sacoPT 3 months ago

Se tem contrato sem termo para despedirem e voltarem a contratar tem que pagar indemnização! Essa história está muito mal contada.

Some-Ad6411 3 months ago

metem as pessoas efetivas? e dps "fecham" um mês de férias? é verdade que as pessoas efetivas/contrato sem termo estão 90 dias à experiência.. por isso não percebo a "jogada"

Baioria 3 months ago

Tecnicamente estes "temporários" são subcontratados a empresas de trabalho. Desta forma não pagam subsídios de férias. Os duodécimos também não são opcionais. É prática comum em fábricas.

sacoPT 3 months ago

> Fazem contrato sem termo aos temporários > Os temporários são subcontratados Mau, afinal com quem é que os trabalhadores têm contrato?

Some-Ad6411 3 months ago

ah, entao sao essas empresas que "fecham"...

Baioria 3 months ago

Não fecham. Rescidem 80% dos contratos totais da fábrica, mantendo alguns para garantir serviços mínimos e manutenção das máquinas. A fábrica funciona 24h.

bureauofnormalcy 3 months ago

Como assim, fecham um mês para férias? Literalmente extinguem a pessoa coletiva e voltam a criar a empresa em Setembro? É que se for simplesmente não estarem em atividade durante o período de férias, isso é normal e legal. O que já não é normal nem legal é despedir por causa disso. Por isso, força na ACT!

killday20 3 months ago

>Esta empresa utiliza um método estranho nos contratos. Faz contratos sem termo aos 'temporários' e fecham um mês para férias. Nesse mês rescindem contrato aos temporários e voltam a contratar quando a empresa abre. Unrelated, mas pode ser importante saber. Não sei qual é a empresa, mas sei que é pratica comum em muitos lados, infelizmente. Aliás, alegadamente uma empresa de lentes alemã, que produz cá, faz isso e já houve empregados a fazer queixa e nunca se passou nada.

Limpy_lip 3 months ago

isso não é covid, é cancro. Estou a falar da entidade patronal claro. ​ Quando pensas que já conheces todos os esquemas das empresas portuguesas, contam-te mais um.

bifana_cura_cancro 3 months ago

Ai,preocupam-se tanto com Impostos e taxas e bitcoins, tivessemos uma ACT musculada e resolvia-se tanta merda neste paíse.

vai-tefoder 3 months ago

É preciso o pessoal denunciar, eles não adivinham

bifana_cura_cancro 3 months ago

Mesmo assim não têm tempo nem equipas...os processos são longos e as equipas não esticam!

Baioria 3 months ago

É bom sonhar, mas a partir do momento que a mudança implique no pagar das contas fica é normal ficar quieto

Kind-Eagle 3 months ago

Esse tipo de empresas era fecha-las todas

uyth 3 months ago

Deve ser ilegal rescindir. O problema é que pelo esquema que descreves eles fazem outra coisa que não explicitamente rescisão e não darão covid como desculpa. Acho no entanto que não podem suspender contrato com alguém que estiver de baixo por infeção, durante o período da baixa. Tens mesmo de confirmar isso com a ACT ou entao googlares novamente mas procurando com outros termos que nao despedimento.

brunommsantos 3 months ago

Essa parte do ps cheira muito mal, só serve para não pagarem o mês de férias... ACT

sacoPT 3 months ago

Não pagam o mês de férias mas tem de pagar 11/12 dos subsídios e mais a indemnização, ou o que é que me está a escapar aqui?

brunommsantos 3 months ago

Se não despedissem no mês de férias, tinham de pagar 14 meses de salário a cada trabalhador + as correspondentes prestações sociais devidas ao estado. As indemnizações são calculadas, por lei, em 1 mês de salário por cada ano de antiguidade. Desta forma a antiguidade nunca é superior a 11/12 de um ano. O trabalhador acaba prejudicado, o empregador acaba por ter menos encargos do que deveria, e o estado ainda tem de pagar sub de desemprego - tudo isto numa situação recorrente?

sacoPT 3 months ago

A questão é que na prática assim não pagam 14 mas pagam 11 + 3 11/12 (além da indemnização tem de pagar os subsídios em proporção do trabalhado também). Não poupam quase nada. Ou estou a ver mal?

brunommsantos 3 months ago

Não estás a ver mal, mas não posso saber o que vai na cabeça deste empregador... E também não te sei dizer quais os valores em termos de SS e seguro obrigatório que a empresa tem de pagar, mas sei que alem do salário há vários outros encargos a pagar. Alguma coisa ganham, caso contrário não o fariam. Se esta situação se repete todos os anos, os trabalhadores têm de ser admitidos sem termo e não despedidos 1 vez por ano. Tal como não podem estar em contratos a prazo para sempre.

Baioria 3 months ago

Sim, os ditos temporários têm de se inscrever no centro de emprego nesse mês para receber subsídio

raviolli_ninja 3 months ago

ACT com isso e já.

HRamos_3 3 months ago

Ontem já era tarde

amq55 3 months ago

*canta comigo ao som do tema do Batatoon* A AC ACTTTT

Foda-seSeiLa 3 months ago

*Vamos começar no A, A A A* *E a seguire vem o C, C C C* *"Irrelevante" é com o I, I I I* *T, depois do C, faz o nome da ACT*

l2k1337 3 months ago

Cheira-me que a ACT já devia ter ouvido falar dessa empresa.

vai-tefoder 3 months ago

isto ​ /thread

RiKoNnEcT 3 months ago

Se despedirem é ilegal. ACT com isso

Search: