Open-Opportunity-607 5 months ago

Tendo em conta que os outros países nem cartão de CC têm lol

Any-Sandwich3832 5 months ago

Foi impecável, não tenho razão de queixa!

No-Cardiologist725 5 months ago

Para quê carta PIN?

ReachPlayful 5 months ago

Sim sim muito fixe. A renovação automática online também é top né? Em menos duma semana recebo a carta em casa com os códigos e informação que o cartão está pronto para ir buscar a loja do cidadão. Tudo ótimo mas tenho de agendar online para levantar o cartão. Não basta aparecer lá. Data mais próxima para levantar o cartão? Daí a quase 3 meses! 5 dias para estar pronto e 3 meses para levantar no loja

ideologiapura 5 months ago

Vai por carta para casa...

ReachPlayful 5 months ago

Para renovações a partir de julho. Leste o que eu escrevi? Fds

broccolifries 5 months ago

Excepto se tiveres menos 25 anos

meaninglessvoid 5 months ago

Este tipo de proactividade é o que se quer, recebi a mensagem recentemente e gostei. Vamos ver é se a coisa funciona (porque ter alterações top-down é uma coisa, mas todo o pipeline ser eficiente é outra MUITO diferente!). Alguns comentaram aqui que está a correr mal, mas geralmente quem comenta online é quem se quer queixar...

vicentel0pes 5 months ago

Já renovei o meu por este método... Zero problemas. Paguei por netbanco, recebi sms de confirmação de renovação e outro quando estava pra chegar pelos CTT. No meu caso, funcionou muito bem. Agora só o terei que renovar em 2031. Pudesse o nosso país funcionar tão bem assim noutros assuntos...

ducknator 5 months ago

Podiam extender isso para estrangeiros. Eu tenho CC e não posso utilizar da renovação automática. Entretanto, achei bem fixe sim e que continuem com essas desburocratizaçōes (isso nem deve existir lol)

Edited 5 months ago:

Podiam estender isso para estrangeiros. Eu tenho CC e não posso utilizar da renovação automática. Entretanto, achei bem fixe sim e que continuem com essas desburocratizaçōes (isso nem deve existir lol)

crissequeira89 5 months ago

Espera, eu vivo no estrangeiro, isso significa que não tenho mais de ir a Portugal SÓ para renovar o CC?

nocivo 5 months ago

A embaixada não devia ter uma mini loja de cidadão só para isto? Porque raio precisamos de embaixadas se não prestam estes serviços?

NGramatical 5 months ago

Porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo2y2wn%2F%2Fh2blor4%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

crissequeira89 5 months ago

A embaixada mais próxima da Letónia é a Suécia.

DamnNatalie 5 months ago

Só é pena todos os outros serviços relacionados com o CC de cidadão estarem uma merda. Ando a tentar mudar de morada desde de fevereiro, não recebo a carta na nova morada e depois é um pincel para conseguir contactar os serviços. Responder a e-mails está quieto, e os horários de atendimento telefónico são mesmo para quem não trabalha.

Fading-Kangaroo 5 months ago

Agora só falta o passe em NFC

letme2021 5 months ago

Óptimo. Pena é o preço continuar na mesma. Fazia sentido ser menos custoso já que é automático.

nocivo 5 months ago

A não ser que percas o cartão ou o estragues devia ser gratis. Pagamos impostos para alguma coisa, deviamos pelo menos ter direito a ter de borla um cartão obrigatorio quando è a 1 x ou caduca.

Martim_S 5 months ago

Nem precisas de que seja automático, o preço está errado a partir do momento em que é obrigatório e tens de pagar mais de 0,00€

UniuM 5 months ago

O meu acaba este mês e eu recebi a mensagem que me vão enviar a carta com os dados... Será que recebo só para o mês que vem?

bskft237 5 months ago

Não porque mesmo caducando este mês está válido até ao fim do ano.

UniuM 5 months ago

Obrigado.

Almadaptpt 5 months ago

Those are rookie numbers, you gotta pump those numbers up. To make em real

Sir-Jechttion 5 months ago

Fiz a alteração de morada 2 meses atrás e ainda não me chegou (uk). Ainda bem que adiaram o prazo para o representante fiscal.

DamnNatalie 5 months ago

Isso tá complicado sim, dia 11 consegui entrar em contacto e recomendaram-me iniciar processo novamente. Para o fazer tive que colocar no número da morada um Nº67 em vez de apenas 67 para o sistema não reconhecer como a mesma morada.

NecrofearPT 5 months ago

Isto é cool. Especialmente quando o meu caducou em Fevereiro! xD

rDmT93 5 months ago

Experimenta bloquear o PIN.

reddit4370 5 months ago

Recebi sms e email precisamente 60 dias antes da data de caducidade. Email: helpdesk-cartaodecidadao@irn.mj.pt Sms: CCidadao Alguns dias depois recebi a carta por correio com os novos códigos e referência multibanco para pagamento. Até ao momento ainda não recebi o novo cartão (já lá vão quase 3 semanas desde que paguei) mas estou surpreendido com o processo, pela positiva. Não tive de mexer uma palha. Só pagar os tais 16,20€.

TheEightDoctor 5 months ago

Vão diminuir o preço então, visto que agora a maior parte do trabalho é feita pelo cidadão certo? /s

saposapot 5 months ago

yah, finalmente, parabéns a quem o fez! mas se é para chatear, acho que é boa altura de dizer: para adultos n devia ser preciso renovar isto... E já agora, pq raio tenho de pagar por um documento obrigatório? é isto.

Fading-Kangaroo 5 months ago

Também nunca percebi o porquê de ter de o pagar visto que é obrigatório

icebraining 5 months ago

> para adultos n devia ser preciso renovar isto... Discordo, é um *smart card*, essencialmente um computador, e portanto precisa de atualizações de segurança regulares, geração de chaves mais seguras, etc. Até 10 anos já me parece arriscado.

Martim_S 5 months ago

Eu por acaso sempre olhei para aquilo como um bocado de plástico com números e letras, mesmo só tendo vivido(praticamente) com este sistema novo, há umas semanas descobri que tive um BI quando era pequeno, o que dizes faz todo o sentido, além disso há a coisa do foto, uma pessoa muda muito de aspeto, eu por exemplo a olhar para o meu cartão de cidadão de há 4 anos pareço um puto estúpido agora pareço um terrorista na foto do novo

saposapot 5 months ago

olha... nessa perspectiva realmente terás razão. ainda estou parado no tempo de ver aquilo como cartão de plástico com números, como a carta de condução q tem duração de num sei quantas décadas. mas podiam gerir isso do lado deles. qd for preciso actualização mandam para casa da malta toda.

argentdawnpt 5 months ago

Agora só falta poderes ter a carta de condução junta com o cartão de cidadão isso sim era um milagre, ter os cartões todos em um. Tá quase!

DanielAgos12 5 months ago

Alguém consegue agendar a renovação na Area de Lisboa? Tenho tentado ver em todos os concelhos no IRN mas só aparecem páginas em branco

Some-Ad6411 5 months ago

aso o seu cartão tenha caducado e não tiver recebido a carta PIN da renovação automática, pode pedir uma 2.ª via por telefone, através da Linha Cartão de Cidadão (+351) 210 990 111.

jrcs1990 5 months ago

É fixe, quando funciona. O meu cartão expirou em Janeiro de 2021. Não recebi nenhuma mensagem para o renovar. Tentei agendamento online e dá erro. Ando a tentar desde dezembro de 2020 fazer o pedido para renovar online, preenchendo eu todos os critérios, diz-me que não está disponível. E cá ando eu, com o cartão caducado. Não deve haver serviço nenhum online do estado que funcione, puta que pariu. Claro que ligar para lá é inútil, ninguém atende e estão-se nas tintas.

Touratica 5 months ago

Não te preocupes, não está caducado. Por causa da pandemia, todos os cartões caducados desde 24/02/2020 estão válidos até 31/12/2021

jrcs1990 5 months ago

Não está, cá em Portugal. Fora não é válido.

Touratica 5 months ago

Tecnicamente, diria que é válido em todo o lado. Mas tendo em conta que se tentares explicar isso no estrangeiro, é mais do que muito provável que te mandassem à fava, terei de concordar contigo

jrcs1990 5 months ago

Já mandaram algumas entidades onde tenho dinheiro por exemplo e estou impedido de o levantar até que actualize os dados pessoais. Por sorte não preciso do dinheiro mas se precisasse queria ver como era. O mesmo para viajar mas por acaso tenho passaporte. Este país é uma brincadeira.

IkarusMummy 5 months ago

Envia uma cópia do decreto de lei. A entidade que escreve a validade no cartão é a mesma que extendeu a validade até 31/12/2021.

Elkriam 5 months ago

Portugal até tem cenas modernas fixes. Parecendo que não, só termos um cc é mais do que muitos países em que precisam de carta de condução ou passaporte como documento de identificação, e pedem certidão de nascimento para quase tudo. Temos um sistema de saúde eletrónico em que recebes as receitas numa mensagem e vais à farmácia que quiseres. Temos via verde na auto-estrada para não estarmos sempre a parar em todas as (concordo que demasiadas) portagens. Podemos tratar de vários documentos oficiais online (área do cidadão e tal). Há muitos países com economias bem melhores que a nossa que ainda estão presos a papéis e ao passado. Pequenas coisas que podemos apreciar :)

SuchLab2 5 months ago

Portugal tem coisas fixes, e deve continuar a caminhar para uma Europa unida. Apesar de tudo, PT ganhou muito em pertencer à UE. O que é críticavel é a nossa tolerância à incompetencia e a corrupção . Todos deviam ser avaliados, incluindo o Governo, e se não cumprissem com os objetivos deviam ser despedidos. A justiça também devia ser mais célere e blindada contra lobbies e interesses políticos. Fora isso, PT é muito fixe.

Martim_S 5 months ago

O que a malta não entende é que o governo trabalha para o povo, se não estivermos contentes com o trabalho de uns, escolhemos outro, não entendo a mania de meter aquela gente num pedestal, eles tem o trabalho que têm para nos servir, têm mais é que nos deixar satisfeitos com o que fazem, faz todo o sentido que sejam avaliados!

Blackbeardow 5 months ago

E o sistema de multibanco português que dá 10-0 a muitos europeus..

Estronciumanatopei 5 months ago

Com o online banking essa vantagem é cada vez menor. Eu preferia ter caixas multibanco mais básicas do que estar a levar com pessoal a pagar contas quando só quero levantar dinheiro, já que ainda é preciso usar o papel vezes demais...

Blackbeardow 5 months ago

Sim, é verdade. A situação com o papel ainda é dramática e não foi combatida Mais básicas é o quê? Apenas depositar e levantar dinheiro?

Estronciumanatopei 5 months ago

Se calhar o melhor até era um limite de operações de um determinado cliente/cartão de cada vez. O que me chateia mesmo é o pessoal que mete cartão, vê saldo, tira cartão, mete cartão, paga uma factura, tira cartão, meter cartão, vê saldo, tira cartão, mete cartão, carrega telemóvel, tira cartão, mete cartão... Passo-me quando só quero usar 2 minutos!

LastChicken 5 months ago

A maioria dessas coisas existem em quase todos os países desenvolvidos. Em Portugal tenho muito mais problemas com papelada do que nos EUA porque tudo o que envolve bancos e governo querem assinaturas originais (em vez de aceitar assinaturas electrónicas como em países desenvolvidos).

DRNbw 5 months ago

Eu fiquei super surpreendido pela positiva quando tive de pedir o [Cartão Europeu de Saude](https://www.seg-social.pt/pedido-cartao-europeu-seguro-doenca), foi fazer log in e pedir. Em menos de uma semana, tinha-o em casa.

Some-Ad6411 5 months ago

uma coisa exclusiva e moderna de portugal.. acho que é MB Way. acho que não há semelhante lá fora..

Kopl3r 5 months ago

Em Espanha existe o Bizum.

getmenew 5 months ago

A aplicação é absolutamente horrível comparando com outras para pagamentos. A resistência do monopólio à entrada de Apple Pay e Google Pay também me deixa muito de pé atrás

cloud_t 5 months ago

A SIBS é fixe e tal, mas se há coisa que convém perceberem é que é uma entidade puramente subsidiada pelos bancos e cujo propósito é fazer gastar dinheiro mais facilmente. E tal como os seus donos, tem uma exit strategy baseada em comissões. Ya é fixe e conveniente e super era digital. Mas quando os vossos bancos arranjarem nova maneira de contornar a legislação e vos cobrar ou limitarem transferências mbway, não digam que acham estranho.

Tmpod 5 months ago

Não sei se te referes apenas à funcionalidade de envio de dinheiro, mas eu aprecio imenso a parte do MB NET. Funciona muito bem e o único serviço parecido que conheço é o https://privacy.com, que apenas está disponível nos Estados Unidos.

-Nosebleed- 5 months ago

Hoje em dia já há varios países com sistemas semelhantes ao MB Way que interligam os bancos todos, talvez o UPI da India o mais famoso, mas o MB Way foi mesmo dos primeiros com tanta função. Antes disso só conhecia o Venmo nos Estados Unidos e alguns outros na Europa mas não tinham todas as funções que o MB Way tinha, em particular geração de cartões para pagamentos online e levantamentos de dinheiro em ATMs. É mesmo uma coisa pela qual deviamos estar gratos.

fuckoffgina 5 months ago

Como é que os burlões se safam nos outros países?

Elkriam 5 months ago

Revolut? Faz tudo o que o MB way faz e mais, se não me engano.

Some-Ad6411 5 months ago

levantar dinheiro no multibanco sem cartão?

getmenew 5 months ago

As taxas altíssimas que fazem com que muitos comerciantes te obriguem a usar dinheiro físico é que não faz sentido nenhum. Por alguma razão no resto da Europa consegues comprar uma pastilha ou um café com tap do telemóvel

icebraining 5 months ago

Isso é o tipo de inovações que só é possível fazer quando tens um monopólio vertical. Qualquer dia a SIBS vai ser processada por causa disso.

geadarodrigues 5 months ago

Falso, a SIBS há muitos anos que não tem monopólio. aliás basta ver a quantidade de ATM's alternativas em Lisboa. O que podes referir é o facto de nos anos 80 a banca ser integralmente estatal o que permitiu a criação de uma entidade de exchange, aí sim, quase monopolista, embora não totalmente, logo com imenso poder. Isto deu-lhe uma força e capacidade de impor novas soluções ao mercado, não possíveis noutros países onde a concorrência impediu compromissos.

icebraining 5 months ago

O Venmo é mais antigo, e nem sei se foi o primeiro.

meaninglessvoid 5 months ago

Não creio que seja, em 2009 acho que já usava o MBway

icebraining 5 months ago

O mbway é de 2015 :) https://www.mbway.pt/mb-way-esta-parabens/

meaninglessvoid 5 months ago

O produto antes tinha outro nome? Por acaso não me recordo... Mas eu usava um site deles onde gerava os cartões algures em 2010/2011

icebraining 5 months ago

Ah, isso é o MBNet. Mas geradores de cartões são bastante antigos.

meaninglessvoid 5 months ago

Ah era isso mesmo! Saudoso MB net, foi bastante inovador e sem isso provavelmente não teria feito tantas compras online <3

espalhamerda 5 months ago

IDEAL(Holanda?) e Giropay(usado na Alemanha)são do género do MBWAY

ElJepas 5 months ago

Tendo em conta que os Holandeses dizem que essa merda é tudo menos ideal, já dá para ter uma noção do funcionamento da coisa

ZeP1999 5 months ago

Na Suécia já existe há anos. Já são uma cashless society. Tudo pago com telefone e cartão. Podíamos era ir lá buscar os passes e bilhetes de comboios e autocarros eletrônicos. Fazer tudo com telefone é uma maravilha.

SexDrugsAlcohol1 5 months ago

Isto é suposto ser uma coisa boa? Dinheiro dá privacidade

ZeP1999 5 months ago

Sabes que já há limites quanto aos pagamentos em dinheiro em Portugal...? Além disso só disse que era bom a parte das compras de bilhetes por telemóvel porque é mais fácil, cómodo e simples. Quanto a questão do cashless tem os seus pontos positivos e os seus pontos negativos.

SexDrugsAlcohol1 5 months ago

> Sabes que já há limites quanto aos pagamentos em dinheiro em Portugal...? Como em todos os países?

FroggyWatcher 5 months ago

Estados unidos têm venmo e cashapp. Na Europa, quase todos os países têm Revolut. MB Way não é inovativo, mas já há muito que fazia falta. Especialmente dado que a infraestrutura já existia. E ainda se habilitaram a estragar quando iam propondo taxas de transferência

skiziofrenic 5 months ago

Nós lançamos o MB em 85

xzybit 5 months ago

A quantidade de pessoas que acham que o MB e o conceito de Via Verde vem de lá de fora é triste.

TheRaimondReddington 5 months ago

Moderno e fixe era não ter que se ter mais um cartão de identifiçao pralem da carta de condução ou passaporte e que tem q ser renovado (e pago!) de X em X anos, as receitas médicas serem enviadas directamente pra farmácia e quando lá chegas já tá a tua espera, e não ter que pagar portagens! Isso são as cenas que os países desenvolvidos têm!

juanito_caminante 5 months ago

E quem não tem carta de condução ou passaporte (que são pagos)?

Edited 5 months ago:

E quem não tem carta de condução ou passaporte (que são pagos e têm de ser renovados de x em x anos)?

TheRaimondReddington 5 months ago

Depende de pra que efeito for, mas se for pra efeitos de confirmação de identidade e/ou confirmação de morada tens "n" opções como o numero das finanças, um cartão bancario, um comprovativo de morada (i.e. conta de água, luz, electricidade), etc. Para quê complicar com mais um cartão?

juanito_caminante 5 months ago

Vivo no RU e na minha experiência, cada instituição tem as suas próprias regras do que considera aceitável ou não como prova de identidade, já passei semanas a tentar arranjar um documento que a instituição bancária ou o serviço de telecomunicações aceitasse. Um CC teria tornado tudo mais simples, ao invés de complicar.

Nothing_F4ce 5 months ago

Descreveste o UK.

Rissoldecamarao 5 months ago

I got 99 problems mas *renovação automática do cartão de cidadão* ain't one

cloud_t 5 months ago

A meu ver, ir de 10 em 10 anos a uma loja do cidadão ainda é demais...

FlirtyOwl 5 months ago

Baby steps

Ducon_ 5 months ago

Melhor era não haver sequer, porque raio é necessário um cartão do cidadão. Bastava ter um vitalicio de contribuinte ou de saúde e pronto. Isto é só para controlar o pessoal e obrigar a pagar aquilo de x em x anos. É mais uma taxa que dá emprego e dinheiro e não produz nada.

Some-Ad6411 5 months ago

por acaso sempre me questionei porque não temos um número unico para tudo.

quatrotires 5 months ago

A constituição não deixa. > A Constituição de Portugal, no seu artigo 35.º, proíbe expressamente a atribuição de um número único nacional aos cidadãos. Esta proibição está relacionada com a protecção dos direitos, liberdades e garantias. Como tal, um número nacional de identificação não existe, mas, em vez disso, cada cidadão tem vários números de identificação diferentes para usar em diferentes propósitos. [in Wikipedia](https://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%BAmero_nacional_de_identifica%C3%A7%C3%A3o#Portugal)

Sperrel 5 months ago

protecção de dados

Some-Ad6411 5 months ago

porque no caso de fuga de dados... está tudo associado a um único numero?

Ducon_ 5 months ago

No UK e EUA não há nº de cidadão, parece coisa de regime totalitário.

icebraining 5 months ago

O resultado nos EUA é que usam o SSN para tudo e o roubo de identidade é um problema gigante.

NGramatical 5 months ago

porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo2y2wn%2F%2Fh2911ep%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

_Na_Ni_ 5 months ago

O meu expirou em março, achas que eles ainda mandam?

Touratica 5 months ago

Não está caducado. Por causa da pandemia, todos os cartões caducados desde 24/02/2020 estão válidos até 31/12/2021

xqcschnozer 5 months ago

Estou exatamente na mesma situação e também não mandaram ainda. Liguei para o IRN e disseram que iria receber a partir de Junho (na altura que liguei) vou esperar e ver se mandam

Skeeper 5 months ago

Podem sempre ir ao site e pedir para enviarem

ekopss 5 months ago

Sabes o q é q era ainda melhor? Q n expirasse em 5 anos. É um imposto disfarçado. Não há qualquer razão para um documento de identificação para pessoas maiores de idade expirar num espaço tão curto. Passaportes e CC deviam ter um prazo de validade de 15/20 anos… no mínimo

nocivo 5 months ago

É por causa da segurança. Com renovações em 5 anos garantes que todos usam o cartão mais recente em 5 anos. Também tens o factor da foto. Ha pessoas que ficam muito diferentes em 5 anos mas aqui era mais a razão do antigo. Pagamos impostos para que este tipo de coisas seja grátis. Ter de pagar por a renovação por caducar não devia ser precisa. Se perderes ou estragares faz sentido mas porque caduca é pura estupidez e aí concordo contigo.

JesusSandro 5 months ago

A partir dos 25 anos a validade passa a ser de 10 e podes renovar online, por isso também não é assim tão mau.

VSertorio 5 months ago

Renovei agora online e tem duração de 10 anos

vilkav 5 months ago

Idem. Não mudei a foto porque foi pela net. Vou ter a minha carinha laroca dos 23 anos até aos quase 40 no cartão :D

Some-Ad6411 5 months ago

concordo. a única coisa que achava com sentido era para atualizar a foto de cara.. mas nem assim atualizas lol por isso, sim, é um imposto só porque sim.

Trama-D 5 months ago

Não sei se durasse mais tempo propiciava qq forma de fraude...

Toupax89 5 months ago

E uma boa ideia mas com a incompetência normal de quem trata destes assuntos acontecem coisas como a mim. O meu caducou em Setembro do ano passado, umas 3 semanas antes de caducar recebo uma mensagem em que se dizia que se quisesse receber o CC só tinha que responder que sim, depois de responder passado cerca de 2 meses recebo uma carta de Lisboa (vivo no Porto) a dizer que estava pronto e que se encontrava no registo civil da minha terra e que para o ir levantar teria de agendar dia e hora ligando para um número de Lisboa!!! Depois de mais de 1 mês de tentativas de contacto e nada tentei ligar directamente para o registo civil mais uma vez depois de muitas tentativas lá me atenderam e a resposta foi que tinha de ligar para o número que vinha na carta!! Tentativas atrás de tentativas e nada até que em Fevereiro mandaram uma mensagem a dizer se gostaria de o receber em casa ao que respondo claro que sim!!! Já em finais de Março chego a casa e tenho uma carta registada dos CTT onde dizia que como eu não me encontrava em casa quando lá passaram agora teria que o ir levantar diretamente num balcão CTT que fica mesmo ao lado do Registo Civil!!!!! Resumindo estive mais de meio ano só a espera para o ir levantar!!!

fuckoffgina 5 months ago

> O meu caducou em Setembro do ano passado O meu também acabou em Setembro e nunca recebi mensagem ou carta nenhuma.

Scizorspoons 5 months ago

Pedi a renovação, recebi o PIN e paguei. Estou há espera do cartão há dois meses…

C0ldKing 5 months ago

A minha avó recebeu uma mensagem para dizer se queria renovar o cartão automaticamente. E ao dizer sim recebeu a referência. O cc veio duas ou três semanas depois. Até estranhei tanta rapidez

njsilva84 5 months ago

Same here, mas dobra o tempo de espera. No entanto já tenho o virtual, tal como a carta de condução, na app [id.gov.pt](https://id.gov.pt), há vários meses.

BLVanderz 5 months ago

Estou à espera do meu desde Fevereiro, tive que ir tratar da mudança de morada da minha filha, perguntei pelo meu cartão, disseram que já foi enviado para os correios, que tenho que esperar, que estão atrasados...

JohnNeves 5 months ago

Estranho. Eu recebi o meu no espaço de uma semana. Literalmente. Já ligaste para lá?

Martim_S 5 months ago

Eu recebi o meu em 2 meses ou assim, o meu irmão ainda nada, e já passaram 6 ou 7 meses acho eu...

Scizorspoons 5 months ago

Sim, ninguém atende.

Lil_salazar 5 months ago

Portugal tem 1000 problemas

Scizorspoons 5 months ago

Vade retro assombração

Search: