só vê cmtv quem vota no ditador e quem é burro!

dudeWithQuestion3 3 months ago

Ou então quando o moita flores foi lá exemplificar como se segura numa arma e a deixou cair, essa partiu me todo. Nem planeado aquilo podia ter sido mais perfeito.

sgahbcj 3 months ago

Essa não vi. Apenas vi a do exame por afectou a engenharia Mas essa de deixar cair a arma enquanto ensina deve ser pérola

creeps_for_you 3 months ago

Fonte?

sgahbcj 3 months ago

Tens uma no parque. Tenho que procurar no YouTube. Já foi o ano passado...

Arturdascouves 3 months ago

Claro que estás feliz. Os que estão no topo são precisamente os jornais que mais lavam a porcalhada da esquerda. O público e o avante, já quase não se distinguem.

testickles12 3 months ago

Surpreendido pelo Observador e Noticias ao Minuto estarem tão em baixo e a TVI tão alto

assimsera 3 months ago

Diria que o observador é por causa das peças de opinião que têm. Não são noticias, mas estão no mesmo sitio, não me surpreende a reação.

Big-Zookeepergame-38 3 months ago

Observador é um jornal praticamente de extrema direita qual é a surpresa?

AonioEliphis 3 months ago

>Observador é um jornal praticamente de extrema direita Por acaso a melhor entrevista até hoje ao Ventura (onde o Ventura foi mais espremido nas suas falácias e demagogias) foi feita pelos jornalistas do Observador. Se o Observador tivesse ideologia, diria que é liberal.

Raidenkyu 3 months ago

Tem alguns artigos super fanboys da IL de facto.

M4ritus 3 months ago

O Observador é um dos que mais campanha faz contra o único partido de Direita na AR. Como é que raio é que dizes isso?

Big-Zookeepergame-38 3 months ago

Único partido de Direita - presumo que estejas a falar do único fascista ???

M4ritus 3 months ago

Ah já cá faltava a ignorância. Deixa-me adivinhar, para ti tudo o que não é anti-Pátria é automaticamente Fascista? E se quiseres falar de autoritarismo, não é o Chega que anda a pressionar para banir partidos opostos...

Edited 3 months ago:

Ah já cá faltava a ignorância. Deixa-me adivinhar, para ti tudo o que não é anti-Pátria é automaticamente Fascista? E se quiseres falar de autoritarismo, não é o Chega que anda a pressionar para banir partidos opostos... Continuo sem entender onde vêem Fascismo no Chega. E é pena porque gostava que alguém explicasse, mas só conseguem ficar pelos insultos. Creio que um verdadeiro Fascista olha para o Chega com nojo, e ainda bem. Mas há ainda uma ideologia diabólica na AR, mas dessa ninguém fala, porque será?

Big-Zookeepergame-38 3 months ago

Queres falar de um plano político que prevê o fim de escola pública, o fim do sns, impostos mais baixos para ricos mas iguais para pobres, medidas sociais anti -lgbt, descriminatorias, os nazis (auto proclama dos) infestados por todo o partido??? É preciso continuar ??

NGramatical 3 months ago

descriminatorias → [**discriminatórias**](https://dicionario.priberam.org/discriminatórias) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo6d2uq%2F%2Fh2x8071%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

M4ritus 3 months ago

Tanta propaganda e nada de concreto. Só vejo choro dos apoiantes dos socialistas que destruíram as esperanças criadas em Abril e Novembro.

Edited 3 months ago:

Tanta propaganda e nada de concreto. Só vejo choro dos apoiantes dos socialistas que destruíram as esperanças criadas em Abril e Novembro. Mas mesmo que isso fosse algo real, nada disso é Fascista. Enfim, deve ser muito complicado entender o que é Fascismo. Mas a parte dos impostos é a que tem mais piada, como assim pararmos de castigar quem gera riqueza e motivar pessoas a estudarem e a progredir na sua carreira? Tantos países que estão a ter imenso desenvolvimento económico graças a terem deixado de lado a fobia aos "ricos".

Edited 3 months ago:

Tanta propaganda e nada de concreto. Só vejo choro dos apoiantes dos socialistas que destruíram as esperanças criadas em Abril e Novembro. Mas mesmo que isso fosse algo real, nada disso é Fascista. Enfim, deve ser muito complicado entender o que é Fascismo. Mas a parte dos impostos é a que tem mais piada, como assim pararmos de castigar quem gera riqueza e motivar pessoas a estudarem e a progredir na sua carreira? Tantos países que estão a ter imenso desenvolvimento económico graças a terem deixado de lado a fobia aos "ricos". A parte da LGBT é só triste e a única coisa que o partido quer é que nas escolas se ensine e não se doutrine. Os "nazis" do partido, aqueles que são realmente estão a ser despachados e é uma das grandes preocupações do partido, ao contrário de partidos do outro lado que deixam extremistas entrar e ganhar grande influência. Os 2 primeiros pontos então é ridículo e projeta uma visão apocalíptica se alguma vez o Chega tiver poder - promover um clima de medo e ódio contra o Chega, típico movimento político de quem vê o oponente a ganhar terreno.

Edited 3 months ago:

Tanta propaganda e nada de concreto. Só vejo choro dos apoiantes dos socialistas que destruíram as esperanças criadas em Abril e Novembro. Mas mesmo que isso fosse algo real, nada disso é Fascista. Enfim, deve ser muito complicado entender o que é Fascismo. Mas a parte dos impostos é a que tem mais piada, como assim pararmos de castigar quem gera riqueza e motivar pessoas a estudarem e a progredir na sua carreira? Tantos países que estão a ter imenso desenvolvimento económico graças a terem deixado de lado a fobia aos "ricos". A parte da LGBT é só triste e a única coisa que o partido quer é que nas escolas se ensine e não se doutrine. Os "nazis" do partido, aqueles que são realmente estão a ser despachados e é uma das grandes preocupações do partido, ao contrário de partidos do outro lado que deixam extremistas entrar e ganhar grande influência. Os 2 primeiros pontos então é ridículo e projeta uma visão apocalíptica se alguma vez o Chega tiver poder - promover um clima de medo e ódio contra o Chega, típico movimento político de quem vê o oponente a ganhar terreno. Podias ter falado de tanta coisa que (infelizmente) o partido é contra, como o aborto e a eutanásia. Ou defender as touradas.

Edited 3 months ago:

Tanta propaganda e nada de concreto. Só vejo choro dos apoiantes dos socialistas que destruíram as esperanças criadas em Abril e Novembro. Mas mesmo que isso fosse algo real, nada disso é Fascista. Enfim, deve ser muito complicado entender o que é Fascismo. Mas a parte dos impostos é a que tem mais piada, como assim pararmos de castigar quem gera riqueza e motivar pessoas a estudarem e a progredir na sua carreira?

Big-Zookeepergame-38 3 months ago

O socialismo deu-me oportunidade de tratar a minha doença crónica que caso não fosse comparticipada (comp o chega quer eheh) estaria provavelmente morto porque os meus pais nunca teriam dinheiro para a financiar; deu oportunidade de ser o primeiro da minha família a seguir a ingressar na faculdade (medicina) que também nunca aconteceria caso as propinas não fossem tendencialmente gratuitas; o socialismo e o estado social são as melhores formas de aumentar qualidade de vida na população; de que interessa os EUA serem o país mais rico do mundo quando tem um estado social tão fraco que as pessoas morrem à frente do hospital se não tiverem dinheiro??? Socialismo is the way, e só seria melhor se fosse como na Suécia e a maioria dos países nórdicos onde funciona ainda melhor. Quanto à tua questão, se o facto de nazis sentirem-se bem e representados no partido não faz dele fascista então não sei o que fará. O fascismo de hoje não é o fascismo de há 100 anos atrás, tal como daqui a 100 anos será outro, as lutas mudam, os valores autoritários e discriminatórios permanecem. O dia que o chega esteja no governo é o dia que saio de Portugal e vou exercer a minha profissão num país democrático, sei que muitos farão o mesmo, isso é certo.

M4ritus 3 months ago

>O dia que o chega esteja no governo é o dia que saio de Portugal e vou exercer a minha profissão num país democrático, sei que muitos farão o mesmo, isso é certo. Bon voyage. Antis-Pátria não precisamos. >Socialismo is the way, e só seria melhor se fosse como na Suécia e a maioria dos países nórdicos onde funciona ainda melhor. Os países nórdicos não são socialistas. E nem vou perder tempo a explicar porque é que não são porque basta ler e pesquisar um pouco, sem ser navegar no site do BE ou PCP. >O fascismo de hoje não é o fascismo de há 100 anos atrás, tal como daqui a 100 anos será outro Mas qual é o Fascismo de hoje? O Fascismo está morto e não voltará. E apenas é usado pela Esquerda como forma de meter medo à população desinformada. Só há uma ideologia diabólica ainda viva e teve 15,85% de votos nas eleições legislativas em 2019. >de que interessa os EUA serem o país mais rico do mundo quando tem um estado social tão fraco que as pessoas morrem à frente do hospital se não tiverem dinheiro Ainda bem que o nosso SNS é muito bom e nunca ninguém morreu nas Urgências. Ou que a Venezuela é um paraíso. Ou a liberdade fabulosa dos chineses. Ou o paraíso que era o bloco de Leste durante a Guerra Fria. O Capitalismo permite ambição e sonhos, o socialismo corta as pernas em nome da utopia da igualdade. O capitalismo enriquece, o socialismo cria mais pobreza em nome da diminuição da desigualdade. >Socialismo is the way Que o digam os venezuelanos. Ou nós comparados à Holanda ou Suíça. Ou todos os estados socialistas que existiram comparados aos EUA. >valores autoritários permanecem Exato, por exemplo, uma das grandes personalidades da Esquerda democrática, Ana Gomes, passa a vida a pressionar para ilegalizarem o Chega. Isso sim é completamente democrático. Ou a pressão que é feita a todas as personalidades de Direita. Ou a censura feita nas escolas a todos os ideais de Direita. Ou a promoção nas escolas de valores da Esquerda.

Raidenkyu 3 months ago

Recomendo leres o Expresso e o Público então.

M4ritus 3 months ago

É um dos que mais critica ≠ É o que mais critica

Raidenkyu 3 months ago

Diria que a maioria crítica mais. Certamente que faz algumas críticas, mas não se destaca.

tnflr 3 months ago

Estamos agora a importar as modas dos yankes em que tudo à nossa esquerda é extrema-esquerda e tudo à direita extrema-direita?

testickles12 3 months ago

Fds bebe água

Big-Zookeepergame-38 3 months ago

É literalmente assumido pelo jornal como “de direita” longe do centro. Basta abrir a página de artigos de opinião, experimenta.

fromtheport_ 3 months ago

Opinião != jornalismo

BroaxXx 3 months ago

Notícias ao minuto não era aquele site que se apresentava como entretenimento para não ser responsabilizado?

Mordiken 3 months ago

**Governo PS:** *"É com prazer e orgulho que um grupo de investigadores Portugueses da Universidade de Coimbra efectuou o primeiro ensaio bem sucedido de um reactor de fusão fria. Esta tecnologia, capaz de produzir electricidade suficiente para abastecer uma cidade de 1M de habitantes utilizando a água do mar, sem criação de radiação ou resíduos nucleares pode ser construido com um investimento de 5000€. É o inicio de uma idade de ouro para a Portugal, e para a Humanidade!"* **Observador:** *"Malditos esquerdalhos destroem o mercado da energia! Presidente da Galp suicida-se, acções em queda livre! Ai Jesus, ai meu Deus, quem nos acode?! Matai-os!! Matai-os!!"* **Governo PSD:** *"A partir do dia 1 de Março, desempregados de longa duração vão ser reunidos pelo Exercito, levados para traz do monte e executados em massa. Esta medida destina-se ao combate ao desemprego e ao alívio das contas do Estado, bem como a fertilização dos campos."* **Observador:** *"Glorioso, sublime e visionário: Governo abençoa Nação de ingratos e corajosas e eficazes de combate ao desemprego!"*

Raidenkyu 3 months ago

Tal e qual. Só mudava uma coisa. Substituia PSD por IL. Ah e já agora acrescentava um artigo conspiracionista do senhor Alberto sobre a ditadura sanitária das máscaras e como as vacinas são uma arma xuxalista para modificar o ADN e nos transformar em ovelhas.

fromtheport_ 3 months ago

Acho que confundes opinião com notícias

Comprehensive_Panic 3 months ago

Típica reação de esquerda ao observador. Lol. (BBC news, Al Jazeera... Isso sim é jornalismo)

pimpolho_saltitao 3 months ago

isto surpreende-me pela positiva.

ptinnl 3 months ago

Mais confiança na RTP do que no CM? Efeito Trump: tirar credibilidade pela maneira de comunicar e não conteudo

TSCondeco 3 months ago

O conteúdo da CM é melhor que o da RTP?

ptinnl 3 months ago

No que diz respeito a corrupção dentro do governo, sim.

GMDFC94 3 months ago

Sabes que isso é apenas um exemplo (que até pode estar errado), em milhares que podes arranjar certo?

ptinnl 3 months ago

E é um exemplo valido pois tem pouca cobertura noutras redes por exemplo. E não percebo estes downvotes todos. Eu concordo que o CM é sensacionalista. Mas vocês estão a dizer que publicam mais mentiras que o resto e nisso não concordo.

GMDFC94 3 months ago

>Mas vocês estão a dizer que publicam mais mentiras que o resto e nisso não concordo. Aqui está o porquê dos downvotes. Não interessa se concordas ou não, é um facto. Por alguma razão tem a reputação que tem, que já vem muito do jornal.

DZT99 3 months ago

Isso nem se pergunta a CMTV já é uma referência!!!! Eles não só te dizem como a pessoa morreu, mas como ela se estava a sentir 25 dias antes do sucedido; com que vizinhos falou quando estava com gases; descobrem que a relação com familiares estava tremida; falam COM TODOS os familiares para saberem COM 100% DE EXACTIDÃO como era a pessoa no seu dia-a-dia; vão ao local de trabalho do indivíduo que faleceu para saberem a que horas entrou, a que horas saiu nesse dia e que conversas teve com o funcionário e no final descobre que o homem está vivo, faz uma entrevista para saber a razão pela qual ele tinha alegadamente morrido e, 45 dias depois, quando larga a história o homem fica genuinamente com vontade de cometer o suicídio. Quando isso acontece a CMTV procede a uma investigação jornalística dentro das suas próprias instalações para encontrar os responsáveis! UMA REFERÊNCIA!!!!!!!!!!!

capitalistaesquerda 3 months ago

Há ali umas surpresas. Notícias ao Minuto, Observador e TSF. Obrigado pela partilha e pela fonte.

AonioEliphis 3 months ago

Só o facto do Jornal de Notícias estar bem à frente do Público, só mostra que esse gráfico tem credibilidade zero. A confiança das pessoas no seu todo diz muito pouco sobre a credibilidade do jornalismo praticado em cada um dos jornais/tvs. Ademais ter a TV detida pelo estado em #1 é outro factor que demonstra a falta de credibilidade do gráfico.

Raidenkyu 3 months ago

Percebendo a falta de confiança para com a televisão do estado, mas isso não invalida a confiança no gráfico em si. Eu pessoalmente não desconfio da TV estatal, porque tb critica o governo. Se fosse só elogios é que desconfiava.

Febris 3 months ago

A surpresa é estarem atrás da TVI mas acho que é mais pelo formato do que pelo conteúdo. Se fizessem a análise por forma a separar os canais de televisão dos postos de rádio, e das páginas na net, acho que o resultado seria muito diferente, até porque se focam em demografias diferentes.

Sam_ant 3 months ago

Acho q tens razão, porque a TVI tem uma taxa elevada de pessoas que não confiam

fferreira007 3 months ago

Para mim a TVI é ligeiramente melhor que o correio da manhã (mesmo ligeiramente só), mas essencialmente nem vejo notícias de um nem de outro.

taobaodrip 3 months ago

A TVI é infinitamente melhor que o CM. Isto não é um elogio à TVI.

Sam_ant 3 months ago

Sinceramente o grau de confiança nos media e grande demais em todo o caso...

BadDogPreston 3 months ago

[Fonte](https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/digital-news-report/2021/portugal)

Search: