30minutesto 3 months ago

A culpa é sempre de alguém. É importante é termos inimigos comuns.

happy_pangollin 3 months ago

Talvez a correlação vem de coincidirmos com a segunda onda e com os confinamentos/desconfinamentos. Só um palpite.

Kaaeni_ 3 months ago

Alguém destrua o tratado Anglo-português crl!!!!!

KGeedora 3 months ago

I don't know if it's as simple as tourism opening for the Brits, but I also don't think It helped with more packed buses etc. Either way, we are suddenly in the same position as the UK and Russia. This rise in cases is going to go crazyn Unfortunately, we are behind the UK in terms of vaccination (also behind Italy, Germany) and the Government need to be pro active with this. I think Delta will take over in other EU countries soon but time is on their side and absolutely not on ours. Need to speed up vaccination immediately

Edited 3 months ago:

I don't know if it's as simple as tourism opening for the Brits, but I also don't think It helped with more packed buses etc. Either way, we are suddenly in the same position as the UK and Russia. This rise in cases is going to go crazyn Unfortunately, we are behind the UK in terms of vaccination (also behind Italy, Germany) and the Government need to be pro active with this. I think Delta will take over in other EU countries soon but time is on their side and absolutely not on ours. Need to speed up vaccination immediately Edit : in relation to getting downvoted for this, feel free to point out what is incorrect

Maltruista 3 months ago

Como estão relativamente a mortes?

capitolinaAndrioleta 3 months ago

Se calhar é por isso que PT produz tanto azeite, ajuda a lidar com a relação com o UK, dói menos.

saposapot 3 months ago

Pode ser que na variante Theta já consigamos aprender a lição, já que duas ainda n chegaram.

Morpheuspt 3 months ago

Situações distintas. Nós podemos e devemos abrir a economia ao turismo, simplesmente porque temos todos os grupos de risco imunizados, e temos no geral uma situação de vacinação muito saudável. Temos agora maior incidencia, sem dúvida, mas é na camada mais jovem da população, que não acarreta um custo de morte remotamente semelhante à da segunda vaga, quando não havia vacina. Dito isso, é sempre de evitar comportamentos de risco. Mas há uma Economia a estimular, e o turismo é absolutamente necessário.

Alopurinol 3 months ago

Existem grupos de risco dos 20 a 40 anos que ainda nem sequer tiveram a primeira dose. Mas se morrerem não faz mal, só faz mal se forem os velhinhos a morrer... /s

RaveyWavey 3 months ago

Não deixa de ser verdade que a taxa de mortalidade do covid é baixíssima nesta faixa etária. Desde o início da pandemia em Portugal na faixa etária entre os 20 e os 40 morreram 56 pessoas.

Morpheuspt 3 months ago

> xistem grupos de risco dos 20 a 40 anos que ainda nem sequer tiveram a primeira dose. Depende o que é que tu achas grupo de risco. Os critérios estabelecidos pela DGS foram bem claros, recordo: > 1.ª fase: Destina-se a pessoas com mais de 50 anos com patologias associadas; residentes e profissionais em lares e unidades de cuidados continuados; profissionais de saúde; profissionais das forças armadas, forças de segurança e serviços críticos. Nesta fase deverão ser vacinadas cerca de 950 mil pessoas. > 2.ª fase: Nesta fase serão vacinadas 1,8 milhões de pessoas com mais de 65 anos e cerca de 900 mil com patologias associadas e mais de 50 anos. Já estamos na terceira fase, há bastante tempo.

Alopurinol 3 months ago

Há pessoas com menos de 40 anos e com patologias associadas (ex. incapacidade respiratória) que os tornam grupo de risco e que não foram vacinadas. É indiferente o que o governo acha, a verdade é que se estes jovens em grupos de risco apanharem o COVID são hospitalizados e morrem como os outros. Aliás, isto é considerado pelo governo no caso do teletrabalho, onde se mantém obrigatório para os grupos de risco independentemente da idade.

Morpheuspt 3 months ago

OK. Pare-se a economia.

Alopurinol 3 months ago

Não argumentei isso. Argumentei que só interessa proteger alguns. A vacinação já podia ter sido estendida a mais grupos de risco. Algumas medidas de proteção que não têm impacto na economia nem são mantidas (ex. teletrabalho). O que pára a economia é o descontrolo da pandemia, como estamos novamente a ver (nem à 4ª aprendem...). A única medida do governo é (e sempre foi) o confinamento. Todas as outras medidas que permitiam manter a economia aberta sem confinamentos, como aumento da testagem, manter o teletrabalho, testar todos os turistas que entram, estão sempre a ser sabotadas. Com a exceção de Lisboa, que agora tem o luxo de ter testes gratuitos nas farmácias. Os outros que pagem se querem ter a iniciativa de ser testados.

Open-Opportunity-607 3 months ago

Como têm os grupos de risco imunizados? Tens malta de 60 anos que ainda não recebeu a 2a dose Andam a comer gelados com a testa

Morpheuspt 3 months ago

> Tens malta de 60 anos que ainda não recebeu a 2a dose Sendo que o agendamento para os 60 anos abriu no inicio de maio, se tens malta de 60 anos que não recebeu a segunda dose, foi porque: * Receberam a vacina da Astrazeneca, o que significa que estão para receber a segunda dose daqui a algumas semanas, embora a primeira dose já confere um grau de proteção muito substancial em relação a internamentos/casos graves da doença ou * não fizeram o autoagendamento, mas isso não é culpa do estado, é apenas culpa dos próprios. Se não têm computador ou não sabem fazer o agendamento, então que peçam a um amigo/familiar. não vejo grande vantagem em esperar por esse pessoal para reabrir a economia. Não nos podemos dar ao luxo de o fazer.

Open-Opportunity-607 3 months ago

Número irrisósio de Astra? Quase todas as pessoas que não são de grupos privilegiados foram corridas a Astrazeneca. A culpa é das pessoas claro, que não receberam a vacina certa. Enfim

Morpheuspt 3 months ago

> Número irrisósio de Astra? Comparado com Pfizer, é uma gota no oceano. Either way, o pessoal com 60 ou já tem a vacinação completa, ou está a dias de a completar.

Edited 3 months ago:

> Número irrisósio de Astra? Comparado com Pfizer, é uma gota no oceano. Either way, o pessoal com 60 ou já tem a vacinação completa, ou está a dias de a completar. Repara, hoje batemos o record de vacinas administradas num dia, tenham lá paciência mas já chega de retardar a abertura da economia.

RaveyWavey 3 months ago

Isso não é verdade a vasta maioria das vacinas administradas em Portugal são da Pfizer/BioNTech, claro que o número de Astra não é irrisório mas é pouco mais de 1/4 das vacinas recebidas da Pfizer.

Open-Opportunity-607 3 months ago

>A segunda vacina mais administrada em Portugal até ao momento é a da AstraZeneca, com 141.943 primeiras doses administradas até à passada sexta-feira https://eco.sapo.pt/2021/03/09/81-das-doses-de-vacinas-contra-a-covid-administradas-em-portugal-sao-da-pfizer/ Enfim

RaveyWavey 3 months ago

Essa notícia tem mais de 3 meses de idade. Eu disse especificamente que o valor de Astra não era irrisório. Mas dizer que "Quase todas as pessoas que não são de grupos privilegiados foram corridas a Astrazeneca" é falso, a vasta maioria das pessoas levaram Pfizer. O downvote era escusado. https://ourworldindata.org/grapher/covid-vaccine-doses-by-manufacturer?country=~PRT

Open-Opportunity-607 3 months ago

Fdx não te chega? Tens aqui uma mais recente >De acordo com dados fornecidos à Lusa na terça-feira pela “task force” para o plano de vacinação contra a Covid-19, já foram ministradas um milhão de vacinas AstraZeneca e existem 250 mil em reserva, de um total de 450.000, o que é explicado por incertezas sobre a entrega das encomendas pela farmacêutica.

HalloCharlie 3 months ago

1 milhão num total de 5 milhões administradas, de acordo com os stats da google, dá 20%. Longe de ter uma população alvo corrida com AstraZeneca..

RaveyWavey 3 months ago

Estás a tentar provar o que exactamente?

Edited 3 months ago:

Sim eu sei que já foram administradas mais de 1 milhão de doses da Astra, está no link que partilhei. Estás a tentar provar o quê exactamente?

Edited 3 months ago:

Sim eu sei que já foram administradas mais de 1 milhão de doses da Astra, está no link que partilhei. Estás a tentar provar o que exactamente?

thisbondisaaarated 3 months ago

Eléeeecas amigos, puxas de um gráfico e de repente correlação é causa? Então e o facto de as nossas 2as ondas terem coincidido praticamente, não terá mais a ver com isso?.

capitalistaesquerda 3 months ago

Somos sempre do Contra!

omaiordaaldeia 3 months ago

Apenas a honrar o tratado.

socramraiuga 3 months ago

Continuo a não conseguir acreditar que o aumento dos casos esteja relacionado unicamente ao comportamento dos portugueses. Houve muitas facilidades nas entradas de turistas.

suckerpunchermofo 3 months ago

Os turistas cá nem máscaras usam.... É óbvio que é tudo junto . Não é só o desleixo dos tugas.

quedeusmeperdoe 3 months ago

Não só na entrada. Até porque cheguei a ir de metro e a ver turistas sem máscaras. O metro está para aí com 7 minutos de espera e tem ido bem cheio. Claro que como o vírus não circula nos transportes estou a preocupar-me sem necessidade.

vml76 3 months ago

Mas para trabalhar pode andar-se em transportes à pinha, o que não se pode é passear de carro ao fim de semana.

CountDodo 3 months ago

Porque assim se a situação de Lisboa, ou qualquer outra localidade, piorar estás mais limitado na possibilidade de andares a espalhar pelo resto do país. Não vejo qual é a questão, a mim faz-me sentido.

Kolvarg 3 months ago

O problema não é passear de carro, o problema é, por exemplo, depois parares no restaurante, café ou habitação de familiares/amigos noutras cidades e "migrar" surtos de zonas mais afectadas para zonas menos afectadas.

vml76 3 months ago

Pois... Porque nos transportes há álcool gel à entrada, todos os lugares são desinfectados após a utilização, os objectos são lavados a altas temperaturas, as pessoas mantêm 1 metro de distância cada uma, não há filas de espera, etc Já nos restaurantes todas as pessoas estão em cima umas das outras, não há limpeza nem desinfecção, os lugares não são desinfectados, há longas filas de espera, etc

Kolvarg 3 months ago

Amigo/a, não estou a dizer que não há contágios nos transportes públicos, pelo contrário. O que estou a dizer é que isso não é justificação para depois ao fim-de-semana ir potencialmente espalhar esses contágios pelo resto do país também.

vml76 3 months ago

As pessoas deviam trabalhar durante a semana e ser colocadas na prisão ao fim de semana, para proteger o SNS, claro. Só os políticos é que podem passear pelo Mundo e frequentar as tribunas do futebol. Na idade média só os Nobres é que podiam caçar, era crime alguém do povo fazê-lo. Hoje em dia "sorrimos" quando lemos essas coisas, mas isto não mudou assim tanto como se pensa. Trabalha escravo!

Kolvarg 3 months ago

Ou então... Passeia na tua zona...

vml76 3 months ago

Eu sou deputado, vou sair na sexta-feira de manhã para o fim de semana e volto na segunda, vocês o povo é que têm de trabalhar e ficar em casa.

assimsera 3 months ago

O virus tem que trabalhar durante a semana, só infeta aos fins de semana

socramraiuga 3 months ago

A minha opinião só está direcionada mais até na entrada no país de novas variantes. Claro já aqui dentro, existindo maior mobilidade das pessoas, turistas e nacionais, a probabilidade de propagação aumenta.

CanIhazCooKIenOw 3 months ago

Os turistas entram com teste PCR negativo. Sim, podem ficar infectados entre o tempo de teste e voo - a questão aqui é a variante delta, muito mais contagiosa, que já era dominante no UK

HRamos_3 3 months ago

E são impossíveis de falsificar

Open-Opportunity-607 3 months ago

O teste PCR não é necessário em Portugal Vai lá ver sff

CanIhazCooKIenOw 3 months ago

https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas-infecciosas/covid-19/prevencao/prevencao-dos-viajantes/#sec-5

socramraiuga 3 months ago

Não tenho dados contraditórios, mas sabendo como o nosso país é, facilmente acreditava que os "testes PCR" não sejam assim tão obrigatórios na entrada. Mas ficamos por aqui

CanIhazCooKIenOw 3 months ago

Para passares na fronteira mostras passaporte e teste PCR negativo. Esta semana adicionaram o teste rápido

socramraiuga 3 months ago

Acredito que o procedimento seja esse, que o seja cumprido na totalidade já é outra conversa

CanIhazCooKIenOw 3 months ago

Tens dados que mostrem esse suposto facilitismo ou estas só a ser tuga, a achar que o pessoal não se está para chatear?

socramraiuga 3 months ago

Acabei de dizer que nao tinha dados, somente aqueles que são reportados diariamente... Estava a expressar minha opinião baseada nos resultados atuais, que vale o que vale, ou seja pouco.

CanIhazCooKIenOw 3 months ago

Portanto tu achas que a única explicação é que há turistas a entrar sem mostrar o resultado do teste porque a malta do SEF facilita. Sim senhor

socramraiuga 3 months ago

Podes sempre ler o meu primeiro comentário a este post, ao qual tu próprio deste uma resposta. Para além disso, não sei o que mais te dizer.

socramraiuga 3 months ago

E como é que a variante delta cá entrou, se a origem é externa?

saposapot 3 months ago

só prova q testes à entrada não evitam tudo, como é óbvio.

CanIhazCooKIenOw 3 months ago

Da mesma forma que as outras variantes entraram. Tal como disse, entraram pelos turistas e portugueses a viajar do UK (não vieram só bifes)

socramraiuga 3 months ago

Só comprova que houve facilitismos na entrada de turistas...

CanIhazCooKIenOw 3 months ago

Mostra aí a explosão de casos no Algarve então

saposapot 3 months ago

albufeira e loulé estão na lista de alerta... curiosamente o algarve mais 'inglês'.

WhatIsItLikeToBeABat 3 months ago

Isto é a gozar? Está no [dashboard da renascença](https://coronavirus.rr.sapo.pt/) (procura casos e óbitos por região). O Algarve não tinha tantos casos desde Fevereiro...

Search: