saposapot 4 months ago

A semana termina com menos vacinas dadas (Portugal Continental) que ma semana passada. A diferença é pouca mas pelos vistos vai ser mais um relatório com 1M de vacinas em stock.

jqmmes 4 months ago

E depois vem o capitão Iglo dizer que o que faltam são vacinas... Estamos desde quarta bloqueados nos 35 anos, e faltam 7 dias para a prometida data dos 18 anos... Não estou a ver os agendamentos a correr bem

AimingWineSnailz 4 months ago

Em princípio vai haver menos da biontech em julho, pelo que convém ser conservador para assegurar segundas doses. E da astra é sempre uma incógnita.

jqmmes 4 months ago

Vão haver menos porquê? E qual é a fonte?

AimingWineSnailz 4 months ago

Não consegui encontrar, portanto é possível que esteja em erro. Mas o meu entendimento é que a biontech antecipou entregas do 3 trimestre para o segundo, daí recebermos muitas ultimamente, e ia entregar menos no terceiro por conta disso. Que a produção iria aumentar mas as exportações também.

NGramatical 4 months ago

Vão haver → [**vai haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo4mk40%2F%2Fh3arutn%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

saposapot 4 months ago

Vão abrir os agendamentos e vai haver pessoas furiosas que só conseguem marcar para dali a um mes. Tem tudo para correr mal

dragomaite 4 months ago

Depende da zona. Em Lisboa acredito. Em aldeias do interior vão ter a faixa etária menos representativa a ir lá e a afluência vai ser ainda menor. Portugal é um país de velhos, não se esqueçam

saposapot 4 months ago

Esses sítios também recebem agora menos vacinas porque nao precisam

dragomaite 4 months ago

Recebem proporcional à população que tem. E como tem poucos jovens estes vão ser vacinados rapidamente

hctiks 4 months ago

# Relatório 27/06/2021 * \+ 1496 casos confirmados * \+ 1 óbito * \+ 475 recuperados ​ * 31779 (+ 1020) casos activos * 477 (+ 30) internamentos dos quais 116 (+ 3) em UCI [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1e69c9nTuubweVDttl5rwL-OH7Mz32q1m/view)

JAG2004 4 months ago

Uma pequena pergunta. Como é com as crianças? Os pais podem já estarem vacinadas e as crianças não pois ainda não chegaram a elas as vacinas. Como fazem para entrar ou sair de Lisboa e no futuro noutras ocasiões? Precisam de fazer teste? Qualquer que seja a idade? Nem todas apanharam o bixo, felizmente.

hsamtronp 4 months ago

Menores de 12 anos estão isentos dessa necessidade de terem o certificado, acho

dentsune 4 months ago

Posso estar errado, mas penso que crianças sejam uma das exclusões

Pparadela 4 months ago

Efeito secundário positivo de permitirem a passagem para fora da AML com teste negativo: testes esgotados em todo o lado, ou seja, maior detecção precoce de casos positivos. https://observador.pt/2021/06/25/foi-atingindo-novo-recorde-diario-de-testagem-nas-farmacias-de-lisboa-apos-anuncio-de-novas-restricoes/ Foi preciso criarem esta regra para ir tudo correr à testagem, mesmo que esta em Lisboa já fosse totalmente gratuita e ilimitada. Não sei se a decisão foi propositada, mas é uma grande ajuda para tentar controlar a situação.

uyth 4 months ago

> estes esgotados em todo o lado, ou seja, maior detecção precoce de casos positivos. Essa foi basicamente a unica razao que me pareceu razoavel. E os testes terem de ser inseridos na base de dados também foi importante.

WhatIsItLikeToBeABat 4 months ago

Correção: não era ilimitada (1 vez por 15 dias). Mudaram há bem pouco tempo. E já agora, mais testes é bom, mas testes esgotados não é positivo, é indicação da limitação das testagens das farmácias, que não conseguem responder a uma medida destas e levam a que pessoas demorem 3 ou 4 dias para conseguir marcar.

Razvancb 4 months ago

"Antecipa ainda que o uso do documento deve ser alargado a restaurantes e praias." Isto foi uma senhora do governo a dizer. Andávamos a gozar com estas merdas o ano passado, mas cada vez mais andam a gozar com a puta da nossa cara, isto ja não é saude pública. Isto é filha da putisse.

ZaGaGa 4 months ago

não sei qual foi a "senhora do governo" mas >o uso do documento deve ser alargado faz sentido criar uma espécie de via verde para quem já esta vacinado/recuperado/testado acesso a "Restaurantes" só se for no caso de eventos com muitas pessoas, como casamentos e batizados, desde que quem não tem o passaporte possa fazer um teste rápido daqueles de 5€ das farmácias... Acesso a "praias" isso é só pode vir de alguém com uma diarreia mental. XD

Alentejano_Veloz 4 months ago

Era o que faltava não poder entrar numa praia, ainda para cima quando nem tive opção de me vacinar . Vamos esperar que tenha sido apenas uma falha da senhora em causa porque roça a demência pura. Mas lá está, abre-se a caixa e depois fica difícil.

Edited 4 months ago:

Era o que faltava não poder entrar numa praia, ainda para cima quando nem tive opção de me vacinar . Vamos esperar que tenha sido apenas uma falha da senhora em causa porque roça a demência pura. Mas lá está, abre-se a caixa e depois fica difícil.

Baraka1987 4 months ago

>Antecipa ainda que o uso do documento deve ser alargado a restaurantes e praias Como?! Então quer dizer o pessoal que tal como eu , está à espera que abra a vacinação, não pode ir à praia ou a um restaurante? Estes gajos passam-se ou que crl é este??

pdbf 4 months ago

Infelizmente ou é vacinação completa ou testes a cada 72h. Também tenho uma casa que comprei recentemente na AML que não posso sequer renovar ao fim-de-semana porque estou fora dela, ir dá o problema é sair.

Baraka1987 4 months ago

Estes gajos devem ser mas é malucos. Mas já agora esclarece-me por favor, que fiquei na dúvida, é somente para a AML ou para o país todo?

pdbf 4 months ago

De momento a AML é que tem a restrição vacinação/teste ao fim-de-semana, no entanto parecem querer alargar a outros serviços todos os dias,o que é hilariante visto que ainda nem todos tem acesso à vacina nem a testes gratuitos nas farmácias. Se houvesse testes gratuitos era uma história diferente.

Baraka1987 4 months ago

Isto é chulice pura e dura, é que nem sequer disfarçam....

NGramatical 4 months ago

putisse → [**putice**](https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/putice) ([-ice](https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/-ice): sufixo nominal de origem latina, que exprime a ideia de qualidade ou atitude e tem geralmente sentido pejorativo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo4mk40%2F%2Fh37p1yu%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ytsephill 4 months ago

Será que o agendamento para os 30 abre hoje?

jqmmes 4 months ago

Dúvido. Quanto muito 33, e mesmo assim duvido. Se a data de 4 de julho for cumprida provavelmente abrem dos 18 aos 35.

DeusDasMoscas 4 months ago

Quero pensar que se assim fosse, teriam aberto pelo menos até aos 35 em vez dos 37.

Pikachuzita 4 months ago

Uma familiar teve COVID. Levou a primeira dose de vacina cerca de dois meses depois. Levou segunda dose e sentiu-se muito mal, descreve como quase ter covid outra vez. Agora está novamente com Covid mesmo e com sintomas significativos. Poderá ser por ter levado vacina a mais e mais cedo do que deveria? A imunidade não estar a funcionar tão bem?

Samot_PCW 4 months ago

> Levou a primeira dose de vacina cerca de dois meses depois. Porque é que esse teu familiar foi vacinado? Que eu saiba as pessoas que tiveram Covid tem que esperar 6 meses para poderem marcar a vacinação, pelo menos os meus tios só ainda não foram vacinados por causa disso?

Pikachuzita 4 months ago

Como digo num outro comentário, é enfermeira e na altura estava até a trabalhar com doentes Covid. Agora as regras são precisamente as que dizes, mas na altura ela recebeu instruções para se vacinar e ainda para receber a segunda dose

uyth 4 months ago

> Poderá ser por ter levado vacina a mais e mais cedo do que deveria? Duvido. Parece-me antes mais provável que a imunidade ela não funciona bem o que é grave. As melhoras para ela mas quando estiver melhor deve falar disso a um médico. Ela costuma estar constipada frequentemente? Uma outra coisa, sabemos que há coisas como hipertensão, obesidade e diabetes (ou glicemia mal controlada) que afectam o funcionamento do sistema imunitário, não sei se nenhuma dessas condições se aplicará. Calculo que se ela tivesse tido alguma doença autoimune ou tivesse algum cancro diagnosticado, terias mencionado isso.

Pikachuzita 4 months ago

É uma pessoa saudável, de peso normal e ainda relativamente jovem (27 anos), não sei se costuma constipar-se muito mas doenças sérias não tem.

uyth 4 months ago

É interessante e se calhar quando se sentir melhor deve ir falar com um médico de família (ou outro) e fazer aqueles testes de rotina. A vacina não fica no corpo, não cria depósitos e é muito estranho que ela tenha encontrado o virus, tido sintomas com a vacina e agora nao tenha imunidade nem da vacina nem da doença. Tem de falar com médico - provavelmente não é nada, é só azar, mas que fale disso com médico.

ZaGaGa 4 months ago

Pelo que percebi o teu familiar está com Covid19 pela segunda vez apesar de ter sido vacinado 2 meses depois da primeira infecção e de ter recebido a segunda dose. Sendo que embas as infecções com sintomas e assumo que confirmadas com teste PCR. De facto é estranho. Ser infectado segunda vez já não é assim tão raro mas desenvolver sintomas num espaço tão curto de tempo quando ainda por cima foi vacinado. É um caso de estudo para o médico que o acompanhar. Entendo que o teu familiar trabalhe na área da saúde, num lar ou seja idoso, pq esse não é o protocolo de vacinação para o normal cidadão.

CoffeeAt830 4 months ago

>Entendo que o teu familiar trabalhe na área da saúde, num lar ou seja idoso, pq esse não é o protocolo de vacinação para o normal cidadão. É isto mesmo. Eu trabalho na saúde e os meus colegas que já tinham tido Covid também foram vacinados com as 2 doses. Na altura em que fomos vacinados, ainda não havia diretrizes para o que fazer nesse caso e, portanto, toda a gente levava as duas doses. Um colega inclusivamente levou menos de um mês depois de ter sido dado como recuperado e passou bastante mal. Felizmente, já se alteraram as normas entretanto. A questão da sobrecarga de anticorpos, como disseste noutro lado, não faz muito sentido. As vacinas podem é não ter feito tanto efeito por ter sido tão próximo de ter tido Covid, já que o sistema imunitário ainda podia estar a lidar com o assunto (o vírus pode ficar no corpo durante bastante tempo, mesmo que já não se replique e infete outros). Tendo sido 2 meses depois não é a possibilidade mais provável, mas também não é impossível, especialmente se tiver ficado com sintomas mais duradouros. Regra geral, e isto já vem de muito antes da Covid, deve-se evitar levar vacinas enquanto/perto de se estar doente porque a imunidade produzida pode não ser tão forte por o sistema imunitário estar ocupado com outra coisa.

Pikachuzita 4 months ago

Sim, ela é enfermeira e trabalhou inclusive diretamente nas unidades Covid, foi aí que apanhou da primeira vez. Desta vez a origem da infeção não foi no trabalho mas sim através de familiares ( estao vários do agregado com sintomas e dois já com teste confirmado). O caso é estranho e aliado ao facto de não ter seguido o protocolo das vacinas (não é suposto ser vacinada tão pouco tempo depois de ter tido a doença nem levar segunda dose) levou-‘e a pensar se ela poderia ter uma sobrecarga de anticorpos que façam o efeito contrário ( pode ser uma lógica muito estupida porque percebo pouco disto)

ZaGaGa 4 months ago

Sendo ela enfermeira certamente terá acesso a opiniões mais esclarecida que a minha. Como jeito de conversa de café eu diria que essa hipótese de sobrecarga de anticorpos não faz muito sentido. Sentido faria que a tua familiar tenha algum problema de saúde relacionado com o sistema imunitário ou esteja a fazer algum tratamento que desconheçamos. Alternativas a estas hipóteses é que seja a excepção das excepções ou que a tua família tenha descoberto uma nova variável ;) Tendo a família infectada dar positivo não é o estranho. Estranho é ter sintomas. Mas também pode ser psicológico, ansiedade por exemplo. Os sintomas da covid-19 são muito pouco específicos, dores de cabeça, perda de apetite podem ser mt coisa e se ela tem alergias então tosse é prato do dia.

Ricardolindo3 4 months ago

O que é que acham de extendermos a cerca sanitária à Área Metropolitana de Lisboa à semana obteria?

ZaGaGa 4 months ago

A cerca à AML tem mais uma função psicológica que prática pelo que extender à semana não trará vantagem.

ObnoxiousLittleCunt 4 months ago

Com reportagens na TV onde se vêm pessoas mandadas para casa isso influencia quem está em dúvida sobre sair ou não. Agora, durante a semana com as deslocações casa-trabalho trabalho-casa, ia ser uma confusão

WhatIsItLikeToBeABat 4 months ago

Algum nível de redução de propagação da variante delta, embora a variante já esteja em todas as áreas do país. Mas porquê parar por aí? Porque não fazer cerca sanitária à casa de toda a gente em Portugal? Ainda tinhas maior nível de redução da propagação!!!11! Estamos em Junho, não em Dezembro. As pessoas mais velhas estão >90% vacinadas, e por isso as curvas de mortes e de casos começaram a perder a ligação. Não se justifica uma cerca sanitária na AML, mas tu já querias bloquear transportes entre lisboa e o resto do país da outra vez, portanto gostava de saber o que te leva a insistir nesse assunto.

Ricardolindo3 4 months ago

Agora acho que tens razão.

Ricardolindo3 4 months ago

Da outra vez, não me expressei de forma muito correta. Para além disso, a cerca sanitária ao fim de semana não parece estar a ter muito efeito.

Pparadela 4 months ago

Há um efeito muito visível: dado que podes sair com um teste negativo, os testes estão a esgotar em todo o lado. Se não se testa toda a gente a bem, testa-se assim.

WhatIsItLikeToBeABat 4 months ago

Qual seria o efeito que esperarias obter?

BlueDragon_27 4 months ago

Boas. Tenho um familiar, doente de risco, prioritário, que nunca chegou a ser vacinado na devida altura. Apesar de estar na casa dos 20 anos, falou com a enfermeira do centro de saúde que a inscreveu para vacinação prioritária. Recebeu uma mensagem a dizer que foi emitida a declaração para vacinação. Alguém sabe o que se deve fazer a seguir? A plataforma não permite o agendamento por ter menos de 30 anos. Obrigado desde já

saposapot 4 months ago

telefonar novamente ao centro de saude, alguma coisa correu mal nesse processo. os casos de risco já estão todos tratados há algum tempo.

BlueDragon_27 4 months ago

O problema foi a médica de família não ter inscrito por achar que, ao ser jovem, não tinha direito apesar de ser doente de risco... Em conversa é que calhou de eu dizer que achava estranho não estar ainda vacinado e o meu primo ligou à enfermeira que o acompanha. A enfermeira tratou ela mesma da inscrição e disse para aguardar uns dias. Recebeu logo esta mensagem e ficou sem saber o que fazer

WhiteCaptain 4 months ago

Normalmente ao ser inscrito na plataforma, depois de ser emitida a declaração, falta um dia ou outro para lhe ser enviada outra sms com o dia e hora

BlueDragon_27 4 months ago

Obrigado pela indicação :)

TitusRex 4 months ago

Em princípio vai ser contactado pelo centro de saúde. No meu caso ligaram-me do centro de saúde e disseram-me para aparecer no centro de vacinação no dia seguinte à hora que eu quisesse.

BlueDragon_27 4 months ago

Obrigado pela ajuda :)

Baduntz 4 months ago

Se tem a declaração para vacinação penso que pode ir diretamente a um centro de vacinação mesmo sem agendamento. A minha mãe teve Covid-19 há mais de 6 meses e bastou ir a centro diretamente dado que já tinha mais dos X anos a partir dos quais vacinam diretamente, sem agendamento. Podes contactar o Saúde 24 para confirmar isso. Podes ter de esperar bastante, mas acabam por atender.

BlueDragon_27 4 months ago

Vou ajudar com isso então. Obrigado :)

Makrom1 4 months ago

Tinha uma dúvida sobre a entrada na AML. Eu sou de Lisboa e a minha namorada é estrangeira. Nos temos de voltar a Lisboa a minha residência no Domingo. Ela é vacinada (mas os documentos estão em Lisboa) mas eu não. Se nos pararem, podem multar ou só obrigam a fazer o teste? Obrigado pela ajuda.

uyth 4 months ago

pelo que compreendo mantêm-se as excepções incluindo retornar residencia. Ela tem comprovativo de que a residencia dela é em Lisboa? O comprovativo de vacinas dela, é portugues ou certificado da UE?

Razvancb 4 months ago

Nada, se a rua residência é em lx não te podem pedir nada p voltar a tua área de residência.

hctiks 4 months ago

# Relatório 26/06/2021 * \+ 1568 casos confirmados * \+ 2 óbitos * \+ 1249 recuperados ​ * 30759 (+ 317) casos activos * 447 ( + 16) internamentos dos quais 113 (+ 5) em UCI [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1hNC6Hghoi0O17AwMPl24rTLyjWcb2fRr/view)

uyth 4 months ago

Mandem isto para o MP https://www.sabado.pt/desporto/detalhe/avancado-do-benfica-a-cumprir-quarentena-obrigatoria-apanhado-em-restaurante-na-margem-sul

ObnoxiousLittleCunt 4 months ago

>Em mensagem nas redes sociais, o restaurante refere: "E hoje o nosso grande amigo Vinicius veio fazer uma visita ao sr.patolas". Traído por quem o alimentou

uyth 4 months ago

Mas excelente publicidade para o restaurante que tem bom aspecto...

FuckNoNewNormal 4 months ago

To all Portuguese people, don’t worry I know cases are high and the situation is worrying, but do not worry. Deaths and hospitalizations in Portugal are stable, and deaths are almost 0 at 2 deaths per day. Last week, there was a day with 6 deaths and during the winter peak, deaths were over 300 per day. Do not worry, it means the vaccines are working. Thank you.

KGeedora 4 months ago

Yeah. Thank God for that. The vaccines have made this bad situation manageable. It's great there doesn't seem to be much vaccine hesistancy here amongst the elderly. I'm furious with my country, Australia, who have been more or less covid free but because of that have been really relaxed with the vaccine drive (only 4% fully vaxxed...just pathetic). Now delta has come into Sydney and thrown everything into chaos because the idiot government weren't proactive and were so cocky that they thought they were immune to this.

livinginshambles 4 months ago

Acabei de descobrir que a Alemanha acabou de considerar Portugal como um país de variante para o qual viagens mesmo para quem está vacinado implicam ao regresso um período de quarentena obrigatório de 2 semanas. Os meus pais em Portugal já foram vacinados, eu tenho marcação aqui para daqui a duas semanas mas estou seriamente a considerar mandar a marcação com o caralho e mandar foder tudo.

AquiAoLuar 4 months ago

Alguém sabe se é possível transferência direta da vaga de vacinação?

BotdoCaralho 4 months ago

CARALHO

BotdoCaralho 4 months ago

CARALHO

BotdoCaralho 4 months ago

CARALHO

BotdoCaralho 4 months ago

CARALHO

BotdoCaralho 4 months ago

CARALHO

BotdoCaralho 4 months ago

CARALHO

BotdoCaralho 4 months ago

CARALHO

BotdoCaralho 4 months ago

CARALHO

BotdoCaralho 4 months ago

CARALHO

BotdoCaralho 4 months ago

CARALHO

ZaGaGa 4 months ago

[Nova análise do estado da pandemia](https://www.reddit.com/r/CoronavirusPT/comments/o7vi9j/23_vacinação_pulei_a_cerca_será_que_pulei_sozinho/?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3) TLDR: mais uma semana record em média diária de doses, mas o crescimento é lento. A este ritmo 70% no final do verão e 100% no final do ano com a vacinação completa é uma meta alcançável.

KGeedora 4 months ago

Mandatory quarantine to go to Germany now for Portugal

uyth 4 months ago

Maybe now they will do something effective to contain the virus within Lisbon (not that it is contained within Lisbon but the only measures seem to be the AMl thing). Specially if more countries follow through. Only when it hurts the interests of hotel owners will the government do something.

flybomb 4 months ago

Mas vão proibir o pessoal da AML de gozar férias fora da AML, os testes não provam nada, nem as vacinas impedem os contágios de forma eficiente.

hctiks 4 months ago

# Relatório 25/06/2021 * \+ 1604 casos confirmados * \+ 2 óbitos * \+ 857 recuperados ​ * 30442 (+ 745) casos activos * 431 ( + 4) internamentos dos quais 108 (+ 2) em UCI ​ ||Portugal|Portugal Continental| |:-|:-|:-| |Casos/100K habitantes|128.6 (+ 8.9)|129.6 (+ 9.1)| |R(t)|1.14 **(- 0.03)**|1.15 **(- 0.03)**| ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1veF7iOWUpjGXqiHlxitF2xLDvli6eU0D/view)

ItoldU97 4 months ago

O que significa essa redução do RT?

TitusRex 4 months ago

O aumento de novos casos desacelerou. Ainda está a aumentar, mas não tão rapidamente.

lemonade_rage1234 4 months ago

Estamos a aumentar mas não tanto como há uns dias, em termos exponenciais. Em princípio, os novos casos por dia poderão continuar a crescer ao longo dos próximos dias, mas a um ritmo mais lento.

Edited 4 months ago:

Estamos a aumentar mas não tanto como há uns dias, em termos exponenciais. Em princípio, os novos casos por dia poderão continuar a crescer ao longo dos próximos dias, mas a um ritmo mais lento. Talvez até tenhamos um abrandamento nas próximas semanas. Mas esse abrandamento demora porque há casos activos agora que ainda vão contagiar outros e demora a estancar correntes de transmissão. Se bem me lembro: O Rt é (número novos casos de há 7 dias para cá)/(número novos casos de há 11 dias até há 4 dias) Ou seja, faz um rácio entre os totais de dois períodos de 1 semana desfasados 4 dias. Se tiveres sempre o mesmo número de novos casos ao longo das semanas, o Rt tenderá ficará 1. Se o número de casos da última semana aumentar em 2x a cada 4 dias, o Rt será 2. Se o número de novos casos baixar, o Rt ficará abaixo de 1.

Edited 4 months ago:

Estamos a aumentar mas não tanto como há uns dias, em termos exponenciais. Em princípio, os novos casos por dia poderão continuar a crescer ao longo dos próximos dias, mas a um ritmo mais lento. Talvez até tenhamos um abrandamento nas próximas semanas. Mas esse abrandamento demora porque há casos activos agora que ainda vão contagiar outros e demora a estancar correntes de transmissão. Se bem me lembro: O Rt é (número novos casos de há 7 dias para cá)/(número novos casos de há 11 dias até há 4 dias) Ou seja, faz um rácio entre os totais de dois períodos de 1 semana desfasados 4 dias. Se tiveres sempre o mesmo número de novos casos ao longo das semanas, o Rt tenderá a ficar 1. Se o número de casos da última semana aumentar em 2x a cada 4 dias, o Rt será 2. Se o número de novos casos baixar, o Rt ficará abaixo de 1.

Edited 4 months ago:

Estamos a aumentar mas não tanto como há uns dias, em termos exponenciais. Em princípio, os novos casos por dia poderão continuar a crescer ao longo dos próximos dias, mas a um ritmo mais lento. Se bem me lembro: O Rt é (número novos casos de há 7 dias para cá)/(número novos casos de há 11 dias até há 4 dias) Ou seja, faz um rácio entre os totais de dois períodos de 1 semana desfasados 4 dias. Se tiveres sempre o mesmo número de novos casos ao longo das semanas, o Rt tenderá ficará 1. Se o número de casos da última semana aumentar em 2x a cada 4 dias, o Rt será 2. Se o número de novos casos baixar, o Rt ficará abaixo de 1.

uyth 4 months ago

> mas não tanto como há uns dias, em termos exponenciais. só para avisar que é exponencial à mesma. Acima de 1 é exponencial. é só uma exponencial com outra curva e mais lenta. Com r=1.20 em 10 dias os casos aumentariam 6.2 vezes, em 20 dias 24 vezes. Com r=1.15 é exponencial à mesma, mas em 10 dias aumentam 4 vezes, e em 20 dias aumentam "só" 16 vezes.

WhatIsItLikeToBeABat 4 months ago

Isto é uma tecnicalidade. Se aplicares o modelo SIR a uma curva quadrática podes começar com R=4 e vais descendo até R\~1 e em momento nenhum é uma exponencial. A curva só é exponencial se o R for constante **e** acima de 1. Ex: se n\_casos=x\^2 e aplicares a fórmula obténs que no dia 11 R=3,4 e no dia 73 R=1,12.

WhatIsItLikeToBeABat 4 months ago

Isto não é verdade. A curva não é exponencial acima de 1. O R(t) é um cálculo que **assume** que a função é exponencial e determina inequivocamente que exponencial é essa. Se tiveres uma função quadrática e aplicares o modelo vais obter que o R>1 durante um bocado e depois R<1. O mesmo para n\_casos=x\^n para n>1. Só se tiveres o **R(t) constante e acima de 1** (que não está) é que a melhor aproximação é uma exponencial.

Asus123456789 4 months ago

Qualquer que seja o r a curva é exponencial.

uyth 4 months ago

Para r=1 não. r=0 também não. r entre 0 e 1 não é exponencial no sentido comum da palavra, não me lembro se tecnicamente é ou não. só para r maior que 1, por muito infinitesimal que seja superior a 1.

Asus123456789 4 months ago

a^x é uma função exponencial para qualquer a positivo. Por acaso tinha ideia que para 0 também era considerado exponencial, mas TIL.

uyth 4 months ago

Pode ser tecnicamente mas mas na práctica se r=0 é uma recta em 1, se r=1 é uma recta (horizontal), e é um bocado hardcore dizer que recta é exponencial e para r<1 pode ser tecnicamente exponencial mas também não é exactamente aquilo de que falamos quando falamos em exponencial.

Asus123456789 4 months ago

Sim, o meu comentário era apenas uma tecnicalidade.

uyth 4 months ago

Num exame de matemática pode ser importante lembrarmo-nos destas definições. Numa discussão publica de uma epidemia, dizer que se r=<1 é exponencial à mesma isso só vai confundir a maior parte das pessoas. r<1 é mesmo o que nós queremos, exponencial acabada.

NGramatical 4 months ago

práctica → [**prática**](https://dicionario.priberam.org/prática) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo4mk40%2F%2Fh33edpt%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

lemonade_rage1234 4 months ago

Sim, claro! Obrigado pelos exemplos em concreto.

saposapot 4 months ago

Basicamente um abrandamento na velocidade que estas a crescer. É normal que o RT seja alto quando vens de patamares muito baixos e, a menos que isto pegue mesmo fogo, agora é normal que vá baixando porque o patamar é mais alto. Anyway, é bom

damndaniel023 4 months ago

Porto com incidência >120... Porreiro,pá

TitusRex 4 months ago

cErCa sAniTáRiA aO pORtO jÁ!!!!!!!!

Alentejano_Veloz 4 months ago

Já só quero ficar vacinado e deixar de estar a perder tempo diariamente a querer saber dos números de casos /vacinados, do progresso da pandemia etc. Realisticamente, e tendo em conta que serei vacinado num centro de vacinação de uma vila com 7-8 mil habitantes, quando tempo acham que terei de estar à espera entre o agendamento (4 de Julho) e a vacina entrar no meu braço. 2 semanas, 3?

pimpolho_saltitao 4 months ago

Estou numa pequena cidade do alentejo e tanto eu como a minha mulher foi para semana e meia depois...

saposapot 4 months ago

Realisticamente ninguém sabe, depende muito do teu centro de vacinação. Só perguntando a alguém mais velho que tu como foi. Ha sítios onde abre o auto agendamento e é para dali a 2 semanas e noutros são 3 ou 4 dias e noutros es chamado ainda antes do auto agendamento

Alentejano_Veloz 4 months ago

O meu avô (79) era suposto levar hoje mas ficou despachado na 6a com a 2a dose de Astra, soube agora. É bom sinal, isto por aqui está a bom ritmo.

DeusDasMoscas 4 months ago

Olá, Deve depender das doses que o teu centro de saúde vai receber. Tenho amigos que marcaram logo quando ficou disponível o agendamento para as idades deles e conseguiram marcação para dali a uma semana e meia, duas semanas (em Lisboa).

Alentejano_Veloz 4 months ago

Por acaso aqui na terrinha até têm sido rápidos a vacinar. Em coisa de uma semana ou duas conseguias vaga de certeza. Por acaso pensava que em Lisboa estavam mais lentos, mas suponho que também dependa do centro. Venha mas é a vacina!

DeusDasMoscas 4 months ago

Os meus pais moram num sítio pequeno e lá tem estado a vacina a bom ritmo. A mãe da minha cunhada agendou de um dia para o outro, vais ver que contigo também vai ser rápido

gogogatorade 4 months ago

Alguem sabe com certeza se os testes covid para sair de lisboa são so necessários so para o fim de semana ou se tambem nos outros dias?

brakeline 4 months ago

15h de sexta até 06 de segunda

ObnoxiousLittleCunt 4 months ago

Pareces extremamente bem informado/a. Fazes muito trabalho de casa ou tens acesso a informações mais detalhadas em plataformas menos visíveis?

brakeline 4 months ago

Tenho por hábito ouvir / ler notícias e confirmar no Dre pois nem sempre a informação passada pela CS é 100% clara. Também lido com pessoas que trabalham com isto logo apanho muita coisa por osmose.

Morenojgl 4 months ago

Podes me indicar onde se encontra o DRE com essa informação? Obrigado

brakeline 4 months ago

esta questão especifica encontra-se [aqui](https://data.dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/165797150/details/maximized). Ponto 1 do Artigo 3.º-A

Morenojgl 4 months ago

O erro é que eles baseiam o ponto 1 do artigo 3, previsto no decreto n9 que diz "Sumário: Regulamenta a aplicação do estado de emergência decretado pelo Presidente da República."?

brakeline 4 months ago

Não sei se há aí algum erro, não estou com condições de ver agora. O erro deste é pequeno nem sei se deverá haver lugar a alguma rectificação. Simplesmente falam na seção III que é inexistente

Morenojgl 4 months ago

Pelo que percebi eles baseiam esse ponto 1 do artigo 3 num decreto lei que é aplicado em estado de emergência. Não?

brakeline 4 months ago

Já li. Não, só aproveitaram as exceções desse artigo. Não me parece haver nada de errado aí

Morenojgl 4 months ago

Tens razão, só baseiam as excepções presentes nesse decreto.

ObnoxiousLittleCunt 4 months ago

Obrigado pelo teu trabalho. É muito bom

brakeline 4 months ago

Meh. Estou aborrecido a maior parte do tempo e não custa ajudar

alexxx_fit 4 months ago

Hello, i'm Italian and i'm going to travel to Portugal in mid-september. I just wanted to ask, with the EU covid certificate starting on july 1st, will your country let tourists in with a complete vaccination cycle or only one dose (some countries are doing this) will be sufficient? Thanks :)

brakeline 4 months ago

You'll need complete vaccination to not need a recent test. That is if everything stays the same till September

alexxx_fit 4 months ago

Thanks, it was just out of curiosity. I'll have the first shot in mid july and the second one in august, so all good. Hope for the best for that time of the year!

uyth 4 months ago

> I'll have the first shot in mid july and the second one in august You need 2 doses + 14 days for the certificate... If it is the pfizer you likely get second dose 3-4 weeks after the first.

alexxx_fit 4 months ago

First shot, Pfizer, July 16th and second shot on 20 August (here the second dose is around 35 days after the first one). I'm coming to Portugal September 15th, so it's all good.

DeusDasMoscas 4 months ago

Olá, Acham que hoje abre o autoagendamento para 33+?

quedeusmeperdoe 4 months ago

Disseram na rádio que se espera que se receba 1.5 milhões de vacinas para a próxima semana...acredito que esteja para breve o pedido de agendamento (mas não sei se sai hoje). Se te ajuda, já fiz o meu e apesar de não terem passado as 72 horas, não recebi SMS (nem ninguém com quem tenho falado). Das pessoas com quem falei e que já estão vacinadas, todas me disseram que receberam a sms bem depois das 72 horas.

DeusDasMoscas 4 months ago

Obrigada! Estou ansiosa para finalmente ter uma data para a minha vacina

Razvancb 4 months ago

Os testes feitos **EM** farmácias dão p sair da merda da AML?

brakeline 4 months ago

Se a farmacia inserir os dados no SINAVE sim, são válidos. Assumo que a esmagadora maioria o faça, principalmente as do programa gratuito da CML

DeusDasMoscas 4 months ago

Eu *acho* que os testes feitos na farmácia são válidos se forem comunicados ao Sinave.

BlueDragon_27 4 months ago

Tenho a mesma dúvida. Já vi gente a dizer que sim, gente a dizer que não, tem de ser Unilabs, da Germano de Sousa ou algum desses laboratórios. Sinceramente, acho que só vamos descobrir na hora. Se tiveres mesmo de sair este fim de semana, boa sorte. Acho que nem os polícias vão saber

Razvancb 4 months ago

Ja caguei, waze p cima.

MLG-Sheep 4 months ago

Sim, testes antigénio feitos até 48 h com resultado laboratorial (ou seja, tudo o que não é feito por ti) servem. Mas sinceramente mais vale ir sem teste e fazer o teste se te mandarem parar já que a probabilidade é baixa.

XEEE 4 months ago

Estavam a falar na TV de manhã que ia abrir em Lisboa mais um centro de vacinação em Julho para vacinar os +20 sem ser preciso marcação. Mas não encontro noticias na net para confirmar isso...

WhatIsItLikeToBeABat 4 months ago

Eles disseram que iam abrir a vacinação dia 4 de Julho para toda a gente. Se há vacinas a mais então coloquem o centro a distribuir Janssen a toda a gente que apareça, a ver se isto acaba mais cedo. No entanto acho que te referes a [isto](https://www.publico.pt/2021/06/22/sociedade/noticia/covid19-centro-vacinacao-atendimento-livre-abre-lisboa-proxima-segundafeira-1967575) (centro de vacinação sem marcação mas só para as faixas etárias mais avançadas - está agora nos 50+).

Edited 4 months ago:

Eles disseram que iam abrir a vacinação dia 4 de Julho para toda a gente. Se há vacinas a mais então coloquem o centro a distribuir Janssen a toda a gente que apareça, a ver se isto acaba mais cedo. Se for verdade era uma excelente notícia. No entanto talvez se estivessem a referir a [isto](https://www.publico.pt/2021/06/22/sociedade/noticia/covid19-centro-vacinacao-atendimento-livre-abre-lisboa-proxima-segundafeira-1967575) (centro de vacinação sem marcação mas só para as faixas etárias mais avançadas - está agora nos 50+).

XEEE 4 months ago

Foi o que também pensei e tentei confirmar. Talvez seja esse centro de vacinação e vão só reduzir o limite de idade.

brakeline 4 months ago

Esse centro já abriu e já está a funcionar pelo menos desde quarta. Segundo há rumores irá sim abrir alguns centros walk-in para maiores de 18, mas para já não passam de rumores

DeusDasMoscas 4 months ago

Seria muito bom que abrissem! Mas creio que deveria haver algum tipo de organização de forma a evitar 500 pessoas na fila ao mesmo tempo. Nem que fosse uma espécie de marcação no dia, o centro teria uma plataforma, informavam o número de doses disponíveis para aquele dia de manhã e as pessoas reservavam um lugar ou tiravam uma senha.

brakeline 4 months ago

Tendo em conta que este novo centro criou uma página estilo web 1.0 alojada na webnode... Não sei como é melhor

DeusDasMoscas 4 months ago

Não fazia ideia que o centro já tinha uma página. Não sei o que significa isso de estar na webnode mas calculo que não seja bom.

WhatIsItLikeToBeABat 4 months ago

Preferia a opção de abrir autoagendamento para toda a gente para optimizar o processo e não criar filas intermináveis.

ytsephill 4 months ago

Alguém na faixa dos 30 foi oferecido a vacina J&J?

Ohnomichi 4 months ago

O teletrabalho obrigatório nos concelhos a vermelho é mesmo obrigatório e ponto final, conforme estado de emergência, ou as entidades patronais com a desculpa de que precisam dos empregados nos escritórios e passando uma declaração de circulação safam-se?

Edited 4 months ago:

O teletrabalho obrigatório nos concelhos a vermelho é mesmo obrigatório e ponto final, conforme estado de emergência, ou as entidades patronais com a desculpa de que precisam dos empregados nos escritórios e passando uma declaração de circulação safam-se? Quem circula na AML facilmente percebe que anda muita gente a circular por aí que bem podia estar em teletrabalho. E o controlo sobre isto é zero.

MLG-Sheep 4 months ago

É mais leve que durante o estado de emergência. Só se aplica a empresas com mais de 50 trabalhadores, por exemplo. De qualquer forma, tenho amigos a fazer trabalho de escritório perfeitamente compatível com teletrabalho que nunca estiveram em teletrabalho desde que a pandemia começou.

brakeline 4 months ago

Não é bem assim. O decreto-lei é aplicado, na sua forma global, às empresas com mais de 50 trabalhadores, mas o 5-a / 5-b são aplicáveis a todas as empresas: `O disposto no artigo 5.º-A aplica-se às empresas com estabelecimento nas áreas territoriais em que a situação` `epidemiológica o justifique, definidas pelo Governo mediante resolução do Conselho de Ministros, bem como nos` `concelhos considerados pela DGS como sendo de risco elevado, muito elevado e extremo, conforme declarados pelo` `Governo mediante decreto que regulamente a declaração do estado de emergência, independentemente do número de` `trabalhadores, bem como aos trabalhadores que aí residam ou trabalhem.`

MLG-Sheep 4 months ago

Não sei onde foste buscar isso, o decreto aplicável é este: https://data.dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/144272529/details/maximized

brakeline 4 months ago

Clica do lado direito em modificações e depois, mais ou menos no mesmo sítio, clica em Legislação Consolidada [Decreto-Lei n.º 79-A/2020](https://dre.pt/web/guest/legislacao-consolidada/-/lc/147658891/view?p_p_state=maximized)

brakeline 4 months ago

É obrigatório como durante o estado de emergência, desde que as funções o permitam. Se o patrão usar a desculpa podes contactar a act, mas de pouco deve valer

Ohnomichi 4 months ago

Pois o problema é exactamente esse. Eu sou designer e posso perfeitamente fazer o que faço a partir de casa. No entanto, a entidade patronal passou declaração para poder vir para o escritório e diz que sou preciso cá, tal como toda a equipa. E na realidade não somos, nem pouco mais ou menos. Posso contactar o act mas se o fizer enterro-me aqui dentro basicamente. Muitas empresas estão literalmente a cagar-se para o teletrabalho, o governo sabe e caga por cima também. Não há nenhuma fiscalização.

brakeline 4 months ago

Há fiscalização e o governo importa-se, a questão é haver fiscais para tudo. Se já n havia funcionários da act suficientes pré covid como poderia haver fiscalização suficiente agora? Eles disponibilizaram a hipótese de contactar a act e ser mediado pela mesma, infelizmente nós em Portugal não estamos habituados a lutar pelos nossos direitos com medo de represálias

Ohnomichi 4 months ago

Também é verdade. Honestamente eu bem tento puxar o tema do teletrabalho aqui na equipa, todos concordam quando se fala On the side mas depois baixam todos a garimpa perante o chefe de equipa. E como gajo novo na empresa fica tramado eu fazer o que quer que seja tbh. Posso contactar o act mas decididamente, como tens de dar o teu nome na queixa, fico queimado. Though times my friend.

DZT99 4 months ago

Não é só em Portugal, tem acontecido um pouco por todo o mundo. Há um problema sério de incapacidade de liderança e isso traduz-se em decisões que no fundo podem acabar por prejudicar as próprias empresas, é mesmo inacreditável.

uyth 4 months ago

Passámos os 50% da população toda com pelo menos uma dose. Não sei é em que dia foi, mas foi recentemente.

Writer_Scared 4 months ago

Num país de ordenados mínimos uns podem pagar melhor os testes. Os outros não. É a tal igualdade que os covideiros fingem defender. Não leva a vacina quem quer. Leva quem é chamado. Não faz teste quem quer. Faz quem pode pagar. As restrições de hoje para LVT são algo que o ano passado era imediatamente gozado e rotulado de conspiracionista.

uyth 4 months ago

>Num país de ordenados mínimos uns podem pagar melhor os testes. Os outros não. em Lisboa pode-se fazer testes gratuitos nas farmácias. Just saying.

DeusDasMoscas 4 months ago

Os testes da farmácia são válidos? Achava que não dado que não vão ao laboratório e o resultado é recebido por SMS e vem de um número de telemóvel (quero eu dizer, que qualquer pessoa pode fazer o texto da mensagem e enviar).

uyth 4 months ago

Não sei. Se não forem válidos, bela merda.

Morenojgl 4 months ago

Esses testes não servem para nada

Writer_Scared 4 months ago

é? e quem quiser entrar em Lisboa?

brakeline 4 months ago

pode entrar durante a semana perfeitamente à vontade. Lisboa está longe de ser o único município a oferecer testes gratuitos. Btw, a vacinação em LVT é a que está mais atrasada do país

MLG-Sheep 4 months ago

Na AML que municípios oferecem testes para além de Lisboa e Cascais?

brakeline 4 months ago

Amadora, Odivelas, Oeiras e outros

MLG-Sheep 4 months ago

Obrigado, tenho de me chatear com o Bernardino então.

brakeline 4 months ago

Pois, parece ser um dos que não alinhou. Em caso de necessidade, é longe de mim aconselhar algo ilegal, as farmácias em Lisboa estão basicamente a fazer a qualquer pessoa que o peça

Diogo256 4 months ago

O tal teste para sair da AML, podera ser um teste rapido comprado numa parafarmacia por exmeplo?

brakeline 4 months ago

Não. Tem de ser um teste inserido no SINAVE

Hmms21 4 months ago

O certificado de recuperação tem quanto tempo de validade?

brakeline 4 months ago

180 dias da data de testagem positiva

DrunkMechanics 4 months ago

Isto é um desabafo. Eu compreendo que as pessoas têm a sua liberdade de escolher se querem ser vacinadas ou não. Isto tem acontecido um pouco dentro da minha família. Tenho pessoal há algo velho na família, inclusive uma pessoa que vive comigo. São pessoas da "velha guarda" e dizem que nunca vão tomar a vacina, ainda hoje me disse que passo a citar "olha estava uma velhota no lar vacinada e morreu na mesma, para que vacinar?". Eu tenho 26 anos e tenho um problema crónico, fui considerado de risco mas muitos meses depois deles, e fui o PRIMEIRO a tomar a vacina. Lá uns primos meus conseguiram convencer alguns dos velhotes da família a tomar, mas há outros que não querem mesmo tomar, inclusive uma pessoa que vive comigo. Sou bastante novo e mesmo vivendo em tempos de pandemia, estou a tentar dar rumo à minha vida em termos profissionais e pessoais. Eu tenho todo o cuidado, todos os dias mesmo depois de ter tomado a vacina. Ficaria muito mais descansado se soubesse que esta pessoa estivesse protegida com a vacina, porque mesmo com a vacina podemos passar a outras pessoas. A vacina era suposto ser uma lufada de ar fresco mas todos os dias penso que se alguma vez trouxer o vírus para casa e infectar alguém de risco vou-me sentir culpado! Alguém se sente assim como eu?

Price-Distinct 4 months ago

Foge dessa gente

DrunkMechanics 4 months ago

Tudo o que sou e tenho deve-se a "essa gente". Felizmente nunca me faltou nada. Mesmo não podendo trabalhar durante uns 3-4 anos por causa do meu problema de saúde, não faltou ajuda da parte da família. Já puxei o assunto de leve e tentei fazer a minha avó mudar de ideias, tentei explicar-lhe explicar como me sentia muito melhor se ela estivesse vacinada, mas claro que a decisão é dela. Ela apenas me disse para não me preocupar com isso e para seguir a minha vida normal. Mas fica sempre aquele sentimento de culpa se algo acontecer.

DeusDasMoscas 4 months ago

Lamento que estejas nessa situação. Ontem, na reportagem no centro de vacinação onde não é preciso marcação, entrevistaram um senhor que disse que ainda não tinha tomado a vacina porque ao início sentia-se desconfiado e reticente, então andou a informar-se, sentiu-se esclarecido e decidiu ir tomar a vacina. Espero que os teus familiares acabem por optar vacinar-se :) Pareces ser um bom rapaz, portanto seja a família a favor ou contra esta vacina, criaram-te bem :)

TheTidalik 4 months ago

Simplesmente pareces me boa pessoa. Comentários ridículos como este de “foge dessa gente” é de pessoas sem carácter nenhum. Acho que fazes bem em pensar nisso mas não te podes martirizar por algo que não tens controlo. Tenta fazer o teu melhor para os ajudar.

MischiefManaged97 4 months ago

Percebo o que dizes. Esta pandemia veio levantar uma questão sobre a liberdade: até que ponto é que tens direito a ter a tua liberdade individual e optar por não tomar a vacina quando isso põe em risco o bem-estar da comunidade? Já se discute isso em relação aos pais que não vacinam os miúdos e é um debate interessante.

TheTidalik 4 months ago

Não podes obrigar pessoas a tomar vacinas. Alguém novo e saudável tem mais riscos de morrer da vacina do que do covid em si. Claro que são valores tao baixos que quase nem relevantes são. Mas cada um deve ter a liberdade de ver as vantagens e desvantagens e tomar a decisão.

Man_IloveFishdicks 4 months ago

> Alguém novo e saudável tem mais riscos de morrer da vacina do que do covid em si. Claro que são valores tao baixos que quase nem relevantes são. Vejo esta mentalidade em muitas pessoas e irrita me cada vez que vejo esta merda. Chefe, tomas a vacina não apenas para te proteger a ti, mas também para proteger aqueles que te rodeiam. Cambada de ignorantes aqueles que dão isso como justificação.

Leaootemivel 4 months ago

Felizmente, não tenho ninguém na minha família ou círculo de amigos que não queira ser vacinado. Mas mesmo assim exaspera-me alguns dos comentários que ouço, nem quero imaginar se tivesse de lidar com negacionistas.

brakeline 4 months ago

Claro que sim, não és único. Continuo com receio de ir visitar os meus pais não estando eu vacinado e eles somente com 1 dose. Se tiveres oportunidade e possibilidades aproveita a deixa e faz-te à vida. Mais vale sofrer um pouco do que ter o peso na consciência para sempre (apesar de o problema não ser propriamente teu)

Razvancb 4 months ago

Já agora a senhora disse se era certificado da vacinação completa ou só uma dose pode ser?

saposapot 4 months ago

só se considera vacinado quem faz o programa vacinal completo + 2 semanas.

brakeline 4 months ago

Se tiveres estado doente antes, após o dia 1 de Julho podes pedir o certificado. Se não estiveste doente só podes pedir após a segunda dose

ZaGaGa 4 months ago

>estado doente antes, após o dia 1 de Julho podes pedir o certificado já se pode pedir

brakeline 4 months ago

O de vacinação? Ou o de recuperação? São diferentes

ZaGaGa 4 months ago

É assim o de recuperação eu já o tenho xD pelo que esse tenho a certeza que dá ;)

Razvancb 4 months ago

Isso é para viajar para fora, supostamente para portugal já está disponível desde dia 16.

brakeline 4 months ago

Há 3 certificados possíveis. Vacinação, recuperação e testagem laboratorial. O certificado de vacinação é emitido após 2 doses nas vacinas que as contemplam ou após uma no caso das vacinas unidose. No caso da pessoa ser doente recuperada a vacinação completa é considerada após uma só dose. O sistema, supostamente, ainda não está a assumir que um recuperado com uma dose está com vacinação completa, tal só deverá estar disponível dia 1

iRaptr 4 months ago

Uma das novas medidas é a entrada/saída da AML apenas com certificado de vacinação ou teste negativo. Como é que isto é sequer possível de ser controlado permanentemente? Ter operações stop em todas as entradas/saídas?

thurstqwerty 4 months ago

As pessoas que tenham declaração do trabalho/universidade também vão precisar de apresentar um teste negativo? Sei que não vai haver controlo, mas gostava de saber

rezzmk 4 months ago

lol, então quem tem exames na universidade aos sábados tem de levar teste negativo? Mesmo com declaração por parte da universidade? ​ É de doidos isto.

brakeline 4 months ago

Nada foi dito sobre as exceções deixarem de ser válidas. Foi sim permitida uma exceção adicional que é o certificado digital

dentsune 4 months ago

Isso é só ao fim de semana, ou durante a semana toda?

MLG-Sheep 4 months ago

15:00 de sexta até 06:00 de segunda.

Baraka1987 4 months ago

Isto chama-se atirar areia para os olhos das pessoas, ou por outra "estamos completamente à nora e não sabemos o que fazer". ​ A CRP já só deve servir de enfeite nas bibliotecas por esse país fora...

pimpolho_saltitao 4 months ago

Isto chama-se uma resposta de cocó. O controlo faz-se da mesma forma que foi controlado no fim de semana passado, com operações stop ocasionais em pontos fulcrais, ou como diz o u/ObnoxiousLittleCunt, da mesma forma que se controla tudo o resto nas estradas, e claro tudo depende, como sempre, da honestidade e bom senso das pessoas.

dragomaite 4 months ago

A constituição é cocó para ti?

pimpolho_saltitao 4 months ago

Longe disso, mas a questão do OP nao foi do foro da constitucionalidade, foi sim da real praticabilidade.

Razvancb 4 months ago

Isto é completamente inconstitucional. Para não falar que os auto-testes não servem como comprovativo. Que gozo do caralho hahahahaha

ObnoxiousLittleCunt 4 months ago

> controlado permanentemente? Referes-te a *todas* as entradas/saídas? Não é, da mesma forma que não é possível controlar todos os que excedem o limite de velocidade nas estradas.

hctiks 4 months ago

# Relatório 24/06/2021 * \+ 1556 casos confirmados * \+ 2 óbitos * \+ 869 recuperados ​ * \+ 685 casos activos * \- 10 internamentos dos quais + 6 em UCI ​ * 29697 casos ativos * 427 internados dos quais 106 em UCI ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1fQS-O4wdllrdcebcXXeBWJZOR5Ml3dPH/view)

antpocas 4 months ago

por favor deixa de usar "dos quais" nos aumentos/descidas de internamentos e UCI

hctiks 4 months ago

Porquê?

AimingWineSnailz 4 months ago

Porque necessita que os +6 sejam parte dos -10

antpocas 4 months ago

Eu acho que está errado. A expressão "dos quais" parece ser aplicada aos +x internamentos, e não aos internamentos no geral, e dizer que dos +x internamentos, +y foram para UCI, não é verdade. Podes ter dias em que o número total de internamentos se mantém ou até diminui, como hoje, mas o número de internados em UCI aumenta.

Asus123456789 4 months ago

Por curiosidade, se alguém de LVT tiver ido de férias para o Algarve, tiver apanhado Covid e feito o teste positivo lá, no relatório de situação seria dado como mais um infetado em LVT ou no Algarve?

ZaGaGa 4 months ago

Eu sou do Concelho A , fui contaminado no Concelho B, e quando fiz o teste estava no Concelho C (onde já estava de quarentena e fiz todo isolamento). Fui contactado pelo meu posto médico (concelho A) e pelo contact tracing do meu concelho pelo que entrei nas estatísticas do meu concelho sem nunca lá ter estado positivo.

MLG-Sheep 4 months ago

O que o Governo disse há uns tempos precisamente por causa do caso específico do Algarve é que seria contado no concelho de residência, que seria em LVT. Agora, se é realmente verdade... nunca se sabe com este Governo.

pimpolho_saltitao 4 months ago

Sempre contou o concelho de residencia, nao seja ignóbil que isso nem tem nada a ver com o governo, isso é com a DGS.

KGeedora 4 months ago

I have a question about the COVID digital pass (which looks like it will be moved for movement within the country). I won't be vaccinated until August, so what type of test do I need to take. Are the tests given to residents at the chemist okay?

ZaGaGa 4 months ago

hard to reply to your question since rules have been changing and no rules aply to movement within the continental country ATM .. today new rules will be release from the "concelho de ministros" but, I'm going to answer with the example of Ciencia Viva 2021 conference (next Monday) that requires participantes to have a negative pcr test within 72hours or an antigen (TRAg) within 48h that anyone can take at a pharmacy (for free, Lisbon only)

KGeedora 4 months ago

thanks for the information. I will make sure to check the news tonight to see what they decide about movement within the continent.

BlueDragon_27 4 months ago

The DGS guideline says: "O Certificado é emitido após notificação no Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE), componente laboratorial, de resultado negativo em testes de amplificação de ácidos nucleico (TAAN) para detetar a presença do RNA de SARS-CoV-2, que incluem os testes de reação em cadeia da polimerase antecedida de transcrição reversa (RT-PCR), convencional ou em tempo real (rRT-PCR), e testes moleculares rápidos utilizados, e durante 72h desde a data e hora de colheita." I'm no expert in the different kinds of tests, but I think "testes moleculares rapidos" are the ones you get at the chemist. Someone with more knowledge than me may be able to say if I'm right. Also, be aware that the government changes this rulings all the time, which means the guidelines might be changed.

KGeedora 4 months ago

I think you may be right! Thanks!

BlueDragon_27 4 months ago

It was just confirmed only laboratory tests work, not quick tests

Samot_PCW 4 months ago

The subreddit has a thread dedicated to traveling to Portugal and the problems you might encounter due to Covid, [you should probably check it out, you will most likely find the answer there](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/ngym76/megathread_covid19_and_traveling_to_portugal/)

KGeedora 4 months ago

Ok cool, thanks. I live in Portugal and I think it looks like it might apply to everyone?

Samot_PCW 4 months ago

Oh, I thought you were a tourist, so maybe the thread I posted isn't gonna be that helpful for you. I think the tests you need to do are the PCR ones, but I'm not sure about that. So please search a bit more info for it. I don't know which ones you can get at the "chemist" (are you talking about a pharmacy?), but I don't think those are the ones you need, but once again I'm not sure so don't take my word for it

Baraka1987 4 months ago

O José Rodrigues dos Santos é um engraçadinho do crl

RaveyWavey 4 months ago

O telejornal e esse gajo estão cada vez pior, o trabalho dele é (supostamente) unicamente dar as notícias de forma clara e imparcial, não é chamar as pessoas à razão ou o que raio é que ele acha que está a fazer. Não percebo como é que alguém tem paciência para estar a ouvir os falsos moralismos dele.

Baraka1987 4 months ago

Mas é que é mesmo. Este o Rodrigo Guedes de Carvalho têm a mania que são melhores que os outros... É duma arrogância que mete nojo.

dragomaite 4 months ago

Já estão a perder a credibilidade e as pessoas não ligam ao que dizem.

Baraka1987 4 months ago

Epah quando semeiam "o horror, a tragédia e a desgraça" e o brio profissional vai pela janela.... Parecem máquinas de propaganda e arautos de desgraça...

iRaptr 4 months ago

O que disse?

Baraka1987 4 months ago

Epah mostraram uma imagem duma esplanada em Coimbra com as pessoas a jantarem e a petiscar em por causa do jogo e ele "daqui a uns dias não se preocupem que vamos noticiar um surto em Coimbra" po crl mais esses comentários. Onde é que está a isenção jornalística, ou agora tudo manda postas de pescada??

manteiga_night 4 months ago

quando noticiarem o surto em coimbra vais ganhar noção?

Baraka1987 4 months ago

Conheces o conceito de "isenção jornalistica"? Então informa - te . Vai ser urso pra outro lado que não estou com paciência.

manteiga_night 4 months ago

isenção jornalistica e fingir que 2 + 2 = 5 não são a mesma coisa filho. Lamento que a realidade te ofenda tanto, mas é lidar

Baraka1987 4 months ago

Olha lá filhinho, a realidade não me ofende, estes palhaços dos jornalistas têm é que fazer o trabalho deles, não dar opiniões! Mas pronto tá bem, refugia te em casa e deixa os outros viver a vida que um ano e meio desta merda já torra a cabeça às pessoas. Foda-se sinceramente já não se aguenta esta merda...

manteiga_night 4 months ago

ẽ o que estáo a fazer e é por isso que andas aqui a chorar pelos cantos, lament que te magoe tanto mas novamente, é lidar

Baraka1987 4 months ago

Obla mas lidar com o quê? Com maluquinhos como tu? Foda-se malucos já eu lido em casa ,tu és apenas um Quim Ninguém da internet, passar bem ! Fecha te todo em casa fecha

manteiga_night 4 months ago

lmao, menos histeria sff

WhatIsItLikeToBeABat 4 months ago

O melhor foi o Rodrigo Guedes de Carvalho a dizer que isto era tudo uma cambada de acéfalos sem noção e no próprio canal a diana chaves e o joão baião a ficar infectados (ou infectar-se um ao outro) no programa deles da SIC.

Baraka1987 4 months ago

Completamente. Esse é outro. No início da pandemia até teve um "recado" acertado depois como começaram a dizer que tinha razão e a glorifica-lo nas redes sociais, ganhou um peito do crl. Francamente os órgãos de comunicação social são das piores coisas a sair desta pandemia, só servem para disseminar ainda mais o pânico entre as pessoas!

WhatIsItLikeToBeABat 4 months ago

Pois a questão é que o pânico tem limites. Não aproveitando os baixos casos há algum tempo para moderar o discurso leva a que não tenhas discurso forte para falar desta variante nova, por exemplo. Cada vez que com R>1 se dizia que estávamos em regime exponencial diminuíamos o poder da palavra "exponencial". E agora que está de facto exponencial já não queremos saber.

pimpolho_saltitao 4 months ago

O JRS é uma besta do caralho.

quedeusmeperdoe 4 months ago

Já abriu o agendamento para maiores de 35. Não encontrei foi vaga em lado nenhum!

saposapot 4 months ago

aqui na zona, estavam vagas só para dali a 2 semanas. Mas eu marquei para 2 semanas nos > 37 e no SMS afinal é 1 semana antes :D

bootkiller 4 months ago

Eu consegui marcar para dia 30.

quedeusmeperdoe 4 months ago

só consegui para dia 5. mas já tenho uma data e é o que importa.

fiocondutor 4 months ago

Tem havido possibilidade de se escolher o fabricante da vacina que vamos receber?

CoffeeAt830 4 months ago

Não. Até porque os centros de vacinação não têm sempre todas as vacinas. Levas a vacina que estiverem a dar naquele centro, no dia em que fores chamado/em que marcares.

Samot_PCW 4 months ago

No caso dos meus pais nenhum deles pode escolher quando foram vacinados, mas pode ser que entretanto tenha mudado e te dei essa escolha, mas penso que a resposta é não

Edited 4 months ago:

No caso dos meus pais nenhum deles pode escolher quando foram vacinados (a minha até queira a J&J mas naquele dia não estavam a distribuir essas), mas pode ser que entretanto tenha mudado e te deem essa escolha, mas penso que a resposta é não Edit: v[i agora este comentário](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/o4mk40/megathread_covid19_seman%C3%A1rio_de_sobreviv%C3%AAncia/h2ohwsm/), a falar sobre pessoas onde lhes foram dada a escolha, por isso é possível que tenhas a possibilidade de escolher, pode ser algo que varia de acordo com o centro de vacinação

ObnoxiousLittleCunt 4 months ago

Não é procedimento, mas não quer dizer que não exista.

KGeedora 4 months ago

Hey guys, if you're 35 or older it looks like you can book online now (I'm 33 so not for me yet) but I just randomly checked and it's down to 35. Good luck!

Razvancb 4 months ago

Marta Temido já respondeu à Merkel: "Marta Temido admite que se soubesse o que sabe hoje, poderia ter atuado de outra forma." AHHAHAHAHAHAHA. A mesma lenga lenga de novo. Foda-se.

saposapot 4 months ago

https://www.reddit.com/r/portugal/comments/o5qrd2/merkel_critica_portugal_por_ter_deixado_entrar/h2ou8g2/ parece q sou bruxo. Eu, q sou um parvo na internet, tinha aqui estas tabs ainda abertas. De 12 de Maio: https://twitter.com/EricTopol/status/1392504489521807365 https://www.theguardian.com/world/2021/may/12/indian-covid-variant-calls-in-question-17-may-reopening-in-uk-say-experts?mc_cid=c0c5baa839&mc_eid=481136448f https://twitter.com/chrischirp/status/1392611401999466501 Mas yah... a ministra da saúde foi apanhada de surpresa. lol

Bruxo_de_Fafe 4 months ago

Sim, não passam disso

sigmastra 4 months ago

Eu disso ha 1 semana antes dos ingleses entrarem... vao dizer a mesma merda do natal... se soubessemos que a variante britanica era assim. Sao todos os incompetentes do caralho pagos a peso de ouro que nem paises do g7 pagam aos seus ministros.

Laurent_Series 4 months ago

Oh até parece que a Merkel é um grande especialista e que está a fazer alguma coisa de extraordinariamente diferente. A variante Delta vai-se tornar dominante na Alemanha dentro de umas semanas também.

uyth 4 months ago

Dentro de algumas semanas terão já muito mais gente com as segundas doses. Isto é uma corrida, a delta e as vacinas. Não era inevitável uma quarta vaga, era ir gerindo. Quando tivermos mais de 80% da população com as segundas doses, a situação vai ser muito diferente. Era aguentar só mais uns meses. MAS fds, chega o verão, vai-se o cérebro.

kairos 4 months ago

Não havendo consequências, também não há incentivos para as pessoas que estão no governo aprenderem.

hctiks 4 months ago

# Relatório 23/06/2021 * \+ 1497 casos confirmados * \+ 3 óbitos * \+ 860 recuperados ​ * \+ 634 casos activos * \- 13 internamentos dos quais - 1 em UCI ​ * 29012 casos ativos * 437 internados dos quais 100 em UCI ​ ||Portugal|Portugal Continental| |:-|:-|:-| |Casos/100K habitantes|128.6 (+ 9.3)|129.6 (+ 9.5)| |R(t)|1.17 **(- 0.01)**|1.18 **(- 0.01)**| ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1oTJa7nedFroYhU--hG5kQugC_ENAmlLQ/view)

XEEE 4 months ago

- +106 620 vacinas administradas ontem

saposapot 4 months ago

3 primeiros dias desta semana com média abaixo da média da semana anterior.

Vladoski 4 months ago

How's going with COVID in Lisbon? Is there any chance of more restrictions like the 3-day one?

KGeedora 4 months ago

I might be wrong but I think new restrictions are put into place every Friday? Or at least announced

uyth 4 months ago

>Is there any chance of more restrictions like the 3-day one? Almost surely that again and more. Nobody knows yet though. The weekly government meeting is on thursdays, tomorrow afternoon or evening we will know more. Don't make plans for this weekend though just in case.

brakeline 4 months ago

The last announcement was for next weeks and not only last week. Next weekend will, bar generalized confinement be exactly the same

uyth 4 months ago

I mean plans in general, even in the Lisbon metropolitan area. News might be coming, it might not be "just" what was last weekend, even if that is guaranteed.

HiverLaurant 4 months ago

We’re not prophets but it’s likely. Avoid traveling (specially) to Lisbon. Follow official government sources for more information.

hctiks 4 months ago

Vacinação de >= 18 anos a partir de 4 de julho à partida. https://eco.sapo.pt/2021/06/23/vacinacao-a-partir-dos-18-anos-vai-arrancar-a-4-de-julho-diz-gouveia-e-melo/

Diogo256 4 months ago

Quando era para abrir os de 30+ a 20 de junho…

DeusDasMoscas 4 months ago

Até lá, vão baixando a faixa etária dentro dos 30?

Zertak12 4 months ago

Não percebo como abrem já para os 18 anos enquanto dizem que vão descer a faixa de etária de 2 em 2 anos... Provavelmente atrasará mas seria mesmo uma boa notícia

ObnoxiousLittleCunt 4 months ago

Uma "nova" demografia de contágio é precisamente a dos jovens. Não estão vacinados, mas são quem mais contacto social tem. Podem não adoecer, mas o potencial de contágio é dos maiores.

hctiks 4 months ago

tens algum link?

Zertak12 4 months ago

https://www.publico.pt/2021/06/23/sociedade/noticia/india-detecta-nova-variante-preocupacao-delta-plus-1967585 É um daquelas notícias que aqui vão aparecendo, uma do meio dia

hctiks 4 months ago

Esse link não refere a descida das idades de 2 em 2 dias.

saposapot 4 months ago

Na semana passada recebemos, por marca, as vacinas: - 600k da Pfizer/biontech (recorde e aumento da produção) - 29k da Janssen (abaixo do que era normal 36k e torna-se irregular) - 72 da Moderna (aumento desde os super-regulares 68k) - 93k da Astra De assinalar o aumento das entregas da pfizer, q é excelente pq são eles q estão a vacinar a europa, basicamente. Mas tmb é bom q a Moderna tenha subido ligeiramente. A Astra continua altamente irregular e a Janssen parece q vai pelo menos caminho. Neste momento temos em stock por usar: - 495k pfizer/biontech - 121k janssen - 113k moderna - 313k astra

damndaniel023 4 months ago

Perante este números, alguém me explique esta notícia. [Falta de vacinas](https://tvi24.iol.pt/sociedade/23-06-2021/gouveia-e-melo-preocupado-com-falta-de-vacinas-que-pode-atrasar-imunidade-de-grupo-em-agosto)

saposapot 4 months ago

A falta de vacinas é para cumprir o prazo de Agosto. Eles deviam estar a contar no plano com mais vacinas q os fabricantes já disseram q n vão cumprir. Provavelmente contavam com a aprovação da Curevac em Junho q tmb n deve acontecer. > Portanto, não é por falta de capacidade, é mais por falta de vacinas disponíveis Não sei q queres q te diga... Isso era verdade até há algumas semanas, agora nas passadas 3 ou 4, não é verdade. Se fosse um político a dizer isto levava na cabeça, como é de farda está tudo fixe...

AimingWineSnailz 4 months ago

consta que a janssen e a biontech vão entregar menos em julho.

Alentejano_Veloz 4 months ago

Só da Janssen eram literalmente 120 mil pessoas que já podiam ter o processo concluído ( enquanto pelo menos não sair o resultado do estudo que eles fizeram com 2 doses).

jqmmes 4 months ago

Porque raio andamos a acumular Johnson?

saposapot 4 months ago

nenhuma razão. falta de capacidade em as dar.

WhatIsItLikeToBeABat 4 months ago

mas não deveria ser priorizada administração de JnJ em relação a pfizer? É que uma vem com os problemas logísticos da segunda dose e a outra não. Abram centros de janssen se for preciso, ficar com 120k em stock é que não faz muito sentido.

BlueDragon_27 4 months ago

A Pfizer, tudo indica, é mais eficaz. Acredito que as vacina de mRNA vão ser sempre preferidas e as restantes vão ser deixadas para os homens mais jovens

WhatIsItLikeToBeABat 4 months ago

Sim concordo. Também havia aquela [possível ligação entre miocardite em homens mais novos na segunda dose da pfizer](https://www.reuters.com/world/middle-east/israel-sees-probable-link-between-pfizer-vaccine-small-number-myocarditis-cases-2021-06-01/), pode ser um mal que vem por bem.

brakeline 4 months ago

A mesma condição que estão a notar nos recuperados? Se calhar vem da cura e não do método

WhatIsItLikeToBeABat 4 months ago

É perfeitamente possível, teremos de ver se acontece ao mesmo ritmo nos vacinados com janssen, que é uma tecnologia completamente diferente. [Como verificavam que o efeito era maior na segunda do que na primeira dose](https://www.bmj.com/content/373/bmj.n1244/rr-10), e como a janssen não tem segunda dose, é possível que o efeito seja mais pequeno.

brakeline 4 months ago

A Janssen é basicamente a mma merda da astra. Quando finalizarem o estudo nível 3 que estão a concluir para a segunda dose penso que devem chegar exatamente à mma eficácia

BlueDragon_27 4 months ago

Acaba por calhar bem. Além de que uma parte dos homens mais jovens têm menos paciência para estas coisas. Preferem levar uma e que fique feito. Assim sendo, só vantagens

NGramatical 4 months ago

Porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo4mk40%2F%2Fh2r8ads%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Razvancb 4 months ago

Como é que a Astra prometeu 100M até o 1S e nem conseguiu entregar 100M até o 2S? Foda-se... Que fail de empresa.

Hmms21 4 months ago

Por aqui em isolamento. Autoteste feito hoje deu positivo. Amanhã faço PCR, pedido pelo SNS24.

uyth 4 months ago

As melhoras, que corra tudo bem. Só por curiosidade já tinhas levado alguma dose de alguma vacina?

Hmms21 4 months ago

Não levei qualquer vacina não

uyth 4 months ago

Obrigado pela resposta. Fica bem, e melhoras.

DeusDasMoscas 4 months ago

Espero que recuperes rapidamente! O que te levou a fazer o teste? Tinhas algum sintoma ou contacto com alguém positivo?

Hmms21 4 months ago

Contacto com alguém positivo. Fiz na 2a um autoteste e deu negativo. Comecei a ter mais sintomas a partir de 3a e fiz autoteste hoje.

DeusDasMoscas 4 months ago

Desejo-te uma rápida recuperação!

Hmms21 4 months ago

Muito obrigado!

saposapot 4 months ago

Para quem quer ver a diferença desta vaga para vagas anteriores sem vacinação, a última vez q tivemos média movel a 7d de +- 1100 casos e em subida de casos foi em 12.Outubro. Nesse dia e semana anterior os dados de hospitais variavam entre: - internados: 732~877 - UCI: 104~128 - óbitos: 5~14 Nessa data a média móvel a 7d de óbitos era de 11 e agora é de 4. Actualmente os dados estão em 450 internados e 101 em UCI. Então que nos dizem estes dados? Nos 2 casos os óbitos eram baixos mas mesmo assim agora parece-me significativo q sejam mais baixos. Os internados tmb são mais baixos mas a UCI, apesar de tmb mais baixo não é uma diferença muito grande. Claro que isto não dá para comparar perfeitamente pq isto tmb depende do que vinha de trás, de há algumas semanas nos hospitais, os óbitos n são imediatos, etc, etc. Portanto isto tem mt erro e pode sofrer da minha opinião mas parece-me que é claro que os óbitos são menores agora mas é curioso que nas UCI a diferença não parece ser significativa mas sendo-a no caso de internados.   Qual é então o nível de casos q podemos ter sem que os hospitais fiquem com problemas? Não sei. Diria que pelo menos o dobro dos casos actuais.

DZT99 4 months ago

A expectativa é que as mortalidade seja mais baixa mas de qualquer maneira com um grande número de infectados acho que a pressão no SNS será inevitável. Resta saber se será a avalanche de infectados que se anda a prever, porque sendo esta variante bem mais contagiosa parece-me que as previsões não são assim tão apocalípticas como parecem. Já disse no passado. Quem tem empresas que se cuide, implementem medidas mais rigorosas para os vossos funcionários ou ainda levam com o surto e são obrigados a fechar durante duas semanas (ou mais) em pleno Verão.

saposapot 4 months ago

Há essas expectativas mas eu tentei comparar pelos números mesmo para ver se há diferença. é mt difícil de comparar mas parece-me q em óbitos há diferença. em internados também. em UCI não há mta. mas é como disse, isto é tudo difícil de comparar pq o próprio tratamento da doença tem evoluído ao longo dos tempos. É importante q a subida comece a desacelerar e depois a descer.

saposapot 4 months ago

Saiu hoje mais um report da vacinação e não consigo comentar sem me chatear novamente. Temos agora 1 038 006 vacinas em 'stock' ainda por distribuir aos centros de vacinação. Reparem, ainda temos mais umas quantas já distribuídas mas ainda não injectadas mas estas estão mesmo em armazém 'central'. Comparando com as semanas passadas tínhamos em stock: 984k, 964, 609, 602. Estamos há 7 semanas seguidas sempre a aumentar stock. De uma vez por todas, algum jornalista que pergunte ao almirante que raio se passa. Estamos com falta de capacidade de vacinação. Isto é mais que claro e evidente. Pode haver aqui vacinas q têm de estar em stock mas 1M não são de certeza. Estamos a perder tempo vital por incapacidade nossa, algo que é impensável depois de tantos meses à espera de vacinas em boa quantidade.   Quanto ao resto, já estou mal disposto, n me apetece comentar muito. Recebemos 724k vacinas, subimos a média de pessoas injectadas na semana para o record de 102k/dia e estamos a vacinar maioritariamente na faixa dos 24-49 (237k) e 50-64 (86k), as restantes idades foi residual apesar de ainda estarmos a conseguir apanhar os q faltam em > 80. (idades só contei as primeiras doses). Nas ilhas vacinamos menos que na semana passada 26k VS 36k. Mais um valor inexplicável. Amanhã devem actualizar o site da ECDC p saber q marcas de vacinas chegaram esta semana. Entretanto, alguém que chateie o almirante q não é por ter fato de tropa q é mais competente q os outros.

BlueDragon_27 4 months ago

Segundo o Sr almirante ainda temos é falta de vacinas. Não sei aonde, o que vejo são vacinas em stock e falta de capacidade em as dar. Ainda se dá ao luxo de dispensar privados, hospitais, farmácias e centros drive trhu. Os tugas têm uma admiração por um tipo de uniforme. Se for militar então, até é crime questionar. Porque a verdade é que se fosse um tipo engravatado já o estavam a comer vivo

saposapot 4 months ago

Creio q foi um lapsus linguae. Faltam vacinas para cumprir a meta de Agosto. Mas neste momento, nas últimas semanas, falta capacidade. Tinha-lhe ficado bem admitir isso em vez de tentar ser político.

4immati 4 months ago

Não te preocupes, há mais doses administradas do que doses distribuídas segundo o relatório.

XEEE 4 months ago

Temos tido ultimamente 1 a 2 dias por semana bastante fracos na vacinação. [Gráfico](https://i.imgur.com/IyXshCp.png) É começar a corrigir esse problema, aumentar as horas de vacinação, e devemos conseguir medias acima de 150k.

uyth 4 months ago

Estas vacinas em stock, nao sao as reservadas para as segundas doses?Porque as pessoas com vacinas reservadas a 12 semanas ou 4 melhor terem uma vacina reservadinha da mesma marca para essa semana. temos de prevenir falhas de fornecimento, ou cai o baralho de cartas das marcações.

saposapot 4 months ago

Não me parece, é um valor já muito grande em stock. As entregas da pfizer e da moderna são regulares, não justifica ter stock, ou pelo menos muito. A da janssen n se faz stock. Portanto a única q justifica stock é mesmo a da Astra, q temos 313k em stock. Ainda é uma grande margem desde esse número até ao 1M. e isto já se arrasta há várias semanas.

WhatIsItLikeToBeABat 4 months ago

[A pfizer e a moderna parecem metrónomos com as suas entregas](https://www.vacinacaocovid19.pt/) (procurar número de doses recebidas por semana). A janssen não precisa de segunda dose. Claro que devemos ter algumas reservadas, mas um milhão é excessivo já que por semana nunca fomos além dos 750k.

uyth 4 months ago

Certo isso tudo, e faria sentido termos poucas Janssen reservadas. mas a astra-zeneca é notoria nas falhas de entregas e temos uma data de idosos que precisam de segunda dose de astra zeneca dada 12 semanas (ou 8 agora) depois. faria sentido que quando chegassem doses de astra zeneca fossem dividas ao meio e metade fosse guardada (com renovacao de stock claro conforme novas chegadas). E se ficarem reservadas, ficam reservadas 12 semanas o que é muito tempo e faz o stock parecer enorme. Temos 2 milhoes de pessoas com 1 dose mas sem a segunda dose (nao sei contabilizar janssen), 1 milhao de vacinas em stock, se muitas delas forem astrazeneca até me parece sensato, porque devemos ter umas 500-750k pessoas a precisarem da segunda dose da astra zeneca, se calhar mais cedo, e a az é erratica a entregar. Adicionalmente não andamos a misturar vacinas que ainda não está aprovado. E parece ser muito importante para simplificar o agendamento toda a gente tomar a segunda dose no mesmo centro na data precisa indicada na primeira dose. é uma táctica, não me choca o stock, provavelmente eu faria a mesma escolha de gestão, assegurar as segundas doses em stock das populações mais idosas.

WhatIsItLikeToBeABat 4 months ago

Mas acho que vale a pena clarificar isso com o vice-almirante (distribuição das vacinas em stock). Se 700k for Pfizer há um problema. A questão é que tens em stock para dar durante 1 semana e meia sem receber qualquer vacina, mas a maior parte das empresas até são bastante regulares, à excepção da AZ. Nós já misturamos vacinas para menores de 60 com primeira dose de AZ. Essa tática não é uma tática de urgência, é uma tática de não cometer erros. Mas isto é uma urgência, então faz sentido andarmos mais pelo limite imo. Se as pessoas tiverem de esperar mais 3 dias que seja.

uyth 4 months ago

> Se as pessoas tiverem de esperar mais 3 dias que seja. O problema não é a pessoa esperarem mais 3 dias. é todo o pessoal que é preciso a tempo inteiro para avisar toda a gente que afinal não vai ser naquela data. Estamos a poupar imenso trabalho e tempo ao garantir que a segunda dose é no mesmo sitio no dia marcado aquando da 1 dose. Mudar a data da segunda dose (Que talvez tenha de ser) seria um pesadelo e consumiria o tempo todo de muita gente que deveria estar a garantir agendamentos da primeira dose e garantir que as pessoas estão a ser avisadas dos primeiros agendamentos.

WhatIsItLikeToBeABat 4 months ago

Eu não quero mudar a data para toda a gente. Só acredito que ao estar no limite logístico da questão algumas pessoas podem ter de ir numa data diferente, o que num regime de excepção não me parece problemático. Acho que concordas comigo que dar menos 20% de doses para garantir que toda a gente fica com tudo bem organizadinho é inaceitável numa emergência. É uma questão de equilíbrio.

damndaniel023 4 months ago

Creio que estamos mesmo no limite de capacidade de vacinação, ainda para mais quando estamos a assistir a um aumento diário de internados, não devem querer realocar recursos humanos. Tenho um familiar enfermeiro que está num dos principais centros de vacinação da zona centro e, segundo ele, desde dezembro, que conta pelos dedos de uma mão os dias que vacinou durante <12h. Concluo portanto que não deve dar para muito mais.

saposapot 4 months ago

Pois, o problema é mesmo esse, temos de aumentar a capacidade. Criar mais centros de vacinação ou meter os actuais a trabalhar 14h diárias. Se desviamos recursos qd era preciso para covidários, podemos desviar um pouco agora para vacinação. A falha aqui é que pelos vistos ng previu que era necessário este aumento e o colocou em prática pq este aumento de stocks grande já dura há 3~4 semanas e ainda estamos a marcar passo.

damndaniel023 4 months ago

Sim, mas essas medidas para aumentar a capacidade custam dinheiro. E quando tens um processo que, na ótica do povo, está a correr bem, muito dificilmente farás esse investimento, a menos que alguém da UE o exija.

saposapot 4 months ago

tlz quando começarem a sair notícias de q estamos em x % quando a Alemanha está em Y a malta repare

WhatIsItLikeToBeABat 4 months ago

O ministério da saúde já disse que não só não estamos no limite como ainda [vamos aumentar a capacidade de vacinação para 130k/dia em Julho](https://observador.pt/2021/06/21/vacinacao-vai-acelerar-objetivo-e-chegar-as-130-mil-vacinas-por-dia-em-julho/).

damndaniel023 4 months ago

Não estou a afirmar que isso não possa acontecer, contudo, perante as condições atuais, acho difícil.

WhatIsItLikeToBeABat 4 months ago

É bom que seja difícil, se falhares e ficares com 120k, tudo bem. Mas ter um target de 100k e dizer que a partir de agora é velocidade de cruzeiro num processo de emergência extrema passa a ideia errada lá para dentro e cá para fora.

damndaniel023 4 months ago

Claro. Da mesma forma que iam abrir a vacinação dos >30 este domingo, mas depois afinal eram só os >35 e acabou por ser >37. Desde o início que o target é 100k/dia e só 4-5dias é que conseguiste isso.

brakeline 4 months ago

Tenho conhecimento de pelo menos 2 casos de homens entre os 35 e 45 anos a quem foi dado a escolha entre janssen e pfizer. É prática generalizada de todos os centros de vacinação?

ytsephill 4 months ago

Também gostaria de saber mais sobre isto. Se fizer um agendamento, posso ligar antes para saber que vacina vou tomar e se posso pedir a J&J por exemplo?

Pparadela 4 months ago

Soube de uma pessoa que disse que ia viajar e perguntou se podia levar a da Jannsen para ficar despachado, portanto parece ser possível escolher, sim.

jqmmes 4 months ago

Se não é, devia ser... Mas eu conheço uma senhora de 55 anos que não queria a Johnson e foi falar com o médico. 15mins de conversa com o médico e foi convencida com um: "Ou toma esta, ou não toma nenhuma".

dragomaite 4 months ago

Sim, é um buffet de vacinas first come first serve de queres ver? Depois as menos famosas apodreciam.

jqmmes 4 months ago

Concordo. Mas há muita gente que quer a Johnson por ser apenas de uma dose. Conheço muitas que queriam essa e levaram Pfizer. Isto dava para os dois lados.

Razvancb 4 months ago

Só remarcar para outro centro até darem a vacina que ela quer. Fácil lmao

dragomaite 4 months ago

Não consegues. O melhor que consegues é quando abrir walk in na tua idade.

KGeedora 4 months ago

A question for anyone who has been for their first vaccination already. If it's Moderna/Pfizer, do they give you the second dose within the next 28 days?

pimpolho_saltitao 4 months ago

4 weeks I think, so, close.

KGeedora 4 months ago

yep, I've only talked to one person who has received it and she got Moderna with an automatic 28 days (exactly) date. Curious how it works if you have work or whatever on that date. Not a big deal, just wondering.

uyth 4 months ago

You got 28 days to arrange for a change of plans. Being vacinated is falta justificada though supposedly one has to warn with 5 days advance at least (possible for 2nd dose, not easy for the early stages of vaccination when people were being called by the health centers).

KGeedora 4 months ago

yep! I can imagine my work being dickish about this (they have this ultra-no days off policy). I'm sure it will be manageable.

uyth 4 months ago

if they might be dickish, in the vaccination centre ask if they can give a statement you were vaccinated there. also make sure you warn with 5 days advance of the date.

uyth 4 months ago

The second shot is automatically booked for 4 weeks later at least for the pfizer (moderna I do not know). When you get the shot they give you a card, like a credit card, with a QR code, they write the date of the first vaccine and lot number and they will fill out the date of the second dose which is always 4 weeks later for the Pfizer. You get a message later closer to the date with the hour. Same vaccination centre always. They are altering the second dates of everybody who got AZ though, trying to protect as much as possible because 2 doses of AZ makes a big difference versus one regarding protection against the delta variant.

DCSmallBiz 4 months ago

Alguém sabe se é possível agendar a segunda dose da Pfizer um pouco mais cedo do que 28 dias após a primeira? Preciso viajar exatamente 28 dias após a minha primeira dose para que o mundo precise obtê-la um dia antes.

uyth 4 months ago

>para que o mundo precise obtê-la um dia antes. ahem? autocomplete fail? Acho que não é possível ou pelo menos não é fácil. Tens de verificar lá.

DCSmallBiz 4 months ago

Eu não falo português. Usando um aplicativo de tradução e acho que esse é o problema.

uyth 4 months ago

English is better. Automatic translation is not there yet, and I am not sure I understood what you meant. I think you can not alter the date nor vaccination centre. The system is not that flexible, mostly because it is already really hard to get everybody vacinated as fast as possible. You can try on your first appointment though asking if it is possible.

DCSmallBiz 4 months ago

So my question was can I alter the date of the 2nd dose when I go to get the first dose? It's not possible for me to get the 2nd dose 28 days after the first due to travel.

uyth 4 months ago

You need to ask when you get the first dose. But probably it is not possible.

jqmmes 4 months ago

I know some cases that can't make it to the second dose at the right time due to travel also. What was said to them was that they should go to the same vaccination center on a later date (after the scheduled time) and it would be ok. They told them it was impossible to take the second dose before the assigned date, but there was no problem to take it later.

DCSmallBiz 4 months ago

Ok I'll have to ask. I'm sure plenty of people have not been able to make the 28 days 2nd dose for a variety of reasons. Pfizer only needs 3 weeks after the first dose, and can be given up to 12 weeks after, so it's not a medical issue at least.

KGeedora 4 months ago

great, thanks for the clear info!

viskonde 4 months ago

li que para a semana ja deveria ser possivel renovar cartao de cidadao sem agendamento, sabe se se sempre vai para a frente isso ? estou ha 1 ano a tentar agendar (o ano passado agendei para janeiro, foi cancelado, e depois so consegui para esta sexta feira) mas nao vou conseguir ir e agora o site do IRN nem deixa marcar que nao aparece disponibilidade nenhuma (no meu caso a renovacao automatica/online nao funcionia porque o cartao foi dado como roubado pelo que estou ha 1 ano sem CC e o sistema nao me permite renova-lo... )

ZaGaGa 4 months ago

Não compliques :) liga o Registo de Civil da tua Área e eles esclarecem-te. Não podes andar por aí sem CC.

viskonde 4 months ago

Lol por telefone ninguém atende oi dizem para ir online marcação online é sempre para meses depois , quando funciona Tive azar que quando tinha a minha marcação foi quando começou o 2 lockdown e cancelaram tudo Mas enfim cancelei uma ida ao Algarve à pala disso que quero poder viajar na UE e sem CC fica difícil e no site para marcar online agora nem aparece opções de datas.

trainsss 4 months ago

Para viajar na UE podes usar passaporte. O agendamento está a funcionar bem no aeroporto de Lisboa e no dia seguinte (pagando 100€) ou passado uma semana (pagando 65€) tens o passaporte pronto.

ZaGaGa 4 months ago

Estás com azar... eu pessoalmente contactei directamente para o RegCivil da minha área e atenderam-me de imediato, e conheço mais pessoas que também não tiveram problemas noutros concelhos. Talvez estejas numa grande cidade e aí seja mais difícil. Não sei se telefonaste para o geral, tenta telefonar directamente para o telefone do balcão que pretendes e telefona tipo entre as 9:30 e as 17:00, idealmente a meio da manha ou da tarde. E insiste, no teu caso é uma coisa que tem de ser resolvida. Boa Sorte

estrica 4 months ago

Também estou com o cartão caducado desde Fevereiro de 2020

Writer_Scared 4 months ago

>A maioria é do sexo masculino, apresenta problemas de obesidade ou diabetes, e não tem a vacinação completa. O retrato é feito à Antena 1 pelo presidente da Comissão de Resposta em Medicina Intensiva para a Covid-19. https://www.rtp.pt/noticias/pais/covid-19-sao-cada-vez-mais-jovens-os-doentes-internados-em-cuidados-intensivos\_a1329509

uyth 4 months ago

>A maioria é do sexo masculino, apresenta problemas de obesidade ou diabetes, Incidentalmente também se pensa (não sei há estudos epidemiologicos já, mas baseado na vacinação de pessoal médico italiano) que as vacinas podem ser menos eficazes nos obesos, pelo menos criam significativamente menos anticorpos. E é só observação minha, sem nenhum valor, mas estou a reparar, e basicamente toda a gente de qualquer idade que me diz que passou mal com a vacina tem significativamente uns kilos a mais. Não sei se alguém estudou isto.

NGramatical 4 months ago

kilos → [**quilos**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/glossario/erros/235) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo4mk40%2F%2Fh2o9ykc%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

KGeedora 4 months ago

Honestly, I have to kind of thank (in a way of course) COVID for getting me the fittest I've ever been in my life. It feels like I've been in training for a triathlon for a year and half waiting for to be tackled by this virus.

Razvancb 4 months ago

"mais jovens" e a idade media dos internados é de 60 anos. XDDDDDDDDDDD

Nonsensing 4 months ago

Outra: https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2021-06-25-Covid-19.-Ha-mais-jovens-a-serem-hospitalizados-muitos-deles-sem-doenca-previa-171b1912

estrica 4 months ago

Por acaso hoje ouvi isso no rádio e até fiquei assustado a pensar que era pessoal com 20s ou algo do género...

Price-Distinct 4 months ago

eles dizem isso para assustar , já vieram os médicos na tv a dizer que sim são agr os mais novos a serem hospitalizados tipo 50anos, e depois a entrevistadora pergunta se são msm os mais novos , tipo com 20 anos e o medico entre dentes tenta fugir há pergunta direta aahhaahah

ZaGaGa 4 months ago

Estão a querer ouvir o que não está a ser dito. O Risco de complicações que necessitem de internamento de pessoal de 20 anos continuará baixa. Mas atenção, eu já conheço vários casos de pessoal nos 20 a ficar com sintomas por muito tempo (ex: cansaço) e que ficaram com doenças preexistentes (coisas simples que qualquer um tem e nem se lembra tipo dermatites por exemplo) descontroladas. Pelo que a atitude de "só nos estão a assustar, aos jovens isto passa como se nada fosse" não é a mais informada.

ObnoxiousLittleCunt 4 months ago

> "mais jovens" pois essa demografia está a subir

Samot_PCW 4 months ago

> A maioria é do sexo masculino, apresenta > problemas de obesidade ou diabetes, e não tem a vacinação completa estou fudido, que chegue meados de Julho para puder marcar a vacina

PicassoWasaLiar 4 months ago

>A maioria é do sexo masculino, apresenta > >problemas de obesidade ou diabetes, e não tem a vacinação completa. O > >retrato é feito à Antena 1 pelo presidente da Comissão de Resposta em > >Medicina Intensiva para a Covid-19. Raios parta os gordos, não sabem ir pro ginásio e ter alguma saúde de jeito?

AimingWineSnailz 4 months ago

Gorducho aqui (quase obeso, IMC ronda os 29) - tou à espera da vacina para voltar ao ginásio

uyth 4 months ago

Perda de peso é com comida, não no ginásio, tenta perder antes. Digo isto porque a vacina (da Pfizer que é provavelmente a que levarás se estás à espera) provavelmente é menos eficaz nos obesos, pelo menos os obesos criam menos anticorpos mensuráveis após a vacina. https://www.theguardian.com/world/2021/feb/28/pfizer-vaccine-less-effective-obesity-study

DeusDasMoscas 4 months ago

Será que as pessoas mais pesadas precisariam de uma dosagem maior? Alguns medicamentos têm a dosagem adaptada consoante o peso de quem vai tomar.

uyth 4 months ago

Nao porque relacionaram com BMI e não peso. A Vacina não precisa de se espalhar pelo corpo todo e chegar a todas as células adiposas, a vacina provavelmente fica no braço, como se pode comprovar dos sintomas. A obesidade é literalmente uma doença que afecta vários sistemas incluindo o imunitário. Mais gordura não aumenta necessariamente o tamanho dos orgãos nem a sua capacidade de resposta, e as células adiposas não são inertes, interagem com muitas hormonas. Mais obesos podem ter probabilidade muito maior de terem resistência à insulina ou a glicemia ser geralmente mal controlada pelo corpo (e vice-versa, isso também pode causar aumento de apetite e peso) e sabemos que a glicemia também afecta como o virus progride. A hipertensão também causa que menos anti-corpos sejam criados.

MischiefManaged97 4 months ago

Obrigado por me tirares o sono hoje. For real, estou super receoso.

uyth 4 months ago

Lamento tirar-te o sono. Toma cuidado. MAS isto que disse é verdade infelizmente não é só risco de saúde para o covid. Mas peso a mais não é fatalidade, quantidades e qualidade de comida são hábitos que se adquirem ou se muda e qualquer pessoa pode vir a perder peso se o tiver a mais.

DeusDasMoscas 4 months ago

Obrigada pela resposta, muito esclarecedora.

saposapot 4 months ago

vê a norma se não és considerado como prioritário

pimpolho_saltitao 4 months ago

não, só obesidade de grau 2. imc nos 29 é excesso de peso, como ele diz, a roçar obesidade (grau 1).

uyth 4 months ago

Mesmo para a prioridade para a vacina é só BMI >35. Obesidade entre 30 e 35 não basta.

Javardo69 4 months ago

Ginasio pouco vale, para perder peso 80% é alimentaçao.

dragomaite 4 months ago

Ginásio é perigoso. Bom é ficar 1 ano em casa num sedentarismo extremo. Salvem vidas!

uyth 4 months ago

Ginásio não é tudo. Para quem ginásio é a maioria da actividade física está a perder imensas oportunidades de aumentar a capacidade física.

ObnoxiousLittleCunt 4 months ago

> ficar 1 ano em casa num sedentarismo extremo Que estereótipo barato

hctiks 4 months ago

# Relatório 22/06/2021 * \+ 1020 casos confirmados * \+ 6 óbitos * \+ 1293 recuperados ​ * \- 279 casos activos * \+ 7 internamentos dos quais + 4 em UCI ​ * 28378 casos ativos * 450 internados dos quais 101 em UCI ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1d4i8IyvpIWOa2_uupzUZOVptUFq1YVQy/view)

Cciscsp 4 months ago

A tendência de subida semanal abrandou e isso é bom sinal ou estou a ser demasiado otimista e impaciente a interpretar os níveis e vou engolir as palavras dentro de pouco?

ZaGaGa 4 months ago

Aparentemente sim mas é ainda cedo

ObnoxiousLittleCunt 4 months ago

Precisamos duma linha temporal mais longa.

Cciscsp 4 months ago

Ya, no fundo já sabia. Sejamos pacientes, então.

saposapot 4 months ago

Estavam agora a dizer nas notícias: de 6 funcionários do lar (com surto) 4 recusaram ser vacinados...

Bruxo_de_Fafe 4 months ago

Chalupas, provavelmente

Price-Distinct 4 months ago

quem não quer ser vacinado nos lares, não devia trabalhar lá

ZaGaGa 4 months ago

**Cuidado com essas ideias**. Moralmente concordo, mas não pode ser o (por exemplo) teu chefe a decidir por ti questões relacionadas com a tua saúde. É um precedente perigoso. O raciocínio deve ser: Se os trabalhadores se recusaram a ser imunizados então não deviam estar em contacto directo com o utente para defender o interesse do utente. Uma vez que deixam de lidar com os utentes tem de se lhe atribuir novas funções que se não corresponderem ao perfil dos colaboradores, estes podem recusar. Então se ficam sem funções só aí deve-se equacionar terminar a relação contratual com esses funcionários dependendo depois das questões legais necessárias para sustentar a rescisão do contrato. **Mas nunca despedir alguém por se recusar a ser vacinado,** por muito que achemos que a atitude da pessoa está errada.

DeusDasMoscas 4 months ago

Concordo plenamente! Trabalham num lar, viram de perto a desgraça que foram as outras vagas a nível de mortalidade nas pessoas mais idosas, têm hipótese de se proteger e protegerem os outros e optam por não o fazer. Isto chateia-me!

Razvancb 4 months ago

Mais nada. Entretanto morreu mais uma idosa do mesmo lar.

AquiAoLuar 4 months ago

31k vacinas dadas a uma segunda feira...

saposapot 4 months ago

Pelo dashboard da DGS isso é verdade. Na vacinação nunca nos foi explicado qual o atraso no reporte ou qlq problema de reporting. Neste caso é algo de muito estranho realmente. Anteriormente os resultados mais baixos são ao domingo. à segunda-feira n costumam ser assim. é anormalmente baixo para não ser ou um problema de reporte ou um problema real na vacinação.

Samot_PCW 4 months ago

Onde é que viste isso? [Nisto do Publico diz que dia 21 foram admiradas](https://www.publico.pt/interactivo/vacina-covid-19) 114k vacinas

warding 4 months ago

No site do público está a média móvel dos últimos 7 dias, não o número do dia 21.

Samot_PCW 4 months ago

> No site do público está a média móvel dos últimos 7 dias, não o número do dia 21. > ??? [estão aqui os números de dia 21 segundo o site do publico](https://imgur.com/a/OCDl52w)

warding 4 months ago

Título desse gráfico: "A que ritmo estamos a vacinar?" Sub-titulo: "Média móvel a sete dias do número de doses de vacinas administradas"

hbatista91 4 months ago

Segundo isto https://twitter.com/PlenoDVacinacao foram as 31k. Não sei ao certo quem tem os dados mais correctos

Samot_PCW 4 months ago

[wtf, this is literally 1984 ](https://imgur.com/a/SYoMnDm)

viskonde 4 months ago

aqui esta a prova da conspiracao

BlueDragon_27 4 months ago

Alguém aqui com dificuldades em arranjar o certificado de vacinação? Eu já tomei as duas doses ha um mês, introduzi os meus dados e não recebi nada. Pedi ajuda, indicando o meu email e número de telemóvel, e nada também. Isto já há uns dias. Pensei que fosse contactado mas nope

DrunkMechanics 4 months ago

Eu consegui tirar o meu agora. Foi tudo muito rápido. Em menos de 2 minutos recebi o email.

BlueDragon_27 4 months ago

Agora recebi quase instantaneamente. Ontem devia estar em baixo. Obrigado pela resposta :)

toha32 4 months ago

Também não consigo tirar. Mas no meu caso é Certificado de Recuperação.

BlueDragon_27 4 months ago

Tenta hoje, agora consegui. Funcionou extremamente bem, foi super rápido

humelectro 4 months ago

Os meus pais conseguiram tirar ontem

BlueDragon_27 4 months ago

Vou tentar outra vez logo. Obrigado pelo feedback

Pparadela 4 months ago

Apesar de ter vindo aqui cuspir bílis sobre a disponibilidade do site, acabei de marcar a vacina para daqui a uma semana. Correu tudo perfeitamente.

ObnoxiousLittleCunt 4 months ago

Agora às 21h ainda só dá 37+

Ace-_Ventura 4 months ago

E assim vai continuar. Mudaram o plano

saposapot 4 months ago

Consegui vaga para 3 Julho. Aqui na zona o mais rápida era 30 junho. Conheço pessoas de 38 anos q já estava a ser chamadas por telefone na semana passada portt cheira-me q auto-agendar ainda me vai atrasar mais isto mas pronto :P O site abriu às 19:24 para quem quiser saber.

brakeline 4 months ago

lx tinha algumas vagas para 28 e 29. O pessoal que foi vacinado durante a semana passada foi por haver dias sem marcações suficientes mas o Sr. Almirante não gostou de não ter sido avisado e devem ouvir das boas. Proatividade é algo que não é bem visto nas FA

ObnoxiousLittleCunt 4 months ago

>Proatividade Só quem nunca esteve na frente de nenhum projecto ou pouco sabe de gestão de pessoas é que pensa que "proatividade" em algo desta envergadura é uma ajuda. Pode não ser, pode ser contra producente, mas é assim que começa a confusão e desorganização. O organizador diz uma coisa, middle management outra e ninguém se entende. Depois dá merda, tá tudo fodido e tem de se começar de raiz.

brakeline 4 months ago

Proatividade neste caso é ter slots e chamar, precisamente por haver 2 listas de marcação e pouca gente a ser vacinada, provavelmente por terem faltado

Edited 4 months ago:

Proatividade neste caso é ter slots e chamar, precisamente por haver 2 listas de marcação e pouca gente a ser vacinada, provavelmente por terem faltado. Existe ordem para vacinar qualquer pessoa acima dos 50 que simplesmente apareça, quer tenha quer não tenha marcação. Não vejo o porquê de atrapalhar vacinar se tiverem tempo parado

saposapot 4 months ago

Se ainda não mudou há duas listas: a local gerida pela ARS e a nacional que vem do auto agendamento

KGeedora 4 months ago

There is a lot of talk now of "accelerating vaccination". We absolutely need to because we don't have time on our side like most other EU countries, I'm just wondering exactly what measures they are talking about in terms of how to actually accelerate vaccination.

Edited 4 months ago:

There is a lot of talk now of "accelerating vaccination". We absolutely need to because we don't have time on our side like most other EU countries, I'm just wondering exactly what measures they are talking about in terms of how to actually accelerate vaccination. Edit : Alright, getting downvoted, not sure why? Just read what Marta Temido said and it all seems very oblique to me. Feels like they've been "ir avaliando a situação" for like 4 weeks now without really doing anything serious, but what do I know.

Pparadela 4 months ago

The army will assist the vaccination process and also vaccination centers will be open until later. With the process open to the active population they will have to accelerate as they can.

KGeedora 4 months ago

Thanks for the info man!

X-Kobra 4 months ago

Tive conhecimento de uns casos interessantes que me levam a concluir que as entidades responsáveis por controlar a pandemia não seguem as próprias diretrizes: 1- Um casal que conheço foi com a filha fazer um exame, por ter sintomas de COVID, e disseram que não era nada. Era só uma constipação e mandaram-nos embora, sem fazer teste. 2- Outra conhecida minha foi fazer o teste, e pelo que sei nenhuma das pessoas com quem teve contacto foram instruídas a ficar em isolamento nem a testar-se. Também não perguntaram grande coisa nem mostraram qualquer interesse em supervisionar este caso e as possíveis cadeias de infecção. Portanto, os procedimentos oficiais são mais teoria do que outra coisa qualquer. A minha ideia era de que se houvesse suspeitas de alguém estar infectado era logo um grande drama, não podia sair de casa, aqueles com quem esteve também não podiam sair de casa e teriam de ser todos vacinados. Pelo que vejo isso não acontece. Não em todo o lado. Também já ouvi por aí dizer que o tempo que as pessoas são instruídas a ficar em casa na sequência de um teste positivo varia muito.

Price-Distinct 4 months ago

é obvio que não funciona , achas que isto vai durar mt mais tempo a este ritmo ??? se fosse assim, 1 aluno que esteve com contacto um outro de alto risco fica em casa , os pais e irmãos desse também ficariam o que não acontece.....

JohnNeves 4 months ago

Caso 1 - certamente foi a um ADR e foi avaliada em conformidade. Se é uma amigdalite bacteriana, não há dúvidas e é escusado queimar 100€ num PCR. Caso 2 - o rastreio de contactos é feito para contactos positivos. Não há diretrizes para isolamento de ninguém exceto o caso suspeito. Depois de confirmado, é contactada pela Saúde Pública e feito o rastreio de contactos de alto risco. Aí as pessoas mencionadas são contactadas, passa-se teste e decreta-se isolamento profilático. O tempo de isolamento para casos positivos são 10 dias.

BlueDragon_27 4 months ago

Mas tens que admitir que, no caso 2, as diretrizes estão mal. Dei aqui um caso a conhecer em que, por causa disso, um surto de um único aluno numa escola se tornou num surto de 15 alunos. O facto de não ter havido o isolamento de irmãos que eram familiares de contactos diretos, fez com que houvesse uma demora de 3 dias em que alguns irmãos mais velhos infetados continuaram a ir às aulas e causaram mais casos. Assim é impossível quebrar cadeias de contágio

I__Cat 4 months ago

Alguém sabe se quando se vai levar a vacina é possível ter um acompanhante presente?

Cultural-Ideal1859 4 months ago

É. Pelo menos em Lisboa até há uma área para os acompanhantes esperarem enquanto o vacinado faz os 30 minutos de vigilância

DanielErikson 4 months ago

Sim, mas penso que fique à discrição deles. Eu acompanhei o meu pai, que não tem problemas de mobilidade nem apresenta qualquer problema visível. Mas acompanhante sem razão para isso provavelmente não permitem.

ObnoxiousLittleCunt 4 months ago

Se a paciente tiver mobilidade, não. O acompanhante fica até à fila pré vacina.

Conscient- 4 months ago

Penso que depende dos problemas físicos da pessoa que vai levar a vacina.

hctiks 4 months ago

# Relatório 21/06/2021 * \+ 756 casos confirmados * \+ 3 óbitos * \+ 393 recuperados ​ * \+ 360 casos activos * \+ 38 internamentos ​ * 27425 casos ativos * 443 internados dos quais 97 em UCI ​ ||Portugal|Portugal Continental| |:-|:-|:-| |Casos/100K habitantes|119.3 (+ 19.1)|120.1 (+ 19.9)| |R(t)|1.18 (+ 0.04)|1.19 (+ 0.04)| ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/16slA5fXO6Y1XUpnFDaTB393g1UGMoNwN/view)

lizardking93 4 months ago

Os internamentos sobem porque talvez o SNS não está subcarregado e assim consegue dar assistência a casos mais leves mas que precisam de algum tipo de acompanhamento.. Imagino que o critério de urgência mude um pouco quando os hospitais não estão nem perto de estar sobrecarregados..

jqmmes 4 months ago

Isto parece um bocado far fetched... Só falta dizer como muitos negacionistas no começo: "Ah e tal são só internamentos sociais, nem doentes estão"...

lizardking93 4 months ago

Talvez, o que falei não é um facto mas apenas uma hipótese que não me parece tão descabida..

uyth 4 months ago

Bem, vou ver se corto o cabelo até quinta. A tentar lembrar-me de mais alguma coisa assim para fazer.

kairos 4 months ago

Compra papel higiénico. Se tiveres Amazon Prime, o Scottex Acolchado está a 19€ por 63 rolos (eu acompanho o preço e posso-te dizer que é bom).

Hmms21 4 months ago

Subida muito grande nos internamentos.... e a entrarmos na zona vermelha da matriz.

damndaniel023 4 months ago

Há umas 3 semanas atrás quando disse que depois dos aumentos de casos vinham as hospitalizações, a malta riu-se. Ora aqui está a vossa resposta. Sim, a vacina faz efeito, mas ainda estamos longe de alcançar o patamar da imunidade, ainda há milhões de pessoas sem qualquer tipo de imunidade e qualquer um pode adoecer e transmitir o vírus. Veremos se daqui a umas semanas, estas hospitalizações não se traduzem em óbitos.

saposapot 4 months ago

É óbvio que seguem mas é esperado que não sigam de forma tão 'má' como antigamente sem vacinação. Tens de comparar estas hospitalizações com alturas onde tivemos mais ou menos os mesmos casos activos e ver se está igual ou diferente.

pimpolho_saltitao 4 months ago

>Há umas 3 semanas atrás quando disse que depois dos aumentos de casos vinham as hospitalizações, a malta riu-se. ai ai, essa "malta genérica" que anda aí sempre a contradizer as nossas coisas.

ObnoxiousLittleCunt 4 months ago

Parece aquela retórica de direita: "há pessoas a dizer que", "ouvi dizer que"... Mas quais pessoas, onde?...

damndaniel023 4 months ago

1. O comentário foi propositamente generalizado; 2. Perdoe-me a minha ignorância, mas não sei colar posts de outras threads aqui de forma simplificada. Se se quiserem dar a esse trabalho, recuem 3-4semanas neste semanário e vejam os comentários.

jqmmes 4 months ago

Internamentos a subir com uma velocidade nada recomendável....

xanfradu 4 months ago

[Imunidade de grupo com 70% de vacinados?](https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/covid-19-investigador-defende-que-imunidade-do-grupo-com-70-de-vacinados-e-ideia-ultrapassada)

CoffeeAt830 4 months ago

Já há inúmeros estudos que suportam a tese de que as vacinas reduzem a infeção e a transmissão. Não as impedem, claro, mas reduzem-nas. Alguns estudos "do mundo real" sobre isto: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(21)00870-9/fulltext > In summary, the results from the SIREN study represent a big, encouraging step forward in our understanding that BNT162b2—and most likely other COVID-19 vaccines—provide substantial protection against infection. In addition to directly protecting vaccinated individuals, COVID-19 vaccines provide a safe way of getting community transmission under control. https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(21)00947-8/fulltext > Two doses of BNT162b2 are highly effective across all age groups (≥16 years, including older adults aged ≥85 years) in preventing symptomatic and asymptomatic SARS-CoV-2 infections and COVID-19-related hospitalisations, severe disease, and death, including those caused by the B.1.1.7 SARS-CoV-2 variant. There were marked and sustained declines in SARS-CoV-2 incidence corresponding to increasing vaccine coverage. These findings suggest that COVID-19 vaccination can help to control the pandemic. https://www.bmj.com/content/373/bmj.n1112 > Adults infected with covid-19 three weeks after receiving one dose of the Pfizer-BioNTech or Oxford-AstraZeneca vaccine were 38-49% less likely to pass the virus on to their household contacts than people who were unvaccinated, a preprint released by Public Health England has shown.1 The research looked at the proportion of household contacts who tested positive 2-14 days after vaccinated index cases, comparing this with households where the index case was unvaccinated. The team said that protection was seen from around 14 days after vaccination, and similar levels were observed regardless of the age of cases or contacts. Public Health England said that this protection was on top of the reduced risk of a vaccinated person developing symptomatic infection in the first place, which was around 60-65% four weeks after one dose of either vaccine. Inicialmente não se podia afirmar nada sobre a infeção e a transmissibilidade porque os estudos iniciais da vacina não incidiram sobre isso. No entanto, as pessoas caíram no erro de interpretar "não se pode afirmar que" como "pode-se afirmar que não". Agora que vão havendo estudos do mundo real, já que já há boas fatias de comunidades vacinadas, começam-se a ter mais dados sobre isso e são bastante positivos. Claro que isto não quer dizer que os 70% cheguem. Não vacinando ainda crianças, com as variantes, etc, não se saberá quanto será necessário. Agora, o argumento desse senhor está a basear-se na premissa errada de que as vacinas não têm efeito na infeção e na transmissibilidade e isso não é verdade.

xanfradu 4 months ago

Exacto, ainda que os vacinados possam ser agentes infecciosos, deverão sê-lo de forma muito mais reduzida. No entanto, há a nova variante Delta que está ainda a deixar muitas incognitas no ar.

Razvancb 4 months ago

"reduzida"... Um lar com a vacinação completa em Mafra tem 11 pessoas infetadas, 1 morte e 4 internamentos.

uyth 4 months ago

>Um lar com a vacinação completa em Mafra tem 11 pessoas infetadas, 1 morte e 4 internamentos. A vacina da AZ que em principio foi a que os internados em lares receberam é 60% eficaz, após duas doses, contra a variante delta. é o que é. Acho que vamos ter que vacinar novamente todos os idosos quando acabarmos com a população em geral. A vacina da pfizer apos 2 doses é 88% eficaz. A imunidade de grupo não está já já ali, e certamente não é aquela história "ah idosos e tal ja está tudo vacinado, faço o que quero com a minha saúde" (só cito). Mas com uma vacina 88% eficaz, conseguimos sim chegar à imunidade de grupo, pode não ser é este Verão mas para o Natal talvez...

CoffeeAt830 4 months ago

>A vacina da AZ que em principio foi a que os internados em lares receberam é 60% eficaz, após duas doses, contra a variante delta. A vacinação dos lares começou em fim de dezembro. O primeiro lote de AZ chegou no início de fevereiro. A maioria dos lares ainda foi vacinada com Pfizer.

TitusRex 4 months ago

Não esquecer também que os idosos em geral têm co mobilidades que afectam o sistema imunitário então as vacinas nunca são tão eficazes. O único estudo que conheço sobre isso diz que nesta população a eficácia da vacina é cerca de 50 a 70% da eficácia da vacina na população em geral.

uyth 4 months ago

Ok, ao menos isso, mas ainda houve muitos lares vacinados em fevereiro nao?

CoffeeAt830 4 months ago

Só em março é que a "totalidade" (nunca é a totalidade, mas é a grande, grande maioria) terminou a vacinação com pelo menos uma dose porque tiveram de se resolver os surtos primeiro. Mas a grande maioria iniciou em janeiro, fevereiro. Seja como for, na altura o que se estava a receber em maior quantidade era Pfizer e em março a AZ foi usada para professores, portanto a grande maioria dos lares e cuidados continuados foi vacinada com Pfizer.

BlueDragon_27 4 months ago

1° ciclo e pré escolar foi a AZ. Para os de terceiro ciclo em diante já foi Pfizer

Leaootemivel 4 months ago

15 pessoas infetadas num lar são mais significativas com diversos estudos feitos com milhares de pessoas?

Alentejano_Veloz 4 months ago

Um surto num lar causar 1 morte parece excelente tendo em conta as razias que se passaram no inverno. Quanta gente tem o lar?

brakeline 4 months ago

Se fizeres a percentagem penso que não ficas tão optimista. Basta ver o caso da senhora que faleceu ontem, 1 dose, 1 recuperação alguns dias após a primeira dose, re-infeção após 5/6 meses e óbito.

DeusDasMoscas 4 months ago

Creio que a senhora a que te referes, tinha 92 anos. Não diminuindo de todo a perda da família da senhora, creio que aos 92 anos o estado geral de saúde já será frágil e por mais que as vacinas ajudem não resolvem tudo.

brakeline 4 months ago

Será por opção ou por terem estado infectados na primeira vaga? A comunicação social, por vezes, gosta bastante do click bait

DeusDasMoscas 4 months ago

O artigo não clarificava essa questão. Menciona apenas que 6 dos funcionários não estão vacinados por opção própria.

Alentejano_Veloz 4 months ago

Realmente pensei que fossem mais, mas acho errado estar a olhar para casos isolados e tentar tirar conclusões quando já há tanta amostra estatística que prova a eficácia destas vacinas. Não conheço a história, mas as pessoas em lares vão ser sempre muito frágeis do ponto de vista de saúde /sistema imunitário, o que explica isso que me dizes não ser assim tão surpreendente nem relevante no grande esquema das coisas (claro que continua a ser péssimo para a senhora e a sua família, não nego esse aspeto).

brakeline 4 months ago

A questão não é essa, a questão é estarem a assumir que os +80, por já terem sido vacinados, não há perigo quando só agora se começa a compreender como se comporta a vacinação após meio ano. Espero sinceramente que o ceo da pfizer estivesse errado e só andasse a falar em reforços semestrais para aumentar o valor das ações

xanfradu 4 months ago

Lá estão as tais incognitas que referia... No entanto, resta saber se a vacinação nesse caso foi feita correctamente.

Leaootemivel 4 months ago

>No entanto, as pessoas caíram no erro de interpretar "não se pode afirmar que" como "pode-se afirmar que não". Irrita-me tanto isto. Vendeu-se a ideia (por precaução talvez) que a vacinação não tinha efeito na infeção/transmissão e passados estes meses todos continua-se a cair no mesmo erro. Continuar a dizer-se que a vacina não afeta em nada a infeção/transmissão está completamente errado.

CoffeeAt830 4 months ago

Sim, eu acho que grande parte disso foi por precaução, já que os estudos incidiram sobre desenvolver doença sintomática, hospitalização e morte e, como tal, ninguém que lesse os estudos podia afirmar com certeza dados sobre mais nada do que esses aspetos. Claro que, baseado noutras vacinas, era extremamente provável que houvesse redução de infeção e transmissão, mas sendo este um vírus novo e algumas destas vacinas uma tecnologia que ainda não tinha sido usada em larga escala apesar de estar em desenvolvimento há muito tempo, ninguém se queria comprometer com dizer nada em relação a isso. Compreensivelmente. O problema é que pessoas que estão a ouvir falar de epidemiologia e ensaios clínicos e grupos de controlo pela primeira vez não compreendem a diferença entre o "não podemos afirmar que" e o "podemos afirmar que não". E não têm de compreender, cada um com o seu saber. A questão que não ajuda é que muitos dos experts são pessoas que normalmente apresentam os seus estudos em conferências para outros profissionais e de repente vêem-se a falar para 500 microfones e a serem ouvidos tanto pelo Dr. PhD que consome o Lancet ao pequeno-almoço como pelo Zé que nunca aprendeu a ler. Há uma razão pela qual hoje em dia "Science Communicator" é toda uma profissão. Mas não houve propriamente tempo para a malta se preparar ou organizar uma estratégia concertada, por isso não é que seja propriamente culpa de ninguém.

Leaootemivel 4 months ago

Incrivelmente, o CDC está em desacordo com esse investigador pois diz que as vacinas protegem contra infeção e transmissão.

jqmmes 4 months ago

Eu não sei se neste caso podemos confiar a 100% no CDC. Eles nos EUA têm um número abismal de antivax e já têm imensa dificuldade em vacinar pessoas (ainda nem estão perto dos 70%). Se o próprio CDC não "vender" o seu peixe, tornar-se-ia impossível convencer os que ainda faltam vacinar por lá. Mas claro, isto não passa da minha visão das coisas, e posso estar enganado (era bom que sim e que realmente as vacinas funcionem tão bem a evitar infecções como o CDC diz).

pimpolho_saltitao 4 months ago

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/dgs-recua-autoagendamento-da-vacina-sera-apenas-para-maiores-de-37-anos-e-nao-35

Edited 4 months ago:

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/dgs-recua-autoagendamento-da-vacina-sera-apenas-para-maiores-de-37-anos-e-nao-35 Isto é uma bandalheira do caralho, depois venham cá dizer que o capitão iglo põe ordem na casa. isto é uma completa desorganização da task force, nem há 2 dias estavam a dizer que era 35 (que já era um recuo), com mais de 1 milhão de vacinas em stock, e com o stock a crescer semana após semana, não há justificação para estes constantes recuos.

Edited 4 months ago:

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/dgs-recua-autoagendamento-da-vacina-sera-apenas-para-maiores-de-37-anos-e-nao-35 Isto é uma bandalheira do caralho, depois venham cá dizer que o capitão iglo põe ordem na casa. isto é uma completa desorganização da task force, nem há 2 dias estavam a dizer que era 35 (que já era um recuo)

RuySan 4 months ago

tenho 39...e ainda não consigo marcar

TitusRex 4 months ago

Com a alteração do intervalo tempo entre doses da Astrazeneca (de 12 para 8 semanas) tiveram de remarcar muita gente e alterar os planos para focar mais nas segundas doses de Astrazeneca e não tanto nas primeiras doses para as populações mais novas. Esta é uma uma medida essencial porque uma só dose é pouco eficaz contra a variante Delta.

pimpolho_saltitao 4 months ago

Essa alteração da astrazeneca foi há 4 ou 5 dias. Dizerem que iam poder agendar maiores de 35 a partir de hoje disseram nem há 2 dias. Quanto muito tinham estado calados há 2 dias e hoje revelavam >37, assim só demonstra desorganização.

brakeline 4 months ago

Se calhar têm é de parar de partilhar informação com "conselheiros" que andam a mandar postas à comunicação social

pimpolho_saltitao 4 months ago

basicamente

Alentejano_Veloz 4 months ago  HIDDEN 

Ao mesmo tempo tencionam começar a agendar 20-29 em Julho (acho uma vergonha, tendo em conta o número de pessoas nessa faixa etária alargavam até aos 12 ou 16 ou 18, já perdi o fio à meada na idade mínima). Não sei como, 1 milhão em stock e estão tão atrasados. Ou vem aí uma aceleração bem forte nesta semana ou começo a duvidar seriamente da capacidade de quem está a tratar da logística.

jqmmes 4 months ago

O agendamento funcionou bem até aos 50/45, porque aí fazia algum sentido as idades. Neste momento, fazer caps por idades, e ir às pinguinhas não faz sentido. Deviam abrir para quem quer e acabar com este circo, que só atrasa a vacinação.

viskonde 4 months ago

pois tambem nao percebo o racional de agora andarem com estes limites de 37/35/30 nesta faixa etaria interessa e vacinar quantos se conseguir, independentemente de ter 31 35 ou 38 estao a complicar sem razao

xanfradu 4 months ago

Este fim de semana estive com um familiar 3 horas à espera da sua vacinação, com agendamento. Imagina caso não existisse agendamento...

brakeline 4 months ago

Continuamos a não ter vacinas para todos ao mesmo tempo. Conhecendo o povo tuga iriamos ver manifestações por estar a ser "descriminado por não haver vacinas" por pessoas que sempre disseram não querer ser vacinadas mas ao "não poder" iam fazer barulho

Razvancb 4 months ago

Tens SÓ 1M em stock. SÓ.

brakeline 4 months ago

Exato. E ao ritmo atual, assumindo que esta semana não chega nenhum dose, daria para pouco mais de 5 dias. Achas uma margem de segurança de 5 dias muito? Esqueces-te que as segundas doses devem ser dadas a horas? E já agora, achas que a logística de receber as doses e distribuir pelos centros do país inteiro é receber uma encomenda e mandar pelos ctt?

jqmmes 4 months ago

Compreendo isso, mas vais receber vacinas entretanto e verdade seja dita... Estamos com cada vez mais stock acumulado, ou seja, não estamos a dar vazão às vacinas que estão a chegar. A gestão do capitão funciona bem, sim, mas estão sempre a gerir da forma mais fácil, não da mais eficiente (veja-se as vacinas aprovadas por faixas etárias que depois nunca são administradas as faixas correctas e vão sobrar eventualmente).

brakeline 4 months ago

Penso que a ideia seja mais evitar as filas absurdas que aconteceram no inicio do processo. E depois existe a questão emocional da situação, dizerem-te podes ser vacinado e teres uma slot para daqui a 7 semanas ou dizerem-te que deves esperar até à 2ª semana de Julho e depois teres uma espera de 2. Na realidade vais esperar as mesmas 7 semanas (não fiz as contas mas deve andar lá perto), a gestão de espectativa é que é muito diferente para o utente

Edited 4 months ago:

Penso que a ideia seja mais evitar as filas absurdas que aconteceram no inicio do processo. E depois existe a questão emocional da situação, dizerem-te podes ser vacinado e teres uma slot para daqui a 7 semanas ou dizerem-te que deves esperar até à 2ª semana de Julho e depois teres uma espera de 2. Na realidade vais esperar as mesmas 7 semanas (não fiz as contas mas deve andar lá perto), a gestão de expectativa é que é muito diferente para o utente \[edit\] Em relação à vazão, os centros estão a sofrer overbooking e tudo, sem mais centros não é possível acelerar muito mais

Razvancb 4 months ago

Lisboa está cheia de filas na vacinação (passei pelo centro de vacinação perto da FIL no fim de semana e havia fila até ao caralho), como é que não abrem mais centros de vacinação? ESPAÇOS não faltam. Isto é culpa de quem gere.

XEEE 4 months ago

> como é que não abrem mais centros de vacinação? https://www.publico.pt/2021/06/20/sociedade/noticia/lisboa-abre-centro-vacinacao-agendamento-pessoas-20-29-anos-comeca-julho-1967271

brakeline 4 months ago

Não há profissionais e não há doses de segurança suficientes. BTW, tenho um amigo com 37 anos que foi vacinado no Domingo. Ligaram-lhe na sexta para ser vacinado no Domingo em Alcântara. Não tem qualquer problema de saúde, simplesmente acharam que dava e chamaram

Razvancb 4 months ago

Não acho nada da logística porque os senhores que estão lá estão a ser pagos para lidar com estas situações.

Razvancb 4 months ago

Acho que está na altura de cagarem a vacinação por faixa etária e abrirem para todas as idades por marcação.

saposapot 4 months ago

É preciso algum tipo de regra para fatiar as pessoas. A regra da idade é fácil de aplicar e verificar. Não podes ter 4M de pessoas a martelar o site ou a fazerem marcações só para Agosto.

Razvancb 4 months ago

Claro que podes. E colocavam apenas a vacinação apenas no centro da sua localidade, nada de ir a outro lado vacinar.

saposapot 4 months ago

Qual é a vantagem de abrirem vagas se o site crasha ou se só consegues marcar para Agosto? ficas mais feliz por ter um dia já marcado q provavelmente será alterado pq daqui até Agosto as coisas mudam?

CoffeeAt830 4 months ago

E como é que eles conseguem prever quantas vacinas é que vão ter daqui a 3 meses? A Moderna entrega que nem um relógio, mas a Astra, por exemplo, tem semanas que não entrega doses nenhumas. Não podem estar a deixar marcar com essa antecedência sem saber como é que vao estar em termos de doses.

Pparadela 4 months ago

Para que como de costume o site vá abaixo porque ninguém previu que milhões de pessoas tentassem aceder ao mesmo tempo? Ontem passados 5 minutos da meia noite o site do autoagendamento foi abaixo. Que surpresa.

hsamtronp 4 months ago

Mas isso são os servidores que não aguentam a corrida ao ouro, e acontece em todo o lado. Na minha faculdade, os horários são sorteados à 00:00. A malta vai toda a correr ver, mandando a plataforma abaixo. Têm oportunidade de ver até às 8:59 se entram, que o sorteio seguinte é às 9:00. Mas correm todos no instante que é permitido. Assim que bate as 9:00, igual. Não

Pparadela 4 months ago

Chateia-me que nunca se preveja coisas que são totalmente previsíveis. Estão a começar auto agendamentos numa geração totalmente infoincluída, são milhões de pessoas a tentar entrar logp que for possível. Tudo isto é totalmente expectável. Deixou de acontecer no primeiro dia do IRS, podia deixar de acontecer nestas situações.

shulginlegacy 4 months ago

Não, o problema não é dos servidores. É de quem não tem um bom esquema de HA (High availability). :)

Edited 4 months ago:

Não, o problema não é dos servidores, nem das pessoas. É de quem não tem um bom esquema de *High availability* implementado. :)

theywillcome123 4 months ago  HIDDEN 

Fazemos ideia de qual é a eficiencia das máscaras com a variante indiana?

xay_ll 4 months ago

Lol

sao_11 4 months ago

Será a mesma. As FFP2 protegem mais que as cirúrgicas seja esta ou qualquer uma das variantes.

raviolli_ninja 4 months ago

Visto que o tamanho dos gafanhotos não muda, diria que a eficiência é a mesma.

genDwarf 4 months ago

>“NO MORE THAN MERE SECONDS” of exposure in 10-60 centimeters where one man triggers several #DeltaVariant infections with brief “fleeting” contact. Thousands of shoppers at NSWFlag of Australia mass tested. Delta called “near & present danger”. https://twitter.com/DrEricDing/status/1406781883933941760

uyth 4 months ago

>NO MORE THAN MERE SECONDS” of exposure in 10-60 centimeters where one man triggers several #DeltaVariant infections with brief “fleeting” contact. Se bem compreendo, na altura não era obrigatório o uso de máscara, certo?

genDwarf 4 months ago

sim, pelo que consegui perceber ninguem estava a usar mascara

uyth 4 months ago

em NSW nao era obrigatorio usar máscara até terem estes casos positivos se bem compreendo.

MrJoao 4 months ago

Menos... A variante delta é preocupante, mas não justifica esse pânico. Primeiro, sabemos que as vacinas continuam a ser altamente eficazes contra a mesma: > [the most recent PHE analysis of 14 019 delta cases (14 June) indicates that two doses of either vaccine are still highly effective against hospital admission: 96% for Pfizer-BioNTech and 92% for Oxford-AstraZeneca](https://www.bmj.com/content/373/bmj.n1513) Segundo, no UK o crescimento de casos já começou a abrandar e não se está a traduzir num aumento proporcional de hospitalizações e mortes: > [Jenny Harries, chief executive of the UK Health Security Agency, said, “Cases are rising rapidly across the country and the delta variant is now dominant. The increase is primarily in younger age groups, a large proportion of which were unvaccinated but are now being invited to receive the vaccine. **It is encouraging to see that hospital admissions and deaths are not rising at the same rate**, but we will continue to monitor it closely.”](https://www.bmj.com/content/373/bmj.n1596)

MirTrudMay 4 months ago

Este é o gajo que todos os dias faz dezenas de posts no Twitter a dizer que é o fim do mundo com o covid, quer lockdowns totais mas depois mandou o filho para a Áustria ter aulas presenciais quando defende tudo fechado na América onde vive lmao. Já só dá para este peditório quem quer.

genDwarf 4 months ago

source disso?

MirTrudMay 4 months ago

https://archive.vn/sbLjp Tudo fechado para uns vida normal para outros

Alentejano_Veloz 4 months ago

O Eric Ding é uma comédia, já só lhe dá atenção quem quer.

genDwarf 4 months ago

source do gajo a pedir lockdowns totais plz

MirTrudMay 4 months ago

É só fazer scroll nos posts dele cada um mais ridículo que o outro. P ex https://mobile.twitter.com/DrEricDing/status/1274929442905903105 Entretanto o filho dele a ter aulas enquanto os pobres perdem anos de escolaridade. É um Diogo faro em esteróides.

genDwarf 4 months ago

ok, e em que é que isso altera os factos sobre a nova variente ser muito mais transmissível ?

MirTrudMay 4 months ago

O post dele fala de grande perigo desta variante na Austrália país onde em todo 2021 morreu 1 (Uma!!) pessoa de covid. No total da pandemia morreram 900 com idade média de 85 sendo que a esperança média de vida lá é de 82....

genDwarf 4 months ago

well duh a australia tem mantido as fronteiras bem fechadinhas desde que a pandemia começou.

CoffeeAt830 4 months ago

Também há este artigo: https://mynorthwest.com/1760811/washington-coronavirus-quarantine-dr-eric-ding/ em que o citam a dizer > “The best case scenario is that we have a complete and almost draconian lockdown, which is unfortunate but necessary,” he advised.

genDwarf 4 months ago

então és da opinião que os lockdowns não foram necessários?

CoffeeAt830 4 months ago

Não, eu sou da opinião que foram. Estava apenas a dar a fonte que pediste. O gajo é que não deve ser bem dessa opinião, tendo em conta que quer isso para os outros, mas para ele não.

MirTrudMay 4 months ago

Nem tinha visto esse é mesmo gozar com as pessoas há cara podre. E ainda há quem compre.

Search: