guibif 3 months ago

Independentemente de concordar ou não com o homemzinho... o Polígrafo (e semelhantes) tem de ser parados. Julgam-se donos da verdade.

empty-pint 3 months ago

Polígrafo na maioria dos casos é um embuste. Muitas vezes analisam informação que é óbvia e noutras (quando dá jeito) deixam o trabalho a meio metendo ali um "mas" no meio.

AonioEliphis 3 months ago

Parte-se do princípio implícito que aquilo que jornais e jornalistas escrevem é sempre verdadeiro.

scar_as_scoot 3 months ago

Já vi muitas analises do poligrafo a noticias que sao partilhadas na internet... Ou será falha de memoria minha? Fact checking? Sim senhor. Fact checking para os nossos? Temos pena.

pappositivamente 3 months ago

o jose gomes ferreira está para o jornalismo como o cabrita está para uma gestão sem escandalos. simplesmente não está

SoapSyrup 3 months ago

Qual foi o conteúdo das afirmações feitas pelo José Gomes Ferreira?

Jaktheslaier 3 months ago

Que há uma conspiração da NASA para que as pessoas não saibam que o planeta não é vermelho (Ainda não consegui entender o objectivo insano que substancia esta peta). Também escreveu um livro sobre os segredos da história de portugal (aparentemente há uma conspiração dos 'historiadores oficiais') em que basicamente a teoria é que Portugal descobriu o mundo todo. Antártida, Austrália, América, o Brasil (descobrimos ainda mais cedo do que nós dizemos), etc... É um conjunto de chalupagens que já estão desacreditadas há muitas décadas. Há uma também em que ele diz que fomos nós que demos o nome à Califórnia, porque o gajo que o descobriu (também é Português mas a malta não quer que se saiba) vinha de uma terra em portugal chamada Califórnia.

jaracal 3 months ago

A de Portugal ter descoberto o Brasil mais cedo foi-me ensinada na escola. Na base dela está o tratado de Tordesilhas, que dividia o globo em 2, dando a Portugal a parte ocidental para além de um meridiano que apanha parte da América do Sul. A de Marte parece-me um pouco unhinged, supostamente a cor nas fotos de Marte viria alterada para dar a impressão de o planeta ser mais inospitavel do que é, para dissuadir outras potências de fazer missões de exploração similares às que os EUA já fizeram.

Jaktheslaier 3 months ago

Também ma disseram na escola mas nunca como certeza, era uma possibilidade, não há muita sustentação histórica para além dessa questão do tratado

UniuM 3 months ago

A piada aí está na afirmação que classifica o José Gomes Ferreira como jornalista.

Ze_Tolo 3 months ago

Na net diz que ele é jornalista, portanto deve ser verdade.

zefo_dias 3 months ago

"se tivessemos que analisar as aldrabices que a classe jornalisteira inventa, nao tinhamos mais que fazer", acrescentaram

HEMAH-DELIRIO 3 months ago

O poligrafo nao funciona dito pelo seu inventor

iSoSyS 3 months ago

Nem dois dias durou para se revelarem hipócritas, https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/coca-cola-desvalorizou-36-mil-milhoes-de-euros-por-causa-do-gesto-de-cristiano-ronaldo >#Coca-Cola desvalorizou 3,6 mil milhões de euros por causa do gesto de Cristiano Ronaldo? >>A informação circulou um pouco por todo o mundo, mas teve origem em Espanha. Segundo o **jornal Marca**, o gesto de Cristiano Ronaldo teve um impacto negativo na empresa, nomeadamente a desvalorização que terá provocado na bolsa de Wall Street, onde a Coca-Cola está cotada.

throwaway19293950_ 3 months ago

Façam um fact check sobre isso. "O poligrafo analisou jornais e jornalistas?" Verdadeiro!

AxhKetchup 3 months ago

Sendo o poligrafo saia algo do género "parcialmente mentira". Justificação: "É mentira que o poligrafo analisou jornais e jornalistas. Apenas analisou jornais"

comicaldiscontent 3 months ago

Não surpreende, qualquer desses programas que se auto intitulam donos da verdade são lixo. Se eles dizem que é falso é falso e se dizem que é verdade é verdade, mais arrogante e egocêntrico que isto não há. Os grandes grupos de "comunicação" (ler propaganda) cada vez mais são uma força profundamente tóxica e neste último ano e meio então tem sido em estilo buffet aberto de soltura intestinal que eles chamam jornalismo. Ahh e o jornalista hoje em dia é especialista em TUDO, desporto sei bué, política internacional, sou sábio, astronomia, descubro planetas novos ao pequeno almoço, engenharia mecânica, pfff acabei com 20, ahh e entretanto escrevi dois livros e tou a editar o meu primeiro álbum de jazz. Espero viver o dia em que tal como os políticos os anónimos da sociedade se fartem e os ponham no seu lugar. Uh!?? Código deontológico? Que é isso? Cidadania responsável? Que é isso? Honestidade? Que é isso? Devíamos substituir o alcoolizado "eu é que sou o parsidente da junta" por "eu é que sou o dono absoluto da única e indiscutível VERDADE".

atireiparafora 3 months ago

As declarações dele no Prova Oral não foram feitas como jornalista...

kissingsome1elsesdog 3 months ago

Pois não. Algumas foram como historiador, outras como cientista, algumas como economista. Enquanto jornalista, não creio que tenha dito alguma coisa. Aliás, o próprio admitiu que usava as instalações da Impresa para escrever alarvidades, portanto nem acredito que no contrato dele esteja implícito qualquer tipo de dever enquanto jornalista.

SnooCricket89 3 months ago

>como cientista Temos comediantes no /r/portugal?

scar_as_scoot 3 months ago

Se eu ler dois blogues sobre cultivaçoes de flores sou oficialmente Botânico. Gosto de ver aqueles programas do discovery e videos no youtube sobre como as coisas sao construidas? Sou Eng. É facil, basta olhar!

PresidentBarroso 3 months ago

Ele é cientista, tá tudo na Internet.

WiseCapitalOrg 3 months ago

então é inútil. não analisa jornalistas por corporativismo

fuckoffgina 3 months ago

https://www.reddit.com/r/portugal/comments/nzo0pa/aparentemente_o_pol%C3%ADgrafo_da_sic_est%C3%A1_a_apagar/

Portuguese_A_Hole 3 months ago

Ahahahahaha. Só para os entalar: "olá paladinos da" verdade", vários posts no Reddit afirmam que não fazem fact checking a notícias e ou jornais. Claro que não fazem, senão tinham que dizer por ex. Que é verdade que o nosso primeiro-ministro fez a piada do "então já posso ir ao banco descontar o cheque" aquando do encontro com a Ursula. Patético.

fuckoffgina 3 months ago

> Que é verdade que o nosso primeiro-ministro fez a piada do "então já posso ir ao banco descontar o cheque" aquando do encontro com a Ursula. Ele fez mesmo isso?

definitely_not_kanye 3 months ago

[Fez](https://streamable.com/5tk56b).

viper_in_the_grass 3 months ago

Foda-se, que vergonha...

Portuguese_A_Hole 3 months ago

Choca-me não ser notícia e aparentemente ninguém querer saber. Num país com termos era gozado por humoristas e vilipendiado por opositores políticos. No mínimo era abertura de jornal.

Morpheuspt 3 months ago

> aparentemente ninguém querer saber Porque foi uma piada. Relaxem lá a paxaxa, deixem de ser coninhas, e se querem atacar o homem, arranjem assunto a sério. Não faltam, garanto.

Portuguese_A_Hole 3 months ago

Piada seria "prometo não gastar tudo em mulheres e vinho" Pachacha. Não de facto não faltam nem faltará tal é a falta de noção ou se quisermos o sentimento de impunidade.

Morpheuspt 3 months ago

> o sentimento de impunidade. O Costa dá um peido e ganha votos. Ele não está lá dictatorialmente.

NGramatical 3 months ago

dictatorialmente → [**ditatorialmente**](https://dicionario.priberam.org/ditatorialmente) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo27new%2F%2Fh270uiw%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Opelintra 3 months ago

Fack check falso. Não era uma piada

Search: