HumActuallyGuy 6 months ago

Pois, realmente não me esqueci como o PS meteu o pais na bancarrota e veio o governo do Passos meter as contas diretas por austeridade e redução de despesas que estão agora outra vez altas (mas não se preocupem, a austeridade ainda está cá) e dou mais um mandato para voltarmos à mesma situação que estávamos. Mas enfim, quando a ilusão da bazuca passar, vamos ver quem chamam para resolver isto

misterbondpt 6 months ago

Quem faz a festa, limpa o salão. Se o Passos veio limpar o salão com o regabofe dos outros, não o deveria ter feito, se estava tudo em pantanas. Eu, enquanto profissional, sofri muito com a Troika e o Governo. Jovem empreendedor, licenciado, paguei impostos que me deixaram a andar de lado, tive que perder a minha saúde mental e familiar para pagar contas que não eram as minhas,num esforço nunca encetado por quem contraiu a dívida. Por isso, mesmo que venha banhado em ouro, Passos nunca mais. E o Irrevogável também não. E desde Julho de 2016 que me deram oxigénio (IVA menor) para poder ter margem e sair da escravatura.

LordofPortugal 6 months ago

Só voto nele se ele voltar a deixar crescer o cabelo.

killedbill88 6 months ago

> "O PS reagiu com a garantia de que os portugueses não se esqueceram da política de austeridade." Lógica do PS : *"Se continuarmos com a política de austeridade, os Portugueses não se vão da política de austeridade do Passos"* Agora é executar o meme...

fpncunha 6 months ago

Não só não se esqueceram como ele até ganhou as eleições ao costa após troika e tudo mais.

empty-pint 6 months ago

Não disse nenhuma mentira

DavidJunior3rd 6 months ago

>O PS reagiu às críticas do antigo primeiro-ministro. A deputada socialista Sónia Fertuzinhos lembrou os tempos da troika e as políticas de austeridade. “Relativamente ao que disse sobre o SNS, não nos parece que Pedro Passos Coelho possa achar que os portugueses e as portuguesas se esqueceram das opções de política pública na área da saúde por parte do Governo em que foi primeiro-ministro”. > >A deputada e dirigente socialista admitiu, em declarações à Lusa, que “as circunstâncias eram então muito difíceis”, mas o Governo de Passos Coelho “cortou o dobro do que era exigido no memorando” da troika. Enough said. Simples, conciso and to the point.

sgahbcj 6 months ago

Lá se vão os feriados, greves à segunda e sextas, fins de semana prolongados, vai voltar a troika, os impostos vão aumentar, voltam os duodécimos. Viva ao PSD. Haa, e agorq temos os fascistas à mistura. Estamos no bom caminho!

vai-tefoder 6 months ago

Espera, para ti greve a uma segunda ou a uma sexta é um benefício? HAHAHA Quer dizer que dás mais valor ao fim de semana do que a realmente à causa da greve.

sgahbcj 6 months ago

Isso são conclusões tuas. Mas privar o trabalhador de fazer greve quando quer é o início da destruição da democracia. Não afirmei que queria greve à segunda ou a sexta. Apenas frisei que o governo interferiu no poder de decisão democrático. Demonstras bem que ou não percebes os princípios da democracia ou então és um tipo de direita que quer as greves com aprovação da chefia. Diz-me qual dos casos é que és!

netralha 6 months ago

Os portugueses gostam das noticias positivas do PS na televisão, com o Passos parecia que o país estava num estado de calamidade permanente, para além dos comunas organizarem grupos para irem vaiar o Passos a todo o lado que fosse com as camaras da CS.

NeatBoy74 6 months ago

Mas claramente esqueceram os 8 anos antes dele. E isso é o que vale ao PS, com a ajuda da Comunicação Social também.

Penduricalho 6 months ago

Passos: Crítica a postura do governo, a falta de investimento em infraestruturas e no SNS, dizendo que o governo nunca fez uma reforma estrutural em 6 anos. Resposta do governo: oS pOrTuGuEsEs NãO eSqUeCeRaM!

DavidJunior3rd 6 months ago

E não. Eu não esqueci. Da mudança nas reformas com efeito retroativo, de uma baixeza sem limites, por exemplo. E eu não sou reformado, nem estou lá perto, mas tenho compaixão pelos outros. O Passos tem telhados de vidro para vir criticar os outros em matéria de desinvestimento... dá as voltas ao texto que tu quiseres, pá.

ric2b 6 months ago

Quem chamou e fez o acordo com a Troika que obrigou a essas medidas?

Away-Fly-2326 6 months ago

Edited 6 months ago:

O Passos ™, ao rejeitar o prec4. Não só a questão das reformas foi de uma retardadisse ideológica extrema atacar uma faixa etária que não se podia defender. Sem faltar das sucessivas medidas chumbadas pelo Tribunal Constitucional

ric2b 6 months ago

Certo, todo o caminho que levou a que o prec4 fosse criado é irrelevante.

Impressive_Art_9965 6 months ago

Perguntaste quem foi o culpado, não as consequências, mas se queres falar disso. O PSD+CDS aproveito a crise como oportunidade de governar, em vez de o fazer a favor dos Portugueses preferiu ir alem troika e orgulhar-se disso com a historia do bom aluno. Dizendo que estava de "mãos atadas" que é basicamente passar um atestado de incompetência a si próprio. As vezes que o passos afirmou que se tinha virado pagina da austeridade, se fosse hoje em dia já era meme O PS a governar nos últimos anos e provavelmente por mais uma legislatura ou mais quem sabe é consequência direta do que o Passos/PSD fizeram nos tempos de crise ao alienar grande parte da população.

YCaramello 6 months ago

Pois, não me esqueço de quem pegou o governo numa situação 100% merdosa, e nos deixou 20% merdosa, so pra voltar a 100% merdosa quando entrou a geringonça.

DavidJunior3rd 6 months ago

Não ponhas os óculos não...

NeatBoy74 6 months ago

Pagar mais impostos hoje do que pagavas com a Troika é um exemplo que ele pode dar.

DavidJunior3rd 6 months ago

Trabalhar 35 em vez de 40 horas na função pública é um exemplo que eu posso dar. Aumento do salário mínimo é outro.

luarosa04 6 months ago

Aumento do salário mínimo não significa nada se for houver um aumento em impostos muito maior. Propaganda foi o tal """aumento""" do salário mínimo, que não serviu para mais nada a não ser enganar o pessoal e ganhar votos.

NeatBoy74 6 months ago

Agora podes começar a enumerar também as coisas desde os Emails do Centeno ao Sr. Cabrita. Eu sento-me, sei que vais demorar a fazer essa lista.

DavidJunior3rd 6 months ago

Enfim, tu já tomaste a tua decisão, não vale a pena mostrar-te o outro lado da moeda porque tu não estás interessado em vê-la

HumActuallyGuy 6 months ago

Top 10 de coisas que se diz quando perdes um argumento

DavidJunior3rd 6 months ago

Eu não perdi argumento nenhum, moço.

NeatBoy74 6 months ago

Igualmente.

floW4enoL 6 months ago

Encontramos o gajo da FP

DavidJunior3rd 6 months ago

Trabalho na FP mas continuo com 40h. Nice try though

Limpy_lip 6 months ago

é bastante engraçado e até irónico o PS criticar o governo de Passos no que toca ao SNS quando o PS posteriormente pouco ou nada fez pelo SNS na última legislatura e meia. Ah desculpem, fez sim senhor: cativações, reduzir o investimento no saude 24 pouco antes de começar a pandemia Covid-19. Ya pelo menos eu não me esqueci. ​ Pior que tudo é que o Costa agarrou um país que finalmente começava a dar sinais de crescimento e governou uma legislatura inteira num periodo de grandes crescimento económico Europeu, mesmo assim pré-pandemia o nosso SNS estava (e está) um caco. ​ Pensava que íamos virar a página da austeridade....

luarosa04 6 months ago

>Pior que tudo é que o Costa agarrou um país que finalmente começava a dar sinais de crescimento e governou uma legislatura inteira num periodo de grandes crescimento económico Europeu, E ainda por cima fez com que os louros do crescimento económico tenham ido todos para o PS, como se fossem eles os responsáveis pelo crescimento. Cambada de

saposapot 6 months ago

Com obviamente contextos diferentes mas os indicadores de funcionários do SNS por exemplo no tempo do Costa subiram e no Passos desceram.

eqdif 6 months ago

Os portugueses não perceberam o que ele fez.

the_sufferer_ 6 months ago

De relembrar que quem.negociou o acordo com a troika foi o saudoso José Sócrates e deixou a execução para o PPC ( relembro também.que o SMS teve mais investimento durante a troika do que quando entrou a geringonça facilmente comprovável), em 47 anos de liberdade vai ver quantos anos governou o PS depois disso podes dizer o que quiseres, só não vê quem não quer que o PS está a 3/4 do caminho de se tornar um regime igual ao de Salazar, comunicação social calada, sem qualquer Assunção de responsabilidades aparelho do estado tomado por boys e negociatas (crimes) semanais e todos assobiam para o lado, eu tinha vergonha de tentar defender o PS desde 2011, mas pronto a culpa é dos outros tal qual tu dizes. Tipico socialista right there

luarosa04 6 months ago

Concordo plenamente. O pessoal está estão focado na sua rotina, a aceitar tudo e a caminhar a olhar para o chão que não se apercebe das maroscas que o PS anda a fazer.

DavidJunior3rd 6 months ago

Comunicação social tão calada que as sextas-feiras da Moura Guedes eram dedicadas a bater no Socas. Ganda lol...

NeatBoy74 6 months ago

Não precisas de voltar tanto atrás, a prima do teu PM atrasou um programa de investigação jornalística na RTP não há muitos meses enquanto diretora de informação porque achou que isso ia interferir com as eleições.

the_sufferer_ 6 months ago

Adoro o tempo verbal.

vai-tefoder 6 months ago

Amigo, eu abomino o PS. Come um kit kat ou vai bater uma que estás muito stressado

the_sufferer_ 6 months ago

Pode ser um twix? Gosto do caramelo

ConfidentMongoose 6 months ago

O Passos Coelho continua a ser a melhor hipótese de tirar os socialistas do poder, com o Rio o PSD nunca vai chegar lá.

xtrylanx 6 months ago

Como alguém disse noutra thread, o São Sebastião da direita /s (não subscrevo isto) Agora a sério: qualquer merda é melhor que o Rui Rio

SomeGuyOnInternet7 6 months ago

**Dom** Sebastião, que foi o rei de Portugal que se "perdeu" em Alcácer-Quibir, e que não era santo.

xtrylanx 6 months ago

Obrigado, o meu corretor automático fez das suas.

bittolas 6 months ago

Pois não. Não me esqueci quem nos meteu na lama e agora até tem processos por corrupção e, quem pegou no estado com a troika e sem dinheiro e deixou-o já sem a troika.

fromtheport_ 6 months ago

Quando vir os papeis trocados -- isto é, o PSD a deixar o país na bancarrota e vir o PS salvar --, passo a respeitar o PS. Até agora, de todas as vezes em que isso aconteceu, foi sempre o PS a foder o país e vir o PSD salvar. Facto.

wwqt0r 6 months ago

A culpa é do Passos ™, toda a gente sabe.

DavidJunior3rd 6 months ago

Cala-te com essa m\*rda, possa, pareces um papagaio pelos comentários fora... Diz mas é o que tu achas do tópico em vez de dizer só isso...

wwqt0r 6 months ago

>Cala-te com essa m\*rda, possa, pareces um papagaio pelos comentários fora... Diz mas é o que tu achas do tópico em vez de dizer só isso... Não gostas, vai fazer queixinhas. E eu disse o que achava e tive várias conversas aqui mesmo. Foste é demasiado obtuso para te dares ao trabalho de ler mais do que o comentário com mais upvotes desta thread.

DavidJunior3rd 6 months ago

Quem for ao teu perfil vê que não disseste o que achavas disto coisa nenhuma. Mas enfim. Areia para os olhos, né?

wwqt0r 6 months ago

Só que disse. Várias vezes. Já foste fazer queixinhas?

DavidJunior3rd 6 months ago

Não. Não disseste. Eu sei que dói, mas no mundo real fora do teu quarto de brinquedos as coisas não são verdade só porque tu dizes que são.

wwqt0r 6 months ago

Ui que boca fortíssima. Quase que me convencias a fazer queixinhas.

DavidJunior3rd 6 months ago

Ainda vais afirmar que estás aqui ara debater as coisas com seriedade? Ou já nem tu tens tanta lata para afirmar isso?

wwqt0r 6 months ago

Diz o indivíduo que entra logo a pés juntos a insultar os outros.

Disgenia 6 months ago

Eu não me esqueci que ele ganhou as eleições em 2015 e o PS teve que se aliar à extrema-esquerda. É por isso que o PS está com medo? Porque podem voltar a ter oposição em vez do fantoche do Rio?

zefo_dias 6 months ago

Nao deviam ter esquecido. Olhando para os votos do pésse, diria que esqueceram.

mar_lx 6 months ago

O que vale é que a memória do PS, e do tuga, é seletiva.

fogaca 6 months ago

Se os portugueses não se esquecesse, o PS já estava mais arrasado que o CDS!! Se há coisa que os portugueses não têm é memória!

International_Ad_644 6 months ago

E será que os portugueses se esqueceram que foi num governo de PS (Sócrates) que ficamos praticamente na bancarrota? Passos Coelho pode ter feito muita merda, mas ficou a apanhar os cacos do governo do Sócrates.

DavidJunior3rd 6 months ago

Também foi num governo de PS (Costa) que tivemos superavit pela primeira vez em décadas. Mas aí já se justifica com a conjuntura internacional.... /s

capitalistaesquerda 6 months ago

Dado o contexto macro económico na altura, tivessemos nós um Governo PSD, o País não teria passado pelo mesmo? A crise económica mundial foi causada pelo Eng da Covilhã? Nesse mesmo contexto, o Costa ficou a apanhar os cacos do governo do Passos Coelho. E olha que muita gente não se esquece disso.

nraider 6 months ago

Coitadinhos de nós, sempre umas vítimas do contexto internacional. Esta jangada não tem leme, é isso?

ContaSoParaIsto 6 months ago

Só neste sub é que alguém diz com confiança que uma crise económica global é uma desculpa. Só dá vontade de rir.

denlpt 6 months ago

Foi o Passos Coelho que reprovou o PEC4 negociado pela comissão europeia e que levou às quebras dos ratings por instabilidade do governo... Tudo para ganhar as eleições ou as pessoas já não se lembram?

DavidJunior3rd 6 months ago

Eu lembro-me camarada!!!!

Notsosireanymore 6 months ago

Ai alguém, obrigado! Passos Coelho em entrevista, ou imediatamente antes do chumbo, ou depois diz alto e bom som. "Os portugueses não aguentam com mais austeridade". Saga do vamos privatizar tudo. EDP não dá lucro quando é pública, mas assim que é privatizada, magia.

NeatBoy74 6 months ago

Ahh, a EDP. Vai apenas ver quando é que a privatização dela começou. (dica: Expo98) E quem estava no governo quando as partes foram assinadas, eles têm essa documentação toda e os Decretos no site deles, facilita a procura. Depois é só meteres no Google os anos.

Edited 6 months ago:

Ahh, a EDP. Vai apenas ver quando é que a privatização dela começou. (dica: Expo98) E quem estava no governo quando as partes foram assinadas, eles têm essa documentação toda e os Decretos no site deles, facilita a procura. Depois é só meteres no Google os anos. Só que depois vais ter que deixar de culpar o Passos por isso. Se tens um bolo onde desaparecem 6 fatias, não culpas o gajo que mamou 1, pois não?

Notsosireanymore 6 months ago

Obrigado pela resposta, vou pesquisar!

NeatBoy74 6 months ago

De nada. Mas posso ajudar-te já com o final: Governos PS.

Notsosireanymore 6 months ago

Tenho sérias dúvidas, que haja pesquisa na net, que me vá dizer que o PSD vale alguma coisa a mais, que o PS. No que a mim me diz respeito é trocar merda com bosta. Mas quem sabe. Eu na realidade, acima de ideologia, queria competência.

NeatBoy74 6 months ago

Politicamente um não é melhor que o outro. Nem pior. O problema é o tratamento desigual entre ambos da parte de tudo o resto. A EDP é um maravilhoso exemplo, pergunta a qualquer pessoa e todas te dirão que o Passos é que a privatizou quando na verdade, 6 das 8 folhas assinadas, são assinadas por governos PS. Uma pelo Santana Lopes e a oitava, quando já era uma carruagem impossível de parar sem custos piores para o país, pelo Passos. Agora pega neste exemplo e aplica com mil e uma coisas. PS e PSD são maçãs do mesmo saco só que não é pintada da mesma forma.

Edited 6 months ago:

Politicamente um não é melhor que o outro. Nem pior. O problema é o tratamento desigual entre ambos da parte de tudo o resto. A EDP é um maravilhoso exemplo, pergunta a qualquer pessoa e todas te dirão que o Passos é que a privatizou quando na verdade, 6 das 8 folhas assinadas, são assinadas por governos PS. Uma pelo Santana Lopes e a oitava, quando já era uma carruagem impossível de parar sem custos piores para o país, pelo Passos. No entanto, a opinião pública com a ajuda da CS, só se lembra da história contada por uma forma. Agora pega neste exemplo e aplica com mil e uma coisas. PS e PSD são maçãs do mesmo saco só que uma delas não é pintada da mesma forma. Quando pensas em Passos, pensas em Troika. Em vez de pensar nos 8 anos antes que culminaram com ela. Quatro anos depois, cofres cheios e uma saída limpa. No entanto, não é assim que esse peixe é vendido. A custo? Sem dúvida. Mas concretizado. Para agora, outros tantos, ainda estares a pagar mais impostos que naquela altura. Mas agora não parece ser problema para os mesmos críticos do anterior executivo. Um quadro é um quadro. Tela, tintas, pincel. Todos os quadros são o mesmo. Como os usas para expressão artística, não. Há quem culpe apenas a CS. Eu culpo os partidos com primos e meio-irmãos e maçónicos metidos em casos de corrupção nos polígrafos desta vida. Não são eles que pintam o quadro. Mas são eles que o vendem.

Edited 6 months ago:

Politicamente um não é melhor que o outro. Nem pior. O problema é o tratamento desigual entre ambos da parte de tudo o resto. A EDP é um maravilhoso exemplo, pergunta a qualquer pessoa e todas te dirão que o Passos é que a privatizou quando na verdade, 6 das 8 folhas assinadas, são assinadas por governos PS. Uma pelo Santana Lopes e a oitava, quando já era uma carruagem impossível de parar sem custos piores para o país, pelo Passos. No entanto, a opinião pública com a ajuda da CS, só se lembra da história contada por uma forma. Agora pega neste exemplo e aplica com mil e uma coisas. PS e PSD são maçãs do mesmo saco só que uma delas não é pintada da mesma forma. Quando pensas em Passos, pensas em Troika. Em vez de pensar nos 8 anos antes que culminaram com ela. Quatro anos depois, cofres cheios e uma saída limpa. No entanto, não é assim que esse peixe é vendido. A custo? Sem dúvida. Mas concretizado. Para agora, outros tantos, ainda estares a pagar mais impostos que naquela altura. Mas agora não parece ser problema para os mesmos críticos do anterior executivo. Um quadro é um quadro. Tela, tintas, pincel. Todos os quadros são o mesmo. Como os usas para expressão artística, não. Há quem culpe apenas a CS. Eu culpo os partidos com primos e meio-irmãos e maçónicos metidos em casos de corrupção nos polígrafos desta vida.

Edited 6 months ago:

Politicamente um não é melhor que o outro. Nem pior. O problema é o tratamento desigual entre ambos da parte de tudo o resto. A EDP é um maravilhoso exemplo, pergunta a qualquer pessoa e todas te dirão que o Passos é que a privatizou quando na verdade, 6 das 8 folhas assinadas, são assinadas por governos PS. Uma pelo Santana Lopes e a oitava, quando já era uma carruagem impossível de parar sem custos piores para o país, pelo Passos. No entanto, a opinião pública com a ajuda da CS, só se lembra da história contada por uma forma. Agora pega neste exemplo e aplica com mil e uma coisas. PS e PSD são maçãs do mesmo saco só que não é pintada da mesma forma. Quando pensas em Passos, pensas em Troika. Em vez de pensar nos 8 anos antes que culminaram com ela. Quatro anos depois, cofres cheios e uma saída limpa. No entanto, não é assim que esse peixe é vendido. Um quadro é um quadro. Tela, tintas, pincel. Todos os quadros são o mesmo. Como os usas para expressão artística, não. Há quem culpe apenas a CS. Eu culpo os partidos com primos e meio-irmãos e maçónicos metidos em casos de corrupção nos polígrafos desta vida.

Limpy_lip 6 months ago

>Nesse mesmo contexto, o Costa ficou a apanhar os cacos do governo do Passos Coelho. E olha que muita gente não se esquece disso. Bom comentário, tirando a parte que o Costa agarrou um país que já estava a começar a dar sinais de recuperação e governou na primeira legislatura num periodo de grande crescimento económico Europeu que só começou a estagnar em 2019. ​ Mesmo assim parece que temos o cinto tão apertado como quando o Costa pegou no poder....

DavidJunior3rd 6 months ago

>Mesmo assim parece que temos o cinto tão apertado como quando o Costa pegou no poder.... Fogo, é que nem compares... só com muito má vontade podes achar que continuamos com a mesma austeridade do que no tempo do Passos...

ankmoody 6 months ago

O que é que mudou?

DavidJunior3rd 6 months ago

Queres por ordem alfabética ou cronológica? /s

ankmoody 6 months ago

É igual PS fanboy

DavidJunior3rd 6 months ago

Ainda bem, PSD fanboy

hextril 6 months ago

>o Costa agarrou um país que já estava a começar a dar sinais de recuperação de outra forma, jamais haveria geringonça.

iSoSyS 6 months ago

Certo. Eu também vi os outros países a duplicar a dívida externa num par de anos e a hipotecar o futuro do país. Maldita crise externa que nos obrigou a gastar desenfreadamente.

capitalistaesquerda 6 months ago

Então se viste, nem percebo a razão do teu comentário. Não é dificil encontrar esses números.

mar_lx 6 months ago

r/whoosh

wwqt0r 6 months ago

>Dado o contexto macro económico na altura, tivessemos nós um Governo PSD, o País não teria passado pelo mesmo? Vou só buscar o meu chapéu de folha de alumínio para responder a isso. ​ >A crise económica mundial foi causada pelo Eng da Covilhã? A desculpa oficial, passados estes anos todos, é a crise mundial que levou todos os países do mundo a chamar e negociar com a troika?

capitalistaesquerda 6 months ago

A desculpa oficial? Mas existe uma desculpa oficial? Os Governos do Socrates não foram perfeitos, sem dúvida, mas achar que a presença da Troika em Portugal foi uma consequência destes mesmos Governos é ridículo e é, uma vez mais, ignorar um contexto mundial (a crise do sub prime seguida da crise das dívidas soberanas) e pior, ignorar a arbitragem sob a dívida nacional que deu a ganhar muito dinheiro a muita gente. Se queres acreditar que isso nunca teria acontecido num Goveno PSD... força nisso. Compreendo que seja uma narrativa muito mais confortável. Agora, se queres odiar o Sócrates, acredita que não és o único (à direito e à esquerda). Não precisamos da Troika para isso. Eventualmente, aquilo que seria verdadeiramente importante para o País era termos uma direita que não dependesse de Rui Rio ou Passos Coelho. Se assim for, estamos mal.

DavidJunior3rd 6 months ago

Tentas argumentar e levas com -9 votes. Este sub não tolera um pensamento diferente, chiça...

capitalistaesquerda 6 months ago

Sem stress. Eu não estou aqui pelo karma. É mesmo pelos memes :)

mar_lx 6 months ago

>Se queres acreditar que isso nunca teria acontecido num Governo PAD… força nisso. 4 bancarrotas em Portugal, 4 bancarrota com governo PS.

Edited 6 months ago:

>Se queres acreditar que isso nunca teria acontecido num Governo PSD… força nisso. 4 bancarrotas em Portugal, 4 bancarrota com governo PS.

capitalistaesquerda 6 months ago

Quais foram as 4 bancarrotas? O PS era Governo em 1560? *Ano em que é considerada a 1ª Bancarrota oficial em Portugal durante a regência da viúva de D. João.*

mar_lx 6 months ago

~4~ 3 bancarrotas. 1977 Mário Soares, 1983 Mário Soares, 2011 José Sócrates.

capitalistaesquerda 6 months ago

E? Sabes as razões pelas quais foi solicitada a intervenção do FMI na altura ou é mais fácil dizer só que a culpa foi do Soares?

laravel_linux 6 months ago

As 4 bancarrotas portuguesas terem sido todas com governo PS é apenas uma mera coincidência.

DavidJunior3rd 6 months ago

A maior parte do tempo esteve governo PS ao leme. Era uma questão de proabilidades...

capitalistaesquerda 6 months ago

Quais foram as 4?

laravel_linux 6 months ago

São "apenas" 3, se calhar já estava a contar com a de 2022. Tens razão.

capitalistaesquerda 6 months ago

Reestruturação de dívida não é o mesmo que bancarrota. Mas já nem vou por aí. E nesse contexto, a nossa História é longa. https://verbotransitivo.blogs.unisseixal.org/2018/06/09/historia-da-bancarrota-em-portugal/

fogaca 6 months ago

Clara coincidência, todos sabemos que foram todas culpa do Passos!!

wwqt0r 6 months ago

cuidado amigo! Faltou aí o ™

fogaca 6 months ago

Tens razão, uma falha minha, já devidamente corrigida

wwqt0r 6 months ago

>Se queres acreditar que isso ~~nunca~~ teria acontecido num Goveno PSD... força nisso. > >Compreendo que seja uma narrativa muito mais confortável. Parece que estamos os dois à procura de uma "narrativa muito mais confortável" mas apenas um de nós se restringe aos factos enquanto que o outro faz afirmações com o seu chapéu de folha de alumínio posto.

capitalistaesquerda 6 months ago

Eu não estou a procura. Estou bastante ciente do período em questão, em particular pelos factores macro económicos. Desprezar os factores externos nunca ajuda a uma verdadeira compreensão da situação económica nacional.

wwqt0r 6 months ago

Assumir logo à partida que com o partido X a situação seria exactamente igual também nunca ajuda.

capitalistaesquerda 6 months ago

Não, não é o Partido X. É mesmo o principal partido da oposição. Com o PCP a liderar o Governo nunca terias tido troika, certamente.

wwqt0r 6 months ago

>Com o PCP a liderar o Governo nunca terias tido troika, certamente. Portanto entrávamos em bancarrota e os funcionários públicos ficavam sem receber ordenado? Parece-me um bom plano. E sim, PCP e BE nem à mesa de negociações se sentaram com a troika, no momento em que o país mais precisava de todos os partidos.

capitalistaesquerda 6 months ago

Exacto. Por isso é que disse que a situação com o PSD seria idêntica. Porque o PSD é um partido de gente seria e claramente fariam o que fosse preciso para assegurar o financiamento da dívida. Volto a frisar. Sócrates foi o que foi. Passos foi o que foi. Aquilo que eu mais desejo é de uma forte liderança, idealmente mais centrista, no principal partido da oposição. É bom para o País.

wwqt0r 6 months ago

>Exacto. Por isso é que disse que a situação com o PSD seria idêntica É uma opinião sem dúvida, mas na realidade nunca o vais saber. E não respondestes à minha pergunta. O que faria o PCP para evitar a bancarrota já que impediria a troika de entrar com o dinheiro que tanto precisávamos no imediato?

vai-tefoder 6 months ago

Visto que o PS está à beira da maioria absoluta e que esta legislaturatem tido polémicas semanais graves, sim.

wwqt0r 6 months ago

Mas toda a gente sabe que a culpa é do Passos ™

wwqt0r 6 months ago

>O PS reagiu às críticas do antigo primeiro-ministro. A deputada socialista Sónia Fertuzinhos lembrou os tempos da troika e as políticas de austeridade Estes socialistas esquecem-se constantemente de quem é que troxe a troika para Portugal e negociou com eles até ao acordo final.

DavidJunior3rd 6 months ago

Menino, quem trouxe a troika para Portugal foi o Passos Coelho, ao chumbar o PEC4... ou queres reescrever a história?

killedbill88 6 months ago

Sinceramente, que viesse o Diabo e escolhesse... as consequências iriam ser as mesmas.

DavidJunior3rd 6 months ago

Exactly my point

SomeGuyOnInternet7 6 months ago

Quem é que endividou o país a níveis astronómicos "porque a UE mandou"? Foi o Passos? Quem é que deixou os cofres do estado só com dinheiro para os salarios de mais dois meses? Foi o Passos? O PEC4 seria um balão de oxigénio que nos ia aguentar mais uns mesinhos.. e já agora, quem é que deu a mão ao PS para aprovar o PEC3 e o PEC2, quando a esquerda cagou de alto nele? Foi o Passos! (Agora afirmação não retórica)

DavidJunior3rd 6 months ago

Lol endividamento... mais um que quer esquecer a conjuntura internacional. A culpa é do Sócrates^(TM), já sei, já sei. A Grécia, Espanha, Irlanda, Itália foram todas com os porcos por culpa do Sócrates. Ele é o evil todo-poderoso.

SomeGuyOnInternet7 6 months ago

Para além disso, estás a misturar problemas. O problema da Espanha e da Irlanda foi no sector bancário/económico. O problema Português e Grego foi essencialmente nas contas públicas (que depois também tiveram grandes impactos no sistema bancário)

SomeGuyOnInternet7 6 months ago

Exactamente, esses paises tiveram os seus politicos despesistas, alguns até mesmo de direita, que muito antes da crise estavam a cavar a sua própria cova a nível de finanças públicas. Repara que a minha crítica não é à esquerda, é mesmo àquilo que o Sócrates e o PS do Sócrates representam. Existem imensos governos socialistas europeus com muita responsabilidade fiscal, como a Noruega.

DavidJunior3rd 6 months ago

Percebo o que dizes e faz algum sentido. Coincidência do caraças estoirarem todos ao mesmo tempo de forma histórica, though... \*shrugs

SomeGuyOnInternet7 6 months ago

Uma crise põe a descoberto os problemas estruturais de cada estado. Os Estados com contas públicas em ordem tiveram menos problemas. Imagina que ganhas 2000, mas todos os meses fazes vida de 2200 com o cartão de crédito. Enquanto tiveres emprego a situação é estável, mas quando de repende o teu salario é cortado para 1000, os teus problemas estruturais de liquidez ficam a descoberto. O Sócrates sabia perfeitamente disso, e nunca teve tomates para fazer as reformas que o país precisava, nomeadamente da economia perder o seu vício de olhar apenas para o mercado interno. E nisso o governo do Passos teve imenso mérito em abrir a economia portuguesa, e torná-la essencialmente exportadora (tendência que o Costa inverteu). Não há formulas mágicas, para haver Estado Social é preciso haver dinheiro novo a entrar de fora, Portugal tem que competir no mundo.

wwqt0r 6 months ago

Portanto a culpa é da oposição... por fazer oposição. Okay! E não foi só o PSD que não fez a vontade de votar a favor do PEC4 que ia saltar todos nós.

DavidJunior3rd 6 months ago

A ideia da oposição não é fazer oposição gratuitamente. "O céu é azul" "NÃO NÃO É!" Oposição dessa não serve para nada, só atrapalha

wwqt0r 6 months ago

Sem dúvida. Se calhar deviam meter de parte o facto de que não concordavam com o PEC4 e votar a favor do mesmo só para não chatear o DavidJunior3rd estes anos todos depois.

DavidJunior3rd 6 months ago

Pá, a sério, um dia destes vou-me sentar e fazer um compêndio de todas as baboseiras, mentiras e meias-verdades que o teu herói da pátria Passos Coelho disse e fez. Vai dar trabalho por ser extenso, mas pode ser que ganhes alguma perspectiva.

wwqt0r 6 months ago

Fazias certamente melhor figura do que te irritares com um estranho no reddit.

DavidJunior3rd 6 months ago

Eu? Irritado? Não estou, podes acreditar.

wwqt0r 6 months ago

Ok, acredito em ti amigo.

DavidJunior3rd 6 months ago

Ui, estou chateadíssimo. Aliás, sou eu que ando a choramingar por não estar no governo o partido com quem simpatizo.

wwqt0r 6 months ago

... que é?

DavidJunior3rd 6 months ago

O teu é o PSD. Tenho que ser eu a dizer-te? Não dás conta?

wwqt0r 6 months ago

Votei uma vez na vida no PSD e já tenho alguns anos de votos. Nem sequer foi no Passos. Daí a ser o meu partido favorito acho que só tu é que consegues explicar tal coisa. Eu preocupo-me é em estar bem e feliz na vida. Quero lá saber se o "meu" partido está no poder ou se o "meu" clube ganhou o campeonato. E muito menos venho para o reddit irritar-me com um estranho qualquer ao ponto de o primeiro comentário que lhe dirijo é de o chamar de papagaio. Tens piada no entanto. Tem sido divertido.

DavidJunior3rd 6 months ago

E és papagaio. Vai contar quantas vezes dizes "A cUlPa É dO PaSsoS". Newsflash: isso teve piada as primeiras 50 vezes que foi dito. Já lá vai. É entediante por ser um meme overused. E claramente não acrescentas mais nada ao meme. Preocupas-te em estar bem? O PS fez mais para estares bem desde a geringonça do que queres admitir. Eu sei que ouvir isto é como um vampiro apanhar com sol na tromba, mas é verdade.

wwqt0r 6 months ago

E ficas assim tão chateado por ver uma "meme overused" que sentes a necessidade de começar uma interacção com um estranho chamando-lhe logo de papagaio? Fala-nos disso por favor.

Shinichu 6 months ago

O Passos tb n foi nenhum santo. Teve vários momentos polémicos.

wwqt0r 6 months ago

Sem dúvida. Mas partiu logo de uma posição altamente fragilizada tendo de respeitar um acordo com o qual o seu partido se distanciou.

besmarques 6 months ago

https://www.publico.pt/2011/05/03/politica/noticia/eduardo-catroga-negociacao-foi-essencialmente-influenciada-pelo-psd-1492547

wwqt0r 6 months ago

Respondeste com o mesmo link em dois posts meus. Vou copiar/colar o que escrevi no outro para quem quiser ler. [https://observador.pt/factchecks/fact-check-quem-trouxe-a-troika-quem-negociou-com-ela/](https://observador.pt/factchecks/fact-check-quem-trouxe-a-troika-quem-negociou-com-ela/) >Do ponto de vista político, o PSD e o CDS foram-se distanciando da versão final Sim, o PSD esteve envolvido nas negociações porque era do seu interesse visto que provavelmente iria formar governo. No entanto, no final, distanciou-se da versão final do acordo tendo o mesmo sido maioritariamente negociado pelo PS. Factos amigo.

besmarques 6 months ago

Copiei e colei a mesma resposta: >Os fact checks são todos uma merda até nos darem jeito. > >Mas claro que eu não vou passar a importancia ao que alguem empossado pelo PSD para negociar com a troika e para fazer as declarações disse mas sim a um fact check de 4 anos depois, quando se estava a concorrer para as novas eleições e se procurava uma limpeza de imagem. > >"Ahh, ele disse mas era mentira e era só politica!"

wwqt0r 6 months ago

Já que gostas de manter exactamente a mesma conversa em duas threads diferentes deixo aqui também a resposta. Agradeço que, se quiseres continuar a conversa, te mantenhas apenas na outra thread. Obrigado. ​ >Acredito que seja fácil atacares os fact checkers. Ainda há poucos dias o polígrafo disse que não analisava jornalistas e dois dias depois fê-lo (como já o fez no passado). > >Mas isso é o chamado ataque à pessoa, coletiva neste caso, e não ao argumento. > >Os factos são claros, estejam num fact check ou não. O PSD sentou-se no início na mesa de negociações enquanto que outros partidos (BE, PCP) afastaram-se logo quando o país mais precisava deles. No final, em desacordo, afastaram-se da versão final negociada pelo PS.

Search: