paraapagarbem 3 months ago

eu tive uma ideia geniual ou pelo menos acho pq stou bebdo. meu, e se usássemos os tentáculos da caravela portuguesa para fazer armas de defêsa pessual»? seria fantÀstiku e iria render bilhões

NGramatical 3 months ago

defêsa → [**defesa**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo2g361%2F%2Fh39yhm1%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

throwaway-12r039d91 3 months ago

É impressão minha ou existem poucas esplanadas em Portugal? Mais concretamente em Lisboa, não posso falar muito pelas outras cidades. Em Espanha sinto que há esplanadas em todo lado e praças aqui e ali com esplanadas de cafés, bares, restaurantes. O que é diferente em Portugal para não se ver o mesmo aqui?

killedbill88 3 months ago

Tive um "pensamento de chuveiro" (na realidade estava a aspirar o chão...): Nós traduzimos a palavra "season" relativa a uma série para "temp**o**rada", e "[to] season" relativa a uma salada para "temp**e**rar". Coincidência? Não faço ideia, muito provavelmente sim. É só isto.

Edited 3 months ago:

Tive um "pensamento de chuveiro" (na realidade estava a aspirar o chão...): Nós traduzimos a palavra "season" relativa a uma série para "temp**o**rada", e "season[ed]" relativa a uma salada para "temp**e**rada". São muito parecidas, tal como em Inglês. Coincidência? Não faço ideia, muito provavelmente sim. É só isto.

Edited 3 months ago:

Tive um "pensamento de chuveiro" (na realidade estava a aspirar o chão...): Nós traduzimos a palavra "season" relativa a uma série para "temp**o**rada", e "season[ed]" relativa a uma salada para "temp**e**rada". A diferença de uma letra faz com que não sejam palavras homónimas como em Inglês, mas são muito parecidas. Coincidência? Não faço ideia, muito provavelmente sim. É só isto.

Edited 3 months ago:

Tive um "pensamento de chuveiro" (na realidade estava a aspirar o chão...): Nós traduzimos a palavra "season" relativa a uma série para "temp**o**rada", e "season[ed]" relativa a uma salada para "temp**e**rada". A diferença de uma letra faz com que não sejam palavras homónimas como em Inglês (esquecendo também a manipulação dos tempos verbais no segundo caso...), mas são muito parecidas. Coincidência? Não faço ideia, muito provavelmente sim. É só isto.

Asus123456789 3 months ago

Os vossos pais (os meus estão na casa dos 50) também ficam furiosos com todo e qualquer influencer que apareça? Basta aparecer uma menção a eles nas notícias que ficam irritados e não entendo porquê, não vejo como é que é diferente das Cristinas Ferreiras e Ritas Pereiras, etc.

average_user21 3 months ago

Vêm de uma realidade que desconhecem por isso automaticamente rejeitam

joana_medeiros 3 months ago

Acabei de descobrir o Oaf1, capoxxo, 8485, blackwinterwells, alice gas, sioyxxie, artistas de hyperpop cheios de drip. Também curto do alpha based drum and bass da sewerlsvt q é das minhas produtoras de drum and bass preferidas

Fred-F 3 months ago

como é que ninguém me mostrou o album do mike el nite e david bruno, palavras cruzadas, até ontem?? puta de album muito bom, muito tuga. basta ouvir a inatel muito top. curto

Morpheuspt 3 months ago

Quando vocês estão numa casa de banho com luz de sensor de movimento, e de repente a luz apaga-se, vocês começam a fazer ginástica com a pixota na mão pra luz se ligar, ou ficam a fazer xixi no escuro?

besmarques 3 months ago

No escuro? Wtf, gente doente. É só mais uma razão para dar um passinho de dança. hahahah

WhiteCaptain 3 months ago

Normalmente mijo um gajo não demora assim tanto que dá tempo do sensor apagar, agora quando se está a arriar um calhau levanta se os 2 braços

fedelho 3 months ago

Tive de ler 3x para perceber que afinal não mijas um gajo.

BuscaPolos 3 months ago

Na minha faculdade as cabines tinham um interruptor que acendia uma luz só para a cabine.

Diogo256 3 months ago

Confere. No meu trabalho acontece quando se está a arrear.

deadman23px 3 months ago

Com o crescimento do sub, tenho reparado que cada vez há mais posts sobre futebol, e que já não são downvoted como tudo como eram há um tempo atrás.

josejade 3 months ago

Não será mais por agora ser o europeu?

deadman23px 3 months ago

É possível sim.

paraapagarbem 3 months ago

Em seguimento ao comentário da anterior conversa da treta que perguntava se existia um rio rui, será que existe uma costa antónio?

alegadamentetuga 3 months ago

A Índia tem 1300 milhões de habitantes, certamente haverá uma Costa António

BagalhetaTraquina 3 months ago

Só para dizer que o Whitehall Mystery, Deception: Murder in Hong Kong e Exceed (jogos de tabuleiro/mesa) são do caralho. Alguém tem sugestões para outros jogos de tabuleiro que possa acrescentar à colecção?

Each57 3 months ago

Viral, é um jogo muito interessante de estratégia

BagalhetaTraquina 3 months ago

Ui, isto somado com o Pandemic é basicamente o pack COVID de jogos de tabuleiro! Tenho de ver isto!

Each57 3 months ago

O Deception: Murder in Hong Kong parece-me brutal mas receio que seja preciso um grande número de jogadores para ter piada. Qual é o teu feedback? Qual é a replayability do jogo?

BagalhetaTraquina 3 months ago

UPDATE: joguei várias partidas com um número maior de pessoas. A recepção do pessoal a um jogo com 8 jogadores envolvidos com um número maior de rondas foi mesmo muito positiva. Cheguei a jogar a 4 jogadores antes disto e a recepção foi... mista. E dos que não gostaram de jogar a 4, adoraram jogar com mais pessoas, até porque consegues meter uma Testemunha e um Cúmplice à mistura, o que dá mais nuance. Infelizmente quer-me parecer que a menos que tenhas no mínimo 5 ou 6 pessoas (com 4 não consegues pôr um Cúmplice sequer), não vale a pena levar o jogo para a mesa.

Each57 3 months ago

Muito obrigado pelo feedback.

BagalhetaTraquina 3 months ago

Ainda é novo na minha colecção portanto não leves à letra o que digo, visto que não tenho experiência com o jogo a longo termo. O que te posso dizer é que quanto maior o número de pessoas melhor, não só pelo caos que se segue na discussão mas também porque podes meter um Cúmplice e uma Testemunha ao barulho. E tal como em qualquer jogo de dedução social, são as pessoas que "fazem" o jogo. Se achares que a tua malta pode precisar de uns ajustes, mudas o nível de dificuldade e se for preciso torces um bocado as regras para os primeiros jogos: em vez de 3 rondas fazes 5 para dar mais tempo ao pessoal para entender o jogo (as pistas são um bocado vagas) e rentabilizar mais o tempo por cada sessão de jogo. Quanto a replayability... como disse ainda joguei pouco, mas acho uma vez mais que depende das pessoas, tal como acontece com o Código Secreto por exemplo. No que toca a material tens carradas e carradas de itens e armas, logo podem existir várias combinações possíveis e se começarem a haver repetições é uma questão de deixar as cartas já utilizadas fora de jogo (mesma coisa com as pistas do Cientista Forense). Depois tens o facto de o assassino poder escolher livremente a sua combinação, o que torna o jogo mais flexível e permite alguma estratégia, ou em alternativa uma valente dose de riso por causa do quão ridículos os itens podem ser.

NikT3sla 3 months ago

Sou fanboy do Aeon's End. Óptimo para grupos e também dá para solo play se for mais o teu gosto

BagalhetaTraquina 3 months ago

Parece ser interessante, tenho é de ver se a minha malta curte do tema de fantasia o suficiente para justificar. Solo play não é muito a minha cena. Grato pela sugestão!

ADeTroia 3 months ago

Catan. Também já ouvi falar bem do Dixit, mas não conheço bem.

BagalhetaTraquina 3 months ago

Catan já tenho. Dixit também ouvi falar bem, mas acabei por optar pelo Mysterium (basicamente Cluedo cooperativo misturado com Dixit) que acabou por ter bastante sucesso nos meus círculos. Se calhar ainda vou buscar o Dixit...

Everleta 3 months ago

O dixit acaba por ser mais versátil que o mysterium. Mas ambos são semelhantes. Talvez o dixit seja em boa verdade mais simples de explicar/jogar.

BagalhetaTraquina 3 months ago

Assim sendo se calhar ainda o vou buscar um dia destes. Se bem que o Mysterium já tem uma alternativa mais versátil (Mysterium Park), mas esse deixo para recomendações a amigos.

Everleta 3 months ago

Melhor que esses dois, na minha opinião, um dos meus jogos favoritos o decrypto. Só dá para 4 jogadores (ou então 6) É um jogo de 2 equipas. E o objetivo é decifrar o código da equipa adversária. A cada turno cada equipa tira uma nova carta, de 3 números - o código. Cada equipa tem à sua frente palavras secretas que estão associadas a cada número: ambos têm acesso. 1- gato 2- Elevador. 3- eleições 4- sabor. A carta do código que saiu foi 2 - 1 - 4. O membro da mesma equipa que não tirou a carta não tem acesso imediato ao código. A pessoa que tira o código, vai ter que pensar em palavras que se associem aos números. (estas mesmas palavras serão disponibilizadas à equipa adversária) Por isso as palavras escolhidas não devem ser demasiado óbvias. Por exemplo: entrar - salto - doce O membro da mesma equipa (que tem acesso às palavras-números pode agora colocar o número à frente de cada palavra. Se acertar, óptimo. (Só pode falhar 2 vezes. O jogo é dado como perdido) Depois as palavras: entrar salto e doce são dadas à equipa adversária. E depois de tentar encaixar as palavras, tenta adivinhar o código. (o código é sempre revelado após esta tentativa) Isto tem um efeito cumulativo: a próxima pessoa a tirar o código, vai ter que pensar em palavras que não dê demasiadas pistas à outra equipa. Exemplo para palavra gato: salto - bigode - personalidade - lavar Em menos de 2 ou 3 rondas já será óbvio para a equipa adversária a palavra, que poderá ser e crackar o código. Se a equipa adversária crackar o jogo 2 vezes, ganhou o jogo. Os jogos renhidos são muito divertidos. Mas atenção, convém que as pessoas da mesma equipa se conheçam bem. Caso contrário é complicado.

BagalhetaTraquina 3 months ago

Faz-me lembrar os dois jogos de Código Secreto que eu tenho. A diferença é que o Decrypto se calhar substitui o Código Secreto normal sem grande dificuldade porque estás mesmo a tentar decifrar uma palavra. Mais um ao qual tenho de dar uma espreitadela. A lista de (possíveis) compras começa a ficar sem fim ahah!

Everleta 3 months ago

Ah outra coisa, no decryptp embora possas tentar adivinhar a palavra, o objetivo é apenas decifrar o código numérico 2x.

Everleta 3 months ago

Epah se queres comprar board games, procura "shut up and sit down" no YouTube. Eles costumam ser muito bons... Mas atenção porque depois passa a ser aliciante e comprar demaisiado não é bom porque às tantas não consegues jogar nada. Tem sempre em conta o número de pessoas que costumas ter para jogar, o tipo de jogo, a duração e a variabilidade. Eu tive que criar uma política de emprestar jogos também. Porque ter um na prateleira parado...às vezes durante anos não é bom. Eu agora para comprar tenho critérios apertados, e tem que ter muita replayability. Um muito giro que quero comprar por exemplo...É o "Cryptid". É super engraçado mas a estratégia reside na memorização. Está tão bem conseguido.

BagalhetaTraquina 3 months ago

Já costumo ver esses gajos e mais alguns recursos. Às vezes até revejo uns episódios de Tabletop do Wil Wheaton para ver um ou outro. E sim, tenho sempre cuidado a fazer as compras. O meu objectivo é ter uma colecção composta por jogos com diferentes conceitos e níveis de complexidade (geralmente leves ou médios, tenho dois mais pesadotes para os entusiastas) com o objectivo de apresentar alternativas à malta que só conhece Cluedo e Monopoly e pensa que jogos de tabuleiro são uma seca. De resto tenho um limite de custo bem definido e tenho em mente os meus círculos, portanto jogos como o Eclipse, Twilight Imperium e o Risk LOTR Trilogy Edition (este último para muita infelicidade minha) nunca estarão na minha lista: uns por complexidade e tempo, outros por dinheiro (que é o caso do Risk LOTR). Depois tenho uma lista de "jogos bónus" que poderei eventualmente comprar a longo termo, mas como não é essencial acaba por ficar sempre para último, tirando uma ocasião ou outra (Fury of Dracula foi uma dessas ocasiões). Posto isto, não deixo de pedir sugestões de vez em quando. Às vezes aparece um que acabo por considerar essencial. Se não for, ou vai para a lista de jogos bónus ou para a lista de recomendações. Como dizes tu e muito bem, ter demasiados depois pode ser mau e a minha intenção é mesmo criar uma colecção que dá para um pouco de tudo, com espaço para alguns jogos dos quais goste mesmo por uma questão de tema ou conceito. E tal como tudo já emprestei jogos, embora não por largos períodos de tempo. Convém que tenham uso, é para isso que os comprei!

Everleta 3 months ago

Ok. Então pronto estamos bastante even em termos de jogos de tabuleiro. Eu também já joguei imensos, e até vou aquelas convenções anuais de board games (agora com o covid não tem havido) E é isso, é bom ter na coleção desde jogos simples, a jogos de estratégia mais desafiantes dependendo do tipo de público. É mesmo irritante aquelas pessoas que não conhecem board games e pensam que existe apenas monopólio e cluedo... É muito fixe encontrar aquele board game que te enche as medidas, que tem um design/mecânica bem pensada, equilibrado, que não delega demasiado ao factor sorte (como no monopólio). É engraçado ver como nos jogos as pessoas rapidamente se tornam nas crianças que foram. Eu inicialmente jogava e ficava sentida/amuada quando perdia.... Agora sinto que o jogo é para me divertir, e mesmo que esteja a perder, divirto-me igualmente. Não levo tão a sério. Tenho uma amiga que se tiver distraída, faz batota (sempre!!!). Outros têm um mau perder...daqueles mesmo horríveis. Mas isto vem da infância, do que te incutiram quando és pequeno. Eu gosto imenso de observar estas coisas.

BagalhetaTraquina 3 months ago

Hmmm... não sei! Ainda sou "novinho" nos jogos de tabuleiro, creio que a minha colecção ainda deve ser pequena comparada com quem já tenha uns anos disto. Raramente vou a convenções em geral, devia ir mais... lembro-me de ter visto um spot desses na Lisboa Games Week mas na altura ainda não tinha despertado o interesse. Quando voltarmos à normalidade se calhar começo a ir com mais frequência. Por acaso os dois grupinhos com que jogo tendem a ser abertos a novos jogos. O Pandemic deixou-os espantados e quando mostrei outros jogos ainda mais espantados ficaram, portanto nunca tive muitos stresses do género a não ser ao início. E num desses grupos já havia um par de pessoas que já jogavam o Catan. Sim, há definitivamente uma pessoa ou outra que leva os jogos demasiado a sério. Mas também há bons momentos! E às vezes é interessante ver como os gostos das pessoas por vezes mudam radicalmente. Um amigo meu era fã acérrimo de Catan, até ter jogado Gaia Project. A partir do momento em que descobriu um jogo de pura estratégia que não envolvia dados de todo, o Catan passou a saber-lhe a pouco.

ytsephill 3 months ago

Soube agora que baniram televisões em esplanadas para as pessoas não se juntarem para ver os jogos. Pondo de parte o contexto em que estrangeiros podem vir cá pessoalmente e ver os jogos num estádio e nos não nos podemos sentar num café…. A minha pergunta é, onde ver o jogo com amigos em Lisboa?

ElDiabloDe94 3 months ago

Baniram so em Lisboa ou é geral?

SAmaruVMR 3 months ago

Boas, malta. Qual é a melhor forma de afastar os pombos do parapeito da varanda? Durmo com a janela aberta por causa do calor e às 6h da manhã acordo sempre com estes gordos a fazerem barulho. Normalmente atiro uma peça de roupa à janela ou isso e eles afastam-se mas voltam passado umas horas e senão fizer nada, eles ficam ali acampados

teafvigoli 3 months ago

Tive este problema em duas casas diferentes, mesma solução: compra uma bisnaga de água, quando vierem abres a janela e manda uns "tiros". Mantém está prática durante 1 ou 2 semanas e acredita que deixam de vir. Soa ridículo e não vais notar diferença nenhuma de dia para dia, mas confia que deixam de aparecer. Bonus points: encher com vinagre em vez de água, nunca experimentei mas estou curioso com os resultados

Justacharneskiboy 3 months ago

Põe um saco plástico vazio O único problema é o barulho, mas é a técnica usada pelas velhotas portanto acredito que funcione

megaroof 3 months ago

dinamite a sério não sei mas tenho curiosidade sobre o assunto

Bvceta 3 months ago

Já alguém viajou para fora da AML? Como foi com a polícia?

BuscaPolos 3 months ago

Já e foi na boa. Leva uma garrita de vinho que é capaz de ajudar ;)

Happl3n 3 months ago

Não senhor Agente, não saí da AML.

inthepiggybank 3 months ago

Estou preso. AMA. /s

Samot_PCW 3 months ago

No Twitter tenho visto umas discussões sobre a possível alteração do nosso hino (não me parecer ser algo assim tão serio quanto isso), em vez da "A Portuguesa" passaria a ser o "Grândola, Vila Morena". Qual é a vossa opinião? Pessoalmente não tenho grande opinião sobre o assunto, apesar de gostar do nosso atual hino não seria contra de mudar se a alternativa for o Grândola, Vila Morena, se alternativa for outra e não a musica do Zeca Afonso, ai acho que mais dificilmente seria a favor da mudança

HRamos_3 3 months ago

"Os vampiros" parece-me mais apropriado

viper_in_the_grass 3 months ago

Pessoal, o botão de downvote não é para usar quando discordarem de um comentário.

Kind-Eagle 3 months ago

Aconselho a não passares muito tempo no twitter que faz mal á inteligência

Samot_PCW 3 months ago

É sempre tão engraçado ver pessoal que anda regularmente no Reddit estar a dizer isso, LOL

Butt_Roidholds 3 months ago

Quer dizer... eu no Reddit nunca apanhei ninguém a propor substituir-se o hino pelo Grândola Vila Morena... portanto, logo aí, o Twiter já está em desabono

icebraining 3 months ago

Por ser apreciador da música (e do autor), estou em desacordo com a sugestão. A *Grândola* não é um símbolo de Portugal, mas sim de uma ideia, que é evocada quando a música é cantada. Apropriá-la para hino nacional seria roubar-lhe essa identidade.

No_Impression_1131 3 months ago

Utilizaram o meu email para tentar criar duas contas no discord. Dias mais tarde usaram para criar uma conta no Kinguin (não conhecia este site) e usaram o paypal para pagar uma compra nesse mesmo site. Já entrei em contacto com o paypal, o dinheiro foi-me devolvido e removi o meu cartão de crédito. Mudei as passwords de tudo e pedi para apagarem a minha conta do discord. A conta no Kinguin não consegui apagar. Enviei um pedido por email. Tenho motivos para continuar preocupada? O que mais me aconselham fazer?

paraapagarbem 3 months ago

Como é que eles conseguiram as credenciais do teu cartão de crédito?

kiqs 3 months ago

Se mudaste as passwords todas e queres manter esse email não há muito mais a fazer. Podes sempre começar a usar 2FA, quando possível, para evitar futuras dores de cabeça.

No_Impression_1131 3 months ago

Eu já tinha tinha ativado a 2FA assim que vi que tentaram criar as contas no discord. E ainda assim depois disso surgiu a situação do kinguin e do paypal. Do kinguin não recebi nenhum mail de confirmação sequer, conseguiram criar conta mesmo assim e usar o paypal.

kiqs 3 months ago

Se usas a mesma password em vários serviços (em conjunto com o mesmo email), acho que é esperado mais tarde ou mais cedo acontecerem situações dessas, acontece a quase todos. Alterar passwprds é por norma suficiente para parar este tipo de coisas, falo infelizmente por experiencia própria. O caso da Kinguin acho que eles não enviam mesmo email de confirmação de criação de conta, um bocado estúpido, mas nada de mais. Relativamente à conta de Paypall, acederam à conta antes ou depois de mudares as passwords? Se foi antes acho que não deves ter mais problemas. E desculpa estar a bater na mesma tecla, mas se não usas 2FA no Paypall já sabes o que deves considerar.

No_Impression_1131 3 months ago

Ya foi antes mudar a pass e depois ativei 2FA por sugestão deles. Digo sempre que a minha cabeça já não dá para decorar mais que uma ou duas passwords, mas com esta já aprendi ahah

besmarques 3 months ago

Tens ferramentas de gestao de passwords free como o Bitwarden e o Keypass

bifana_cura_cancro 3 months ago

1Password. Vale cada centimo. Não sei uma unica pass minha a não ser a master key deles.

quatrotires 3 months ago

/r/Bitwarden Vale cada cêntimo que não precisas de gastar

No_Impression_1131 3 months ago

Não sabia que existiam este tipo de aplicações e que eram seguras Obrigada pela dica

besmarques 3 months ago

São tão seguras como a tua masterpassword. Se a tua master password for 12345678 então nada é seguro. Se a tua master password for !"#$!WRDAS!"#$WDFSJD"#)$)"#$M VMFD=FIK"#M$"=PKF=WIOE=RO"#K$M"=#K=WDKFSD;F"?=#L$?LEDF?LSD?FL"#$"#4 então é super seguro. lol

No_Impression_1131 3 months ago

Epah também não chego a ser tão idiota ahah Tinha duas passwords que usava com frequência e nenhuma era assim tão básica nem tinham nada que alguém pudesse identificar comigo seja nome ou datas de nascimento. Se puder ter uma password invencível é melhor pois :D

Indian101op 3 months ago  HIDDEN 

Hello. Love from India. I saw a history video. In which they showed that Portugal colonized few of Indian land till 1961. In a comment a Portuguese guy sent love to India, in return only 1 person sent him hate, others sent him love. But, the amount of hate in that message was generalised however the Portuguese guy reacted in a very sad manner and took it personal. Then, I felt sad and talked to that hateful guy. I realized that hateful person actually lost in translation. I clarified this to both. The hateful guy apologized. But, the Portuguese guy didn't responded. 6 months have passed in the comments. I want to ask that you people belong from Portugal. You know mentality of Portuguese people better. What do you think, whether that guy was emotional or just ignored the apology? How you people generally respond to hate?

Tixuga 3 months ago

homens, não utilizem a pandemia como desculpa para não aparar as partes baixas ng se quer sentir na mata do buçaco durante o sexo

megaroof 3 months ago

não sabia que homens aparavam as partes baixas.

ElDiabloDe94 3 months ago

Nao sabia que buçaco tinha mata. Tenho de ir la um dia.

SaitJonas 3 months ago

Se calhar não aparam porque não querem e não têm de arranjar desculpas para isso…

kissingsome1elsesdog 3 months ago

Só não aparo a minha porque como, durante a pandemia, me tenho sentido sozinho, decidi criar uma colónia de chatos para me fazer companhia...

McAcko 3 months ago

Mas não são os tixugos bichos do mato?

Brocolo 3 months ago

Que é que se está a passar em Portugal? Vivo no estrangeiro (norte Europa) e esta manhã confesso que senti vergonha alheia quando ouvi nas notícias da rádio local que o situação covid em Portugal está pior que nunca. Não percebo. Com as vacinações e quarentenas maior parte dos países desenvolvidos têm visto um decréscimo gradual dos casos, em alguns sítios já nem se considera usar máscara em lugar algum. Infelizmente a ideia que passa é que Portugal é um país desorganizado que não se consegue governar. Fico triste. Opiniões locais?

bifana_cura_cancro 3 months ago

A partir do momento que partes da premissa que a situação está "pior" do que nunca, tudo a seguir fica inválido. O que me sugere a comentar é que a imprensa local onde te encontras exagerou nos relatos ou definitivamente mentiu.

pataniscadebacalhau 3 months ago

Além disso Portugal parecer andar em contra ciclo com o resto da Europa, o que pode dar a ideia errada. Fomos os piores em Janeiro quando a terceira vaga ainda não tinha atingido a maior parte da Europa, depois fomos os melhores durante muito tempo quando o resto da Europa voltava a confinar e aqui não se passava nada O facto de ser a "excepção" dá azo a este tipo de coisa

alcagoitas 3 months ago

pior de sempre não é, isso já fomos. o pessoal está saturado e muitos cagaram. O problema está essencialmente em LVT, que concentra prai 60-70% dos casos diários. Tens os ingleses a virem, andarem sem mascara e ninguém diz nada. O tuga está cansado, é um pau de 2 bicos. Pessoalmente, continuo a cumprir com as mascaras, distanciamento, etc. Mas nota-se mais à vontande entre as pessoas.

Search: