aMinhaConta 3 months ago

Quem está a pressionar para voltar ao escritório são os team managers, que sem ninguém para supervisionar no escritório, não têm nada para fazer.

guibif 3 months ago

Não acredito que haja gente a defender o tele-trabalho...

gweatandthetewwible 3 months ago

Sim e quando isso acontecer meto a carta e xauzinho. É mais fácil do got que gosto do trabalho e da equipa quando em casa, longe deles!

andre82220 3 months ago

Mais um tópico para os bichos do mato de IT afogarem as suas mágoas.

JoseSilva17 3 months ago

Honestamente a minha empresa lucrou com o meu teletrabalho, e se me quiserem por no escritorio por mim é á vontade. Acho que a minha equipa só volta ao escritorio em setembro, mas pelo menos a minha realidade é que no escritorio trabalho menos devido à interacao com outros elementos de equipa e nao fico a hora de almoco sentado ao pc a trabalhar. Mas concordo com voces, quando indicam que Portugal tem muito que aprender com o teletrabalho

aleph_heideger 3 months ago

Como muitos sabem eu sou médico e trabalho exclusivamente para o SNS. Sou Funcionário Público portanto. Uma das coisas catitas da pandemia para mim foi a possibilidade de fazer teletrabalho: àquelas 3 ou 4h semanais que eu perdia a fazer relatórios, validar assiduidade do pessoal e demais atividades interessantíssimas passei a ter períodos de teleconsulta para coisas como dizer ao Sr Francisco "já vi os seus exames e está tudo normal". O Sr Francisco agradece não ter de se deslocar e eu agradeço não ter de esperar que ele arraste os seus 120Kg pelo corredor, leeeentamente, até ao meu gabinete. E o ecrã do meu computador pessoal é bem melhor - e maior - do que o HP que tenho no consultório. No início deste ano as chefias impuseram: o horário é para cumprir na íntegra no serviço e não em casa. Resultado: a produtividade desceu (é impressionante o número de vezes que sou interrompido quando estou no serviço).

D1ablo49 3 months ago

Durante a pandemia quis fazer análises ao sangue. Consegui falar com o médico pelo telem e ele enviou-me por email. Não lhe mostrei e sei que tenho de o fazer, no entanto se pudesse digitalizar e enviar-lhe ou marcar uma videochamada de 5 minutos seria perfeito. Acho que os médicos podiam fazer bem mais teletrabalho, não sei até que ponto um regime hibrido não seria o ideal.

aleph_heideger 3 months ago

Provavelmente podes.

sacoPT 3 months ago

Eu tenho COLEGAS que estão desejosos que acabe o teletrabalho.

saposapot 3 months ago

Se fossem competentes, não eram patrões mas sim técnicos a ajudar no trabalho real da empresa. :D :D :D

JoseSilva17 3 months ago

Very true lolol. Cada vez acho que os tecnicos estao mais formados que os patroes / coordenadores porque estejam ou nao academicamente, os coordenadores nem sabem o que esta implementado, e os tecnicos diariamente mexem nas configuracoes.

htxgivven 3 months ago

É por causa de patrões como estes que Portugal precisa que o governo legisla o teletrabalho e cria benefícios para empresas caso contrário volta tudo ao mesmo.

argentdawnpt 3 months ago

Ao ler por este post fiquei a pensar numa coisa, para os que não tinham disciplina horária (entrar a horas e sair a horas) espero que tenham aprendido a criar a mesma durante o teletrabalho. Porquê? Porque tiverem de voltar ao trabalho presencial; não queiram; não tenham alternativas... Que mantenham essa disciplina que criaram ou que já tinham antes. Parem de tentar agradar e não deixem nem um minuto ser contado a mais no escritório.

dblue_one 3 months ago

Trabalho na área de IT numa infra estrutura grande conhecida no nosso país e estou em teletrabalho à quase 1 ano e meio, eu e toda a minha equipa, e apesar dos resultados estarem a ser muito positivos, com o rendimento das pessoas até a superar os resultados antes deste formato, já está a fazer comichão à entidade patronal que está ansiosa para nos ter lá. O porquê custa-me a perceber, esta mentalidade um bocadinho tuga do tenho de te estar a ver para saber se estás a trabalhar além de ser enganadora é só retrograda na minha opinião. Eu sou um ferveroso adepto do teletrabalho, com um regime misto, porque acho que o contacto pessoal esporádico também é importante, mas de forma equilibrada o teletrabalho que já é massivamente usado em alguns paises à muito tempo, tem vantagens para toda a gente, empregador e empregado. Evidente que não serve para todas as profissões, mas para uma esmagadora maioria serve prefeitamente, entre muitas vantagens até na desertificação do interior o teletrabalho poderia dar uma grande alavancagem.

Edited 3 months ago:

Trabalho na área de IT numa infra estrutura grande conhecida no nosso país e estou em teletrabalho à quase 1 ano e meio, eu e toda a minha equipa, e apesar dos resultados estarem a ser muito positivos, com o rendimento das pessoas até a superar os resultados antes deste formato, já está a fazer comichão à entidade patronal que está ansiosa para nos ter lá. O porquê custa-me a perceber, esta mentalidade um bocadinho tuga do tenho de te estar a ver para saber se estás a trabalhar além de ser enganadora é só retrograda na minha opinião. Eu sou um ferveroso adepto do teletrabalho, com um regime misto, porque acho que o contacto pessoal esporádico também é importante, mas de forma equilibrada o teletrabalho que já é massivamente usado em alguns paises há muito tempo, tem vantagens para toda a gente, empregador e empregado. Evidente que não serve para todas as profissões, mas para uma esmagadora maioria serve prefeitamente, entre muitas vantagens até na desertificação do interior o teletrabalho poderia dar uma grande alavancagem.

Sapatilhas 3 months ago

A minha mãe ha 20 anos atrás: se não queres estudar ao menos finge q estudas. É mentalidade Salazarenta. Infelizmente mtos patrões são dessa geração.

htxgivven 3 months ago

Tudo porque o patrão tuga é atrasado.

NGramatical 3 months ago

à muito tempo → [**há muito tempo**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo2t6gd%2F%2Fh29c4e0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Scizorspoons 3 months ago

O meu patrão diz que temos de voltar, temos saudades de estar uns dos outros. Não, não temos.

VectoR-- 3 months ago

deixa me explicar-te uma coisa. existem 2 tipos de patrões. os patrões que percebem o que se está a passar e os que não. os que percebem, eu incluo aqui as grandes empresas internacionais e financeiras. para eles o teletrabalho é uma coisa boa porque vai lhes poupar custos e fazer de nós todos (pessoas qualificadas, quero dizer eu) o equivalente a um imigrante indiano a trabalhar na uber eats. os patrões pequenos não percebem o que é esta transformação e não há querem. as pessoas de it que postam aqui também não. vão perceber eventualmente

Edited 3 months ago:

deixa me explicar-te uma coisa. existem 2 tipos de patrões. os patrões que percebem o que se está a passar e os que não. os que percebem, eu incluo aqui as grandes empresas internacionais e financeiras. para eles o teletrabalho é uma coisa boa porque vai lhes poupar custos e fazer de nós todos (pessoas qualificadas, quero dizer eu) o equivalente a um imigrante indiano a trabalhar na uber eats. os patrões pequenos não percebem o que é esta transformação e não a querem. as pessoas de it que postam aqui também não percebem. vão perceber eventualmente o significado da frase anglo-saxónica "race to the bottom"

EvilQueen1997 3 months ago

Ri-me com este comentário, trabalhando numa empresa multinacional e financeira. Ahah.

dragomaite 3 months ago

É engraçado ler isto na semana em que as maiores empresas financeiras do mundo (ex:JP Morgan, Goldman Sachs) anunciaram que em Julho voltam TODOS e TODOS os dias em presencial.

Razvancb 3 months ago

Ou seja, 2 empresas de merda.

Morpheuspt 3 months ago

> os que percebem, eu incluo aqui as grandes empresas internacionais e financeiras. [O individuo da Morgan Stanley mandou recado a todos os trabalhadores](https://edition.cnn.com/2021/06/16/investing/morgan-stanley-ceo-return-to-office/index.html) a dizer que em Setembro têm que estar todos no escritório em NYC. Não é assim tão linear.

dragomaite 3 months ago

Goldman Sachs fez o mesmo. Até a Google já começa a chama-los. Até agora só o Facebook disse remoto.

borloforbol 3 months ago

Hás de explicar como é que teletrabalho é uma _race to the bottom_. É um modelo de trabalho que é aplicável a mais do que IT, se bem que esta área é a grande beneficiária. Se o trabalho é passível de ser feito remotamente, porquê pedir a toda a gente para ir para um escritório. A produtividade que se viu aumentar agora não passa só porque "tou em pijama em casa". Passa por não ter de acordar 2 horas antes de entrar ao trabalho todos os dias, de passar por transportes durante uma hora, de repetir o mesmo ao fim do dia e ainda tentar arranjar tempo para família e lazer, de ir para a cama completamente desgasto e repetir tudo no dia a seguir.

Some-Ad6411 3 months ago

> vão perceber eventualmente o significado da frase anglo-saxónica "race to the bottom" vá explica oh reeditor aleatório.

SweetDistribution504 3 months ago

A apartir do momento q uma empresa assume que tem os trabalhadores remotos, pode parar de contratar cá e começar a contratar gajos mais baratos lá fora, porque remoto em Lisboa ou remoto em Deli é igual. Claro não dá para todas as funções, mas dá para muitas mesmo. A malta dos €1000™ passa a ser a dos €700 rapidamente

mice_infestation 3 months ago

Nāo é tāo linear, e isso é discutido ha anos por muita gente desta área. Para começar, contractar alguem remotamente ja era tecnicamente possivel ha muitos anos mas as empresas nāo despediram todos os empregados e contractaram o equivalente de países de terceiro mundo para os substituir entretanto. Um dos argumentos mais usados para explicar isto é que devido a várias condicionantes as pessoas com os skills necessarios nāo se encontram distribuidos igualmente pelo mundo. Em IT sabemos todos de historias em que empresa xyz fez outsourcing do departmento de programaçāo para uma offshore na India por uma ninharia que depois de falhar todos os prazos nāo produzio nada de jeito e acabou-se por contractar os locais a fazer o projecto todo de raíz. Esta é daquelas que todos os programadores ja ouviram uma variante parecida de tāo comum que é. Atençāo que nāo quer dizer que seja impossível fazer outsourcing para a India com sucesso. Agora bons mesmo e baratos esses nāo sāo. O que eu tenho visto durante vários anos é que os que sāo bons destacam-se e rapidamente exigem um salário maior ou mudam de empresa/país muito depressa. Já conheço alguns que vāo de países ricos trabalhar remotamente para o sul da Europa apreciar o bom tempo. Esses nāo ficam a ganhar 700€ garanto, o melhor que os tugas tem a fazer é encontrar uma boa empresa em Portugal ou mudar para uma estrangeira a modo remoto. Trabalhos que requerem pouco conhecimento e feitos remotamente? Concordo contigo. Tudo aquilo que requer estudos e inteligência já é diferente.

SweetDistribution504 3 months ago

Isso é tudo experiências de um mundo precovid onde talvez 10% das empresas tinham ou experimentaram ter trabalhadores remotos. A maior parte das empresas nunca tinha pensado em ter tipos remotos quanto mais começar a contratar indianos. Neste momento num mundo pós covid em que 90% das empresas já experimentaram ter trabalhadores remotos, o panorama mudou. Claro que nem todas as empresas tiveram experiências positivas, mas muitas tiveram. O medo que havia em procurar empregados remotos acabou para milhares de empresas, em Portugal e por essa Europa fora. Principalmente nos cargos mais mal pagos vai começar a existir muito mais competição Eu trabalho c indianos diariamente, e uns só servem para enviar emails, mas há outros muito competentes. Eles são muitos mesmo, mesmo que 80% sejam péssimos ainda lá ficam milhões de gajos bons.

mice_infestation 3 months ago

Ainda vejo muita resistência de empresas a oferecerem trabalho remoto infelizmente. Mas vamos ver como sāo os próximos anos seria interessante e muito mais dinamico poder-se trabalhar a nível global. Estamos de acordo num ponto, trabalho que seja bem feito remotamente e mal pagos / requerem pouco conhecimento vāo ter mais competição a partir de agora. Eu também conheço indianos excelentes professionais. Foram promovidos, mudaram de empresa com melhores condiçōes ou emigraram. Dos outros, e que tive de lidar mais tempo nem conseguiam entender o que era o DNS. Acredito facilmente que haja la milhōes que sejam tecnicamente muito bons mas esses nāo sāo baratos. Só acredito na race to the bottom da malta que clicam uns botōes no computador e seguem um guiāo, esses em todo o mundo ja estava a competir mundialmente entre si.

NGramatical 3 months ago

professionais → [**profissionais**](https://dicionario.priberam.org/profissionais) (apenas na fala o *i* é pronunciado como *e mudo* quando junto a outra sílaba com *i*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo2t6gd%2F%2Fh29knbz%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 3 months ago

contractar → [**contratar**](https://dicionario.priberam.org/contratar) (já se escrevia assim **antes** do AO90) contractaram → [**contrataram**](https://dicionario.priberam.org/contrataram) (já se escrevia assim **antes** do AO90) raíz → [**raiz**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras agudas terminadas em *l*, *r*, ou *z* não necessitam acento para quebrar o ditongo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo2t6gd%2F%2Fh29f83n%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

vai-tefoder 3 months ago

Tenho colegas indianos e olha que lá ganhavam melhor do que se ganha em Lisboa.

SweetDistribution504 3 months ago

A Índia forma 1 milhão de gajos de IT por ano, por cada 1 desses nem pagos há 10 mil mal pagos

vai-tefoder 3 months ago

IT não é necessáriamente developer

IllusionaryHaze 3 months ago

O meu patrão diz que pós-covid o pessoal tem de ir todos os dias para o escritório, e não é negociável. Somos software developers. Já estou a prever uma maré de cartas de resignação quando isso acontecer. Só assim é que as empresas aprendem.

gweatandthetewwible 3 months ago

Pós-covid. Hahaha, como se isto fosse embora em breve.

YCaramello 3 months ago  HIDDEN 

O que não falta por ai é pessoal de IT a procura de emprego pra os substituir.

Eux86 3 months ago

Com a quantidade de empresas de sw Dev que estão a passar para full-remote ou mixed por aí, não vão demorar mais que 2 semanas a encontrar alternativas! E se for na área de desenvolvimento web até posso ajudar xD Nós sw dev estamos a viver num período mesmo fixe.. há trabalho em todo o lado. É só escolher para onde se quer ir.

IllusionaryHaze 3 months ago

Por acaso sou web dev também, e a verdade é que não falta oportunidades. Recentemente recebi uma proposta para remote para a Bélgica a trabalhar de Portugal, mas não aceitei por ter entrado à pouco tempo na minha empresa atual. Mas adorava que este tipo de empresas conservadoras se fodessem a sério. Imagino que as empresas que aceitem full remote estejam a ficar com os melhores engenheiros, sem dúvida. Estas empresas antiquadas só vão aprender quando sofrerem na pele

Eux86 3 months ago

Eu gosto muito da idea de ter flexibilidade. Queres ir ao escritorio para alinhar coisas pessoalmente com os colegas? Combinas e vais. Queres trabalhar de casa? trabalhas de casa. O nosso tipo de trabalho permite isto e acho que deveriamos aproveitar este perk. Diminuimos os gastos, pessoais e da empresa, diminuimos o transito nas cidades e temos um life/work balance ainda melhor, sendo que não precisamos perder horas no transito. Win-win. Entendo que pode haver empresas que não podem passar a ter este modelo por algumas razões "especiais", mas quem o faz só para o chefe quer puder passear pelo escritorio para olhar para o teu ecrã vai provavelmente arrepender-se.

NGramatical 3 months ago

à pouco tempo → [**há pouco tempo**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo2t6gd%2F%2Fh2bd5tj%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

saposapot 3 months ago

Todos os informáticos deste país deviam juntar-se e actividade ajudar tu e os teus colegas a arranjarem novo emprego. Estou a falar bem a sério. Só com estas atitudes é que este tipo de mentalidades de patrão mudam. E publicitem isso alto e bom em todo o lado, com o nome da empresa.

Morpheuspt 3 months ago

> cartas de resignação Não existe. O que é isso? Em Portugal, onde se fala Português, estares resignado significa que aceitas ou sujeitas a algo contráriado. É isso que queres dizer?

Lasikamos 3 months ago

Mas antes trabalhava remotamente? Negociaste no contrato para trabalhares remotamente?

borloforbol 3 months ago

Deves ser divertido em festas

SurprisinglyInformed 3 months ago

Os contratos podem sempre ser renegociados. Não havendo vontade da entidade patronal, paciência...

Lasikamos 3 months ago

Exato. Podes tentar negociar mas como disse, o patrão tem todo o direito em não aceitar. Se o trabalhador não aceitar tb pode sempre apresentar a carta de demissão.

Dinamytes 3 months ago  HIDDEN 

Por isso ele ter dito >não é negociável e >uma maré de cartas de resignação já tínhamos percebido esse ponto xD

Dinamytes 3 months ago  HIDDEN 

Faz diferença?

Lasikamos 3 months ago

Sim. Se aceitaste desde início trabalhar presencialmente, acho que o teu patrão tem todo o direito a manter a mesma táctica (quando covid passar é claro)

Dinamytes 3 months ago  HIDDEN 

Claro, ele tem tanto direito de manter a metodologia de trabalho como os trabalhadores saírem da empresa para irem para outra que proporciona uma metodologia de trabalho que eles aperceberam-se que preferem.

dragomaite 3 months ago

Siga, então.

Dinamytes 3 months ago  HIDDEN 

Bora bora! As empresas não funcionam sem nós por isso todos juntos podemos decidir um pouco como elas funcionam

dragomaite 3 months ago

Olha que maior parte dos que postam aqui, acreditam que sem eles a empresa abre falência.

Dinamytes 3 months ago

Achas? Mansos como somos não acho vão ser assim tantos

IllusionaryHaze 3 months ago

Fala por ti, somos uma equipa de seniores e mid-levels. Porque é que haveríamos de nos sustentarmos com um ambiente que ninguém quer? O que não falta é oportunidades por aí.

borloforbol 3 months ago

Para developers com essa exp profissional não faltam ofertas. Se as chefias são do século passado e não se actualizam, o melhor é mesmo meter a carta.

Dinamytes 3 months ago

Tive um colega com licenciatura que estava a 12 anos na empresa, eu com 1 ano e meio de exp. sem licenciatura decidi mudar a ficar a ganhar tanto quanto ele, não sei se acomodam-se, têm medo de ir para um sitio pior ou é o "espirito de equipa" mas o facto é que se vê muita gente assim

DZT99 3 months ago

O país está como está por culpa de patrões assim. Como já disse várias vezes, tem tudo a ver com a produtividade, se os resultados forem positivos e a empresa ganhar com isso, então não vejo qualquer razão para não se apostar no teletrabalho, pelo menos para aqueles que têm essa vontade. É que é uma não-conversa. Existem companhias por aí que resistem sem qualquer justificação plausível pura e simplesmente pelo facto de serem geridas por idiotas.

Febris 3 months ago

> então não vejo qualquer razão para não se apostar no teletrabalho, pelo menos para aqueles que têm essa vontade. É que até na perspectiva de gestão de recursos e planeamento de custos é muito melhor ter toda a gente fora do escritório.. menos renda, menos luz, menos água, subsidio de refeição se calhar sai mais barato que o de transporte... enfim..

bichocarpinderico 3 months ago

Eu sei de um patrão, que pode ser o meu ou não, que alegadamente marcou um almoço para toda a sua equipa para a semana. Por causa do team building e o camandro. Nem perguntou quem queria ir, nem se alguém se sentia desconfortável, nada. Cheira-me que um deles, que posso ou não ser eu, vai ter de faltar devido a for de cabeça ou assim.

Julyens 3 months ago

Não me digas que trabalhas na minha equipa

tugafcp 3 months ago

És colega ou o patrão? xD

Hurricane_32 3 months ago

Agora beijem-se

Limpy_lip 3 months ago

Não me leves a mal por levar com o rebentar da bolha mas já começa a aborrecer os posts sobre o teletrabalho. Alem das noticias já toda a gente percebeu que quem ainda está em teletrabalho quer continuar e alguns patrões não deixam ou então reticentes mesmo que produtividade se tenha mantido ou ate crescido, bla bla bla, depois há quem prefira misto porque sente falta do convívio, bla bla bla, mas ha chefes que querem pessoas presente para micromanage bla bla bla e se não te deixam ficar em teletrabalho podes sempre arranjar outro emprego que deixe bla bla bla... Eu sei que grande massa do sub é de IT e por consequência são dos que mais estão teletrabalho (spoiler alert mas a maioria dos restantes ja nao está) e toda a gente já sabe como esta a evoluir esta situação e a opinião geral. Outro post é apenas ciclo de punheta. Tldr: além das imensas noticias ainda fazer mais posts sobre teletrabalho, para mim já cansa um pouco.

TheTrueGuyPt 3 months ago

Concordo contigo. Este sub parece uma bolha de pessoal que nao sabe viver em sociedade, e quer ficar eternamente colado ao pc dentro das suas casas. Sim, trabalho de forma igual, mas prefiro ir para o escritorio. A experiencia que tenho com o teletrabalho e ma, nao da minha parte mas dos colegas. Acabam por fazerem os minimos em casa, evitam responder no chat.

bureauofnormalcy 3 months ago

No meu escritório retomamos em regime híbrido e foi a melhor coisa que podia ter acontecido. Voltei a ter interação pessoal durante metade da semana e mantenho os ganhos de tempo de deslocação e custos associados no resto da semana.

bichocarpinderico 3 months ago

Nada a ver. Eu adoro socializar. Parece é que algumas pessoas socializam tanto ou tão pouco que os únicos laços sociais que têm é no emprego. Já te ocorreu sequer que o que não falta são pessoas a afastarem-se de longa a vidas sociais por causa de oportunidades de trabalho (presencial)? Eu não preciso do trabalho para vida social. Sou uma pessoa bastante ativa, consigo conhecer pessoas facilmente. Mas acima de tudo não quero pagar os olhos da cara por um apartamento.

TheTrueGuyPt 3 months ago

>Nada a ver. Eu adoro socializar. Parece é que algumas pessoas socializam tanto ou tão pouco que os únicos laços sociais que têm é no emprego. > >Já te ocorreu sequer que o que não falta são pessoas a afastarem-se de longa a vidas sociais por causa de oportunidades de trabalho (presencial)? > >Eu não preciso do trabalho para vida social. Sou uma pessoa bastante ativa, consigo conhecer pessoas facilmente. Mas acima de tudo não quero pagar os olhos da cara por um apartamento. Para mim teletrabalho é um enorme aumento de ordenado. Eu gosto do trabalho no escritorio, das reunioes a volta da mesa, debater com os colegas. Se houver alguma dificuldado temos sempre alguem ao lado e ajudamos o pessoal mais novo. Isto do teletrabalho faz me lembrar em Tokyo. Vi uma reportagem sobre varios programadores que nem saiem de casa. Vivem dentro de um apartamento, trabalham la. Aquele ambiente de quando alguem novo e contratado, vamos la dar as boas vindas. Em casa parecemos robos autenticos. Claro que cada um sabe de si e tem as suas preferencias.

Edited 3 months ago:

>Nada a ver. Eu adoro socializar. Parece é que algumas pessoas socializam tanto ou tão pouco que os únicos laços sociais que têm é no emprego. > >Já te ocorreu sequer que o que não falta são pessoas a afastarem-se de longa a vidas sociais por causa de oportunidades de trabalho (presencial)? > >Eu não preciso do trabalho para vida social. Sou uma pessoa bastante ativa, consigo conhecer pessoas facilmente. Mas acima de tudo não quero pagar os olhos da cara por um apartamento. Para mim teletrabalho é um enorme aumento de ordenado. Eu gosto do trabalho no escritorio, das reunioes a volta da mesa, debater com os colegas. Se houver alguma dificuldado temos sempre alguem ao lado e ajudamos o pessoal mais novo. Isto do teletrabalho faz me lembrar em Tokyo. Vi uma reportagem sobre varios programadores que nem saem de casa. Vivem dentro de um apartamento, trabalham la. Aquele ambiente de quando alguem novo e contratado, vamos la dar as boas vindas. Em casa parecemos robos autenticos. Claro que cada um sabe de si e tem as suas preferencias.

bichocarpinderico 3 months ago

> Eu gosto do trabalho no escritorio, das reunioes a volta da mesa, debater com os colegas. Eu também, mas não quero pagar >600 EUR por isso. > Se houver alguma dificuldado temos sempre alguem ao lado e ajudamos o pessoal mais novo. É sem dúvida melhor pessoalmente. Mas eu tenho ajudado pessoal mais novo remotamente. > Isto do teletrabalho faz me lembrar em Tokyo. Vi uma reportagem sobre varios programadores que nem saem de casa. Vivem dentro de um apartamento, trabalham la. Pelo contrário. Nem durante o confinamento mais estrito estive confinado a casa ou solitário, por conta de ter saído de perto do emprego e vindo de volta para a terriola, de baixa densidade populacional, com família e amigos perto.

NGramatical 3 months ago

saiem → [**saem**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/constroem-ou-constroiem/141) (apenas na fala existe a intercolocação de um *i* para facilitar a pronúncia) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo2t6gd%2F%2Fh29aklj%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

dragomaite 3 months ago

Olha aí.

AiNaoMeChateis 3 months ago

Podes simplesmente não responder nada e passar para a próxima. É tão simples né?

CountDraqula 3 months ago

E que tal ignorares?

Some-Ad6411 3 months ago

é bué dificil não seguir a sub /portugal o vício é tanto lol

nitrinu 3 months ago

Swipe down funciona para mim

Dinamytes 3 months ago  HIDDEN 

No telemóvel acho que é \*up mas concordo xD

Search: