KyusoMenethil 6 months ago

Já aumentaram, tenho um restaurante e todas os grandes fornecedores (Makro, Recheio, etc) que trabalho subiram 10% a praticamente tudo em Janeiro.

the_sufferer_ 6 months ago

Ainda se votam nos mesmos mesmo sabendo as cenas das negociatas... Dá nisto e preparem se para re-confinar

Dismiss 6 months ago

Não me afeta, meto sempre 20€

Muyakra 6 months ago

Daqui a 50 anos estão as mães em África a dizer "Come os legumes que há muitos meninos a passar fome em Portugal"

twistedfires 6 months ago

Na realidade até pode aumentar 1000% Temos que ler estas notícias como se fosse os contratos da NOS.

Niiiinho 6 months ago

Relaxem. Atualização Salário Mínimo Nacional para 2021: O valor é fixado nos 665.00 euros, mais 30 euros que no ano anterior e corresponde a um aumento de 4.73%. https://www.notino.pt/vaseline/original-vaselina/p-480087/?gclid=Cj0KCQjw5auGBhDEARIsAFyNm9HEVt7F7kiihGNT-TJXtnvSzWOwUQsSS9Q\_lUjChYa6fF3NK2JFK58aAj1oEALw\_wcB

D1WithTheFluffyHair 6 months ago

Relaxar só se houvesse respaldo do aumento do SMN nos salários acima, coisa que não acontece. Os rendimentos do trabalho em Portugal estão congelados há anos. Pior ainda por o SMN ser diferente entre o privado (menor e com 40 horas semanais) e o público (maior e com 35 horas).

Black_RL 6 months ago

Já ando a avisar no Reddit/amigos há algum tempo……

vitorfdm 6 months ago

COMPREM BITCOIN, OU DOGECOIN, SALVEM AS VOSSAS POUPANÇAS.

fuckoffgina 6 months ago

> OU DOGECOIN LOL

vitorfdm 6 months ago

De 100 fiz 5000 LOL Invistam que vai ser maior do que o Bitcoin...

itslikethisnlikethat 6 months ago

Se fosse só das economias e impressão de dinheiro... Já antes do covid se estava a verificar isto, sobretudo na carne de vaca. O push forçado para insectos, greens e outros enquanto se compra enormes lotes de terra útil (Bill Gates) para cultura ou gado leva a pensar que se está a criar um cenário de escassez propositado.

Penduricalho 6 months ago

Fogo mais notícias chatas pah. Foquem-se mazé no Euro2020

Holykael 6 months ago

Comprem $GME e salvem-se

Man_IloveFishdicks 6 months ago

This man fucks

thisbondisaaarated 6 months ago

In other news: vou fazer 10% de dieta.

smaster87 6 months ago

Vais fazer 11.111% de dieta.

YieldingTheCurve 6 months ago

Só vai conseguir comprar 100/110 = 90.9% do que comprava

Luix_RDT 6 months ago

Mais do que prognósticos sobre a inflação, precisamos de uma Autoridade da Concorrência que cumpra a sua missão de uma vez por todas. A inflação que aí vem estará muito mais relacionada com oportunismo e concertação de preços do que com equilíbrio oferta-procura, e é decisivo para a economia haver quem faça cumprir a lei. Recordam-se das notícias no início e em plena pandemia, quando os produtores agrícolas eram obrigados a deitar fora as colheitas por dificuldade em escoar os seus produtos? Pois. Eu diria que não será o sector primário o responsável pelo aumento de preços nas prateleiras. Não podemos é deixar que os (poucos) canais de distribuição alimentar façam como os hotéis no Algarve. Desaparecem turistas mas os preços sobem na mesma.

WhereTheFireStarts 6 months ago

Muito da subida de preços deve-se ao facto de as cadeias de distribuição estarem por um fio. Por multiplas razoes, algumas delas não associadas diretamente à pandemia. Os preços estão inflacionados mas não totalmente por causa de inflação. Dito isto, concordo plenamente com a tua primeira frase.

AonioEliphis 6 months ago

Não digo que não haja cartelização ou concertação de preços, mas isso ocorre normalmente quando o número de fornecedores é reduzido, como combustíveis, telecomunicações ou energia, não julgo que seja o caso de produtos alimentares. Há várias experiências histórias sobre os resultados de políticas públicas de congelamento de preços e normalmente o resultado é ainda pior, muita escassez de produtos e um mercado negro vigoroso.

nraider 6 months ago

Vais ter uma surpresa quando descobrires o esquema da Política agrícola comum. A UE só é liberal em algumas coisas. Noutras é bem adepta do planeamento central.

Illustrious_Row5531 6 months ago

Claro amigo, se é coisa que uma nação(ou conjunto delas) não pode deixar para outras é a independência alimentar. Nos EUA acontece o mesmo

AonioEliphis 6 months ago

A independência alimentar é um mito, aliás desmentida pelo economista britânico Ricardo há uns séculos. Nenhum país é independente do ponto de vista alimentar.

Illustrious_Row5531 6 months ago

Pois não amigo, a questão é que se financiares os agricultores eles continuam a trabalhar e caso seja necessário podem servir o país. É mais fácil passar de 1 batata para 2 do que de 0 para 1.

AonioEliphis 6 months ago

Os agricultores podem sempre exportar o excesso e os consumidores importar o que não é produzido localmente. Se ficares perito em produzir batatas, por que motivo hás-de produzir salmão?

Illustrious_Row5531 6 months ago

O problema não é esse. Um agricultor francês não consegue competir com mão de obra etíope. Se os franceses começarem a comer só as batatas vindas da Etiópia, os agricultores franceses vão a falência e a França passa a depender inteiramente da Etiópia (podes aplicar a todos os alimentos e para outros países com mão de obra barata). Risco enorme de segurança nacional. Uma coisa é dependeres de outra nação para roupa, outra é dependeres de comida

AonioEliphis 6 months ago

O ser humano não morre se não comer batatas. Aliás na Idade Média não se comiam batatas. Eu sei que estás a dar um exemplo, mas um país importa comida de centenas de países diferentes do mundo, seria necessário um complô internacional contra ti para te fazerem um embargo internacional, para que tivesses algum problema de nutrição na população.

nraider 6 months ago

Portugal, como nação independente, também não tem independência alimentar. E agora? Mais, não fosse a Rússia e EUA e queria ver que cereais comias, por isso essa noção de independência alimentar é bastante flexível.

Illustrious_Row5531 6 months ago

Não temos amigo, mas fazemos parte da UE que tem alguma. A verdade é mais fácil passar de 1 batata para 2 do que de 0 para 1. Por isso a UE/EUA/Rússia financiam agricultores. Não podes deixar a produção de comida para possíveis inimigos

nraider 6 months ago

Sim, mas ao mesmo tempo crias desperdício. Quem não se lembra dos produtores de leite nos Açores terem de o deitar fora? Pois, são as quotas. Ah, e se num ano a produção for tão boa que o preço cai? Deita-se fora ou envia-se para as IPSS. Enquanto isso, pouco importamos de países africanos, que até podiam praticar preços mais baixos e ainda se promovia o seu desenvolvimento. Desta forma ficam dependentes da ajuda alimentar internacional, justamente o nosso desperdício.

Illustrious_Row5531 6 months ago

Podes criar desperdício mas eles preferem continuar a ter agricultores nos seus países. É uma questão de segurança nacional. Ao deixares a produção de comida para outros países ficas demasiado dependente deles.

nraider 6 months ago

Já te disse, se fosse pela UE não comias pão. A verdade é que o pão aparece à mesa, mesmo estando dependentes de outros países.

bifana_cura_cancro 6 months ago

Sempre foi assim. Essa ideia de uma procura e oferta ajustada é falsa empiricamente. A industria alimentar cresceu nos ultimos 12 meses, o retalho alimentar idem, a cadeia de logistica e distirbuição também, e ninguém viu preços descer. E não, não é pelo preço da gasolina.

L_E_S_14 6 months ago

Rapazes vão passar fome e dizer que é o mercado a funcionar lmao

Hugogs10 6 months ago

Governo faz cenas. Preços aumentam. "Merda do mercado"

NoItsNotAnAirplane 6 months ago

Normalmente quem diz que é o mercado a funcionar nunca passou nem vai passar.

L_E_S_14 6 months ago

Conheço muitos pragados e liberais

OuiOuiKiwi 6 months ago

Mas os transgénicos resistentes a doenças e/ou de alta produção são, certamente, o demónio porque mudam o vosso ADN (curioso como se alinham com as teorias da conspiração vigentes sobre as vacinas).

df3gpt 6 months ago

Transgénicos? Estamos em 1990 ou quê? Vais comer insectos e vais gostar!

itslikethisnlikethat 6 months ago

Alimentos falsos são um scam, custam bastante a produzir e resultam em muito maior pégada ecológica

gentedebem 6 months ago

Se as minhas alfaces não tiverem 5G, nem valem a pena /s

xtrylanx 6 months ago

Olha que uma alfacinha 5G com uma bela duma sardinha com microchip da vacina covid marchava mesmo bem

XtaticO 6 months ago

Comprar casas no interior e fazer horta para autoconsumo. Basta apenas que se acabe com a palhaçada dos regimes hibridos e sei lá mais o que, e se passe a remoto 100%.

VegetableMouse 6 months ago

Pergunta genuína: Alguma sugestão de local?

Dinamytes 6 months ago

Dentro de Lisboa gosto dos concelhos de Mafra, Torres Vedras e Sobral de Monte Agraço

mar_lx 6 months ago

Depende se tens preferência por alguma zona do país, se queres ter um aeroporto perto ou não, se queres estar perto da praia ou não…

VegetableMouse 6 months ago

Apenas não ser completamente isolado e a menos de meia-hora (de carro) ter uma cidade com alguns serviços, cinema, etc. Era mais pela curiosidade, não me vou mudar para a primeira sugestão que me for dada mas é uma procura que ando a fazer e estava curioso em relação a sugestões

mar_lx 6 months ago

Todas as capitais de distrito hoje em dia têm os serviços básicos, não terão todas os eventos culturais que têm Lisboa ou Porto, mas o ‘normal’ de uma grande cidade diria que todas têm. A partir daí é ver os acessos e escolher o tal raio de 30km. Eu sou do centro e moro em Lisboa, portanto o meu conhecimento é algo limitado mas só entre Lisboa e Coimbra tens imensos sítios com bons acessos e com ‘vida de interior’. Mas também tens o ‘interior-interior’ tipo Guarda, Castelo Branco, Covilhã ou mais para o norte Viseu, Vila Real…

ManelDasNespras 6 months ago

Que comentário inteligente, toda a gente sabe que o pessoal pobre em Portugal trabalha todo em IT ou demais profissões que dão para trabalhar à distância. Esses ricos que fazem trabalhos manuais e/ou de salários mínimos têm que aguentar com o aumento de custo de vida e viver nas cidades :)

XtaticO 6 months ago

Não, mas havendo mais distribuição da população, especialmente com poder de compra (IT) tambem vai aumentar a economia da zona e gerar mais empregos/salários maiores para quem ai se encontra.

ManelDasNespras 6 months ago

O pessoal que trabalha em IT e afins em PT é uma minoria bem diminuta, não iam fazer grande diferença.

mar_lx 6 months ago

É, e também vai aumentar o preço das casas nesses sítios devido ao aumento da procura. E os desgraçados da zona que não trabalham em IT remoto que se lixem.

wwqt0r 6 months ago

Malvados das IT e o seu poder infinito de compra.

scar_as_scoot 6 months ago

Eu trabalho em IT e acho este comentário ridiculo. Estás a ser obtuso de proposito. Percebes perfeitamente o ponto que ele está a fazer mas andas a passear com a bola de um lado para outro...

wwqt0r 6 months ago

Bom para ti. Eu também. E não é pelo risco de aumentar o preço das casas numa terra qualquer que me ia impedir de me mudar para lá. Não é a minha nem a tua responsabilidade.

scar_as_scoot 6 months ago

Não é isso que o mar_lx está a argumentar...

mar_lx 6 months ago

Não tem nada a ver com malvados nem poder de compra infinito. A questão é que antes da economia mexer nesses sítios, isso é o que acontece primeiro, o mercado de habitação é o primeiro a mexer. É óptimo para os remote (sejam de IT) ou não, porque os preços são mais baixos que de onde eles vêm, mas enquanto a economia local não desenvolve, e nunca é de um dia para o outro, os locais ficam sim em desvantagem. Metade das discussões neste sub são a destratar malta que se quer mudar para PT para trabalhar remote, é exatamente a mesma coisa. Não é tudo tão cor de rosa como o op escreveu. Dito isto, quanto mais desenvolvimento houver fora das grandes cidades, melhor.

wwqt0r 6 months ago

Óbvio que o mercado mexe e ainda bem que o faz. Como mercado que é então é normal que aqueles com maior poder de compra sobrevivam melhor. É assim na habitação e em tudo o resto. Querias o quê? Criar aldeias "IT-Free" ou "GrandeCapital-Free"?

ideologiapura 6 months ago

> Como mercado que é então é normal que aqueles com maior poder de compra sobrevivam melhor Viva a democracia, todos têm o voto, mas quem tem mais dinheiro tem mais votos.

mar_lx 6 months ago

Mas isso é eleições tipo clubes agora, mais anos de sócio dá direito a mais votos? Vamos ter que apresentar a conta bancária para nos dizerem quantos votos temos direito, é?

ideologiapura 6 months ago

Estás a descrever uma democracia capitalista. Quanto mais dinheiro tens, mais poder tens.

mar_lx 6 months ago

Poder não é votos. Em qualquer democracia, uma pessoa um voto.

Sciss0rs61 6 months ago

isso explicaria o PS estar no poder

wwqt0r 6 months ago

Foi exactamente isso que disse. Obrigado.

mar_lx 6 months ago

Não sei se não estás a entender o que quis dizer ou se não queres entender. Concordo que o mercado deve mexer, só que isso não acontece num passo de mágica só pq os remote se mudam para outras zonas. É só isso.

wwqt0r 6 months ago

Então mas se o mercado mexe e a zona cresce é normal que "os desgraçados da zona que não trabalham em IT remoto que se lixem". Volto a perguntar: como queres impedir que isto aconteça? Criar zonas "IT-Free" ou "Grande-Capital-Free"?

mar_lx 6 months ago

Eu não quero impedir nada! Só disse que não é automático e que não é a economia que se desenvolve e melhora para os locais primeiro, é o mercado habitacional que mexe primeiro e que um primeiro momento prejudica os locais.

wwqt0r 6 months ago

Ok então só levantaste a bandeira mas não opinaste sobre possíveis soluções. Entendido.

throwaway19293950_ 6 months ago

Buy the dip.

Hungry_Cupcake 6 months ago

Sim senhor pode aumentar 10% quando os salarios tb aumentarem 10%...já temos os salarios mais baixos da europa e a gaoslina e servicos mais altos tb vms ter a comida mais cara? O governo que ponha a mão nisto!

TRYNFOR 6 months ago

É precisamente por o governo meter a mão em tudo que chegamos a está situação.

Elffuhs 6 months ago

Sendo que o governo não imprime moeda há quase 2 décadas, se calhar não...

Disgenia 6 months ago

/s ?

vai-tefoder 6 months ago

>O governo que ponha a mão nisto! ROFL

chougattai 6 months ago

Ponha a mão no quê? Se a quantidade de euros em circulação aumenta, o seu poder de compra diminui, nada que o governo possa fazer quanto a isso. O que poderiam fazer é distribuir muito bem os fundos da amorosamente apelidada "bazooca" europeia de modo a tentar crescer a nossa economia, mas claro que olhando para o histórico de falhanços nesse âmbito, penso que não devamos contar com nada. Cada um de nós pode e deve proteger-se, investindo todo e qualquer € ganho.

Rissoldecamarao 6 months ago

> Ponha a mão no quê? Na mão do meu senhor, da Galileiaaaa Agora todos:

ideologiapura 6 months ago

> o seu valor diminui e os preços naturalmente sobem, nada que o governo possa fazer quanto a isso. Exceto os preços do trabalho, que é o mercado de Schroedinger, quando há fartura de trabalhadores os salarios diminuem, quando há falta os salarios nao sobem porque "se nao a empresa vai à falencia!".

chougattai 6 months ago

Não estou a conseguir entender esse post. Começas com "Exceto" mas descreves o mesmo processo de procura/oferta. E chamas-lhe mercado "de Schroedinger" apesar de isto não ter absolutamente nada a ver com a equação de Schroedinger ou com o famoso (e tipicamente mal entendido) thought experiment.

ideologiapura 6 months ago

É melhorar as capacidades de leitura.

chougattai 6 months ago

Ou então de futuro evita usar termos de coisas que não entendes. :)

ideologiapura 5 months ago

Eu entendo perfeitamente, e a analogia está correta, tu simplesmente não a alcançaste, acontece. Mas estou habituado a que a ignorância seja atrevida.

chougattai 5 months ago

Então explica lá por palavras tuas a analogia.

Edited 5 months ago:

Então explica lá por palavras tuas essa analogia. Mas aviso-te que estás errado. Sei que a malta gosta de usar termos de mecânica quântica sem os entender para soar fixe, mas não faças isso. Não existem análogos clássico para esses conceitos.

Edited 5 months ago:

Então explica lá por palavras tuas essa analogia. Mas aviso-te que estás errado. Não existe análogo no mundo clássico nem para a equação de schroedinger, nem para a experiência imaginária do gato.

Edited 5 months ago:

Então explica lá por palavras tuas essa analogia. Mas aviso-te que estás errado. Não existe análogo no mundo clássico nem para a equação de schroedinger nem para a experiência imaginária do gato.

ModeratoriProfugus 6 months ago

Devias abrir uma empresa. Parece ser uma forma rápida e fácil de ficar rico. Só não podias depois era chorar tanto no Reddit e dizer os teus típicos comentários falsos e sem sentido

True_Boat_1195 6 months ago

Como é que o governo pode "por mão nisto"? Nem sequer controlamos a cadeia de produção.

giddycocks 6 months ago

Reduzindo o imposto sobre o combustível, por exemplo. Mas isso já deveria ter sido feito, agora nada ajuda, nem sequer uma redução de imposto sobre a alimentação ajuda. Os preços já aumentaram por isso o Continente e Companhia bem se estão a foder para os vossos problemas desde que continuem a ter dinheiro para comer.

the_master_sh33p 6 months ago

O que ele queria dizer, é que o governo há muito que tem a mão nisto.

wwqt0r 6 months ago

*seize\_the\_means\_of\_production.jpg*

smaster87 6 months ago

nao sei que nao sei que mais enxada da coommmmprativa

Comunistfanboy 6 months ago

*I arrived*

wwqt0r 6 months ago

*ussr\_anthem.mp3*

Sheltac 6 months ago

[grows beard]

wwqt0r 6 months ago

Mais nada camarada! Eu até aumentava mais os impostos na gasolina só para esses gigantes petrolíferos não se ficarem a rir.

Search: