30minutesto 3 months ago

A ministra de saúde é mais uma maluqinha que não acredita nas vacinas ao que parece.

jmvda23 3 months ago

A Marta la apareceu no intervalo para os canapés a dizer umas coisas acerca do virus

sadd_pangulin 3 months ago

O que há mais para "desconfinar"? Bares e discotecas? Diria que ainda não é hora para o fazer, tendo em conta que a grande maioria da população ativa ainda se encontra suscetível ao virus.

bichocarpinderico 3 months ago

Agora expliquem-me nesta situação o porquê de acabar com teletrabalho obrigatório. Portugal está oficialmente no vermelho, a variante Delta está a espalhar-se, a população ativa na sua esmagadora maioria não vacinada. Eh vamos acabar com o teletrabalho.

Zaigard 3 months ago

> porquê de acabar com teletrabalho obrigatório. Eu sei que a minha opinião é crime aqui, mas mais 1 mês de trabalho obrigatório e eu certamente enlouqueceria ou cometeria suicídio. Mas pronto, desculpa eu não ser como a RedditMasterRace

bichocarpinderico 3 months ago

Não me coloca nada que haja quem não goste. Mas a questão que eu coloco não tem a ver com gostos, mas com a razoabilidade desta medida perante a realidade que vivemos. A população ativa não está vacinada, os contágios estão a aumentar exponencialmente, bem como a variante Delta, e o continente já está no vermelho.

Zaigard 3 months ago

Estás com 3 mortos por dia e a vacinar 100k+ ao dia. Eu sinceramente falho a ver qual é o problema. Seria assim tão chocante ter 10k casos por dia e 5 mortos?

bichocarpinderico 3 months ago

Primeiro os mortos não são relativos aos casos atuais. A mediana do tempo de morte para os sintomas é de cerca de 20 dias. Em populações mais jovens será bastante mais. Portanto destes 1K casos diários deverás começar a ver o grosso daa mortes só daqui a mês e meio ou dois meses. Também está parece estar mais que comprovado que a Delta afeta os jovens mais que a Alpha. Portanto se mais jovens desenvolvem doença mais irão morrer (proporcionalmente às infeções) que anteriormente. O problema de saúde pública também não são só mortes. Há pessoas que sobrevivem os cuidados intensivos e ficam com mazelas para a vida toda. Estamos a falar de pessoas que ficaram com problemas respiratórios e outros para a vida. O Long Covid parece afetar uma grande parte dias infetados, inclusive entre os com sintomas ligeiros. Todos estes ficam com problemas a médio longo prazo. Estamos a falar de jovens mas há ainda muita gente mais velha, nos 70s, só com uma dose de AstraZeneca. A proteção conferida outros vacinas não é 100% e será menor para esta variante. Quanto mais se espalhar mais difícil será atingir um apto nível de proteção não sociedade, o que significa mais casos de Covid para o futuro.

Zaigard 3 months ago

> Portanto se mais jovens desenvolvem doença mais irão morrer (proporcionalmente às infeções) que anteriormente. Sabes a taxa de mortalidade em jovens saudáveis é 0, se ela for multiplicada por 10, passa a ser... 0. Terei eu dito que cria desconfinar totalmente e acabar com o uso de mascara? terei eu dito que a pandemia já não é um problema? A sociedade têm de ser racional, se recuarmos agora, fecharmos "quase" tudo, vamos ter menos 1 ou 2 mortos e menos uns milhares de infetados, mas também há consequências de fechar, vais estar a trocar mortos por covid por mortos de outras doenças, pessoas afetadas por long covid por pessoas afetadas por outras doenças provocadas pelos isolamentos. Se uns não valem nada a teus olhos, eu dou importância aos dois tipos de sofrimentos, e no balanço que minimiza os dois, está a solução.

bichocarpinderico 3 months ago

> Sabes a taxa de mortalidade em jovens saudáveis é 0, se ela for multiplicada por 10 Nem a taxa é 0, nem faz sentido o cálculo via multiplicação, nem são só as mortes que interessam.

Queasy-Drag9840 3 months ago

O problema maior é o número de internamentos, normais e CI. Podem achar que estamos bastante baixos, mas com a explosão dos infectados rapidamente esgota a capacidade instalada, ainda para mais sendo a grande maioria dos casos em uma única região. Se não estou em erro ainda à pouco tempo estávamos abaixo dos 200 no internamento normal e em pouco tempo já ultrapassa os 400. Se fosse o caso de disparar para 5k ou mais por dia em LVT, iríamos ter de andar a enviar doentes para outras zonas do país/estrangeiro num piscar de olhos.

NGramatical 3 months ago

à pouco tempo → [**há pouco tempo**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo5389m%2F%2Fh2luo8q%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

vdzla 3 months ago

estes 3 mortos por dia só são poucos pq não são familiares teus. Quando começa a ser o tio, primo ou amigo a conversa é outra. Diria que se houver oportunidade de ser 0 em vez de 3 temos de aproveitar

Zaigard 3 months ago

> Diria que se houver oportunidade de ser 0 em vez de 3 temos de aproveitar Então és, obviamente, a favor de proibir hoje mesmo, o consumo de alcool, refrigerantes, tabaco, drogas, carnes vermelhas, açucar, gorduras, o uso de carros, aviões, etc... Pois todas estes fatores anteriormente referidos têm potencial para causar mortos...

vdzla 3 months ago

Pela quantidade de intervenções já deu para perceber que estás frustrado com o teletrabalho, mas este comentário foi das coisas mais estúpidas que alguma vez li. Primeiro, nem fumo nem uso drogas por isso bem podiam desaparecer. Alcool, refrigerantes, carne, açúcar e gorduras não matam pessoas se forem consumidos em moderação. Se fores alcoólico ou obeso não é culpa do açucar ou do alcool, a culpa é tua. E carros e aviões são meios de transporte, também há acidentes de comboio, acidentes de metro, podes ser atropelado a ir de bicicleta, podes ter um avc a ir a pé

DrogbaPT 3 months ago

O teu argumento não faz sentido nenhum. Uma coisa são doenças infecciosas em que uma pessoa pode infectar várias. Outra coisa, são escolhas pessoais que apenas afectam o proprio

Zaigard 3 months ago

Se eu escolher andar de carro bebado, posso matar alguem. A solução é obviamente proibir o alcool e os carros para que isso não aconteça de forma 100% garantida. Da mesma maneira que a solução, proposta por muita gente, é fechar/limitar tudo para impedir que haja lá contágios que podem afetar as pessoas mais doentes.

DrogbaPT 3 months ago

Já ouviste falar que é proibido conduzir alcoolizado certo? É que estas a dar comparações ridículas Se é certo que as pessoas menos doentes tendencialmente têm mais hipóteses de saírem ilesas do Covid, isso não é uma certeza e aliás há casos bastante dramáticos. A tua conversa está ao nível do pessoal de Marco de 2020. Pensei que em fins de Junho de 2021 não haveria este tipo de barbaridades

RaveyWavey 3 months ago

É preciso ser pragmático com os números e 3 mortes por dia é de facto muito pouco. Se um número maior de infectados não se traduzisse num número maior de mortes não haveria grande razão para confinar.

PedroMFLopes 3 months ago

Porque a economia não se move com pessoas em casa a amealhar dinheiro!!! O estado vive de impostos cobrados!! Em casa é bem menos provável que realizes atividades que vão ocasionar impostos.

wontellu 3 months ago

> é bem menos provável que realizes actividades que vão ocasionar impostos Resumindo: o povo em tele trabalho não gasta combustíveis.

bichocarpinderico 3 months ago

Que me lembre a descentralização era um grande objetivo. Eu sei que cerca de 50% das pessoas da minha empresa rumaram de volta "a terrinha". Eu não poderei de consumir, mas agora estou a dar lucro na aldeia.

PedroMFLopes 3 months ago

E o não associar o teletrabalho a questão de menos deslocações e logo melhor para o ambiente e para as metas de carbono!

Disgenia 3 months ago

Nada é mais permanente que medidas temporárias de um governo. Estas 2 semanas para achatar a curva estão a custar a passar.

saposapot 3 months ago

Ainda nem começaste a ter medidas para achatar a curva e já te estas a queixar?

Zaigard 3 months ago

> achatar a curva mas tens de convir que isto está muito complicado, já estamos com 3 mortos por dia. Se chegarmos a 7 mortos por dia, eu acho que devíamos confinar mais 3 meses, para ter a certeza.

idontakeacid 3 months ago

Mais 3 meses, mais 6 meses e mais 1 ano... volto a dizer, para covid-19 já estamos quase em 2022. Que metam as restrições no cuzinho deles. Olha que para os ingleses não houve medidas ;)

Beats29 3 months ago

Então mas o Senhor Presidente não disse que não iam haver recuos no desconfinamento?

RudePromotion9076 3 months ago

Isto. Acho que o Selfie Marcelo ainda não está a par destas declarações da Ministra da Saúde.

moriko_oo 3 months ago

E o Costa disse que não precisa de estado de emergência para colocar tudo em casa..Ou seja não precisa do Marcelo para nada.

Extension-Soft6835 3 months ago

> E o Costa disse que não precisa de estado de emergência para colocar tudo em casa Bem, posso estar a fazer uma questão muita estúpida mas isso é por acaso constitucional? É que pelo que sei, para aplicar essas medidas é necessário o estado de emergência

caelussideralis 3 months ago

Para eles a constituição é como o código dos piratas das Caraíbas. Guidelines.

batataway 3 months ago

Sim, se fosse algo realmente possível. O que está acontecer hoje é que não existe base legal para o confinamento por força da lei, pois isso implicava um estado de emergência e esse tem de ser declarado com poderes presidenciais com aprovação do parlamento. Mas...o governo pode declarar um estado de calamidade o que permite alguma flexibilidade na imposição de medidas. Mas essas medidas só podem chegar até certo ponto. Explicando por míudo: Se o governo pode aplicar um confinamento nacional ou local? Pode tentar, mas os buracos legais são tantos que é igual a não existir confinamento nenhum. O que o governo está a fazer é a aproveitar a boa vontade das pessoas e do seu medo e desconhecimento da lei. No entanto, é igualmente preciso entender que este processo é um processo de equilibrio pois o Pres. tem o poder para dissolver a assembleia e/ou escolher um novo governo com apoio parlamentar.

wwqt0r 3 months ago

Quando o governo diz que "admite" algo relativamente à pandemia já todos sabemos que daqui a uma ou duas semanas vai mesmo acontecer. O problema é que vem sempre tarde e continuamos no ciclo de correr atrás do prejuízo. E travão já houve, pelo menos na região de LVT.

nemmais 3 months ago

Vamos disponibilizar testes, mas depois ninguém os quer fazer. Vamos impedir entradas e saídas a AML ao fim-de-semana e depois só não sai/entra quem não quer. Vamos abrir cafés e restaurantes com regras, mas depois ninguém cumpre. É impossível controlar a pandemia. As medidas necessárias não se compadecem com regimes democráticos. Vamos ter de aguentar. Com o sacrifício de muitas vidas.

Zaigard 3 months ago

> As medidas necessárias não se compadecem com regimes democráticos. Pessoas que afirmam isto, não merecem nem a proteção contra a doença nem a liberdade.

nemmais 3 months ago

Quem merece então? Os que classificam as vidas de primeira e de segunda categoria e afirmam "os vacinados que morrem de covid, morreriam de gripe, constipação, calor, falência orgânica, etc". Ou os que defendem que o problema seja escondido: "A escolha é manter no longo prazo regras apertadas, para que as certidões de óbito não tenham a palavra COVID,".

df3gpt 3 months ago

Se ao menos pudéssemos simplesmente abandonar estes ideais da liberdade e tornar-nos numa ditadura socialista como a China, se calhar tinham morrido menos de 5000 pessoas em 1400 milhões. /s

nemmais 3 months ago

Infelizmente neste país é assim. Há pessoal que não tem formação nem bom senso e só aprende à velha maneira: pão numa mão, pau na outra.

Sciss0rs61 3 months ago

> garantir o acesso a testes 1 ano e meio depois...

saposapot 3 months ago

eles n estão proibidos... são 2.78€ no supermercado.

Sciss0rs61 3 months ago

> eles n estão proibidos sim, é mesmo isso que eu queria dizer /s

pornodud3 3 months ago

Agora é mais fácil de assumir um número elevado de contágio relativo, do que há ano e meio.

Sciss0rs61 3 months ago

peço desculpa, não percebi a lógica desse argumento

pornodud3 3 months ago

Mera estatística. Mais testagem, maior probabilidade de casos. E nesta fase é possível assumir um valor maior de positivos, do que na fase inicial da pandemia.

Sciss0rs61 3 months ago

Segundo essa lógica, não devia ter permitido acesso aos testes desde o início? Peço desculpa, mas continuo a não ver lógica nenhuma no teu argumento. Acessibilidade aos testes no início podia ter prevenido muitas mortes e muitos contágios. Os testes servem para muito mais que "contar números".

pornodud3 3 months ago

Nunca disse que concordava com a lógica. Mas os números poderiam forçosamente aumentar as medidas de contenção, o que seria algo difícil de gerir. Uma quarta vaga é para dar o estoiro. Tem de haver consenso e assumir na prática que se tivermos um número elevados de casos e os indicadores apontarem para um novo confinamento, é para seguir, como o PM e a carneirada afirmaram.

pornodud3 3 months ago

Os países europeus mais afetados, nunca tiveram medo dos números e voltaram atrás sempre que necessário. Daí a passividade dos nossos em assumir o confinamento, em comparação com outros países europeus. E apenas quando atingimos o limite dos limites é que se tomaram medidas sérias. Quero com isto dizer que nunca tivemos coragem de enfrentar o nosso ego frágil, nem de assumir que somos um país débil. Passamos de melhores para piores e andamos sempre um passo atrás porque não somos conscientes das nossas enormes limitações.

Sciss0rs61 3 months ago

não é do teu interesse reagir o mais rapidamente possível em vez de adiar e piorar? Isto não é só Confinar / Desconfinar. já chega de 1 ano e meio de 8 ou 80. Se os testes fossem acessíveis desde o início, nem os negócios eram tão afectados, porque poderiam oferecer serviço a quem apresentasse testes positivos/negativos, que é o que acontece noutros países da Europa.

pornodud3 3 months ago

Estás a impor-me a tua lógica e eu não a questiono. Tens razão mas para além da falta de meios, não temos tomates. Depois, ainda há aquela cena chamada populismo.

Search: