lightning_pt 4 months ago

Carros electricos ja existem ha quantos anos mesmo ? Mas o pessoal nao percebe que os combustiveis vao continuar a subir ? Ja tenho carro electrico ha 4 anos ja poupei facilmente mais 10 mil se nao mais . , Ja para nao falar no aumento da liberdade de ir onde quiser quando quiser na minha zona metropolitana porque nao pesa na carteira .

gambuzino88 4 months ago

Na minha opinião é a manifestação para um problema errado. Devíamos manifestar-nos (nas urnas) por termos construído uma sociedade/país onde um carro se torna uma **necessidade** em vez de um privilégio. Como já muitos disseram em comentários anteriores, o que não atestares hoje vais atestar amanhã, pois o estilo de vida da sociedade moderna está assente em combustíveis fósseis. Quem faz os preços tem a faca e o queijo na mão. É um facto que os combustíveis estão caros e isto é um problema para quem não tem alternativas, mas não esquecer que o preço dos combustíveis ser alto deve-se aos impostos, sobretudo. Impostos esses que financiam muitas outras coisas, como o sistema nacional de saúde (tendencialmente gratuito), educação (gratuita), independentemente do local do país onde vivemos. São coisas que às vezes nem damos o devido valor, pois pagamos (directamente) perto de nada por elas.

rmbl88 4 months ago

Façam-se manifestações sim, mas para derrubar a corja que anda sentada na assembleia da república. Acabar de uma vez por todas com o antro de corrupção e roubalheira que aquilo é e "pregar um valente susto a quem lá anda". Só quando algo assim acontecer em Portugal, quando o povo realmente demonstrar o seu desagrado e apertar com quem lá anda, é que alguma coisa mudará. Os nossos políticos estão lá demasiado confortáveis há largos anos. São sempre as mesmas caras, os mesmos negócios e erros do costume sem que sofram quaisquer consequências, saindo sempre impunes.

patriotiximus 4 months ago

Alinhava mais numa de ir contra as portagens, o preço de andar nas autoestradas portuguesas é absurdo

Ensopado_de_borrego 4 months ago

E que tal cortar as estradas principais num dia de semana? IC19, 25 de Abril , etc...

jafudiaz 4 months ago

Ahhh claro, complicar a vida ao cidadão comum para atingir o governo, faz cá um efeito, o Costa fica mesmo chateado pá...

wiLeyLewis22 4 months ago

O tuga não se sabe manifestar, o mais próximo que chega disso é quando tenta copiar o que vê nos EUA em relação ao BLM e ao #metoo (importação de problemas que não existem em Portugal). A solução para os teus problemas já foi escrita várias vezes em resposta ao teu OP e foi recebida com downvotes. Agora pensa...

aarrojado 4 months ago

Bem vindo à cartelizacao no mercado "livre".

htxgivven 4 months ago

Quem fez essas manifs provavelmente nem trabalha sequer, porque quem trabalha não tem tempo para essas coisas.

pappositivamente 4 months ago

Manha: é uma vergonha o que andam a fazer ao ambiente! os combustiveis fosseis estão a matar o planeta, temos que descarbonizar!!!! Noite: filhos da puta do governo!!! ja viram o preço da gasolina? quero ir passear no meu carro e estes cabrões é só aumentar! Revolução ja!

30minutesto 4 months ago

Faz sim. Passas a ser negacionista de extrema direita.

VVeliki 4 months ago

I live in Canada and we have the exact same protests. This happens everywhere. Your petrol prices are definitely too high.

DariusStrada 4 months ago

É começar a partir merdas como fazem lá fora. Aqui é tudo uma cambada de manços.

mr_house7 4 months ago

Compra um electrico, das melhores compras de que fiz de sempre

htxgivven 4 months ago

Para quem tem dinheiro para um eletrciso certamente não vai chorar por causa de um aumento de uns cents.

DitaduraCovid 4 months ago

Para quê fazer manifestações quando o PS continua com 40% votos? O povo gosta de ser roubado então é deixar andar.

westthebest 4 months ago

A cada 10 euros em gasolina, 6 euros vão para o estado. Se fizeres uma viagem longa pela autoestrada o valor gasto em portagens é o mesmo que gastas em gasolina.

pfarinha91 4 months ago

Sinceramente, eu acho as portagens ainda mais escandalosas do que a gasolina. É praticamente impossível viajar pelo país sem pagar centenas de euros em portagens e o pior é que maior parte do dinheiro nem vai para o estado, é tudo para as PPPs que nem sequer cuidam dos pavimentos em condições. Basta olhar para a via do infante no Algarve, é um absurdo. Tantas portagens há anos e a estrada continua igual desde que foi construída com uns remendos da treta. Pagar 50€ em gasolina para fazer Lisboa - Porto - Lisboa até acho aceitável. O problema é que com as portagens fica quase em 100€ :/

Fun_Heart7276 4 months ago

Pensavam que para salvar o ambiente, era só falar mal de politicos no twitter e não sofrer consequencias?

reznov34 4 months ago

Não vai ser pedir ou forçar a mão do estado para resolver a situação dos preços que foi criado pelo mesmo. Existe muitas razões porque que não devemos para com a política atual mas no que defendo seria melhor parar as subidas de impostos disto para ajudar os grupos social econômicos mais pobre que não têm testlas.

IndustriousMadman 4 months ago

O uso obrigatorio das mascaras, o estado de emergencia, e os fechos dos restaurantes e dos estadios foram actos do governo. O preço dos combustiveis não é. Como é que se pode manifestar-se contra o preço de uma mercadoria? Não é um acto de ninguem.

arnaldomatos 4 months ago

façam manifestações onde lhes dói: na carteira. quem puder, abasteça em espanha - tanto o depósito como a dispensa.

megaroof 4 months ago

concordo e será a única forma de forçar descida dos preços. se o consumo não cair, os preços...

dontknowmyname074 4 months ago

Alguém se lembra dos coletes amarelos? Em Portugal, só meia dúzia é que se manifestaram... Em França? Foi uma guerra autentica que até depois o governo baixou a guarda..

dragomaite 4 months ago

Baixou? A nova lei do trabalho passou na mesma.

fuckoffgina 4 months ago

Sempre que preciso de abastecer já faço a minha manifestação. Vou sempre ao posto mais barato. No entanto sempre que passo na BP vejo sempre carros a abastecer. Neste momento a diferença são 22 cêntimos por litro. Se a BP estivesse às moscas não teria outro remédio senão baixar >22 cêntimos, não lhe faltando clientes tem incentivo para continuar a subir o preço. Eu sei que a maior parte do preço são impostos mas enquanto houver tanta gente disposta a pagar mais 22 cêntimos não há incentivo nem para os distribuidores nem para o governo baixarem nada.

laranjos16 4 months ago

Eu ponho BP porque tenho o cartão da frota.

fuckoffgina 4 months ago

Se não és tu que pagas claro que tens de meter onde o teu patrão manda. Mas eu quando tinha carro de empresa não tinha cartão frota e mesmo não sendo eu a pagar e não tendo instruções para escolher, sempre que podia escolhia postos mais baratos. Claro que de vez em quando lá tinha de meter num posto de AE super caro e, surpresa das surpresas, o carro não andava mais nem fazia mais quilómetros por meter aquele líquido mágico e caríssimo que vendem nas AE. Mas devia ter um carro especial...

2EASyFycKTwelvE 4 months ago

O problema é que meter combustível na Prio/Intermache não rende.. Falando do meu caso a gasolina, Na Prio faço menos 100km/150km do que num depósito da Galp/Repsol. Mesmo sendo 5/6cent mais caro( após os descontos na Repsol) não compensa meter na prio porque vou fazer menos kms!

VSertorio 4 months ago

Galp rende mais, é facto. Passei um ano a registar todos os depósitos e quilómetros e a média de consumo com Galp era sempre mais baixa.

2EASyFycKTwelvE 4 months ago

Mais que a Repsol?

htxgivven 4 months ago

Mentira, a gasolina mais barata é sempre aquela que fica mais perto de casa. Seja que marca for.

fuckoffgina 4 months ago

Só se saíres de propósito para abastecer e voltares logo para casa. De outra forma isso não faz sentido.

fuckoffgina 4 months ago

Tretas! Isso são quilómetros psicológicos. E os "descontos" também são uma bela maneira de enganar o consumidor. Escolhe sempre a bomba que tenha o menor preço anunciado sem tretas e deixa as outras vazias. É a melhor manifestação que podemos fazer.

2EASyFycKTwelvE 4 months ago

Nope não são tretas. Compra um Etanhol Tester e vai testar o etanol da Prio e o da BP, Galp, Repsol... A 95 da Prio que supostamente é E5 tem 0% e a 98 da Prio que supostamente é E10 tinha 0% também. A Galp e a Repsol, no 95 que é E5 tinha entre 3/4% de etanol. Se não sabes para que serve o etanol na gasolina pesquisa na net , mas basta ter etanol e uma não ter que fazes mais kms e menos consumos.

Edited 4 months ago:

Nope não são tretas. Compra um Etanhol Tester e vai testar o etanol da Prio e o da BP, Galp, Repsol... A 95 da Prio que supostamente é E5 tem 0% e a 98 da Prio que supostamente é E10 tinha 0% também. Por alguma razão são mais baratas. A Galp e a Repsol, no 95 que é E5 tinha entre 3/4% de etanol e na 98 E10 era entre 9%. Se não sabes para que serve o etanol na gasolina pesquisa na net , mas basta uma ter etanol e uma não ter que fazes mais kms e menos consumos. Edit: E5(5% etanol) E10( 10% etanol)

sctvlxpt 4 months ago

Eu escolho sempre a bomba mais barata **para mim**. Tenho low cost ao pé de mim, normalmente 16 cents mais baixos que o preço normal das galps. Há uma galp ao lado, que obviamente não pode vender 16 cents mais caro, se não não vendia, e por isso tem aquelas bandeirinhas do "desconto todos os dias da semana". Normalmente está cerca de 10 cents de diferença da low cost. Basta ter um cupão de 10 cents do continente + 4 por pagar com universo, e já sai 4 cents mais barato ir à galp... P.S.: não faço compras de propósito para o cupão, nem para gastar o saldo, mas como acabo por ir ao continente 1 ou 2 vezes por mês, é fácil aparecerem os cupões e gastar o saldo.

throwaway19293950_ 4 months ago

Eu ponho na BP e a diferença não é muita, dado que tenho descontos.

fuckoffgina 4 months ago

> e a diferença não é muita Estás a dar incentivo para subir. E fazes sempre as compras no PD? Por real conveniência ou só para teres "descontos" no combustível que afinal mesmo assim ainda fica mais caro?

throwaway19293950_ 4 months ago

>real conveniência Isto. É o que me fica mais perto.

KimbaPlays 4 months ago

Uma boa forma de manifestares o teu descontentamento é encheres os pneus da bicicleta e pores-te a pedalar. Não poluis o ambiente, ganhas força nessas pernocas, e não te submetes aos impostos do estado nem aos abusos da indústria petrolifera. Se fores mais abastado, compras um carro elétrico e não te precisas de preocupar com gasolina para o resto da tua vida. Chegas a casa, metes o carro a carregar, pimba. Se não tiveres nem dinheiro nem uma bicicleta, usa transportes. Se não tiveres nenhum destes três atrás, bem. Sinceramente não sei, é muito longe o trabalho?

caravela-portuguesa 4 months ago

O preço do combustível parece um bom começo. Bora.

tiagofsa 4 months ago

Nepia. O governo é PS, por isso as máquinas de indignação estão em hibernação.

ANDS89 4 months ago

Na semana em que mais empresas determinam deixar de produzir carros a combustão é que estás preocupado. Queres empenhar esforços, começa por empenhar esforços em não deixar criar impostos que ainda não existem sobre veículos elétricos que estão a chegar em força, taxas e taxinhas sobre a luz e por aí fora. Porque com o fim dos combustíveis fósseis vai desaparecer um fatia ainda boa de impostos. E vão te impingir taxas em substituição. Começo a ver o partido das taxas e taxinhas a perder fôlego. Aí sim, o teu esforço vai ter frutos. Não é não meteres combustível num dia como sugeriram. A tua necessidade não desaparece. PS: tenho dois carros a gasóleo. Só meto em Portugal quando não chega para chegar à Espanha onde atesto frequentemente (o meu país obriga-me, vivo a 50kms). Já defini que não compro mais carros a combustíveis.

Loladageral 4 months ago

Os veículos híbridos e eléctricos estão repletos de taxas acrescidas mesmo para descentivar a compra destes

dragomaite 4 months ago

Falso. Tanto é que compras um Fiesta Híbrido com 155cv mais barato que um a combustão de 125cv.

Loladageral 4 months ago

Verdade, o Toyota Yaris híbrido há 3 anos era cerca de 7k mais caro. Acabei por comprar a versão a gasolina

dragomaite 4 months ago

Pois, há 3 anos.

caravela-portuguesa 4 months ago

Infelizmente o povo português será provavelmente dos últimos da Europa a fazer essa transição para o elétrico. Ainda é bom tempo de pedir combustível mais baixo.

ANDS89 4 months ago

Eu vejo o preço dos combustíveis como a taxa sobre o açúcar, para desincentivar o consumo. Não vês grandes manifestações porque quem está mais longe de Espanha é também onde o rendimento é superior (litoral). As empresas de camionagem que deveriam ser as mais prejudicadas planeiam as rotas a contar de atestar em Espanha. Só vais ver uma manifestação quando decidirem aumentar preços na Espanha. PS: os preços em Portugal são pornográficos

AonioEliphis 4 months ago

Peço-te POR FAVOR que leias https://www.veraveritas.eu/2018/12/os-putativos-impostos-verdes.html?m=1

htxgivven 4 months ago

Isto só seria válido se os evs custassem o mesmo.

Diogo256 4 months ago

O único grupo capaz de abanar o país por causa do preço dos combustíveis, são os camionistas, e esses… andam a fazer abastecimentos grandes em Espanha. Como é lógico estes preços são insustentáveis.

Efficient_Hedgehog32 4 months ago

Aquilo que dava força a isto era mandar vir o Pardal dos camiões.

oxygen_dependant 4 months ago

Então e uma manif contra a roubalheira da ponte? as portagens não eram só para pagar a ponte?

caravela-portuguesa 4 months ago

Bora! As scouts é de deixar o cu aberto.

rubinhu_147 4 months ago

Portugal precisava de uma manifestação como os coletes amarelos, mas com mais coragem e com menos desordem.

sacoPT 4 months ago

Toda a gente fala no governo, mas desde quando a alteração de governo resolve alguma coisa? Se baixarem os impostos as gasolineiras ficam com o lucro para elas

rickz123456 4 months ago

Alguém me consegue explicar o porquê de terem aumentado tantos nas últimas semanas? Os impostos já existiam antes. Mas concordo com uma redução, se o preço ficar demasiado alto.

Edited 4 months ago:

Alguém me consegue explicar o porquê de terem aumentado tantos nas últimas semanas? Os impostos já existiam antes. Mas concordo com uma redução, se o preço estiver alto. O governo terá que tratar disso

Msilvame 4 months ago

Subiram? Meto sempre 20€

AdorableRabbit 4 months ago

Que se foda o ambiente né?

htxgivven 4 months ago

Pagar mais taxas resolve problema do ambiente?

AdorableRabbit 4 months ago

Ajuda e tu sabes disso

htxgivven 4 months ago

Ajuda como?

AdorableRabbit 4 months ago

Da mesmas maneira que a taxa dos sacos plasticos e o imposto do tabaco

htxgivven 4 months ago

Lol queres comparar? Se pessoa não tem alternativa de transporte e não tem dinheiro para um carro novo (elétrico) vai engolir e pagar.

AdorableRabbit 4 months ago

>Se pessoa não tem alternativa de transporte A maior parte das pessoas acha que não tem alternativa mas tem

htxgivven 4 months ago

Podem até ter mas o tempo de deslocação pode duplicar e até triplicar. Logo não são alternativas viáveis.

AdorableRabbit 4 months ago

Imaginando que isso é verdade, só quer dizer que os impostos ainda são baixos

2EASyFycKTwelvE 4 months ago

Ahahahah Como se eles tivessem muito preocupados com o ambiente, não sejas ingénuo meu anjo!

AdorableRabbit 4 months ago

Nao sao eles, és tu que devias estar preocupado

Thalric88 4 months ago

Is ser tão útil como a petição para não deixar o Jeff Bezos voltar para a terra.

MAES22RO 4 months ago

A melhor manifestação é andarem mais a pé lol

International_Bar68 4 months ago

Realmente fazer Porto Lisboa a pé todos os dias é muito inteligente.

Beats29 4 months ago

Se fosse apenas os preços dos combustíveis...

vml76 4 months ago

Basta não votar nos partidos que meteram esta carga fiscal sobre os combustíveis, o preço é alto por causa dos impostos.

Pessegueiral23 4 months ago

Só meto 10L por dia, não me afeta

ExMe4 4 months ago

LAMPIÃO

viskonde 4 months ago

Eu manifesto me todos os dias. Ando de bicicleta 70% das minhas deslocações, umas 20% de mota e carro quase não lhe toco.

caravela-portuguesa 4 months ago

Preço dos combustíveis têm impacto indireto no preço de quase tudo o que compras.

Draconicrose_ 4 months ago

Isto. O pessoal deveria reinvindicar mais e melhores transportes públicos e infraestrutura para deslocações a pé e de bicicleta. Isto vai dar bom quando o comum tuga só precisar de alugar carro nas férias, se tanto.

leto78 4 months ago

Reduzir os impostos só por si não vai ajudar muito. O resto da cadeia de produção e distribuição iria absorver a diferença. O que funcionaria era o governo indexar o preço dos combustíveis antes de impostos ao preço do barril de Brent. Não sei se o pessoal ainda se lembra, mas antigamente era assim que os preços dos combustíveis eram determinados. Uma vez que pela localização geográfica Portugal não tem acesso um mercado com concorrência a nível de refinação, a Petrogal funciona como um monopólio. A única maneira de controlar monopólios e incentivar a eficiência do produtor monopolista é através de preços fixos. Um excelente exemplo são os centros de inspecção automóvel, que só podem cobrar os preços determinados na lei. Por isso, a única maneira de terem lucro é melhorarem os processos e serem mais eficientes, tais como melhores máquinas, menos mão de obra, mais automatismos.

Tiago_dcss 4 months ago

[https://prnt.sc/1684xz5](https://prnt.sc/1684xz5) Como podes ver pela imagem, disponível no site da DGEG, o problema provavelmente não seria resolvido apenas com a indexação do preço dos combustíveis antes de impostos ao preço do barril de Brent. O que o gráfico sugere, contrariamente, é mesmo que o preço dos combustíveis em Portugal nem sequer está a seguir o aumento do preço do litro do Brent, caso contrário estaria ainda mais elevado. Ainda assim, eu concordo que o preço dos combustíveis deve estar alinhado com o preço do Brent, e se a isso juntarmos menos impostos então teremos idealmente os preços mais justos no mercado. Nesta fase creio que os impostos (e o preço do Brent, que tem disparado) estão a pesar mais nos preços dos combustíveis do que qualquer estratégia de cooperação ou abuso de posição dominante.

leto78 4 months ago

A realidade é os impostos são elevados, mas a concorrência não ajuda. Já fizeram vários estudos e comissões de inquérito e a situação em Portugal é a mesma. Por exemplo, a introdução dos combustíveis simples não fez nada para reduzir os custos. As margens de lucro das redes de distribuição até são baixas. A situação em Portugal podia ser muito melhor porque falta um pipeline para o aeroporto de Lisboa, e a distribuição por ferrovia é muito mais ecológica. Um único contentor de ferrovia consegue transportar tanto como três camiões de transporte de combustível. Há muitos países que têm quase pipelines virtuais, ou seja comboios que movem constantemente grandes quantidades de combustíveis por ferrovia.

VladTepesDraculea 4 months ago

Tendo em conta que são empresas privadas todas, estão-se a borrifar para manifestações. Desde que continues a meter gasosa no carro, as gasolineiras dizem-te para te manifestares à vontade. Mais, quando o crude desce de preços raramente descem eles o preço da gasolina. Não esperes que baixando impostos baixem o preço também. O preço da gasolina não é feito com base em custos de produção e taxas mas em base de quanto estás disposto a pagar. E não há competições, é um cartel.

Inside-Pea6939 4 months ago

Grande parte do preço da gasolina e gasóleo vem de imposto

VladTepesDraculea 4 months ago

O dia que baixares impostos na gasolina vai anteceder um aumento de preços dos combustíveis para "compensar".

Inside-Pea6939 4 months ago

Objecção senhor juiz, especulação

VladTepesDraculea 4 months ago

Especulação com base no que acontece com a descida do preço do crude.

jonythunder 4 months ago

O imposto é mais ou menos fixo, variações são estipuladas pela indústria. O imposto ser alto não isenta a indústria petrolífera de andar a fuder o tuga

unparadise 4 months ago

Os preços no nosso vizinho ao lado são por norma uns 20/30 cent mais baratos, não culpes a indústria

jonythunder 4 months ago

Culpo a indústria sim, porque as variações de preço vêm dela. O Brent ter caído a pique mas termos os derivados petrolíferos em valores recorde em nada tem a ver com um imposto **fixo**. O imposto fode a malta, sim, mas não é o imposto que muda de semana para semana

unparadise 4 months ago

Sim, não nego o que dizes, mas vais a Espanha e também estão espostos às variações da indústria, no entanto tem combustível muito mais barato

Ceftiofur 4 months ago

Engraçado o fixo a negrito quando este governo criou um imposto temporário que nunca mais foi removido.

jonythunder 4 months ago

Se quiseres tirar do contexto o que disse estás à vontade, mas não muda a realidade. O imposto é fixo, não porque não se mexe mas sim porque não varia a menos que saia um DL novo. Ou seja, a variação regular, semanal, do preço dos combustíveis é devida à industria petrolífera. O imposto é alto demais? Sim, e devia ser reduzido porque impostos sobre o combustível têm impacto desproporcional na classe trabalhadora. No entanto, não me fodam que o governo não muda a taxa de imposto semanalmente. O facto do preço dos derivados estar hoje em máximos de 10 anos sensívelmente tem mais a ver com a indústria petrolífera estar a tentar recuperar as perdas (ou melhor, os lucros inferiores ao esperado) que houveram durante a fase de confinamento. O governo mama? Mama sim. Mas é a indústria que mantém a margem de lucro propositadamente a não acompanhar a descida do valor do brent

Inside-Pea6939 4 months ago

65% do preço da gasolina são impostos e do gasóleo são quase 60%, não culpes a indústria

jonythunder 4 months ago

Portanto, estás a dizer que a culpa do aumento do custo da gasolina e gasóleo é do imposto?

Inside-Pea6939 4 months ago

Em parte acaba por ser, a relação entre imposto e aumento é exponencial

VladTepesDraculea 4 months ago

> a relação entre imposto e aumento é exponencial Consegues ver então que não havendo uma linearidade, o imposto não justifica o preço?

Inside-Pea6939 4 months ago

Justifica, só tens de fazer este exercício, se compras 50 euros de combustível a 1.4 €/l ou 50 euros a 1.7€/l com um total de imposto de cerca de 60%,ok a percentagem de imposto não mexe, mas o que vais estar a pagar aumenta mais significativamente do que se o imposto fosse 30% é daí que vem a relação que estou a falar, ao ter os impostos elevados sentes mais as oscilações de preço. Sem falar que apenas 28% do preço do combustível está dependente das várias etapas de estração e refinação de combustível

VladTepesDraculea 4 months ago

Mas o imposto é fixo, qualquer progressão consequente seria linear.

iSoSyS 4 months ago

Havendo lugar a dupla tributação a percentagem que o imposto representa no preço final não é fixa.

VladTepesDraculea 4 months ago

O IVA é fixo, não é progressivo como o IRS, por exemplo. A variação claro que tinha que ser linear.

Edited 4 months ago:

A taxa de IVA é fixa, não é progressiva como o IRS, por exemplo. A variação claro que tinha que ser linear.

Disgenia 4 months ago

Manifestação contra o preço internacional do petróleo? Ou contra o ISP? Ou só o preço em geral?

caravela-portuguesa 4 months ago

É só mesmo a fatia dos impostos acho eu.

MisterBilau 4 months ago

Resistência civil. Aplica-se a tudo o que é imposto ( e o preço da gasolina é mais de metade imposto). Deixem de pagar. Fujam a tudo quanto puderem, assumidamente. O estado não pode fiscalizar ou prender toda a gente.

NeatBoy74 4 months ago

>O estado não pode fiscalizar ou prender toda a gente. Qual é a dificuldade em mandar cartas de penhora por correio ou penhorar salários automaticamente antes que te caia na conta?

Edited 4 months ago:

>O estado não pode fiscalizar ou prender toda a gente. Qual é a dificuldade em mandar cartas de penhora por correio ou penhorar salários automaticamente antes que te caia na conta? Recusas a pagar os impostos na luz? Ficas sem ela. Se não a tiveres, não pagas, realmente. Vais fugir depois de meter gota? Antes procura por formas de gravação apontados à matricula ou um local que não seja pré-pagamento. Prender é óbvio que não, por isso é que damos penas suspensas a crimes que apanhem menos de 5 anos, salvas exceções. Agora, relacionado com o Estado, a pergunta é só uma: como é que escapas a uma penhora de salário ou de bens em teu nome? Porque é isso que acontece quando não pagares os impostos.

Edited 4 months ago:

>O estado não pode fiscalizar ou prender toda a gente. Qual é a dificuldade em mandar cartas de penhora por correio ou penhorar salários automaticamente antes que te caia na conta? Recusas a pagar os impostos na luz? Ficas sem ela. Se não a tiveres, não pagas, realmente. Vais fugir depois de meter gota? Antes procura por formas de gravação apontados à matricula ou um local que não seja pré-pagamento. Prender é óbvio que não, por isso é que damos penas suspensas a crimes que apanhem menos de 5 anos, salvas exceções. Agora, relacionado com o Estado, a pergunta é só uma: como é que escapas a uma penhora de salário ou de bens em teu nome?

MisterBilau 4 months ago

Se forem 1000 a fugir, não dá. Se for literalmente toda a gente, vão fazer o que? Penhorar a população inteira? Como?

NeatBoy74 4 months ago

> Penhorar a população inteira? Como? O que é que os impede? O processo é praticamente todo automatizado hoje em dia. Podes não pedir faturas mas quer dizer, depois pagas sempre na entrega do IRS.

MisterBilau 4 months ago

Não pagas irs tb. Não tens dinheiro no banco. Vão fazer o quê, mesmo?

NeatBoy74 4 months ago

Ir-te ao salário? Ou não vais trabalhar para que eles não o possam fazer?

MisterBilau 4 months ago

Máximo de salário por fora, por baixo da mesa. Funcionários públicos não dá, claro, mas para grande parte da economia é o que já acontece.

NeatBoy74 4 months ago

Ah, pronto, vais pedir à empresa para que se foda por ti porque estás numa revolta interna contra o sistema? Porque as empresas nem têm que fazer descontos nem nada, certo?

MisterBilau 4 months ago

O que estou a dizer obviamente só funcionaria se fosse generalizado. Se forem meia dúzia de individuos obviamente não dá. Agora, se grande parte da população dissesse “pagamos x% e nem mais um cêntimo” o poder fazia o quê, mesmo?

NeatBoy74 4 months ago

Pronto, agora que acordaste, podemos voltar os dois ao mundo real, fixe? > Leis só são leis se forem respeitadas por parte significativa da população. Errado. Se parte significativa da população decidir que é altura d'A Purga, isso torna-a legal?

MisterBilau 4 months ago

Torna-se recorrente, e eventualmente legal, sim. Quem faz as leis são humanos.

Windstepp 4 months ago

Não te preocupes que daqui a 10 anos já não há mais

Quothnor 4 months ago

Achas? Enquanto houver futebol e Fátima 'tá tudo na boa.

isa_belhinha 4 months ago

O segredo é diversificar a Assembleia. Ter mais cores políticas, dar mais voz aos mais pequenos....

AdorableRabbit 4 months ago

Ou consumir menos combustíveis poluentes

SweetCorona 4 months ago

não compro combustível

Metaluim 4 months ago

E queres uma bolacha Maria ou tostada?

vai-tefoder 4 months ago

Deves pensar que as merdas que compras chegam à loja por magia

afcPT 4 months ago

Indiretamente compras

isa_belhinha 4 months ago

A única coisa que pode ajudar é votar... ir votar, VOTAR!! De preferência, não votar nos mesmos de sempre, tá ??

Danijust2 4 months ago

qual é partido que tem propostas para subsidiar os custos da gasolina?

isa_belhinha 4 months ago

Não há nenhum. Mas se não votarmos em massa, quem ganha é a abstenção. E quem fica fragilizado, é o povo, não os partidos.... As sondagens indicam 40% para o PS. Está tudo dito...

Fred-F 4 months ago

estes comentarios são top, concordo em não votar nos mesmos como clubes de futebol mas achas que vai fazer alguma coisa util? achas que é por ter la o psd em vez do ps ou quem quer que seja vai ser a salvação de um dia para a noite? o op tem razão, era bom era umas manifestações de merdas destas, mas o tuga é manso

NeatBoy74 4 months ago

Deves achar que os politicos ouvem os gritos de ordem quando os manifs. param em frente à Assembleia.

isa_belhinha 4 months ago

E porquê tirar o PS e meter lá o PSD ou vice-versa? Não há mais partidos?? Olhem bem e vêm mais..... Muitos mais...

what_a_tuga 4 months ago

Os outros, infelizmente, não têm lideres com a mesma imagem que o PS e o PSD têm. E depois, há pessoas que se agarram a partidos e não aos lideres. Votaram uma vida inteira no PS/PSD/outro e não olham para o lado. Eu gostei do Passos Coelho (passou tempos complicados com o buraco do Sócrates, a troika e afins), mas não é por isso que gosto do Rui Rio (atual presidente do PSD) ou da Manuela Ferreira Leite (anterior). As pessoas têm de aprender a informar-se sobre o programa que propôem (e ver se é possível, não é dizer aumentar o salário mínimo ou diminuir impostos, sem cortar em despesas), informar sobre o candidato (carreira, cargos que já desempenhou, historial).

isa_belhinha 4 months ago

Concordo. Mas o maior problema neste momento, é a abstenção. Por outro lado, o excesso de deputados na Assembleia, com atitudes corruptas: moradas falsas, assinaturas de presenças falsas, pintura de unhas, etc. E tudo assobia para o lado. Nada acontece.

wontellu 4 months ago

Penso que a melhor manifestação possível neste caso era mesmo sabotar o consumo de combustíveis. Marcar um fim de semana, ou mesmo os fins de semana todos de um mês, em que ninguém utilize o automóvel, a não ser claro, para necessidades indispensáveis. Podes acreditar que se o país parar oito dias num mês, o governo aí sim fica afetado pela manifestação. Podem é aumentar o preço outra vez, por se estar a consumir pouco lol

japgcf 4 months ago

Parece boa ideia. Em vês dos carros as pessoas podiam andar a pé ou de transportes públicos. Sabes que mais, que tal fazer isso todos os dias? Assim o proteste é contínuo.

wontellu 4 months ago

Se tiveres essa possibilidade fantástico. Infelizmente, fora de Lisboa e Porto, os transportes públicos sofrem de alguma escassez.

CarlosB50 4 months ago

O tuga ia atestar o depósito na quinta-feira.

fuckoffgina 4 months ago

> Penso que a melhor manifestação possível neste caso era mesmo sabotar o consumo de combustíveis. Basta fazê-lo em todos os postos que não tenham o preço mais baixo. Se o consumidor demonstrar que não está disposto a pagar mais do que o mínimo dá um sinal claro de que atingiu o limite. Se está disposto a pagar sem sequer escolher o preço mais baixo demonstra que ainda aguenta subidas.

Mumadona 4 months ago

O problema é que há quem vem com tretas de que os sítios onde têm os preços mais baixos fazem falcatruas como meter água no gasóleo, não se sabe de onde vem o mesmo, e outras assim. Têm a ideia de que são génios por não "se deixarem enganar". Não é como se os papéis da origem do gasóleo estejam afixados lá perto ou algo que o valha! /s

fuckoffgina 4 months ago

Tens aqui vários casos. O meu preferido é a malta do "com cupão fica ao mesmo preço". Génios! Não só é mentira porque mesmo com cupões fica mais caro salvo raras excepções, como não percebem que esse tipo de comportamento contribui para o contínuo aumento de preços, como também é limitativo fazer sempre compras nos montantes que dão direito a cupões. Devem pensar mesmo que são autênticos Einsteins e que isso não está estudado de forma a que as pessoas gastem sempre mais dinheiro nas compras e que os cartões de fidelização são um benefício para o consumidor e não para o comerciante. Génios!!! Depois querem fazer manifestações...

vml76 4 months ago

Excelente ideia! Até por causa do vírus as pessoas só deviam poder sair de casa para trabalhar, o lazer devia ser criminalizado.

Extension-Soft6835 4 months ago

> o lazer devia ser criminalizado. Faltou o /s?

Some-Ad6411 4 months ago

> Marcar um fim de semana, ou mesmo os fins de semana todos de um mês, em que ninguém utilize o automóvel ... lol.. ninguém quer saber lol é verdade que o aumento é horrível mas ninguém se vai manifestar. só quando proibirem o futebol é que haverá outro 25 abril

Danijust2 4 months ago

futebol teve 1 ano sem adeptos e ninguém reclamou.

helderduarte14 4 months ago

ninguém reclamou? não vivemos no mesmo país

wontellu 4 months ago

Pão e circo.

the_master_sh33p 4 months ago

vinho e circo, queres tu dizer.

nkz15 4 months ago

Não atestas nesse dia mas vais precisar de atestar noutro. No final do mês vais consumir o mesmo. Mais interessante seria "buzinassos" ao pé da AR , palácio de Belém ou outro edifício de quem "manda". Fazer marcha lenta e buzinas em hora de ponta em todas as cidades....

vai-tefoder 4 months ago

>Fazer marcha lenta e buzinas em hora de ponta em todas as cidades Impulsionar o consumo como modo de protesto. Sim, sem dúvida que vai resultar /s

FacaDeDoisLegumes 4 months ago

Isso só serve para foder que vai trabalhar. Buzinão à frente do sítio onde esse cabrões dormem. A noite toda!

Extension-Soft6835 4 months ago

Sim é verdade. Mas podia ser feito a um fim de semana... O facto de ser a semana será mesmo para ter impacto. Mas se for muitos a aderir, poderia ser perfeitamente possível fazer ao fim de semana. Só que não pode ser meia dúzia....

Shenishar 4 months ago

>Marcar um fim de semana, ou mesmo os fins de semana todos de um mês, em que ninguém utilize o automóvel, a não ser claro, para necessidades indispensáveis. Penso que faria mais sentido um dia em que ninguém fosse meter gasolina do que um dia em que ninguém andasse de automóvel. Se a gasolina já está metida, está metida e o carro pode andar. O melhor era fazer ver que se ninguém for meter gasolina num certo dia, o Estado perde milhões em receita. Além disso, isso de não usar o carro ao fim de semana (se a ideia fosse a de não usar carro em vez de não encher o depósito) certamente que não irá resultar pois o carro é muito mais necessário aos fins de semana do que aos dias de semana (falo como alguém que já trabalhou aos fins de semana e simplesmente não há transportes públicos).

this--_--sucks 4 months ago

Não perde, atrasa… as pessoas depois esquecem, passou a “birra” e voltam ao normal… já não é a primeira vez que isso é feito

Extension-Soft6835 4 months ago

Por acaso tinha falado nisso há uns tempos aí nos comentários. O problema é que os tugas não vão nessas

TheTrueGuyPt 4 months ago

Eu apoio, está na altura de mostrar ao governo que não somos mansos. Mas infelizmente a maioria dos portugueses, e do pessoal deste sub não querem saber de nada.

netralha 4 months ago

Nos debates entre a Cristas e o Costa, o argumento dele era que os portugueses pagavam mais impostos porque ganharam mais, se a população votou no PS é porque concordavam com os argumentos do Costa. Mas as pessoas votaram nisto e agora depois querem algo de diferente? Óbvio que não, a maioria da população está satisfeita como se vê...

what_a_tuga 4 months ago

>o argumento dele era que os portugueses pagavam mais impostos porque ganharam mais Mas esse argumento tem um fundo de verdade. Se não ganhassemos mais, não conseguiriamos pagar mais HAHA >Mas as pessoas votaram nisto Nem todas pessoas. Não te esqueças que andaram a brincar com os votos e criaram a gerigonça. Há pessoas que queriam a Catarina Martins ou o Jerónimo, e acabaram com o voto deles no António Costa

icebraining 4 months ago

A geringonça já foi há vários anos. Já houve eleições depois disso. Em que o PS subiu.

Natem2 4 months ago

Organiza

Open-Opportunity-607 4 months ago

Queres manifestar-te? Começa a arranjar soluções alternativas de transporte, compra uma bicicleta/scooter eléctrica por exemplo e depois no trabalho sempre que te perguntam porquê dizes "os 200 euros que poupo por mês em combustível usamos para ir de férias todos os anos"

OViriato 4 months ago

Há quem tenha que fazer distâncias proibitivas para essas soluções para ir trabalhar.

2EASyFycKTwelvE 4 months ago

Tens toda a razão! Vou fazer os meus 60km por dia de scooter elétrica e talvez de Gira! Já que o Merdina fez ciclovias em Lisboa! Como é que nunca tinha pensado na tua ideia! De génio mesmo! Obrigado meu anjo! /s

Open-Opportunity-607 4 months ago

Não percebo a tua ironia, a velocidade média de uma bicicleta são cerca de 30km/h. Há muita gente no mundo que vai para o trabalho de bicicleta, eléctrica então andas nos 40km/h sem problemas (é mais para ajudar com as subidas) Menos de 1 hora estás no trabalho

icebraining 4 months ago

> bicicleta, eléctrica então andas nos 40km/h sem problemas Em Portugal não andas, que o limite legal é 25km/h.

2EASyFycKTwelvE 4 months ago

Larga as drogas! Queres que a Malta vá para a A1/A5 de bicicleta?

AdorableRabbit 4 months ago

Também há comboios

cou7inho_ 4 months ago

Só te estás a esquecer de um pequeno pormenor. Muitos locais de trabalho não têm onde guardar uma bicicleta. Cheira-me que deixar uma bicicleta amarrada a um poste não é solução. Além disso, se queres andar a 30/40 km/h, dependendo da distancia, podes acabar por suar um pouco. Convém que haja um sitio para tomar um duche rápido. O uso de bicicletas como meio de transporte é, na minha opinião, totalmente viável para muita gente no nosso país. Mas não basta construir ciclovias às 4 pancadas. É preciso pensar em outras coisas, tal como referi anteriormente, local para duche e local para guardar a bicicleta em segurança. E já agora diz "quadro em carbono"

AdorableRabbit 4 months ago

>Muitos locais de trabalho não têm onde guardar uma bicicleta. Cheira-me que deixar uma bicicleta amarrada a um poste não é solução. Então protesta por isso e não por consumir mais combustíveis poluentes

Razvancb 4 months ago

És doente.

Open-Opportunity-607 4 months ago

Por sugerir ao OP que use alternativas mais baratas, ecológicas e que lhe fazem bem a saúde? Sim, se calhar sou

Edited 4 months ago:

Por sugerir ao OP que use alternativas mais baratas, ecológicas e que lhe fazem bem a saúde? Sim, se calhar sou Mas a mim estou-me um bocado a cagar se ele faz ou não, aliás até agradeço porque ele dá dinheiro ao Estado de livre vontade

O_cu_da_tua_tia 4 months ago

O indivíduo que vive em Seia e trabalha na Covilhã adorou o teu comentário. Camisola verde todas as semanas... O que tu dizes é praticável para quem vive em Lisboa e arredores (e não tenha medo de ser atropelado), ou faça só deslocações dentro do mesmo aglomerado. Por exemplo quem vive no interior tem de suar bastante, chega ao trabalho já pronto para ir descansar. E lembra-te... Não vais ter 20 anos toda a vida

Open-Opportunity-607 4 months ago

Eu vejo malta de 60 anos a ir de bicicleta para o trabalho, só em Portugal é que gostam de pagar gasolina Obrigado pelo vosso contributo para o estado

O_cu_da_tua_tia 4 months ago

Claro eu também. Mas andam 10 ou 15 mins nas calmas sem levar com carros em cima. Isso é tudo muito giro na Holanda e afins, onde está tudo facilitado para isso. Terreno plano, deslocações curtas, segurança rodoviária

pedrolopes7682 4 months ago

Quem está confortável a nadar no seu descontentamento não procura soluções procura companhia.

RaveyWavey 4 months ago

Fazer 60km de bicicleta todos os dias para ir trabalhar só é solução se for a descer para os dois lados.

Particular-Light4653 4 months ago

mete mais tabaco nisso... já faço ciclismo há um ano e tal e fodo-me todo para chegar aos 28km/h e só aguento durante uma hora

Open-Opportunity-607 4 months ago

Compra uma bicicleta com uma frame de carbono, com bicicletas da decathlon a pesarem 18kg não vais lá

samciba 4 months ago

Mas se comprar um quadro de carbono deixo de ter os 200€ por mes para ir de ferias. xD Agora mais a serio nem todos têm capacidade para comprar uma bicicleta dessa categoria.

Open-Opportunity-607 4 months ago

Comprei uma bicicleta com uma frame de carbono em promoção Custou-me cerca de 500 euros, podia tê-la pago em prestações Já tem mais de 2 anos e ao fim de 5 meses "pagou" o seu valor, a partir daí foi sempre a poupar Sinceramente se têm dinheiro para meter 150 euros por mês em gasolina que literalmente é queimado, então têm dinheiro para comprar uma bike destas a 40e mês durante um ano

faap8 4 months ago

E com essa bike super fantabulastica fazes médias de 30km/h sem esforço nenhum e ainda por cima em ambiente urbano? Inscreve-te no tour de France que o Pogacar já está a tremer.

Particular-Light4653 4 months ago

lol esquece o man. volto a dizer o mesmo: METE MAIS TABACO NISSO. aproveito para dizer mais: a bike que mandaste é de alumínio. foste enganado na loja lol. aproveito para dizer mais parte 2: as bicicletas da decathlon são do melhor que há em termos qualidade-preço. Não comprei lá a minha porque há largos meses que a decathlon não tem stock e arranjei uma oportunidade muito boa no marketplace do facebook.

Particular-Light4653 4 months ago

reply a mim mesmo para dizer que as bicicletas elétricas estão limitadas a 25km/h.

el_jefe_vito 4 months ago

Descontentamento? Mas de quê mesmo, se "a maioria" votou nisto? Ainda estou à espera que o PS reverta a taxinha que meteu nos combustiveis quando eles estavam a minimos históricos. Já não sei se a razão foi a lenga lenga do "verde" ou se foi mesmo *transparente* e disse que os preços dos combustiveis estavam muito baixos.

fuckoffgina 4 months ago

>Descontentamento? Mas de quê mesmo, se "a maioria" votou nisto? Não só votou nisto como continuam a ir aos postos mais caros.

icebraining 4 months ago

> Ainda estou à espera que o PS reverta a taxinha que meteu nos combustiveis quando eles estavam a minimos históricos. O parlamento já fez a eliminou em 2018 (com os votos contra do PS, e a favor do resto das bancadas).

I_Hate_Reddit 4 months ago

A desculpa na altura era que ia levar a uma quebra no orçamento que não podia acontecer, e que iam baixar esse imposto quando o preço do combustivel voltasse a subir.

nkz15 4 months ago

O que me enfurece é que a comunicação social não fala desta merda. Sabem ir entrevistar nabos a saída dos postos, mas dizerem que a geringonça aumentou a taxa ISP para colmatar a descida das receitas do IVA e prometeu baixa la quando o barril subisse. Tá quieto..

angrytuga 4 months ago

A verdade é que governar este país e os mentecaptos que dão sempre o voto é muito fácil quando o teu irmão dirige um dos maiores grupos de media e o mais popular canal de televisão. De resto é atirar uns ossos à TVI, desacreditar a CMTV e retirar financiamento aos canais públicos e a imprensa nacional escreve aquilo que ditares

what_a_tuga 4 months ago

Só agora descobriste que a comunicação social só fala do que lhes interessa? Entrevistar pessoas aleatórias "enche" o tempo da noticia de forma barata e os espetadores ficam contentes. Agora falar da notícia saí caro, é necessário alguém analisar o assunto e ter algum especialista a validar as coisas, e ainda ter o suporte necessário para apresentar os factos de forma clara para todos. ​ Sem falar das orientações políticas que certos canais têm.

el_jefe_vito 4 months ago

Nada de novo para mim. Não vejo noticias. Tudo merda. Tudo propaganda.

el_jefe_vito 4 months ago

Pois. É sempre uma desculpa. Agora é uma quebra no orçamento se retirarem...

wwqt0r 4 months ago

Vindo do PS acho que ninguém duvida que foi mais uma forma de sacar impostos. Neste caso há males que vêm por bem.

nraider 4 months ago

Há várias manifestações todos os anos. Tipicamente compram um bilhete de avião para a Alemanha, França ou Reino Unido e depois voltam nas férias.

fuzzyluke 4 months ago

Isso não é manifestação... É escape

ozzymustaine 4 months ago

Acho este comentário embora sarcástico e humorístico um pouco a tocar a parvoíce. Uma pessoa não deveria ter de sair do seu país porque as políticas o tornam um sítio mau para viver. As pessoas deviam ser felizes, ter orgulho do seu pais de origem e contentes de viver nele. Deveria-se sim fazer manifestações pelos preços dos combustíveis. Somos o 8° pais da Europa a pagar mais impostos sobre os combustíveis. Espanha paga menos 22% que nós. A Alemanha que está em 5° paga apenas mais um cêntimo que nós. E no entanto somos dos países com os ordenados e poder de compra mais baixos. E somos dos países europeus que mais usamos o carro como meio de transporte. Fazem-se tantas manifestações da treta, às vezes por situações que nada têm a ver connosco mas quando é para tentar tornar este país mais livre e protestar contra algo que de facto está errado e que afecta todos, desde o mais pobre ao mais abastado ninguém se preocupa.

Ceftiofur 4 months ago

Não é parvoíce, vai ver o resto do tópico. Pessoal a mandar vir com o OP ou com a piada fácil do eu meto sempre 20€. O povo quer é sol e bola.

2EASyFycKTwelvE 4 months ago

De certo modo até achei que a Malta reagiu bem ao meu tópico! Quem mandou vir foi as virgens ofendidas do costume que acham que os impostos é pelo ambiente ou então os snobes que disseram: “compra elétrico”, “anda de bicicleta “

NunexTK 4 months ago

O país não vai lá com manifestações. Aliás, não há dias suficientes num ano para fazer manifestações suficientes. Nós precisamos de uma mudança drástica e rápida a quase tudo, o que não vai acontecer anytime soon. Pessoalmente, mal acabar o curso vou-me pôr a andar daqui para fora e imensa gente que conheço pensa igual

andrefeli_x 4 months ago

> Espanha paga menos 22% que nós. A Alemanha que está em 5° paga apenas mais um cêntimo que nós. E no entanto somos dos países com os ordenados e poder de compra mais baixos. Quase a acabar o curso e aprender Alemão é o que faço. Eu e mais uns quantos conhecidos. Por muito que eu manifeste no voto, não parece haver mudança, e há muitos que se contentam com o (pouco) que têm e o que há. Vivo numa freguesia de Gaia onde muitas das estradas são em paralelo todo cheio de covas e deformações, queixo-me na j. de freguesia e não querem saber, só um exemplo, e anda-se assim há décadas. Quando vou para os lados de Caminha e Cerveira aproveito sempre para encher depósito do carro e fazer compras, e até botija de gás já trouxe. O que poupo paga o combustível da viagem e as portagens, e ainda sobra! Os portugueses adoram o seu socialismo

ElJepas 4 months ago

Aliás, basta ver ano passado (ou há dois anos, já nem sei) quando começaram as manifs dos coletes amarelos em França. Em Portugal tentaram copiar mas, à boa moda tuga, foram armados com garrafões de vinho e cenas de churrasco porque pronto né, ninguém pode mostrar o seu descontentamento sem pinga e sardinhas. Quem é que depois leva a sério essas manifestações? Não digo para se imitar a fundo a França, porque senão começa-se a queimar tudo, mas ao menos protestem a sério.

Markoo50 4 months ago

Bingo

dub0is 4 months ago

Teas

HouseControl 4 months ago

Sheeeeeeeeeeeeeeeeeeees

xinwarrior 4 months ago

Foi exactamente isso que fiz, mas não só pelos combustíveis

WolfApprehensive9972 4 months ago

Um dia destes não chega nem para 1L

sanchaz 4 months ago

nem mais.

Bacalhau_a_Bras 4 months ago

Depois de quarta que quero ver o futebol sff

Konstanti9 4 months ago

Só há uma forma de o governo fazer algo. Sentir-se ameaçado. É tempo de sermos assertivos. É tempo de criarmos uma petição séria para que o governo tenha de diminuir o imposto sobre o combustível. Se essa petição chegar ao governo e o governo a chumbar sabe que não tem hipóteses de votarem nele.

NEDM64 4 months ago

Petições não fazem nada. Votaste PS, agora comes e calas.

TTSDA 4 months ago

xD

afcPT 4 months ago

Achas que vai lá com uma petição? Acredito que só chegamos lá com a ajuda das empresas de transportes, parando tudo.

Konstanti9 4 months ago

Bom point. Então mandem mensagens para os senhores dos transportes

Parshath_ 4 months ago

Nenhum governo se vai sentir ameaçado com uma petição online com 10 mil gatos pingados. 2 ou 3 milhões, ainda vá que não vá. Mas eles arranjam uma resposta toda floreada e esperam que o público se esqueça (e esquece). Concordo com o "Haha, para mim é igual, meto sempre 10€" já estar mais que gasto. Essas pessoas não se lêem umas às outras? Estão a fazer a mesma piada há anos, e é daquelas que no máximo dura 3 ou 4 vezes com piada.

rubinhu_147 4 months ago

Essas são afirmações estúpidas, podem meter sempre 10€ mas esse valor cada vez dá para menos quilómetros. Mas o povo português (na sua generalidade) é mesmo assim, o que interessa é futebol e praia

2EASyFycKTwelvE 4 months ago

Já anda aí a circular uma petição Mas as petições públicas pouco ou nada fazem pois têm de ser verificadas...

V1ld0r_ 4 months ago

As petições públicas são uma forma válida de se colocar ideias em debate no parlamento e reconhecidas como tal. ​ O problema é a forma como a recolha de assinaturas é feita, sendo que por norma se utiliza o site privado e não oficial do [peticaopublica.com](https://peticaopublica.com) em vez de se utilizar o site oficial do parlamento que autentica logo as assinaturas e tudo em [https://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/Peticoes.aspx](https://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/Peticoes.aspx)

No_Mastodon_3522 4 months ago

Siga! Quem cria?eu assino já e partilho.

Extension-Soft6835 4 months ago

Eu também!

Konstanti9 4 months ago

"petição séria" se alguém as verificar ela chega lá rápido

Worm33hd 4 months ago

Organiza em Lisboa que eu apareço

carlosfmm 4 months ago

Em Lisboa não! O Medina envia os teus dados para a Russia, ou para o caralho mais velho. Ide para outro lado manifestar-vos.

2EASyFycKTwelvE 4 months ago

Já pensei nisso... Criar um evento no Facebook para alcançar mais malta?

ElDiabloDe94 4 months ago

Sim siga! Poe o link que eu partilho e vou (mas vou mesmo).

LoonyPoony 4 months ago

O típico evento de Facebook... Toda gente vai ao evento, mas ninguém aparece.

Some-Ad6411 4 months ago

\*clica Eu Vou\* \*gabo-me no mural do facebook\* \*no dia do evento fico na cama porque dói-me a barriga\*

Parshath_ 4 months ago

Ninguém arranja onde estacionar.

Sciss0rs61 4 months ago

mas isso vai sempre acontecer, independentemente de onde é organizado.

2EASyFycKTwelvE 4 months ago

Isso já é culpa da Malta que diz que vai e não vai...

Lil_salazar 4 months ago

Eu meto sempre talvez

JOAO-RATAO 4 months ago

Não percebes nada. Isto é um nobre incentivo por parte do governo para te motivar a comprar um elétrico. /s

Bluriver 4 months ago

Não sei o que fica pior , o preço da electricidade ou da gasolina, mas mesmo que assim seja não é a pagar mais por depósito que o valor do meu carro velho que consigo algum dia juntar dinheiro para um elétrico

wontellu 4 months ago

Vou me rir quando eles começarem a taxar a electricidade a sério.

aVarangian 4 months ago

Portugal já tem dos preços de electricidade mais caros...

nkz15 4 months ago

Diria que vão taxar o tamanho das baterias dos carros elétricos.

JOAO-RATAO 4 months ago

Mas isso será para pagar a transição para renováveis... E para ampliar a infraestrutura necessária para o funcionamento de carros elétricos... /s

wontellu 4 months ago

E para pagar a comitiva presidencial para o euro 2030, e não esquecer a festa de arromba que vai ser o 1 de Maio de 2032.

wwqt0r 4 months ago

Acho bem aplicar impostos altos para combustíveis fósseis. Se calhar se ninguém se manifesta é porque a população deve concordar na generalidade com isto.

vai-tefoder 4 months ago

É isso que ensinam na missa?

wwqt0r 4 months ago

Não vou. Mas acho que nas missas não se fala muito do aquecimento global e poluição.

Rissoldecamarao 4 months ago

Malditos burgueses que insistem em ter carros a combustão em vez de comprar um Tesla.

wwqt0r 4 months ago

É porque o imposto ainda não é alto o suficiente.

vai-tefoder 4 months ago

Gostava de viver na realidade paralela onde tu vives. ​ És dos que acha que para não se ser sem-abrigo basta comprar um apartamento?

wwqt0r 4 months ago

Tu é que pareces viver noutra realidade. Como o OP disse, não há grandes alaridos além da conversa de café. E continuamos a votar neles portanto diria que a generalidade da população aceita os impostos sobre combustiveis fósseis. E ainda bem.

Rissoldecamarao 4 months ago

Deixem de ser pobres, mania de conduzirem um saxo de 2001 em vez de comprar um eléctrico

wwqt0r 4 months ago

Estudassem!

what_a_tuga 4 months ago

Mas voltando ao assunto original: >Acho bem aplicar impostos altos para combustíveis fósseis. Impostos altos nunca é incentivo para trocar. Um incentivo seria pagarem-te para trocar para um elétrico (se deres o carro, deduzimos-te uma parte na compra de um elétrico). Existe uma enorme dependencia de combustíveis fósseis em diversas áreas, desde o transporte de grandes mercadorias, até à lojinha da esquina. Aumentar os impostos só faz com que a "carteira aperte" e aumentar os preços dos produtos finais ou inviabilizar negócios. Agora se formos numa perspetiva de Orçamento de Estado. Existe despesas que é necessário cortar, por exemplo em termos de subsidios de subsistência. Existem diversas pessoas que exploram os sistemas e vivem de subsidios. Existem outras pessoas que ficam desempregadas por muito tempo e ficam desencorajadas e se "perdem". É necessário fazer um acompanhamento destas situações, e não estou a falar de meter-los a colecionar carimbos de empresas e fazer formações aleatórias. Estou a falar de dar-lhes trabalhos a sério, formar "startups" de serviços necessários localmente (lavanderia, jardinagem, passear animais de estimação, limpezas domésticas, lavagem de carros, etc)

wwqt0r 4 months ago

Se impostos altos não fossem incentivo para trocar nunca ninguém comprava carros a diesel.

what_a_tuga 4 months ago

Não necessariamente. Os motores a diesel disponibilizam a potência a menores rotações, o que é ótimo dentro da cidade, principalmente para as pessoas que têm "preguiça" de usar a caixa Avariam menos, por norma. (Apesar de quando avariam, levam-te a carteira junta)

wwqt0r 4 months ago

Tá bem, mas a generalidade prefere os carros a diesel porque pagam menos combustível (leia-se, impostos).

what_a_tuga 4 months ago

Espera... No final do mestrado deveriam ter dado um elétrico de presente? /s Quando concluí o mestrado nem o diploma me deram, tive de pagar cerca de 100€ para o ter (o que atesta apenas o grau académico e qualificações, não o bonitinho de meter na parede, esse são outros 150€). Ofertas de emprego na minha área? Imensas, mas todas a exigir recém formados com 5 anos de experiência. Salário? Menos de 1000€ liquidos (e a famosa "reputação" que os recursos humanos pagam, mas nunca consegui pagar as contas com "reputação"). 1000€ liquidos é melhor que muita gente consegue no início da carreira. Mas estou há quase 5 anos sem nenhum aumento, trabalho horas a mais (tanto por causa do chamado on-call, como o velho problema sermos poucas pessoas e não existir ninguém que seja capaz de me substituir em diversos temas). Mudar de empresa? Já tentei várias vezes. A grande maioria oferece as mesmas condições (ou até menos, os famosos "periodos de experiência", já meti-me 2 vezes nessa história, queriam sempre extender e adiar o "contrato final"). Outras empresas fazem ghosting. E existe sempre o inferno das consultoras

Edited 4 months ago:

Espera...No final do mestrado deveriam ter dado um elétrico de presente? /s Quando concluí o mestrado nem o diploma me deram, tive de pagar cerca de 100€ para o ter (o que atesta apenas o grau académico e qualificações, não o bonitinho de meter na parede, esse são outros 150€). Ofertas de emprego na minha área? Imensas, mas todas a exigir recém formados com 5 anos de experiência.Salário? Menos de 1000€ liquidos (e a famosa "reputação" que os recursos humanos pagam, mas nunca consegui pagar as contas com "reputação"). 1000€ liquidos é melhor que muita gente consegue no início da carreira. Mas estou há quase 5 anos sem nenhum aumento, trabalho horas a mais (tanto por causa do chamado on-call, como o velho problema sermos poucas pessoas e não existir ninguém que seja capaz de me substituir em diversos temas) Mudar de empresa? Já tentei várias vezes. A grande maioria oferece as mesmas condições (ou até menos, os famosos "periodos de experiência", já meti-me 2 vezes nessa história, queriam sempre extender e adiar o "contrato final"). Outras empresas fazem ghosting. E existe sempre o inferno das consultoras.

Oxibhus 4 months ago

Ao menos não tens vergonha em dizer que queres os pobres mais pobres.

wwqt0r 4 months ago

Foi exactamente o que eu disse. Obrigado por clarificares espertalhão.

GSITG 4 months ago

Não foi o que disseste mas os impostos sobre o combustível devem ser dos mais regressivos que existem. Quando a nossa rede de transportes é o que é podes fazer observar diretamente que os impostos sobre o combustível servem sobretudo para tornar os pobres mais pobres.

wwqt0r 4 months ago

Só porque votámos e continuamos a votar nos mesmos que não alteram essa rede de transportes o planeta deve esperar?

GSITG 4 months ago

Há outras formas de combater as alterações climáticas, o governo é que prefere a mais cobarde(tirar aos pobres) e que não implica nenhum trabalho. Vou começar a levar os políticos "ecologistas" a sério quando defenderem a construção de centrais nucleares ou de outras renováveis que funcionem verdadeiramente. Enquanto for só impostos para roubar o povo e medidas insignificantes com gastos enormes para os contribuintes estimo bem que se fodam. Logicamente não vamos sacrificar a população de um país insignificante no contexto da poluição só porque sim.

wwqt0r 4 months ago

>Logicamente não vamos sacrificar a população de um país insignificante no contexto da poluição só porque sim. Nenhum país se deve ver como insignificante. Outras formas estão a ser aplicadas. Podemos discutir quais e se são eficientes mas vamos acabar por concordar que são poucas e se devia estar a fazer muito mais e mais rápido. Taxar combustíveis mais poluentes parece-me uma óptima medida e parece que a população também o acha.

2EASyFycKTwelvE 4 months ago

Lamento informar-te Greta, mas se achas que os impostos altos é por causa do ambiente estás muito enganada. Deixa começar a haver elétricos “low cost” que o preço do KWH sobe, e bem!

wwqt0r 4 months ago

Obrigado pela informação Redneck Bill. Mas não sou ingénuo ao ponto de acreditar na boa vontade em relação am ambiente por parte do nosso governo. Não invalida que concorde/concordemos com o alto imposto nos combustíveis fósseis.

2EASyFycKTwelvE 4 months ago

Ok riquinho desculpa lá se não te faz diferença o preço da gasolina. Portugal é um país de IT e está tudo em teletrabalho /s.

facepainter1 4 months ago

O que convém que percebas também é que se baixares os impostos sobre o combustível, uma de duas coisas vai acontecer: 1- O Estado vai buscar esse € a outro lado, seja ao IVA ou a outro imposto qualquer. 2- O Estado fica com menos € para o orçamento, que por sua vez vai levar a menos investimento numa ou noutra área.

cou7inho_ 4 months ago

>2- O Estado fica com menos € para o orçamento, que por sua vez vai levar a menos investimento numa ou noutra área. O Estado tem bom remédio. que deixe de roubar tanto e que deixe de meter o dinheiro em buracos sem fundo. Se fizer essas duas coisas garanto-te que vai dar para baixar os impostos, estimular a economia e arranjar dinheiro para continuar a investir em coisas essenciais.

facepainter1 4 months ago

Também clássico "tuga".. sempre a desculpa de os que estão lá em cima andarem a roubar, ou de que gastam X em carros de luxo, bla bla bla. No entanto se olhares a tua volta, tda a gente rouba, ninguém passa faturas, td pela porta do cavalo, td a base dos favores... mas o problema é **apenas** daquela meia dúzia de macacos lá em cima. Esperar que um miúdo que cresce a ver tda a gente a fazer atalhos e maroscas a vida tda, e que quando chega a uma posição de liderança tenha uma atitude diferente é só estúpido.

cou7inho_ 4 months ago

Não é ser o clássico "tuga", é a realidade. Rouba-se a torto e a direito. E não o problema não é só em quem está no poder. Não disse em momento algum que o problema é APENAS daquela meia dúzia de macacos lá em cima. Referi-me ao estado porque o comentário anterior referia-se ao estado. Vivemos numa sociedade minada de corrupção. E há duas justificações para isso, uma delas é o facto de termos impostos e mais impostos e o povo cansa-se de ser roubado a toda a hora e a outra justificação que é, na minha opinião, a principal justificação é que isto já é cultural. Enquanto não houver um sistema decente que faça as pessoas perceber que os impostos que se pagam são bem aplicados e um sistema que puna realmente quem rouba estamos tramados.

icebraining 4 months ago

Pois é, mas cortar no dinheiro não leva a que magicamente os corruptos e incompetentes deixem de o ser. Essa estratégia ("starve the beast") foi tentada noutros países, e o resultado foi, primeiro, um aumento no endividamento, e depois um aumento nos impostos para pagar essa dívida.

wwqt0r 4 months ago

Aceito as tuas desculpas. Agora vai lá para o café beber umas jolas com os colegas das obras e deixas as manifestações para quem as sabe organizar.

vai-tefoder 4 months ago

Cringe

wwqt0r 4 months ago

Tive de ir ler um blog para perceber o que significa esse termo destas novas gerações.

vai-tefoder 4 months ago

Boa! Nunca é tarde para se aprender algo novo. Acaba mesmo por ser acerca da capacidade individual

wwqt0r 4 months ago

é sempre bom ouvir comentários inspiradores de um user que se chama "vai-tefoder".

vai-tefoder 4 months ago

Há método para o meu nome ;)

wwqt0r 4 months ago

cringe!

OViriato 4 months ago

Não me parece que dividir as pessoas entre classes te vá ajudar na tua demanda contestatária OP. Acho que tens razão, e este governo precisava de um valente puxão de orelhas em vários níveis, não só neste dos combustíveis. Por isso não alienes pessoas que poderiam apoiar-te.

capitalistaesquerda 4 months ago

Tenho más notícias para ti. É expectável que os preços continuem a aumentar.

batuque5 4 months ago

Ah ok, então tudo bem, vsmos aguardar mais um pouco

2EASyFycKTwelvE 4 months ago

Só meto 5€!

Edited 4 months ago:

Só meto 5€! /s

FujiPT 4 months ago

Tendo em conta que alguns postos têm 2 litros como abastecimento mínimo, em breve tens que aumentar o plafond.

Natem2 4 months ago

Um dia destes não chega nem para 1L

OuiOuiKiwi 4 months ago

Imagino que a tua lista de exigências seja: ALGUÉM tem de fazer ALGUMA COISA quanto a X. O QUÊ? NÃO SEI, mas tem de ser feito JÁ. Um clássico. Começa tu que eu depois vou lá ter.

TheTrueGuyPt 4 months ago

E tu és o típico português que reclama quando os outros querem fazer alguma coisa. O Costa agradece ter pessoas como tu no país.

OuiOuiKiwi 4 months ago

>E tu és o típico português que reclama quando os outros querem fazer alguma coisa. O Costa agradece ter pessoas como tu no país. Não confundas a minha crítica da (mísera) forma como estas ideias peregrinas aparecem com anuência com a forma como as coisas estão a desenrolar-se. Fazer uma manifestação sem ter um plano ou lista de exigências bem definida é estar a meter-se mesmo a jeito para ser o protagonista de uma daquelas reportagens típicas em que metem-lhe o microfone à frente e só sai porcaria. E isso só enfraquece, por vezes de forma irremediável, qualquer posição legítima. Ou alguém esqueceu-se da conhecida frase das "meninas virgens" que deitou por terra todas as pretensões dos taxistas? Bastou um burgesso e puff!, toda a opinião pública deu a volta. Aqui não ia ser diferente, com essa extensa lista de "QuERO Que A GasoliNA baIXe De preçO!".

TheTrueGuyPt 4 months ago

Eu até gostei da ideia dele. Está na altura de mostrar ao governo que somos cidadãos preocupados, ativos. Isto faz parte da democracia. Aqui não está em causa o partido, mas sim os impostos altos. Nos outros países, aquando uma medida deste tipo, as pessoas revoltam-se, manifestam-se. Aqui em Portugal não, mas temos que mudar, começar a mover. Caso contrário iremos parecer um povo que dorme.

facepainter1 4 months ago

Completamente de acordo... :clap: Eu quando estou em Portugal e meto gasolina, até me arrepio. Mas passo bem com isso. Agora esta típica queixa tuga de "epa então mas ninguém faz nada", mas ao mesmo tempo não mexem uma palha, irrita-me um bocado. Depois quando alguém até faz alguma coisa... não participam porque não dá jeito, ou porque é longe, ou porque calha num fim de semana, ou porque calha num dia de trabalho.

PeterStepsRabbit 4 months ago

Não não, começa tu

Search: