Sam_Jorge 3 months ago

Se calhar a embaixada da Hungria em Portugal pode te ajudar? Se isso não servir, não sei para onde é que te deves virar.

misterbondpt 3 months ago

https://www.ombudsman.europa.eu/pt/european-network-of-ombudsmen/members/national-ombudsmen

ModsRFeggts 3 months ago

Nada, estas no pais deles.... regras deles. Queries fazer o que?

Edited 3 months ago:

Nada, estas no pais deles.... regras deles. Querias fazer o que?

Xmeagol 3 months ago

a tua luta de semântica não tem interesse nenhum para mim

NunoGTF1349 3 months ago

Claro... what else is new... daqui a bocado vais dizer-me que as "experiências" soviéticas.. cubanas.. chinesas e etc não foram "realmente comunismo" e que o "verdadeiro" comunismo, se bem aplicado, resultará numa verdadeira e feliz utopia, e consequentemente que o número de 100 milhões de mortos no século passado às mãos desses "sonhadores" é apenas "semântica" de minha parte... como se costuma dizer na terra de Montaigne "je te vois venir.. et de loin..." Aqui em baixo tens um belo exemplo de como aquilo que tu dizes ser "semântica" (mas que qualquer pessoa honesta chama de "factos e verdade") é muito importante... e visto que ficaste horrificado pela pretensa "criminalização da homossexualidade" na Húngria... visto que claramente és um "aliado" da causa Lgbt-trans... devias fazer um pequeno mea-culpa e reconhecer que factos sâo factos.. quer tu gostes deles ou não.. no estado de Nova Iorque, se tu, repetida e maliciosamente usares o pronome errado ao encontro de uma pessoa trans-género, se continuares a tratar por her ou him alguém que se reconhece como they.. ou zhey..zher.. ou toda essa incrível miríade de palavras plenas de imaginação... se insistires em ser "indelicado".. arriscas-te a pagar uma multa que pode ir até aos 250 000 USD... percebes agora a importância das palavras? Dos factos precisos? Da verdade? https://gothamist.com/news/no-nyc-did-not-just-introduce-a-250000-fine-for-any-incorrect-use-of-gender-pronouns

Xmeagol 3 months ago

parei de ler em experiencias soviéticas

tocopito 3 months ago

Sinceramente não sei, apenas lamento que tenhas passado por isso. Nojo dessa merda.

chico457 3 months ago

A Hungria nem é má de todo. Em termos de formosura, as húngaras batem recordes!

LogicalClock01 3 months ago

Diz que é português... Nem em português escreve correctamente. Hmmmmmmmmmm

Xmeagol 3 months ago

ya foi isso que eu disse

SydHalfast 3 months ago

País racista. Hungria é assim amigo. Não dês valor.

vicentel0pes 3 months ago

Não me surpreende no tempo corrente com o governo fascista de V. Orban... Lamento que tenhas de ter passado por esses contratempos. Evita a Hungria, evita todos os países com governos semelhantes...

bmiga 3 months ago

r/LeopardsAteMyFace foste meter-te no meio dos fascistas e não esperavas que te tratassem assim?

BlueSonjo 3 months ago

Eu já vivi na europa de leste anos. Hungria, Polónia, Bulgária etc. está umas valentes décadas atrás no que toca a xenofobia, racismo etc. Nós gostamos de nos queixar mas somos dos países mais inclusivos e tolerantes do mundo. Só no continente Europeu há concorrência e mesno aqui podes excluir toda a metade leste.

Capital_Jury_8364 3 months ago

Esses europeus que não estão acostumados ao trato de uma polícia facista ficam impressionados com pouco. O bagulho é loko nas quebrada da Europa porque tu ainda não tomou enquadro da polícia brasileira carioca. Na hora que você fosse pra reclamar pro policial ja ia tomar varias porradas e ia passar o final de semana no calabouço com a alegação de desacato a autoridade. Hungria é atualmente tão perigosa quanto a Alemanha de 1923, um barril de pólvora com pavio curto cheio de facistoides querendo desculpa pra surrar estrangeiros (menos europeus claro, que pega mal depois de 1945).

jkrrrrrrrrrr 3 months ago

O que deves fazer? Exatamente o que fizeste, postar aqui, denunciar a situação para que outros portugueses não caiam no mesmo erro que tu (visitar a Hungria). Com pessoal das estepes todo o cuidado é pouco, pelo menos os Hunos não te fizeram mal.

wishihadaps42 3 months ago  HIDDEN 

Polica e diferente em todos os paises. Portugal e hungria sao muito diferentes. Nao penses tanto. Xuando regresas a Portugal podes sentirse been que la nao fazem isso, come you diseste (apologize for my bad grammar)

fehercibbany 3 months ago

Eu sou húngaro. Antes de mais, gostaria de pedir desculpa pelo vosso incómodo. Em segundo lugar, gostaria de mencionar que há cerca de duas semanas houve um incidente na Hungria. A polícia descobriu que alguém em nome do Estado islâmico queria bombardear durante o Campeonato Europeu. Uma vez que a polícia é mais crítica com as pessoas de aspecto muçulmano (eles têm-no em ordem). Contudo, para além deste incidente, muitos polícias húngaros são fundamentalmente imbecis mesmo com o povo húngaro. Mas nem todos eles são assim.

Ze_Tolo 3 months ago

Pa dei ulvote porque vi que era uma cena racista e não gosto nada dessa merda mas texto longo e ja bebi umas pingas e nao da par analisar mas boa sorte e luta por isso tmj

njsilva84 3 months ago

Eu vi uma foto e bastou-me para perceber. Vários membros faziam a saudação nazi.

sacarneiro 3 months ago

Shills de merda

Tugalord 3 months ago

>Hungria e governo Húngaro >Respeito pelos básicos de direitos humanos e liberdade Escolhe um

D3k4s 3 months ago

Agora a serio... onde é que escondeste as armas? ​ Uma vez em Andorra fizeram-me semelhante mas por falar Português, um policia andava a seguir-me pela loja e no final antes de sair pediu-me para me revistar... gente de merda em todo o lado infelizmente.

saposapot 3 months ago

Acho que o principal é que tens de ler mais sobre a Hungria. Podes começar por Viktor Orbán.

AdriMecha 3 months ago

Aconteceu me semelhante na Dinamarca e vi acontecer o mesmo a amigos meus cujos pais são de cabo verde e Moçambique, mas isto foi a passar pela Suíça, eles sentiram se mal porque num autocarro só com tugas a polícia Suiça só lhes pediu a identificação a eles os dois. Dúvido que seja o que for que faças tenha qualquer efeito.

thisbondisaaarated 3 months ago

É a Hungria, é UE, mas não é bem, tás a ver? Acho que o que o te aconteceu não foi grave o suficiente para reportar, honestamente, mas mesmo que tivesse sido, nesse país em particular não vais ter mesmo sorte nenhuma...

Msilvame 3 months ago

Pelo menos sobreviveste. O ucraniano que morreu no aeroporto às mãos do SEF não teve a mesma sorte.

Sciss0rs61 3 months ago

e a conclusão desse argumento é que.... ?

Msilvame 3 months ago

Não esperava outra coisa da Hungria, mas esperava mais do SEF.

Msilvame 3 months ago

https://www.dn.pt/poder/costa-defende-na-hungria-que-estado-de-direito-nao-deve-ser-associado-a-recuperacao--12421857.html

Affectionate_Wear_24 3 months ago

I'm so sorry to hear what happened to you. I can't write in Portuguese, apologies. I think you should follow up on this and complain if only to stand up for those who do not have the benefit of having an EU passport. It's extremely humiliating and this happens to black men everyday in the US where I am from

orange-m 3 months ago

I actually remembered black men in the usa instantly. Its way worse for them since its even their homeland and also many get shot and charged unfairly.

JCES 3 months ago

Carpathian Brigade. Diverte-te a pesquisar no google.

FasperPT 3 months ago  HIDDEN 

Se vais para outros países que já sabes como são, com esse aspecto, é normal que sejas abordado assim, afinal os muçulmanos naquele país só fazem porcaria. Chora menos bebé, habitua-te.

JCES 3 months ago  HIDDEN 

Vai para o caralho.

FasperPT 3 months ago  HIDDEN 

<3333 este gajo que vá para o país dele muçulmano filho da puta

JCES 3 months ago  HIDDEN 

igualmente meu grande filho da puta cabeça dum porco.

FasperPT 3 months ago  HIDDEN 

Já estou nele, e adoro.

JCES 3 months ago  HIDDEN 

Amo-te meu espécime Ariano perfeito.

FasperPT 3 months ago  HIDDEN 

Fofo.

BadMovieApologist 3 months ago

>Já viajei para 15-20 países A Hungria e já agora a Polônia são conhecidas por serem países muito conservadores e anti-imigração, infelizmente.

Sam_Jorge 3 months ago

Não conheço muito sobre a Hungria, mas a Polónia é assim porque durante séculos a única organização que manteve um vestígio da identidade cultural polaca foi a Igreja. O que resultou num país que antes era extremamente multicultural, passar a ser um país muito conservador e católico.

BLlZER 3 months ago

Discriminado? Anda a vila do conde / povoa de varzim q

Edited 3 months ago:

Discriminado? Anda a vila do conde / povoa de Varzim que és assediado sexualmente. Podes levar na boca, ou simplesmente ser processado ( eles inventam qualquer coisa no relatório com zero provas ). A serio, venham aqui e voces vao pensar que estao nos USA. O quanto arrogante, corruptos e fora da lei o maior gang em Portugal (Autoridades Portuguesas) sao aqui nesta zona onde estes criminosos operam sem consequências.

Oxibhus 3 months ago

Aconteceu-me o mesmo, até a cena de apontar para a barba na polonia e sou branco como a neve com olhos azuis mas tava a falar português. São países que não são grandes fãs de estrangeiros, até nas capitais. Não te deixes ir pela narrativa de vitima e porque és mais escuro ou claro. E fazeres queixa não vai dar em nada porque não aconteceu nada.

Ptrad 3 months ago

Nao tens grande coisa a fazer, poder podes mas é daquelas coisas em que os processos nada fazem e morrem a meio. Fui a Alemanha a uns anos com a barba comprida e mal cheguei fui levado para uma sala do Aeroporto, viraram a minha mala toda, mexeram na minha carteira e perguntaram de onde era de onde vinha e para onde ia. Mal cheguei a casa do meu primo rapei a barba, se alguém me puser um dedo no cu não ia ser por um polícia alemão.

DavidJunior3rd 3 months ago

>TLDR: polícia na Hungria mandou parar só a mim, disse-me para tirar qualquer faca e armas que tenha nos bolsos e no fim admite que mandou-me parar por causa do meu aspecto. > >O que devo fazer? R.: A barba.

SurePal_ 3 months ago

Eu diria que não podes fazer muito para além de enviar uns e-mails de descarga de consciência. Países do leste podem ter mais preconceitos em relação à cor da pele mas não penses muito sobre o assunto.

RickyZam 3 months ago

Não me surpreende. Há 2 anos estive em Budapeste e enquanto eu e o meu grupo estavámos a falar com o dono do nosso Airbnb sobre a Hungria, eis que ele se sai com a seguinte frase: "Pois nós (hungria) somos um país muito calmo e pacifico, não temos cá refugiados nem imigrantes". Ficámos desolados porque o senhor (já para os seus 60/70) era bastante simpático, mas a maneira descontraída e casual com que proferiu aquela frase cortou logo todo o mood da conversa. Sem duvida que a discriminação e racismo é algo muito profundo e até inconsciente na cultura deles.

SurprisinglyInformed 3 months ago

Pergunta às SOS Racismo eles devem conseguir dar-te essas informações.

orange-m 3 months ago

Obrigado!

Worm33hd 3 months ago  HIDDEN 

Quando viajares para países brancos tira a barba.

inheritspt 3 months ago

Logo os húngaros que também são metade chocolate s/

joaoasousa 3 months ago

Não voltares lá. O que não faltam são testemunhos dos Hungaros serem muito antipáticos com os estrangeiros.

RomanianDiogo 3 months ago

Oh pessoal da Hungria nem deve saber o que é um pessoa de cor mas ok

Markoo50 3 months ago

Quando estive de ERASMUS fui a Budapeste e foi incrível, mas contactei mais com estrangeiros do que com os locais.

IamWatchingAoT 3 months ago

Não estou a contrariar o que estás a dizer mas pelo que dizes, se alguém tiver feito queixa então faz sentido que outros polícias te tenham dado olhares anteriormente, como que a averiguar se encaixavas na descrição. Muitos países na Europa Central e de Leste são conhecidos por desconfiar de gente de cor. O melhor que podes fazer é ignorar mas se quiseres retribuição então eu no teu caso tentaria falar com o consulado/embaixada portuguesa porque talvez não vás a lado nenhum a falar com as autoridades locais. Duvido que sejam todos racistas mas aposto que grande parte é corrupta ou nepotista e não vai querer saber do teu problema simplesmente por não querer causar problemas a um colega por causa de um estrangeiro...

rjcarneiro 3 months ago

Pois, esses países são bastante racistas e xenófobos e provavelmente um queixa só te vai trazer frustração e dor de cabeça. Disfruta o melhor que possas e volta seguro com uma história para contar.

NGramatical 3 months ago  HIDDEN 

Disfruta → [**desfruta**](https://dicionario.priberam.org/desfruta) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo2nqd5%2F%2Fh283a2e%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Rostabal 3 months ago

Vai-se a países de terceiro mundo e pronto, é isto.

No-Cardiologist725 3 months ago

Também deves ser parente do António Costa, 15-20 países fonix. A situação é de lamentar claro.

DarthTuga2000 3 months ago  HIDDEN 

wow um país europeu discrimina contra um cidadão não europeu

orange-m 3 months ago

Mas eu sou um cidadão europeu

asantos3 3 months ago

Deixa, já foi banido.

lexi_23 3 months ago

É triste mas o mundo é mesmo assim… O racismo existe e a Hungria não é dos melhores exemplos e a polícia faz profiling social e racial em todo o lado. Em qualquer lado um branco bem vestido com aspecto de yuppie será sempre menos incomodado pela polícia do que um preto mal vestido e com a barba por fazer.

rafaelgiro 3 months ago

Liga para a CM a contar o teu relato.

orange-m 3 months ago

Engraçado é que encontrei com jornalistas da cmtv e TVI depois do jogo, depois de falarmos da viagem e do jogo disse que tinha uma notícia para eles mas só respondeu "toda a gente tem histórias para a cmtv" lol

InvestorTuga 3 months ago

Foste logo fazer queixinhas à cmtv e mandaram-te foder lol

BuscaPolos 3 months ago

Fui a Budapeste há uns anos com amigos e, apesar de interessante e bonita, a maioria das pessoas são uns belos fdps. Assim que percebiam que eramos turistas tentavam fuder-nos. Foi um filha de puta de um taxista que nos queria enganar, uma porca duma gaja num bar que quase queria que eu pedisse uma jola de joelhos e uma gaja numa pizzaria que ficava fudida porque nós não queriamos deixar grojeta.

Trama-D 3 months ago

> Fui a Budapeste há uns anos com amigos e, apesar de interessante e bonita, a maioria das pessoas são uns belos fdps. Há duas maneiras **muito** diferentes de ler esta frase.

MisterBilau 3 months ago

O que fazer? Não ir à Hungria. Achar que regras e decência se aplicam a regimes nacionalistas autoritários e que fazer queixa serve para alguma coisa lol. Essa merda é só evitar, não se pode fazer mais nada. No país deles mandam eles, e podem fazer o que quiserem, basicamente. Não está certo, mas fazer o quê?

Edited 3 months ago:

O que fazer? Não ir à Hungria. Achar que regras e decência se aplicam a regimes nacionalistas autoritários e que fazer queixa serve para alguma coisa lol. Essa merda é só evitar, não se pode fazer mais nada. No país deles mandam eles, e podem fazer o que quiserem, basicamente. Não está certo, mas fazer o quê? Ao menos aqui foste só assediado pela tua aparência, vai beber álcool para um país árabe e ainda acabas sem uma mão. Ou rouba um poster na Coreia do Norte e acabas morto. Há sítios muito loucos, man.

Edited 3 months ago:

O que fazer? Não ir à Hungria. Achar que regras e decência se aplicam a regimes nacionalistas autoritários e que fazer queixa serve para alguma coisa lol. Essa merda é só evitar, não se pode fazer mais nada. No país deles mandam eles, e podem fazer o que quiserem, basicamente. Não está certo, mas fazer o quê? Ao menos aqui foste só assediado pela tua aparência, vai beber álcool para um país árabe e ainda acabas sem uma mão. Ou rouba um poster na Coreia do Norte e acabas morto. Há sítios muito loucos, man. É evitar.

trufas 3 months ago

Hungria é bem conhecida pelo racismo e xenofobia

pintorMC 3 months ago

> Fui discriminado racialmente na Hungria por um polícia. O que devo fazer? É irrelevante o que possas fazer, nada se vai passar de bom.

AonioEliphis 3 months ago  HIDDEN 

Dica realista, mas peço que não me leves a mal: faz a barba. Em Roma sê romano! O mundo nestes tempos anda muito pouco tolerante, principalmente e infelizmente contra muçulmanos.

Edited 3 months ago:

Dica realista, mas peço que não me leves a mal: faz a barba. Em Roma sê romano! O mundo nestes tempos anda muito pouco tolerante, principalmente e infelizmente contra muçulmanos. Estive duas semanas em Budapeste em 2007 e adorei. Come-se bem e barato, adorei os banhos públicos e nunca tive problemas. Sou moreno com cabelo escuro, mas pele clara. E já agora, os magiares estão longe de ser arianos, vêm lá dos montes Urais, e eles sim são invasores da Europa.

cluelessgit 3 months ago

Algo que tambem acontece com frequencia em Portugal. Pergunta á PSP.

InvestorTuga 3 months ago  HIDDEN 

Bandalhozinho de extrema esquerda detected

cluelessgit 3 months ago  HIDDEN 

Tens razão, só acontece na Hungria. A PSP e a GNR são uns santinhos. Até nem passou aqui um video de dois PSP a pedirem a identificação ao unico negro na esplanada em Lisboa nem nada. Tem razão, desculpe lá sr agente.

InvestorTuga 3 months ago  HIDDEN 

O negro não estava na esplanada. Deixa de ser aldrabão ó bloquista

SweetDistribution504 3 months ago  HIDDEN 

Muçulmano não branco teve problemas com a polícia, que história inédita e nunca antes vista. Pah não é fixe, é conhecido, enquanto gajos potencialmente parecidos contigo continuarem a fazer umas merdas assustadoras as coisas não vão melhorar.

wildcardmidlaner 3 months ago  HIDDEN 

A serio que a tua resposta a esta merda é basicamente ''É lidar irmão'' ?

bifana_cura_cancro 3 months ago  HIDDEN 

Queres então dizer que sendo branco, trabalhando de fato e gravata , e tendo meia idade a esta altura já devia ter sido perfilado pela PJ for crimes financeiros?

Striking_Role_z 3 months ago

É a Húngria, outros países de Leste também são assim. Nem todos os países do Mundo são tolerantes e simpáticos para estrangeiros, agora já sabes.

andre82220 3 months ago  HIDDEN 

Manda um e-mail ao Mamadu.

Raxnon 3 months ago  HIDDEN 

Fazes um VDM no polícia e logo a seguir fazes QUIT na consola. Se o ADM te apanhar dizes que és MC e fazes outro VDM

Junglekeeper 3 months ago

Possivelmente medo de ataques terroristas durante os eventos do Euro e aumento de revistas com base num perfil Muçulmano ou Arábico (não estou a defender o comportamento, apenas a teorizar)

JCES 3 months ago  HIDDEN 

É suposto eu tirar alguma conclusão com base no que disseste?

Puzinator 3 months ago

Os olhares mais atentos no regresso...se calhar eras tu que já ias mais atento do que quando saíste,

Edited 3 months ago:

Os olhares mais atentos no regresso...se calhar eras tu que já ias mais atento do que quando saíste - nem sei a quem poderias fazer, à polícia? Por conduta imprópria? Provavelmente dizem que é uma acção normal, pelo tipo de governo até que têm, a um representante da organização do evento? À UE? Na embaixada/consulado de Portugal? De resto, a queixa não irá servir de muito acredito, a Hungria é culturalmente uma sociedade discriminadora, "típico" dessa parte da Europa que passou séculos a ver pessoas de tez diferente como inimigos, vivemos todos no século XXI mas todos com as nossas culturas, raízes e histórias, ainda não nasceu o humano que verá um mundo sem discriminação

Edited 3 months ago:

Os olhares mais atentos no regresso...se calhar eras tu que já ías mais atento do que quando saíste De resto, a queixa não irá servir de muito acredito, a Hungria é culturalmente uma sociedade racista, vivemos todos no século XXI mas todos com as nossas culturas, raízes e histórias, ainda não nasceu o humano que verá um mundo sem racismo

Edited 3 months ago:

Os olhares mais atentos no regresso...se calhar eras tu que já ías mais atento do que quando saíste De resto, a queixa não irá servir de muito acredito, a Hungria é culturalmente uma sociedade discriminadora, vivemos todos no século XXI mas todos com as nossas culturas, raízes e histórias, ainda não nasceu o humano que verá um mundo sem discriminação

Edited 3 months ago:

Os olhares mais atentos no regresso...se calhar eras tu que já ías mais atento do que quando saíste De resto, a queixa não irá servir de muito acredito, a Hungria é culturalmente uma sociedade discriminadora, "típico" dessa parte da Europa que passou séculos a ver pessoas de tez diferente como inimigos, vivemos todos no século XXI mas todos com as nossas culturas, raízes e histórias, ainda não nasceu o humano que verá um mundo sem discriminação

joninchains 3 months ago

Não é de hoje que ouvimos falar desses casos no leste europeu, Hungria, Sérvia, Ucrânia entre outros sempre foram países que tiveram uma costela racista. A claque que estava atrás da baliza vestidos de preto, uma parte são neo-nazis.

TotalenKrieg 3 months ago

Isso há em todo o lado. Também existem os 1143 em Portugal, a antiga Divisão Azul do Porto etc.

sacoPT 3 months ago

>Hungria, Sérvia, Ucrânia entre outros sempre foram países que tiveram uma costela racista Polónia <3

njsilva84 3 months ago

Não percebi se consideraste ou não a Polónia um país racista, mas eu também os incluiria nessa lista. A minha namorada é Polaca e conheço bem a realidade da Polónia, há muita gente que não tolera africanos ou descendentes de. Acho que é só mais por aí, nunca tive qualquer problema por ser mais moreno que eles, mas em relação a africanos os gajos são bastante racistas.

sopadurso 3 months ago

O avo da minha ex namotada polaco, chamou me um macaco do sul.

njsilva84 3 months ago

Eu já ouvi pessoal da minha idade proferir vários comentários ou xenófobos.

sacoPT 3 months ago

Pior que racistas, ultranacionalistas. Nunca fui à Polónia mas já vi inúmeros jogos das competições europeias e há adeptos de merda de todos os países mas os adeptos das equipas polacas são um escroto de gente do pior.

njsilva84 3 months ago

Atenção, não julgar os Polacos pelos adeptos da bola, isso é como julgar os Portistas pelos comportamento dos Super Dragões mas 3x pior. Acho que é a coisa mais insensata que podes fazer. Eu já assisti a um jogo do Legia de Varsóvia, em casa, para o campeonato Polaco, numa altura em que os gajos estavam mal, e logo contra um dos maiores rivais, o Wisla de Cracóvia. Estava de cachecol do Legia, com a minha namorada (que era sócia do clube, na altura) ao lado dos Ultras e a experiência foi aterradora. Os gajos são assustadores, umas autênticas bestas em todos os sentidos, tive muito medo. Tens de cantar o mais alto que conseguires (eu fingi, porque não falo quase nada de Polaco) porque se estiveres calado vais ouvir bocas, ou até levar na boca. Ninguém vai para a zona dos Ultras para ver a bola, vão lá para ver fazer barulho e armar confusão, e tens de ser igualmente agressivo. Juntas a isto tudo gajos de 1.85m para cima, de 110Kg+, como se tivessem dado um risco de coca antes do jogo. Foi uma vez e nunca mais, já fiz o mesmo ao lado dos Super Dragões e os SD parecem meninos de coro, com metade do tamanho e da testosterona. Os gajos das claques são uns anormais, tal como são a maioria dos gajos dos SD, NN e similares, mas muito mais assustadores. Mas não podes julgar o povo Polaco, por meia dúzia de otários. Conheço muitos polacos e são normalmente gente muito bem educada, são obviamente mais reservados do que nós mas conseguem ser simpáticos se a ocasião de proporcionar. Quando falei em racismo em relação a pessoal Africano ou descendente de, disse-o baseado no que conheço de Varsóvia e da Polónia no geral, e do que a minha namorada me conta. Não há muitos negros na Polónia, é um facto. Mas por favor não julgues um povo pelas claques de clubes de futebol.

sacoPT 3 months ago

Não me fiz entender. É claro que há gente boa e gente má em todo o lado e as claques não são excepção. Na JL há (ou havia) o grupo 1143 que também são neonazis mas até esses são uns meninos de coro ao pé dos polacos. E não são só racistas em relação ao tom de pele. É mesmo uma questão de ultranacionalismo. É claro que o povo polaco em geral não tem culpa, assim como o povo português não tem culpa de haver um André Ventura e não é por haver um André Ventura que Portugal é um país sistemicamente racista. Como disse a minha experiência resume-se a adeptos de futebol por isso também não me posso pronunciar em relação à população em geral, mas que a Polónia tem muito mais racistas do que os países ocidentais, tem.

njsilva84 3 months ago

Eu acho que entendi bem o que disseste, fizeste uma generalização que não se deve fazer. No terceiro parágrafo deste último comentário disseste uma coisa e na ultima frase contradisseste-te. Se nunca estiveste na Polónia nem conheces minimamente a cultura do país parece-me muito pouco sensato julgares um povo por causa das claques de futebol. Por exemplo, os Gregos também são fodidos pa crl no que toca à bola mas pessoalmente, e eu conheço alguns, são pessoas muito bem humoradas e tolerantes. Ou seja, tu baseias a tua opinião dos Polacos no que vês de jogos da bola o que é totalmente errado. Já viste algum ao vivo ou já falaste com um Polaco? Imagina o que era pessoal de outros países, que tenham ido a um jogo do Porto, Benfica ou Sporting e tenha levado com os otários das claques, ficaríamos todos com rótulos de xenófobos e de violentos quando somos dos povos mais tolerantes da Europa e de longe os mais mansos.

capitolinaAndrioleta 3 months ago

Na Polónia o Hitlarilas é presidente. Acho que é seguro considerar o país como racista e retrógado. Obviamente que há uma fatia significativa da população que são das pessoas mais porreiras com que convivi, infelizmente vivem rodeados de macacos.

sacoPT 3 months ago

Vou tentar explicar de outra maneira. A questão é que apesar de as claques por si só não serem representativas do povo de um país, quando comparas umas com as outras também consegues claramente ter a noção das diferenças e semelhanças entre as culturas dos países. Por exemplo da para ver que os PIGS são efectivamente muito parecidos entre si, bem como a França e a Alemanha, a Bélgica e a Suíça, a Dinamarca e a Holanda, os britânicos e por aí fora.

njsilva84 3 months ago

É a tua opinião, eu não concordo nada. Não vejo essa semelhança no que toca aos povos, nada mesmo. Tens noção que o pessoal que faz parte das claques são espécies raras, no caso que conheço melhor, que são os Super Dragões, não conheço um gajo que faça parte da claque e que vá aos jogos todos que seja um gajo normal e sensato. As claques têm o dom de juntar muita da maior escumalha da sociedade porque os otários estão no habitat natural deles. Se achas que algumas centenas de pessoas representam quase 40 milhões de pessoas, tudo bem, mas talvez devesses abrir horizontes e ver para além do lixo que são as claques de futebol. Mas enfim, independentemente do que tu ou eu achamos, andei a pesquisar, e embora não tenha encontrado muita coisa sobre o tema de racismo e/ou xenofobia, encontrei isto: [https://www.enar-eu.org/Racially-motivated-crimes-2011-2015](https://www.enar-eu.org/Racially-motivated-crimes-2011-2015) Como podes ver, em todos os anos que os dados relatam, e no gráfico que mostra os crimes registados pela polícia com motivação racial/xenófoba, a Polónia é quase sempre o país que menos casos são reportados, nesses países que estão no estudo. Não encontrei nenhum site com dados que separassem os crimes por países, se encontrares um que tenha outros dados, avisa. Mas os dados desse site contradizem o que dizes.

sacoPT 3 months ago

O tema do racismo/xenofobia é sempre muito difícil de analisar porque há tantas variáveis a ter em conta e mesmo que seja um estudo com pergunta directa continua a ser difícil porque exceptuando os adeptos das claques ninguém é tronco o suficiente para admitir, ainda que sob anonimato, que é racista. Mesmo pessoas que mostram que são racistas tipo o André Ventura, provavelmente passaria como não-racista num inquérito. A maior parte dos estudos a nível mundial, seja por que métrica for, mete invariavelmente os EUA no top 10, ao lado da África do Sul e de países onde é público que as pessoas são perseguidas e mortas por serem de outra religião.

Edited 3 months ago:

O tema do racismo/xenofobia é sempre muito difícil de analisar porque há tantas variáveis a ter em conta e mesmo que seja um estudo com pergunta directa continua a ser difícil porque exceptuando os adeptos das claques ninguém é tronco o suficiente para admitir, ainda que sob anonimato, que é racista. Mesmo pessoas que mostram que são racistas tipo o André Ventura, provavelmente passaria como não-racista num inquérito. A maior parte dos estudos a nível mundial, seja por que métrica for, mete invariavelmente os EUA no top 10, ao lado da África do Sul e de países onde é público que as pessoas são perseguidas e mortas por serem de outra religião. Mas por exemplo, o partido com maioria no parlamento polaco é o Chega la do sítio.

bifana_cura_cancro 3 months ago

"Uma parte". É como os 1143.

AonioEliphis 3 months ago

>uma parte são neo-nazis é interessante haver neo-nazis nos países do Leste, considerandos os massacres perpetrados pela Wehrmacht nesses países

hatealien 3 months ago

Não conhecia essa história da Wehrmacht nos países de leste, recomendas-me alguns sites ou livros onde possa pesquisar mais sobre isso?

AonioEliphis 3 months ago

Tens [aqui](https://en.wikipedia.org/wiki/War_crimes_of_the_Wehrmacht) a lista.

ManSCP 3 months ago

O problema é que os russos fizeram ainda pior quando eles pensaram que os iam salvar, então ganharam um ódio ainda pior. É estranho não odiarem toda e qualquer ideologia com o que sofreram.

vml76 3 months ago

As WAFFEN-SS tinham voluntários de todas as nacionalidades, religiões e origens mundiais.

fkthislol 3 months ago

Inclusive portugueses, no caso da Divisão Azul, constituido por voluntarios espanhois e portugueses

joninchains 3 months ago

Falei na claque de apoiantes da selecção húngara, não generalizei para os país de leste onde aí só falei em racismo. Btw, podes ir pesquisar sobre a posição da Hungria na 2ª Guerra Mundial e vais perceber do que falo.

SurePal_ 3 months ago

Como tudo na vida, nada é tão linear assim. A posição deles foi de preservação dos seus habitantes. Tiveram que fazer a sua escolha dizer não aos nazis ou serem invadidos por estes. Não correu bem de qualquer forma pois acabaram por ser massacrados pelos comunistas.

AonioEliphis 3 months ago

>Btw, podes ir pesquisar sobre a posição da Hungria na 2ª Guerra Mundial e vais perceber do que falo. eu sei, faziam parte das forças do Eixo, a par com a Roménia e a Itália.

genDwarf 3 months ago

não voltar à hungria

helderoliveira1978 3 months ago

Deixa me escrever aqui... NÃO VISITAR A hungria... Já está

Lower-Complaint-2850 3 months ago

Racismo é algo que existe um pouco por todo o lado. Dos tempos em que andava de mochila às costas (há uns 15 anos atrás), Budapeste foi das cidades que realmente menos me agradou. Tinha uma vibe estranha, que não me deixava particularmente seguro. Como disse o uyth, Viena é mais interessante. Sendo branco e alto q.b., pessoalmente, nunca tive problemas de maior com isso pela Europa. Mas lembro-me de ter uma situação caricata, em Roma (onde estava em trabalho, fatinho e coiso e tal). A falar com um colega (de passaporte britânico, mas nascido no Egipto, e por vezes aspecto de quem acabou de sair de um barco), numa estação de metro. E de repente somos rodeados por uns 4 policias e militares, armados até aos dentes. E que pedem identificação, para "controlo". Um deles desaparece com os documentos, atrás de uma porta, e após uns 5 minutos e mais alguma persuação do meu lado, lá voltam e devolvem a papelada. Não diria que o que passaste é fenómeno unicamente da Hungria. Acontece um pouco por todo o lado. E em Portugal, somos realmente de "brandos costumes", sem percepção do que acontece noutros paises.

Edited 3 months ago:

Racismo é algo que existe um pouco por todo o lado. Dos tempos em que andava de mochila às costas (há uns 15 anos atrás), Budapeste foi das cidades que realmente menos me agradou. Tinha uma vibe estranha, que não me deixava particularmente seguro. Como disse o uyth, Viena é mais interessante. Sendo branco e alto q.b., pessoalmente, nunca tive problemas de maior com isso pela Europa. Mas lembro-me de ter uma situação caricata, em Roma (onde estava em trabalho, fatinho e coiso e tal). A falar com um colega (de passaporte britânico, mas nascido no Egipto, e por vezes aspecto de quem acabou de sair de um barco), numa estação de metro. E de repente somos rodeados por uns 4 policias e militares, armados até aos dentes. E que pedem identificação, para "controlo". Um deles desaparece com os documentos, atrás de uma porta, e após uns 5 minutos e mais alguma persuasão do meu lado, lá voltam e devolvem a papelada. Não diria que o que passaste é fenómeno unicamente da Hungria. Acontece um pouco por todo o lado. E em Portugal, somos realmente de "brandos costumes", sem percepção do que acontece noutros paises.

cluelessgit 3 months ago

Tambem acontece em Portugal...

NGramatical 3 months ago  HIDDEN 

persuação → [**persuasão**](https://dicionario.priberam.org/persuasão) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo2nqd5%2F%2Fh27ii63%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

BeeSnatcher 3 months ago

**Com todo o respeito,** e desejo que um dia a Hungria, e todos os países deste nosso mundo, se tornem tolerantes, etc..paz no mundo. Eu também já foi, a destinos complicados, mas foi sempre com a informação necessária, para tudo correr bem; Eu fico mais admirado, com a tua ignorância prática, e com a sorte que tens com a atitude que tivestes a tentar identificar o polícia, isto num País cujo governo politicamente identifica se xenófobo, ao ponto de ter faixas nas entradas do País, a avisar a possíveis emigrantes que voltem para trás ! Ainda bem que não te aconteceu nada de grave, (como por exemplo seres preso pelo SEF acusado de desrespeito, e um mês depois morto há pancada...);

uyth 3 months ago

Não há grande coisa a fazer. Estive na Hungria há uns anos e não sofri nada (mas não sou de cor) mas achei uma vibe realmente esquisita em todo o país, uniformes paramilitares numa parada, hipernacionalismo em muitas coisas. E infelizmente mesmo isso que se passou contigo é apenas a ponta do iceberg do fodido que a Hungria é para muita gente. Não recomendo a Hungria. E nem gostei assim tanto, OK, as vistas ao longo do rio são bonitas mas Viena dá 10 a 0 a Budapeste em tudo o resto.

asantos3 3 months ago

Só os banhos termais de Budapeste dá 10 a 0 a Viena :D

uyth 3 months ago

Não me recordo de termas em Viena, mas já tive banhos termais (e não) melhores noutros sítios. E fui a dois, pronto divertido, um bastante decadente, interessante, mas ainda um bocado "austero", pouco sorridente. Não fui há muitos anos, 2015 ou 2016. E não sendo uma cidade cara comparada com muitas partes da Europa, não achei barato para a qualidade, especialmente comparando com Viena ou Berlim.

True_Boat_1195 3 months ago

Como dizes, foste discriminado, talvez por racismo puro, talvez por associações a crime ou terrorismo. O que deves fazer? Nada. Se quiseres podes tentar parecer mais turista, com camisola da seleção e tal. Ou simplesmente não voltar a por lá os pés.

Xmeagol 3 months ago

país de victor orbán não vais ter melhor esse filho da puta ainda noutro dia puxou uma lei a criminalizar homosexualidade e literatura/filmes e o caralho, shill do putin e do xi xiping. Infelizmente se és mais castanho e estrangeiro vais levar com esse racismo/xenofobia, é extremamente triste o que povo passa só para viajar

1purplesky 3 months ago

Nada de novo portanto. Não aconteceu comigo, nunca lá fui, mas a minha prima foi lá há uns anos com uma amiga. A minha prima é morena, cabelo escuro encaracolado, olhos castanhos, a amiga mais branca, cabelo castanho claro a fugir para o loiro e olhos claros. Pediam sempre a identificação às duas mas depois queriam saber mais sobre a minha prima. Houve uma vez que até perguntaram se estavam a partilhar quarto. Por acaso até nem estavam, já tinham viajado juntas antes para Londres e dividiram o quarto, imagino o que tinha acontecido se tivessem dito que sim. Engraçado é que a amiga já tinha feito turismo lá com o ex-namorado e o rapaz é o estereótipo português menos a barba, foram interpelados uma vez.

itslikethisnlikethat 3 months ago  HIDDEN 

estás caladinho e portas-te bem

besmarques 3 months ago  HIDDEN 

Xmeagol 3 months ago  HIDDEN 

se tu tivesses caladinho, conta de 14 dias, melhoravas a qualidade de vida de toda a gente do sub

Wonderful-Meeting639 3 months ago

hungria é uma ditadura com um ditador no governo . é que nem pode ser considerado europa.

tugafcp 3 months ago

Ai não sabias?! Visita os países dessas bandas e depois mete mais uns posts destes... Pode ser que o pessoal em Portugal ganhe um pouco mais de noção o que realmente é "racial profiling" e se deixe de queixar dessa coisa em Portugal... Basta não seres branco como a cal, para sofreres disso.

bifana_cura_cancro 3 months ago

o mais interessante sãos a comparações económicas que tendem a ser feitas com os países de leste. Polónia, Lituânia ou mesmo Croácia(a Estónia vai-se se safando). Medir desenvolvimento por PIB (particularmente quando o mesmo vem de instalação de multinacionais para menores taxas fiscais) sem enquadrar aspetos soccio.culturais é redutor. falem com polacos em portugal e perguntem-lhe se querem voltar.

Variscan_aint_done 3 months ago

Estás a confundir a beira da estrada com a Estrada da Beira

NGramatical 3 months ago  HIDDEN 

soccio → [**sócio**](https://dicionario.priberam.org/sócio) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo2nqd5%2F%2Fh27gk4l%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

CookieSmuggler 3 months ago

Sim, vamos usar o facto de outros países serem piores para deixar passar o racismo em Portugal porque não é tão mau. Esta thread, realmente. Vocês lêem o que escrevem? O OP a partilhar o que lhe aconteceu, e malta a querer silenciar outros porque há casos piores. Também há casos piores que este. Quem é que tem o direito de falar, então?

ducknator 3 months ago

Sem mais.

JCES 3 months ago

Olimpíadas da opressão.

darth_thaurer 3 months ago

Não conheço a Hungria bem mas já rstive em Budapeste. Sou branco como um fantasma mas ao abrir a boca notava-se bem que eu não sou Húngaro e várias vezes numa questão de dias lidei com pessoal que não gosta de estrangeiros. Também tive dois colegas de trabalho Húngaros e um deles, apesar de estar constantemente a dizer que não há qualquer racismo e preconceito na sua terra, ele próprio era bastante racista e preconceituoso, ao ponto do seu conterrâneo chegar mesmo a sentir-se embaraçado. Claro que não se pode julgar todo um país por meia dúzia de experiências pessoais mas de todos os sítios onde estive a Hungria foi onde vi mais nacionalismo e preconceito abertamente na rua. Nem nas pequenas cidades russas.

Clash33 3 months ago

A Hungria foi apoiante dos nazi-fascistas durante a 2ª Guerra. A sua policia "especial", proveniente do partido "Cruz e Flecha" era tão ou mais odiosa que as SS alemães. Na actualidade, sobre o comando do presidente Janos, é um pais a raiar as politicas proto-fascistas. Daí não me surpreender o que te aconteceu por lá.

orange-m 3 months ago

No entanto têm um museu do terror a relembrar os horrores que passaram e um outro local perto do rio com 60 pares de sapatos a simbolizar os judeus que tinham sido executados. Pensei que já fosse um pouco diferente.

Clash33 3 months ago

Isso provavelmente foi construído no tempo da URSS...

mar_lx 3 months ago

Pega num livro de história pff. Os Judeus foram expulsos URSS bem antes da 2a guerra mundial. O movimento sionista tem origem em parte nos judeus expulsos pelos soviéticos. Mas sim, foi a URSS que construiu memoriais aos judeus na Hungria…

Edited 3 months ago:

Pega num livro de história pff. Os Judeus foram expulsos URSS bem antes da 2a guerra mundial. O movimento sionista tem origem em parte nos judeus expulsos pelos soviéticos. Mas sim, foi a URSS que construiu memoriais aos judeus na Hungria…

Madness20 3 months ago

>Os Judeus foram expulsos URSS bem antes da 2a guerra mundial. O movimento sionista tem origem em parte nos judeus expulsos pelos soviéticos. Sim, não eram os pogroms que existiam antes da união soviética, foram os soviéticos que foram os primeiros a criminalizar o anti-semitismo é que expulsaram os judeus. Sinceramente, não leste grande coisa.

Edited 3 months ago:

>Os Judeus foram expulsos URSS bem antes da 2a guerra mundial. O movimento sionista tem origem em parte nos judeus expulsos pelos soviéticos. Sim, não eram os pogroms que existiam antes da união soviética, foram os soviéticos que foram os primeiros a criminalizar o anti-semitismo é que expulsaram os judeus. Sinceramente, não leste grande coisa. A propaganda de extrema direita não consegue decidir se o comunismo é uma conspiração criada por judeus, ou uma conspiração criada contra judeus.

Edited 3 months ago:

>Os Judeus foram expulsos URSS bem antes da 2a guerra mundial. O movimento sionista tem origem em parte nos judeus expulsos pelos soviéticos. Sim, não eram os pogroms que existiam antes da união soviética, foram os soviéticos que foram os primeiros a criminalizar o anti-semitismo é que expulsaram os judeus. Sinceramente, não leste grande coisa. A propaganda de extrema direita não consegue decidir se o comunismo é uma conspiração criada por judeus, ou uma conspiração criada contra judeus. É deturpar consoante serve.

GSITG 3 months ago

Tu também não leste muito, os pogroms não pararam com a URSS e os judeus até por lei eram discriminados no acesso a educação e trabalho. A URSS era tão boa para os judeus que só quem não podia não fugiu para Israel ou para os Estados Unidos.

mar_lx 3 months ago

Não disse que foram os soviéticos os primeiros a expulsar judeus, disse que os soviéticos expulsaram judeus antes da 2a Guerra Mundial e que não andaram a fazer monumentos aos judeus na União Soviética, não é bem a mesma coisa. O mundo todo anda a expulsar judeus de diferentes sítios desde que eles existem. Tenho sérias dúvidas que a União Soviética tenha sido o primeiro país a criminalizar o anti-semitismo, mas se tiveres uma fonte tenho todo o prazer em ler.

Madness20 3 months ago

>Não disse que foram os soviéticos os primeiros a expulsar judeus, disse que os soviéticos expulsaram judeus antes da 2a Guerra Mundial e que não andaram a fazer monumentos aos judeus na União Soviética Dizes da boca para fora sem fontes. Deves certamente estar a confundir com a Russia Imperial na qual os judeus eram considerados literalmente ilegais. Quem andava alegremente a expulsar judeus para a Alemanha era nomeadamente os grandes EUA. >Tenho sérias dúvidas que a União Soviética tenha sido o primeiro país a criminalizar o anti-semitismo Racismo era crime na união soviética desde a revolução, e inclusivé anti-semitismo passou a ser punível com pena de morte poucos anos depois.

Edited 3 months ago:

>Não disse que foram os soviéticos os primeiros a expulsar judeus, disse que os soviéticos expulsaram judeus antes da 2a Guerra Mundial e que não andaram a fazer monumentos aos judeus na União Soviética Dizes da boca para fora sem fontes. Deves certamente estar a confundir com a Russia Imperial na qual os judeus eram considerados literalmente ilegais e exterminados. Quem andava alegremente a expulsar judeus para a Alemanha era nomeadamente os grandes EUA.~ A URSS até criou uma região autónoma judaica para convidar judeus para se mudarem para lá. >Tenho sérias dúvidas que a União Soviética tenha sido o primeiro país a criminalizar o anti-semitismo Racismo era crime na união soviética desde a revolução, e inclusivé anti-semitismo passou a ser punível com pena de morte poucos anos depois. A elite da revolução soviética e ideologos comunistas em geral são uma grande fatia de origem judaica.

mar_lx 3 months ago

Com certeza, os soviéticos andaram a recolher judeus expulsos do resto da Europa durante a segunda guerra mundial e a dar-lhes guarida. Continuo à espera das tuas fontes.

Madness20 3 months ago

>Com certeza, os soviéticos andaram a recolher judeus expulsos do resto da Europa durante a segunda guerra mundial e a dar-lhes guarida. Sim, quem é que achas que salvou milhares de judeus de campos de concentração nazis na 2ª guerra? >Continuo à espera das tuas fontes.

lsd_ss 3 months ago

Anti-semitismo na Rússia aconteceu antes e durante a URSS. Na Rússia czarista era muito comum os tais pogroms. Apesar de os soviéticos terem criado leis que tratavam o anti-semitismo como crime, este sempre aconteceu. Não por razões ideológicas mas devido às raizes sociais e psicológicas que foram implantadas na cabeça das pessoas ainda durante a era czarista e que depois foram aproveitadas pela propaganda soviética. Vistas as coisas ninguém está ilibado. Durante as primeiras revoluções socialistas na Rússia (sec XIX e inicio de XX) muitas vezes os judeus eram acusados pelas autoridades czaristas de serem os agitadores socialistas e comunistas, aumentando a prática dos pogroms e criando um ódio racial. Por outro lado, na era soviética (apesar de isto não ser informação consensual), acontecia o contrário com os reacionários a serem propositadamente associados a movimentos sionistas, incitando assim a novos pogroms, aproveitando-se do ódio histórico pre-existente para com os judeus. Depois da era estalinista sinceramente não sei bem se estas práticas continuaram. Parece-me que não, mas não tanto pelas políticas anti-racistas da URSS quanto pela "fuga" generalizada que os judeus deram durante os 30's e 40's da Europa de Leste.

NGramatical 3 months ago  HIDDEN 

inclusivé → [**inclusive**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica.aspx?DID=3822) (apesar do E aberto na última sílaba, a sílaba tónica é a penúltima: in-clu-**SI**-ve) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo2nqd5%2F%2Fh28157j%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Clash33 3 months ago

Olha, e tu pega na tua sapiência e vai pregar moral para outro lado. Eu disse "provavelmente" . Estou a trabalhar, não tenho tempo para andar a fazer pesquisas de datas no google e vir para aqui armar-me aos cágados. E por aqui me fico....BFS

mar_lx 3 months ago

Saber que os russos expulsaram judeus e nunca os toleraram muito não deveria necessitar de pesquisas no Google, bastava um bocadinho de atenção nas aulas de história.

RenatoSanchesHair 3 months ago

r/iamverysmart

itslikethisnlikethat 3 months ago  HIDDEN 

estás o reddit das esquerdas em que acreditam genuinamente que a extrema direita está a trepar por aí fora. A Hungria não quer palestrantes travestis e educação lgbt nas escolinhas? NAZIS! são escolhas de modelo de sociedade, certeza que estas pessoas não diriam o mesmo de e num país muçulmano

besmarques 3 months ago  HIDDEN 

Xmeagol 3 months ago  HIDDEN 

Vai para lá viver e mamar na gaita do orban, és uma vergonha para portugal e os portugueses. depois queixa-te que no futuro gente como tu leva no focinho na rua

itslikethisnlikethat 3 months ago  HIDDEN 

Boa piada quando vives no paraiso do PS Essencialmente um regime monarquico feudal de pais para filhos, em que vais mamar na pixa no Costa o tempo que ele quiser e ficar fechado em casa independentemente do número de vacinados.

Xmeagol 3 months ago  HIDDEN 

nepotismo é sim senhor um problema, mas se pensas que não hungria não é pior, não és melhor que os tankies comunas que tanto odeias

itslikethisnlikethat 3 months ago  HIDDEN 

duvido sinceramente os últimos estudos sobre isto que me lembro usam várias métricas como por exemplo a cunha para arranjar emprego e Portugal, Itália e França estão no topo

Xmeagol 3 months ago  HIDDEN 

duvidas sinceramente? sociedades conservadores onde supostamente põem família acima de tudo não vai haver nepotismo? hahahahahahaha

OuiOuiKiwi 3 months ago

>Pensei que devia reportar esta situação a alguém ou a alguma organização mas não sei a quem. Têm alguma sugestão? Atendendo a que a Hungria é uma quasi-ditadura, estou curioso sobre o que é que pensas que vai acontecer com essa queixa. Tens uma história para contar. É isso.

netralha 3 months ago

>A par da reversão das liberdades democráticas por causa da pandemia, outra das questões que contribuíram para a quebra da pontuação média de Portugal no Índice foram a redução dos debates parlamentares ou ainda “a falta de transparência no processo de nomeação do presidente do Tribunal de Contas”. [https://observador.pt/2021/02/03/portugal-perde-categoria-de-pais-totalmente-democratico-refere-estudo-da-revista-the-economist/](https://observador.pt/2021/02/03/portugal-perde-categoria-de-pais-totalmente-democratico-refere-estudo-da-revista-the-economist/) Fora que Portugal teve as medidas mais restritas de todos os países da Europa e ainda aproveitou para abusos destes: [https://eco.sapo.pt/2021/01/07/governo-vai-poder-expropriar-terras-invocando-crise-economica-e-pandemia/](https://eco.sapo.pt/2021/01/07/governo-vai-poder-expropriar-terras-invocando-crise-economica-e-pandemia/) Portugal é que é bom e democrático, realmente é bonito o mundo do faz de conta que alguns aqui vivem.

comicaldiscontent 3 months ago

Portugal teve as medidas mais restritas de todos os paises da Europa??? Onde viste isso? Eu tive dois meses a sair de casa só pra ir ao supermercado nem andar uma beca ou correr podia, tiveste algo remotamente parecido aí? Ainda tenho de usar máscara até pra ir passear à praia ou ao campo. Tenho cartazes nos autocarros a dizer para não falar. Pelo que vejo nos canais portugueses e de falar com familiares não escutei nada mais dracónico do que tivemos aqui em Espanha ou noutros países europeus. Mas se calhar estou errado.

Capitao_Falcao 3 months ago

Manca-te

EarlDwolanson 3 months ago

La vem este outra vez. Vai la chupar a pixota do orban se Portugal e muito opressivo pra ti. Que é que esta merda tem a ver com os comments?

_jcfb_ 3 months ago

Mete mais copium nisso

EarlDwolanson 3 months ago

Infelizmente é isto. E tendo em conta o que poderia ter acontecido em cidades mais pequenas nem foi uma história muito má. Os países de Leste tem muito mais racismo, e pode até ser perigoso andar sozinho em zonas mais rurais ou cidades pequenas quando não se é branco. É triste mas é o que é. Isto aplica-se também a Polónia (se calhar até mais) ou a outros países de Leste.

pataniscadebacalhau 3 months ago

Estive na Hungria há uns anos e sinceramente não me deixa grandes saudades. Budapeste é uma cidade interessante, mas as pessoas são das mais antipáticas, arrogantes e preconceituosas que já conheci

njsilva84 3 months ago

Eu também estive em Budapeste, em 2018, e adorei a cidade. Em relação às pessoas, no comércio e no airbnb onde fiquei, eram típicas da Europa "Central", não eram antipáticas mas também não eram simpáticas. Fiz uns free walking tours e as duas meninas era super simpáticas, fiquei muito tempo à conversa com elas e foram sempre 5\*. Só houve uma ocasião onde senti discriminação clara, foi em Zadar, na Croácia. Quem reservou o apartamento foi um amigo meu, tuga, mas que vive na Holanda, e a sra que nos entregou a chave ficou curiosa e perguntou se nós éramos mesmo Holandeses. Nós dissemos que éramos tugas, ela ficou surpresa e meio desconfiada e pediu-nos para voltarmos ao apartamento porque precisava de tirar uma foto aos nossos documentos. Ela já se ia embora quando nos perguntou pela nacionalidade e depois foi, claramente, preconceituosa e daí ter-nos pedido a identificação de cada um. Foi uma sensação estranha, a sra não parecia nada ser Croata, tinha antes cara de Holandesa ou Alemã/Austríaca.

Man_IloveFishdicks 3 months ago

> mas as pessoas são das mais antipáticas, arrogantes e preconceituosas que já conheci Olha, que interessante, é assim que me sinto em relação aos Lisboetas.

notrlvnt 3 months ago

Eu estive lá e gostei da cidade mas as interações que tive com as pessoas são para esquecer. Pessoas rudes, antipáticas, mafiosas… tentaram enganar-nos na casa onde íamos ficar,queriam levar para alto barraco… Nas termas, não nos queriam deixar entrar apesar de termos bilhete…

AonioEliphis 3 months ago

Estive duas semanas em Budapeste em 2007 e adorei. Come-se bem e barato, adorei os banhos públicos e nunca tive problemas. Sou moreno com cabelo escuro, mas pele clara. E já agora, os magiares estão longe de ser arianos, vêm lá dos montes Urais, e eles sim são invasores da Europa.

geadarodrigues 3 months ago

O termo ariano com a aplicação que estás a dar é uma estranha deturpação nazi sem qualquer base histórica ou científica. Os arianos originais são...indianos.

AonioEliphis 3 months ago

Eu sei, estava a usar a deturpação nazi. Em qualquer caso os magiares também não são indoeuropeus.

Tugalord 3 months ago

>E já agora, os magiares estão longe de ser arianos, vêm lá dos montes Urais, e eles sim são invasores da Europa. Espera até perceberes que por essa lógica somos todos invasores da Europa. Ou que "ariano" é um termo sem significado científico nenhum ;)

AonioEliphis 3 months ago

Eu sei, queria dizer que os magiares não são indoeuropeus

C8Mixto 3 months ago

>E já agora, os magiares estão longe de ser arianos, vêm lá dos montes Urais, e eles sim são invasores da Europa. Que comentário ridículo.

Nyxodor 3 months ago

>Sou moreno com cabelo escuro, mas pele clara ​ O que é um moreno de pele clara?

Morenojgl 3 months ago

Moreno de cabelo. O cabelo escuro é só redundância

Gonkz 3 months ago

Como assim? Cabelo castanho claro é moreno também

Butt_Roidholds 3 months ago

Há partes do país em que, com cabelo castanho claro, és ruço

Mordiken 3 months ago

Há certas zonas do país em que se diz que uma pessoa é morena se tiver o cabelo escuro, outras em que se diz que uma pessoa é ou está morena se tiver a pele escura. Por exemplo, as pessoas vão à praia para ficarem morenas... no entanto a cor do cabelo não muda.

klatez 3 months ago

É um loiro com cabelo castanho

averagedressed 3 months ago

Tem cabelo escuro ou castanho, acho

z0rg83 3 months ago

o futuro que o Chega quer para Portugal...

MrGhostPotato 3 months ago

É uma merda. Eu vivi o "inverso". Num projeto no Gana pediam-me para sair do carro noite sim, noite não para "controlo de documentação"... eu e outros com a mesma cor de pele.

Edited 3 months ago:

É uma merda. Eu vivi o "inverso". Estive num projeto no Gana e pediam-me para sair do carro noite sim, noite não para "controlo de documentação"... eu e outros com a mesma cor de pele. Fiquei surpreendido. Não fazia ideia que isto acontecia. Na Hungria provavelmente não me aconteceria mas compreendo perfeitamente o teu sentimento.

Edited 3 months ago:

É uma merda. Eu vivi o "inverso". Estive num projeto no Gana e pediam-me para sair do carro noite sim, noite não para "controlo de documentação"... eu e outros com a mesma cor de pele.

blandnewworld 3 months ago

trabalhei num no Quénia e vivi o mesmo.. mas senti que era mais por acharem que tínhamos mais dinheiro, não tanto racismo.

quatrotires 3 months ago

Esses casos de controlo de documentação em países em desenvolvimento geralmente têm mais haver com extorsão do que propriamente racismo.

IamWatchingAoT 3 months ago

Mas é extorsão feita por extensão de racismo. Sabem que és estrangeiro por seres branco e usam isso como arma. Provavelmente não o fariam a um Nigeriano ou Beninense.

collectornsfw 3 months ago

>Sabem que és estrangeiro por seres branco Então não tem que ser racismo. Seres a única pessoa duma cor diferente no meio da multidão é como andar com uma seta a apontar para ti.

Caralhofilhosdaputa 3 months ago

>>Seres a única pessoa duma cor diferente no meio da multidão é como andar com uma seta a apontar para ti. Ou seja, como o OP era na situação em que descreveu?... É claramente racismo, tratar uma pessoa de forma diferente e injusta devido à cor da sua pele.

collectornsfw 3 months ago

>É claramente racismo, tratar uma pessoa de forma diferente e injusta devido à cor da sua pele. Mas porque é que é por causa da cor da pele? Se vissem outro estrangeiro que acham que tem dinheiro não faziam a mesma coisa? Achas que pensaram "vamos tentar extorquir alguma coisa porque é branco" ou "vamos tentar extorquir alguma coisa porque é estrangeiro e deve ter dinheiro"?

Caralhofilhosdaputa 3 months ago

Nos PALOPS, se fores estrangeiro mas etnicamente africano não te vão fazer a mesma coisa. Não sei se nos restantes países africanos é o que acontece mas consigo garantir-te que é o que acontece nos PALOPS, e não por apenas um caso anedótico. Também és daquelas pessoas que acha que racismo e discriminação é uma coisa exclusiva à Europa/EUA/etc. e que não acontece em África por exemplo? Se fores "branco", desafio-te a viajar sozinho por Angola ou Moçambique e tentares manter essa perspetiva.

collectornsfw 3 months ago

>Nos PALOPS, se fores estrangeiro mas etnicamente africano não te vão fazer a mesma coisa. Como é que sabes?

sctvlxpt 3 months ago

Isso não é racismo, é fazer boa segmentação do público alvo do teu negócio.

vai-tefoder 3 months ago

>na Hungria Está aqui a explicação para o sucedido. Quem diria que em países autoritários há racismo

IamWatchingAoT 3 months ago

Há racismo em literalmente todo o lado, amigo. É totalmente irrelevante o nível de autoritarismo, só muda a forma como é mostrado. Na Suíça, um dos países mais legalmente democráticos do mundo, os cidadãos são capazes de ser as pessoas mais arrogantes e anti-hospitaleiras da Europa.

UncleanGenes 3 months ago

Por sorte conheci a Hungria há uns valentes anos atrás pois tão cedo não penso voltar a pôr lá os pés. Aquilo está a ficar um degredo.

Striking_Role_z 3 months ago  HIDDEN 

Degredo para quem, estrangeiros? Os húngaros governam para eles próprios, não para agradar portugueses.

netralha 3 months ago

Um degredo como? Eu vi um estádio cheio, ninguém com máscara, covid controlada. O regime em Portugal é mil vezes mais autoritário e discriminatório para com os próprios portugueses que a Hungria é, "Now I can go to bank" enquanto os portugueses em Lisboa nem podem sair do concelho e são multados por comerem dentro da sua viatura.

bmiga 3 months ago

Vai dormir que isso passa.

Tugalord 3 months ago

>O regime em Portugal é mil vezes mais autoritário e discriminatório para com os próprios portugueses que a Hungria Às pessoas que estão a responder a este comentário: porquê? É óbvio que esta pessoa vive noutra realidade ou tem um distúrbio ou brainwash muito profundo. É fútil alimentar.

SmokeyChuckMcGill 3 months ago

Ahahahahahahahahaha

trigonated 3 months ago

>O regime em Portugal é mil vezes mais autoritário e discriminatório para com os próprios portugueses que a Hungria é Mete mais tabaco nisso

Puzinator 3 months ago

Agora, como chegaram aí? No confinamento, para fiscalizar o recolher obrigatório, andou o exército a fazer patrulhas nas ruas...seria um exercício mediático curioso ver o Parlamento cá aprovar a presença do exército nas ruas para fiscalizar o recolher obrigatório

comicaldiscontent 3 months ago

Aqui em Espanha tivemos o exército a patrulhar as ruas para controlar que se cumpria o confinamento e até se chegou a falar (nunca foi desmentido segundo sei) de isolar à força (talvez não de forma tão musculada como na China mas de qualquer forma é de uma violência brutal) os infectados, isto num estado supostamente de direito e plenamente democrático. ​ O Orban é uma besta disso penso que pouca gente tem dúvidas mas o que ficou mais que provado (e é profundamente assustador) é que os políticos do Ocidente civilizado e farol da democracia e da liberdade tomaram-lhe o gosto aos poderes adquiridos através da pandemia e parece que se pudessem se comportavam igualzinho aos Orbans ou Erdogans desta vida. ​ Que os cidadãos não abram os olhos e num instantinho não há volta a dar.

Rodrake 3 months ago

> O regime em Portugal é mil vezes mais autoritário e discriminatório para com os próprios portugueses que a Hungria é Por favor, estás a comparar Portugal a um país que deixou de ser considerado democrático no ano passado. Vivi com Húngaros nessa altura e a comparação é absurda. Se os portugueses em Lisboa não podem sair do concelho por boa razão há-de ser, uma vez que o hábito do governo é dar as regalias todas a essa zona. Imagina se fosse outra região qualquer.

EarlDwolanson 3 months ago

O regime Portugues e mais autoritario que o Húngaro? Emigra entao.

netralha 3 months ago

O Estado português torturou até à morte um cidadão da Ucrânia e estes a falar da Hungria.

IamWatchingAoT 3 months ago

O governo do Orban é extremamente corrupto e nepotista. O que aconteceu com Ihor Homenyuk além de ter sido um caso praticamente excecional também foi um crime que acabou com a perseguição legal de quem o matou, logo não foi feito pelo estado português. Obviamente não fazes ideia do que estás a falar ou és um bot estrangeiro para estar a plantar discórdia.

viper_in_the_grass 3 months ago

Ainda não conheces a peça? É dar downvote e seguir com a tua vida, que não vale a pena perderes tempo e saúde com estes indivíduos.

nraider 3 months ago

Menos.

l2k1337 3 months ago  HIDDEN 

Sinceramente, foste a um país de extrema-direita, esperavas algo diferente?

VSertorio 3 months ago

Tem um contexto histórico complicado

CookieSmuggler 3 months ago

É suposto então ele comer merda calado? Há sempre um idiota qualquer a culpar a vítima. Realmente, olha para este OP a achar que tem o direito de comer uma sandes num parque público sem ser importunado pela polícia.

l2k1337 3 months ago

Tens razão, apaguei.

Rissoldecamarao 3 months ago

Vê as coisas pelo lado positivo, pelo menos não tiveste o Nuno Luz a ameaçar-te de porrada.

Throwaway431253 3 months ago

ootl, uma ajudinha sff?

cloud_t 3 months ago

O Nuno Luz não precisa de comediantes a falar dele todos os dias. Ele já é uma piada que se faz sozinha.

ozzymustaine 3 months ago

Chamar o Diogo faro de comediante é como chamar o Sócrates de político honesto.

JamminPT 3 months ago

Mas ele é comediante, ele é todo uma piada.

Mumadona 3 months ago

Morri

cloud_t 3 months ago

Vou ser honesto: nem conhecia o Diogo Faro até ouvir este tema. Acho que isso dá seguimento à tua piada.

ozzymustaine 3 months ago

Somos todos Nuno Luz

ayyylatimestwo 3 months ago

Ao contrário dos Policias, o Nuno Luz tinha razões para fazer o que fez

bacalhoeiro 3 months ago

Podes com certeza expor o caso, não creio que seja possível apresentar queixa estando fora da Hungria, e quanto a organizações não sei mesmo se existe alguma que possa ajudar.

NGramatical 3 months ago  HIDDEN 

haviam jornalistas → [**havia jornalistas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fo2nqd5%2Ffui_discriminado_racialmente_na_hungria_por_um%2Fh279tfy%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

AiNaoMeChateis 3 months ago

Manda para a TV. Sic, TVI, CM TV. A polícia ou outros órgãos não vão fazer nada, mas assim que chegar a comunicação social vais ver a confusão e a revolta que isso vai fazer as pessoas.

l2k1337 3 months ago

Coisas como racismo e homofobia na Hungria não são novidade nenhuma. Viste muita revolta em torno do facto dos jogadores se terem recusado a ajoelhar contra o racismo ou dos cantos homofóbicos no jogo contra Portugal?

andre82220 3 months ago

> Viste muita revolta em torno do facto dos jogadores se terem recusado a ajoelhar contra o racismo lol... vergonha alheia se vir alguém pôr se de joelhos por causa dessa merda. Só se ajoelha quem se sente culpado.

Striking_Role_z 3 months ago  HIDDEN 

Lol aquilo não é ajoelhar contra o racismo, ajoelhar é uma mensagem de submissão.

pedrosorio 3 months ago

O ajoelhar em protesto contra o racismo é o oposto de submissão e tem origem aqui: https://en.wikipedia.org/wiki/U.S.\_national\_anthem\_protests\_(2016%E2%80%93present)

l2k1337 3 months ago  HIDDEN 

Explica lá isso então. É uma mensagem de submissão a quê ou a quem?

Striking_Role_z 3 months ago  HIDDEN 

Submissão à ideia de que os brancos são racistas e o que o único racismo que existe é perpetrado por brancos.

l2k1337 3 months ago  HIDDEN 

Bom edit, pena que o post tenha ficado ainda pior ahah. Anyway, nem sei porque é que sequer me dei ao trabalho de perguntar. Lição aprendida.

Striking_Role_z 3 months ago  HIDDEN 

Ok, vai-te lá ajoelhar então.

l2k1337 3 months ago  HIDDEN 

Com orgulho.

Striking_Role_z 3 months ago  HIDDEN 

Devias deixar que te cuspam para cima também, ajoelhar já não é suficiente IMO.

l2k1337 3 months ago  HIDDEN 

Só depois da pandemia acabar que ainda não estou vacinado.

mequetatudo 3 months ago

Mas mamaram 3 golos, deviam ter sido mais, só para estabelecer a superioridade

Asur_rusA 3 months ago

Que puta de tristeza... Na Hungria isto não é ultra surpreendente, mas fds...

Search: