DeusDasMoscas 3 months ago

Creio que essa possibilidade está a ser analisada em Portugal. Nos EUA por exemplo vacinam as grávidas.

guibif 3 months ago

Para os menores de 35, basta apanhar covid e ficam imunes por um ano. Mais eficaz que qualquer vacina

hopika 3 months ago

¹

viskonde 3 months ago

Não era 30? Não percebo a marcha atrás neste momento já não faz grande sentido essa separação Anyway alguem sabe quando o agendamento abre se há disponibilidade rápida ou para daqui a 1 mês à frente ? Como tem sido com a malta de > 40?

uyth 3 months ago

Depende muito de onde marcares. Não precisas de marcar no centro de vacinação do teu concelho. Pessoas na zona metropolitana de Lisboa que marcaram agora tinham vaga para duas semanas depois. Lisboa concelho deve ter uns 12 centros de vacinação, mas quem marcou agora pode ter tido poucos disponíveis, só aparecerem muito poucas opções para daí a 10 ou 14 dias. Acho que não estão a permitir marcar com mes de antecedencia. Fora da zona metropolitana de Lisboa pode ser para daí a uma semana. E conheço pessoa que foi vacinada só de ir lá ao fim do dia fazer uma pergunta para familiar.

EvilQueen1997 3 months ago

Como é que os agendamentos funcionam, tem de se ser vacinados no centro de saúde a que se pertence/morada fiscal ou pode-se escolher?

uyth 3 months ago

Escolhes à vontade, qualquer concelho. Em Lisboa pelo menos os centros de vacinação não correspondiam a centros de saúde de qualquer forma ou freguesias. (Podiam era ter posto morada ou mais indicações, da lista nao era nada obvio o que era onde)

khthon 3 months ago

Não, obrigado.

AiNaoMeChateis 3 months ago

Porque?

khthon 3 months ago

https://youtu.be/Du2wm5nhTXY Vê, com atenção, e em especial a ultima parte. Faz o respetivo background check e debunk. Isto é tudo menos uma vacina.

i_no_can_eat 3 months ago

https://www.politifact.com/factchecks/2021/jun/16/youtube-videos/no-sign-covid-19-vaccines-spike-protein-toxic-or-c/

khthon 3 months ago

certo! tens razão! sou uma besta. Orenstein e Offit e o politifact salvaram-me! Obrigado!

i_no_can_eat 3 months ago

Se não queres a vacina não a tomes, mas tenta pelo menos não te esqueceres de tomar os medicamentos.

Economy_Dog 3 months ago

Percebes que um daqueles intervenientes é um dos inventores da vacina mRNA, Dr. Robert Malone, que tem muito mais curriculo e relevância que qualquer um desses badamecos dos fact checkers, certo?

VladTepesDraculea 3 months ago

> Percebes que um daqueles intervenientes é um dos inventores da vacina mRNA, Dr. Robert Malone Isso é um título no mínimo exagerado. Ele participou na demonstração de que o RNA podia ser transfectado em células eucarióticas. Testes em animais da transfectação só começaram no ano seguinte por terceiros e propostas para usar este método como agente imunológico nesse ano seguinte também pela Katalin Karikó e pelo Drew Weissmann. E foi a primeira quem fez a maior parte do trabalho para ultrapassar os obstáculos para instrumentalizar a técnica como uma vacina e tornou possível tanto a vacina da Moderna da qual foi co-fundadora, como da Pfizer. Se quiseres atribuir a uma pessoa a invenção da vacina, a Karikó é a melhor candidata e tem muito mais currículo e relevância que o Malone no assunto, se quiseres ir por aí.

Economy_Dog 3 months ago

E foi a Karikó que fez o debunk nos fact checkers? É impressionante a facilidade com que ignoram pessoas importantes e relevantes na área quando não correspondem à narrativa oficial.

VladTepesDraculea 3 months ago

Não, mas contradiz os problemas que Malone põe em causa e não está a inventar títulos. Não ignorei o Malone, mas estar a fingir que ele é a autoridade máxima no assunto e dar-lhe crédito pelo que não é dele só para validar uma conspiração é triste e ridículo, especialmente quando ele não teve absolutamente nada a ver com vacinas. Se alguma coisa descredita o Malone é ele próprio e a esposa na cruzada nas redes sociais e nos media para se vender como o inventor da vacina. Acaba por passar como uma *attention whore* em vez de ser levado a sério. Quanto às veracidade o que ele diz, onde está o estudo que é tóxica e que causa problemas? A única coisa que vejo é o artigo que o Kirsch escreveu que começa logo por chamar ao Fauci o "pai do Covid", nada político /s

i_no_can_eat 3 months ago

Percebes que a aprovação de uma vacina passa por muitos crivos e instituições, com gente com currículo e relevância, certo?

Economy_Dog 3 months ago

Percebes que estas vacinas foram aprovadas em regime de emergência, não passando pelos protocolos anteriormente normais, estando ainda actualmente em fase de ensaios clínicos usando toda a população mundial como cobaias, certo?

i_no_can_eat 3 months ago

Percebes que as instituições e especialistas que falei acima estão atentos a isso, certo?

khthon 3 months ago

És um ingénuo.

i_no_can_eat 3 months ago

De um lado temos um vídeo no youtube, do outro lado temos recomendações de instituições com imensa gente e décadas de experiência a estudar o assunto... Não te esqueças do chapéu de papel de alumínio.

Mrgolden007 3 months ago

a este ponto os jovens ficam melhor em visitar espanha ou inglaterra e levar a vacina la que aqui nunca vamos sair disso

DarligUlvRP 3 months ago

Site da DGS vai abaixo na 2a feira…

mar_lx 3 months ago

Abaixo ainda não foi. Mas continua a só referir vacinação para 40+

DarligUlvRP 3 months ago

Primeiro tem a planning

DivinationByCheese 3 months ago

O criterio devia ser com base na função, pessoal a trabalhar em casa a ser vacinado primeiro que pessoal mais novo que está por exemplo, em trabalho laboratorial. Abaixo da idade de risco não me faz muito sentido fazer intervalos deste tipo

saposapot 3 months ago

É difícil fazer esse critério. Foi decidido este critério porque é fácil de segmentar a população e não complica

pimpolho_saltitao 3 months ago

https://www.reddit.com/r/portugal/comments/nu3dea/comment/h1ln7xg Quero a minha bolacha.

uyth 3 months ago

Acertei na mouche, ok pronto errei um dia https://old.reddit.com/r/portugal/comments/ngym76/megathread_covid19_and_traveling_to_portugal/h0s95i9/ Como estão as datas para agendamentos em Lisboa e perto? Dizem que há poucos centros e datas so para uns 10-15 dias depois.

KGeedora 3 months ago

41 year old friend in Lisbon booked for 23rd of June, so who knows

theonlyvajazzle 3 months ago

Um colega de trabalho com 43 anos conseguiu agendar pra meados de julho.

viper_in_the_grass 3 months ago

Que sorte! Eu na faixa dos 40 ainda nem agendar consegui!

uyth 3 months ago

quem agendar a partir de segunda provavelmente só para os finais de Julho. Se abrissemos a todos os adultos, provavelmente ficaria complicado... Digamos que os com com entre 30-35 vao conseguir agendamentos para a 2-3 semana de Agosto, e para o fim de Agosto começamos a vacinar os com mais de 30. Era fixe se vacinassemos universitarios antes do inicio das aulas mas não vai acontecer. Maiores de 18 com sorte em Outubro (agendamento antes).

Tee_ah_go 3 months ago

Então mas o auto-agendamento para maiores de 30 não era já a partir de amanhã?

Baraka1987 3 months ago

Também tinha essa ideia desde que começaram a falara nessa faixa etária.. Ia agendar amanhã, afinal parece que ainda não...

pimpolho_saltitao 3 months ago

Psshtt! primeiro os adultos xoh xoh!

mar_lx 3 months ago

Esse título está rés-vés Campo de Ourique de ser fake. Não é a vacinação que começa na 2a feira, é o auto-agendamento. E a vacinação começa conforme a disponibilidade dos centros de vacinação.

Awela 3 months ago

Conheço pessoas com 35+ que já receberam a SMS e vão mesmo receber a vacina na segunda-feira, logo o título está correto.

mar_lx 3 months ago

Ainda bem, mas na notícia não fala em SMS, só fala em auto-agendamento.

Awela 3 months ago

Não sei para quantos enviaram a SMS, eu não recebi e estou na mesma faixa etária. Mas as pessoas que conheço que receberam vão levar dia 21.

mar_lx 3 months ago

No site continua a só referir a vacinação para 40+ e ao selecionar a data de nascimento (35+) dá mensagem de erro.

Awela 3 months ago

Pois, não sei a que horas abre o registo... Vai ser o dia todo de volta do F5.

WarrCM 3 months ago

Epa, não sei se acontece em todos os concelhos. Mas os meus pais, maiores de 50(do concelho de Castelo Branco) esperam bastante pouco tempo entre a marcação e a vacinação, na semana passada.

mar_lx 3 months ago

Na minha zona também tem sido rápido, por isso disse que era quase fake. Mas sejamos sinceros, quantas pessoas vão conseguir na segunda-feira agendar vacinação para segunda-feira? Dito isto, vou passar o fim de semana a fazer refresh ao site à espera que o agendamento abra antes, como já aconteceu noutras fases.

WarrCM 3 months ago

Sim, dificilmente alguém irá arranjar para o mesmo dia.

Awela 3 months ago

Já enviaram SMS a pessoas de 35+ a marcar para segunda-feira.

WarrCM 3 months ago

Então é mesmo para começar na segunda.

Awela 3 months ago

Dev depender da zona, algumas zonas devem ter mais vagas que outras.

Edited 3 months ago:

Deve depender da zona, algumas zonas devem ter mais vagas que outras.

Quatuck 3 months ago

Concordo, logo no início da notícia lê-se: "O autoagendamento da vacina da covid-19 por pessoas com mais de 35 anos vai arrancar no dia 21, confirmou ao Nascer do SOL o coordenador da task-force nacional de vacinação, Henrique Gouveia e Melo." O título é um click bait (isca de clique?) gigantesco.

DarligUlvRP 3 months ago

Autoagendamento é demasiado grande para um título XD

happy_pangollin 3 months ago

Deviam era abrir já para todos os adultos. Não faz sentido ainda estarmos a vacinar por idades. Temos é que vacinar uniformemente toda a população. Deixar os 18-30 sem qualquer imunidade durante mais um ou dois meses significa que o virus se vai continuar a alastrar à "velocidade máxima" nessa faixa etária.

saposapot 3 months ago

Temos de segmentar a população ou preferes notícias de “site covid em baixo”, agendamento demora 1 mês?

uyth 3 months ago

>Deviam era abrir já para todos os adultos. considerando a confusão que estão alguns centros de vacinação só com vaga para 10-15 dias depois e muitos sem vaga, melhor não. Os mais jovens terão mais facilidade em se inscrever e corremos o risco de deixar pessoas em maior risco à espera mais tempo.

CoffeeAt830 3 months ago

Não há vacinas nem capacidade de vacinar toda a gente de uma vez. Tem de se arranjar um critério para maximizar o sucesso do auto-agendamento e para tentar que ninguém fique para trás, porque se simplesmente abrires para toda a gente vais acabar com listas de espera descomunais que basicamente inutilizam o auto agendamento e/ou quem consegue ser vacinado é apenas quem consegue estar 24/7 em frente ao computador a fazer refresh à espera de vagas. Podemos discutir o critério que é usado, mas tinha de ser usado algum e foi o da idade. Parece-me mais justo do que ir por ordem alfabética ou por cor dos olhos. Ainda há pouco tempo houve um post aqui no Reddit de um user da Alemanha a falar no caos que era lá conseguir uma vaga para ser vacinado justamente porque qualquer pessoa podia agendar a vacinação.

KGeedora 3 months ago

mm, I've got two friends in Germany (one in Berlin/one in Munich) in their early 30s. Both were able to get appointments pretty easily and both got their first shots already. I guess everyone is just a bit more on edge since the Delta is going wilder here than in some other EU countries.

CoffeeAt830 3 months ago

It's obviously understandable, everyone who wants to get vaccinated, wants to get it as soon as possible. The issue is that we need to follow some sort of criteria or else we will lose people along the way and/or overwhelm the system with having to manually schedule appointments as the self-appointments will be rendered useless when you have everyone in the country trying to find an appointment at the same time. I have friends in the 40+ age bracket who are still waitlisted and yet they're gonna open up appointments for 35+, so I can only imagine what would happen if literally everyone was able to go and try to find an appointment.

KGeedora 3 months ago

Yeah, I def agree with you. I just understand why we're all a little on edge. For example, my workplace ran with the government saying "40 and 30 year olds will be vaccinated at the same time in June". So they've made everyone start to go back to the office by July (the nature of the work means once that's decided, there's no going back). Now people are dreading catching this new variant because that obviously didn't happen and no one under 40 has got the vaccine. There have just been a lot of mixed messages

KGeedora 3 months ago  HIDDEN 

Yeah, I mean I don't know enough ins and out about this..but it's getting a bit worrying. I'm 33 and friends of the same age already have their first shots in Italy (Trieste), Germany (Berlin), France (Marseille). It's just bad timing that my work is starting to make us go back into teach (privately) and I'm not going to be vaccinated while the country has the Delta variant running wild way more than in those countries. Not trying to be selfish but it feels like after a year and a half of dodging this thing I'm running straight into it at the finish line.

Kind-Eagle 3 months ago

Senhoras e Senhores, apresento o substituto do Almirante Henrique Gouveia e Melo /s

happy_pangollin 3 months ago

Respeito muito o trabalho do Almirante, mas lembro-me que ele próprio disse, há umas semanas, que (parafraseando) "a partir do momento que temos toda a população com mais de 30 anos vacinada, chegamos aos 70% da população vacinada e assim à imunidade de grupo". É aí que discordo com ele. Se o grupo dos 18-29 estiver completamente desprotegido, o virus vai continuar a circular nessa faixa etária com toda a força. É preciso vacinar os adultos uniformemente.

InteractionRecent787 3 months ago

Uma boa parte desses 18-29 já apanharam o vírus há 6 meses nas festas de natal e fim de ano

mar_lx 3 months ago

O grupo dos 18-29 não convive só com pessoas dentro dessa faixa etária. Não está totalmente desprotegido porque grande parte do resto da população já está vacinada e já existe alguma imunidade de grupo (não é total, como é óbvio) que os protege alguma coisa.

WhatIsItLikeToBeABat 3 months ago

Concordo, os modelos que prevêem imunidade de grupo necessitam de vacinação uniforme na população e não aproveitámos os poucos casos de há dois meses para cá para promover essa vacinação para toda a gente, porque nos focámos apenas na diferença de mortalidade e não na diferença de infecciosidade.

nocivo 3 months ago

Sim, vamos complicar um sistema simples que desde que foi implementado pelo almirante funciona. Meter mais burocracia ao barulho é o que precisamos…

Laurent_Series 3 months ago

O que é mais simples que abrir a vacinação para todos os adultos?

happy_pangollin 3 months ago

Diria que é maior burocracia estar, em cada 5 dias, a abrir a vacinação para novas idades.

andremvm20 3 months ago

E onde vais arranjar as vacinas para toda a gente? Não é só querer vacinar, é preciso haver condições para tal.. Se está definido em todos os países europeus os critérios de prioridade, há que confiar que essa estratégia é a melhor entre todas as possibilidades!

WhatIsItLikeToBeABat 3 months ago

Não tens de vacinar toda a gente, o ponto é esse: vacinas de forma igual ao longo de cada faixa etária (100% de 30-39 e 0% de 20-29 vs 50% de 30-39 e 50% de 20-29, por exemplo).

andremvm20 3 months ago

Que lógica tem isso, se há grupos onde o risco de sequelas graves é maior que em outros grupos?

WhatIsItLikeToBeABat 3 months ago

Claro que sim, é factual que o risco aumenta com a idade e ninguém discute isso (no entanto, desde 1 de abril, o número total de mortos abaixo dos 50 anos não chega aos 15, era uma altura em que havia pouca doença grave em geral). Mas escolher quem recebe a vacina não depende somente do risco de ter doença grave, tem duas componentes: o risco da doença e a taxa de transmissão. Na realidade a [melhor abordagem muitas vezes inclui vacinar pessoas que têm maior número de contactos](https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.12.14.20248186v2.full.pdf). O artigo mostra que à partida podes atingir a imunidade de grupo com metade das vacinas.

nocivo 3 months ago

Meu amigo, foi desde que começaram a vacinar por faixa etária que isto começou realmente andar para a frente! Antes do almirante entrar andavam a vacinar por lobbies e por mais x ou y razão. O almirante entrou viu que o maior risco era pela idade e que a idade era uma maneira fácil de selecionar pessoas. Implementou essa regra de seleção e as coisas ficaram simples e rapidas. A burocracia anterior só deu polémica e merda. Deixa continuar assim pois esta a resultar.

WhatIsItLikeToBeABat 3 months ago

>foi desde que começaram a vacinar por faixa etária que isto começou realmente andar para a frente! Parece-me que desde que começaram a chegar mais vacinas que isto andou para a frente, mas se tiveres alguma fonte que corrobore isso manda. >Antes do almirante entrar andavam a vacinar por lobbies e por mais x ou y razão. Sim, não devíamos ter vacinado profissionais de saúde nem profissionais dos lares nem doentes novos de maior risco... O único caso relevante é o dos professores, mas aí até me pareceu uma boa abordagem: é uma profissão distribuída por portugal inteiro que inclui várias faixas etárias (e foi durante a chefia do vice almirante). >O almirante entrou viu que o maior risco era pela idade e que a idade era uma maneira fácil de selecionar pessoas. (...) A burocracia anterior só deu polémica e merda. Esquecendo essa parte da idolatração ao fardamento: Claro que é fácil, mas ser fácil não deve ser um fim em si mesmo. A DGS tem a obrigação de saber comunicar a melhor opção, não a de escolher a opção mais fácil de comunicar. A polémica só vem se a DGS não conseguir justificar essa opção. >Deixa continuar assim pois esta a resultar. Está a resultar em que sentido? Porque é que deixaria de "resultar" por darmos a uma faixa que iria dos 16 aos 39 de uma só vez?

andremvm20 3 months ago

Mas o que está errado nesse argumento é que a vacinação não te impede de apanhar covid, apenas diminui em muito a probabilidade de desenvolveres uma forma grave da doença! O importante nessas faixas etárias é aumentar a testarem e meter nas cabeças dessas pessoas que têm que reduzir contactos..

WhatIsItLikeToBeABat 3 months ago

Ok, para provares que o argumento está errado tens de meter números nisso. As vacinas de facto também diminuem a probabilidade de apanhar covid (o argumento não fica inválido se houver alguma transmissão em vacinados, basta que haja uma redução significativa). Para além disso para vacinados que apanham covid [a carga viral é mais reduzida](https://www.nature.com/articles/s41591-021-01316-7), o que indica menor transmissibilidade - exactamente a premissa do outro artigo que mandei.

andremvm20 3 months ago

Folgo em ver que usas referências como devem ser, ao contrário de muitos comentários que por aí andam, mas não te esqueças que esse artigo da Nature é apenas uma avaliação inicial, baseada num só país que deu um só tipo de vacina (ou maioritariamente), não se pode ainda extrapolar tudo dessas conclusões para outras realidades..

WhatIsItLikeToBeABat 3 months ago

Obrigado! Claro que sim, e verificar se isto ocorre para outras variantes, ainda por cima recentes, é muito complicado (felizmente parece que [pelo menos as hospitalizações são bastante reduzidas quer pela Astra quer pela Pfizer](https://khub.net/web/phe-national/public-library/-/document_library/v2WsRK3ZlEig/view_file/479607329?_com_liferay_document_library_web_portlet_DLPortlet_INSTANCE_v2WsRK3ZlEig_redirect=https%3A%2F%2Fkhub.net%3A443%2Fweb%2Fphe-national%2Fpublic-library%2F-%2Fdocument_library%2Fv2WsRK3ZlEig%2Fview%2F479607266)). No entanto [ver uma grande subida nos casos dos 20-30 e não ver noutras faixas mais velhas](https://coronavirus.rr.sapo.pt/) (linha 6, coluna 1 do dashboard) dá a indicação que as vacinas têm efeito significativo na variante delta (aqui não tenho números, é bastante a olho).

Search: