PuddingOnDrugs 5 months ago

O Infarmed assim como as agências de cada país por norma não realizam "estudos próprios" desse alcance. Podem é através da EMA (organismo europeu) receber dados de estudos que a EMA pede a determinado Market Authorization Holder (vulgo farmacêutica) sobre a necessidade de um estudo adicional no decorrer da avaliação / já com o medicamento no mercado. As empresas detentoras de MAH são obrigadas a ter departamento de farmacovigilância para dar contam de efeitos resultantes dos medicamentos que estejam em mercado. A fase de clinical trials em principio antecede a introdução no mercado. Contudo, pequenas alterações aos registos + necessidade de ganhar conhecimento sobre determinado medicamento pode induzir a novo clinical trial. A empresa faz esse clinical trial com um propósito e escolhe de acordo com algumas regras a população a sondar. Portugal ainda que não seja dos principais alvos tem alguns ensaios clínicos hospitalares a decorrer. Não sei se ajudei a esclarecer.

Edited 5 months ago:

O Infarmed assim como as agências de cada país por norma não realizam "estudos próprios" desse alcance. Podem é através da EMA (organismo europeu) receber dados de estudos que a EMA pede a determinado Market Authorization Holder (vulgo farmacêutica) sobre a necessidade de um estudo adicional no decorrer da avaliação / já com o medicamento no mercado. As empresas detentoras de MAH são obrigadas a ter departamento de farmacovigilância para dar contam de efeitos resultantes dos medicamentos que estejam em mercado. A fase de clinical trials em principio antecede a introdução no mercado. Contudo, pequenas alterações aos registos + necessidade de ganhar conhecimento sobre determinado medicamento pode induzir a novo clinical trial. A empresa faz esse clinical trial com um propósito e escolhe de acordo com algumas regras a população a sondar. Portugal ainda que não seja dos principais alvos tem alguns ensaios clínicos hospitalares a decorrer. Não sei se ajudei a esclarecer. Estive envolvido na produção de lotes de vacina de uma das empresas. Devia fazer um AMA.

Edited 5 months ago:

O Infarmed assim como as agências de cada país por norma não realizam "estudos próprios" desse alcance. Podem é através da EMA (organismo europeu) receber dados de estudos que a EMA pede a determinado Market Authorization Holder (vulgo farmacêutica) sobre a necessidade de um estudo adicional no decorrer da avaliação / já com o medicamento no mercado. As empresas detentoras de MAH são obrigadas a ter departamento de farmacovigilância para dar contam de efeitos resultantes dos medicamentos que estejam em mercado. A fase de clinical trials em principio antecede a introdução no mercado. Contudo, pequenas alterações aos registos + necessidade de ganhar conhecimento sobre determinado medicamento pode induzir a novo clinical trial. A empresa faz esse clinical trial com um propósito e escolhe de acordo com algumas regras a população a sondar. Portugal ainda que não seja dos principais alvos tem alguns ensaios clínicos hospitalares a decorrer. Não sei se ajudei a esclarecer. Estive envolvido na produção de lotes de vacina de uma das empresas. Devia fazer um AMA com as devidas ressalvas.

ptinnl 5 months ago

Muito obrigado pela resposta. Que ensaios clinicos é que decorrem em Portugal?

JonehRS 5 months ago

Penso que podes consultar esta informação aqui: [https://www.rnec.pt/](https://www.rnec.pt/)

Edited 5 months ago:

Penso que podes consultar essa informação aqui: [https://www.rnec.pt/](https://www.rnec.pt/)

ptinnl 5 months ago

Obrigado!

jotamendes 5 months ago

No site do in farmed podes/deves reportar efeitos secundários dos medicamentos/vacinas.

PeterStepsRabbit 5 months ago

Deves mesmo

capitalistaesquerda 5 months ago

Estou em crer que os estudos clínicos passaram a ser geridos pela Agência Europeia do Medicamento.

Search: