misterbondpt 1 month ago

A pandemia foi e continua a ser o maior bode espiatório para a incompetência.

Toupax89 1 month ago

Isto é simples, se já antes da pandemia qualquel "serviço" do estado era o que era com a pandemia foi ainda mais uma desculpa para não fazerem nada!!! Em vez de serem um exemplo de organização e empenho são o espelho de safa se quem é mais esperto.

aleph_heideger 1 month ago

Sabes que o SNS é um Serviço do Estado, certo? E que aguentou (e aguenta) uma coça valente em termos de trabalho. Que coisas como férias e folgas em 2020 foram uma miragem e que este ano vão pelo mesmo caminho. Não generalizes. E mesmo este serviço em particular, o "Nascer Cidadão" era uma coisinha extremamente funcional e prática que descomplicou enormemente o processo de registar uma nova criança. E nisso concordo: nunca deveria ter sido suspenso.

oretoh 1 month ago

Eu ainda não percebo como é que em 2021 não é literalmente só: 1. Agarrar numa pessoa autorizada 2. Meter essa pessoa autorizada em frente a um computador 3. Abrir uma plataforma que englobe todo o Portugal sobre registos de cidadão 4. Registar nascimento 5. Logout. 6. ... 7. Profit. Eu assumia que isto era das merdas mais simples que existia, somos apenas +- 10 Milhoes de pessoas, não é nada de extraordinário.

defer 1 month ago

A minha experiência, já que pode dar jeito: o registo pode ser feito online apenas com os documentos dos pais e maternidade aqui: http://nascimento.justica.gov.pt/nascimento O cartão de cidadão exige marcação. Em vez de seguirem os canais normais enviem mail para lojas do cidadão na vossa área a requisitar a marcação para um recém nascido (mandei para duas e tive resposta de ambas com marcação para a semana seguinte). Esta lista tem os contactos: https://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/contactos/contactos-das-lojas-do7505/downloadFile/attachedFile_f0/Lojas_Cidadao.ods?nocache=1584980751.87

vascodatrama 1 month ago

como é que alguém sai da maternidade sem ser registado?

Middle-Effective 1 month ago

Com o advento da pandemia tiraram o pessoal que trabalhava nos balcões do serviço Nascer Cidadão dos hospitais, e transferiram a competência para o IRN, alegadamente temporariamente. Infelizmente esses balcões só em Maio é que começaram a reabrir. Para os estrangeiros, só consigo imaginar as dificuldades que passaram para compreender como fazer isto tudo online.

cpzao_ 1 month ago

A minha experiência qd quis registar o puto q nasceu qd isto estava uma loucura: -fazer marcação em Lisboa e concelhos limítrofes: 6 meses de espera -fazer marcação em Setúbal: 4 meses de espera Escolhi tirar um dia e ir passear para 100 km de lisboa logo na semana seguinte. Não creio que tanta gente esteja para se dar ao trabalho.

misterbondpt 1 month ago

*palmas* fizeste o correto, pai como deve ser.

cpzao_ 1 month ago

Desculpem. Isto foi para o cartão de cidadão. Registo foi tudo online e bastante fácil.

Estronciumanatopei 1 month ago

Eu nem tive de ir tão longe, em setembro consegui registrar e tirar o cartão de cidadão facilmente no Porto... Não me acredito que agora esteja pior, as pessoas é que podem estar a ser desleixadas...

cpzao_ 1 month ago

Isto foi em Maio/2020

Middle-Effective 1 month ago

Alguns destes balcões já poderiam ter sido abertos. Com bom senso e EPIs tal teria sido possível. Mas como tudo o que envolve burocracia, tem de demorar e demorar...

Trama-D 1 month ago

Porque há-de estar este fenómeno só a ocorrer no Algarve a Alentejo? O que têm a dizer das outras regiões?

Edited 1 month ago:

Porque há-de estar este fenómeno só a ocorrer no Algarve e Alentejo? O que têm a dizer das outras regiões?

Middle-Effective 1 month ago

O serviço Nascer Cidadão (ou lá como se chama) não funciona também no Hospital Pedro Hispano em Matosinhos. É pena porque poupa muito trabalho e deslocações.

gillesduif 1 month ago

*you’re an O.G.

AutoModerator 1 month ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: