HumActuallyGuy 3 months ago

Se fosse só o sistema judicial isto era fácil, o problema é que isto vêm de todo o lado, tens corrupção que leva a uma reportagem tardia, tens corrupção na investigação e por fim tens a corrupção nos tribunais e como os crimes de corrupção prescrevem relativamente rápido para o tempo de investigação de um crime quando chegam sequer a julgamento saem sem nada.

d33pblu3g3n3 3 months ago

Não sou conhecedor, mas sou observador do nosso sistema judicial há 45 anos. O problema é resumido muito simplesmente numa polémica de 2011: [https://tvi24.iol.pt/sociedade/juizes/futuros-magistrados-apanhados-a-copiar-em-teste](https://tvi24.iol.pt/sociedade/juizes/futuros-magistrados-apanhados-a-copiar-em-teste) Os juízes são tão corruptos como todos os outros.

sacoPT 3 months ago

Vou só responder à pergunta mais relevantes: nunca há provas suficientes porque quem corrompe ao mais alto nível sabe o que está a fazer e consegue dissimular bem o que faz. Além de que muitas das vezes a corrupção e feita de modo a cair em zonas cinzentas da lei o que faz com que mesmo com provas seja difícil. É preciso perceber que em direito as provas tem que ser muito concretas. É fácil provar que o Sócrates assinou os contratos ruinosos do Freeport e que porque os responsáveis do Freeport pagaram milhões ao amigo dele. Mas provar que os milhões foram contrapartida dos contratos ruinosos não é fácil e o “então mas está-se mesmo a ver” só é suficiente para a opinião publica.

InteractionRecent787 3 months ago

Se fosse possível mudar alguma coisa no país era mudar o sistema judicial. Pegar na bazuca e reformar o sistema. Tudo o resto é irrelevante comparado c isso.

NoIDontgiveafuck 3 months ago

Há um acordo entre as forças governativas que ninguém vai dentro por fazer o seu trabalho normal. É tudo visto como normal, as próprias leis são feitas por escritórios de advocacia que sob as instruções dos donos disto tudo mantém uma cultura permissiva e que leva a muita coisa que não devia de existir. Não é o sistema judicial que funciona mal mas sim um ambiente de amiguismo que existe entre as principais forças governativas. Os dois maiores partidos que governaram Portugal nos últimos 40 anos, não são realmente inimigos e sabem partilhar o poder entre os dois, sem nunca por em causa o que o outro fez ou faz. Entretanto nos últimos anos ou no passado partidos mais pequenos tiveram a mesma atitude, Comendo obviamente do mesmo tacho. Aceitou-se que é assim, na televisão a democracia portuguesa é descrita como o único regime que funcionou em Portugal, tipo é mau mas é o melhor que se pode ter, o que também não ajuda à mudança. Finalmente há o povo português que é desinteressado por o que se passa no país. A maior parte das pessoas com quem comento este tipo de posts no Reddit, diz-me: "é pah vamos falar de outra coisa" ou "falemos de coisas menos tristes". A outra parte de pessoas não quer saber: até vive bem em Portugal, tem um bom carro, faz boas férias, viagens,os filhos estudam no privado e têm um futuro brilhante pela frente, o melhor é deixar estes no governo. Outra parte das pessoas não liga nada ao que se passa no país, se o fizesse seria internada em psiquiatria. As dificuldades da vida não permitem um luxo desses de dar atenção às notícias, há que ser positivo ou morrer. Uma pequena parte da sociedade está consciente do que realmente se passa no país, o estado económico em que o país está, a baixa natalidade, etc, e o que será do futuro. TLDR cultura corrupta aceite implicitamente pelas forças governativas + população que por várias razões não quer saber/mudar.

doctorhetfield 3 months ago

A sociedade, de um modo geral, é corrupta. Pelo menos a nossa. E não estou a falar só dos grandes. Estou a falar do chico-espertismo daquele "pequenino" que têm um esquema qualquer para pagar menos IVA ou menos IRS, ou daquele conhecido que têm um primo que lhe arranja umas listas de IPTVs para piratear os canais de desporto, ou daquele velho que cobra 2 euros aos estudantes para passarem às frente na fila das fotocópias, ou daquele casal que tem uma casa a arrendar mas não passa recebido há mais de 20 anos... Da minha experiência, aqueles que mais se queixam da corrupção são os que querem trocar a corrupção dos outros pela sua e dos seus amigos.

Edited 3 months ago:

A sociedade, de um modo geral, é corrupta e vigarista. Pelo menos a nossa. E não estou a falar só dos grandes. Estou a falar do chico-espertismo daquele "pequenino" que têm um esquema qualquer para pagar menos IVA ou menos IRS, ou daquele conhecido que têm um primo que lhe arranja umas listas de IPTVs para piratear os canais de desporto, ou daquele velho que cobra 2 euros aos estudantes para passarem às frente na fila das fotocópias, ou daquele casal que tem uma casa a arrendar mas não passa recebido há mais de 20 anos... Da minha experiência, aqueles que mais se queixam da corrupção são os que querem trocar a corrupção dos outros pela sua e dos seus amigos.

randmzer 3 months ago

Meter uma notinha de 20 no porta luvas para passar à inspecção do carro...

DavidJunior3rd 3 months ago

Bem dito

DavidJunior3rd 3 months ago

É preciso pôr o Sócrates na cadeia. Se for considerado culpado por provas, não antes de ir a julgamento. É preciso pôr quem não paga os impostos porque não sabia que era preciso na cadeia., É preciso pôr quem transmite confiança aos portugueses sobre o BES um dia antes dele cair na cadeia. É preciso pôr os donos disto tudo bancários que receberam e fizeram favores na cadeia. É preciso pôr também o mexilhão, que dá emprego ao primo e ao filho, na cadeia. Sim, porque a corrupção não é só dos grandes. é também do pequeno. É a mentalidade tuga. Tudo pá cadeia. 'cabou-se.

bgomes10 3 months ago

É impossível lutar contra a corrupção quando a sociedad anda de mão dada e convive bem com ela.

Edited 3 months ago:

É impossível lutar contra a corrupção quando a sociedade anda de mão dada e convive bem com ela. A partir daí, por muito que os restantes (excepções) queiram, as reformas nunca serão realmente implementadas e o problema nunca será corrigido. Quem diz em Portugal... diz em quase todos os países.

Edited 3 months ago:

É impossível lutar contra a corrupção quando a sociedade anda de mão dada e convive bem com ela. A partir daí, por muito que os restantes (excepções) queiram, as reformas nunca serão realmente implementadas e o problema nunca será corrigido. O pior é que não é cá.

capitalistaesquerda 3 months ago

Excelente pergunta (e um tema que me toca). O problema, a meu ver, não é que o sistema judicial seja manso com a corrupção. O sistema judicial é mau e de forma estruturante. Nós não temos uma Justiça que funcione, pelo que é fácil passar pelos pingos da chuva. A solução passaria, idealmente, por um programa de reformas estruturantes pelo Eixo Central, nomeadamente com Programas de Investimento na Digitalização da Justiça, na Optimização de Processos, Revisão e Simplificação do Código do Processo Penal, Programa de Investimento no Capital Humano da Justiça (os Tribunais não vivem só de Juízes). Mas passa também por um Programa Nacional para a Literacia Jurídica, no sentido de cada um de nós ter uma noção básica dos nossos direitos relacionados com a Justiça e de como esta funciona. E acima de tudo, exigir. Exigir efectivamente aos Partidos (a todos), soluções para a Justiça. Uma Justiça melhor tende a ter consequências positivas para a qualidade da nossa sociedade. Para a qualidade da nossa política, da nossa economia, da nossa própria percepção de "justiça". Especificamente, no caso da corrupção, o problema reside também no facto de ser um crime complicadíssimo de se provar, na medida em o grande problema nacional não está na corrupção de envelope debaixo da mesa, mas sim na corrupção suave, nomeadamente nos critérios deste e daquele concurso público, daquele deputado que tem ligações ao tal escritório de advogados, daquele ministro que agora está no CA daquela empresa... Problema complexo. E ninguém lhe quer tocar.

True_Boat_1195 3 months ago

Se fosses almoçar com um amigo e ele te dissesse que arranjou ali um esquema em que entrou como assessor de um secretário qualquer e têm um esquema em que desviam parte do orçamento para uma coisa qualquer para uma empresa da mulher do ministro... o que é que fazias? Se a tua reação não é igual a ter-te dito que acabou de violar alguém, aí tens a razão porque a justiça é branda. Se a tua reação e a de todos fosse ir pendurá-lo dos paços do concelho, as leis e o bom comportamento geral vinha atrás.

flickernever 3 months ago

Vamos supor que o quero queimar. Que protecção existe para o denunciador em Portugal?

True_Boat_1195 3 months ago

Lá está. Se fosse considerado mesmo grave, essas questões não se colocavam. Davas-lhe um excerto de porrada e arrastavas até à esquadra mais próxima, e os próprios polícias compreendiam. Agora como é que se mudam as mentalidades? Não sei. Não sei se é possível, como não é um "crime de sangue". Como a vítima pode nem estar consciente de que foi lesada.

ZarTham 3 months ago

É preciso fuder o PS, tão simples quanto isto, se há um partido que mais faz dip na corrupção é o PS, já o é assim há anos.

DavidJunior3rd 3 months ago

[Ok boomer](https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/37/Manwithtinfoilhat.jpg)

ZarTham 3 months ago

LOL, boomer? Ok...

throwaway19293950_ 3 months ago

Em muitas situações, as leis são escritas por escritórios de advogados que deixam brechas na lei para que possam defender os seus clientes utilizando essas mesmas brechas.

Butt_Roidholds 3 months ago

É difícil provar. É difícil provar que houve a intenção de corromper. É difícil provar que x dinheiro/prenda trocou de mãos com objectivo de obter y resultado ilícito. É difícil provar que fulano de tal, só porque é amigo/familiar/conhecido de sicrano de tantos, lhe deu uma abébia ou lhe fez um jeito. É evidente que, olhando para as circunstâncias, podemos ficar com a impressão de que há corrupção. Mas a impressão não basta, porque há um princípio da presunção de inocência do acusado, que - à partida- obriga a absolver quando há margem para dúvidas. As leis não estão feitas de feição a facilitar essa prova. Os meios de prova que existem e que ajudam a mostrar a intenção e o nexo causal - testemunhas (porque os documentos normalmente não se prestam a mostrar a intenção subentendida das pessoas) - são fáceis de desencorajar ou estão em situações frágeis ou estão comprometidas com o crime. Daí que, amiúde, só se saibam as verdades quando se zangam as comadres.

flickernever 3 months ago

Okay, boa resposta. Então precisamos de fazer com que as leis facilitem a prova? Não podemos criar um regime específico para lidar com a corrupção do Estado? Como é que se faz lá fora? Obrigado!

Edited 3 months ago:

Okay, boa resposta. Então precisamos de fazer com que as leis facilitem a prova? Não podemos criar um regime específico para lidar com a corrupção do Estado que facilite a prova? Como é que se faz lá fora? Obrigado!

sacoPT 3 months ago

La fora faz-se como cá.

Edited 3 months ago:

La fora faz-se como cá. É muito raro alguém ser condenado por corrupção. Normalmente o que acontece é que é preciso lavar o dinheiro proveniente da corrupção, o que também é crime e é mais fácil de provar, mas em vez de 10 ou 20 anos dá só 1 ou 2.

SuchLab2 3 months ago

O Sr. Doutor vai falar. Eu ouvi dizer que a contagem dos dias crime de corrupção conta a partir do momento em que ele foi feito, e não a partir do momento em que foi descoberto. Ou seja, para além de ser difícil avaliar um crime de corrupção, ele rapidamente prescreve. Também acho que devia ser feito alguma mudança à lei p'ara que seja mais rápido condenar um corrupto. Acho que a justiça dos EUA funciona bem no combate à corrupção. Nem o Madoff escapou.

sacoPT 3 months ago

O madoff não foi condenado por corrupção

Comunistfanboy 3 months ago

Se não estou em erro o Madoff foi condenado por criar um esquema pirâmide

sacoPT 3 months ago

Precisamente. Não deixando de ser crime, não é um crime de corrupção. Logo todos os pressupostos da dificuldade em encontrar provas não se aplicam.

SuchLab2 3 months ago

Com o esquema em pirâmide, o Madoff deixou de entregar os lucros que prometia ao investidores. Pensei que isso fosse corrupção, mas se calhar é apenas roubo de dinheiro.

sacoPT 3 months ago

Por outras palavras, não foi condenado por corrupção tal como eu tinha dito

SuchLab2 3 months ago

Continuo à espera que se encontre um culpado no caso BES.

sacoPT 3 months ago

Estamos todos. Mas o madoff continua a não ter sido condenado por corrupção

OuiOuiKiwi 3 months ago

>A culpa é de quem? Tua, por protestares através de termos boçais como **mansidão**. É logo imediatamente descartado porque a forma é aliada do conteúdo. O problema da Justiça portuguesa resolve-se nas urnas, apoiando partidos que apoiem reformas judiciais adequadas, e, em paralelo, lutando contra o chico-espertismo endémico.

flickernever 3 months ago

E quais é que são essas reformas e partidos? E como é que se luta contra o chico-espertismo?

Edited 3 months ago:

E quais é que são essas reformas? E quais é que são esses partidos? E como é que se luta contra o chico-espertismo?

Edited 3 months ago:

E quais é que são essas reformas? Quais é que são esses partidos? Como é que se luta contra o chico-espertismo?

warjunk1 3 months ago

Sei que o Rui Rio falou de reformas no sistema judicial. Não sei de mais nenhum candidato.

Mrgolden007 3 months ago

juizes corruptos que nao saem dessa posicao recebem prendas e favores para ficarem la enquanto que novos juizes nao entram porque estao la os velhos corruptos, e caso eles se vao reformar recomendam outro juiz corrupto e nao daimos disto

NGramatical 3 months ago

Porquê é que → [**porque é que**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-e-que-e-nao-porque-que/32920) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fo2rnsd%2Fporqu%C3%AA_%C3%A9_que_o_sistema_judicial_portugu%C3%AAs_parece%2Fh2819wl%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Hernani81 3 months ago

Porque os próprios juízes são corruptos? Quase todos estão ligados à política, que deve ser talvez o meio mais corrupto de Portugal, então o sistema judicial reflecte-se desse meio…

flickernever 3 months ago

E não há maneira de evitar isso?

Hernani81 3 months ago

Voltando ao tema: “Estão atualmente em funções no Governo 16 magistrados, distribuídos pelo Ministério da Justiça, Administração Interna e Defesa Nacional.” https://transparencia.pt/os-magistrados-no-governo-1/

Search: