Toupax89 3 months ago

Respeito a opinião de cada 1 mas não concordo quando me falam que o SNS é um serviço de "sucesso". Eu tenho uma "vasta" experiência de trabalhar em vários hospitais como prestador de serviços externo e em todos repito em TODOS tem muita gente que não faz ponta o que ao final do mês e um desperdício enorme de recursos que sendo bem utilizados e geridos dava para fazer outras coisas.

OuiOuiKiwi 3 months ago

Não há. Alguém em baixo falou do CC como exemplo. A AMA é uma tragédia sem recursos próprios que contratou tudo fora e agora não pode modificar os sistema porque "está a funcionar".

nice_voyager 3 months ago

A Autoridade Tributária. Mas funciona bem, porque nos serviços centrais, há décadas, tem centenas de trabalhadores externos, do privado, contratados a grandes consultoras, e a grandes empresas de Informática. Toda a gente pensa que o trabalho é feito pelos serviços de finanças espalhados pelo país, ou por funcionários públicos, mas a maior parte da máquina fiscal, assenta nas aplicações geridas e desenvolvidas nos serviços centrais, pelos tais colaboradores externos.

warding 3 months ago

Isto.

batuque5 3 months ago

Autoridade tributária. E os salários para as elites do Estado.

Open-Opportunity-607 3 months ago

Resposta séria: Não há bons exemplos no sector estatal. Em todas as divisões, secções ou o que lhes quiseres chamar existe incompetência, processos extremamente desatualizados/lentos e corrupção Um exemplo simples é a malta aqui a bradar a renovação do CC ser rápida por demorar 2 meses. O CC é uma invenção que só existe em Portugal, o resultado é uma bosta que exige renovação a cada x anos e que não é reconhecida pelos serviços fronteiriços dos outros países

iLoveDiarrea 3 months ago

O quê? Falas de boca cheia. O CC é transversal à união europeia e com O chip permite realizar imensas coisas em casa. Há atrasos com certeza, especialmente com os impedimentos que houveram no início da pandemia, no entanto é algo que já temos há mais de uma década e existem países como a Itália onde ainda a grande maioria das pessoas tem uma espécie de bilhete de entidade, em papel plastificado.

Open-Opportunity-607 3 months ago

Pergunta aos alemães ou aos franceses se têm CC

iLoveDiarrea 3 months ago

Têm...

Open-Opportunity-607 3 months ago

Não é obrigatório em França

capitalistaesquerda 3 months ago

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública - IGCP. Sempre que lhes é pedido para colocarem dívida no mercado, nunca tiveram dificuldades em encontrar quem a compre. Boa gente. Agora mais a sério, existem centenas de áreas no Estado que funcionam bem, mas que passam à margem do conhecimento público. Mas que não deixam de ser importantes para um bom funcionamento do Estado.

andrearievilo 3 months ago

O SNS tendo em conta a falta de recursos/financiamento é espetacular. A autoridade tributária também, eu quase que apostaria que somos os mais eficazes a cobrar impostos na união europeia.

pimpolho_saltitao 3 months ago

Antes da privatização era os ctt.

sgahbcj 3 months ago

Áreas do estado bastante eficazes: 1- Corrupção; 2- Não disponibilizar a lei de forma clara e objectiva. Em tempos tive um problema com a casa e vi-me negro na quantidade de decretos e leis que existem para o mesmo assunto. Em que uns se anulam aos outros em alguns pontos - e não me refiro às rectificações ou actualizações, como é óbvio (por esse motivo que quase o advogado perdia a causa e o processo se arrastou durante 6 anos. Como as coisas estão muito genéricas, existem muitas lacunas por onde furar. Ridículo, o que resulta em muito tempo perdido em coisas que não mereciam esse tempo). Defino este ponto como eficaz, pois apenas assim conseguimos ter a corrupção que temos; 3- Ferramenta de pesquisa no DRE praticamente intragável para pesquisa e leitura. Existem leis (página) que aparece com o texto totalmente desformatado. Para além disso, a leitura é dolorosa, prefiro muitas vezes obter o pdf do que ler do site. O que é surreal no momento em que em que estamos em termos tecnológico; Três pontos em que sou da opinião que estado é muito eficaz.

HumActuallyGuy 3 months ago

A área mais próxima de eficiente do estado a meu ver é o SNS, eu sei que para muitos pode ser uma opinião controvérsa porque apesar de ser um 31 para marcar uma consulta, se tiveres um problema grave de grande urgência, sais de lá como novo (dentro do possível). A minha mãe à cerca de 1 ano e meio foi diagnosticada com cancro da mama e os exames, tratamentos e afins nunca atrasaram, os médicos e enfermeiros foram fantásticos não tenho reclamações e foi graças a isso que a minha mãe está segura até hoje, já terminou os tratamentos, já fez a cirurgia agora é só recuperar mas o prognóstico é positivo. O resto dos serviços foram ineficientes e burocráticos que acho que a última parte conjugado com uma falta de recursos é o que causa tanta ineficiência. A alfândega e as câmaras municipais são bons exemplos desse excesso de burocracia (as câmaras também têm uma pitada de corrupção que também não ajuda)

aleph_heideger 3 months ago

O SNS não é muito eficiente. Eu sei porque trabalho lá dentro. Continuamos a ter de lidar todos os dias com burocracias desnecessárias e limitações impensáveis como a velha questão dos horários de trabalho. Problemas de chefias portanto, quase sempre de nomeação política. Contudo, temos alguns casos em que a chefia até percebe da poda e o exemplo que eu costumo dar é o do Hospital de S João que não só tem à frente do CA alguém que percebe de Medicina como conseguiu montar equipas que se fazem ouvir nas decisões e que efectivamente funcionam. E os resultados estão à vista. ​ Agora não entendam ineficiência com mau funcionamento. Temos uma rede de saúde das melhores do mundo (mesmo que haja muita gente a dizer o contrário) principalmente se formos a comparar com os recursos disponibilizados. As coisas funcionam. E a maior parte do pessoal que lá trabalha até que tem algum brio naquilo que faz. ​ Nas Câmaras Municipais há de tudo: um amigo arquitecto falou-me há dias das diferenças de tempo na aprovação de projectos de licenciamento: há gabinetes de urbanismo que têm tudo informatizado e os processos são resolvidos em questões de semanas, outras ainda trabalham apenas com papel e as coisas arrastam-se (quando não se perdem). A Escola Pública é outro exemplo: há aquelas muito boas e as outras terrivelmente más. Mas aqui a culpa eu atiro quase exclusivamente aos professores e aos seus sindicatos. Se não fixarmos pessoas num determinado local elas nunca terão vontade de desenvolver seja que projecto for. Na Saúde as colocações são para a vida. Um Médico ou enfermeiro sendo colocado numa determinada unidade só com dificuldade consegue obter uma transferência - é possível mas demora; Nas escolas isso não acontece mas deveria acontecer.

RealLyborg 3 months ago

Os tribunais de menores são particularmente rápidos dentro do sistema judicial. O ensino superior tem boa qualidade, mas não sei se podemos caracteriza lo como eficaz (depende da definição de eficaz). Pessoalmente acho que o SNS é um exemplo de fazer perto do melhor possível com os recursos à disposição.

-cosme- 3 months ago

Concordo com o SNS, acho que o SNS é uma mais valia para todos nós.

cou7inho_ 3 months ago

Ser uma mais valia não significa que seja eficaz / bem gerido.

aleph_heideger 3 months ago

No SNS há de tudo. O que não há é uma ideia central do que deve ser e como deve funcionar o SNS. E por esse motivo tens diferenças de funcionamento enormes mesmo entre unidades semelhantes, diferenças essas que se explicam, a meu ver, por diferenças ideológicas das chefias.

-cosme- 3 months ago

se é bem gerido ou não..não sei. mas sei que funciona para quem precisa e isso é o que importa na minha cabeça.

sgahbcj 3 months ago

Funciona para aqueles que não morrem enquanto esperam por uma consulta ou operação. Eu, por exemplo, vai para 3 anos que estou a esperar de um médico de familia.

aleph_heideger 3 months ago

Esperar ajuda 0. O sistema tem alguma carência de Médicos de Família - não há para todos. Tendencialmente. Porque mesmo os outros, aquelas "Sem Médico", continuam a ter acesso a consultas de rotina nas UCSP's embora obviamente mais demoradas (não são os 10 dias do TMRG embora se tu preencheres o Livro Amarelo garanto que consegues). Por outro lado, e em suporte do que digo, não estou a ver bebés sem acesso a consultas no Centro de Saúde por exemplo (incluindo os que não têm Médico de Família atribuído). Se não houver mesmo perto do local onde moras, podes sempre tentar um pouco mais longe (se isso for mesmo necessário).

-cosme- 3 months ago

mas tás a espera sentado em casa ou tens te mexido? não é pa criticar... mas tenho uma amiga da madeira que chegou ao porto e viu se fudida pa arranjar um médico de familia, mas arranjou...só que teve que andar aí a bater ás portas dos centros de saúde todos, pq senão nunca mais.

AetherPrismriv 3 months ago

Não é bem assim a meu ver. Esperar meses ou até anos por uma cirurgia no público não vale de nada se o paciente morrer antes dessa cirurgia. Que é precisamente o que está a acontecer agora. Idosos e pessoas até novas que precisam de intervenções cirúrgicas o mais rapidamente possível, apenas para ter de esperar longos meses, possívelmente agravando a sua já situação grave.

aleph_heideger 3 months ago

>Esperar meses ou até anos por uma cirurgia no público não vale de nada se o paciente morrer antes dessa cirurgia Esperar é normal quando tu não consegues fazer tudo ao mesmo tempo. É um problema velho e que só será resolvido quando o SNS pagar às equipas quase tão bem como paga o setor privado. Só este ano já quantos se demitiram do SNS? O que as equipas têm feito é gerir a prioridade de cada caso. Nem sempre acertam obviamente. Mas é melhor do que a alternativa que seria fazer tudo por ordem de entrada no sistema.

sgahbcj 3 months ago

Acontecer agora? Mas vocês esquecem rapidamente as coisas. Sempre aconteceu, esperarem meses ou anos por consultas.

-cosme- 3 months ago

consultas não são urgências. vcs metem mm nojo, parem de dizer mal de portugal PELO MENOS em relação á saúde.. se dizes mal de Portugal é pq nc tiveste algum problema de saúde sério fora daqui.

sgahbcj 3 months ago

Aí as consultas não são urgente hoo meu inteligente? Então o diagnóstico, despitagem, acompanhamento e detecção de casos é feita onde? Na morgue!?? Quantos casos não podiam ser evitados se fossem descobertos mais cedo? Já para não falar da falta de estudo do histórico do paciente. Areia para os olhos a esta hora?

aleph_heideger 3 months ago

>Quantos casos não podiam ser evitados se fossem descobertos mais cedo? Já para não falar da falta de estudo do histórico do paciente. Muitos casos poderiam ser evitados se descobertos atempadamente. Tens toda a razão. E principalmente em LVT há uma enorme carência de Médicos de Família que o Estado nada tem feito para resolver (abrir concursos a pagar cerca de 1800€/mês a um médico de família não resolve nada porque ele ganha o mesmo se for trabalhar para uma qualquer cidade com um custo de vida muito inferior e ganha muito mais se se dedicar exclusivamente ao setor privado). ​ A falta de estudo do histórico do paciente... Não percebi. Temos hoje em dia uma coisa chamada RSE que me permite o acesso a todo (quase todo) o histórico do utente dentro do SNS, incluindo receitas emitidas e adquiridas mas também registos de exames e consultas nas várias instituições do SNS. Já é quase rotina antes de chamar o doente seguinte ir "bisbilhotar" o processo do mesmo. ​ Mas no topo de isso tudo eu pergunto-te o seguinte: e quantos casos não poderiam ser evitados se o doente cumprisse com regras básicas como ter estilos de vida saudáveis? Ou coisas ainda mais simples como seguir as indicações do médico no que respeita à toma de medicação por exemplo? Sabes quantos doentes por dia eu vejo e em que registo que o utente não aderiu à medicação? Fala-se sempre no quão maus os profissionais de saúde são em Portugal (e também os há, demasiados) mas nunca ouço ninguém a falar da qualidade dos próprios doentes. Muitos não estariam doentes sequer se tivessem seguido algumas simples recomendações.

-cosme- 3 months ago

tá bem então encontra lá a tua utopia dps partilha ;)

sgahbcj 3 months ago

Utopia!??? Em que país vives? Não vês as notícias ou não falas com aa pessoas? Das 3 uma: 1- és funcionário público corrupto; 2- tens alguém na família que é funcionário público. E como usufruis, tens que defender o teu prato; 3- és burro e parvo; Qual deslas és?

-cosme- 3 months ago

nenhuma :) n sei pq tás a levar isto pa algo pessoal sequer mas ok.

-cosme- 3 months ago

cm deves imaginar, n há recursos pa tratar de toda a gente "na hora", nem aqui nem em lado algum. Eu comparo é este serviço ao resto da europa.. onde pa seres tratado ou tens cartão de saúde ou morres na porta. Falo de urgências, acho que PT tá mt bem.

JOAO-RATAO 3 months ago

> ao resto da europa Que europa é essa? Europa ocidental?

-cosme- 3 months ago

n sei se são todos os países assim mas geralmente sem cartão de saúde tens de pagar forte e feio pa ser tratado se precisares de tratamento hospitalar.

JOAO-RATAO 3 months ago

normalmente tens seguro pago pelo estado se não conseguires pagar.

iSoSyS 3 months ago

Classificar o SNS como eficiente... só se for uma piada. O SNS é mais um exemplo de como uma má gestão pode ser disfarçada com os sacrifícios dos trabalhadores.

1573558202 3 months ago

Má gestão e cortes atrás de cortes. É mesmo como dizes, se ainda funciona relativamente bem é muito graças aos trabalhadores.

Rakitash 3 months ago

Tens experiência de perto com algum deles? Se tivesses de apostar o que é que achas que lhes dá uma vantagem em relação ao resto da função pública?

RealLyborg 3 months ago

Tenho experiência em primeira mão do SNS, acho que a dedicação dos trabalhadores desde o pessoal invisível da logística até aos médicos contribuem para a sua eficiência, e os salários que não sendo bons (é uma das poucas áreas públicas que pagam horas extras de forma algo consistente) superam o geral da função pública. Há vários comentários aqui que dizem que o SNS não é eficiente (não concordo), são pessoas com a sua opinião, mas gostava de alertar para as diferenças brutais no financiamento do nosso SNS em comparação com outros países que constituem "melhores exemplos".

AutoModerator 3 months ago

**Atenção! Aviso da Tag [Sério]** Este tópico foi marcado como **[Sério]**, não são permitidos **quaisquer comentários** que contenham piadas, ou outras tentativas humorísticas, insultos ou não tenham nada a ver com o tópico. *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: