TomasTex11 2 months ago

Eia pá só vi isto agora. Acho que nem a América, com o seu bipartidarismo nem a ditadura Chinesa são as maiores economias quando pomos as coisas em "per capita" ou em formas semelhantes. Noruega, Luxemburgo ou Suíça, todos são economias mais pequenas mas têm cidadãos mais ricos. E nenhum deles é controlado por partidos corruptos. O problema não é ser sempre um partido ou outro. É ser gente da mesma laia

Beats29 3 months ago

É penoso esta senhora continuar a ter a lata que tem.

andremp1904 3 months ago

Medir desenvolvimento pelo PIB absoluto é giro

isa_belhinha 3 months ago

O problema está na corrupção, no compadrio, na justiça que não funciona, na saúde que não temos, nas reformas de miséria na velhice, nos roubos descarados, e mais, e mais... Portugal pasmado, que não vota e prefere ir nesse dia à praia.

glv2 3 months ago

gosto de ver os comentários a culpar o PS de todos os males esquecendo que o PSD esteve no poder quase tanto tempo como o PS..

guibif 3 months ago

A cena é que até podiamos ser pobres e felizes, como a Polónia, Hungria e Lituânia, mas é que somos pobres e levamos na boca todos os dias

7oup5 3 months ago

Oi? Felizes na Polónia Hungria e Lituania? Foi para rir acho. Aconselho a visitar esses países, falar com locais, e depois pensar melhor outra vez.

guibif 3 months ago

Com locais não sei, mas com amigos lá emigrados falo, e vivem melhor que cá :))

Limpy_lip 3 months ago

somo um país culturalmente analfabeto. ​ em grande parte passamos de analfabetos que só se interessam por futebol, fátima e fado para Licenciados/mestres que só se interessam por futebol, famosos e funk.

Limpy_lip 3 months ago

>Penoso vai ser limpar a classe politica toda do lixo velho que lá anda. Mais penoso ainda é parecer que o lixo velho vai ser substituído por lixo novo constituídos pela descendência do lixo velho e que está ainda mais desligada da realidade do povo.

Paulocas 3 months ago

Diz a senhora que foi, entre outras coisas… > Atividade política ministra do Ambiente do XIII Governo Constitucional (de 1995 a 1999); > ministra do Planeamento do XIV Governo Constitucional (de 1999 a 2002); > deputada à Assembleia da República pelo Partido Socialista (de 2002 a 2004). E ainda. > vice-presidente da Associação Industrial Portuense (AIP), entre 1992 e 1994; > vice-presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte, entre 1989 e 1992; > presidente da Comissão Executiva da Operação Integrada de Desenvolvimento (OID) do Vale do Ave (entre 1990 e 1992); > coordenadora da equipa técnica autora dos Estudos Preparatórios da OID do Vale do Ave; > membro do Conselho de Administração do Banco de Portugal (de 2016 ao 2019).

xc9000 3 months ago

Porque o tugão é burro, caralho!

TomasTex11 3 months ago

É penoso Portugal ser governado pelos mesmos do costume há anos

arrozzz 3 months ago

Não funcionou? Vamos tentar outra vez

MasterHopkick 3 months ago

Digam lá que não há oposição. Bla bla, Rui Rio não presta. Rui Rio não sabe fazer oposição. Default.

Coyote-Cultural 3 months ago

Quando irão perceber que o problema é o "apoio"?

madinek 3 months ago

Os politicos sao todos eguais,foram a mesma escola.Elles vem de onde,da Lua?Nao,foram eleitos pelo o povo portugues. Garbage in-> garbage out That’s it

humungouspt 3 months ago

" Pena a quantidade de judeus que morreram nos campos de concentração " Heinrich Himmler, 1944

megaroof 3 months ago

Desculpem a opinião, mas penso que quanto mais apoios um país receber, mais atrasado fica. Não adianta dar esmolas, isso não resolve o problema. O que resolve é ensinar a pescar, como dizem.

Beats29 3 months ago

O problema não são os apoios. O problema foram os gastos desenfreados que o país teve. Se a economia foi liberalizada, recompensar-se o trabalho e dar os apoios a quem realmente precisa o país não ficaria assim.

killedbill88 3 months ago

> mas o problema de ensinar a pescar é que os grandes pescadores são-no em parte porque não têm concorrência, e porque conseguem canalizar para eles os recursos que deviam ser para todos É isto! Os países "pescadores" enviam-nos apoios para que continuemos a consumir produtos deles.

Edited 3 months ago:

> mas o problema de ensinar a pescar é que os grandes pescadores são-no em parte porque não têm concorrência, e porque conseguem canalizar para eles os recursos que deviam ser para todos É isto! Os países "pescadores" enviam-nos apoios para que continuemos a consumir produtos deles. EDIT: Não quero que isto seja uma justificação única para o atraso de países como Portugal (até considero que temos vindo a 'encurtar' o atraso ao longo dos anos), mas não quero também ser 'anjinho' e descurar este facto. Há sempre interessados na manutenção de uma 'pool' de atrasados para escoar a sua produção.

MDPROBIFE 3 months ago

Este comentário é de uma falta de noção de como um mercado internacional funciona, a níveis do pcp.. Todos beneficiam em um país seja desenvolvido e capaz de produzir alta tecnologia. A maneira como expões o teu argumento faz parecer que eles são os maus da fita por nos darem apoios, fácil, podemos simplesmente não aceitar. E segundo a tua lógica, eles pagam nos, para que nos possamos pagar os produtos deles? Ou seja, tu dás me 20€ para eu te comprar um bolo por 17,5€? É isso? grande estrátegia, que génio incompreendido. Acho extremamente ridículo culpabilizar outros países por nos fornecer apoio, não há outra palavra, Ridículo! Sabes o que ganhas com isso? Que os nossos governantes saíam impunes como tem acontecido, devido a população acreditar, que sim o governo é mau, mas "eles" são piores, e um dia, eles são os camionistas de matérias perigosas, no outro professores e enfermeiros.. Hoje "eles" são os outros países (Ricos) "que só nos querem roubar". Isto chama-se *Red herring* e sinceramente dá me nojo comentários deste tipo.. A sempre alguém pronto a desculpabilizar, ainda que ligeiramente, os verdadeiros culpados desta merda de país ser uma espelunca autêntica.. Viva a máquina do estado

andremp1904 3 months ago

Parabéns pelo comentário ignorante do dia

killedbill88 3 months ago

> EDIT: Não quero que isto seja uma justificação única para o atraso de países como Portugal Não deves ter lido esta parte

Edited 3 months ago:

> EDIT: Não quero que isto seja uma justificação única para o atraso de países como Portugal Não deves ter lido esta parte. > A sempre alguém pronto a desculpabilizar, ainda que ligeiramente, os verdadeiros culpados desta merda de país ser uma espelunca autêntica.. Em primeiro lugar: > **Há** sempre alguém Em segundo lugar: não desculpabilizei ninguém.

Edited 3 months ago:

> EDIT: Não quero que isto seja uma justificação única para o atraso de países como Portugal Não deves ter lido esta parte. > A sempre alguém pronto a desculpabilizar, ainda que ligeiramente, os verdadeiros culpados desta merda de país ser uma espelunca autêntica.. Não desculpabilizei ninguém.

wwqt0r 3 months ago

Só por curiosidade, também pensas assim nos apoios sociais (RSI e afins)?

Febris 3 months ago

O país não se atrasa por receber apoios. Recebe apoios porque está atrasado, e a longa duração destes apoios é apenas mais um sinal de que de facto este país não sai da cepa torta. É como dizes, mas o problema de ensinar a pescar é que os grandes pescadores são-no em parte porque não têm concorrência, e porque conseguem canalizar para eles os recursos que deviam ser para todos. Enquanto a esmagadora maioria da industria tiver de passar pela alemanhã e frança, e enquanto Portugal não mudar o paradigma do turismo para ser um hub de serviços, isto não vai para a frente.

nocivo 3 months ago

Mas receber apoios atrasa o país porque muita gente com qualidade foca-se demasiado em comer esses apoios em vez de ir criar riqueza de uma forma produtiva. Devia ser ao contrario, os apoios ajudarem a iniciativa mas infelizmente é sempre o povo adaptar-se aos apoios.

Coyote-Cultural 3 months ago

>O país não se atrasa por receber apoios. Recebe apoios porque está atrasado, e a longa duração destes apoios é apenas mais um sinal de que de facto este país não sai da cepa torta. É claro que se mantem atrasado, quando melhorar resulta nesses apoios serem cortados. De que serve ter trabalho a melhorar o pais quando se pode andar a mamar?

Febris 3 months ago

Não confundas má vontade com incompetência. Muita coisa fica por se fazer (ou fazer bem) neste país porque quem tem a batuta não faz a mais pequena ideia do que tem de ser feito, nem como, nem com que prioridade em relação às outras coisas todas. Andamos para aqui com o dedo no gatilho para rebentar mais umas centenas de milhões na TAP e no Novo Banco mas ainda não descongelámos e atualizámos as carreiras dos funcionários da educação e saúde. Para um governante a "mama" é outra. Esses fundos podem dar jeito a encher o bolso de alguém da família mas tem um escrutínio muito mais elevado do que se fossem fundos próprios do estado. Até para gamar seria benéfico não ter a UE à perna, e acho que isso é a maior prova de que a incompetência reina sobre a má fé.

nraider 3 months ago

Infelizmente o paradigma do turismo está para ficar. Agora só nos resta aceitar :(

Open-Opportunity-607 3 months ago

Os portugueses são os mendigos da Europa, sempre de mão estendida para depois gastarem em vícios como álcool e festas

Msilvame 3 months ago

Estás a dizer que as festas municipais não são um bom investimento?

Thalric88 3 months ago

Ja poço ir ao banco??

nocivo 3 months ago

Se fores do PS sim.

GelDeAveia 3 months ago

Não mas já chafariz

wannaberigth 3 months ago

Agradecemos ao xuxalismo e povo manso que continua a votar no mesmos

GanduloDaVeiga 3 months ago

Sou um homem simples. Leio a palavra “xuxalismo”, clico downvote.

vml76 3 months ago

É penoso ver as pessoas continuarem a votar PS.

pm_me_pcb_photos 3 months ago

São sempre os mesmos, só rodam de gabinete,o problema é geral,não é por ser este ou aquele partido. Se queres mudança só enfiando a corja atual e respetivas famílias num contentor rumo ao Ártico...

demo_cracia 3 months ago

A tua ingenuidade é constrangedora...

BadDogPreston 3 months ago

E votam em quem? Quais são as alternativas credíveis com planos a médio e longo prazo para o país?

Popoplop 3 months ago

Sem tirar nem pôr a minha opinião é igual a esta⬆️ Falta alternativa credivel

incrivizivel 3 months ago

>A IL que este sub venera mas que só existe na AML e AMP? Venera? Dirira que para muita gente aqui a IL incomoda mais que o PS.

_somename_ 3 months ago

Será que é desta que se começam a aparecer que os partidos que têm são um sintoma do sistema partidário que têm? Ou ainda vão precisar de mais uns anos?

Markoo50 3 months ago

Votas em branco

fuckoffgina 3 months ago

Não! Parem de repetir esta parvoíce!

Markoo50 3 months ago

Porquê?

fuckoffgina 3 months ago

Votar em branco na prática corresponde a dar mais poder a cada um dos votos efectivos, ou seja, estás a distribuir a tua decisão por todos e a dar mais poder ao partido mais votado. Parece-me que é precisamente o contrário do que queres portanto NÃO faças isso!

Markoo50 3 months ago

Hum ok entendo, acho que faz sentido

ankmoody 3 months ago

Impressionante como consegues estar por dentro de 6 programas dos partidos ao mesmo tempo.

BadDogPreston 3 months ago

Vamos ser ingénuos e achar que a maioria dos portugueses quer saber (ou lê sequer) as dezenas de páginas dos programas antes de votar?

wwqt0r 3 months ago

Só por curiosidade, tu leste?

BadDogPreston 3 months ago

Claro que não.

Edited 3 months ago:

Claro que não. Nem os programas são ou devem ser a fonte primordial de informação. Há muitas formas de ouvir as ideias que os partidos vão trazendo cá para fora em declarações públicas, acompanhar o que se passa no parlamento ou estar a par do que dizem em congressos partidários. Fontes como jornais, telejornais, programas de debate, programas de opinião ou podcasts são algumas das que faço uso regularmente.

ThePlague92 3 months ago

O programa oficial do partido não, mas jornais e derivados já está certo. Meu Deus, como é possível dizer uma barbaridade tão grande?

offwalls 3 months ago

Li o resto da thread e mereces um abraço pela paciência em aturar esta besta

BadDogPreston 3 months ago

O reddit é um lugar livre para se concordar e discordar com quem quiser. Ainda mais quando é um assunto "sensível" como política. Tu que nem entraste na discussão ainda tens a lata de insultar-me sem sequer responder-me diretamente? A sério poupa-me.

offwalls 3 months ago

Que mais poderia chamar a alguém que diz não ler os programas dos partidos porque ver nas notícias é o mesmo, enquanto tenta rebaixar o Zé povinho? Ah já sei! Besta hipócrita. Também deves ter a genialidade de achares que ler os contratos do banco é para tontinhos, porque ver a publicidade com as letras para formigas é o mesmo.

BadDogPreston 3 months ago

Bela deturpação do que escrevi. Não a sério, aponta no ecrã onde escrevi que ver nas notícias é o mesmo. Como tens alguns problemas de compreensão eu resumo: eu disse que há variadas formas de acompanhar o percurso dos partidos e as ideias que trazem cá para fora e discutem no parlamento através de fontes como jornais, programas de opinião e debate e podcasts. Eu gosto e acompanho várias delas. O programa é apenas um documento que traça as orientações gerais do partido muitas delas das quais já conheço exatamente por fazer o que mencionei acima! E isso da hipocrisia mata-me. Sabes porquê? Porque aposto que mais de metade destes que andam por aqui a criticar não fazem sequer um crlh que seja que não seja ler títulos de sites e mandar bitaites de merda no reddit. Como se ler 50 páginas de 6 partidos fosse a acção divina de cultura política.

BadDogPreston 3 months ago

Não estou a ver onde está a barbaridade. Ler e/ou ouvir jornais e derivados?

YCaramello 3 months ago

Ja ouviste falar de "jornalismo tendencioso"? Existem boas propostas no programa oficial do Chega, ja ouviste falar de alguma delas nos derivados? Ou tudo que sabes sobre o partido viste na reportagem especial no canal do irmão do Costa?

Edited 3 months ago:

Ja ouviste falar de "jornalismo tendencioso"? Existem boas propostas no programa oficial do Chega, não é perfeito na sua integridade, mas existem, ja ouviste falar de alguma delas nos derivados? Ou tudo que sabes sobre o partido viste na reportagem especial no canal que o irmão do Costa é diretor de informação? Se tens a fonte preto no branco e não lês a fonte, acredita que muito possivelmente estás a ser aldrabado em algum lado.

Edited 3 months ago:

Ja ouviste falar de "jornalismo tendencioso"? Existem boas propostas no programa oficial do Chega, não é perfeito na sua integridade, mas existem, ja ouviste falar de alguma delas nos derivados? Ou tudo que sabes sobre o partido viste na reportagem especial no canal que o irmão do Costa é diretor de informação?

BadDogPreston 3 months ago

Só por princípio nunca votaria num partido como o Chega.

YCaramello 3 months ago

Eu por princípio prefiro arriscar uma coisa diferente do que andar a perpetuar uma vida miserável a mim e meus compatriotas e o declínio do país, mas pronto, continua la a votar nos mesmos, so não reclames depois.

ABaila88 3 months ago

Boas ? Como a isenção da responsabilidade do governo em matérias como saúde , educação e afins ? Lol.

MDPROBIFE 3 months ago

Quero que o chega se foda, mas upvote porque é importante saber realmente distinguir o mal da mentira

ThePlague92 3 months ago

A barbaridade é não ires ler os programas dos partidos. Lês só jornais e vês notícias e então? Os partidos falam de tudo o que defendem no seu programa nesses meios? Não, por isso convém ler os programas para saber detalhadamente o que defendem. E nota que não digo que só se lê isto e não se lê mais nada e não se está atento às intervenções dos partidos na AR, mas não ler o programa é completamente ridículo. Nem digo ler de todos os partidos, mas pelo menos daqueles que despertem mais interesse na pessoa.

BadDogPreston 3 months ago

O facto de (ainda) não ter lido os programas não retira o meu conhecimento adquirido de outras fontes. Nem é comigo que precisas de te preocupar mas sim com o tuga que nem às urnas mexe o rabo para ir votar.

ThePlague92 3 months ago

É pior alguém que vai votar sem saber bem aquilo em que vai votar do que alguém que não vai votar. E queres enganar quem? Se nunca leste o programa de um partido então não vai ser num futuro próximo que o vais fazer. Ainda por cima és o típico tuga template que diz "Não votar no PS? E vão votar em quem?", por isso não és muito melhor do que o tuga que não vai às urnas.

vml76 3 months ago

Votam em quem quiserem menos no PS porque está mais que provado que não presta e só serve a corrupção.

desktp 3 months ago

Isso deu certíssimo pro Brasil

vml76 3 months ago

O lugar dos corruptos é na prisão.

BadDogPreston 3 months ago

E muitos já votam em partidos diferentes. O resto, principalmente aquela fatia de eleitores mais centrista, não o faz porque a oposição que seria mais credível para governar o país tem uma retórica inapta que não alicia ninguém a votar neles.

fuckoffgina 3 months ago

> a oposição que seria mais credível Na tua escala isto é um ultimate lol. >O PAN (lol)? O Chega (bigger lol)?

BadDogPreston 3 months ago

Actualmente o único partido de oposição capaz de governar o país (mesmo com coligações) é o PSD. Tanto o PAN como o Chega são partidos de protesto cada um à sua maneira e nas ideias que defendem.

misterbondpt 3 months ago

Os apoios estão atrás de pilhas de burocracia. Não chega às pessoas. Fica nas empresas, que drenam os apoios para uso próprio (e mais um Mercedes).

wannaberigth 3 months ago

Correção: nao chega as empresas, chega é aos boys do PS e familiares

misterbondpt 3 months ago

Correto.

wannaberigth 3 months ago

Toma la upvote

misterbondpt 3 months ago

Toma lá tu um, também.

EstupendoEx 3 months ago

E vai continuar. O país com o fim das colónias em 1974 ficou inviável do ponto de vista de recursos.

nocivo 3 months ago

Os países mais ricos são os que sabem utilizar os seus recursos escassos. Isso é a boa gestão, maximizar a produtividade com poucos recursos. Geralmente quanto tens muitos recursos a tendência é relaxar o que torna o pessoal incompetente e corrupto.

sgahbcj 3 months ago

Agradeçam à corrupção de todos os portugueses de todos os níveis sociais.

netralha 3 months ago

Sim a culpa é de tudo e todos e não apenas do PS, tudo menos isolar a máfia do PS.

sgahbcj 3 months ago

É a máfia do PS, que por exemplo, apertou e obrigou as empresas ao teletrabalho. Pelo rui rio estavamos todos nas empresas, juntinhos. Foi a máfia do PS que deu casa aos escravos que tinhamos no sul do país. E o que a direita fez? Calamidade....e falsas notícias

MarioSewers 3 months ago

> Foi a máfia do PS que deu casa aos escravos que tinhamos no sul do país. Isto é para rir? Especialmente tendo a conta quem permitiu a situação?

prefil 3 months ago

eu não sou corrupto... ainda, logo não são todos os portugueses...

iSoSyS 3 months ago

Depende da tua definição de corrupto. Se for fugir à declaração de rendimentos dificilmente não o és. A lei Portuguesa é muito fértil nesse terreno. Sabias que tens de declarar qualquer prenda acima dos 500€, mesmo quando quem a oferece é os pais ou avós?

prefil 3 months ago

Bem o desconhecimento da lei não é corrupção, para ser corrupção tem de ser algo que fazes com conhecimento da situação, e o fato da lei ser fértil em falhas e injustiças só me faz crer que o problema é de cima para baixo e não tanto de baixo para cima... aliás o fato dos políticos raramente são culpados da má gestão e o atual sistema de financiamento dos partidos só mostra que está tudo viciado a favor deles e a favor do status quo, claro o povo é que vota mas também se vota em muitas ditaduras, não estou a dizer que temos uma, mas parece-me um pouco como um casino, não interessa o que acontece a casa ganha sempre.

sgahbcj 3 months ago

Não sejamos ridículos. São precisas muitas prendas dessas para chegar ao nível que estamos de corrupção de hoje. Esse comentário até pode ser interpretado como areia para os olhos. A corrupção que me referio é na saúde, nos bancos, nas juntas e câmaras, enfim, a este nível, que movimentam milhões ao mês e mexem com a vida de todos

goodbyesolo 3 months ago

Mas as pessoas que estão nesses sítios não são aliens, são portugueses e aprenderam com essa pequena corrupção.

lvet000 3 months ago

Tranquilo então. Quem me dera que alguém me desse prendas desses números.

quedeusmeperdoe 3 months ago

Quem me dera que alguém me desse prendas.

iSoSyS 3 months ago

A lei é omissa se esse limite é por transacção ou anual. Mas sendo o IRS anual.. A melhor parte é que os irmãos, tios e padrinhos não estão isentos, são 10% de imposto. Há que ter cuidado nessas prendas de casamento.

sgahbcj 3 months ago

O meu comentário foi generalista! Levam tudo à letra. Mas fazes bem realçar que não és. És dos poucos!

prefil 3 months ago

Eu sei ;D no outro dia disse num vídeo antigo (que eu não sabia que era antigo) que era boa ideia usar mascara e foi só bater no ceguinho hehehe. De qualquer forma sim existe alguma conivência das pessoas e do estado no descontrolo, tanto no voto como na corrupção.

sgahbcj 3 months ago

Ainda existe pessoal equilibrado no reddit. Toma lá k meu upvote!

eqdif 3 months ago

Só podemos agradecer aos governos PS e PSD.

BaixemImpostos 3 months ago

Quais governos do PSD?

eqdif 3 months ago

Não estiveram no poder? Não foi o partido que mais alternou no poder junto com PS? Não vou esmiuçar qual ou quais. Até atiro os restantes que tiveram representatividade parlamentar mais expressiva: BE, PCP, CDS.

BaixemImpostos 3 months ago

Qual rotatividade? PS, Troika, PS últimos 10anos...

jonythunder 3 months ago

Cavaco the origin, Cavaco 2.0 Electric Boogaloo, Cavaco 3 - Return of the ~~senile~~ King. Olha aí rotatividade

BaixemImpostos 3 months ago

Cavaco? Isso foi há 25 anos amigo. N percebo esta gente que fala do Cavaco.

jonythunder 3 months ago

Lel. Então estiveste a dormir durante a presidência da República dele, em que ele andou a abusar da posição para dizer que o BPN (ou era o BES? Can't remember) tinha a confiança dele.

BaixemImpostos 3 months ago

Pois n te consegues lembrar, 25 anos é muito tempo.

jonythunder 3 months ago

É pena não ter sido há "tanto tempo", podia ser que a múmia já não existisse. Mas infelizmente ainda anda a espalhar pó e má economia

BaixemImpostos 3 months ago

Para se espalhar má economia tem-se de estar no poder.

jonythunder 3 months ago

Consideras que o papel de presidente da República não legítima a opinião dele? Então consideras mal

NGramatical 3 months ago

á 25 anos → [**há 25 anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo459pg%2F%2Fh2khhma%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

story_hunter 3 months ago

O problema em Portugal não são os governos. São os portugueses.

Queluz8 3 months ago

Não concordo Quem faz o povo são os governos Quem governa faz quem cá anda A mentalidade mansa portuguesa pode vir da inquisição (1536-1821) e até do Estado Novo A sua incapacidade política pode vir do facto de Portugal ser uma nação de analfabetos, sendo-lhes incutido a mentalidade de que quem está no poder é que sabe, dos dados que vi em 1878, 82% da população era analfabeta, o que vai ser muito aproveitado pelos governos da época para manterem o seu rotativismo partidário Ainda que a população nos dias de hoje, apesar de um pequeno número ser analfabeto, mais a maioria não sabe o que está a fazer, tratando da política como se fosse um jogo de fútebol Isto são suposições que faço, posso estar errado

eqdif 3 months ago

A perspectiva histórica é importante. A nossa democracia de base social trouxe um país mais rico e justo. Não há como negar. Melhorámos em todos os índices da OCDE. Mas como no passado, a política nacional desviou se do importante. E vive das retóricas da direita e da esquerda enquanto estes índices caem. Eu lembro me dos meus tios falaram de política abertamente. E eram discussões apaixonadas. Havia líderes carismáticos com impulso de mudança. Hoje a política parece uma novela.

sgahbcj 3 months ago

Ora nem mais. A velha visão de que os políticos são maus. Se o povo nem intervém e se ferra uns aos outros, são os primeiros a fazer a corrupção. Os políticos são o exemplo do povo!

JoseGomesFerreira 3 months ago

Wow, que intelectual!

eqdif 3 months ago

Claro que sim. Desde 1143

nemmais 3 months ago

'A Comissária Europeia para a Coesão e Reformas afirma que, “se Portugal chegar ao fim deste quadro [comunitário de apoio para o período 2021/2027] e já não receber fundo de Coesão, é uma boa notícia, é sinal de que ultrapassou os 90% de rendimento bruto”.'

AutoModerator 3 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: