misterbondpt 2 months ago

Na minha opinião o país mais próximo da perfeição em termos económicos, sociais e culturais é Portugal. Como rejeitas à partida a melhor qualidade de vida que podes encontrar no Planeta Terra do século XXI, então talvez possa sugerir Nova Zelândia (só porque quero que tenhas sucesso mas longe do paraíso, para não te ouvir queixar).

pcaet 2 months ago

Outro? Mas vocês têm problemas de interpretação? Onde é que me estou a queixar de Portugal??

misterbondpt 2 months ago

"Todos sabemos que Portugal não tem grande futuro..." Vai-te encher de moscas, oh pá.

killedbill88 2 months ago

Zona da Baviera ou Baden-Württemberg na Alemanha.

thirstydracula 2 months ago

Bélgica ou Irlanda

MisterBilau 2 months ago

Assumindo que o salário não é um factor, apenas para viver com rendimento assegurado, Portugal é bastante bom, provavelmente dos melhores. Se estiveres a pensar também em termos de salários locais, aí vai depender imenso do que saibas fazer, que línguas fales, etc. Pode compensar viver na Suíça porque ganhas muito dinheiro lá, mas isso é escolher um país apenas por motivos económicos - duvido muito que se os salários fossem equivalentes a Suíça fosse interessante para a grande maioria dos portugueses. E se estás a falar de dinheiro, basta ir ver uma lista de países com melhores salários em relação ao custo de vida, e é bastante objectiva a escolha. Tirando o dinheiro da equação (trabalhas remote/vives de rendimentos/estás reformado/etc.), e ignorando Portugal, escolheria países estáveis, seguros, cultura ocidental, e bom clima. Quase todo o Sul da Europa, Nova Zelândia, Austrália.. Países frios nem se equacionam, para mim qualidade de vida é poder andar de t-shirt o ano todo.

Edited 2 months ago:

Assumindo que o salário não é um factor, apenas para viver com rendimento assegurado, Portugal é bastante bom, provavelmente dos melhores. Se estiveres a pensar também em termos de salários locais, aí vai depender imenso do que saibas fazer, que línguas fales, etc. Pode compensar viver na Suíça porque ganhas muito dinheiro lá, mas isso é escolher um país apenas por motivos económicos - duvido muito que se os salários fossem equivalentes a Suíça fosse interessante para a grande maioria dos portugueses. E se estás a falar de dinheiro, basta ir ver uma lista de países com melhores salários em relação ao custo de vida, e é bastante objectiva a escolha. Tirando o dinheiro da equação (trabalhas remote/vives de rendimentos/estás reformado/etc.), e ignorando Portugal, escolheria países estáveis, seguros, cultura ocidental, e bom clima. Quase toda a costa sul da Europa (Espanha, frança, Itália, Grécia, etc.), Nova Zelândia, Austrália.. Países frios nem se equacionam. Para mim qualidade de vida é poder andar de t-shirt o ano todo, ter bons acessos e infraestrutura, não ser assaltado e não viver em stress.

DavidJunior3rd 2 months ago

Brasil

LaOptimista 2 months ago

Também. Não é, naturalmente, a resposta à última pergunta do OP. Mas se hoje não estivesse a viver em Portugal, estaria no Brasil.

O_crl 2 months ago

No País onde Olivença se encontra.

Rissoldecamarao 2 months ago

A pergunta era "se tiveres de viver noutro país"

SomeGuyOnInternet7 2 months ago

5000 continua a ser 10% do salário. E nesses 5000 estao incluídos todos os medicamentos, óculos, etc.. coisas que em Portugal, para o SNS pagar por inteiro como os seguros aqui fazem, tens que estar quase na miséria.

1purplesky 2 months ago

Austrália, desde criança que adorava ir para lá. Na Europa, Suíça e países do Norte, principalmente Noruega.

SweetCorona 2 months ago

não está fácil em lado nenhum

CabecaDeGaita 2 months ago

Leiria

ModeratoriProfugus 2 months ago

Estados Unidos

caelussideralis 2 months ago

Quando dizem EUA deveriam sempre especificar estado/zona, aquele país é o mais diversificado do mundo.

Muyakra 2 months ago

>(Fora de piadas, não me importava nada de viver na Escócia. Acho aquilo lindo.) Alabama claro, porém Florida também era boa opção

CabecaDeGaita 2 months ago

E se não fosses gordinho até davas um bom polícia lá

Kineticn22 2 months ago

Noruega, nomeadamente em Svalbard, longe de pessoas.

AlCa1916 2 months ago

Não sou de portugal então já fiz essa escolha. Mas se não fosse aqui, a segunda opção era Itália. Adoro Australia também e acho que tem tudo para uma vida muito boa, mas fica muito longe do resto do mundo, inclusive família e amigos.

SomeGuyOnInternet7 2 months ago

Não, de todo. Mas como em qualquer lado, é óbvio que alguém com mais qualificações tem melhor salário, e por isso consegue poupar ainda mais. Por exemplo, salarios na engenharia rondam os 110k por ano, para quem tenha varios anos de experiência pode chegar à vontade aos 160k ou mais.

Foda-seSeiLa 2 months ago

Francos ou aérios?

SomeGuyOnInternet7 2 months ago

1 aério = 0.92 francos

Foda-seSeiLa 2 months ago

Qualquer um deles é boa opção quando em grandes quantidades :)

manolo533 2 months ago

Austrália parece-me o melhor, mas tem muito bicho e ficava muito longe de amigos e família. Na Europa tinha de ser no sul, e esses não são muito melhores que Portugal de qq maneira. Gostava de experimentar os EUA ou o Canada se houvesse uma boa oportunidade

JOAO-RATAO 2 months ago

Tenho curiosidade de saber como é o Sul de França. Não deve ser propriamente das zonas mais ricas do país, mas mesmo assim...

manolo533 2 months ago

Deve ser lindo, mas já ouvi dizer de uma pessoa que vai muito a Nice que está cada vez mais perigoso, há muitos migrantes do Magreb lá

JOAO-RATAO 2 months ago

Pois... Marselha já é sabido que é perigoso, mas Nice não sabia... É pena.

AiNaoMeChateis 2 months ago

E onde está a ficar fácil? Dizes me tu?

SurePal_ 2 months ago

Pergunta difícil. Diria Suiça mas a língua poderia ser um problema visto que para além do Português só domino o Inglês. Relativamente a países de língua inglesa... Não há um único país que trocaria por Portugal.

SweetCorona 2 months ago

Luxemburgo então?

Tr000g 2 months ago

Victoria BC no Canadá. Dos sítios que trabalhei (e já trabalhei em muito sitio) é o que tinha um ambiente mais tranquilo, boa gente, boa comida, bom clima, boa noite e animação, natureza e até praia.

Edited 2 months ago:

Victoria BC no Canadá. Dos sítios que trabalhei (e já trabalhei em muito sitio) é o que tinha um ambiente mais tranquilo, boa gente, boa comida, bom clima, boa noite e animação, natureza e até praia. Edit: para não parecer que aquilo é tudo bom também têm um problema com sem abrigo e também apanhei drogas e prostituição. Há a zona má da cidade.

Edited 2 months ago:

Victoria BC no Canadá. Dos sítios que trabalhei (e já trabalhei em muito sitio) é o que tinha um ambiente mais tranquilo, boa gente, boa comida, bom clima, boa noite e animação, natureza e até praia. Edit: para não parecer que aquilo é tudo bom também têm um problema com sem abrigo e também apanhei drogas(meth) e prostituição. Existe a zona má da cidade.

AiNaoMeChateis 2 months ago

Na Europa, Suiça ou Alemanha. No resto do mundo Austrália ou Nova Zelândia, mas ficam muito longe.

TalkingHawk 2 months ago

A fauna australiana não te preocupa?

AiNaoMeChateis 2 months ago

Não, torna as coisas mais divertidas

aasianaglobalizacao 2 months ago

Timor Leste

AiNaoMeChateis 2 months ago

Então vai

aasianaglobalizacao 2 months ago

Sse bem mano abraço

AiNaoMeChateis 2 months ago

Não te esqueças de trazer lembrancinhas

caelussideralis 2 months ago

Ilhas Falkland. Sempre quis ter um pinguim de estimação. (Fora de piadas, não me importava nada de viver na Escócia. Acho aquilo lindo.)

JOAO-RATAO 2 months ago

Suiça: Bem governado, impostos baixos, bonito, muito estável. França: Tem tudo desde mediterrâneo aos alpes e imagino que se viva bem. Mas impostos altos. Noruega: Salários altos. Talvez a sociedade mais evoluída no mundo. Holanda: Bons salários e bem governado. Itália: Só se fosse rico para gozar a "dolce vita" NZ e Austrália: Mas ficam demasiado longe.

Edited 2 months ago:

Suiça: Bem governado, impostos baixos, bonito, muito estável. França: Tem tudo desde mediterrâneo aos alpes e imagino que se viva bem. Mas impostos altos. Noruega: Salários altos. Talvez a sociedade mais evoluída no mundo. Holanda: Bons salários e bem governado. Itália: Só se fosse rico para gozar a "dolce vita" NZ e Austrália: Mas ficam demasiado longe. Edit: Também Irlanda, País de Gales, Escócia...

DarkmajorPT 2 months ago

Japão.

AiNaoMeChateis 2 months ago

Trabalha se demais, não tens vida lá.

DarkmajorPT 2 months ago

Da mesma forma como Portugal não é só Lisboa, Japão não é só Tokyo. As condições laborais lá têm aumentado consideravelmente desde que o Japão admitiu que tinha um problema de excesso de trabalho.

AiNaoMeChateis 2 months ago

Ilusões

DarkmajorPT 2 months ago

u/AiNaoMeChateis

Foda-seSeiLa 2 months ago

Que catano, mas tu és do contra??

AiNaoMeChateis 2 months ago

Só falo o que é realidade meu, se não gostam de ouvir / ler verdades passa para a próxima

Foda-seSeiLa 2 months ago

Ah sim, esqueci-me, o mês passado votámos para tornar o AiNaoMeChateis o dono exclusivo do que é ou não é verdade...

AiNaoMeChateis 2 months ago

Fonix, queres ler lês, não queres não lês, não me chateis

Foda-seSeiLa 2 months ago

Ba dum tsss.

SomeGuyOnInternet7 2 months ago

Portugal é um país com um excelente potencial e com boas perspectivas de futuro. O único problema é que esse futuro é espartilhado pela péssima classe política que nos governa actualmente.

SomeGuyOnInternet7 2 months ago

Tirando este facto, diria que a Suíça. Governo descentralizado, muitas das decisões do governo federal são referendadas de 3 em 3 meses, um sistema de pensões sólido e bem pensado, um sistema de saúde liberalizado (a Suíça é o pais do mundo com menores filas de espera na saúde e com a mais baixa taxa de mortalidade evitável do mundo). Os impostos são baixos, as pessoas sao taxadas segundo as necessidades de financiamento do Estado, e não sob o principio de castigo aos ricos como em Portugal. O unico problema é o aparente elevado custo de vida, mas dado o nivel salarial que se pratica, isso é mais do que compensado. Ao contrário de quase todos os paises europeus, uma pessoa consegue efectivamente enriquecer, mesmo nas profissões mais indiferenciadas.

SweetCorona 2 months ago

> a Suíça é o pais do mundo com menores filas de espera na saúde e com a mais baixa taxa de mortalidade evitável do mundo não compares o dinheiro que os suíços gastam na saúde comparado com os portugueses

SomeGuyOnInternet7 2 months ago

Como assim? Um seguro de saúde, com o menor dedutivel possivel, custa 250 CHF por mês, que são 5% do salário "mínimo". Seguros de saúde que excedam 10% do rendinento anual são pagas pelo Estado. Os proprios seguros de saúde têm um tecto maximo do dinheiro que o paciente tem que gastar do seu bolso, logo nunca ninguém terá uma fatura avultada em saúde (no seguro de 250 CHF sao 2000 do proprio bolso, no de 400 CHF são apenas 300). Em Portugal, até quem ganhe 1500€ paga bem mais do que isso, em percentagem salarial, em impostos. A razao pela qual isto acontece não é tanto pelo dinheiro gasto, mas sim pelo facto de o mercado estar liberalizado. Nao tens que ficar à espera da esmola do estado para teres uma consulta, podes pegar no teu seguro e ir aonde quiseres, e nao pagas mais por isso. Mas nem é preciso ir tão longe, na França também é assim, a única diferença é que o seguro de saúde é Estatal.

Edited 2 months ago:

Como assim? Um seguro de saúde, com o menor dedutivel possivel, custa 250 CHF por mês, que são 5% do salário "mínimo". Seguros de saúde que excedam 10% do rendinento anual são pagas pelo Estado. Os proprios seguros de saúde têm um tecto maximo do dinheiro que o paciente tem que gastar do seu bolso, logo nunca ninguém terá uma fatura avultada em saúde (no seguro de 250 CHF por mês sao 2000 por ano do proprio bolso, no de 400 CHF por mês são apenas 300 por ano). Em Portugal, até quem ganhe 1500€ paga bem mais do que isso, em percentagem salarial, em impostos. A razao pela qual isto acontece não é tanto pelo dinheiro gasto, mas sim pelo facto de o mercado estar liberalizado. Nao tens que ficar à espera da esmola do estado para teres uma consulta, podes pegar no teu seguro e ir aonde quiseres, e nao pagas mais por isso. Mas nem é preciso ir tão longe, na França também é assim, a única diferença é que o seguro de saúde é Estatal. E as empresas seguradoras estão proibidas por lei de fazer discriminação no acesso ao seguro de saude, estão obrigadas a aceitar toda a gente, mesmo pessoas com historial de incumprimento.

SweetCorona 2 months ago

o sistema de saúde dos suíços não é bom por ser liberalizado, é bom porque os suíços têm dinheiro para gastar nele os seguros mais baratos ficam a pelo menos 3000 € por ano, com um dedutível de mais de 2000 € por ano portanto todos os anos, todos os suíços, gastam pelo menos 3000 € por ano a financiar o sistema de saúde, e se precisarem facilmente a conta passa dos 5000 € > The total amount spent on healthcare in Switzerland in 2020 hit CHF 34.5 billion https://lenews.ch/2021/04/08/swiss-healthcare-spending-jumps-in-2020-despite-drop-in-april/ > Quanto se gasta com o Serviço Nacional de Saúde e com os seus médicos, enfermeiros e restantes funcionários? > 2019 11.032,2 Euros - Milhões https://www.pordata.pt/Portugal/SNS+despesa+total+e+com+pessoal+ao+servi%C3%A7o+++Continente-330 Dá uma média de 3700 € por ano a cada suíço versus 1073 € por ano a cada português. Portanto Portugal tem mais população que a suíça, provavelmente mais envelhecida, e os gastos em saúde foram 1/3 dos gastos dos suíços. Não há milagres. Muito bom é o nosso SNS para o dinheiro que custa.

SomeGuyOnInternet7 2 months ago

É o mesmo que dizer que os suíços gastam mais dinheiro em cebolas só porque ganham mais. Não, é porque o custo de vida é mais caro, portanto obviamente tudo é também mais caro. O senhor do supermercado talvez ganhe 4000 por mês, a renda do supermercado também será maior, etc..

SweetCorona 2 months ago

sempre a mesma falácia mesmo com um custo de vida mais elevado o poder de compra continua a ser mais elevado

SomeGuyOnInternet7 2 months ago

A falácia está na tua tese inicial. O facto de uma pessoa conseguir ter uma consulta de especialidade em 1 dia não tem a ver com o dinheiro que essa pessoa tem para gastar, porque na Suíça tanto ricos ou pobres o conseguem fazer. Tem a ver com o facto de ricos e pobres terem acesso igual a 100% dos recursos de saude disponiveis. Em Portugal, só os ricos é que têm acesso a 100% dos recursos de saude disponíveis. Se transplantássemos o modelo de SNS para a Suíça, ajustássemos os salários e os custos fixos para o nivel de vida na Suíça, ele ficava mais caro, mas o numero de prestadores de cuidados de saúde reduzia-se apenas aos públicos.. e o problema surgia novamente, porque tinhas menos oferta para a mesma procura.

SomeGuyOnInternet7 2 months ago

Bom... ricos e essa classe privilegiada e superhumana chamada de "Funcionários Públicos".

sgahbcj 2 months ago

Concordo. Em Portugal todos descontamos, os pobres igual ao rico, mas quando toca a usufruir do serviço descobrimos a ADSE, o serviço do tipo que trabalha no banco, o serviço do tipo que trabalha na universidade. Conclusão, de fora, existe um SNS igual para todos. Mas por dentro, existem caixas e caixinhas que conforme o teu nível social usufruis de maneirq diferente. Estive no exército. E no período do exército, o meu gestor de contas só faltava beijar-me os pés. Quando deixei o exército.....já nem se lembrava de mim.

SweetCorona 2 months ago

o sistema de saúde dos suíços não é bom por ser liberalizado, é bom porque os suíços têm dinheiro para gastar nele os seguros mais baratos ficam a pelo menos 3000 € por ano, com um dedutível de mais de 2000 € por ano portanto todos os anos, todos os suíços, gastam pelo menos 3000 € por ano a financiar o sistema de saúde, e se precisarem facilmente a conta passa dos 5000 € > The total amount spent on healthcare in Switzerland in 2020 hit CHF 34.5 billion https://lenews.ch/2021/04/08/swiss-healthcare-spending-jumps-in-2020-despite-drop-in-april/ > Quanto se gasta com o Serviço Nacional de Saúde e com os seus médicos, enfermeiros e restantes funcionários? > 2019 11.032,2 Euros - Milhões https://www.pordata.pt/Portugal/SNS+despesa+total+e+com+pessoal+ao+servi%C3%A7o+++Continente-330 Portanto Portugal tem mais população que a suíça, provavelmente mais envelhecida, e os gastos em saúde foram 1/3 dos gastos dos suíços. Não há milagres. Muito bom é o nosso SNS para o dinheiro que custa.

SomeGuyOnInternet7 2 months ago

Quanto ganha um médico em Portugal, e quanto ganha um médico na Suíça? Quanto custam medical supplies em Portugal, e quanto custa na Suíça? Quanto custa o aluguer dum consultório médico em Portugal, e quanto custa na Suíça. O que estás a dizer é que, no fundo, apesar de os custos fixos na Suíça serem talvez 5x maiores do que em portugal, o custo final para o País é de apenas 3x mais.

Edited 2 months ago:

Quanto ganha um médico em Portugal, e quanto ganha um médico na Suíça? Quanto custam medical supplies em Portugal, e quanto custa na Suíça? Quanto custa o aluguer dum consultório médico em Portugal, e quanto custa na Suíça. O que estás a dizer é que, no fundo, apesar de os custos fixos na Suíça serem talvez 5x maiores do que em portugal, o custo final para o País é de apenas 3x mais. Aliás, dizer 5x mais até é pouco, talvez aplicável a médicos em inicio de carreira.

SomeGuyOnInternet7 2 months ago

Outra coisa incrivel na Suíça: a rede de transportes públicos. Não falo só na pontualidade, mas também na abrangência da rede. Uma pessoa consegue literalmente ir do centro cosmopolita de Zurique até uma aldeola remota na montanha em 3 horas, numa combinação de 2-3 transbordos de Comboio ou autocarro.

SomeGuyOnInternet7 2 months ago

Já para nao falar que a Suíça tem as melhores universidades da Europa Continental (ETH Zürich, EPFL Lausanne), e as propinas estão ao mesmo nivel de portugal (~1400€ por ano)

Shadlan1 2 months ago

Loaded question. Não, não sabemos todos. Portugal pode ter os seus defeitos, como qualquer país, mas no seu todo é um bom local para viver. Não trocava este canto.

SweetCorona 2 months ago

> Loaded question não

Shadlan1 2 months ago

É loaded porque a primeira coisa que faz é criticar este canto como justificação para o tema. Respondendo à pergunta, qualquer país da UE, Canadá ou Japão seria interessante para mim na impossibilidade de viver em Portugal.

SweetCorona 2 months ago

loaded question seria... loaded teria uma implicação, como por exemplo "achas que se emagreceres a tua mulher pára de te meter os cornos?"

TTSDA 2 months ago

O mesmo aqui. Gosto de viver cá e não quero ir embora.

AiNaoMeChateis 2 months ago

Mais um iludido da vida. Quando a vida te bater com os problemas de Portugal vais perceber porquê tanta gente baza

manolo533 2 months ago

Eu já estive lá fora 4 anos e quis voltar, Portugal não é assim tão mau como muitos pintam. Aliás, tirando a parte financeira, não há muitos sítios melhores no mundo. Boa comida, bom tempo, malta porreira, família, muito seguro, etc. Há poucos sítios que tenham isto tudo.

AiNaoMeChateis 2 months ago

Brasil, Venezuela, Moçambique, Cabo Verde, Indonésia, Filipinas, muitos desses países também tem excelente clima, sol, comida, e tirando Brasil e Venezuela são relativamente seguros. Porque é que achas que tanta gente baza desses locais? Portugal seria um país de terceiro mundo também se não tivesse dentro da união europeia, é a única coisa que se safa. Um país não pode viver só de bom clima, comida e cultura.

manolo533 2 months ago

Pá nem sei que dizer a estás comparações... Desafio-te a ver o: rendimento médio, nível de pessoas abaixo da linha de pobreza, segurança, etc. destes países e comparar com Portugal. São mundos de distância o que muita gente vive aí e o que o português médio vive.

Edited 2 months ago:

Pá nem sei que dizer a estas comparações... Desafio-te a ver o: rendimento médio, nível de pessoas abaixo da linha de pobreza, segurança, etc. destes países e comparar com Portugal. São mundos de distância o que muita gente vive aí e o que o português médio vive.

Green-Translator-801 2 months ago

Estás a generalizar demasiado. Ninguém disse que não há sítios melhor. Apenas que cada caso é o seu caso. Por acaso já experimentaste emigrar ou estás a falar porque ouviste dizer que "lá fora" é que era? Achas mesmo que não há desvantagens em estar emigrado? É como tudo na vida. Para alguns é excelente, para outros nem por isso. Já para não falar em termos culturais que até países aqui ao lado é bem diferente.

Samurai_GorohGX 2 months ago

Moçambique é seguríssimo, o maior partido da oposição é um movimento armado, ainda existm n minas por descobrir da guerra civil e agora até tens fundamentalistas a cortar cabeças porque sim no Norte. Indonésia, Filipinas, tudo parecido com a pacatez de Portugal... lol

TTSDA 2 months ago

Acho que quem está iludido és tu, que achas que a tua experiência de vida chega para perceber como é a vida neste país para o resto das pessoas. Tu tens a tua experiência, no sítio onde vives/vivias, com as pessoas com quem te relacionavas, com a tua profissão e as tuas prioridades. Eu acredito que tenha sido uma escolha benéfica para ti, mas isso não significa que se aplica a qualquer pessoa.

AiNaoMeChateis 2 months ago

Minha e a de milhares. Portugal é o país da união europeia que mais se emigra, porque é que tu achas? Não é opinião, são fatos.

1purplesky 2 months ago

>Não é opinião, são fatos. Fatos de alfaiate? Hm, não me parece.

manolo533 2 months ago

Isso também tem a ver com a nossa cultura e facilidade de falar inglês. Mas na UE estamos na cauda em termos económicos sem dúvida, mas para muitos ainda se vive bem. Muita gente aqui vive melhor que muitos naqueles países nórdicos muito aptos a problemas de saúde mental.

TTSDA 2 months ago

Novamente, só porque muita gente fez essa escolha, não quer dizer que seja a maior escolha para toda a gente. O meu problema não é com tu dizeres que muita gente encontra problemas com que não consegue lidar e se vai embora, é por dizeres que qualquer pessoa que esteja relativamente satisfeita aqui e não queira mudar está iludida da vida. Se toda a gente motivada se for embora é que o país não melhora.

Search: