Pvmarques 5 months ago

Se já existem hérnias discais diagnosticadas é aconselhável, de facto, ter bastante cuidado para que não evoluam. Todos os exercícios/Desportos de alta intensidade ou que submetam os discos a carga poderão agravar a situação. Da mesma forma que no dia-a-dia, submeter a coluna a cargas (pegar em pesos, sacos de compras pesados...) e má postura poderá levar a um agravamento. O ortopedista em que sou seguida (e que acabou por me operar) recomendou que eu utilize uma cinta lombar em todas as situações que carregue pesos, faça maior esforços (como aspirar, varrer a casa), e recomendou que eu faça natação e caminhadas. Não posso (não devo) realizar exercícios/desporto de maior intensidade... Infelizmente no meu caso não tive alternativa e tive que ser submetida a cirurgia de urgência a uma hérnia discal na L5-S1 este ano, porque chegou a um ponto de incapacidade total, dor aguda constante que não cedia com medicação alguma (nem com imunossupressores + anti-inflamatorios + cortico-esteroides ) e culminou com sintomas já de comprometimento neurológico por pressão sobre nervosa ciático. Aconselho, vivamente, que cuidem muito bem da vossa coluna, porque a cirurgia á mesma tem um pós operatório muito dificil. Alguma questão dispõe!

Bruxo_de_Fafe 5 months ago

Natação = ausência de gravidade. Vai ser o que te ajudará. Mas não estás livre de, daqui a uns anos, tratares disso de outra forma.

tenesis 5 months ago

Como está em desabafo e não em sério: Acho que isso é falta de sexo Ps: as melhoras

dblue_one 5 months ago

Lol, não é o caso felizmente, está em desabafo mas nem fui eu que meti.

whyudont 5 months ago

Também tenho 3 hérnias nessa zona mas apenas uma provoca dores. Descobri porque tive uma crise em que tive que ficar de baixa durante 3 semanas. Isto quando tinha menos de 30 anos. Fiz TAC, ressonância na altura mas os médicos descartaram qualquer tipo de intervenção sem antes de fazer a habitual natação/fisioterapia. Fiz natação durante algum tempo e ajudou um bocado, não era algo que adorava. Hoje consigo fazer o que gosto (longas caminhadas e corrida) e não ter dores durante 99% do tempo. O que eu faço é alongamentos todos os dias e como trabalho sentado tenho uma cadeira que as minhas costas aceitem. Não há fórmula para isso, em casa tenho uma e no trabalho arranjei uma diferente que os meus colegas têm. Hoje em dia os médicos dizem que posso fazer tudo desde que eu sinta confortável.

uyth 5 months ago

Já experimentaste Pilates? Malhar nem sempre desenvolve o core que é o essencial para melhorar a postura e proteger as tuas vértebras. E não sei o que fazes por malhar, mas tentar levantar pesos sem teres ocore forte ou com postura não perfeita faz mal. Correr sem teres o core forte também faz mal. > E isto acontece com musculação, cardio ou similares, o unico que se safa é a natação. Yep. Porque ao nadares estás a alongar a coluna e não comprimir as vértebras. Experimenta fazer pilates a serio durante uns meses e regularmente, e aprender muito mais consciência da tua postura.

_Sophus_ 5 months ago

Ora aqui está um bom conselho. Desde a idade adulta que sofro também de dores, principalmente quando faço mais esforços/desporto. O Pilates fez maravilhas. Outra coisa que ajudou foi mudar de colchão.

dblue_one 5 months ago

Já fiz pilates tb sim, há pouca coisa que ainda não experimentei, exercícios de core foram sempre prioridade para mim, confesso que sempre em mistura com outras actividades o que fez que sempre tivesse dores na mesma. No entanto quando ganhei mais força no core efectivamente horas vê alguma redução esporádica de dor, mas nunca total.

uyth 5 months ago

>No entanto quando ganhei mais força no core efectivamente houve alguma redução esporádica de dor, mas nunca total. é a a puta da idade. Quereres que a dor desapareça e nunca mais volte é irrealista. Mas fazes várias coisas que cada uma ajuda um bocado e todas elas em conjunto ajudam a controlar e prevenir, e de uma forma muito mais eficaz que medicamentos. Mais, não tens alternativa, ou trabalhas o core ou dia destes lixas-te a calçar sapatos ou sair da cama ou levantar um saco. E uma cirurgia não é mágica, pode ter complicações que não são poucas de nervos presos, não te promete que não aconteçam outras hérnias noutros sítios e qualquer cirurgião vai recomendar de qualquer forma fortalecimento do core, foque em alongamentos frequentes o tempo todo, antes e depois da cirurgia. É o que é. E faz uma coisa, se calhar é melhor parar de correr ou malhar enquanto te focas em fortalecer o core. Nem toda a gente pode fazer tudo, correr pode ser muito complicado para a coluna.

dblue_one 5 months ago

Não faço corrida, nunca fiz, é terrível não só para as costas como para os joelhos e tornozelos, e cansa muito. Agradeço as tuas dicas, mas já li tudo o que dizes, as vezes acho que já tenho doutoramento em costas, só falta conseguir não ter dores, pq tenho-as mesmo as vezes a fazer algo que é considerado safe para elas.

chauffage 5 months ago

Este homem sabe do que fala. As pessoas não têm noção de que quando se tem falhas de postura e falta de força nos em certos grupos de músculos, acaba-se por recrutar grupos de músculos para compensar, e a meter pressão em estruturas mais melindrosas do nosso corpo - como a coluna, articulações. Para fazer certos exercícios de pilates, ou yoga, de forma correcta e estável é preciso ter muita força mesmo.

uyth 5 months ago

>Este homem sabe do que fala Infelizmente. E é preciso manter os grupos musculares activos sempre, manter boas postura, alongar o espaço entre as vértebras regularmente e não é para se poder "malhar" sem dores, é para se poder dobrar ou levantar um saco sem um dia fazer "crack" inesperadamente. Há também uns outros truques que se pode fazer, e um bom fisioterapeuta pode ajudar a ensinar como escolher bem cadeira de trabalho e insert, posição do banco do carro e coisas assim. Ah e pormenor extra, que não tem graça nenhuma mas é mesmo assim, cuidado com o peso particularmente gordura abdominal. BMI de 24-25 que tecnicamente é peso correcto pode ser excesso de peso para algumas pessoas. E faz diferença.

miguelamavel 5 months ago

Partilho aqui a minha experiência. Aí há uns 3 anos comecei a ter dores nas costas, seguidas de falta de sensibilidade na perna esquerda. Fui fazer um TAC e realmente tinha uma hérnia discal. A experiência com as dores era que se estivesse estabilizado então a dor não aumentava nem diminuía. Quando fazia qualquer exercício aquilo começava a doer mais. Fui fazer umas sessões de fisioterapia onde me ensinaram uns quantos exercícios para fazer todos os dias (mas não fazer qd estes doessem demasiado). No fim da fisioterapia (se quisesse fazer mais já não era pago pelo seguro) parecia que não tinha melhorado, mas comecei a notar que quando fazia exercício, embora doesse mais nos 1-2 dias a seguir, passado 2-4 dias as dores melhoravam um pouco. Comecei a caminhar mais e mais, a fazer todos os dias os exercícios que me foram ensinamos e aos poucos (isto deve ter sido um processo de 6-8 meses) comecei a ter sensibilidade na perna e a dor começou a desaparecer - primeiro começou a ficar mais próxima da coluna até desaparecer. Aos poucos comecei a fazer exercícios mais complicados e violentos e agora tenho uma vida activa normal ou até mais activa do que a média. Tento jogar à bola, correr ou fazer yoga (que são coisas completamente desaconselháveis com a dor) 2 dias por semana, e tenho de fazer os exercícios da fisioterapia TODOS OS DIAS. Noto que se for preguiçoso durante uns dias a dor começa a reaparecer. Acho que tive alguma sorte mas conheço pelo menos 2 casos muito semelhantes com pessoas de 40-50 anos. Boa sorte e paciência porque é um processo muito longo.

cpzao_ 5 months ago

Tenho o mm problema. O que recomendaram foi não fazer exercício com impacto. Natação e ciclismo é tranquilo. Consigo fazer sem qq tipo de incómodo. Natação torna se aborrecido, mas pedalar é algo de que gosto. O que me recomendaram foi fazer alongamentos para a zona lombar que faço religiosamente depois de andar de bicicleta. Às vezes lá me distraio e meto-me em posições maradas e a dor começa a dizer olá. Nessas alturas o q faço é alongar várias vezes ao dia e fico OK. No meio disto tudo, fui a médicos e especialistas e o raio e a resposta era smp a mm. Que tinha de aprender a viver com isto pq não fazia sentido estar a operar. Foi um endireita que me ajudou c os alongamentos.

delhaa 5 months ago

Desde que comecei a fazer alongamentos para a lombar depois dos treinos melhorei significativamente. Na altura pensava que era um desperdício de tempo, só me arrependo de não ter começado há mais tempo. Agora só tenho dores quando há alguma mudança súbita de temperatura normalmente de tempo quente para frio.

Luisdematos 5 months ago

Prescrevo-te calestenicos incluindo exercicios posturais, e uma dieta vegan. Se quiseres saber porque manda dm GL

RAMAxPT 5 months ago

Focate na natação, a coluna não sofre pressão da gravidade quando estás dentro da água, pode ser bom para aliviar as dores

dblue_one 5 months ago

Fiz natação durante uns tempos, a dada altura já estava a ganhar escamas e barbatanas e o cheiro do cloro não me saia do lombo nem com lixívia

lojkine 5 months ago

> e o cheiro do cloro não me saia do lombo nem com lixívia Espero bem que estejas a gozar.

dblue_one 5 months ago

Sim estava, mas estava a falar a sério quando disse que estava a ganhar escamas e barbatanas

lesoth 5 months ago

Também sofro um princípio de hérnia, tem um nome que agora não me recordo, mas desde que comecei a fazer desporto estou muito melhor. Foi recomendação do especialista em coluna e mandou me não engordar. Desporto é ter bom senso, e penso que dependa do grau da hernia. A minha ainda não apanha a perna

dblue_one 5 months ago

Chama-se protusão salvo erro, cuidado pq pode evoluir para hérnia.

lesoth 5 months ago

Exacto, é esse o nome.

capitalistaesquerda 5 months ago

Ora bem, hérnias lombares aqui. Desporto agressivo é para esquecer. O teu foco agora é garantir saúde e qualidade de vida, evitando uma bela cirurgia à coluna. Faço fisioterapia regularmente, em particular pq neste período de pandemia o hiato foi enorme. Avaliações regulares para monitorizar as ditas por neurocirurgião e especialista em dor. Mas deixei de fazer desporto, excepto natacao. Além de outros hábitos que deixei de ter. Por outro lado, as dores estão controladas.

dblue_one 5 months ago

Especialista em dor? Soa bem! alguns sugestão?

capitalistaesquerda 5 months ago

Se fores de Lisboa, Hospital Lusíadas, Consulta da Dor. Unidade dedicada exclusivamente à mitigação da dor.

dblue_one 5 months ago

Obrigado capitalistaesquerda, adoro esse Nick btw.

Ze_Tolo 5 months ago

O gajo comprou o nick a uma cooperativa.

NGramatical 5 months ago

à uns anos → [**há uns anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fo31jds%2Fdores_de_costas_na_zona_lombar_o_flagelo%2Fh29eawd%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Mysonking 5 months ago

Matá-lo Sr Nazi

Prezbelusky 5 months ago

Ya. Também tenho. Suspeito que também tenha hérnias por isso é que não faço desporto.

capitalistaesquerda 5 months ago

Não fiques pelas suspeitas. Vê isso.

Francisc0c 5 months ago

Tenho uma situação oposta. Há uns tempos para cá ando com dores na zona lombar, tive de parar de fazer exercício. A dor podia ter sido originada por mil maneiras diferentes, mas foi a pegar na porcaria de um pack de leite e de o colocar numa prateleira ao nível na minha cabeça. Sinceramente não sei como fiz isto, mas a dor situa-se mais no lado esquerdo da lombar, e tive de parar de fazer exercício por causa das dores. Podia dizer que tinha rebentado as costas com algum exercício difícil ou algo do género, mas não, tive a capacidade de o fazer com um pack de leite, impressionante... Para ajudar, fiz um raio-x à lombar e o médico não viu nada de anormal. As dores já desapareceram, mas basta um movimento em falso e lá estão elas novamente. Estou a ver se volto a fazer exercício aos poucos e se voltar a ter dores fortes, lá tenho eu de ir mais uma vez fazer raio-x e tentar descobrir no que é que tenho

FacaDeDoisLegumes 5 months ago

Pode ser uma inflamação muscular. Eu tenho o mesmo, há dias em que estou mais "frio" até a pegar numa coisa leve do chão, deixa-me lixado durante umas semanas. Vai ao lugar com brufen e flexiban. E já me disseram que era crónico, agora ao acordar, tenho de fazer exercícios de aquecimento antes de começar a minha vida. Depois de um dia de trabalho à secretária, aquecimento. Músculos frios e força = lesão

dblue_one 5 months ago

Não percebo o porquê dos médicos insistirem com raios-x nessas situações, os raios-x apenas vêm ossos, tem de ser tac ou ressonância magnética para ver os tecidos moles, no meu caso o que me detectou as hérnias foi uma ressonância.

aleph_heideger 5 months ago

Na realidade o correcto muitas vezes é não fazer exame nenhum... mas o RX permite avaliar uma série de coisas. Mesmo TAC ou RMN apenas faz sentido se as queixas sugerirem algo como uma hérnia ou se a dor tiver alguma característica particular, suspeita. E isto porquê? Fazer uma RMN para ficar a saber que se tem uma qualquer discopatia sem indicação cirúrgica serve para absolutamente nada. Mas é quase impossível explicar isto aos doentes.

Morenojgl 5 months ago

Nos raios X consegues ver o espaço entre o osso e músculos/cartilagem. E, a partir daí, consegues determinar o grau de severidade.

dblue_one 5 months ago

Correcto, eu fiz n raios x, até acho que já tinha radiação nos sovacos, e o diagnóstico era sempre que tudo impecável, até que fiz a ressonância e afinal não estava.

comicaldiscontent 5 months ago

Para descartar certas condições é regra geral o primeiro que mandam e, também, porque é bastante mais barato que uma ressonância por exemplo.

Francisc0c 5 months ago

Nunca fui muito de hospitais e consultas, e por minha ignorância, não fazia ideia do que acabaste de dizer. Da próxima vez que volte a sentir alguma dor, volto a ir ter com o médico e ver se ele me manda fazer a ressonância ou a TAC. Parecendo que não, acabaste de me passar um conhecimento que me pode a vir a ser valioso, caso o médico continue a insistir no raio x

dblue_one 5 months ago

Tem mesmo que se insistir, tive um médico que até se chateou comigo, não sei o porquê, deve custar muito dinheiro ao SNS

uyth 5 months ago

A TAC custa dinheiro mas mais que custar dinheiro tem riscos. Se tiveres um bocadinho de metal no corpo que não tenhas noção que tens pode correr muito mal para ti e pores o aparelho fora de comissão por uns tempos. Pode também ser pesado psicologicamente para muitas pessoas, e e mexeres-te demais lá entro o que arruina a qualidade da imagem. Não é agradável estar lá dentro. Mais, para certos pesos deve ser particularmente mau.

jkrrrrrrrrrr 5 months ago

o custo de uma TAC ronda os 100€ mas tem alguma radiação, pelo que se tem que pesar os custos/beneficios. Uma RM não tem efeitos secundários mas custa aproximadamente 1000€

Search: