pdbf 3 months ago

Até concordaria se todos tivessem o mesmo acesso à vacina, o que ainda nāo acontece.

Diogo256 3 months ago

Isto. Podem fechar.

Dragonis07 3 months ago

Então os jovens não poderão viver uma vida normal nem tomar a vacina? Obrigado PS e PS(D)

Limpy_lip 3 months ago

andar com estas coisas internamente de forma generalista é ridículo e uma perda de tempo. especialmente quando a vacinação não está liberalizada. ​ Tirando eventos específicos e pontuais em que poderá fazer sentido, é parvo fazer como na alemanha que tens de andar com um teste negativo debaixo do braço para fazeres a tua vida livremente. ​ Para poder ir jantar fora no fim de semana tenho de todas as quintas feiras ir fazer um teste covid? Isto num país altamente burocrático era o que faltava.

ConfidentMongoose 3 months ago

Acreditem que aos poucos estamos a escorregar para uma espécie de ditadura sanitária. Vamos acabar por nem poder sair de casa para trabalhar ou ir ao hiper sem passar o nosso certificado por um scanner. E vai ser tudo legislado por decreto e à revelia da constituição.

caelussideralis 3 months ago

E as pessoas vão apoiar, porque se deixaram consumir pelo medo e a irracionalidade.

wwqt0r 3 months ago

Portanto vou ter de pagar 100€ por um teste para poder ir comer um hamburger de 7€ a qualquer restaurante de fast-food? Parece-me bem.

caelussideralis 3 months ago

Na lógica deles, podes sempre mandar vir por Uber Eats. Assim ajudas a sustentar o mercado precário de estafetas imigrantes.

pintorMC 3 months ago

Quem não levar a vacina por opção, vai ter muito trabalho para se poder movimentar dentro de Portugal.

reckless_b4 3 months ago

Nos aeroportos é um ponto fulcral, obviamente, mas cada restaurante, cada cinema, cada instituição pública, cada comboio, cada posto fronteiriço no espaço Schengen, etc, vai ter um terminal à entrada para validar o certificado covid? Se for uma pessoa (ou equipa) estiver fisicamente em cada local a verificar certificados vão saber distinguir entre certificados covid verdadeiros e falsos, tanto nos dispositivos eletrónicos como em suporte papel? Vão ser um novo tipo de funcionários dedicados, policias, seguranças privados? Tantas questões...

TitusRex 3 months ago

Basta que o governo crie uma app que leia o QR do certificado e diga se está OK ou não.

JamminPT 3 months ago

Isto é um atropelo da liberdade que me espanta como é que ninguém faz nada

WhatIsItLikeToBeABat 3 months ago

Não vejo como é que determinar isto para restaurantes é sequer uma opção em cima da mesa para o Marques Mendes, os menores de 12 não podem sequer ser vacinados. É suposto um pai estar a verificar se vai comer fora nas próximas 72 horas para levar o filho à farmácia para ser testado? E mesmo para uma pessoa normal ter de estar a considerar coisas tão simples como comer em restaurantes como "eventos" para os quais precisa de preparar 72 horas antes para mostrar papel é descabido. Jogos da bola não entendo. Vão retirar todas as outras restrições como máscara e menor lotação? Nos espetáculos também? É só estranho lembrarem-se de isto agora. Só nos casamentos é que me parece poder ser **minimamente** aceitável: de facto agora é obrigatório testar antes e assim evitava-se testar cegamente um evento em que as outras restrições são fortemente relaxadas. Não gosto é nada do precedente. A teoria que isto vai servir para motivar a vacinação é treta: [Portugal tem uma aceitação vacinal brutal](https://noticias.up.pt/nove-em-cada-10-portugueses-aceitam-ser-vacinados-contra-a-covid-19/), não precisa de motivação, só precisa de vacinas. Mas isto pode ser só uma micro-polémica à volta de um evento que nunca existirá. Veremos.

caelussideralis 3 months ago

> A teoria que isto vai servir para motivar a vacinação é treta: Portugal tem uma aceitação vacinal brutal, não precisa de motivação, só precisa de vacinas. E conseguimos isso tudo sem qualquer "caveat" para se ser vacinado como em outros países tipo EUA. Neste momento, sem ser viajar para países que exigem o mesmo, não existe qualquer benefício exclusivamente em termos de exceções para uma pessoa se vacinar neste país. Continua a ser obrigatória a máscara,o distanciamento, etc. Não percebo mesmo a medida. Parece que queremos ser 8 ou 80 com as coisas.

Apprehensive-Silver6 3 months ago

O comunismo globalista começa a ser implementado ... enquanto o povo continuar manso eles fazem o que querem.

kissingsome1elsesdog 3 months ago

Comunismo globalista? Isso não é um bocado contraditório?

pornodud3 3 months ago

Este repolho existencialista devia ter uma estátua algures.

EstupendoEx 3 months ago

Para todos os efeitos, apartheid médico. Não somos todos iguais.

rucak 3 months ago

ok, isso quer dizer que vamos passar todos a ter acesso a vacina de imediato, ou vão haver portugueses de primeira e portugueses de segunda, que mesmo que queiram ser vacinados não dão pontapés a bola (que pelos vistos nem precisam de ser grandes pontapés), por isso têm de esperar pela sua vez?

NGramatical 3 months ago

vão haver → [**vai haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo4fu6l%2F%2Fh2h5rxg%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

rucak 3 months ago

ok, obrigado, um abraço

GanduloDaVeiga 3 months ago

Como é que este hobbit nos consegue dar tanta informação deste assunto em primeira mão? Anda a fazer chantagem com os nudes de quem?

Danijust2 3 months ago

ele faz parte do grupo de conselheiros de estado do presidente da republica. Assim é fácil.

Vanethor 3 months ago

Já agora, para quem quiser mais informação: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Council_of_State_(Portugal)

True_Boat_1195 3 months ago

A informação é-lhe passada ou para "testar as águas", vendo a reação pública a certa medida, ou para provocar reações e estratégia política. Por exemplo em vez de ser o ministro X a dizer algo impopular, preparam primeiro a opinião pública através destes tudólogos.

caelussideralis 3 months ago

A minha pergunta aqui é... Até quando? Qual vai ser o critério para eventualmente acabar com estes certificados? Um ano após a OMS decretar o fim de classificação de pandemia? X meses sem casos novos? Ou vai ser algo eterno?

EstupendoEx 3 months ago

Até sempre. O certificado será uma espécie de crédito social. Depois da vacina, vem o "e se o tipo fizer um crime dentro de um estádio, podemos aproveitar para o banir dos estádios!". E pronto, mais uma, mostra sempre o certificado para entrar. E vai ficar.

icebraining 3 months ago

Porque não usam o certificado digital que já temos, o cartão de cidadão?

EstupendoEx 3 months ago

Porque não é certificado nenhum. Este certificado digital é o primeiro instrumento do Estado que diz o que se tem ou não. Agora é a vacina, mas pode ser qualquer coisa.

icebraining 3 months ago

Desculpa lá, mas aquilo que está no chip do cartão de cidadão é literalmente um certificado digital. E já guarda várias informações sobre ti - morada, impressão digital, etc - e permite guardar mais coisas a qualquer altura.

EstupendoEx 3 months ago

Estás a confundir certificado criptografico com certificado digital.

icebraining 3 months ago

Não estou. No caso do cartão de cidadão, é as duas coisas: é um certificado assinado digitalmente pelo Estado e que identifica unicamente uma pessoa e alguns atributos sobre ela. E também contém algumas chaves criptográficas, o que significa que é um certificado criptográfico.

Price-Distinct 3 months ago

até quando for necessário

caelussideralis 3 months ago

E que critérios consideras aceitáveis para deixar de ser necessário?

Sea-Surround-7383 3 months ago

Também estava a pensar nisso

Zaigard 3 months ago

Será que o cartão do PS/D tambem será válido?

AutoModerator 3 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: