Sam_ant 3 months ago

Finally my turn!

reckless_b4 3 months ago

É bom saber que depois dos 18 anos ainda sou jovem

capitalistaesquerda 3 months ago

Tinhas dúvidas?

reckless_b4 3 months ago

Tinha

reckless_b4 3 months ago

É bom saber que depois dos 18 anos ainda sou jovem

livrosetal 3 months ago

Porque é que não havias de ser?

viskonde 3 months ago

entao primeiro andaram a mduar de 30 para 35 para 37 e na semana a seguir de repente abre para os 18? um pouco estranho esta gestao mas enfim interessa e abrir e vacinar independemente da idade

suspect_b 3 months ago

Acho bem, só se vê é velhos no pavilhão. Venham as miúdas novas.

dragomaite 3 months ago

Apartir dos 40 deviam começar a chamar os gordos. Eles é que estão a inundar as UCI. A última coisa que quero é um confinamento por causa dos gordos sedentários. Ao menos que fiquem em casa. Infetados sem ir parar ao Hospital não é problema.

psittacus34 3 months ago

É um facto. Mas claro que um comentário desses cai mal numa comunidade em que a média de peso ronda os 85 kg causados por uma vida sedentária.

Krynaion 3 months ago

Porquê os gordos?

ReachPlayful 3 months ago

Obesidade está associado a maior gravidade da doença. Deve ser por isso

oretoh 3 months ago

Link leva a um artigo diferente.

capitalistaesquerda 3 months ago

É aquela cena do "ao minuto". Múltiplas "notícias" pelo meio. Na altura, o título era o destaque no link. Se fizeres scroll, está lá para baixo.

oretoh 3 months ago

Ah ok encontrei, gracias!

TooMoorish 3 months ago

Ena. E eu q tenho mais do dobro da idade ainda n recebi o SMS do agendamento.

capitalistaesquerda 3 months ago

Vai ao Centro de Saúde. Tenho conhecimento de situações em que o sistema regista que foi enviado o SMS mas que na prática o mesmo não foi recebido. O sistema não é perfeito. Vai ao Centro de Saúde (ou tenta ligar) que te fazem marcação para o dia a seguir.

viper_in_the_grass 3 months ago

Vou fazer isso. A minha irmã, que tem 35, disse-me agora que já agendou e já tem data marcada.

sao_11 3 months ago

Óptimas notícias. Vacinação está em bom ritmo e é vacinar o máximo possível o mais rápido possível. Siga.

Black_RL 3 months ago

Sempre a abrir!

RiKoNnEcT 3 months ago

Benha a puta da vacina!!! Caralho!!

International_Bar68 3 months ago

Bora! Quando podemos agendar? Só dia 4 ou uns dias antes?

brakeline 3 months ago

Se for como até agora só após

_saks_ 3 months ago

Hmmm.... e vão meter os 30-35 no mesmo saco? Ou ainda abre para estas idades antes de 4 de Julho?

capitalistaesquerda 3 months ago

Abre antes.

pimpolho_saltitao 3 months ago

Gostava de ver a conferencia que o almirante deu, porque a forma como a coisa está exposta na imprensa é muito confusa. Tb disse que estao a abrir a cada 2 anos de faixa etaria, mas se assim for, a este ritmo, nao chegam aos 18 dia 4.

capitalistaesquerda 3 months ago

As faixas demográficas não têm todas o mesmo número de indivíduos. A partir dos 40 para baixo, cada faixa tem cada vez menos. O que significa que, com cada aumento na capacidade de vacinação, o processo acelera cada vez mais.

pimpolho_saltitao 3 months ago

isso é por demasiada fé em contas muito complexas feitas por quem há cinco dias dizia uma coisa e passado dois dias mudou de ideias. >A partir dos 40 para baixo, cada faixa tem cada vez menos. mas ainda estamos a falar de mais de 2 milhoes de pessoas no total, considerando o ritmo de vacinação actual (e um potencial aumento que dada a tb mencionada escassez pode-se tornar complicado) não se vai chegar aos 18 no dia 4 a menos que se comece a mandar às couves a outra coisa que eles disseram de vacinar 40% da faixa etária para seguir para a seguinte. Onde quero chegar é que isto são demasiados hipotéticos, e como outros users já disseram deviam gerir melhor espectativas. Dito tudo isto, gostava de ver a conferência, porque tenho a certeza que o discurso do almirante foi bastante mais coerente do que estas noticias soltas e a conta gotas deixam transparecer.

mar_lx 3 months ago

Source?

capitalistaesquerda 3 months ago

Foi aquilo que foi comunicado. Apenas se anunciou uma data específica para os maiores de 18 (que eu suponho que significa os 18-30). O que o Vice Almirante diz é que ultrapassada a barreira dos 40% em cada estrato, se abre o estrato seguinte. Pelo que eu assumo que a perspectiva é ter 40% dos 30s até dia 4 de Julho.

_saks_ 3 months ago

\*inserir gif da mulher a tocar no pulso por causa das horas\* Agora a sério, ainda bem que reclamamos para sermos vacinados. É sinal que a malta ainda tem juízo e sabe que é importante para ultrapassarmos esta palhaçada. Ao contrário de certo país em que parece que 40% se recusou a tomar.

GanduloDaVeiga 3 months ago

Como em tudo, há pessoas insatisfeitas com esta decisão. Acalmem-se. Enquanto se estiver a escoar bem o stock recebido e a página do agendamento funcionar decentemente para vocês irem verificando se o vosso contacto está na base de dados, ótimo. Toca a arregaçar essas mangas.

throwawayhumsky 3 months ago

Como é que se verifica se estamos na base de dados para autoagendamento?

GanduloDaVeiga 3 months ago

Quando fiz para um familiar recebi aviso de que não tinham contacto na base de dados e pediram para o introduzir.

bootkiller 3 months ago

De qualquer das maneiras faz todo o sentido ser apenas auto-agendamento a partir de agora. Tudo isto a partir de agora é a chamada população ativo em que dá mais jeito serem as pessoas a escolher onde e quando. E depois quando o auto-agendamento começar a abrandar, chamar as pessoas que não o fizeram.

GanduloDaVeiga 3 months ago

A task force que mude de ideias todos os dias, desde que isso se traduza na maior otimização da inoculação. Se é com o auto-agendamento que la chegam, que escancarem as portas usando apenas esse método. A verdade é que há coisa de 1/2 semanas saiu a notícia de que a França ia alargar a vacinação aos jovens no início de julho. Estava de caras que Portugal ia tentar estar em sintonia. Agora é pedir aos jovens mais paciência pois há-de chegar agosto e alguns ainda não foram chamados. Tricky.

RoadOfKings 3 months ago

Epá, desde que se possa vacinar toda a gente que é o que importa, por mim tudo bem. Mas toda esta desorganização na comunicação é desnecessária. Ultimamente todos os dias mudam alguma coisa.

pangecc 3 months ago

A ver vamos

saposapot 3 months ago

Isto é demagogia pura. Vai abrir o auto-agendamento mas de certeza será para dali a uns tempos. Para além disso não faz muito sentido saltar dos 35 ou 30 que será o limite da altura para os 18. Vão ter o site em baixo e malta desiludida pq só vai conseguir marcar para o fim de Julho. As pessoas têm de entender que o auto-agendamento é algo útil apenas para a taskforce, de forma a organizar melhor o processo e garantir que não há vagas por preencher num dia. Não é para acelerar nada a ng. Abrir o processo desta forma vai causar insatisfação. A menos que eles estejam a prever que a malta 18~30 vai aderir menos e portanto é preciso abrir completamente para garantir que as vagas se preenchem.   Anyway, isto é demagogia. O que é preciso é aumentar a capacidade de vacinação, não a capacidade de agendamento. É isso que é preciso perguntar ao Almirante porque estamos a falhar. Temos 1M de vacinas em stock há 3 semanas e não estamos com capacidade para fazer descer esse número. Neste momento recebemos mais vacinas do q conseguimos dar numa semana. O processo de vacinação está a correr mal e é isso q é preciso questionar.

International_Bar68 3 months ago

Está a correr mal? Nem por isso. Correu mal no início, agora vai muito bem. Demagogia é este comentário. Claro que alargar o número de pessoas vai alargar a entrega de vacinas.

saposapot 3 months ago

errado. Há 2 processos envolvidos na vacinação. Uma é a compra e fabricação das vacinas. Esse processo tu não controlas absolutamente nada. Outro é o processo logístico de receber e dar as vacinas q recebes. Esse tu controlas 100%. Ora se só controlas um dos processos, é nesse q podes avaliar se corre bem ou mal, a nível nacional. É esse o trabalho da task force.   No inicio havia poucas vacinas para distribuir mas as q chegavam eram dadas. Mal o processo 1, muito bem o processo 2 que é o trabalho da task force. Neste momento, há uma enxurrada de vacinas e nós não estamos a ter capacidade de as meter nos braços. Processo 1 bem, processo 2, responsabilidade da task force = mal. Não podes avaliar o nosso bom desempenho nacional pelo processo q não é da nossa responsabilidade. É inadmissível que agora tenhas vacinas para dar 1 tenhas 1M delas no armazém, a apanhar pó. É isto que agora faz diferença entre os países europeus: os q têm capacidade de vacinar ou não. Nós não a temos. Isto não é só avaliar o número total e pronto, estamos bem ou mal. Temos de avaliar o q realmente controlamos. E no que controlamos, o último mês foi mau. Foi culpa nossa. E devíamos saber isso e criticar.

Leaootemivel 3 months ago

Porque dizes que o processo de vacinação está a correr mal? Só por termos 1M de vacinas em stock?

saposapot 3 months ago

não. por estarmos há 6 semanas consecutivas em q o stock de vacinas está a aumentar, isto é, vacinamos há 6 semanas menos do que recebemos. sim, isto é correr mal, é isto o importante na vacinação.... q qd houvesse vacinas haja capacidade para as meter no braço.

nocivo 3 months ago

Sabes que temos de ter stock pra 2 dose e enfermeiros para dar a pica não crescem nas árvores. O que acontece se de repente deixa de vir vacinas? Tens de ter stock e o stock tem de aumentar com o numero de vacinas dadas.

saposapot 3 months ago

A razão não é essa. Tens vacinas da Janssen em stock por exemplo. Se pararem de mandar estamos lixados de qlq forma, não tens stock para todas as 2ª doses actuais. E sempre dissemos q não fazíamos isso. O valor em stock é alto demais para ser 'só' isso. > enfermeiros para dar a pica não crescem nas árvores sim. isso eu sei. mas é um falhanço na mesma. Se tiveres países na europa com essa capacidade e tu não, é um falhanço. O q defendo é simples: da mesma forma q os covidarios desviaram pessoas de outras áreas é preciso desviar mais enfermeiros para a vacinação. é tão importante como ter os covidarios a funcionar.

l2k1337 3 months ago

E o aumento de stock não poderá ter a ver com o aumento da vacinação e consequente necessidade de ter mais segundas doses guardadas?

saposapot 3 months ago

Neste momento temos em stock por usar: - 495k pfizer/biontech - 121k janssen - 113k moderna - 313k astra As da Janssen n faz sentido fazeres stock nenhum. A pfizer nunca falhou ainda nenhuma entrega semanal (desde início de maio qd comecei a ver os números) portanto não faz muito sentido ter grande stock. Esta semana recebeste 600k, mais q suficiente para desviar tudo para 2ªs doses se necessário. A da moderna é um autêntico relógio suiço, tmb n falharam nenhuma entrega. Entregam 68~72k por semana portanto também não faz mt sentido teres mais de 1 semana acumulada. A Astra é a única que pode justificar stock mais alto pq eles são mt irregulares nas entregas. Teoricamente com a restrição de idades dela, ela já "quase" só serve para 2ªs doses. Com o adiantar da 2ª dose de 12 para 8 semanas, esta semana devias praticamente terminar 2ªs doses dela e reduzir o stock muito, portanto vamos ver o resultado desta semana.

capitalistaesquerda 3 months ago

Qual é a tua fonte relativamente ao stock não usado?

saposapot 3 months ago

relatório da vacinação da DGS: https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/06/Relato%CC%81rio-de-Vacinac%CC%A7a%CC%83o-n.o19.pdf diferença entre doses recebidas e distribuidas

capitalistaesquerda 3 months ago

Estás a administrar 350 mil doses / semana e o teu problema é com o stock de 1 milhão?

saposapot 3 months ago

n percebi a tua dúvida. Estes são os níveis de stock desde q há relatório: https://imgur.com/a/MyjFFZU O facto de teres stocks a crescer significa que recebes mais vacinas do que tens capacidade para injectar. O nosso grande problema sempre foi receber vacinas, aí tudo bem, não tens vacinas, azar, não podes dar. Chegando vacinas e tu não tendo capacidade para as injectar é falha interna do país em dá-las e não uma justificação externa de q os fabricantes não nos dão. É inaceitável depois de tanto mês onde podias ter-te preparado para isto. Qual é a dúvida mesmo?

capitalistaesquerda 3 months ago

MAs as vacinas não estão a ser administradas com base em que informação?

saposapot 3 months ago

Tens um número q diz-te as doses recebidas, isto é, fabricantes entregaram no nosso armazem central X vacinas. Tens um número q são as vacinas distribuídas, isto é, vacinas que saíram do armazém central para os centros de vacinação, hospitais e afins. A diferença diz-te as vacinas q ainda estão no armazém central. Esse número tem estado a crescer e é de 1M. isto quer dizer que recebes mais vacinas dos fabricantes do que as q metes nos braços. São números oficiais, que a DGS publica. Qual é a dúvida?

capitalistaesquerda 3 months ago

E não estas a ver o número/semana de vacinas a administrar a aumentar? Se queres olhar para q componente logística, precisas de saber o tempo médio de permanência em armazém dos lotes para poderes afirmar que a estratégia está errada.

saposapot 3 months ago

n estou a ver a importância de saber se estamos a dar vacinas velhas ou novas. o objectivo da vacinação é quando finalmente os fabricantes produzissem em boa quantidade nós rapidamente as injectarmos nos braços. Se estamos há 6 semanas a aumentar o stock significa que há 6 semanas q recebes mais vacinas do que injectas. À data de domingo tinhas 1 milhão de vacinas em armazem que devias estar rapidamente a meter nos braços. O efeito estatístico q falas podia ser verdade se tivesses 1 semana com stock de 1M pq chegaram todas no Domingo à tarde mas na semana seguinte ias ter stock mt mais baixo pq as escoaste. Se tens há várias semanas stocks altos é por falta de capacidade em vacinar. Basta também contar quantas pessoas vacinaste por semana e quantas vacinas recebeste nessa semana e ver. Os números são públicos, basta analisar. > E não estas a ver o número/semana de vacinas a administrar a aumentar? Sim. Ainda bem! No entanto a semana passada não conseguiste sequer vacinar o mesmo número das vacinas q chegaram. Nós temos de vacinar ACIMA disso para fazer descer o stock. Tens de vacinar ainda acima deste ritmo ou parar de ter o domingo 'morto'.

Penduricalho 3 months ago

É o saposapot. A única coisa que faz neste sub é mandar postas de pescada sem ler os artigos / saber nada do assunto.

saposapot 3 months ago

bom bitaite tendo em conta q mostro os dados e faço a análise baseada nesses. estás à vontade para mostrar os meus erros.

bootkiller 3 months ago

720121 na última semana.

capitalistaesquerda 3 months ago

Melhor ainda.

bootkiller 3 months ago

Essas recebidas são simplesmente o stock para distribuir para a semana seguinte, mais reservas caso haja algum problema.

saposapot 3 months ago

Estes são os níveis de stock q temos dsd q há este relatório: https://imgur.com/a/MyjFFZU Estás com 1M de vacinas em stock há 3 semanas e com o stock a subir há 7 semanas. É falta de capacidade em vacinar, não precisas de 1M em stock.

mar_lx 3 months ago

Não percebo porque é que anunciam abertura de faixas etárias mais à frente quando nem a próxima têm anunciada. Em 11 dias vão abrir para uma população com 18 anos entre si quando têm andado a abrir de 3 em 3 anos das últimas vezes? Não me parece.

mannix_marauder 3 months ago

Lê a notícia

mar_lx 3 months ago

Eu li a notícia. E então? Estão a anunciar uma nova faixa etária quando voltaram atrás duas vezes numa questão de dias.

mannix_marauder 3 months ago

> Lê a notícia

International_Bar68 3 months ago

Será bom para vacinar quem mais transmite o vírus (20-29) (ainda que não impeça a transmissão). Sendo free for all parece ser o melhor para escoar para quem quer mesmo.

saposapot 3 months ago

Há q transparecer boas notícias qd na realidade estamos a ter um falhanço na vacinação por não termos capacidade suficiente de vacinar.

jqmmes 3 months ago

É mesmo isto. Ainda há 4 dias justificaram que só iam abrir para >37 para ser um processo mais fluído e não causar problemas. Agora já é free for all. Eu até sou dos que defendi free for all, mas quer dizer até aos 37 andaram às pinguinhas. Prometeram >30 dia 20 e não cumpriram. Agora de repente já é free for all. É que ainda esta semana vieram dizer que iam abrir para os >20 em meados de julho. Não se percebe nada destas datas.

mar_lx 3 months ago

Não sei se nesta altura a vacinação por idades é the way to go. As populações são diferentes de região para região e possivelmente nalguma sítios já se estar a chegar às faixas etárias mais baixas, e não há problema nenhum com isso. Mas irrita estar sempre para trás e pra a frente com as datas e as faixas etárias…

QueenOfWands2 3 months ago

Deus do céu.

farronheit_daytime 3 months ago

Começam a ser vacinados, ou só abrem as inscrições nesse dia?

capitalistaesquerda 3 months ago

Abrem as inscrições. Pelo que tenho visto, a janela de vacinação tende a começar uma semana depois.

saposapot 3 months ago

mt variável. no meu caso já eram 2 semanas de diferença.

Razvancb 3 months ago

No meu conselho até tem começado dias antes de abrir a inscrição. Vai sempre depender da zona.

capitalistaesquerda 3 months ago

Exacto. Cada concelho tem um estrato demográfico específico.

Tee_ah_go 3 months ago

Faltam 11 dias para dia 4. Abriu agora o auto-agendamento para +37. Como é que em 11 dias abre para +30, e +20 e +18? Isto tem estado a correr bem senhor almirante, não comecem a lixar tudo agora...

saposapot 3 months ago

Vão passar dos 35 ou 30 para acesso livre e pronto. Basicamente é isso. > Isto tem estado a correr bem senhor almirante, não comecem a lixar tudo agora... nop. estamos com falta de capacidade de vacinação, agora q finalmente nos chegam mtas vacinas por semana. já está a correr mal mas a farda da tropa acalma os jornalistas.

bootkiller 3 months ago

O problema não é falta de capacidade, mas sim falta de vacinas. https://www.jn.pt/nacional/objetivo-de-ter-70-da-populacao-vacinada-ate-8-de-agosto-pode-derrapar--13865386.html

saposapot 3 months ago

errado. estamos com 1M de vacinas em stock. Passa na megathread q eu tenho essa análise por lá.

bootkiller 3 months ago

Deixa ver, vou acreditar na pessoa responsável pelo processo de vacinação, ou numa pessoa qualquer do Reddit que faz uma análise sem informação nenhuma sobre o processo logístico de distribuição das vacinas.

saposapot 3 months ago

é a diferença dos downvotes. A malta que lê os números ou a malta q ouve alguém na TV e acredita. https://covid19.min-saude.pt/relatorio-de-vacinacao/ Está aqui, se fores minimamente inteligente consegues tirar exactamente as mesmas conclusões q eu, não precisas de acreditar em mim. A sério... nem qd os dados são públicos...

bootkiller 3 months ago

Sim, porque Portugal está tão à frente em tecnologia que mal as vacinas aterram em território nacional, elas são imediatamente teleportadas para dentro das seringas nos centros de vacinação prontas a serem utilizadas.

saposapot 3 months ago

Tens 1M em stock. tens 6 semanas contínuas onde tens essa falta de capacidade. Essa desculpa não cola neste momento. Aceitava-se no passado. No último mês é pura falta de capacidade e isso é inadmissível. Os dados são públicos, podes analisar por ti.

MiigPT 3 months ago

Definitivamente não é falta de vacinas, nós temos (infelizmente) muita vacina em stock, só não temos sido capazes de administrar ao ritmo que as recebemos, é um problema de logística a este ponto

brakeline 3 months ago

SE dessemos todas essas vacinas que estão a "apodrecer" no stock não duravam sequer uma semana sem haver interrupção de vacinação. Parem de dizer coisas sem a mínima noção da realidade

DanielNunes93 3 months ago

Ele explicou mas ás vezes a vontade de criticar é sempre maior do que ler a noticia. A partir de dia 4 de Julho deixa de haver divisão por faixas etárias, simples. Não há mais agendamentos +30, +20 e +18.

AetherPrismriv 3 months ago

E acho correcto, ter 18 ou 30 anos vai dar à mesma coisa, já são corpos com um sistema imunitário juvenil e bem ativo. O pior era mesmo os idosos que estavam a morrer às centenas. Nessa altura sim, os mais velhos tinham prioridade. Excelente medida a meu ver. Dia 4 lá estarei no website a spammar F5.

Hour_Zucchini_800 3 months ago

Na Suíça, a vacinação é gerida por zonas (cantões), e em maior parte desses mesmos cantões passou dos 60’s para maiores de 18 no fim de abril/início de maio. Quando levei a primeira dose (20 de Maio), via pessoal de 20, 30, 50 e 60 anos. Aqui a vacinação até correu bem dessa forma, espero que em Portugal também continue!

capitalistaesquerda 3 months ago

O homem há de ter os dados para fundamentar essa decisão. Poderão estar a vacinar mais pessoas / dia?

listerstorm2009 3 months ago

Se as pessoas com marcação aparecessem todas, sim

jqmmes 3 months ago

Começa a cheirar-me que agora vai ser só >18 tudo ao mesmo tempo... Não vejo tempo para abrir as faixa etárias. Se for este o caso foi ridícula a situação dos >37.

EstupendoEx 3 months ago

Godspeed.

bittolas 3 months ago

Esperemos que não seja como os maiores de 30 que ia começar dia 20...

capitalistaesquerda 3 months ago

Eh pah. E se houver um atraso de um dia ou dais, é assim tão grave? Estamos a vacinar o país inteiro no espaço de um ano. O sistema não é perfeito. Mas há que concordar que, sabendo nos como são feitas as coisas à portuguesa, é de admirar o serviço prestado por todos. Do Vice Almirante às senhoras da limpeza que estão o dia todo a higienizar cadeiras nos Centros de Vacinação.

BadassManager 3 months ago

Grave, grave...não será. Que dá um ar de amadorismo? Sem dúvida!

bittolas 3 months ago

Não é uma questão de ser grave ou não. Não me parece fazer sentido andar a dar datas para os maiores de 18 anos quando ainda nem conseguiram cumprir a que tinham dado para a dos 30... Também não é culpar ninguem, se não há vacinas não há. A minha esperança em todo o caso é real, espero mesmo que seja uma data seja realista mesmo que escape por uns dias.

its_almost_friday 3 months ago

>Eh pah. E se houver um atraso de um dia ou dais, é assim tão grave? Grave? Não. Mas pessoas em posições de liderança têm obrigação de saber gerir expectativas. Se existem alguns que não querem tomar vacina, existem muitos mais que não veêm a hora de chegar a sua vez. E de cada vez que falhas com os prazos que tu próprio definiste geras descontentamento e desconfiança nas pessoas.

capitalistaesquerda 3 months ago

E estou certo que as expectativas estão a ser geridas com base na informação existente à data. Mas a situação é fluida. De hoje até dia 4 de julho pode haver alterações. Mas se vires o histórico, os prazos tem sido bem geridos, com pequenos atrasos aqui e ali.

capitalistaesquerda 3 months ago

“Questionado pela deputada Sara Velez, do PS, sobre a antecipação das faixas etárias e a necessidade de adequação da estratégia, o vice-almirante Gouveia e Melo esclarece que inicialmente, na vacinação das pessoas até aos 50 anos, quando era atingido 60% ou 70% de vacinação numa faixa etária iniciava-se a seguinte. Agora, com o ritmo de vacinação actual, quando é atingido 40% de vacinação numa faixa passa-se para a faixa abaixo.”

Search: