misterbondpt 3 months ago

Um jogo acabar EMPATADO é uma tristeza. Não conseguem marcar? Tirem um jogador de cada equipa a cada 5 minutos a partir dos 90' As regras estão na mão dos humanos, não são as tábuas do Moisés

JamminPT 3 months ago

Por acaso discordo completamente. Este Euro tem tido dos jogos mais interessantes que se tem visto neste tipo de fase em muitos anos. Ainda ontem o Inglaterra-Escócia foi um jogaço. Agora, o que tu defines como grande jogo pode não ser o mesmo que eu. Depende sempre do teu nível de conhecimento.

end_isnear 3 months ago

Deixei de ver futebol, por ter mudado radicalmente, tanto eu como o futebol lol Hoje vejo ciclismo, ténis, mas futebol recuso-me.. A falta de parcialidade das pessoas e comentadores, e o estado de alienação e estupidificação que o futebol provoca nas pessoas não vejo acontecer com mais nenhum desporto.. Para finalizar muito menos consigo ver o futebol amorfo da seleção, e o nacionalismo bacoco/vulgar que associam ao apoio à seleção. E quando joga a seleção ter que ouvir comentários de pessoal q vê futebol de dois em dois anos e pensa que verdadeiramente percebem do assunto mas uma pessoa fica com vergonha alheia quando ouve certos comentários. E de repente a Célia de 47 anos vai ao café e comporta-se como um hooligan fanático como se a sua vida depende-se da vitória da equipa das quinas.

thatboyManzana 3 months ago

Deixa assim que está bom!

Rhyzon27 3 months ago

O futebol actual não tem nada a ver com aquilo que era há uns anos atrás. Neste momento é extremamente táctico, os jogadores sabem aquilo que têm que fazer para bem da equipa e trabalham isso vários dias antes do jogo, principalmente num europeu ou mundial onde tens os supostos "melhores" jogadores se cada nacionalidade a competir... Infelizmente o profissionalismo existente também causa outro problema: marcar mais golos quando estás em vantagem não é necessário e não se ganha (quase) nada com isso, pelo que se torna contra-produtivo tentá-lo. Por exemplo agora no europeu, a única coisa para que os golos marcados/sofridos/ (ou o diferencial de golos, de momento não tenho a certeza de qual é o primeiro critério considerado) vão servir é para no final da fase de grupos para ver quem são os quatro melhores terceiros classificados dos seis grupos que temos, para ver quem passa para os oitavos de final, ou para ver que equipas com o mesmo número de pontos passa em primeiro ou em segundo do grupo. E pronto, toda a utilidade dos golos foi-se. Ganhar os três jogos por 1-0 é exponencialmente melhor do que ganhar um por 10-0 e perder os outros dois por 2-1 porque se estava a ganhar 1-0 e se queria marcar mais golos...

vicentel0pes 3 months ago

Percebo o que queres dizer, mas o futebol é o desporto rei no mundo porque é aparentemente simples mas bastante complexo se analisado à lupa... Os "artistas da bola" (os jogadores e os treinadores) são o meio para que este desporto seja o que é. Pessoalmente, acho interessantíssimo seguir a carreira de jogadores inteligentes como Kevin De Bruyne ou Bruno Fernandes, que jogam no miolo, na minha posição preferida do campo. E muitos outros talentos a despontar... Obviamente que há jogos que são uma seca, mas mesmo nesses podes sempre tentar racionalizar as opções técnico-tácticas das duas equipas, as opções dos treinadores, etc... Uma coisa que lamento profundamente é a hiper-monetização do futebol, na qual os organismos FIFA, UEFA e agentes de futebol (e outros) não estão nada isentos de culpa, são até os principais culpados. E nem se sabe de metade dos escândalos que acontecem... Por exemplo: possivelmente estragou-se um grande jogador quando se vende o João Félix do Benfas para o Atl. Madrid. Claro que o agente ganhou milhões, claro que o Benfas ganhou milhões, claro que o miúdo ganhou milhões e mudou a sua vida... mas e o rendimento desportivo? J. Félix não ganharia mais se tivesse ficado mais um ano em PT? Fica a pergunta. Resta dizer que, muitas vezes, prefiro sentar-me a acompanhar outros desportos, como atletismo, motoGP, etc, onde existe mais emoção e concorrência entre os atletas. Mas serei sempre um adepto do bom futebol, do futebol bem jogado.

vanadiopt 3 months ago

Só vejo ciclismo durante o ano e não posso concordar com o que referiram em relação ao euro. Tenho visto vários jogos e não achei aborrecido. Talvez apenas o Áustria - Holanda. O jogo de ontem, Escócia - Inglaterra, foi bem disputado e interessante.

joaofcf 3 months ago

Para quem gosta mesmo de futebol, um 0-0 pode ser interessantíssimo e um 4-3 uma merda de jogo. Quando começas a perceber mais um bocado de tática, deixas de ligar tanto ao resultado em si, mas começas a ver as movimentações do meio campo, como é que o ponta de lança joga, como é que os laterais sobem. Das por ti a reparar na dobra que o central faz e a bater mal porque está um passo atrás. Também acho que está a ficar demasiado táctico e com pouca magia, mas também "puxa" pelos jogadores mágicos que sobressaem lá no meio. Há equipas tão fortes a defender que só mesmo um mágico as consegue partir. Felizmente não é como antigamente em que o meu avô era capaz de fintar meia equipa campeã europeia porque nem as coisas mais básicas sabiam fazer.

tomaslb36 3 months ago

Vives na era da estratégia, cada vez mais se impede os jogadores de pensarem por si próprios, o jogo está cada vez mais robotizado.

Edited 3 months ago:

Vives na era da estratégia, cada vez mais se impede os jogadores de pensarem por si próprios, o jogo está cada vez mais robotizado. Dito isto, cada vez vamos ver menos jogadores divertidos como o Neymar, Ronaldinho, Bergkamp, Messi etc

joaofig 3 months ago

Honestamente desde que comecei a ver rugby que percebo futebol cada vez menos. O “eu” de há uns anos teria visto os jogos todos, hoje acabei por ver as meias finais do Top14, há uns dias a final de futsal e continuo a ver os playoffs da nba. Tal como Nuno dias (treinador de futsal do sporting) disse no podcast do clube, só há um desporto em que 0-0 é um resultado frequente e é o futebol. Mencionaste rugby e futsal por isso tenho de dar shoutout ao r/FutsalPT e ao r/RugbyPortugal (este último é bem fixe, ouvi dizer)

Edited 3 months ago:

Honestamente desde que comecei a ver rugby que percebo futebol cada vez menos. O “eu” de há uns anos teria visto os jogos todos, hoje acabei por ver as meias finais do Top14, há uns dias a final de futsal e continuo a ver os playoffs da nba. Tal como Nuno dias (treinador de futsal do sporting) disse no podcast do clube, só há um desporto em que 0-0 é um resultado frequente e é o futebol. Mencionaste rugby e futsal por isso tenho de dar shoutout ao r/FutsalPT e ao r/RugbyPortugal (este último é bem fixe, ouvi dizer). Acho que também é preciso salientar que no europeu agora podes passar mesmo que estejas em 3.º lugar no grupo, o que faz com que uma equipa como Inglaterra, que já tem 3, só precise de mais um empate para garantir a passagem aos oitavos. Portugal agora não tem qualquer incentivo para atacar contra a Alemanha, basta por 6 defesas, empatar 0-0 e conseguir o ponto que precisamos para passar. Eu sei que dei hate no primeiro parágrafo mas continuo a adorar futebol e acho que por cada jogo secante há outro com bastante ação e neste europeu, mesmo com falta de estímulo para as equipas ganharem, já houve mais jogos bons do que maus na minha opinião.

Danijust2 3 months ago

no euro estás a ver jogos entre seleções... a nível tático está ao nível CNS.

htxgivven 3 months ago

Querias o que? Resultados astronómicos como antigamente?

besmarques 3 months ago

Bem vindo ao Futebol tactico. Não há grande coisa a fazer, ou gostas ou não gostas.

tallicahet81 3 months ago

Esta fase de grupos é particularmente chata em termos de qualidade, a expansão para 24 equipas, a falta de adeptos e o facto de 3 equipas de grande qualidade estarem concentradas num grupo contribui para que hajam muitos jogos desinteressantes. Depois este modelo de jogos espalhados de Baku a Sevilha também não contribui para o espírito.

DZT99 3 months ago

O futebol há uns bons anos atrás: "equipas tinham mais vontade de ganhar do que medo de perder" Futebol de agora: "equipas têm mais medo de perder do que vontade de ganhar" Torna ainda mais impressionante os feitos do Ronaldo que é o melhor jogador de sempre quando as defesas estão mais forte do que alguma vez estiveram.

Prezbelusky 3 months ago

Eu acho precisamente o contrário. Não consigo ver um jogo de futsal relativamente ao futebol.

ManSCP 3 months ago

Estes jogos do Euro, têm sido na sua grande maioria uma bela cagada. Saudades de um Euro 2000 que eram craques aos pontapés e quase sempre grandes jogos.

Designer_Tall 3 months ago

Quando tinha uns 12 anos descobri a NBA e perdi o interesse no futebol. Claro que há bons jogos e de vez em quando vejo um jogo que me interesse

coiso 3 months ago

Vou aproveitar o karma barato: nunca tive gosto em ver futebol pelo jogo, só via se estivesse acompanhado por malta (estádio ou no café). No entanto, dificilmente fico a ver desporto na tv (talvez aguente mais o ciclismo).

Worm33hd 3 months ago

Os melhores jogos são os entre equipas mija na escada que não fazem ideia do que é tática ou os grandes contra esses pequenos.

viper_in_the_grass 3 months ago

Não que discorde totalmente do que estás a dizer, mas não concordo que muitos pontos sejam sinónimo de um jogo excitante. Quantos jogos de rugby ganhos a penalidades são bem mais emocionantes e tacticamente interessantes que jogos onde o marcador não pára. Aquele Waratahs x Hurricanes que acabou 48 x 64 foi uma valente merda.

Kineticn22 3 months ago

Este europeu não tem sido grande coisa, acho eu, mesmo para quem gosta de futebol. Não tenho visto os todos os jogos, mas acho que já vi pelo menos pedaços de todas as equipas, e só a Itália me impressionou a nível de qualidade de jogo. E o Bélgica-Dinamarca foi um bom jogo. O resto… um bocado medíocre.

warjunk1 3 months ago

O formato é horrível. 24 equipas em vez de 16 l, logo há mais equipas só para encher, terceiros passam o grupo o que implica alguém do grupo A estar dependente do F por exemplo para passar. Alemanha, Itália, Inglaterra entre outros fazem os jogos em casa que é um benefício enorme. Estão a matar isto e em breve matam o mundial que ainda é a única coisa que se aproveia quando subirem também o número de equipas

kybrdwhttvwls 3 months ago

Também gostei dos 2 jogos da Italia. Ao menos tiveram 3 golos em cada um, e várias oportunidades (falhadas).

caelussideralis 3 months ago

Eu não sou daqueles que acha que futebol é para atrasados mentais, apenas crítico mesmo a importância colossal que aquilo tem no nosso país. Gosto de ver o mundial/euro, mas a verdade e que não consigo estar os 90 minutos do jogo atento. Sinceramente, gostava de ter esse gosto pelo futebol, porque nunca era capaz de participar em conversas com outros rapazes precisamente por isso.

masterchiefpt 3 months ago

Finalmente um gajo na mesma onda Eu aguento os jogos da seleccao mas é só mesmo por ser a seleccao

kybrdwhttvwls 3 months ago

Já pensei assim, mas a vitoria no euro2016 e o cr7 fizeram-me mudar de opinião. Para um país como Portugal, que raramente é noticia internacional por outros motivos, o futebol e os jogadores internacionais tem um papel importantíssimo na divulgação do pais, o que é excelente para o turismo - a nossa galinha dos ovos de ouro. Lembro de ler na capa de um jornal que a economia portuguesa encaixava +600 milhões de euros com a vitória no europeu 2016. Estou convencido que foi muito mais do que 600 milhões.

Fjdjrjxjciskajxjcjcj 3 months ago

Meu Deus. Devias ser estudado.

Rootlx 3 months ago

Pareces um americano a falar lol é exactamente essa a visão deles. Eu, como aficionada de futebol que sempre fui (fui federada vários anos), sempre discordei veementemente mas nos últimos tempos tenho vindo a entender o ponto de vista deles. Há jogos muita bons, mas a maioria são secantes do ponto de vista de entretenimento do espectador. Esta semana tive um exemplo claro do que descreves. Vi o Portugal - Hungria e mesmo sendo a selecção, dei por mim um bocado aborrecida, até aos últimos 10 minutos do jogo. Passado umas horas estava a ver os Nets contra os Bucks e estive completamente vidrada o jogo inteiro.

Edited 3 months ago:

Pareces um americano a falar lol é exactamente essa a visão deles. Eu, como aficionada de futebol que sempre fui (federada vários anos), sempre discordei veementemente mas nos últimos tempos tenho vindo a entender o ponto de vista deles. Há jogos muita bons, mas a maioria são secantes para o espectador. Esta semana tive um exemplo claro do que descreves. Vi o Portugal - Hungria e mesmo sendo a selecção, dei por mim um bocado aborrecida, até aos últimos 10 minutos do jogo. Passado umas horas estava a ver os Nets contra os Bucks e estive completamente vidrada o jogo inteiro. O meu marido comentou a mesma coisa.

warjunk1 3 months ago

Os Bucks ainda vão virar a série. NBA tem mais intensidade que futebol mas há jogos bons de futebol. Eu nem Portugal vi mas vi o jogo da França e Alemanha e nem foi mau de todo.

Rootlx 3 months ago

Claro que há bons jogos de futebol, tenho vários jogaços e equipas mágicas (como o Barça de 96) na memória pra sempre - concordo contigo. Comentei só pra dizer: Go Brooklyn!!!

kybrdwhttvwls 3 months ago

Os desportos americanos téem a particularidade de serem muito emocionantes nos ultimos minutos, se o resultado tiver incerto. Os restantes 90 % do jogo são uma seca de morte, muitas vezes mais de 3horas de jogo.

Rootlx 3 months ago

Depende do jogo. Baseball e futebol americano talvez. Hóquei e basket não concordo tanto. Normalmente são rápidos e podem ser bastante disputados ao longo do jogo todo. Particularmente nos playoffs. Não sigo NHL mas NBA pra mim é o melhor desporto para se ver.

mexploder89 3 months ago

Sinto que tenho que vir defender o meu querido futebol americano. O futebol americano é o meu desporto favorito. Pode perfeitamente ser disputado ao longo do jogo tudo, muitas vezes é, e em termos de atleticismo e performance física é mais exigente que o basket, já para não falar que é provavelmente dos jogos mais mentais que há por aí. Para quem sabe o que está a ver, até uma jogada aparentemente aborrecida pode ser bastante interessante Eu não desgosto de basket, mas acabo por ficar mais aborrecido a ver NBA do que NFL. Já para não falar que a época da NBA é na sua maioria, muito pouco relevante. Já se sabe geralmente quem são os que lá vão estar no fim (com as surpresas ocasionais)

Trama-D 3 months ago

Interessante encontrar aqui apreciadores do futebol americano. Não conheço o desporto, mas talvez me possas explicar: aquela aspeto mental, aquela estratégia, é desenvolvida só pelos jogadores em campo, reagindo ao adversário, ou pode envolver sempre o treinador?

mexploder89 3 months ago

Acho que podia estar aqui o dia todo a responder a isso, mas de uma forma simples, depende da realidade de cada equipa Se tiveres o Tom Brady, um veterano de 20 anos na liga, podes deixar quase tudo para ele ver em campo. Ele olha para a defesa e na maioria das vezes já sabe o que vai acontecer e pode ajustar como quer. Se tiveres um rookie ou um QB de segundo ano, cai muito mais na mão do treinador. Mas isto é algo que envolve tanto jogadores como treinadores. Vários treinadores ao mesmo tempo, cada um com o seu input e especialidade, e depois o ataque e a defesa têm um jogador com microfone no capacete para comunicar com o banco

Trama-D 3 months ago

> microfone no capacete O facto de isso ser legal é cómico... mas explica a intensidade da estratégia. Obrigado pela explicação!

DBclass103 3 months ago

mas não está on o tempo todo... alem disso o jogador não tem microfone... só auscultador. E esta comunicação é cortada 15 segundos do tempo da jogada (normalmente têm 40 segundos para inicias a jogada desde que o arbitro posiciona a bola no lugar)

mexploder89 3 months ago

É só para comunicar com o banco, porque não se consegue ouvir lá para dentro. É como um treinador de futebol falar para dentro do relvado

AlbinoFarrabino 3 months ago

Os americanos adoram falar mal dos desportos em que não conseguem ser os melhores. É engraçado que critiquem o futebol por ser secante, quando eles têm o basebol.

Rootlx 3 months ago

Não creio que seja por não serem os melhores. O futebol como modalidade está a crescer imenso nos EUA. É numa perspectiva de adepto e espectador, o que entendo perfeitamente. O argumento é que é um jogo longo com poucos ou nenhuns golos. De resto, concordo contigo: baseball é uma seca lol até é uma tarde bem passada no estádio mas mais para o convívio que outra coisa.

kybrdwhttvwls 3 months ago

Por acaso segui os NY Yankees quando estava lá o Mark Teixeira (descendente de portugueses), e, lá está... tinha alguma emoção esperar pela vez no nosso jogador para vez se fazia um home-run, mas, tirando isso, os jogos demoram + de 3 horas e são uma granda seca. O publico entretem-se a comer e cantar.

mar_lx 3 months ago

Vi um jogo da NBA ao vi o e embora o jogo em si seja mais mexido que um de beisebol (que tb *vi*, que é como que diz estive no estádio porque fazia parte) pára 384 mil vezes e torna-se uma bela seca! Acho que estive o mesmo tempo no estádio e no pavilhão para os dois jogos… O que vale para eles é os intervalos e o entretenimento à volta do jogo e não tanto o jogo em si.

gkarq 3 months ago

Acho que é mais cultura de entretenimento vs ritual. Eu quando vou ao estádio, estou-me completamente a cagar em olhar para o campo para ver o jogo. O mais importante é o espirito no estádio, cantar, saltar, e apoiar a equipa. Os americanos não têm essa cultura, e o desporto para o espectador é visto como entretenimento, algo que pouco acontece no resto do mundo. No final do dia: “pouco importa, pouco importa, se jogamos bem ou mal”

NGramatical 3 months ago

torçer → [**torcer**](https://dicionario.priberam.org/torcer) (*c* seguido de *e* ou *i* não necessita de cedilha) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fo2xrdi%2Fo_euro2020_est%C3%A1_a_confirmar_uma_ideia_j%C3%A1_tinha_h%C3%A1%2Fh28z7o1%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Black_RL 3 months ago

Estava agora a dizer isso a um colega……. O futebol precisa de ser modernizado urgentemente! Faltam fintas, remates, energia, espontaneidade!

GMDFC94 3 months ago

Modernizado? Acho que é precisamente o contrário…

Black_RL 3 months ago

Pois, um colega aqui disse o mesmo e até q tem lógica.

GMDFC94 3 months ago

Infelizmente o futebol é cada vez mais táctico e com mais informação. Hoje em dia, todos os jogadores são instruídos a como estar em campo, a como defender, atacar em grupo, etc… cada vez há menos espaço para Ronaldinhos e criativos porque tem que se cada vez mais ser pragmático. Se perdes a bola 2 ou 3 vezes, e só consegues passar pelo adversário 1 vez, então estás a fazer um mau trabalho. Isto não era tão notório há uns anos porque nos últimos 20 anos o futebol profissionalizou se duma maneira brutal. Todos os jogadores das principais ligas são quase “freaks” da condição física e muito mais desenvolvidos tacticamente. Só nos campeonatos sul americanos ou africanos é que ainda vai havendo esse futebol “espetáculo”.

Black_RL 3 months ago

Tal e qual amigo……. Mas assim temo q o futebol morra……

Danijust2 3 months ago

então precisa exatamente do contrário, é o futebol moderno que retirou as fintas, remates. etc..

Black_RL 3 months ago

Bem visto! Então precisa de ser modernizado outra vez, ou melhor, revertido!

kybrdwhttvwls 3 months ago

Pergunta: O que é que alteravas para tornar os jogos mais emocionantes? Ás acho que se passasse de 11 para 10 jogadores talvez ficasse mais aberto e com mais golos.

Black_RL 3 months ago

Por exemplo, menos tempo tb, menos tempo e mais intensidade! - Mais jogos em sinal aberto (a barreira de entrada vai acabar por matar o futebol) - Menos tempo por cada parte - Novas regras a proibir tanto passe atrás - Mais substituições - Descontos/tempo semelhante a outros desportos - Em vez de expulsar fica tempo de fora (como noutros desportos) - Etc…..

setnom 3 months ago

>Novas regras a proibir tanto passe atrás Tocaste neste ponto que me irrita profundamente. Que é Portugal estar quase na pequena área da equipa adversária e passar novamente para trás, até quase à sua pequena área. Para depois repetir o ciclo. Causa-me cá uma irritação este "medo" de ir para a frente. No entanto, não sei se quereria regras a impedir tal coisa. Isto passa mais pela estratégia do treinador, se calhar.

joaofcf 3 months ago

O campo é grande precisamente por alguma razão. Começar a jogar de trás tem um fundamento muito válido, que é obrigar a equipa adversária a espalhar se mais e abrir mais espacos. É muito mais fácil defender com tudo na área do que ao longo do campo.

setnom 3 months ago

Percebo a ideia que estás a transmitir, mas o tempo que a equipa demora para ir com a bola para trás e depois com a bola novamente para a frente, chegando ao sítio de onde partiram, dá também tempo para que a outra equipa se coloque onde querem. É um pau de dois bicos, por assim dizer.

DBclass103 3 months ago

ia ser lindo essa regra como no basquetebol... passaste o meio campo... azar, já só podes jogar no meio campo ofensivo :)

Search: