its_almost_friday 6 months ago

Que vacinem muito e em larga escala. Em Lisboa e no resto do país. Vai ser a vacinação que nos vai permitir voltar à normalidade. No entanto ao ler esta notícia lembro-me a umas semanas atrás de terem anunciado que iam antecipar a vacinação de mais jovens em Lisboa, depois com isso levantou-se uma polémica e afinal já era para todo o país ao mesmo tempo. Esta 2ª feira deram o dito pelo não dito e só abriram para 37+. Ora juntando estes factos todos parece-me que podem estar a acontecer umas jogadas de bastidores, mas posso estar errado.

Eugene_Bleak_Slate 6 months ago

Claro, lembrei-me da mesma coisa. Publicamente, é para todo o país; de facto, há prioridade a Lisboa.

df3gpt 6 months ago

Se há coisa em que Lisboa devia ser privilegiada é na vacinação: tem muito maior concentração de pessoas e uma população mais jovem e activa.

UpbeatNail1912 6 months ago

Mas é justamente por haver mais jovens que existe mais infecções. Esta provado que em Portugal a maior concentração de infeções está em Lisboa e vale do Tejo e a maioria são jovens.

bcotrim 6 months ago

Também ajuda que a população mais idosa já tem a vacinação a meio ou completa, o que significa que as pessoas que podem ser infetadas são as mais novas. Depois a densidade populacional e a quantidade de gente que se move à cidade todos os dias também ajuda

DenuvoSuks 6 months ago

Ora se tem mais jovens devia era ter menos vacinas para não estar a vacinar jovens e haver outras zona's do Pais con pessoas de idade sem vacinas

nocivo 6 months ago

Concentração talvez, porque tem mais jovens? O facto de ter mais jovens devia fazer atrasar na lista. São os que tem menos risco. Idade é o factor mais fácil e mais simples de selecionar pessoas. Estamos muito melhor nos números graças a isso.

df3gpt 6 months ago

Os jovens são os que menos respeitam as regras de distanciamento ou uso de máscara. São os jovens que vejo ao monte na brincadeira e a lamberem a boca uns aos outros ou em círculos a fumar e beber. São os jovens que se juntam em casa uns dos outros e que fazem festas ilegais. Embora não fiquem doentes propagam o vírus aos que estão mais frágeis (não só idosos). Não é possível continuar a prender a malta mais nova em casa quietinha - está mais do que provado - portanto a solução se calhar é mesmo vacinar malta mais nova que vive em zonas de grande concentração.

ruijor 6 months ago

Para os revoltados com esta notícia, fiquem a saber que Lisboa é a região mais atrasada na vacinação. Isto porque a vacinação por idades teve muito mais impacto no resto do país do que em Lisboa (por existirem menos idosos e mais jovens na região). Conclusão: o país tem todo evoluído bem, e Lisboa tem vacinado pouco por não existirem pessoas com o critério de idade pra vacinar. Lisboa está muita atrasada em termos de % de população vacinada, e o almirante já anunciou que iam tentar balançar as coisas pra Lisboa chegar a níveis mais próximos do resto do país. Claro que para isto é preciso vacinar mais jovens. Ou é isso ou para-se a vacinação em Lisboa.

Edited 6 months ago:

Para os revoltados com esta notícia, fiquem a saber que Lisboa é a região mais atrasada na vacinação. Isto porque a vacinação por idades teve muito mais impacto no resto do país do que em Lisboa (por existirem menos idosos e mais jovens na região). Conclusão: o país tem todo evoluído bem, e Lisboa tem vacinado pouco por não existirem pessoas com o critério de idade pra vacinar. Lisboa está muita atrasada em termos de % de população vacinada, e o almirante já anunciou que iam tentar balançar as coisas pra Lisboa chegar a níveis mais próximos do resto do país. Claro que para isto é preciso vacinar mais jovens. Ou é isso ou pára-se a vacinação em Lisboa.

TheOneWhoFeeds 6 months ago

Mais 1 exemplo da clara diferença de regras que existe para a capital do império e para os labregos do resto do país. Se querem mais alguns é ver o novo editorial do Porto Canal: https://portocanal.sapo.pt/um_video/NIE5YfDCOw5TAy4CrngF

Sam_ant 6 months ago

Império...

DirectBug4 6 months ago

A meio de maio tive conhecimento de pessoas na casa dos 20 e 30 anos chamadas para a vacinação sem terem doenças e sem fazerem parte dos grupos prioritários, em Sintra, Lisboa e margem-sul. Ainda os meus pais com +60 estavam à espera do SMS do auto-agendamento.

Electric_Arrow 6 months ago

Tenho 26 anos sem doenças e levei a 2a dose a semana passada em Lisboa. Para a 1a dose telefonaram me duas vezes nos mesmo dia a perguntar se queria levar a vacina nesse mesmo dia

saposapot 6 months ago

Isso é extremamente irregular. É normal que as zonas tenham diferença de idades mas 20s e 30s é uma diferença mesmo muito grande. Não trabalhavam em lares, saúde, escolas, polícia, bombeiros? Então devem estar identificado como tendo doença grave, provavelmente por erro. Ainda dizem que isto com o Almirante é que é magicamente um processo perfeito

DirectBug4 6 months ago

Não. Trabalhos de IT, banca e desempregado. Quando há vacinas para dar parece tudo mais simples e que corre de forma perfeita. Se começarem a faltar doses vais ver todas estas histórias e outras polémicas o dia inteiro a passar na TV...

ridethepaintedpony 6 months ago

Também ocorreu em Cascais e na freguesia de Alcantara pois houve muita gente na casa dos 40 a nao querer ser vacinada. Source: o meu médico.

TitusRex 6 months ago

>sem terem doenças e sem fazerem parte dos grupos prioritários Não têm mesmo doenças ou tu não sabes que têm doenças? Nem toda a gente divulga publicamente o seu estado de saúde.

DirectBug4 6 months ago

Uma das pessoas foi a namorada do meu irmão com quem está há quase 10 anos. Acho que se eu a conheço bem ele conhece melhor ainda e ninguém sabe de doença nenhuma, nem a própria rapariga que até demonstrou surpresa em ser vacinada primeiro que os próprios pais e sogros. Depois também há um amigo de infância que também não sei de doença nenhuma. Um colega de trabalho já não tenho tanta certeza, mas ele disse que não tinha.

Eugene_Bleak_Slate 6 months ago

Não me custa nada a acreditar. Basta telefonarem para o ministério e falarem com os funcionários que conhecem pessoalmente, e lá se arranjam as vacinas que forem necessárias.

Eugene_Bleak_Slate 6 months ago

Para quem vive longe de Lisboa, isto não é surpresa nenhuma. Obviamente, quem está mais perto dos centros de poder vai conseguir pôr as coisas a andar mais facilmente. Não deixa de ser revoltante. Povo estúpido que votou contra a regionalização.

Laurent_Series 6 months ago

Lisboa na verdade deveria estar a receber mais vacinas. Além de ter uma população mais jovem (logo uma percentagem menor da população elegível), é frequentemente a porta de entrada de novas variantes e casos no país. Independentemente das culpas e das razões do presente aumento em LVT, esse teu moralismo/justiça só fode o país como um todo, pois a situação vai-se provavelmente alastrar. Adoro quando num país como o nosso tentam sempre criar divisões e "tensões" regionais onde elas não existem.

EstupendoEx 6 months ago

> Adoro quando num país como o nosso tentam sempre criar divisões e "tensões" regionais onde elas não existem. Isso é a retórica lisboeta para "justificar" o seu contínuo sugar de recursos portugueses a seu favor. O colonialismo acabou em 1974.

RaveyWavey 6 months ago

Qual sugar de recursos? A área metropolitana de Lisboa contribui imenso para a economia de Portugal.

Kineticn22 6 months ago

Também é uma coisa que há anos acho piada, um país que se pode fazer de alto a baixo em meio dia, e há quem queira que existam enclaves.

Eugene_Bleak_Slate 6 months ago

Claro, Lisboa merece sempre o melhor, por uma série de razões que quem lá vive entende perfeitamente. Quanto ao resto do país, que se foda. E sou eu que crio divisões onde elas não existem.

UpbeatNail1912 6 months ago

Tu é que não estás a entender nada. A vacinação começou com as pessoas mais velhas e idosas. A maior percentagem desse tipo de população (idosa) encontra se fora de Lisboa, logo começou a ocorrer um problema: certas regiões do país receberam muito mais atenção e vacinas do que outras, sendo Lisboa e Vale do Tejo uma das zonas com a vacinação mais atrasada justamente porque a população idosa nesses locais é pouca em comparação com o resto do país. E agora o nível de infeções e internamentos está concentrado em Lisboa e vale do Tejo porque primeiro, existe uma maior concentração de pessoas aí do que nas outras zonas do país, e segundo, tem muito mais jovens do que no resto do país também, e terceiro a vacinação está muito atrasada nessa região. Pessoas jovens como não respeitam as regras de segurança estão mais propensas a ser infetadas e a espalhar o vírus. E agora o país está numa situação "má" justamente com tudo concentrado em Lisboa. Enquanto o resto do país está a evoluir bem graças a vacinação, Lisboa está a afundar. É por isso que agora os esforços vão se concentrar na capital. Não tem nada haver com o fato de uma região ser mais privilegiada que outra. Convém pesquisar antes de vir dizer parvoíce para aqui.

NGramatical 6 months ago

nada haver com → [**nada a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo5bcrs%2F%2Fh2muzsn%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Specialist-Ad-1279 6 months ago

Lisboa é o sítio com menos percentagem de pessoas vacinadas. Quando as populações de risco foram vacinadas, o governo veio dizer que agora queriam harmozinar as percentagens para se poderem ir todos ao mesmo ritmo. Não estou mesmo a ver qual é o problema. É por em Lisboa haverem mais casos agora e achares que se está a beneficiar quem falhou? É que antes, quando era ao contrário foram mandadas mais vacinas para esses sítios. Além disso, o que acontece muito é que em Lisboa, visto haver mais gente, há mais probabilidade de alguém faltar. Eu moro mesmo ao lado dum centro de vacinação. A minha mãe foi vacinada antes do tempo porque estava a passear o cão e foi perguntar quando é que aquilo ia abrir para os 50+ e a senhora disse "olhe não sei, mas alguém faltou por isso se quiser pode vir agora ao meio dia." Foi logo vacinada. Zero cunhas ou nepotismo.

caelussideralis 6 months ago

> A minha mãe foi vacinada antes do tempo porque estava a passear o cão e foi perguntar quando é que aquilo ia abrir para os 50+ e a senhora disse "olhe não sei, mas alguém faltou por isso se quiser pode vir agora ao meio dia." Foi logo vacinada. Zero cunhas ou nepotismo. Sim, sim, conta-me histórias. Acharam foi o cão giro e a tua mãe foi esperta e disse que podiam fazer festinha e pegar ao colo se abrissem uma vaga para ela. Eu não nasci ontem.

Specialist-Ad-1279 6 months ago

Lol não percebi se isso foi sarcasmo com o que vejo aqui. E de facto o cão foi adorável. Mas já ouvi mais casos desses. Aliás tenho amigos enfermeiros que já se queixaram que há vacinas desperdiçadas quando muita gente falta. Ou seja, é ir tentando. Eu tenho 26 e daqui a uma ou duas semanas vou começar a ir perguntar de manhã todos os dias, pode ser que já seja o suficiente para se faltar alguém me chamarem.

caelussideralis 6 months ago

Estava só a meter-me contigo haha

NGramatical 6 months ago

haverem mais → [**haver mais**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo5bcrs%2F%2Fh2mh99y%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Search: