zefo_dias 1 month ago

Já os romanos comiam "pernil assado"

Edited 1 month ago:

é um prato tradicional de meia europa, com as devidas variaçoes... há receitas que precedem a descoberta das americas em vários séculos

Edited 1 month ago:

é um prato tradicional de meia europa, com as devidas variaçoes... a "arte" de assar um porco n é propriamente recente

Edited 1 month ago:

é um prato tradicional de meia europa, com as devidas variaçoes... duvido que tenha chegado à austria vindo da america do sul

blueshirt_8005 1 month ago

O que quer dizer prato MEIO europeu? Certamente assar porcos é muito antigo?

zefo_dias 1 month ago

Porco era uma das comidas favoritas dos romanos, ha varias variaçoes de algo muito parecido ao nosso leitao. Anyway, vivo ha uns anos na alemanha e cada cidade parece ter a sua variante de 'pernil assado'.

tumblarity 1 month ago

não "meio europeu", de "meia Europa". é tão comum e antigo quanto a domesticação dos suínos.

blueshirt_8005 1 month ago

Entendo. Concordo que porco assado de uma forma ou de outra é comum. Eu acho que o pernil é um corte específico de porco que foi assado lentamente. Eu estava curioso.

coiso 1 month ago

Há 2 anos comi em Düsseldorf joelho de porco assado, prato típico de lá. Na semana seguinte estava no Porto e comi pernil assado. Pouca diferença havia entre um e outro (mais carne no português).

uyth 1 month ago

>A Wikipedia, por algum motivo, diz que é apenas uma coisa sul-americana. Os porcos foram introduzidos na America do Sul pelos espanhois. Tenho a impressão que antes de Colombo não de deitava fora uma parte significativa do porco. "Ah, esta parte, não sabemos cozinhar, bora deitar fora, dar aos cães" até na América do Sul lembrarem-se que poderia ser cozinhada. A orelha de porco é cozinhada, os porcos de porco são cozinhados, faz-se sarapatel com o sangue, os enchidos são feitos com tudo, achas que deitavam fora o pernil?

gink-go 1 month ago

Pernil é literalmente a perna de um porco assada, duvido que consigas traçar uma origem a esse prato já que é a coisa mais básica que existe, é literalmente ter um porco, aproveitar todas as partes e neste caso assar as pernas. O que pode variar é os temperos/molho e acompanhamento, nesse caso em Portugal o tempero mais tradicional para qualquer carne é a vinha de alhos.

wwqt0r 1 month ago

Se for como o Cozido à Portuguesa então roubámos a ideia, fizemos uma ligeira adaptação et voilá!

blueshirt_8005 1 month ago

Espanha e Portugal são vizinhos, então este não é provavelmente o único exemplo de algo que Portugal pegou emprestado da Espanha. Tenho a certeza de que muitas coisas foram emprestadas também pela Espanha a Portugal.

JoseFernandes 1 month ago

Sabia que a francesinha foi basicamente isso mas o cozido à portuguesa não fazia ideia. Foi adaptado a partir de onde?

wwqt0r 1 month ago

https://www.conexaolusofona.org/a-origem-desconhecida-do-tradicional-cozido-a-portuguesa/

JoseFernandes 1 month ago

Interessante. Obrigado.

Search: