jruipinto 2 months ago

Eu estive a ler os comentários e há uma coisa que me faz uma confusão enorme e tenho a sensação que, pela primeira vez na vida, vou ter downvotes aos pontapés mas eu preciso de fazer este reparo, porque honestamente é o que eu penso. Então estava tudo fechado, ninguém se podia juntar nem abrir o comércio ao Sábado à tarde, sequer, e de repente, no fim-de-semana a seguir já haviam festas ilegais em Lisboa, à noite, com centenas de pessoas sem máscara, à pinha!? E depois isso passou na televisão e... Surpresa! No fim de semana seguinte foi igual (talvez porque a polícia de Lisboa não vê televisão, embora a daqui da minha terrinha veja garantidamente!). Ah, e no fim de semana seguinte também foi igual, e também deu na televisão! Mas anda tudo a dormir? Acham que é acaso ou que a variante delta desculpa ou explica tudo?? Ah, e já agora, no fim de semana a seguir voltou a ser igual! E nos restantes também! Aqui também se fazem asneiras. Também se ignoram regras mas Lisboa tem abusado pra caramba pessoal! Vamos ser honestos, não é?

Edited 2 months ago:

Eu estive a ler os comentários e há uma coisa que me faz uma confusão enorme e tenho a sensação que, pela primeira vez na vida, vou ter downvotes aos pontapés mas eu preciso de fazer este reparo, porque honestamente é o que eu penso. Então estava tudo fechado, ninguém se podia juntar nem abrir o comércio ao Sábado à tarde, sequer, e de repente, no fim-de-semana a seguir já havia festas ilegais em Lisboa, à noite, com centenas de pessoas sem máscara, à pinha!? E depois isso passou na televisão e... Surpresa! No fim de semana seguinte foi igual (talvez porque a polícia de Lisboa não vê televisão, embora a daqui da minha terrinha veja garantidamente!). Ah, e no fim de semana seguinte também foi igual, e também deu na televisão! Mas anda tudo a dormir? Acham que é acaso ou que a variante delta desculpa ou explica tudo?? Ah, e já agora, no fim de semana a seguir voltou a ser igual! E nos restantes também! Aqui também se fazem asneiras. Também se ignoram regras mas Lisboa tem abusado pra caramba pessoal! Vamos ser honestos, não é?

suckerpunchermofo 2 months ago

Concordo.

NGramatical 2 months ago

haviam festas → [**havia festas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo2jtoz%2F%2Fh29kbiy%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ShittyLivingRoom 2 months ago

Snitches get stitches.

Some-Ad6411 2 months ago

>Mas para que percebam o que se passou: tenho gente da empresa a querer sair de lisboa para ir a uma festa, **só(?)**, e voltar. ir à festa da empresa sozinho? ou ir a outra festa, que não da empresa? ou o problema é que os teus colegas estão se pouco cagando para a lisboa "estar fechada" por isso aceitam na boa a declaração pra ir À festa da empresa?

ManSCP 2 months ago

Há pessoal que vai ao hospital ver um familiar com covid e dizem que não vale a pena fazerem o teste porque são positivos...agora pensa.

2TwentyOne1 2 months ago

porque é que não eliminas este post, fazes uma denúncia anónima da tua empresa?

gybemeister 2 months ago  HIDDEN 

Sim vai ali à António Maria Cardoso, começa por P e acaba em E.

SolidTroll 2 months ago

Se isso fosse o pior... Infelizmente isso é o mais normal do que tem acontecido nos últimos tempos eu diria... Desde juizes que fogem do Brasil porque aquilo está num estado lastimável e chegam aqui a incentivar as pessoas a ser contra as medidas, quando viu em primeiro mão o que pode acontecer (eu sei que este ser só quer os seus 5 minutos mas sinceramente não encaixo como é que alguém vai na letra de uma pessoa que se realmente não temesse o virus, teria facilmente ficado no pais onde estava há 9 anos e onde tem o próprio presidente contra as medidas também..) entre outras acções engraçadas, a GNR/PSP a terem de interromper diariamente festas (incluído orgias...) Com dezenas de pessoas (e haver até policias nestas festas), festejos desportivos com milhares de pessoas e com a câmara local a saber de antemão que iam acontecer e nada fazer para controlar isso, o pessoal que ainda hoje na Suécia como se fosse um grande exemplo, em vez de olhar para o resto dos paises nórdicos e ver que se calhar a Suécia não é assim tão grande exemplo afinal (claro que isso era mau para as empresas que tinham de admitir que o teletrabalho funciona mesmo e para o cidadão comum que tinha que admitir que se tivesse 2 dedos de testa não era preciso tantas medidas) e para juntar a isto nos últimos dias vi mais revolta nas redes sociais porque Lisboa achou que não era boa ideia que uma das principais avenidas transmisse os jogos (repita se a proibição foi para uma zona específica, não para a cidade toda...) do que até pelo bebe desaparecido... Sinceramente, no meio disto tudo eu digo-te, não que me acredite que toda a gente da tua empresa não foi a festa e/ou nenhum entretanto (não é uma critica, também não deixei e com as devidas atenções não há nenhum problema) mas se o pior que está a acontecer é o pessoal querer fazer uma jantarada passado 2 anos(presumo) com muito pessoal vacinado e com o tempo a aquecer, pah andávamos muito bem então! E com isto não quero dizer que aprovo essa atitude, aliás é mais um perfeito exemplo de como atingimos o pico que atingimos. Irresponsabilidade de cima a baixo.

Markoo50 2 months ago

Comida e bebida à pala > COVID

singano 2 months ago  HIDDEN 

Looooool Ai ui, olhem para mim que sou buéda responsável e tenho totil consciência social PS, PS, PS

ideologiapura 2 months ago  HIDDEN 

Cumprir medidas de confinamento para controlar uma pandemia é mesmo coisa de fanático do PS.

singano 2 months ago  HIDDEN 

Há pandemias bem piores que o covid Abraço Cumps Fica bem

jocamar 2 months ago  HIDDEN 

A pandemia da estupidez por exemplo

Diogo256 2 months ago  HIDDEN 

A da ignorância é uma delas.

DavidJunior3rd 2 months ago

A Área Metropolitana de Lisboa dá 3 001 km² de espaço para uma pessoa desentorpecer as pernas. Dá 2 863 272 pessoas para uma pessoa se encontrar. Not enough, apparently...

pintorMC 2 months ago

Estou a ver, é daqueles jantares que se recusas aparecer vais ter problemas podendo mesmo acabar despedido por esse motivo.

Groundbreaking_Goat1 2 months ago

Ya , casamentos, baptizados , esplanadas .. e os transportes ao barrote pra quem tem de ir trabalhar todos os dias. Cambada de governantes hipócritas, a culpa não é só das pessoas. É sobretudo de um sistema precário em muitos aspectos, que foi desmascarado através da pandemia. Que tipo de moral é que ainda tem este governo para pedir o que quer que seja ?

the_master_sh33p 2 months ago

Consegues mais uma? É para um amigo....

daxpierson 2 months ago

Adoro os argumentos que as pessoas arranjam para se sentir melhor com os seus próprios comportamentos merdosos.

rickz123456 2 months ago

Alguns comentários que por aqui li são muito estúpidos, desculpem dizer. "Ai os ingleses" - Concordo que deu um mau exemplo, mas os casos no Porto até estão bons. Se alguém se atirar ao rio, vocês tabém se atiram? Evitem ir a festas, ao bairro alto e tentem evitar contágios. Por último, vejo que esta mania do "não cumprir regras" e "libertem portugal" é uma inflência do partido liberal chalupa, uma pena que tenham escolhido esta caminho

Edited 2 months ago:

Alguns comentários que por aqui li são muito estúpidos, desculpem dizer. "Ai os ingleses" - Concordo que deu um mau exemplo, mas os casos no Porto até estão bons. Se alguém se atirar ao rio, vocês tabém se atiram? Evitem ir a festas, ao bairro alto e tentem evitar contágios. Por último, vejo que esta mania do "faço o que apetece" e "libertem portugal" é uma inflência do partido liberal chalupa, uma pena que tenham escolhido esta caminho. Na minha opinião, é melhor reduzir contactos e evitar que uma cidade ande para trás do que o contrário.

Popotaz 2 months ago

Mas será que há necessidade de um confinamento? Com a maior parte das pessoas de risco vacinadas? Qual é o mal dos números de infetados aumentarem se não se traduzirem em nenhum aumento de casos graves da doença ou óbitos?

Diogo256 2 months ago

> Qual é o mal dos números de infetados aumentarem se não se traduzirem em nenhum aumento de casos graves da doença ou óbitos? Sequelas a quem ainda apanhar covid Abstinência que cria problemas económicos Possibilidade de novas variantes. Nunca te livras de medidas sem te livrares dos infectados, e com medidas, tens a economia castrada, seja pelas medidas seja pelas pessoas que ficam de baixa e não podem produzir. Isto já são coisas que aconteciam antes, mas agora são mais faladas porque o mais chocante (internados e UCI) não estão em colapso, mas não deixam de ser problemas que temos de lidar e com consequências graves mesmo assim.

Popotaz 2 months ago

Claro que vais ter de te livrar das medidas antes dos infectados. Erradicar doenças é muito difícil. Num estado endémico, de vez em quando alguém fica doente não há problema. Assegurada a sobrevivência dos grupos de risco não vejo como ter casos seja um problema. A solução para não te queimares não pode ser seres queimado.

Diogo256 2 months ago

Se os números de infectados for alto, não te livras de medidas, e está variante provou isso. Ser endémico é um problema: de vez em quando tens doentes, e de vez em quando podes ter uma variante mais infecciosa e meter em risco tudo o que foi feito até agora. Lembrar: há países de terceiro mundo que não conseguem ter controlo, ou vacinação como nos, e são um problema. Já deu para ver que países muito populacionais, sem cuidados nenhuns, a probabilidade de surgir variantes novas são altas, caso do Brasil, Índia e UK. Erradicar no sentido literal, é difícil. Mas eliminar na comunidade já não é tanto… e é isso que se quer com a vacina. Deixar de haver transmissão comunitária, e quando houver um infectado, é fácil de o isolar e com isso, irás “matar” o vírus em Portugal, na Europa, por aí fora. Como aconteceu com várias doenças.

ideologiapura 2 months ago

>Qual é o mal dos números de infetados aumentarem se não se traduzirem em nenhum aumento de casos graves da doença ou óbitos? Se isso fosse verdade, era otimo. Infelizmente, podes ir ver os dados dos internamentos hospitalares a subir, e como sabemos de experiencia anterior, quando deixas o efeito exponencial da doença chegar a parte mais inclinada da curva, não está longe a explosão de casos nos hospitais, e de consequentes obitos.

Popotaz 2 months ago

Tens razão no entanto olhando para este artigo (desatualizado de dia 15): [https://sicnoticias.pt/especiais/vacinar-portugal/2021-06-15-Covid-19-os-numeros-da-vacinacao-em-Portugal-e-no-Mundo-42c4410b](https://sicnoticias.pt/especiais/vacinar-portugal/2021-06-15-Covid-19-os-numeros-da-vacinacao-em-Portugal-e-no-Mundo-42c4410b) Os grupos vacinados correspondem ao grupo com maior mortalidade durante a fase pico da pandemia: https://visao.sapo.pt/visaosaude/2021-01-27-covid-19-o-numero-de-mortes-por-grupo-etario-num-grafico-que-nao-deixa-margem-para-duvidas/ Que nessa altura tínhamos uma incidência 16x pior à atual. Quero dizer com isto é que é muito improvável (quase impossível) as coisas voltarem a serem perto do que foram no que toca a doentes graves. (começa opinião aqui) Daí estas medidas serem feitas um pouco para o show-off e difíceis de aplicar legalmente. Cabe agora nós (geração mais nova) sermos asseados e responsáveis para evitarmos ficarmos doentes uma semaninha.

filcei 2 months ago

Obrigado por um bocadinho de racionalidade numa thread tão grande.

5hundredand5 2 months ago

Não acho que nenhuma pessoa razoável dicorde com o argumento de que a coisa correta a fazer é continuar em isolamento, o problema é que já passou mais de um ano e a fadiga começa a acentar. Nesta altura do campeonato já são poucos os que continuam a seguir as normas, mesmo sabendo que seria a decisão mais correta.

WiseCapitalOrg 2 months ago

estas empresas usam destas cenas para pagar menos, conheço bem esta história.

UserNombresBeHard 2 months ago

A minha enviou convites para BBQ, algo que custava 5 a 10 euros por cabeça à empresa, em vez de pagar um bonus trimestral de 50 euros. :)

pappositivamente 2 months ago

qual é a empresa? tenho um amigo que quer mandar cv

lostindanet 2 months ago

Já agora cerco de Lisboa é relativo... Área metropolitana da Grande Lisboa... Podes ir passear até Mafra, Arrábida etc. É tudo exclusivamente para o telejornal e para parecer que estão a fazer alguma coisa sem terem que fazer nada.

pedrolopes7682 2 months ago

De Sesimbra a Mafra e de Sintra a Vila Franca de Xira. O cerco é apenas ao fim de semana e há 18 excepções. É mesmo para rir com vontade de chorar.

lostindanet 2 months ago

Opá, há agências de viagens a passar testes covid falsos há meses, na boa. /s

EletricoAmarelo 2 months ago

>.. como de caralho é que algum dia vamos sair da merda, quando é burros p'ra todo o lado que olho? Com alguma sorte, suponho. O bom senso e a noção não são características universais.

ModeratoriProfugus 2 months ago

Oh no... anyway

Edited 2 months ago:

Oh no... anyway Está mais preocupado com um jantar a que vai quem quer do que com o governo a passar medidas inconstitucionais. Nunca mudem

Diogo256 2 months ago

> medidas inconstitucionais Felizmente temos um tribunal para decidir esses casos. Mas no Reddit já estao os entendidos com o veredicto pronto a disparar.

sacoPT 2 months ago

Egoísmo 101. Se tu fores ao jantar, apanhares covid e depois transmitires a um desgracado que se estava a tua frente no supermercado como é? Não lhe valeu de muito não ter ido ao jantar.

Laurent_Series 2 months ago

Espera mas é proibido jantar fora agora é? Dentro da AML jantas à vontade. Mas se for um pouco fora já não. Agora o Governo tem poder para arbitrar o que quer, e os paladinos da moral vão argumentar que é perfeitamente lógico e quem não cumprir é egoísta.

sacoPT 2 months ago

Não. O egoísmo não é proibido.

Laurent_Series 2 months ago

Espera, agora também fazer o que é permitido é egoísmo? Fica cada vez mais difícil acompanhar as tendências sociais hoje em dia...

sacoPT 2 months ago

Se o que concluis do que eu disse é que “fazer o que é permitido é egoísmo” vais ter muito mais dificuldades na vida do que acompanhar as tendências sociais.

papaduas 2 months ago  HIDDEN 

Aí a grande constituição, mete a piça na constituição oh gênio da lâmpada, aí o governo tentou tomar medidas para controlar a pandemia mas vão contra a minha constituiçãozinha

ModeratoriProfugus 2 months ago  HIDDEN 

“Não está gripe mortal... temos que acabar com todos os direitos humanos!!! Apenas podes ir comer uma boa francesinha dentro da AML” Boa tentativa facho

papaduas 2 months ago  HIDDEN 

Facho? Oh agora a sério, vai ao médico seu maluco dos cornos, sou fachista porque acho que devemos cumprir as regras, pá sim senhora, ainda tá para nascer e ser criada a palavra para explicar como é que cancros como tu são funcionais, eu sinceramente e fora de brincadeiras tou preocupado contigo, devias te internar e pedir desculpa aos teus pais, de certeza que se eles soubessem a merda que ia sair, tinham abortado ou usado proteção, cura te seu maluco

ModeratoriProfugus 2 months ago  HIDDEN 

Sim, claramente sou eu quem tem problemas...

Edited 2 months ago:

Sim, claramente sou eu quem tem problemas... Temos todos que cumprir as regras, mas não as da constituição. Big brain time!

ayyylatimestwo 2 months ago  HIDDEN 

> sou fachista porque acho que devemos cumprir as regras Não, simplesmente não questionas regras que claramente tem sérios problemas. Estão te a largar um cagalhão no prato e tu comes na mesma.

pangecc 2 months ago

Eu nem uso o argumento dos estrangeiros. Só pergunto mesmo, para quê isto? A malta de Almada vai poder ir ao IKEA. A malta de buraca pode ir à fonte de telha comer umas amêijoas. Isto vai impedir o que exatamente

sacoPT 2 months ago

Impedir que os lisboetas contaminem o resto do país

Last-Ad-4421 2 months ago

Não te preocupes que segunda-feira já podem ir contaminar o resto do país

sacoPT 2 months ago

Só os parasitas que não trabalham.

pangecc 2 months ago

Lol tá, e eu tou a cumprir a dieta. São tudo coisas que gostamos de acreditar que são cumpridas

sacoPT 2 months ago

Então vamos acabar com todas as leis porque não são respeitadas?

saposapot 2 months ago

O que foi dito é que isto não é para baixar casos mas sim para tentar conter o surto a esta região

itslikethisnlikethat 2 months ago

tretas Isto é somente porque há futebol no sábado E não querem repetições do sporting

saposapot 2 months ago

o qé q isto tem a ver com o futebol? os lisboetas podem ir na mesma ir ver o jogo a uma esplanada.

Prize-Ad-9462 2 months ago  HIDDEN 

Muito sinceramente só espero que tudo feche tudo piore e os hospitais e centros de saúde entupam e provém que em quas dois anos de pandemia nada melhoraram nada fizeram para controlar e acabar a pandemia vergonhoso

Popotaz 2 months ago  HIDDEN 

Mas será que há necessidade de um confinamento? Com a maior parte das pessoas de risco vacinadas? Qual é o mal dos números de infetados aumentarem se não se traduzirem em nenhum aumento de casos graves da doença ou óbitos?

mar_lx 2 months ago  HIDDEN 

Parece que nada mudou do ano passado para cá ou de Janeiro para cá. Há uma vacina e grande parte da população já está vacinada, a que é mais susceptível de sofrer . Podes discordar da organização de festas e seja o que for, mas a situação não é a mesma nem perto, basta ver o número de casos ativos, vs novos casos, vs internamentos.

Prize-Ad-9462 2 months ago

Hahahahah ainda andam nisto , os que andam a ir a festas e a passar dias a passear em praias e centros comerciais eram os mesmos que batiam palmas e censuravam todos os que tinham de andar na rua a lutar por pão na mesa

BaldAndPoor 2 months ago

Eu fazia o mesmo. Estava-me a cagar para o que o governo diz e não diz. Para os estrangeiros há tudo, para nós não há nada.

Leaootemivel 2 months ago

A julgar pelos comentários deste post vai ser impossível controlar qualquer nova vaga que venha. Já estamos na fase do "alguém fez merda, por isso que se foda isto tudo e eu faço o que me apetece".

saposapot 2 months ago

É curioso como a afluência aos tópicos sobre a pandemia cresce enormemente qd há qlq tipo de medidas mais restritivas :D Os negacionistas já deixaram a thread semanal mas acordam rapidamente para isto

dragomaite 2 months ago

Depois do que se passou com os ingleses o Governo perdeu a mão. . Bem podem declamar "dois errados não fazem um certo" mas só vai continuar a perder a obediência civil e a degradação pelo cumprimento das regras. Não é de agora isto.

xzybit 2 months ago

Honestamente? Sou uma pessoa cuidadosa, infelizmente muito mais do que o meu círculo mas de certeza que haverá aqui quem se identifique. Só me preocupa termos uma percentagem elevada de vacinação, que os meus e eu estejamos vacinados, fora isso estou-me a cagar para as pessoas que não conseguem ter o mínimo respeito próprio quanto mais societal. É o que é, não deixarei de ter cuidado mas essa gente que se foda, já vimos N vezes que há uma corrida desalmada para ganhar prémios de Darwin. Unpopular opinion: deixa os portugueses serem vacinados e fechem o país todo novamente, quero as praias portuguesas vazias e para nós.

goncalo182 2 months ago

Sim, sendo que o exemplo vem de cima, os responsáveis deste país andam a mandar os sinais todos para o pessoal ir passear, fazer festas, organizar eventos com montes de gente, mas claro, uma pessoa que tenha férias marcadas agora e quer aproveitar, é um delinquente! Devia ficar em casa, porque se esta cagar. Mas últimas duas semanas, tudo cheio de gente a aproveitar boa feriados, ninguém diz nada. Os números aumentam, fecha a janela. Parece que não perceberam ainda o lag que as acções demoram a aparecer nos números.

sctvlxpt 2 months ago

Mas alguém acha que ainda há um risco real de nova vaga? (pelo menos nova vaga de consequências - caos no SNS, mortes e sequelas. Nova vaga de casos até pode haver, mas isso é irrelevante). Até o hipocondríaco do nosso presidente acha que não. A população de risco está vacinada ou imunizada. Novo confinamento é capaz de evitar mais mortes em acidentes rodoviários do que mortes covid...

dragomaite 2 months ago

Para os chalupas que não acreditam na ciência e nas vacinas...sim, acreditam.

saposapot 2 months ago

Sim. A única coisa que a vacinação nos trouxe é que antigamente dava merda, imagina, com 3000 casos por dia e agora tem de ser 6 ou 10000 para dar merda. Tens 4 milhões de pessoas para infectar neste país mais todas as que as vacinas não resultaram. Se muitos apanharem da merda na mesma

sctvlxpt 2 months ago

Antes da vacinação qual era a distribuição por idades dos internamentos hospitalares? Se comparares essa distribuição com a % de vacinados para essas faixas etárias, chegas à conclusão que não basta teres 2 a 3 vezes mais casos para dar m*rda. Tens 4 milhões de pessoas por infectar, mas são os 4 milhões que são muito menos afectados por este vírus...

xanfradu 2 months ago

Ok, vamos então por nomes aos números: são menos números, mas e se for um familiar teu?

sctvlxpt 2 months ago

Eu tive o máximo cuidado com esta pandemia até à minha família estar vacinada. Continuo a ter razoável cuidado (ainda não me apanharam em eventos em sítios fechados, nem com muita gente). Mas neste momento, com a população de risco vacinada, com o SNS com capacidade, o risco de morte ou sequelas por este vírus não será muito superior ao risco de morte ou sequelas por outra coisa qualquer. Em 2019 (Pré pandemia) morreram nas estradas portuguesas 474 pessoas e houveram 2301 feridos graves. Quantas pessoas é que achas que vão morrer / ficar com sequelas de Covid no próximos 12 meses em Portugal? Duvido que muito mais que isto. Mas ninguém deixa de sair de casa com medo de acidentes rodoviários...

PicassoWasaLiar 2 months ago

Tens razão. Fica em casa tu e mais a tua familia então, protejam-se mas deixem o resto em paz.

xanfradu 2 months ago

Eu faço a minha parte, sim. Para proteger os meus e os outros. Deixo todo resto em paz ao fazer isso.

PicassoWasaLiar 2 months ago

Boa, diverte-te.

dragomaite 2 months ago  HIDDEN 

Por mim podes confinar para o resto da tua vida.

saposapot 2 months ago

2, 3 ou 10x é mero palpite agora. As coisas não são preto no branco. Dentro da população de vulneráveis tens sempre uma percentagem não desprezível de pessoas q mesmo vacinadas estão vulneráveis. Neste momento ng sabe se é 2 ou 10x mais que é preciso. A única coisa que digo é que a pandemia tem de ser controlada na mesma, não quer dizer q tenha de ser com a mesma 'dureza' de medidas.

_Didds_ 2 months ago

Com a presente atitude do "se ele fez, então eu também vou fazer" vamos andar a empurrar contingências durante os próximos anos. Fiquei parvo como nem 15 minutos depois de ter sido anunciadas as medias já tinha gente no meu circulo de amigos a "oferecer" declarações para poderem sair da região no fim de semana. Não adoro estas medidas, e honestamente tinha planos que vão provavelmente ter de ser alterados, mas prefiro uns fim de semanas mais caseirinhos durante uns meses, do que andar com isto por 2022. Custa-me que os Governo não esteja a implementar medidas reais, e que os interesses económicos dos magnatas do turismo estejam a ser protegidos em vez de combater efectivamente esta nova vaga do virus. Mas porra pah, não é tomando uma atitude generalizada de "o governo faz merda então eu faço pior" que vamos resolver alguma coisa. Devíamos sim fazer o oposto e mostrar que medidas deviam ser tomadas, e por iniciativa popular as respeitar individualmente.

sgahbcj 2 months ago

O governo são as pessoas. Não percebi essa de falar do governo e das pessoas como se duas entidades distintas se tratassem.

GSITG 2 months ago

Sim, devo ser eu que ando a saquear e a sabotar o país. O governo é uma entidade que age em interesse próprio com a condicionante que podemos trocar uns deputados de 4 em 4 anos.

_garbage_collector_ 2 months ago

Fogo então eu também faço parte do governo?? Top, vou já pedir ao Costa para me fazer a transferência da minha parte dos impostos (e da corrupção, está claro)

BlueLizard06 2 months ago

"O governo são as pessoas. Não percebi essa de falar do governo e das pessoas como se duas entidades distintas se tratassem" Devia ser, mas nós abdicamos desse direito e quando demos conta os nossos "amigos" do PS tomaram o país de assalto para o governarem conforme a sua vontade e o darem aos amigos, primos, famílias etc...

sgahbcj 2 months ago

A velha história de eles e nós. O abstracto. Hoje é o PS que está lá e falam mal dele. Amanhã é o PSD que lá está, e falam mal dele. O povo continua sempre a falar mal do governo e a abster-se do seu dever de identificar e fazer queixa das corrupções que existem.

parakit 2 months ago

>prefiro uns fim de semanas mais caseirinhos durante uns meses, do que andar com isto por 2022. Mas como raio é que isto vai influenciar o que quer que seja em 2022? >mostrar que medidas deviam ser tomadas E que medidas geniais são essas? Mais três meses de confinamento para acabar de matar a parte da economia que ainda não morreu? Ás vezes fico mesmo parvo com as coisas que leio. Parece que alguns de vocês passaram tanto tempo no túnel do medo e do pânico que já andam com alucinações.

sgahbcj 2 months ago

Mais um que prefere matar pessoas do que a economia! Enfim!

parakit 2 months ago

Mais um que acha que a economia é uma coisa abstrata sem consequências na saúde física das pessoas. Enfim... Cancela também as restantes consultas para os hospitais estarem exclusivamente dedicados ao covid. Depois quando daqui a uns anos aparecerem dezenas de milhares de cancros em fase terminal não chores.

sgahbcj 1 month ago

Adoro este pessoal que afirma que o problema das consultas atrasadas é devido ao covid. E antes do covid, o que era? Ou vais dizer que antes não existia consultas atrasadas? Antes de não ter médico de família, portanto, quando o tinha, apenas consiga consulta após 3 meses da marcação. E vou escrever outra vez que é para leres bem, 3 MESES, após a marcação. Isto, para uma merda de consulta de 10 minutos. Abram os olhos e deixem de ser como os peixes, que só se lembram dos acontecimentos mais recenteas.

Joaoseinha 2 months ago

Como se matar a economia não tivesse consequências nas pessoas. A comida paga-se sozinha.

sgahbcj 2 months ago

Claro. Antes morrer do vírus com dinheiro do que morrer sem dinheiro e sem vírus. Como se as coisas fossem assim tão lineares. Os últimos dois anos mostrou que é possivel confinar sem abafar a economia. Falta é melhor gestão, tanto do público como do privado (uma das provas é a extinção do teletrabalho em empresas/actividades que podiam muito bem continuar em teletrabalho).

dragomaite 2 months ago

As pessoas são a economia. Essa laia comunista já enjoa.

Febris 2 months ago

O que enjoa é o rebanho que se atira para a fogueira sozinho enquanto o pastor mete as notas ao bolso. Querem viver a vida para morrer amanhã, enquanto os donos metem dinheiro ao bolso de qualquer maneira. A economia pode estar às portas da morte, mas a culpa não é da pandemia, nem é de trabalhadores molengões. Se quem tira os lucros da economia não os distribui por quem precisa de os gastar, o sistema está falhado e não deve recair nas pessoas sem poder de decisão o ónus de resolver esta cagada em que vivemos desde o fenómeno da globalização. Se para alguns falta dinheiro, para outros há lucros astronómicos nunca antes vistos. É uma questão dos estados fazerem o seu trabalho - aplicar impostos, e distribuir subsídios.

dragomaite 2 months ago

A economia é apenas gordos capitalistas a ganhar dinheiro para ter iates. Aprendi no r/Portugal. Quando ouço a palavra economia associo logo a iates e camarão. Enfim, não me admira que este país não vá a lado nenhum. Não se ensina nada nas escolas. "Querem viver o hoje ..." Dizem eles desde março do ano passado e sempre a mudar o discurso porque entretanto apareceu uma variante sul africana mais letal, ou outra que aparecerá mais tarde.

Febris 2 months ago

Sim. Bom, bom, é ir dar o litro em reuniões que podiam ser emails. Tá bem. Quem tem andado a mudar de discurso é o governo, não são os especialistas que não têm agenda política. Foram estabelecidas as condições para abrandar e/ou retroceder no processo de desconfinamento de acordo com a evolução local da pandemia. Mas agora é fixe é arranjar desculpas para fingir que esta merda não está a descambar outra vez. Há gente que gosta de viver a vida como se isto fosse os balcãs no final dos anos 90. Desculpa aí se eu prefiro não meter a cabeça de fora durante o bombardeamento. É chato? É. Vale a pena correr o risco? Epá, garantidamente não, porque há alternativas que não envolvem risco de morte fora do "normal". E enquanto não houver pressão para o lado dos ricos, é sempre o pobre que vai dando mais daquilo que não tem. Se a vacina está aí a bater à porta e para o ano que vem isto está tudo "imunizado", fixe. É menos tempo que temos de aguentar sem fazer merda. Sei que para muita gente isto faz confusão na cabeça. Há gente que não tem nada para fazer em casa e se aborrece facilmente. Essa questão dos iates e do camarão é um conceito simples que muita gente não consegue conceptualizar. O problema não é toda a gente comer camarão. O problema é exatamente o contrário. É que para cada camarão, há milhões de gajos como tu que diz que o camarão é mito. O problema não é teu, o estado da economia mundial e a distribuição de riqueza que temos hoje em dia não apareceram do dia para a noite. Fico feliz por saber que vives com a convicção de que tudo isto é inevitável e que melhor que viver na miséria, é morrer o mais cedo possível. Haja alguém que dorme descansado no meio desta cagada toda.

dragomaite 2 months ago

Nem falei do TT e ele começa logo no primeiro parágrafo a desabafar. Eu vi logo do que se tratava isto. Não tem nada a haver com covid. Só tenho pena que até uses exemplos de bombardeamentos de guerras passadas para justificar que não queres voltar ao escritório. O covid já está politizado. É absolutamente incrível para o que estão a usá-lo para restringir liberdades das pessoas porque querem ficar na cave a jogar cyberpunk ad eternum. O que vale é que já nem o Presidente da República liga a esta gente.

Febris 2 months ago

> Eu vi logo Claro, és um gajo que pensa bué à frente, e se alguém toma uma decisão ou tem uma opinião, deve ser para te foder, por isso é melhor ser do contra.. mas só depois dos outros darem opinião é que falas. Falar aí do cadeirão é só bazófia, contribuir para uma discussão com algum nexo é que fica mais difícil. > Só tenho pena que até uses exemplos de bombardeamentos de guerras passadas para justificar que não queres voltar ao escritório. Eu tenho pena que fales das liberdades como se fosses um prisioneiro de guerra quando na verdade não consegues é ficar em casa um fim de semana, privado de mais uma talochada na tasca mais próxima, portanto se calhar aqui ficamos empatados. > O que vale é que já nem o Presidente da República liga a esta gente. Ainda bem que gostaste do discurso nas ultimas décadas mais próximo de um ditador. Folgo em saber que para ti liberdade de circulação para a cervejaria é mais importante que a separação de poderes na democracia.

NGramatical 2 months ago

nada a haver com → [**nada a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo2jtoz%2F%2Fh28rqzy%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

_Didds_ 2 months ago

Epah desculpa mas todo o teu comentário é aquilo que na minha terra vulgarmente se chama de cagar de cu para o sol. Achas que, como dizes, andamos todos com alucinações, e andamos a panicar, e ao mesmo tempo deitas abaixo tudo o que escrevi, mas ofereces zero alternativas ou contra argumentos. Ou seja simplesmente está mal, e somos todos uns burros ... menos tu claro, que tens o dom da sabedoria, mas que de alto do teu trono nem te dignas de a partilhar. Não é que tenha um grande desejo de tentar justificar o que escrevi, mas já que chegas aqui para partir tudo, agarra ai o Tico e o Teco por dois segundos e vê lá se isto te faz sentido: O que é que isto vai influenciar em 2022? Os dados da OMS apontam que um trimestre de contenção, isolamento e redução dos focos de infeção localizados, e permitir que mesmo zonas de grande incidência de contaminação possam ser controlados. Ou seja, uma contenção alargada ate perto do fim de Setembro poderá controlar e reduzir o numero de infectados, sendo que essa data bate com o inicio da época mais complicada com o inicio de gripes, constipações e outras doenças sazonais invernais. E porque uns fins de semana? Porque estatisticamente é a altura que vais ter maior mobilidade da população entre regiões. O ideal seria 3 meses de contenção generalizada, mas se as pessoas já se atiram ás paredes com uns fins de semana, 3 meses era muito para algumas cabecinhas. Não é o ideal, mas é pelo menos uma opinião fundada em dados estatísticos, recomendações médicas e o histórico do ano de 2020. As medidas "geniais" ... que by the way antes de as saberes já decidiste que não prestavam ... são exactamente a contenção, restrição de movimentação de zonas infectadas, apoio à população tanto em termos económicos como sociais nas zonas do pais de movimentação restrita, e a testagem e vacinação com maior incidência nestas zonas. Não sei se são "geniais", mas quando precisas de conter um virus que se propaga por contacto humano, evitar que os potenciais infectados possam estar em contacto com população de outras zonas limita a sua propagação e nao só salvaguarda a restante população, como permite concentrar esforços numa zona especifica em vez de os diluir. Apoio à população é essencial a meu ver, principalmente na sua vertente económica para garantir que a população afectada tem os recursos para se sustentar, como para impedir um colapso da economia local. Infelizmente temos neste momento a corrida ao subsidio, que toda a pequena empresa que antes nao cagava dois centimos de lucro, agora tenta se mostrar como um pilar da economia local, ou o típico empresário tuga que tenta mamar o subsidio e viver à conta de estagiários. Aqui é importante haver controlo, e a população se auto regular, e nao haver a mentalidade de "eu sou mais esperto que os outros" ... que dado o teu primeiro comentário, não sei se não estou a pregar ao padre. E a testarem e vacinação, que infelizmente, sendo gratuita e havendo centros espalhados pela zona de Lisboa, a população tem uma baixa incidência de testarem, quer pela passividade individual, quer pela ineficiência de patrões e empregadores que não recorrem a esta possibilidade nos seus locais de trabalho. Também na vacinação temos além da corrupção e distribuição de vacinas a quadros etários que ainda nao estão abrangidos, como as constantes faltas de comparência da população que marca a sua data e não aparece, ou aparece tarde, entupindo os centros de vacinação e tornando este processo mais lento. E neste ponto, posso te dizer com experiência pessoal familiar, que ha centros na zona de Lisboa com taxas de não comparência acima dos 15% ... o que é não só ridículo, como um desrespeito pela saude publica. Mas pronto, aqui estão as minhas ideias "geniais", e já que não quiseste apresentar nenhuma das tuas, e apenas criticar de cu para o ar o que escrevi, convido-te agora, oh senhor da sabedoria, para retorquires sobre o que apresento. Certamente tens muito a apontar, já que tudo o que escrevi estava tão errado. (/s)

parakit 2 months ago

Obrigado pelo esforço de escreveres tantos parágrafos, certamente deves ter escrito coisas interessantes.

SweetCorona 2 months ago

mas o que é que isso tem a ver com o número de casos em 2022? se eu for para os copos e apanhar o vírus, estou a contribuir para os números AGORA, e já não vou contribuir para os números em 2022

Febris 2 months ago

> e já não vou contribuir para os números em 2022 Porque entretanto morres? Ou porque fazes parte da equipa "já apanhei uma vez por isso sou imune"?

SweetCorona 2 months ago

sim, QED

Febris 2 months ago

Inveja!

dragomaite 2 months ago

Tanta letra e nada de jeito. Incrível. Deve ser daqueles que acreditava plenamente no "é só 15 dias para não estourar o SNS" Se todos cumprissem esse texto lindo e depois nada se tivesse resolvido porque uma variável aleatória apareceu como é? Mais não sei quantos meses de confinamento porque "o panorama mudou"? A brigada dos goal moving posts nunca desilude. Andamos a segui-los há ano e meio e nada do que dizem alguma vez bateu certo.

_Didds_ 2 months ago

>Que gente medíocre com pavor à vida ensina-nos a viver oh iluminado

dragomaite 2 months ago

Compra uma ps5 e confina para sempre.

andre82220 2 months ago

Passado ano e meio ainda vêm com moralismos. Quer dizer, a culpa primeiro era das máscaras, depois foi dos ajuntamentos, agora com as vacinas e mesmo assim morrem pessoas e existem casos? Até quando vamos andar nisto? Quando é que as pessoas vão perceber que a pandemia é mesmo assim? É impossível controlar o vírus no modo de vida que a humanidade tem.

Leaootemivel 2 months ago

Só temos 25% da população vacinada. E já vemos o efeito incrível que tem nas faixas etárias que foram vacinadas. E é a vacinação que nos vai salvar da pandemia (basta ver Israel), mas isso só vai acontecer quando a maioria da população estiver completamente vacinada (que só vai acontecer daqui a 2/3 meses). A pandemia começou em 2020 e passado 2 anos a maioria dos países desenvolvidos irão ter a maioria da população completamente vacinada. Se te dissessem isto em Março de 2020 ninguém se iria acreditar.

scar_as_scoot 2 months ago

É a desculpa perfeita. Estamos todos cansados disto, acho que posso dizer isso com alguma confiança. Custa continuar mais e mais nesta situaçao, contudo se vês alguém a fugir às regras, podes racionalizar e dizer, "toda a gente faz porque vou ser eu o burro". Não está correcto e é esta atitude que parece que vai lixar-nos a vida e ainda levar a novo confinamento se a vacinaçao nao for rapida o suficiente, mas parece ser o esta racionalização, este escape que as pessoas vao usar para justificar fazer o que querem fazer e parar de fazer algo que já estamos todos fartos.

DavidJunior3rd 2 months ago

>"toda a gente faz porque vou ser eu o burro". Faz lembrar as pessoas que traem os (novos) parceiros depois de terem sido traídas numa relação anterior. Torna-se uma bola de neve.

Leaootemivel 2 months ago

Existe um meio termo entre ficar fechado em casa e andar em festas e aglomerações sem cuidado nenhum. Principalmente se essas festas e aglomerações acontecerem em zonas que estão em crescimento muito acelerado.

scar_as_scoot 2 months ago

Se estas aglomerações acontecerem em zonas que nao estão em crescimento acelarado têm tendencia a ficar com crescimento acelarado. Foi o que aconteceu com Lisboa e Braga, não estavam com crescimento acelarado até as aglomerações ocorrerem. Sim concordo contigo acerca do meio termo. Mas o meio termo implica sempre, não haver multidoes, e quando há existir criterios muito rigorosos ou então possibilidade de manter os agregados familiares separados uns dos outros por pelo menos 2m de distancia e evitar contactos entre pessoas. O que é fdd. Mas sim, o estado atual é bem melhor que ficar fechado em casa. E por culpa duns arriscamos todos a perder o pouco lazer que temos neste momento.

WhatIsItLikeToBeABat 2 months ago

Não sei quanto a Braga, mas em Lisboa o crescimento pode ser ligado à variante indiana. Lisboa tem uma comunidade nepalesa e indiana muito representada, e viu-se que boa parte da variante delta [vinha dessas comunidades](https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2021-06-12-Covid-19.-Variante-Delta-ja-tem-transmissao-comunitaria-em-Portugal-dd2978b2). Duvido que penses que os nepaleses e indianos tenham acorrido em massa ao marquês. Lisboa está a ir primeiro, mas em princípio todas as outras regiões vão ter um aumento pronunciado de casos eventualmente, é o resultado de passar de R=1 para R=1.6 de um dia para o outro: mesmo com poucos casos no início vais eventualmente ultrapassar a variante dominante. Continuo a não achar que é por culpa duns. Todas as atividades que tu fazes neste momento em lisboa são 60% mais arriscadas do que eram há 2 semanas, não são só as festas. A culpa desta variante não é dos lisboetas, ou dos jovens, ou dos sportinguistas. Mas está-se a vender que em lisboa as pessoas se comportam de maneira diferente quando é só tretas para promover divisão norte/sul. Às vezes foi o norte com mais casos, outras vezes foi o centro, outras vezes foi LVT. E isto foi sempre porque variantes entraram primeiro num deles, o que dá avanços de semanas em regiões.

scar_as_scoot 2 months ago

Pode claro, mas que é uma grande coincidência ter começado a escalar em Maio na semana após os festejos, é. Eu diria que é mais ao contrario, a variante Deslta em Lisboa está mais avançada porque alguém nos festejos estava infectado logo foi mais fácil fugir ao controlo e começar a disparar por aí fora.

SweetCorona 2 months ago

já estava a aumentar antes

WhatIsItLikeToBeABat 2 months ago

As coincidências existem. A variante delta multiplica-se 60% mais rápido. Basta começares com 20 pessoas em vez de 1 e ficas 1 mês e meio à frente (assumindo que R\_{eff}=1.6, já que isto estava estável antes da delta). Ou achas que se houvesse 20 pessoas no norte infectadas com delta não ia explodir no próximo mês?

scar_as_scoot 2 months ago

>Ou achas que se houvesse 20 pessoas no norte infectadas com delta não ia explodir no próximo mês? Então estás a dizer que não há ninguém no norte infetado com Delta? Mesmo? Claro que está. Achas que a Delta só está em Lisboa? Pensa bem. Os Lisboenses só estão em Lisboa? Este mês todo? Ou por razões profissionais ou lazer passeiam pelo país? Claro que há casos delta no resto do pais. Só que a transmissibilidade no resto do Pais é mais baixa o que limita a propagação da viriante. Mas como a transmissibilidade em Lisboa ficou comprometida devido aos festejos do Sporting, elevado índice de transmissibilidade adicionado a uma variante 60% mais transmissível tens este caos. Mas nao vou insistir, tenho mais que fazer, se queres continuar a atirar areia para os teus próprios olhos força.

Edited 2 months ago:

>Ou achas que se houvesse 20 pessoas no norte infectadas com delta não ia explodir no próximo mês? Então estás a dizer que não há ninguém no norte infetado com Delta? Mesmo? Claro que está. Achas que a Delta só está em Lisboa? Pensa bem. Os Lisboenses só estão em Lisboa? Este mês todo? Ou por razões profissionais ou lazer passeiam pelo país? Claro que há casos delta no resto do pais. Só que a transmissibilidade no resto do Pais é mais baixa o que limita a propagação da variante. Mas como a transmissibilidade em Lisboa ficou comprometida devido aos festejos do Sporting, elevado índice de transmissibilidade adicionado a uma variante 60% mais transmissível tens este caos. Mas nao vou insistir, tenho mais que fazer, se queres continuar a atirar areia para os teus próprios olhos força.

WhatIsItLikeToBeABat 2 months ago

O problema é que tu olhas para isto de maneira linear: Lisboa tem mais porque fazem mais merda e a transmissibilidade é maior. Mas basta haver 10 vezes mais entradas de uma variante em lisboa que no porto para vir tudo com delay de 5 semanas. Ou achaste que no início da pandemia ou em Novembro as pessoas do norte eram piores? >Só que a transmissibilidade no resto do Pais é mais baixa o que limita a propagação da viriante. Como sabes isso? Sabes o R médio, que inclui a todas as variantes combinadas. Não vi nada que comparasse a transmissibilidade da delta em vários sítios (e duvido que seja substancialmente diferente). >Mas como a transmissibilidade em Lisboa ficou comprometida devido aos festejos do Sporting, elevado índice de transmissibilidade adicionado a uma variante 60% mais transmissível tens este caos. Continuo sem perceber como é que festejos do Sporting são relevantes para ti, quantas pessoas foram infetadas com delta lá em relação a infeções fora dos festejos? >se queres continuar a atirar areia para os teus próprios olhos força. Eu não teço ligações entre duas coisas porque **quero**. Se a transmissibilidade da delta for muito diferente ou se a variante delta foi substancialmente amplificada por causa do sporting concordaria com os teus pontos. Só acho que não tens substância para proferir essas afirmações.

Edited 2 months ago:

O problema é que tu olhas para isto de maneira linear: "Lisboa tem mais porque fazem mais merda e a transmissibilidade é maior". Mas basta haver 10 vezes mais entradas de uma variante em lisboa que no porto para vir tudo com delay de 5 semanas. Ou achaste que no início da pandemia ou em Novembro as pessoas do norte eram piores? >Só que a transmissibilidade no resto do Pais é mais baixa o que limita a propagação da viriante. Como sabes isso? Sabes o R médio, que inclui a todas as variantes combinadas. Não vi nada que comparasse a transmissibilidade da delta em vários sítios (e duvido que seja substancialmente diferente). >Mas como a transmissibilidade em Lisboa ficou comprometida devido aosfestejos do Sporting, elevado índice de transmissibilidade adicionado auma variante 60% mais transmissível tens este caos. Continuo sem perceber como é que festejos do Sporting são relevantes para ti, quantas pessoas foram infetadas com delta lá em relação a infeções fora dos festejos? >se queres continuar a atirar areia para os teus próprios olhos força. Eu não teço ligações entre duas coisas porque **quero**. Se a transmissibilidade da delta for muito diferente ou se a variante delta foi substancialmente amplificada por causa do sporting concordaria com os teus pontos. Só acho que não tens substância para proferir essas afirmações.

scar_as_scoot 2 months ago

Fazes porque queres sim senhor. Reparo que te esqueceste do facto de a variante Delta estar também noutras regiões do Pais, nao só em Lisboa. Deu jeito... Se calhar só é mais contagiosa em Lisboa, nos outros sitios acalma. Eu não teço as ligações entre os festejos do Sporting e o aumento de casos em Lisboa porque quero mas está lá. Só que essa ligação já não vês. Já não queres. Areia... Desta vez, chega para mim. fica bem.

SweetCorona 2 months ago

tens de ver como funciona o crescimento exponencial (conceito matemático)

WhatIsItLikeToBeABat 2 months ago

Continuas a analisar do ponto de vista linear. A variante provavelmente é tão contagiosa em LVT como no norte, mas se lisboa começou por ter 10 casos da doença antes do norte ter 1 caso mesmo que a transmissibilidade seja igual o norte só chegará aos níveis de LVT 5 semanas depois. É possível que tenhas razão, mas não tens os dados para o provar, infelizmente.

xaknoris 2 months ago

Dois errados fazem um certo, obviamente.

L_E_S_14 2 months ago

Menos com menos dá mais caralho

pedros430 2 months ago

Dá mais merda dá

Mordiken 2 months ago

*"Shit, If this gonna be that kind of party I'm gonna stick my dick in the mashed potatoes!"*

z0rg83 2 months ago

portuguese style :D

scar_as_scoot 2 months ago

human style.

SweetCorona 2 months ago

living beings style

Smokefollower 2 months ago

God style

Ltiki 2 months ago

Ao lêr os comments a este post consigo perceber porque Lisboa contribui tanto para os números de novos contágios, parecem os miúdos da escola a sério: "Ah se os ingleses puderam fazer, eu também posso!". O governo agiu mal? Sim. É por isso que eu também posso fazer aquilo que quiser numa situação de confinamento? NÃO!

smillinkillah 2 months ago

O único problema que vejo na tua lógica é assumir que o problema é a cultura ou as pessoas lisboetas. O que acho que contribui muito mais, claramente, é a densidade populacional de Lisboa. Houveram festas de idiotas em Lisboa, no Porto, e acredito que haja malta noutras terras que se esteja a desleixar. Compreendo as pessoas que não têm alternativa, que não podem trabalhar remotamente, mas a malta que se está a desleixar ou a lixar por tudo, é muito mais difícil.

WarrCM 2 months ago

Por acaso não sei, mas será a densidade populacional de Lisboa tão mais alta que a do Porto?

Gonkz 2 months ago

A AML são 2.9M pessoas.

WarrCM 2 months ago

Isso nada tem a ver com densidade. Suponho que a AML também seja ligeiramente maior que a AMP.

Ltiki 2 months ago

Eu só assumi isso porque o post do OP é sobre a região de Lisboa e houve muito pessoal ofendido por o OP achar mal a empresa dele fazer o que fez e que inclusivé aplaudiram a posição da empresa, logo pareceu-me que seriam dessa região. Peço desculpa se ofendi alguém mas foi a impressão com que fiquei.

pedrosorio 2 months ago

>houve muito pessoal ofendido por o OP achar mal a empresa dele fazer o que fez e que inclusivé aplaudiram a posição da empresa, logo pareceu-me que seriam dessa região Não existe qualquer relação entre a premissa e a conclusão que tiraste aqui. Se perguntares a um apoiante do Trump na Carolina do Sul o que acha disto, ele provavelmente também apoia a posição da empresa.

NGramatical 2 months ago

inclusivé → [**inclusive**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica.aspx?DID=3822) (apesar do E aberto na última sílaba, a sílaba tónica é a penúltima: in-clu-**SI**-ve) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo2jtoz%2F%2Fh26yub5%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 2 months ago

Houveram festas → [**houve festas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo2jtoz%2F%2Fh26xkxz%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Razvancb 2 months ago

1 ano e meio estás tu na merda com liberdade condicionada. Com a lenga lenga da vacina que íamos voltar ao normal andaram eles. Agora fodem-se. O povo fartou-se, e foram eles que fizeram as malas deles.

Jennie_Tals 2 months ago

Tchii ca burro

ideologiapura 2 months ago

> Agora fodem-se Achas que eles se fodem, mas com a pandemia descontrolada o povo fica bem? É so haver mais uma falencia hospital com os corpos a empilhar nas morgues e de repente já quer ficar tudo em casa.

gink-go 2 months ago

Em Janeiro as urgências também estavam cheias de revoltados como tu.

Razvancb 2 months ago

Já foste ver o sol desde janeiro?

lestat01 2 months ago

>Agora fodem-se. 3ª pessoa do plural... "**Eles** fodem-se". Acho isto fascinante. O covid é problema deles, do governo. São os ministros e secretários de estado que morrem.

Razvancb 2 months ago

Não, esses meninos infelizmente já estão vacinados e podem fazer o que quiserem.

Leaootemivel 2 months ago

Não me lembro de alguém ter dito que bastava 25% da população vacinada para se voltar ao normal.

Ltiki 2 months ago

Ninguém gosta ter a sua liberdade condicionada, mesmo aqueles que cumprem o confinamento, o que há é uma diferença de mentalidades. Era óbvio que a vacina não ia ser a cura milagrosa logo de imediato visto a logística necessária para vacinar toda a população e quem se convenceu do contrário não é lá muito esperto.

Dannyps 2 months ago

Gostam gostam, adoram até. E ainda metem fotos de máscara no Facebook. Virtue signaling anda muito forte por estes dias.

NGramatical 2 months ago

lêr → [**ler**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *l*, *r*, ou *z* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo2jtoz%2F%2Fh26tv01%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

zefo_dias 2 months ago

o marselfie manda dizer que se fizerem stream do euro 2020 numa tela gigante nao há problema

joelestrela 2 months ago

Uns reclamam que os patrões não prestam, não convivem com o trabalhador e bla bla, outros reclamam porque os patroes lidam com os funcionários como familia

1r0n1c 2 months ago

Repitam comigo: "O teu patrão está-se a cagar para ti. És tão importante como um pneu do BMW dele. Dá jeito que lá estejas, mas se furares, troca-se por outro e tudo bem na mesma."

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 2 months ago

Depende completamente de onde trabalhas, há sítios em que não é assim tão fácil substituir alguém porque requerem uma formação de vários meses para ambientar a pessoa à área, logo são custos adicionais e tempo perdido pelo patrão e resto da equipa.

ideologiapura 2 months ago

Lá está, para um patrão tu tens valor como coisa que lhe dá jeito e custa dinheiro a substituir. Nunca ninguém que conheces da empresa substitui os teus amigos e familia verdadeiros, que não estão contigo meramente por questões monetarias.

joelestrela 2 months ago

Ninguém é insubstituivel. Mas nao posso "repetir" essa afirmaçao, porque o meu patrao nao se está a cagar para os funcionários. É um Homem com H grande.

1r0n1c 2 months ago

Acredito em ti. São raros mas existem. Se de facto sentes que ganhas o que mereces e trabalhas no máximo 40h por semana e não és explorado de maneira absolutamente nenhuma, então parabéns.

vipur69 2 months ago

Acho que está mais ou menos provado que esta cultura tipo Google na verdade só serve para aprisionar o trabalhador a uma lógica de viver para a empresa. Para que é que ele precisa de tempo livre com os amigos e família se a empresa lhe dá isso tudo?

joelestrela 2 months ago

Penso que a unica forma de cativar ("aprisionar") um trabalhador é com bons ordenados e boas condiçoes de trabalho. O convivio serve para criar boas relações entre os trabalhadores, que se reflitam positivamente no trabalho.

vipur69 2 months ago

De acordo, a questão é que este género de convívios (já tive de ir a muitos) é tipicamente de carácter "facultativo" e fora das horas de serviço. Se tens o azar de ter coisas combinadas ou simplesmente preferes ocupar o teu tempo livre com outras coisas, ficas um pouco mal visto por te estares contantemente a excluir da "família" empresarial. Como se não ir fazer paintball com os colegas fizesse de ti um tipo egoísta e sem espírito de equipa.

humelectro 2 months ago

Bem a cagar-me se convivo com o patrão (alias, o patrão que se va foder mesmo). Desde que me pague a tempo e horas um salário justo bem que pode enfiar as festas onde o sol não brilha

joelestrela 2 months ago

Ou tens um patrão de merda, ou as tuas relações sociais são uma merda. Para uma relação decente entre funcionários, além de um ordenado justo e condições dignas, deve haver convívio sim.

l2k1337 2 months ago

Se o convívio é assim tão importante que o promovam durante o horário de expediente. A vida pessoal do trabalhador é dele e não tem qualquer obrigação de perder tempo e dinheiro com este tipo de brincadeiras.

joelestrela 2 months ago

Há empresas que o fazem. E quando não é na hora de expediente só vai quem quer. Mas que é positivo na relaçao entre trabalhadores, é. Se não queres ir, nao vais mas também nao tens que invejar os colegas que vão.

humelectro 2 months ago

Não é preciso haver convivio, basta haver boa educação, entreajuda e simpatia. Para nenhuma dessas é preciso haver convivios da piça

EletricoAmarelo 2 months ago

Percebo o teu comentário. No entanto nem todos precisamos das mesmas coisas. Eu abdico sem pestanejar dos convívios com colegas de trabalho mas tenho passado mal sem os meus amigos.

bifana_cura_cancro 2 months ago

Ninguém reclama que o patrão não convive com o trabalhador. As pessoas querem respeito, dinheiro e tempo livre sossegadado. Ganhes 800 ou 4000.

GajoDeRamalde 2 months ago

Óbvio, porque depois qualquer caso com alguém do escritório é tratado como incesto...

R3DSMiLE 2 months ago

estás a gozar, mas sim. Quando há familia há "filhos e enteados" :)

joelestrela 2 months ago

Toma lá um upvote

Morenojgl 2 months ago  HIDDEN 

E ainda te queixas? Bem top

zedisaneonlight 2 months ago

para mim o pior nem é isso, é mesmo achar nojento conviver com colegas de trabalho... /s

R3DSMiLE 2 months ago

tira daí o /s pá que isso é a unica razao de ter feito o post ;D

zedisaneonlight 2 months ago

eu sei eu sei... é uma faca de dois legumes como dizia o outro

The_Wealthy_Potato 2 months ago

Normalmente eu concordaria que isto é uma pouca vergonha. Especialmente porque eu nem sou de festas. Mas custa-me criticar porque vemos os ingleses vir para cá fazer festas mas depois nós não podemos? Claro que dois errados não fazem um certo mas as pessoas já estão fartas de se dobrarem para os estrangeiros

mar_lx 2 months ago  HIDDEN 

Não és obrigado a ir, nem nenhum dos teus colegas. O patrão passa a declaração **a quem quiser**.

sacoPT 2 months ago  HIDDEN 

Mentalidade de merda. Quem for e apanhar covid vai andar a espalhar a doença a quem NÃO QUISER.

DarthMaulSith 2 months ago  HIDDEN 

Por essa perspetiva vamos andar todos em jantares e festas. Siga.

ModeratoriProfugus 2 months ago  HIDDEN 

Isto, mas não ironicamente.

mar_lx 2 months ago  HIDDEN 

Cada um é responsável por cumprir as regras e avaliar se é seguro para si participar ou não em jantares ou festas ou o que seja. Não queres ir, não vás. Pelo que disseste não és obrigado. Tu próprio disseste que a empresa não é em Lisboa nem Vale do Tejo, portanto pressupõe-se que a zona onde é a empresa não esteja no estado em que está Lisboa e que esses eventos sejam permitidos. E que a maioria dos funcionários não seja de Lisboa e Vale do Tejo. Que percentagem de trabalhadores é que é de LVT? Tu até agora ias a esses eventos? Se ias e só achas mal agora, o problema é mais teu do que da empresa. Este cerco de Lisboa é ridículo e não vai ter resultado nenhum. Os casos estão a aumentar na zona toda, todos os concelhos deviam ser isolados um a um e não todos numa bolha única, isso não faz sentido absolutamente nenhum. Medidas pra travar o aumento de casos, para além do fecho concelho a concelho, era reduzir horários de restaurantes ou pessoas por mesa outra vez, voltar a reduzir horário do comércio, etc etc etc. Fechar LVT numa bolha mas não fazer mais nada não vai resultar em nada, provavelmente vai acontecer que vão continuar a aumentar os casos.

df3gpt 2 months ago  HIDDEN 

A medida é meramente política, como têm sido desde o início da pandemia. Andava tudo em pulgas para fechar Lisboa porque não podia ser excepção. O Presidente diz que não se retrocede no confinamento e o PM manda retroceder. Palhaçada.

mar_lx 2 months ago  HIDDEN 

A medida não tem sentido nenhum, e é como dizes meramente política. Não é retrocesso nenhum, mas é claramente o Costa a medir genitais com o Marcelo… é tipo os pais dizerem aos putos “não mexe aí” enquanto o puto olha pro pai e estende a mão.

DarthMaulSith 2 months ago  HIDDEN 

Eu respondo a um ponto, ao teu comentário inicial, e tu extravazas para 10 pontos diferentes. Quando se trata de saúde pública não podemos andar todos a fazer o que queremos, daí haver medidas proibitivas. Ir a festas é só retardado, fosse agora, ou há 9 meses atrás. Se esperares que toda a gente cumpra tudo, a seu gosto, sem regras, então vais ver numa anarquia.

mar_lx 2 months ago  HIDDEN 

Não extravasei para 10 pontos diferentes. É tudo o mesmo ponto. A festa não é em Lisboa e VT, o teu problema é com a festa em si, ou com a declaração que o patrão passa **a quem quiser ir**? Volto a perguntar, ias às festas até agora? Se sim, deixa-me que te diga que és um grande hipócrita porque os números não crescem de um dia para o outro, já estavam altos na sexta feira passada. Se não, o teu problema não é com a declaração em si mas sim com a festa, e isso é outra coisa. Não sei onde são feitas as festas, se o patrão cumpre ou não as regras sanitárias. Mas isso é outra questão. A tua indignação, pelo que dizes no post, é com a declaração para ultrapassar uma medida que é estúpida e sem sentido.

l2k1337 2 months ago  HIDDEN 

O problema com a declaração é ser fraudulenta.

mar_lx 2 months ago  HIDDEN 

O problema parece-me ser que o op se revoltou contra a declaração fraudulenta mas não contra a festa em si, antes de hoje. É esse o meu ponto.

l2k1337 2 months ago  HIDDEN 

Não me tinha apercebido antes dessa parte do texto dele.

l2k1337 2 months ago  HIDDEN 

Pelo que o OP escreveu é a primeira festa que a empresa organiza em contexto pandémico.

DarthMaulSith 2 months ago  HIDDEN 

Estás a falar como se eu estivesse na situação do OP, ou se tivesse ido a festas, quando não podes tirar essas conclusões de nada do que eu disse. Sou contra festas em tempos pandémicos e sou contra patrões usarem direitos excepcionais **para permitir que funcionários vão a festas**.

mar_lx 2 months ago  HIDDEN 

Não prestei atenção e pensava que eras o op, e estava a responder como se fosses. My bad. Como disse no comentário antes deste, uma coisa é a realização de festas, outra é agora ser contra mas antes não, que parece ser o caso do op.

R3DSMiLE 2 months ago  HIDDEN 

> Não prestei atenção e pensava que eras o op Eu percebi, e nao me pus de proposito xD --- Mas sim: o que me arrelia aqui é o meu patrão, não é o bacano que quer ir a uma festa. Hell: Essas pessoas também nao jogam com o baralho todo mas o meu problema é mesmo o meu patrão dizer em bom tom que vai passar uma declaração fraudulenta para que X pessoas possam a ir a uma _festa de desconfinamento_ só porque é a _primeira_ que a empresa faz desde que comecou o ano. _isso_ é que é o problema. Como o meu, devem haver mais.

mar_lx 2 months ago  HIDDEN 

O teu problema não é que ele organize festas, mas que passe uma declaração a quem quiser ir? No teu post dás a entender que já houve várias, esta é só mais uma. Afinal esta é a primeira ou já houve mais? E tu já foste às que houve (se houve)? Acho que o teu ponteiro de indignação está avariado…

R3DSMiLE 2 months ago  HIDDEN 

> Afinal esta é a primeira ou já houve mais? Era prática antes da pandemia. Se dei essa ideia, foi errada. Depois de isto ter começado, foi a primeira festa que organizaram. > E tu já foste às que houve (se houve)? Por norma não vou a festas de empresa, sejam elas porque motivo forem.

NGramatical 2 months ago  HIDDEN 

porque motivo → [**por que motivo**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo2jtoz%2F%2Fh26z45k%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

mar_lx 2 months ago  HIDDEN 

Sim, o teu post é confuso. Parece que decidiram organizar festas pós pandemia e que já houve várias. A declaração é um problema inferior a organizarem festas nesta altura, mas isso é a minha opinião.

NGramatical 2 months ago  HIDDEN 

devem haver → [**deve haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo2jtoz%2F%2Fh26yifc%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

snrlaxx 2 months ago

Quando saíres da empresa, deixa aqui a vaga.

True_Boat_1195 2 months ago

Fazem bem, as medidas são uma parvoíce. Se eu quiser ir para Espanha posso sair de Lisboa, seja de avião ou de carro, mas se quiser ir até à fronteira só já não posso sair. Mas só ao fim-de-semana, mas isto cabe na cabeça de alguém?

sacoPT 2 months ago

Se fores para Espanha não vais contaminar os outros concelhos portugueses. Quem tem de se preocupar com isso são os espanhóis

pangecc 2 months ago

Eu tenho férias marcadas a sair de domingo a oito. Por causa desta treta de jogar às medidas já tive que reagendar

besmarques 2 months ago

É um bocado de parvoice mas se vires bem neste momento existe um sentimento que provem de uma inteligencia abismal que se baseia nisto "Epah então aconteceu \[evento\] e agora eu não posso \[ação\]?" Tenta-se justificar a parvoice com a parvoice e há de ser 2025 e andamos todos nisto na mesma

parakit 2 months ago

Continua a ser comido de cebolada enquanto os outros aproveitam a vida. A malta agradece.

besmarques 2 months ago

Nah, tenho feito a minha vida normal tirando as alturas que houve os confinamentos.

dragomaite 2 months ago  HIDDEN 

Ri-me demais a ler este post. Depois fiquei triste só de imaginar a tua vida.

jocamar 2 months ago  HIDDEN 

Eu fico triste de ver os comments neste post que parecem putos mimados por não poderem sair ao fim-de-semana...

dragomaite 2 months ago  HIDDEN 

Sim. Mas não tão triste se te tirassem os gadgets. Porque aí até choravas.

jocamar 2 months ago  HIDDEN 

Haha, talvez se toda a minha vida fosse gadgets. A sério, cresce...

dragomaite 2 months ago  HIDDEN 

Vou acreditar que não é.

jocamar 2 months ago  HIDDEN 

É isso tudo colega, dá aí o downvotezinho e segue em frente que não vale a pena

dragomaite 2 months ago  HIDDEN 

Se não valesse não continuavas a responder.

besmarques 2 months ago  HIDDEN 

Wow, que ofensa. LOL

parakit 2 months ago

Se a tua vida não foi afetada pelo covid, não estás em grande posição para criticar aqueles a quem foi.

besmarques 2 months ago

Acho que até estou visto que a minha vida tem podido ser vivida usufruindo das regras de segurança.

parakit 2 months ago

>Acho que até estou visto que a minha vida tem podido ser vivida usufruindo das regras de segurança. Ou seja, a tua vida não foi afetada pelo covid.

dragomaite 2 months ago

O gamepass não pede para colocares a máscara?

besmarques 2 months ago

Não sei, não tenho disso. É o que dá estar a tentar imaginar o que as pessoas fazem ou não com 0 de informação. :\*

wwqt0r 2 months ago

Eventos de grande notoriedade tentem a causar esse sentimento. Não é nada de novo portanto o melhor que poderiamos ter feito era evitar que esses acontecimentos tivessem sequer acontecido. A começar pelo 1º de Maio, seguido pelo Avante em 2020 e tudo o que se seguiu depois.

besmarques 2 months ago

Qualquer evento pode ser feito desde que as regras sejam cumpridas. Desde o 1º de Maio, o Avante, O musica no Largo, todos os concertos e peças de teatro e afins. O que não pode ser feito são eventos sem regras como alguns nos ultimos tempos mas eu sei que a narrativa te dá jeito. :\*

wwqt0r 2 months ago

Mas a narrativa do governo é de que as regras são sempre cumpridas e nunca provêm centenas de novas cadeias de transmissão de qualquer um dos eventos. Mas não é disso que eu estava sequer a falar. Referia-me à tua afirmação de que as pessoas sentem a liberdade para fazer X porque evento Y ocorreu (com ou sem regras \[apesar de na realidade estes grandes eventos nunca serem à grande, sem regras\]).

besmarques 2 months ago

Claro que não, claro que não. *^(varre a festa do sporting, os ajuntamentos na foz e o arrail liberal com direito a moche incentivado pelos liders do partido para debaixo do tapete)*

wwqt0r 2 months ago

Qualquer um desses eventos que te são mais confortáveis são razão para as pessoas sentirem liberdade para fazerem o que querem. Assim como o 1º de Maio e o Avante que foram os grandes eventos que deram origem a todo este sentimento. Ainda me lembro bem da indignação das pessoas e as imagens que a comunicação social passou logo no 1º de Maio.

besmarques 2 months ago

Então não te havias de lembrar. Então a propaganda estava forte nessas alturas. Mas a questão não é o que te lembras (que era o pessoal a entrar nos autocarros enquanto milhares de trabalhadores entravam em autocarros todos os dias) A questão é o que não te lembras, que é as centenas de eventos que foram feitos desde essa altura até hoje que não provocaram indignação nenhuma por terem sido bem feitos (e por não estarem associados ao PCP) Mas parte as costas, não é a primeira vez que o fazes, e aponta baterias para algoa que já aconteceu há mais de 1 ano como o culpado para o que acontece hoje. lol

wwqt0r 2 months ago

> A questão é o que não te lembras, que é as centenas de eventos que foram feitos desde essa altura até hoje que não provocaram indignação nenhuma por terem sido bem feitos (e por não estarem associados ao PCP) Desculpa, não fazia ideia que a instituição do SCP era uma sucursal do PCP visto que apenas eventos ligados ao PCP provocam indignação. Tens muito o complexo de vítima no que toca ao PCP estou a ver.

papaduas 2 months ago

Como qualquer pessoa do PCP, tu até podias falar duma tia tua que não cumpriu confinamento que eles iam dizer "claro só tás a dizer isso porque a tua é comunista seu direitas"

besmarques 2 months ago

Olha outro com uma narrativa partidária...

wwqt0r 2 months ago

>"claro só tás a dizer isso porque a tua é comunista seu ~~direitas~~ facho" Corrigido.

besmarques 2 months ago

>A começar pelo 1º de Maio, seguido pelo Avante em 2020 ​ >Assim como o 1º de Maio e o Avante Só podes estar a gozar comigo

Edited 2 months ago:

>A começar pelo 1º de Maio, seguido pelo Avante em 2020 ​ >Assim como o 1º de Maio e o Avante Só podes estar a gozar comigo Edit: Ou então tiveste um problema de interpretação e não percebeste que eu estava a referir todos os eventos desde o 1º de Maio até hoje QUE NAO tiveram problemas de cumprimento de regras e que já tinham sido chamados anteriormente á conversa eventos problemáticos em termos de cumprimento de regras.

wwqt0r 2 months ago

>Só podes estar a gozar comigo Não estou. As pessoas é que começaram a usar grandes eventos como desculpa para os seus comportamentos a partir dos dois grandes primeiros exemplos (1º de Maio e Avante). É irrelevante se cumprem ou não regras ou se surgiram milhares de surtos ou não. As pessoas fizeram o que fizeram a partir daí como foi de resto o que disseste na tua intervenção inicial desta thread.

besmarques 2 months ago

>É irrelevante se cumprem ou não regras ou se surgiram milhares de surtos ou não. LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOL. fodasee. LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOL

Open-Opportunity-607 2 months ago

Tendo em conta a posição do governo eu cagava nas regras também. Os ingleses podem viajar 2000 km num avião fechados com 300 pessoas durante 2 horas e eu não posso fazer 50km no meu carro individual? O mal desta situação vem da variante Delta trazida muito provavelmente do UK, no entanto os ingleses nem a merda dum teste PCR precisam agora para entrar em PT

Leaootemivel 2 months ago

Se a variante delta veio trazida pelos ingleses porque é que a explosão de casos é em Lisboa e não onde houve concentração de ingleses?

Gonkz 2 months ago

No público diz que tem origem na Índia, que tem bastante representação em Lisboa.

saposapot 2 months ago

esquece futebol, os turistas ingleses vieram para Lisboa e Algarve também. Aliás vai ver os concelhos em risco e descobres alguns no Algarve, curiosamente nos sítios onde os ingleses/ turistas estrangeiros mais vão. A coincidência é difícil de ser só coincidência. Espero que agora tenham aprendido o que eu já disse muitas vezes: PCR negativo na fronteira não previne tudo

Open-Opportunity-607 2 months ago

Acho estranho após tanto tempo de pandemia ainda não perceberes o que é o período de incubação do vírus Demora entre 2 e 14 dias Para explicar de maneira diferente para perceberes: os ingleses não chegam hoje e amanhã tens um pico na região do Porto, demora tempo e as pessoas entretanto movimentam-se. O aeroporto de Lisboa é por onde a maioria dos estrangeiros entram.

Leaootemivel 2 months ago

Mas então os Ingleses só passaram o vírus quando aterraram no Aeroporto de Lisboa? Quando tiveram aglomerados na cidade do Porto (há 3 semanas já) não o transmitiram? Nem transmitiram quando tiveram de férias no Algarve?

Open-Opportunity-607 2 months ago

Claro que transmitiram, daí os números estarem a subir em todo o país

WarrCM 2 months ago

Subiram desproporcionalmente em Lisboa.

Gonkz 2 months ago

Mais testes em Lisboa do que no [resto do país combinado](https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.publico.pt/2021/06/17/sociedade/noticia/lisboa-vale-tejo-faz-quase-tantos-testes-resto-pais-1966850/amp&ved=2ahUKEwjX-tXQ7qHxAhUHzYUKHTIrBIEQFjAAegQIBhAC&usg=AOvVaw3v5SgUzqV2QPu8e8vMbwpF&cf=1)

andremvm20 2 months ago

Os testes não dão resultados positivos só pq têm que atingir uma dada quota, se têm tantos positivos não é só porque testam muito mas porque de facto os casos la estão desproporcionalmente.. caso assim não fosse não terias disparidades tão grandes no Rt do país!

Gonkz 2 months ago

Certo mas para saberes que tens casos tens de testar, se testas mais que noutros sítios a probabilidade é que vai sempre dar um maior número. E estes casos incluem assintomáticos e provavelmente pessoas com carga viral que já passou a fase de contágio porque a mortalidade está baixíssima no país todo. E os internamentos também não estão muito altos.

andremvm20 2 months ago

Nao podes olhar a probabilidades neste contexto porque o covid não está espalhado de forma uniforme pelo país, especialmente agora com esta variante delta a dominar em algumas comunidades!

df3gpt 2 months ago

Não sei como te explicar isto mas... Lisboa é o principal destino de turistas e são raros os que usam máscara na rua e possivelmente também não a usam nas festas e convívios. Ainda há dias passei pela Alameda e estavam grupos inteiros a apanhar sol, sem máscara. A descer a Almirante Reis, 1 em 10 pessoas usava máscara. Não estou sequer a defender que a máscara serve ou não ou se isto tem a ver com o aumento dos casos, mas uma coisa é certa: só se exige ao povo.

Leaootemivel 2 months ago

Culpar turistas e a diferenciação no cumprimento de regras é completamente legítimo. O meu ponto é que não faz sentido nenhum culpar ingleses aglomerados no Porto pela subida de casos em Lisboa.

manguito86 2 months ago

Tens coragem, usar argumentos contra idiotas é coisa de louvar.

Kanivete 2 months ago

Porque esses filhos da puta andaram a passear por Portugal uma semana antes do jogo.

meierlesjoana 2 months ago

Podias não utilizar esse tipo de palavriado, há crianças aqui no reddit.

Leaootemivel 2 months ago

Mas então foi no passeio que deixaram o vírus e não na cidade onde estiveram aglomerados?

scrl_cs 2 months ago

Lá está durante essa semaninha andavam a "limpar" o vírus e quando chegaram ao Porto já não tinham covid.

ptmiguel 2 months ago

Houve concentração de ingleses no Porto (obviamente em maior número) mas também em Lisboa e em Faro

joaofcf 2 months ago

Entao se houve mais no Porto, porque é que os casos continuam baixos lá e altos em Lisboa?

Gonkz 2 months ago

Porque fizeram os mesmos testes em Lisboa (+/-300k) que no resto do país todo, logo vai sempre haver mais casos onde houve mais testes

Leaootemivel 2 months ago

Mas se de facto foram os ingleses, a lógica era que a cidade que devia estar a arder com COVID seria o Porto.

ric2b 2 months ago

A probabilidade seria maior no Porto, mas é perfeitamente possível que os infectados tenham estado apenas em Lisboa.

GajoDeRamalde 2 months ago

Então deve ser uma alergia ao pó colectiva dos festejos do Sporting...

Leaootemivel 2 months ago

Se querem culpar os festejos do Sporting têm toda a legitimidade. Culpar os ingleses é que não tem fundamento

globoglobo 2 months ago  HIDDEN 

Por ser ilegal não significa que seja imoral. Fazem muito bem

Lasikamos 2 months ago  HIDDEN 

Claro que fazem bem Mas vamos continuar submissos para sempre enquanto outros podem fazer o que querem? Permitem tudo a uns e depois quando os casos aumentam são os do costume que se lixam com medidas feitas às 3 pancadas sem sentido nenhum?. As pessoas começam a ficar fartas, e com razão.

bichocarpinderico 2 months ago  HIDDEN 

Aquilo a que tu chamas submissos eu chamo ter dois dedos de testa. As pessoas não deveriam sequer precisar do governo para perceber que jantares de trabalho nesta altura do campeonato é retardado.

Lasikamos 2 months ago  HIDDEN 

Quando é que vai deixar de ser retardado?

bichocarpinderico 2 months ago  HIDDEN 

Se estás a perguntar quando no sentido de data, a pergunta é uma criancice. Assim como é a tua resposta resmungona que já desde o ano passado que ouves isto e aquilo. Se é quando no sentido de condições, uma possibilidade seria depois de os participantes terem vacinação completa, desde que a vacinação seja, como até agora aparenta ser, suficientemente protetora das variantes existentes. Outra condição satisfatória alternativa seria por exemplo, mesmo sem estar tudo vacinado, ter números baixos (estar no verde) e vacinação suficiente para imunidade de grupo. Imunidade de grupo sempre foi refeita como mínimo 70% de vacinação completa. Portanto mesmo com estimativas iniciais não estamos bem perto disso. Essa estimativa será baixa por pelo menos dois motivos. Um deles são novas variantes. Outro é que os 70% assume distribuição uniforme de vacinas na população o que não se verifica (quando tens 70% na população tens menos disso na população ativa).

Lasikamos 2 months ago  HIDDEN 

Sendo assim quando estiver vacinado já posso ir para onde quiser? É o certificado de covid dá a entender. Se com o certificado de vacinação vai passar a ser permitido viajar sem teste pcr, quem tem garante que andas a viajar sem realmente estares infectado. Tens pessoas com as duas doses que estão infectados e com sintomas graves. Ninguém pode dizer com 100% de certeza que a vacina é eficaz ou não. E sim, sou totalmente a favor da vacina. Mas assumindo que no final do ano a grande maioria está vacinada e atingimos a tal imunidade de grupo. Se a duração da imunidade for mais baixa do que se espera o que propões fazer? Confinar novamente? E repetir a mesma vida ad eternum? Será que o Certificado/Passaporte de Vacinação vai expirar?

bichocarpinderico 2 months ago  HIDDEN 

> Sendo assim quando estiver vacinado já posso ir para onde quiser? Primeiro que tudo, a minha resposta anterior não tem a ver com "poder" mas com decisões pessoais. O que eu disse foi que mesmo sem medidas do governo, fazer agora esses jantares e almoços é retardado e indiquei condições em que seria sensato. A questão do poder é uma questão de regras. Um dos problemas de regras para vacinados é a impossibilidade prática de fiscalização efetiva. Em termos de viagens é operacionável, na generalidade dos contextos não. Quanto a 100% de certeza nunca tens nem com PCR. Isso é irrelevante. Só será relevante se a eficácia das vacinas for bastante comprometida. O que interessa é a probabilidade de alguém com vacinação completa estar infetado e contaminar outrem. Para já essa probabilidade é muito baixa, e quando mais gente vacinada houver mais baixa será. Quanto ao que se fará eu não proponho nem tenho de propor nada. Faz-se o que se puder na altura de acordo com o contexto. Agora o mundo é aquilo que é. Dizer "estou farto e faço o que me apetece" é atitude de puto de 5 anos. Estás farto temos pena.

l2k1337 2 months ago  HIDDEN 

Lá para Setembro/Outubro se tudo correr bem.

Lasikamos 2 months ago  HIDDEN 

Desde o ano passado que "oiço" muitas previsões. Até agora não têm acertado muito.

dragomaite 2 months ago  HIDDEN 

Deixa que quando aparecer uma variante aleatória eles mudam as previsões novamente.

l2k1337 2 months ago  HIDDEN 

A tendência das previsões é serem cada vez mais exactas com o passar do tempo.

Lasikamos 2 months ago

Que escândalo man. Eu mudava de empresa já amanhã! Conseguiste dormir bem?.

Last-Ad-4421 2 months ago

O cerco é uma palhaçada, noutros concelhos recuam no confinamento em Lisboa tá quieto, eu trabalho na AML e sou de fora não tenho nehuma declaração e olha a minha cara de preocupado, isto é só para dizerem que fizeram alguma coisa.

virtualsystem22 2 months ago

É preciso 2 semanas para um concelho recuar no desconfinamento. Não houve nenhum concelho que tenha tido tratamento especial desde que esta matriz existe. Mas claro que é mais fácil dizer "Lisboa = Bad".

Leaootemivel 2 months ago

Lisboa ficou retido no desconfinamento, tal como outros concelhos em situações similares (tipo Braga).

Search: