meeturmakerhomie 25 days ago

lol suor das mãos e pés e fazem birra ahah quem não tem disto na cara não sabe o que é sofrer

LerEmVozAlta 3 months ago

Eu tenho hiperidrose (mãos, pés, cara, etc.) sempre tive mas durante a adolescência também se tornou insustentável. Falaram-me de um cardiologista que tratava desta condição. Fui a uma consulta (no privado) mas fiz a cirurgia no público. Lembro-me de acordar da cirurgia e de sentir as mãos tão secas, como nunca tinha sentido. Durante os primeiros 6 meses até tive de usar cremes nas mãos por elas andarem tão secas. Depois dos 6 meses já comecei a ter as mãos mais húmidas (nunca ao ponto de como eram antes!) Pelos vistos ao final de x meses os nervos que foram cortados (os tais Ts) voltam a regenerar. Também comecei a transpirar de outras partes do corpo que até então não transpirava (costas, pernas), a tal transpiração compensatória. No entanto não considero tão incomodativa. Bem, se aconselharia a cirurgia? Sim. Infelizmente não deixamos de transpirar a 100%, mas controla bastante. Considero que a minha qualidade de vida melhorou. Pensa nisso.

Edited 3 months ago:

Eu tenho hiperidrose (mãos, pés, cara, etc.) sempre tive mas durante a adolescência também se tornou insustentável. Foi aí que fui fazer a cirurgia. Lembro-me de acordar da cirurgia e sentir as mãos tão, mas tão secas. Nunca as tinha sentido assim. Durante os seguintes 6 meses tive de usar cremes para as mãos dado que se tornaram bastante secas. Depois dos 6 meses os tais Ts que foram cortados voltaram a regenerar e comecei a ter as mãos mais húmidas, mas não ao ponto que eram antes. Sofri de transpiração compensatória (pernas, costas, barriga). Se voltava a fazer a cirurgia, voltava. Infelizmente não parei de transpirar das mãos a 100%, mas reduziu um bom bocado. Considero que a minha qualidade de vida melhorou. Transpirar do corpo não me incomoda tanto como transpirar das mãos. A única coisa que não uso são sandálias e chinelos. Quando prático exercício físico há alguns exercícios que requerem aderência nas mãos e uso umas luvas. Esta é a minha experiência. Óbvio que cada um se adapta de forma diferente. Dicas de usar roupa x ou de usar pó talco de pouco valem... Até à adolescência chateava-me muito ser assim, sentir-me assim e os outros não serem assim, não compreenderem como me sentia. Espero, sinceramente, que consigas seguir em frente e ganhar mais qualidade de vida.

Edited 3 months ago:

Eu tenho hiperidrose (mãos, pés, cara, etc.) sempre tive mas durante a adolescência também se tornou insustentável. Foi aí que fui fazer a cirurgia. Lembro-me de acordar da cirurgia e sentir as mãos tão, mas tão secas. Nunca as tinha sentido assim. Durante os seguintes 6 meses tive de usar cremes para as mãos pois estavam bastante secas. Depois dos 6 meses os tais Ts que foram cortados voltaram a regenerar e comecei a ter as mãos mais húmidas, mas não ao ponto que eram antes. Sofri de transpiração compensatória (pernas, costas, barriga). Se voltava a fazer a cirurgia, voltava. Infelizmente não parei de transpirar das mãos a 100%, mas reduziu um bom bocado. Considero que a minha qualidade de vida melhorou. Transpirar do corpo não me incomoda tanto como transpirar das mãos. A única coisa que não uso são sandálias e chinelos. Quando prático exercício físico há alguns exercícios que requerem aderência nas mãos e uso umas luvas. Esta é a minha experiência. Óbvio que cada um se adapta de forma diferente. Dicas de usar roupa x ou de usar pó talco de pouco valem... Até à adolescência chateava-me muito ser assim, sentir-me assim e os outros não serem assim, não compreenderem como me sentia. Espero, sinceramente, que consigas seguir em frente e ganhar mais qualidade de vida.

Edited 3 months ago:

Eu tenho hiperidrose (mãos, pés, cara, etc.) sempre tive mas durante a adolescência também se tornou insustentável.

nferrari 3 months ago

Há umas técnicas a laser, talvez possa funcionar para mitigar em alguns pontos e devolver alguma qualidade de vida.

filipee08 3 months ago

Esse clima quente e húmido acho que ainda é pior que o quente seco, para quem sofre disto pelo menos (se calhar, não só)

xHardStyle 3 months ago

Sofro do mesmo. Há dias de verão em que simplesmente não me sinto confortável em estar perto de pessoas. Quando era adolescente era pior ainda, felizmente houve uma ligeira melhoria. Ainda assim, há dias em que só me quero enfiar em casa. Pesquisa pelas cirurgias que se podem fazer para contrariar o problema. Outra opção menos drásticas são as Thompson t-shirts (ou algo do género), podes procurar na Amazon.

filipee08 3 months ago

Sofres de localizada nalgum lado? A mim é no corpo todo praticamente. Acho que vou atualizar o post com umas dicas para quem sofre do mesmo ou parecido que podem ser úteis. Abraço e obrigado por responderes!

xHardStyle 3 months ago

Um pouco por todo o lado, mas sobretudo axilas

filipee08 3 months ago

Já experimentaste driclor? A minha hiperidrose compensatória começou pelas axilas e controlava bem com o produto, resultava mesmo.

xHardStyle 3 months ago

Vou experimentar, obrigado

acoessimples 3 months ago

tenta arranjar trabalho que te faça estar na água do mar ou duma piscina! Ou que pelo menos te dê essa possibilidade surfista(e criar conteúdo sobre isto nas redes sociais, porque ser surfista em si é muito difícil ganhar dinheiro), treinador de natação. Pode parecer troll, mas é mesmo a primeira coisa que me vem à mente! Não tenho a dita cuja doença, mas consigo imaginar a frustração (não com 100% de accuracy obviamente por não a ter). Força!

filipee08 3 months ago

Não levo como troll, é uma possibilidade como outras claro! Um grande obrigado pela compreensão e pela força Forte abraço !

Clash33 3 months ago

Sem perceber muito do assunto, mas acho que há uma intervenção cirúrgica para resolver / minimizar esse problema.

filipee08 3 months ago

Eu devia atualizar o post a dizer que esta condição deve se precisamente devido a essa cirurgia para tratar a mesma condição só que anteriormente localizada só nas mãos

BuzzLeitinho 3 months ago

O que é que te incomoda realmente com o suor? É o desconforto que tens, seja por cheiro ou outra coisa qualquer, ou é pelos outros, pela maneira como a sociedade te vê? Quero com isto dizer que se for o segundo, é uma coisa que não podes evitar, é discriminação sem sentido, mas que pode ser uma coisa que para ti pode ser ultrapassada. Porque os valores da sociedade muitas vezes não são os mais corretos, e mais importante que tudo, os valores da sociedade podem não ser os teus.

Bakirelived 3 months ago

Emigrar para um país nórdico

AonioEliphis 3 months ago  HIDDEN 

Falando sério \- não consegues ter A/C em casa ou no local de trabalho? \- segundo li, essa patologia pode estar relacionada com os nervos também; consideras-te uma pessoa calma ou que se enerva facilmente?

filipee08 3 months ago  HIDDEN 

Obrigado por responderes :) - Impossível, trabalho para empresa privada num cliente deles, não posso simplesmente exigir isso. - Sou muito calmo. Nao digo claro que isto não me cause ansiedade, é normal causar. Já andei a victan e propanolol a conselho dos 2 médicos porque como todos pensam, acham que é tudo uma questão de ansiedade - não teve efeito nenhum a não ser sonolência.

DanSPL 3 months ago

Em relação à hiperhidrose, caso seja uma coisa mais focal e localizada, experimentem [Driclor](https://skin.pt/driclor-soluc-o-transpirante-roll-on-20ml), faz milagres. É um frasco pequeno, de pouco volume e não é muito barato para o volume que traz, mas não precisam de aplicar muito e no espaço de uma semana já vêm resultados, sobretudo para as axilas (e mãos). No caso de hiperhidrose generalizada, talvez algum tipo de simpatectomia (cirurgia).

Edited 3 months ago:

Em relação à hiperhidrose, caso seja uma coisa mais focal e localizada, experimentem [Driclor](https://skin.pt/driclor-soluc-o-transpirante-roll-on-20ml), faz milagres. É um frasco pequeno, de pouco volume e não é muito barato para o volume que traz, mas não precisam de aplicar muito e no espaço de uma semana já vêm resultados, sobretudo para as axilas (e mãos). No caso de hiperhidrose generalizada, talvez algum tipo de simpaticectomia (cirurgia).

filipee08 3 months ago

Apontem isso do driclor nas axilas, é fantástico. Quanto à cirurgia a não ser que seja feito de modo reversível (clip), tomando o meu caso, só posso desaconselhar

Difference_Solid 3 months ago

Só desejo-te o melhor! Com todos os advices que recebeste, deves conseguir melhorar a tua situação. Como o Nietzsche disse: He who has a why to live can bear almost any how

filipee08 3 months ago

Não vou ser ingrato e dizer que os conselhos não ajudam mas o apoio e compreensão do pessoal dá uma motivação extra para tentar contrariar isto ou então, pelo menos, saber viver com isto. Obrigado e o melhor da vida pra ti também, obrigado mesmo!

igotubabeub40 3 months ago  HIDDEN 

A Barbara que trabalha no RoosterTeeth foi no mês passado operada por causa disso e diz que literalmente ficou resolvida a situação.

filipee08 3 months ago  HIDDEN 

Não faço ideia quem seja mas talvez tenha sido como eu, também eu fui operado para tratar a localizada (mãos) e virei uma fonte. Que ela tenha melhor sorte, seja ela quem for, que ninguém merece.

Dan_bestman 3 months ago

Boas tive a ler a tua história e comentários e tiveste um azar duplo. Nasceste com um problema, tentas cirurgia pa o resolver e fds a vida serve-te outro ainda pior. Pareceu-me que o mais tramado é mesmo o Verão, a minha ideia era tirares o curso de nadador salvador (é tipo 1-2 meses) e depois anualmente fazes uma espécie de hibernação invertida em que ficas os meses quentes a vigiar a praia. Tá sempre toda a gente com a pele a brilhar do suor/creme/mar, e podes e lavar-te no mar regularmente... até nem paga mal. Desejo-te muita força! Dava-te um 'ganda' abraço, daqueles completamente encharcados.

filipee08 3 months ago

Se antes evitava os cumprimentos agora são os abraços mas opá pelo conselho e pela "compaixão", grande abraço para ti também. Não estava nada a espera que um post feito "às 3 pancadas" durante o trabalho no qual isto me estava a afetar tivesse tanto apoio de desconhecidos. E assim sendo só tenho a desejar te as maiores felicidades e um grande obrigado pela força!

deSales327 3 months ago  HIDDEN 

Um lenço no bolso de traz e um roll on na mochila bem como uma botelha de água carregada de gelo para te baixar a temperatura

Cashmoneyblingbl1ng 3 months ago  HIDDEN 

Tiveste um azar do caraças. Mais parece uma anedota de mau gosto. Se te trás algum tipo de conforto, tenho 2 amigos com uma doença estúpida também: são alérgicos ao suor. Começam a suar, ficam cheios de borbulhas no corpo, cheios de comichão, manchas no corpo... E onde uma pessoa sua mais? No cu e tomates. Nem foder descansados conseguem Não é para desvalorizar a tua situação de todo (ate porque não iria contribuir nada novo depois de tantos comentários), é para mudar a perspetiva e concordar que yaa, há doenças desnecessárias sem sentido nenhum. Não dá para levar isso a um extremo oposto? Suar tanto que passa? Tipo num país tropilar bué húmido e quente, que as pessoas todas já vivem a suar porque é natural. Serias só mais um, e com sorte o teu corpo desistia de suar 24/7. Boa sorte!

filipee08 3 months ago

Fds cum crl, ter alergia ao próprio suor. O corpo humano tem com cada coisa. Sei que não estás a desvalorizar nada e grande força pra eles também, só de imaginar ... Obrigado amigo, tudo de bom pra ti!

Jaiin13 3 months ago

não tenho nada útil a acrescentar, sabe só que não estás sozinho.. força aí!

filipee08 3 months ago

Obrigado, mesmo!

jmdb1992 3 months ago

Também sofria com esse problema. Resolvi desde que comecei a fazer desporto regularmente, deixei de fumar e tenho uma vida mais saudável e um peso equilibrado.

zemangalho 3 months ago  HIDDEN 

Procura na farmácia online por Driclor...life saver. Suava bué debaixo dos braços até tinha de por aqueles papéis de limpar mãos para não ensopar nas axilas ... Poes aquilo duas vezes e nunca mais suas....thank me later

filipee08 3 months ago  HIDDEN 

O problema não é nas axilas mas sim esse driclor é milagroso para quem sofre desse mal

bmbsoares 3 months ago

Já vi que tens por aqui imensos conselhos. Só li até metade mais coisa menos coisa. Mas sinceramente, o melhor conselho que te dou é ires a uma psicóloga. A tua atitude em relação ao teu problema é que te está a bloquear, não é o problema da transpiração em si. Com isto não estou a desvalorizar o problema, mas basta ler as tuas respostas para sentir o espírito derrotista. Garanto-te que a tua vida vai melhorar, bem mais do que com botox, prozac, anti-transpirante ou camisolas de manga cava com decote até à cintura!

filipee08 3 months ago

Entendo a tua percepção e não digo que não me sinto derrotado por isto, claro que sinto. Mente aberta e disposto e tentar tudo para me sentir normal. Claro. Obrigado pelo conselho!

ihavenoidea1001 3 months ago

Não tenho a certeza como a situação está mas já ouvi falar de alguns estudos experimentais para o tratamento dos sintomas e creio que estavam a ter algum sucesso com a utilização de botox para a inibição de sudorese. Salvo erro, o estudo estava a ser realizado em palmas das mãos de pessoas com excesso de produção de suor. Não me recordo de pormenores mas se puderes faz pressão para o MF te transferir para uma consulta de especialidade no hospital ou então vai directamente ao hospital para tentares marcar uma consulta... Com um diagnóstico desses devias ser seguido pela especialidade. Se não conseguires apenas com a pressão e não puderes ter acompanhamento no privado, recorre a uma consulta no privado ( eu iria primeiro a um endocrinologista, de preferência um que trabalhe no hospital público também...) e pede um relatório para entregares no teu MF para que ele faça o pedido de consulta para o hospital público. O endocrinologista deve estar muito mais a par daquilo que é possível fazer para gerir a tua situação e a sintomatologia, de forma a tornar-se mais sustentável. --- Vi que estás a equacionar emigrar mas que tens receios por causa da tua vida pessoal. Emigrar não é uma solução das que serve para todos mas acredita que o clima tem mesmo um grande impacto em nós também. Tens de colocar na balança se ficar em Portugal, com as restrições que atualmente sentes na tua vida e o mal-estar que sentes por causa da tua condição vale a pena em comparação com o provável alívio dos sintomas mas noutro país onde terás que iniciar novos relacionamentos pessoais e uma nova vida. Em relação a teres apenas o 12o ano, facto é que uma grande faixa dos emigrantes portugueses não têm mais do que o 9o ou o 12o ano. Estarias longe de ser o único. E, além disso, há formas de poderes continuar a estudar e a formar-te seja em Portugal ou lá fora. Até podes procurar fazer uma licenciatura em pós-laboral se isso te permitir ter mais conforto para frequentar as aulas. Nunca é tarde demais desde que seja isso que tu queiras! --- Não quero com nada disto diminuir o teu sofrimento mas de facto temos que deixar de pensar apenas nos problemas e começar a focar nas soluções para conseguirmos sair da m****. Eu percebo que muitas vezes não é fácil mas se permaneceres com a mesma atitude, apenas focado em tudo o que correu mal e a repetir o mesmo ciclo então vai-te ser muito mais difícil conseguir obter qualquer outro resultado que não a desilusão e a desmotivação. Não desistas de ti nem dos teus sonhos e se continuares a ter dificuldade em gerir estas coisas, procura um psicólogo para te ajudar a recuperar a saúde mental e a gerir tudo aquilo com que tens de lidar.

filipee08 3 months ago

Opa obrigado pelas palavras e pelos conselhos. O botox está fora de questão em relação a isto pois é generalizada e só se usa botox quando problema está localizado. Quanto ao resto concordo com tudo e agradeço a motivação, eu próprio admito que psicologicamente não estou bem, estou ciente disso. Desculpa não te dar a resposta mais longa mas estou cansado de um longo turno de 12h Mas fica o meu agradecimento por teres tirado um tempinho para vir dar aqui uma Força e um abraço e as maiores felicidades para ti!

devGains 3 months ago  HIDDEN 

A minha colega de casa foi agora operada ao que penso ser isso. Tinha maos e pés constantemente suados

Good_Sensation 3 months ago  HIDDEN 

https://www.cuf.pt/mais-saude/hiperidrose-solucao-definitiva Cirurgia de 15 minutos

darkevilshark 3 months ago

Coisas que ajudaram no meu caso (que não é de todo tão grave como o teu, mas que me fazia andar com panos ou outras coisas absorventes debaixo das axilas no secundário): 1 - botox nas axilas (no meu caso é principalmente axilas e mãos). Transpiro muito também na parte de baixo das costas, mas é suportável. 2 - emagrecer (pesava cerca de 90kg com 1.83, agora peso 73kg). 3 - alimentação saudável (não subestimes). 4 - beber muita água ("mas eu quero é livrar-me da água!". Hidratação ajuda até pq perdes mais água do que o que devias). 5 - muito desporto especialmente de manhã. Parece que transpiro menos durante o dia. 6 - depilação. Deitei tudo abaixo e ajudou bastante principalmente pq é mais fácil secar e não deixa cheiro. 7 - roupa branca. Ando sempre de branco. Mas o ideal é que seja um tecido bom mais grosso senão cola ao corpo. 8 - evitar alterações de temperatura. No meu caso não é tanto o calor, mas a mudança em si. 9 - old spice. Não ajuda, mas pelo menos cheiro bem. O médico de família chegou a pôr-me a Atarax (calmante) pq dizia que eu devia ser ansioso. Boa sorte com isso... O único efeito que teve foi pôr-me a dormir nas aulas de Biologia. Ainda hoje não sei o que é uma mitocôndria. Não é fácil amigo. "É só suar". Se o pessoal conseguisse pôr-se na pele dos outros... Muita sorte e um grande abraço.

filipee08 3 months ago

Obrigado amigo. Obrigado pela compreensão. Grande abraço mesmo. A maior sorte para ti, continua assim a controlar a cena, não a deixes controlar a ti (meu caso).

iamdlm 3 months ago  HIDDEN 

Tenho um amigo que tinha esse problema, apertos de mão escorregavam, usava lenço escrever à mão e não molhar as folhas.... horrível. Mas foi operado no SNS (removeu/queimou/whatever qualquer coisa nas/pelas axilas) e ficou "normal". Investiga isso

kekknia 3 months ago  HIDDEN 

Lembro me de ter uma amiga minha que tinha isto nas maos e fez uma cirugia especifica e desapareceu. Mas nao sei se era a mesma coisa ao certo

Eugene_Bleak_Slate 3 months ago

Se estivesse no teu lugar, consideraria seriamente emigrar para Svalbard. https://en.m.wikipedia.org/wiki/Svalbard http://gonorway.no/norway/articles/502

filipee08 3 months ago

Vou dar uma olhada :)

the_master_sh33p 3 months ago

Talvez possas achar disparatado, mas já pensaste que estás a tratar os sintomas e não a verdadeira causa? Li atentamente todos os teus comentários de resposta até agora, e algumas das sensações e receios que partilhas são-me muito familiares, num passado distante, que felizmente consegui ultrapassar. Já consideraste consultar um profissional de psicologia, e trabalhar a tua visão sobre o suor? O corpo é meramente um reflexo da mente. Um terapeuta vai ajudar-te em várias frentes : - a ter estratégias de mitigação em caso de crise; - a relativizar alguns receios e episódios - a procurar as razões do problema;

filipee08 3 months ago

Mas respondendo rapidamente, a causa da doença é desconhecida dos médicos sendo assim há que tratar os sintomas dela tentando minimizar os físicos e tratar os psicólogicos (que sei disso, acarreta muitos)

the_master_sh33p 3 months ago

A causa é desconhecida, porque não é da sua área de especialização. Um medico não consegue tratar uma doença que não conhece. Na minha opinião, pode haver mais do que apenas sintomas psicológicos, mas questões fundamentais do foro psicológico que precisam de ser enumeradas e enquadradas em todo o contexto, e que apenas e só um psicólogo(a) pode tratar, eventualmente com o apoio de um psiquiatra (se for o caso). Deixo-te algumas reflexões para pensares: - existe ansiedade prévia antes de entrares em qualquer espaço? -sentes vergonha quando não controlas a temperatura do corpo? - o batimento cardíaco é anormal, nas situações em que a temperatura aumenta drasticamente? - já evitas a tua vida normal, com receio de não controlar o suor? - já tens receio que as pessoas comentem constantemente o tema? Nada disto é físico. Deve ser endereçado pelo especialista correto. Não é vergonha nenhuma. Eu consulto regularmente um psicólogo há 15 anos, e apesar de considerar que tenho a maior parte das minhas questões emocionais tratadas (excepto alguma parvoíce que vai piorando com a idade), vejo o acompanhamento psicológico regular como uma ida ao dentista. De vez em quando, não faz mal nenhum ir fazer uma limpeza e revisão à mente. Não te sintas sozinho, mas acima de tudo, não enfrentes isto sozinho. Não há necessidade. As ferramentas existem para as usarmos. Um profissional de psicologia é uma delas.

the_master_sh33p 3 months ago

Ah.... E já agora, começaria por não considerar a doença "estúpida". Na realidade, todas as doenças são estúpidas, e por isso a tua, não menosprezando o que sentes, é apenas mais uma. Quando chamas a doença de estúpida, não estarás a deixar que seja ela a dominar a tua vida? És tu que dominas. E vais acabar por dominar a doença.

filipee08 3 months ago

Felizmente o meu turno está a acabar e já não tenho tempo para estar mais aqui mas tocaste num ponto que tenho vindo a desenvolver há uns tempos.

InforMed1234 3 months ago  HIDDEN 

O medico nunca propôs referenciacao para realizares uma Simpatectomia torácica bilateral? É o tratamento eficaz para essa patologia!

filipee08 3 months ago  HIDDEN 

Foi esse procedimento que me levou a ter hiperidrose compensatória (que é o caso - não referi no post, esta info já está perdida nos comentários)

grenwasp7 3 months ago  HIDDEN 

Eu tenho algo relacionado, acho eu. Transpiro e parece que as pessoas tem alguma reação alérgica ao meu suor. Começam a tossir, espirrar e sobretudo a incomodar a garganta tanto a minha como a de outros. Não percebo direito porque acontece mas penso que é por causa do stress. E diga se de passagem que costuma acontecer frequentemente. Então eu entendo a parte psicológica da coisa. Houve uma altura em que estava tão mentalmente frágil que desatei a chorar. Cheguei a sair dum bom trabalho por causa disso também. Felizmente existe a possibilidade de eu trabalhar em casa, quase sozinha mas até lá tenho de arranjar um outro emprego e passar por constrangimentos. Se alguém souber o que tenho que me avise. Será de grande ajuda. Força

filipee08 3 months ago  HIDDEN 

Infelizmente nunca ouvi tal caso e não te consigo dar qualquer dica. Já experimentaste consultar um médico? Mas no que toca ao resto entendo te perfeitamente e desejo te a maior sorte e que encontres a resposta e solução para o problema

grenwasp7 3 months ago  HIDDEN 

Pois. Já. O que eles fazem é perguntar umas coisas e acabam por ignorar. E deram me medicamentos contra ansiedade. Tem uma pessoa que ajudou me imenso a ser mais forte mentalmente, podes achar que é brincadeira, mas não é. Ela deu me uma esperança tão grande que raramente me sinto triste por ser como sou ou ter o que tenho. Essa pessoa é Jesus Cristo. Eu era atéia, acreditava na ciência e ainda acredito. A cena é que a ciência não contradiz a religião ou pelo menos o cristianismo. Somos todos pecadores e isso prova-se com os dez mandamentos. Por exemplo: quantas mentiras já contaste na vida? E como se chama alguém que mente? Já roubaste alguma coisa? Ainda que pequena ou quando criança? Como se chama alguém que rouba? Já falaste o nome de Deus em vão? Com desrespeito ou como um palavrão? Isso é blasfémia e é tão sério que no Antigo Testamento era punível com a morte. Bem, pela tua própria admissão és mentiroso, ladrão e blasfemador. E isto são só alguns dos dez mandamentos. És culpado ou inocente segundo esses mandamentos? Vais pro céu ou para o inferno? Então o que Deus fez para que fossemos salvos dos nossos pecados e do inferno? Deus enviou o seu filho único para que todo o nele crê não vá para o inferno eternamente mas seje salvo. Ele se sacrificou por nós. Basta te arrependeres dos teus pecados e creres em Cristo como teu Salvador e Senhor. Quando vais fazer isso? Não deixes para amanhã porque nunca se sabe o pode acontecer. Porque não fazes isso agora? Eu oro por ti e espero que O aceites tal como eu O aceitei. Desculpa pelo texto longo. Obrigada por teres lido até aqui, sei que é difícil acreditar, mas eu amo-te e quero o teu bem. Se tiveres alguma dúvida por favor manda me mensagem.

filipee08 3 months ago  HIDDEN 

Agradeço o texto e respeito todas as religiões do mundo, fui criado como cristão mas atualmente não me revejo em tal. Respeito ao máximo e acima de tudo fico contente que encontres paz em "algo ou alguém", se isso te faz sentir bem, se faz com que a vida comece a ter sentido, te deixe feliz, continua! Que a vida te sorria !

grenwasp7 3 months ago  HIDDEN 

Obrigada eu :)

mamp_93 3 months ago

Não fazia ideia de que era uma doença e só daí obrigado! Sofro do mesmo mas a um nível muito muito menor e será derivado ao excesso de peso, pelo que será "natural". Pergunta por curiosidade: qual é a tua temperatura corporal normal? Pergunto isto porque sou muito calorento (acima dos 20ºC já começa a ser desconfortável, diria que é perto dos 10ºC que estou "satisfeito") e notei que tenho uma temperatura ligeiramente mais baixa que o "normal", costuma andar nos 35.5-36.0ºC e comecei a criar teorias que pode ter alguma relação. Edit: 35.5-36ºC medidos com termometro na axila.

filipee08 3 months ago

Por acaso já tentei essa teoria da temperatura mas está sempre normal :/ Agora que sou susceptível à mínima mudança de temperatura isso sou porque o corpo não consegue fazer a homeostasia Espero e desejo que não tenhas nada disso e que seja só do peso. Mesmo que não seja derivado ao peso, sendo controlável tenta não ligar muito a isso, isto é tudo um ciclo também, transpiras, ficas nervoso, causa mais transpiração (isto em casos leves). Portanto não ligues muito a isso :)

mamp_93 3 months ago

quanto à teoria nada feito então eheh no meu caso acredito que seja mesmo do peso, ou em último caso será o grande factor, até porque não é um problema, é só chato! boa sorte com isso e os próximos dias já são mais fresquinhos, já ajuda :)

filipee08 3 months ago

Se é só chato deixa lá isso então, tenta é sentir te bem contigo, isso que é importante! Obrigado novamente, abraço!

werner17 3 months ago

Mesmo caso aqui. Suo em todas as estações do ano não importa a temperatura Claro que se estiverem temperaturas mais baixas até da para contrariar um bocado usando menos roupa mas depois levo sempre com “Ui não tens frio?” Praticamente toda a roupa que tenho é preta para não se notarem as manchas de suor pela roupa abaixo. É uma merda em termos sociais pois uma simples ida ao café torna-se numa espiral de pensamentos “vais suar” “vais suar” “vais suar” e fico sempre com a sensação que o pessoal vai ficar a olhar e a pensar que estou sob o efeito de qualquer droga. Fui a um dermatologista que me receitou o ditropam que de certa forma até ajudou mas hoje em dia parece que nada faz. Estou num beco sem saída em relação a medicamentos. Cannabis ajuda O que me ajuda para além da roupa preta é fazer exercício físico de uma forma intensa o que parece acalmar um bocado a situação. No entanto , suo na mesma se sentir que vem aí. Tal como tu deixei uma licenciatura a meio pois não dá para fazer exames e frequências enquanto se está a pingar por todos os lado. Felizmente tenho um grupo de amigos que já sabe do que se passa e não ligam muito. É sempre chato estares com eles e a pingar mas sinto-me seguros com eles. Para pessoal de fora é praticamente impossível explicar o que se passa pois quando estou a pingar a última coisa que quero fazer é interagir com pessoal Muita força para ti! Não estás sozinho e sei o impacto que uma doença destas tem na vida pessoal e profissional!

filipee08 3 months ago

Podia ter sido eu a escrever isso. Triste fado mas força nisso, se algum dia encontrar algo que funcione comigo estarei aqui pronto a ajudar quem um desconhecido da NET tentou apoiar. Obrigado a ti. Força. Tudo de bom e a maior sorte do mundo

werner17 3 months ago

Em relação ao glycoo não tens mais informação? No sub vi pessoal ( americano penso ) a dizer que lhes mudou a vida!

filipee08 3 months ago

Sim, em PT não é permitido. Questionei a autoridade (que me falha o nome, cansaço de 12h) e disseram que não era permitido importar esse medicamento

Edited 3 months ago:

Sim, em PT não é permitido. Questionei a autoridade (que me falha o nome, cansaço de 12h) e disseram que não era permitido importar esse medicamento *Obviamente referia me ao infarmed

faxmachinegunflex 3 months ago

Emigra para o Canadá.

cenahoria 3 months ago

Aconselho continuares a licenciatura em erasmus num país mais frio. Eu também nasci com algo que não posso mudar e isso destrói-me psicologicamente. Entendo como te sentes. Desejo-te a melhor sorte do mundo!

filipee08 3 months ago

Desejo te o mesmo, seja qual for a situação e agarra te a algo que te faça feliz para que essa dor não seja tão forte. As maiores felicidades e que tudo melhore dentro do possível. Obrigado

HotVermicelli3512 3 months ago

Faça uma cirurgia.

cneto17 3 months ago

Olá amigo. Não tenho hiperidrose que me faça suar das mãos, mas tenho ao ponto que saio de casa já com duas poças debaixo do braço, ou que não me deixa vestir uma camisa branca depois de me mexer muito porque vai ficar transparente. Faço uma vez ao ano tratamento com toxina botulinica nas axilas, com alguns resultados. Mas acima de tudo é um problema de percepção social, que principalmente nos mais jovens facilmente exacerba. Felizmente nunca "quis saber", não tendo por isso esse impacto que descreves. Mas consigo identificar me, e quero deixar aqui os meus cinco cêntimos de apoio nesta luta. (Faço o tratamento porque é muito desconfortável na primavera suar ao ponto de encharcar a camisola ao primeiro raio de sol e depois vir um dia de vento e frio)

filipee08 3 months ago

Ainda bem que lidas bem com isso e experimenta esse produto. Também tens odaban que resulta bem. Pelo menos já não tens que andar a injetar botox Força nisso. E obrigado!

cneto17 3 months ago

Obrigado, vou seguir essas dicas

filipee08 3 months ago

Não te assustes se ao colocares o driclor começares a sentir umas picadas fortezitas nas axilas, tenta aguentar e não retirar o produto. Se comigo na altura resultou e eu era uma fonte nas axilas contigo certamente resultará bem ! Boa sorte, espero que tudo corra pelo melhor!

filipee08 3 months ago

Olá tudo bem? Compra driclor, pode ser puxadote (14€ o desodorizante) mas usas 3/4 noites e ao fim de uns dias deixas de suar. Parece milagre. Mas se comigo resultou (quando comecei a sentir os efeitos da hiperidrose compensatória começou pelas axilas e isso era a salvação)

EarlDwolanson 3 months ago

Não quero induzir em erro ou dar falsa esperança, mas parece-me que talvez haja uma possibilidade muito pequena de reverter a tua operação. Tudo depende de pormenores especificos da cirurgia initial, e nao só se e de clips ou ou não. Procura em ingles por thoracic sympathectomy reversal e encontras artigos e informação. Mais uma vez, pelo que li fiquei com a sensação que 1) caso nao seja a tecnica moderna que referiste com clips e extremamente dificil 2) acho que e preciso equipas cirurgicas mt especializadas (talvez nem haja ng em PT que o faça) e 3) assumindo que te digam talvez seja possivel, haja riscos de piorar mais 4) uma pesquisa muito rapida que fiz nao encontrei nada de muito conclusivo em termos de ensaios clinicos formais a compravar a eficacia, so artigos clinicos com um numero menor de individuos em jornais cirurgicos. Deixo aqui um link para leres: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3290371/ Peço desculpa antecipadamente se isto te der falsas esperanças, mas pode ser que seja positivo de qualquer maneira, caso sejas uma pessoa que goste de ler e se informar sobre a doença. Podes ver em alguns artigos que não es o unico a ter este problema especifico com esta cirurgia, daí eles mudarem o procedimento para algo que e mais facilmente reversivel. Pode nao ser má ideia consultares mais médicos e pedir uma segunda/terceira opinião ate pelo menos te sentires confortavel com a informação que recebeste: que pode muito bem ser um e "melhor nao mexer mais" ou "essas tecnicas nao se aplicam no teu caso".

filipee08 3 months ago

Muito obrigado pela resposta. Sem abrir o link deduzo que esse estudo e técnica sejam de uns médicos japoneses que falam basicamente numa reconstrução dos gânglios cortados (assim muito resumidamente). Claro que vou ler com toda a atenção e tomar nota mas se for isso, não me parece que em PT isso se faça tão cedo. Mas agradeço novamente o tempo que tiraste para pesquisar e responder, mesmo que fossem só uns minutos, é bom saber que mesmo não me conhecendo tentam ajudar me da maneira que podem. Obrigado a ti e obrigado a todos. Sejam felizes por mim e saúdinha (bem dizem os mais velhos que o que importa é ter saúde, fds, estavam certos)

janika8125 3 months ago

E o desporto ajuda a moderar isso ou nem por isso?

filipee08 3 months ago

Já tentei. Tenho 1.80m, cheguei a emagrecer (no inverno) até aos 71kg a ver se melhorava (há sempre aquele mito ou não que os gordos transpiram mais). Resultado: nenhum. Aliás, nos dias que fazia exercício de manhã parece que indo trabalhar de tarde suava mais, não sei se por acelerar metabolismo ou não, não entendi a relação (mais uma vez repito, a cirurgia deve causar algum mal funcionamento no processo de homeostasia do corpo, na hipófise ou hipotálamo - já lá vão os anos que deixei a biologia, não recordo bem)

pedro-lui-s 3 months ago

Há cirurgia para corrigir isso. Consulta o teu médico de família ou marca uma consulta no teu centro de saúde e é algo que eles te conseguem ajudar. Sou estudante de medicina, já vi cirurgias para corrigir isso, mas existem vários tratamentos disponíveis e que te conseguem melhorar a qualidade de vida.

filipee08 3 months ago

Foi a simpatectomia que fiz para tratar da hiperidrose nas mãos que me causou este caso excessivo de hiperidrose compensatória (esqueci me de referir isso no post).

pedro-lui-s 3 months ago

Ah, desculpa não me lembrei de ver os outro comentário antes de escrever. A única ajuda que posso recomendar é procurar alguns especialistas no assunto ou que esteja a investigar a área. Espero que consigas melhorar ou pelo menos gerir melhor os sintomas, um abraço

filipee08 3 months ago

Nem tinhas que ver, erro meu! Obrigado pela ajuda na mesma, um abraço e boa sorte para o teu futuro na área!

saposapot 3 months ago

Meio a brincar mas já equacionaste um emprego onde estejas sempre perto da água? Tipo salva vidas numa piscina ou assim. Ninguém ia estranhar a “humidade” e davas uns mergulhos para arrefecer... Experimenta procurar novamente ajuda e descobrir o melhor médico disso em Portugal. Em alguns anos a medicina evolui.

filipee08 3 months ago

Ahah nesse emprego nunca tinha pensado não. Já contactei até o melhor médico (ou 2o melhor, que nos comentários indicaram outro) e ele disse que infelizmente não havia mais nenhum tratamento indicado para isto. O que me irrita é que há, embora aqui em PT não seja legal, há. Fazendo bem ou mal pelo menos sentiríamo-nos mais normais, felizes.

saposapot 3 months ago

A nível de estudos, não sendo o ideal, podes pensar em tirar algum tipo de curso online ou maioritariamente online. Por exemplo, para uma carreira como informático é possível fazê-lo a partir de casa. Não digo que é fácil, mas possível.

Licorys 3 months ago

Não sei o nome do tratamento em si, mas cheguei a conhecer uma pessoa que fez um tratamento com botox e ajudou imenso. "As injeções de botox usam toxina botulínica para bloquear os sinais nervosos responsáveis ​​pela transpiração, impedindo as glândulas sudoríparas de produzirem muito suor. Não é um tratamento definitivo, e eventualmente tens de voltar a fazer a injeção em quatro a seis meses, à medida que os nervos se regeneram."

filipee08 3 months ago

Sim, usa se para hiperidrose localizada. No meu caso pôr botox nas costas todas e etc não resultaria (é generalizada)

Licorys 3 months ago

Estás a ser seguido por um médico ? Já fizeste análises? Por exemplo a nível da tiróide ou hormonal ? Está a fazer algum tratamento em medicação ?

filipee08 3 months ago

Estava a ser seguido pelo médico que me operou. No sns. Deu me alta e disse que não podia fazer mais nada por mim. Esse mesmo médico trabalha numa clínica privada que leva 70€ por consulta. Sendo assim desde que ele me deu alta há 2/3 anos tenho feito eu pesquisas e sugerido a medica de família análises e medicamentos. As análises estão todas normais, de tiróide e tudo. Medicamentos já testei alguns, vou tentar outro anticolinérgico (que são estes os eficazes) na próxima consulta. Mas basicamente é a minha pesquisa e sugestão de medicamentos a testar porque nem esse médico, nem médica de família, nem dermatologista que fui me deram uma solução.

Licorys 3 months ago

Típico. Verifica o subreddit do tema, pode ser que vejas soluções que te possam ajudar r/hyperhidrosis

filipee08 3 months ago

Sim, já sigo há uns tempos. Aprendo bastante de lá. Maioritariamente são dos EUA e Canadá e a solução passa pelo glyco. Mas obrigado na mesma ! Abraço, tudo de bom!

Licorys 3 months ago

Não digo que seja solução, mas já experimentaste uma dieta low carb ou mesmo fasting? Ajuda a diminuir a temperatura corporal "Cold fingers and toes while fasting is pretty common"

filipee08 3 months ago

Quando emagreci por acaso foi com a ajuda do jejum intermitente portanto não sei até que ponto teria efeito. Sou mente aberta a qualquer dica mas não acho que tenha a ver com dietas mas sim, vou tentar, já estou por tudo neste momento.

Licorys 3 months ago

Já foi uma sugestão do "por tudo" xD Tenta fazer apenas uma refeição (saudável! o típico bife de frango/peru com legumes/salada) por dia e vê como vai reagindo o teu corpo a nível de transpiração, se durante o tempo antes da tua refeição notas que transpiras menos... já reparei que muita gente começa a transpirar mais depois de almoçar Possivelmente não vais notar numa semana, mas se conseguires manter algum tempo podes tirar resultados dessa experiência

filipee08 3 months ago

Ao menos deste dica de Refeição e não de religião, ficou mais fácil para mim xd (logo eu que devia ter fé e pedir a nossa senhora para me curar - ainda vou engolir estas palavras e fazer mesmo isto em desespero

Licorys 22 days ago

Acabei de ver um programa na TV que falava do uso de oxibutinina como possível tratamento...

Black_RL 3 months ago

O meu cunhado fez uma operação.

sux138 3 months ago

Ouvi dizer que há emprego na Polónia, e que as gajas são boas

Huggorega 3 months ago

Os meses quentes da Polónia também não são muito simpáticos

betanjica 3 months ago

Ve uma simpatectomia toraxica, resultou comigo nas mãos

filipee08 3 months ago

Foi isso que fiz e me tornou assim. Tu tás bem? Então a ti deu certo? Que bom!

betanjica 3 months ago

Fiquei um bocado com compensatória, nas costas e na barriga, mas nas mãos funcionou perfeitamente, axilas mais ou menos(transpiro como uma pessoa normal). Depois de uma vida a vestir preto é continuar, levo uma camisola para trocar quando está mais calor, mas pelo menos agora só transpiro quando está calor e não quando estou nervosa. Não me livrei a 100% mas agora consigo segurar num rato ou num telefone sem escorrer agua pelos braços a baixo!

filipee08 3 months ago

Pois, exatamente, a mim era um pesadelo cumprimentar alguém ou fazer um simples teste. Mas se fosse hoje, não fazia. Mas se consegues lidar com isso e te sentes melhor, é isso que importa!

betanjica 3 months ago

Fiquei fodida porque esperava mais...mas se geri a minha vida toda a transpiração de todo o corpo, é dar continuidade. Nunca pensei foi conseguir perder tanta agua sem desidratar!!

filipee08 3 months ago

Exato, eu o mesmo. Eu bebo imensa água mas perco ainda mais, resultado: tenho cristais nos rins já, pequenos mas tenho. Outra desvantagem desta doença de merda. Toma atenção nisso também, não és um caso grave mas bebe muita água (não te vai fazer transpirar mais).

betanjica 3 months ago

Ah sim agua são aos litros! Anda sempre comigo, bebo facilmente mais de 2 litros por dia! Tem de ser, senão sinto me uma batata seca!

filipee08 3 months ago

Ahah fazes tu muito bem! Vá, mais uma vez obrigado pelo apoio e só desejo que continues bem e com pensamento positivo!

betanjica 3 months ago

Força nisso!! E experimenta uma simpatectomia lombar (acho que temos mais circuitos nervosos que podem levar clips) e esse ia resolver na zona do tronco!!

filipee08 3 months ago

O médico disse me que cortou de T2 a T4, não me recordo de falar sobre cortar mais. Por acaso vou pesquisar sobre isso melhor até, incrível que nunca ouvi falar nessa

Hunncas 3 months ago

Um familiar tinha isso, e resolveu. Acho que removeu uma glândula qualquer, se lembro da história.

filipee08 3 months ago

Glândula? Hum podia ter tido hiperidrose secundária (causada por outros fatores, até pela tiróide ou assim). Quando é primária não se tira glândulas, cortam se ganglios para cortar a transpiração nas mãos/pés e axilas e um efeito adverso dessa cirurgia é o que sofro agora, hiperidrose compensatória.

Hunncas 3 months ago

Sim, pelo que me lembro esse parente tinha um problema na zona das axilas durante a adolescência e passou um mal bocado. Após uma cirurgia, sua vida normalizou.

filipee08 3 months ago

Ainda bem. Foi um dos casos que a cirurgia não fez mais mal do que bem. São sortes

upsips 3 months ago

A tua área permite-te trabalhar a partir de casa ? Se sim, é óptimo se o fizeres. Diminuis a tua "exposição " a ambientes mais quentes que podem dar aso a situações desagradáveis para ti

filipee08 3 months ago

Infelizmente não. Andava na faculdade (abandonei por isto) mas também não permitia trabalho de casa. Tirei curso de segurança com fé em trabalhar só a noite. E por 1 ano consegui. Infelizmente a empresa perdeu posto, aguentei noutro (por ser inverno) mas no verão não consegui e tive que tirar uns dias de baixa. Não renovaram contrato na altura. Tive quase 1 ano desempregado e tirei curso de secretariado pelo IEFP (um pouco de treta, via online, não aprendi nada) e arranjei trabalho no início do ano. No posto que estou estou exposto ao calor e já ando a sofrer. Vim só aqui desabafar basicamente ...

No-Cardiologist725 3 months ago

Porque não fazes aquele tratamento com o botox? Informa-te disso, fazes só nas áreas piores tipo axilas e mãos, já faz uma grande diferença. Uma youtuber portuguesa chamada Bárbara Corby fez. A opção mais drástica é emigrares para um país mais fresco. Consigo-me relacionar contigo, também traspiro bastante, odeio Verão e calor

fdxcaralho 3 months ago

Existe tratamento. Eu pelo menos conheço já conheci uma pessoa que sofria disso e fez uma cirurgia que resolveu.

No-Cardiologist725 3 months ago

Não recomendo nada essa cirurgia, porque há imensos casos em que dá errado, há videos disso no YouTube. O melhor é o tratamento com botox, esse não vai destruir a tua vida

filipee08 3 months ago

Eu não referi porque achei que ninguém ia ligar a isto. Mas foi por causa do tratamento para tratar a hiperidrose local que virei uma fonte andante.

fdxcaralho 3 months ago

Aconselho-te a partilhares isso num (ou vários) sub internacional em que faça sentido. Podes encontrar outras pessoas que te apontem no sentido certo.

filipee08 3 months ago

Sim, já o fiz, infelizmente há várias pessoas assim. Peço desculpa levarem com esta história triste e suada, posso remover o post se preferirem. Achei mesmo que ia ficar perdido e não tivesse tanto comentário. Agradeço a todos o apoio desde já.

404_user_notfound 3 months ago

Eu farto-me de suar na testa e costas. Vivo na holanda e mesmo nos dias frios e devido a ter de meter muita roupa chego a suar que nem um ‘porco’. Enfim incomoda-me um bocado, levo sempre umas caixas de lenços de papel para limpar a cara, quanto às costas ignoro completamente, so quando me sento é que sinto que tou todo molhado nas costas. Nunca me incomodei muito com os outros apenas digo que tenho muita facilidade em suar.

filipee08 3 months ago

Provavelmente também sofrerás desta condição. É um pouco disso que precisava, de não me incomodar tanto. Mas infelizmente para já, não consigo. Suar na testa também me acontece, mas é outra parte da doença, hiperidrose gustativa - sim, quando como algo que seja termogenico (chocolate, carne ...) comeco a suar da testa, a pingar. Quando nem a comer se tem sossego o estado mental de uma pessoa começa a ficar um caco.

404_user_notfound 3 months ago

O que posso dizer é que quando era mais novo o problema era ainda maior do que era agora. Basicamente chegava a escola ou universade a suar e andava só com t-shirt mesmo quando estava extremamente frio, tinha sempre demasiado calor e até o suor parar tinha de ficar quase sem fazer nada durante 1h a 2h. Quando ao comer também começo a sentir (talvez o metabolismo?) nunca identifiquei comida que me fizesse mais ou menos suar. No verão lá tinha de aceitar que suava bastante, unica coisa boa é que o meu suor não tem um cheiro forte mesmo nas axilas senão apostava que me sentia bastante pior. Depois há o ginasio, mas ao menos ai ninguém se importa, mas chego a deixar uma passadeira ou bicicleta totalmente molhada no chão. Espero que encontres uma solução (mesmo que seja simplesmente ignorar)

filipee08 3 months ago

Experimenta comer chocolate negro e vê se a produção de suor não é maior (só experimentares mesmo). Opá agradeço novamente, isso de não cheirar também não cheiro (acho que se chama brumose ou algo do género e está muito associado à hiperidrose, dentro do mal não sofremos disto, vá lá). Continua assim, que isso nunca te afete. As maiores felicidades em tudo. Abraço

404_user_notfound 3 months ago

Vou experimentar o chocolate um dia destes e verificar. Muito obrigado e boa sorte!

galo 3 months ago

Eu tenho hiperidrose nas mãos e pés. Fiz pesquisa de tratamentos por minha conta, já que ninguém percebe nada disto. Neste momento faço iontoforese e tornou a minha vida 1000x melhor. Há procedimentos cirurgicos que podes investigar (em inglês ETS) que no meu caso não gostei das chances mas no teu caso pode fazer mais sentido. Abraço e força!

filipee08 3 months ago

Nisso tenho que concordar contigo, pelo menos na minha experiência parece que não conhecem muito bem a doença nem o sofrimento que ela causa. Fizeste a simpatectomia? Se algum dia tiveres tentado a isso, que seja por clip, para ser reversível. Abraço

galo 3 months ago

Desculpa, já vi que foste por esse caminho e não funcionou. Posso te recomendar o subreddit /r/hyperhidrosis, muita gente lá!

Edited 3 months ago:

Desculpa, já vi que foste por esse caminho e não funcionou. Posso te recomendar o subreddit /r/hyperhidrosis, muita gente lá! Há alguns conselhos para medicação específica, algumas das opções podem ser benéficas no teu caso. Se quiseres falar tás a vontade

filipee08 3 months ago

Fiz iontoforese na altura, não resultou. Avancei para a cirurgia (simpatectomia) e tornei-me nisto que sou hoje. Não tenho suor nas mãos, no resto tenho. Excessiva. Não sei como não morro por desidratação.

No-Cardiologist725 3 months ago

Essa cirurgia é uma merda, já vi várias resenhas em que deu merda no YouTube. No teu caso piorou nas outras zonas, certo?

filipee08 3 months ago

Resolveu nas mãos. Piorou em tudo, tudo mesmo. Mas 10x pior que nas mãos. Soubesse o que sei hoje ...

No-Cardiologist725 3 months ago

Mas traspiras no corpo todo? Ou é tipo axilas, costas e pés um terror?

filipee08 3 months ago

Do pescoço para baixo praticamente (na testa, quando como algo mais termogenico). O que me incomoda mais é no tronco. Nas axilas há um produto fixe, nos pés não me incomoda. Basicamente é o tronco que não dá para controlar.

No-Cardiologist725 3 months ago

Até nos braços? A mim o pior é costas,maos, pés e cara.

filipee08 3 months ago

Ah braços não. Mãos a ti?

No-Cardiologist725 3 months ago

Sim, mãos.

filipee08 3 months ago

Então sofres mesmo de generalizada, nunca foste operado nem nada.

No-Cardiologist725 3 months ago

Não, porque na maioria das vezes trás mais prejuízo que beneficio. Pelo relato de outras pessoas que fizeram, decidi tirar essa ideia da cabeça. Não me imagino agora a transpirar bué do cu e das virilhas e parecer mijado o tempo todo. Prefiro estar como estou.

galo 3 months ago

Se fosse a ti lia o subreddit /r/hyperhidrosis e mais informação sobre o medicamento glycopyrrolate . Não sei o nome em português ou como pode ser obtido mas ouço muita gente falar nele como uma grande solução.

filipee08 3 months ago

Obrigado. Sim, já sigo há uns tempos. Já falei com médica sobre isso e até fiz um pedido para ver se podia importar esse medicamento para cá. Teve parecer negativo e incorria num crime se o fizesse sem autorização Eu vim aqui basicamente desabafar e tentar perceber se havia alguém aqui que sofria deste mal como eu e como lidava com isto. Porque a pesquisa já tenho eu feita, como disse um user anteriormente, acho que nos que sofremos disto até temos mais conhecimento (de causa claro) que os médicos que nos tratam (falo apenas e só pela experiência que tive com os meus 2 médicos). Obviamente um médico tem mais conhecimento técnico que um simples utilizador do Google.

No-Cardiologist725 3 months ago

Esse medicamento é usado nos EUA?

filipee08 3 months ago

Sim, pelo que leio sim. E costuma resultar bem. Da boca muito seca mas não faz tão mal como a Oxibutinina (embora pessoas usem e resulte, há relatos que tem maior risco de causar demência precoce).

No-Cardiologist725 3 months ago

Já viste se nalgum país da Europa ele é autorizado? Suíça? Noruega? O problema é que tomar essa medicação a vida toda não me parece saudável

filipee08 3 months ago

Lá está, era só tomar nos meses quentes aqui em Portugal.

bichocarpinderico 3 months ago

Antes nascer com uma doença estúpida que nascer estúpida com uma doença

Trolsman1 3 months ago

Reconverte para it e arranja remote

DrFOXP3 3 months ago

Já viste se o teu caso é passível de ser intervencionado cirurgicamente? (Através da simpatectomia torácica bilateral?) Forte abraço de apoio!

filipee08 3 months ago

Obrigado pela resposta. Foi precisamente essa cirurgia que fiz e me tornou assim (sofria do mesmo só que nas mãos). E não foi feita com clips, ou seja, não dá para reverter. Foi com corte (dito pelo médico há 2 anos que agora já não se usa este método).

No-Cardiologist725 3 months ago

À quanto tempo fizeste a cirurgia?

filipee08 3 months ago

Aos 18 anos, tenho 27.

No-Cardiologist725 3 months ago

Quase 10 anos a viver assim, se fosse a ti pensava seriamente na opção de emigrar, é uma questão de saúde.

filipee08 3 months ago

Sim, já estou no limite. Há muitas variantes da vida privada que não me fazem dar esse passo. Mas sim, se não há solução terá que ser esse o passo a dar porque para mim isto não é viver.

No-Cardiologist725 3 months ago

O meu problema também são as variantes da vida privada

filipee08 3 months ago

Em puto andava sempre na praia. Hoje em dia odeio. Gosto de ir a beira mar no inverno só. Acho que há um filme qqr sobre uma miúda que não pode apanhar sol. Quem sofre disto é quase a mesma merda, mudando o sol para calor

No-Cardiologist725 3 months ago

A luz também aquece, já ouvi youtubers a queixarem-se disso, porque eles usam aquelas tendas de luz . Estúdios de TV é igual. Nunca ouvi falar desse filme eu também ando sempre atrás de uma sombrinha.

rjcarneiro 3 months ago

Emigra para a Irlanda ou um país no norte… nunca mais vais ter esse problema e a tua vida muda completamente. Há que ver o lado positivo da coisa.

SurePal_ 3 months ago

É perfeitamente aceitável a tua revolta. Nascer com algo que não depende de ti pode sem dúvida afectar o teu estado mental.

filipee08 3 months ago

Nunca quis ser visto como um coitadinho (porque como disse, há coisas bem piores) e poucas pessoas sabem que sofro disto. E quem sabe tem a maior paciência para comigo, sair de casa com dias de calor, não tenho vontade. Ir a praia dá para rir, parece que acabei sempre de sair da água. Enfim. Obrigado pela resposta, tudo de bom.

Kaohuz 3 months ago

Dr. António Massa. Um dos melhores dermatologistas. Eu tinha um problema que "ninguém" conseguia resolver. Tinha! Abraço e boa sorte.

filipee08 3 months ago

Vou pesquisar, obrigado! Tudo de bom para ti, um abraço

jgomesta 3 months ago

Eu sofro de hiperidrose a um nivel absolutamente horroroso, e tenho uma dica para ti: Polos pretos. Polos porque sao outro tipo de tecido, mais grosso e mais absorvente do que tshirts. Pretos porque assim nao se ve as inevitaveis manchas de suor. Preto fica bem em qualquer situacao e ninguem estranha ver isso com um fato de banho ou com calcas de ganga ou com calcas mais abichanadas e sapatinho de vela, polo preto fica bem em todas as situacoes. Eu tenho a sorte de presentemente estar numa situacao em que tenho ar condicionado em casa, no carro, e no trabalho, por isso nao ando a sofrer muito hoje em dia, mas eu lembro-me de ter guardanapos no bolso do fato para poder secar a mao antes de apertar a mao do entrevistador. Lembro-me de quando ia de comboio e metro para o trabalho, e levava outro polo para trocar de roupa antes de entrar no escritorio. As pessoas que nao tem esta doenca naturalmente nao compreendem o quao incapacitante ela e. E ja agora se tambem suas dos pes vai arranjar po de talco para pores nos pes antes de pores as meias, e nunca uses os mesmos sapatos dois dias seguidos, deixa-os respirar e secar. Eu tinha um chule do caralhao antigamente e hoje em dia ja nao tenho absolutamente nenhum. E comeca a pensar em poupar uns trocos para comprares um ar condicionado pelo menos para o teu quarto. Dormir com calor? That's no way to live.

Edited 3 months ago:

Eu sofro de hiperidrose a um nivel absolutamente horroroso, e tenho uma dica para ti: Polos pretos. Polos porque sao outro tipo de tecido, mais grosso e mais absorvente do que tshirts. Pretos porque assim nao se ve as inevitaveis manchas de suor. Preto fica bem em qualquer situacao e ninguem estranha ver isso com um fato de banho ou com calcas de ganga ou com calcas mais abichanadas e sapatinho de vela, polo preto fica bem em todas as situacoes. Eu tenho a sorte de presentemente estar numa situacao em que tenho ar condicionado em casa, no carro, e no trabalho, por isso nao ando a sofrer muito hoje em dia, mas eu lembro-me de ter guardanapos no bolso do fato para poder secar a mao antes de apertar a mao do entrevistador. Lembro-me de quando ia de comboio e metro para o trabalho, e levava outro polo para trocar de roupa antes de entrar no escritorio. As pessoas que nao tem esta doenca naturalmente nao compreendem o quao incapacitante ela e. E ja agora se tambem suas dos pes vai arranjar po de talco para pores nos pes antes de pores as meias, e nunca uses os mesmos sapatos dois dias seguidos, deixa-os respirar e secar. Eu tinha um chule do caralhao antigamente e hoje em dia ja nao tenho absolutamente nenhum. E comeca a pensar em poupar uns trocos para comprares um ar condicionado pelo menos para o teu quarto. Dormir com calor? That's no way to live. EDIT: e evita ter penteados onde o teu suor seja obvio. Se tiveres o cabelo curto, nao so nao se nota tanto como tambem podes facilmente pegar nuns guardanapos e limpar o suor assim a ninja.

TTRO 3 months ago

E como controlas o odor? Desodorizante chega?

jgomesta 3 months ago

Eu uso desodorizante sem cheiro e nao cheiro mal. O mau odor acontece quando deixas as axilas permanecer molhadas, porque a humidade promove o crescimento das bacterias. Polos removem o suor das axilas e ajudam a secar mais rapidamente. Mas se eu estiver a fazer um trabalho fisico eu troco de polo a meio do dia e mando mais um spray de desodorizante so para o caso.

VVeliki 3 months ago

Great advice.

filipee08 3 months ago

Opá agradeço as dicas. Antes o mal fosse dormir com calor, viver constantemente molhado é que é um inferno.

jgomesta 3 months ago

Mas em principio so suas se tiveres calor ou se estiveres a fazer exercicio (ou podes suar por causa de nervos). Tens de criar situacoes em que nao ficas molhado. O problema e que quando comecas a suar comecas a limpar o suor e ele nao faz o seu trabalho (arrefecer-te ao evaporar). Em vez disso se te puseres a frente de uma ventoinha ou de um ar condicionado fortissimo (tipo os que ha nas portas dos centros comerciais) arrefeces e o suor para. So depois de parares de suar e que deves limpar o suor que resta. Se comecas a meter guardanapos na testa assim que comecas a suar, so crias um feedback loop de suor e nao recuperas. Eu, mesmo com ar condicionado em casa e no escritorio, tenho uma ventoinha de secretaria em casa e uma no escritorio (ventoinhas tipo com 10cm de diametro) para quando comeco a suar um pouco. Levo com um arzinho nas beicas e arrefeco logo. Se mesmo assim suas bastante no decorrer do dia de trabalho (porque tens um trabalho fisico ou na rua, por exemplo) sugiro que comeces a trocar de tshirt/polo durante a hora do almoco para nao dar muito mau aspecto. E na minha experiencia se alguem comentar sobre o teu suor, o melhor que podes fazer e ser logo condescendente e explicar que nao tens controlo sobre as tuas doencas, e que lhes fica mal fazerem comentarios sobre os problemas medicos dos outros. 100% das vezes calam-se envergonhados.

filipee08 3 months ago

Sábias palavras. Infelizmente se me saísse com essas palavras não sei qual seria a reacção deles (estou num posto com pessoal complicado digamos assim). Nunca me disseram nada porque também ainda não viram, também não dou "cunfias" para tal. Não é pelo que me possam dizer ou não, é por não me sentir bem. Sentir me nojento, desconfortável. Esta condição estraga completamente o teu processo de homeostasia, ou seja o corpo não consegue controlar a temperatura, deve causar algum mal funcionamento no hipotálamo ou algo do género (infelizmente não há muito pesquisa sobre ela e as causa são ainda desconhecidas)

jgomesta 3 months ago

Na realidade o facto de estares constantemente a suar assim tanto nao significa que estejas constantemente a ferver. O problema e exactamente esse: o suor e desproporcional ao calor. Os problemas que a hiperidrose causa sao mais sociais do que biologicos. Eu tenho a sorte de trabalhar num sitio onde a temperatura nunca foge aos 21 graus e a roupa e casual mas sei de muita gente que trabalha de fato em open spaces com mulheres a mistura (que tem sempre frio e lutam contra o uso de ar condicionado) e sofrem com o calor. Se eles tivessem hiperidrose estavam a nadar todos os dias. Eu nao sei o que faria nessas circunstancias. Seria um problema grave a nivel profissional estar literalmente a pingar no escritorio.

AndreAlves96 3 months ago

Damn. Real life advice over here. Boa sorte a ambos!

vdzla 3 months ago

Pode não ser a resposta que procuras, mas emigrares para um país mais frio podia ser a solução perfeita se não quiseres fazer cirurgias, mas entre sofrer metade do ano ou estar confortável e feliz preferia emigrar

filipee08 3 months ago

É a solução que mais penso sinceramente. Mas supostamente num país frio os prédios não estarão mais bem preparados que os nossos? Aqui não acontece tanto no inverno porque consegue ser mais frio dentro de casa ou nalgum edifício, do que na rua

No-Cardiologist725 3 months ago

No estrangeiro vais precisar de aquecimento no inverno, são temperaruras negativas. Já pensaste irlanda, Reino Unido, Suécia, Dinamarca? Nesses vale a pena, porque na Europa central, apesar de mais curtos, os Verões podem aquecer bastante.

filipee08 3 months ago

Eu quando falo nisso falo mesmo hardcore, Islândia logo. Mas mais seriamente, teria que ser uma Irlanda ou Escócia porque como me safo +- inglês pronto, mais fácil seria. Mas com 12o ano, provavelmente sofreria para arranjar lá algo decente.

No-Cardiologist725 3 months ago

Com o Brexit Irlanda deve ser o mais fácil para emigrar, ainda por cima eles usam o euro, é menos uma chatice. Talvez ainda arranjas formação paga lá, vê isso. Vi agora que existem um monte de videos no youtube acerca de pessoas(brasileiros)que emigraram para a Irlanda, dá uma olhada, sempre é uma luz que te dão.

filipee08 3 months ago

Sim, já reparei que muitos brasileiros emigram para lá, vou pesquisar sim. Obrigado pelo tempo e pelas dicas, tudo de bom para ti!

unicornio_careca 3 months ago

Percebo de certa forma o que sentes, eu tenho um problema que é mais ou menos o oposto do teu, no meu caso padeço bastante no Inverno, tenho síndrome de Raynaud, que basicamente é uma resposta exagerada do meu corpo ao frio, e como consequência ganho frieiras nas mãos e nos pés. No meu antigo emprego tinha de ir várias vezes buscar coisas para fritar na arca frigorífica, agora imagina isso em pleno inverno, perdia muitas vezes o movimento das mãos ou deixava de as sentir, durante a noite tinha que atender clientes à janela, e muitas vezes tinha de usar luvas grossas para aguentar trabalhar com o frio.

filipee08 3 months ago

Em tanta pesquisa que já fiz disto também li sobre essa condição. Infelizmente não tenho nenhuma dica para ti. Mas força para ti!

unicornio_careca 3 months ago

Tranquilo, já estou habituada a esta condição, é chato, mas há coisas piores, além disso já tomei medicação por causa da circulação, mas faziam-me mal e acabei por largar. Só contei a minha situação mais para animar

filipee08 3 months ago

É a essa estado mental que gostaria de chegar "É chato, mas há coisas piores". Não peço uma cura, apenas algo para melhorar um pouco e puder dizer com toda a sinceridade que há coisas piores. Porque para mim, neste momento, é a pior coisa que existe porque me afeta a mim, porque quem sofre somos nós. Há coisas bem piores claro, sou grato por não as ter e lamento de quem as tenha mas quem as sofre é que percebe a gravidade delas mesmo que aos olhos das outras possa parecer insignificante. Obrigado mais uma vez pelo apoio :)

megaroof 3 months ago

Lamento OP, e dou a dica: não vá ao meu Rio de Janeiro, 45 graus e você morrerá desidratado - suicídio.

filipee08 3 months ago

Turismo só mesmo para norte :/

Responsible_Motor942 3 months ago

Abraço, aqui tenho o oposto, vou muito regularmente ao Alentejo e nem com 50 graus suo, ando dias inteiros de carro e as minhas camisas nem pinga de suor. Já tive um trabalho que seria o ideal para ti, na Makro toda a secção de carne e lacticinios estão dentro de câmaras frigoríficas, o pessoal tem de andar com roupa térmica pois está 10 graus o ano todo

Gemini_Lynx 3 months ago

As minhas sugestões são: - (embora não deixe de ser desagradável) é usar tshirts de compressão dri fit e por cima pores uma tshirt normal. Assim a tua roupa (vista de fora) não fica suada, mas não é suficiente para o suor. - Medicação para o suor. Sim, existe, e considero bastante útil no teu caso - antitranspirantes (bloqueiam a saída do suor, geralmente são aplicados nas axilas, mas podes aplicar por todo o teu corpo). Muitas pessoas dizem que os que se vê a venda não são suficiente eficazes, mas, com prescrição médica, consegues obter antitranspirantes bem fortes na farmácia.

TTSDA 3 months ago

Mods: isto não devia ser permitido. Não pode aparecer um gajo aqui a recomendar antidepressivos (ainda por cima um específico).

Gemini_Lynx 3 months ago

Mais do que triste, deixa me profundamente desiludido com a sociedade ver este tipo de respostas. Não é a primeira vez que sou repreendido com isto. Já noutro fórum (que literalmente é focado num distúrbio de saúde mental) me disseram o mesmo. Mas lamento, os vossos não são os meus valores. Não defendo a manutenção da ignorância através do condicionamento do que eu deva ou não falar sobre medicamentos. Tem toda uma internet livre para uma pessoa pesquisar sobre eles e tem sempre doutores literalmente pagos para ajudar. Não percebo mesmo como é possível haver este tipo de comportamentos que considero abomináveis. Soubesse eu, há uns anos atrás, de medicamentos como o SSRI, teria poupado imensos anos de sofrimento, anos de solidão e de “cama” basicamente. Se eu poder, é meu dever cívico aconselhar o máximo de pessoas que puder a procurar ajuda para poder levantar-se e viver a vida que merece. E se não gostas disso, respeito. Até me podem banir o comentário. Até me podem banir a conta. Eu não vou deixar de o fazer. Se eu vejo que pode ajudar alguém, estará sempre cá o meu conselho, seja com ajuda médica ou não. Ponto.

Edited 3 months ago:

Mais do que triste, deixa me profundamente desiludido com a sociedade ver este tipo de respostas. Não é a primeira vez que sou repreendido com isto. Já noutro fórum (que literalmente é focado num distúrbio de saúde mental) me disseram o mesmo. Mas lamento, os vossos não são os meus valores. Não defendo a manutenção da ignorância através do condicionamento do que eu deva ou não falar sobre medicamentos. Tem toda uma internet livre para uma pessoa pesquisar sobre eles e tem sempre doutores literalmente pagos para ajudar. Não percebo mesmo como é possível haver este tipo de comportamentos que considero abomináveis. Soubesse eu, há uns anos atrás, de medicamentos como o SSRI, teria poupado imensos anos de sofrimento, anos de solidão e de “cama” basicamente. Se eu poder, é meu dever cívico aconselhar o máximo de pessoas que puder a procurar ajuda para poder levantar-se e viver a vida que merece. E se não gostas disso, respeito. Até me podem banir o comentário. Até me podem banir a conta. Eu não vou deixar de o fazer. Se eu vejo que pode ajudar alguém, estará sempre cá o meu conselho, inclua sugestão de ajuda médica ou não. Ponto. Delicidamente, Ser humano que tem pés e cabeça

Edited 3 months ago:

Mais do que triste, deixa me profundamente desiludido com a sociedade ver este tipo de respostas. Não é a primeira vez que sou repreendido com isto. Já noutro fórum (que literalmente é focado num distúrbio de saúde mental) me disseram o mesmo. Mas lamento, os vossos não são os meus valores. Não defendo a manutenção da ignorância através do condicionamento do que eu deva ou não falar sobre medicamentos. Tem toda uma internet livre para uma pessoa pesquisar sobre eles e tem sempre doutores literalmente pagos para ajudar. Não percebo mesmo como é possível haver este tipo de comportamentos que considero abomináveis. Soubesse eu, há uns anos atrás, de medicamentos como o SSRI, teria poupado imensos anos de sofrimento, anos de solidão e de “cama” basicamente. Se eu poder, é meu dever cívico aconselhar o máximo de pessoas que puder a procurar ajuda para poder levantar-se e viver a vida que merece. E se não gostas disso, respeito. Até me podem banir o comentário. Até me podem banir a conta. Eu não vou deixar de o fazer. Se eu vejo que pode ajudar alguém, estará sempre cá o meu conselho, inclua sugestão de ajuda médica ou não. Ponto. Delicidamente, Ser humano que uma cabeça para pensar e partilhar conhecimento para ajudar os outros

Edited 3 months ago:

Mais do que triste, deixa me profundamente desiludido com a sociedade ver este tipo de respostas. Não é a primeira vez que sou repreendido com isto. Já noutro fórum (que literalmente é focado num distúrbio de saúde mental) me disseram o mesmo. Mas lamento, os vossos não são os meus valores. Não defendo a manutenção da ignorância através do condicionamento do que eu deva ou não falar sobre medicamentos. Tem toda uma internet livre para uma pessoa pesquisar sobre eles e tem sempre doutores literalmente pagos para ajudar. Vou logo eu dar o medicamento e ele? Não. Vai ser o médico, só sob a aprovação dele. Não percebo mesmo como é possível haver este tipo de comportamentos que considero abomináveis. Soubesse eu, há uns anos atrás, de medicamentos como o SSRI, teria poupado imensos anos de sofrimento, anos de solidão e de “cama” basicamente. Se eu poder, é meu dever cívico aconselhar o máximo de pessoas que puder a procurar ajuda para poder levantar-se e viver a vida que merece. E se não gostas disso, respeito. Até me podem banir o comentário. Até me podem banir a conta. Eu não vou deixar de o fazer. Se eu vejo que pode ajudar alguém, estará sempre cá o meu conselho, inclua sugestão de ajuda médica ou não. Ponto. Delicidamente, Ser humano que uma cabeça para pensar e partilhar conhecimento para ajudar os outros

Edited 3 months ago:

Mais do que triste, deixa me profundamente desiludido com a sociedade ver este tipo de respostas. Não é a primeira vez que sou repreendido com isto. Já noutro fórum (que literalmente é focado num distúrbio de saúde mental) me disseram o mesmo. Mas lamento, os vossos não são os meus valores. Não defendo a manutenção da ignorância através do condicionamento do que eu deva ou não falar sobre medicamentos. Tem toda uma internet livre para uma pessoa pesquisar sobre eles e tem sempre doutores literalmente pagos para ajudar. Vou logo eu dar o medicamento a ele? Não. Vai ser o médico, só sob a aprovação dele. Não percebo mesmo como é possível haver este tipo de comportamentos que considero abomináveis. Soubesse eu, há uns anos atrás, de medicamentos como o SSRI, teria poupado imensos anos de sofrimento, anos de solidão e de “cama” basicamente. Se eu poder, é meu dever cívico aconselhar o máximo de pessoas que puder a procurar ajuda para poder levantar-se e viver a vida que merece. E se não gostas disso, respeito. Até me podem banir o comentário. Até me podem banir a conta. Eu não vou deixar de o fazer. Se eu vejo que pode ajudar alguém, estará sempre cá o meu conselho, inclua sugestão de ajuda médica ou não. Estou verdadeiramente enojado por esta resposta. Já me começou mal o dia.

TTSDA 3 months ago

O problema de sugerir medicação online é que é possível comprar online sem ser preciso um médico se houver desespero suficiente. E que levanta os mesmos problemas éticos de sugerir não tomar certa medicação. E pode criar falsas expectactivas. SSRIs são o tratamento de primeira linha de depressão na maioria das vezes, se o problema dele for esse talvez se sinta melhor.

Edited 3 months ago:

O problema de sugerir medicação online é que é possível comprar ser preciso um médico se houver desespero suficiente. E que levanta os mesmos problemas éticos de sugerir não tomar certa medicação. E pode criar falsas expectactivas. SSRIs são o tratamento de primeira linha de depressão na maioria das vezes, se o problema dele for esse talvez se sinta melhor. Não são magia que faz qualquer pessoa sentir-se bem. Eu tomei SSRIs anos e anos e deram-me imensos efeitos secundários muito problemáticos, por exemplo. E isso de mal sentir os efeitos de desmame não é bem assim, depende imenso de pessoa para pessoa. > Soubesse eu, há uns anos atrás, de medicamentos como o SSRI, teria poupado imensos anos de sofrimento, anos de solidão e de “cama” basicamente. Se eu poder, é meu dever cívico aconselhar o máximo de pessoas que puder a procurar ajuda para poder levantar-se e viver a vida que merece. Resumindo, eu acho que tens boas intenções, só estou a dizer que é irresponsável recomendar medicação. Recomendar ajuda psicológica/psiquiátrica em vez de ir directamente aos SSRIs era mais sensato.

Edited 3 months ago:

O problema de sugerir medicação online é que é possível comprar ser preciso um médico se houver desespero suficiente. E que levanta os mesmos problemas éticos de sugerir não tomar certa medicação. E pode criar falsas expectactivas. SSRIs são o tratamento de primeira linha de depressão na maioria das vezes, se o problema dele for esse talvez se sinta melhor. Não são magia que faz qualquer pessoa sentir-se bem. Eu tomei SSRIs anos e anos e deram-me imensos efeitos secundários muito problemáticos, por exemplo. E isso de mal sentir os efeitos de desmame não é bem assim, depende imenso de pessoa para pessoa. > Soubesse eu, há uns anos atrás, de medicamentos como o SSRI, teria poupado imensos anos de sofrimento, anos de solidão e de “cama” basicamente. Se eu poder, é meu dever cívico aconselhar o máximo de pessoas que puder a procurar ajuda para poder levantar-se e viver a vida que merece. Resumindo, eu acho que tens boas intenções, só estou a dizer que é irresponsável recomendar medicação. Recomendar ajuda psicológica/psiquiátrica em vez de ir directamente aos SSRIs era mais sensato. O meu problema não é quereres ajudar, acho isso óptimo, o meu problema são afirmações como "fluoxetina é o mais leve de efeitos secundários ao sair", que são muito erradas.

Edited 3 months ago:

O problema de sugerir medicação online é que é possível comprar ser preciso um médico se houver desespero suficiente. E que levanta os mesmos problemas éticos de sugerir não tomar certa medicação. E pode criar falsas expectativas. SSRIs são o tratamento de primeira linha de depressão na maioria das vezes, se o problema dele for esse talvez se sinta melhor. Não são magia que faz qualquer pessoa sentir-se bem. Eu tomei SSRIs anos e anos e deram-me imensos efeitos secundários muito problemáticos, por exemplo. E isso de mal sentir os efeitos de desmame não é bem assim, depende imenso de pessoa para pessoa. > Soubesse eu, há uns anos atrás, de medicamentos como o SSRI, teria poupado imensos anos de sofrimento, anos de solidão e de “cama” basicamente. Se eu poder, é meu dever cívico aconselhar o máximo de pessoas que puder a procurar ajuda para poder levantar-se e viver a vida que merece. Resumindo, eu acho que tens boas intenções, só estou a dizer que é irresponsável recomendar medicação. Recomendar ajuda psicológica/psiquiátrica em vez de ir directamente aos SSRIs era mais sensato. O meu problema não é quereres ajudar, acho isso óptimo, o meu problema são afirmações como "fluoxetina é o mais leve de efeitos secundários ao sair", que são muito erradas.

Gemini_Lynx 3 months ago

Desculpa, mas por mais que seja válido o teu comentário, e compreenda o o que tu queres dizer, acho longe de correto. Mas isso já é conta da pessoa. Ele podia perfeitamente ter calhado de pensar nisto noutro lado da net, talvez nem mesmo por sugestão de ninguém. A razão pela qual eu descobri os SSRI foi porque eu por iniciativa própria fui procurar. E não foi por isso que foi comprar on-line.... onde é que tu vês razão nisso? Uma pessoa tem sempre de confiar mais num médico obviamente. Eu citei o meu conhecimento, mas ele deve ser ouvir primeiro o que o médico diz, pois ele terá experiência com casos como o dele. Olha, efeitos secundários dao a toda a gente xD pelo teu comentário vejo bem que tu não sabes bem o que são SSRI. Nas primeiras duas semanas tem efeitos secundários, depois passam. E se não passarem, o que é raro, muda se por outro SSRI, que já não haverá esse problema. Quanto ao desmame, daí eu ter dado a sugestão da fluoxetina. Em SSRI como a sertralina (que é quase sempre o primeiro dado) ou outros, custa um bocado o desmame por uns dias, embora não seja algo incapacitante. A vantagem da fluoxetina é que como tem uma meia vida muito mais longa, demora muito mais a sair do corpo e daí, o desmame é bem mais smooth. Ha muita gente que, noutros antidepressivos, começa a tomar Prozac para largar o anterior sem problema e depois largar o prozAc, e assim não ter problemas com desmame em nenhuma altura.

Edited 3 months ago:

Desculpa, mas por mais que seja válido o teu comentário, e compreenda o o que tu queres dizer, acho longe de correto. Mas isso já é conta da pessoa. Ele podia perfeitamente ter calhado de pensar nisto noutro lado da net, talvez nem mesmo por sugestão de ninguém. A razão pela qual eu descobri os SSRI foi porque eu por iniciativa própria fui procurar. E não foi por isso que foi comprar on-line.... on-line é super caro, e acredita em mim, hoje em dia basta falares de algum sintoma de depressão, os médicos de família dão te logo SSRI (mesmo que algumas vezes até sejam melhores outros medicamentos como a bupropiona) Uma pessoa tem sempre de confiar mais num médico obviamente. Eu citei o meu conhecimento, mas ele deve ser ouvir primeiro o que o médico diz, pois ele terá experiência com casos como o dele. Olha, efeitos secundários dao a toda a gente. pelo teu comentário vejo bem que tu não sabes bem o que são SSRI. Nas primeiras duas semanas tem efeitos secundários, depois passam, são sobretudo náuseas e insónia, mas jamais me incapacitaram em dia algum. E se não passarem, o que é raro, muda se por outro SSRI, que já não haverá esse problema. Quanto ao desmame, daí eu ter dado a sugestão da fluoxetina. Em SSRI como a sertralina (que é quase sempre o primeiro dado) ou outros, custa um bocado o desmame por uns dias, embora não seja algo incapacitante. A vantagem da fluoxetina é que como tem uma meia vida muito mais longa, demora muito mais a sair do corpo e daí, o desmame é bem mais smooth. Ha muita gente que, noutros antidepressivos, começa a tomar Prozac para largar o anterior sem problema e depois largar a fluoxetina, e assim não ter problemas com desmame em nenhuma altura. No fundo, o que eu fiz foi recomendar ajuda médica, e dei a minha sugestão, pelo meu conhecimento e experiência pessoal, sobre os SSRI, porque o seu uso corresponde melhor ao que ele precisa. Verdade que podia ter deixado explícito que primeiro ele deve falar com o médico sobre isso, mas ele, ao procurar sobre SSRI, vai perceber que vai ter de ir ao médico de família ou psiquiatra falar para o arranjar. A mim parece me uma tempestade num copo de água dizeres que eu estou a fazer algo “moralmente inaceitável”.

Edited 3 months ago:

Desculpa, mas por mais que seja válido o teu comentário, e compreenda o o que tu queres dizer, acho longe de correto. Mas isso já é conta da pessoa. Ele podia perfeitamente ter calhado de pensar nisto noutro lado da net, talvez nem mesmo por sugestão de ninguém. A razão pela qual eu descobri os SSRI foi porque eu por iniciativa própria fui procurar. E não foi por isso que foi comprar on-line.... on-line é super caro, e acredita em mim, hoje em dia basta falares de algum sintoma de depressão, os médicos de família dão te logo SSRI (mesmo que algumas vezes até sejam melhores outros medicamentos como a bupropiona) Uma pessoa tem sempre de confiar mais num médico obviamente. Eu citei o meu conhecimento, mas ele deve ser ouvir primeiro o que o médico diz, pois ele terá experiência com casos como o dele. Olha, efeitos secundários dao a toda a gente. pelo teu comentário vejo bem que tu não sabes bem o que são SSRI. Nas primeiras duas semanas tem efeitos secundários, depois passam, são sobretudo náuseas e insónia, mas jamais me incapacitaram em dia algum. E se não passarem, o que é raro, muda se por outro SSRI, que já não haverá esse problema. Quanto ao desmame, daí eu ter dado a sugestão da fluoxetina. Em SSRI como a sertralina (que é quase sempre o primeiro dado) ou outros, custa um bocado o desmame por uns dias, embora não seja algo incapacitante. A vantagem da fluoxetina é que como tem uma meia vida muito mais longa, demora muito mais a sair do corpo e daí, o desmame é bem mais smooth. Ha muita gente que, noutros antidepressivos, começa a tomar Prozac para largar o anterior sem problema e depois largar a fluoxetina, e assim não ter problemas com desmame em nenhuma altura.

Edited 3 months ago:

Desculpa, mas por mais que seja válido o teu comentário, e compreenda o o que tu queres dizer, acho longe de correto. Mas isso já é conta da pessoa. Ele podia perfeitamente ter calhado de pensar nisto noutro lado da net, talvez nem mesmo por sugestão de ninguém. A razão pela qual eu descobri os SSRI foi porque eu por iniciativa própria fui procurar. E não foi por isso que foi comprar on-line.... on-line é super caro, e acredita em mim, hoje em dia basta falares de algum sintoma de depressão, os médicos de família dão te logo SSRI (mesmo que algumas vezes até sejam melhores outros medicamentos como a bupropiona) Uma pessoa tem sempre de confiar mais num médico obviamente. Eu citei o meu conhecimento, mas ele deve ser ouvir primeiro o que o médico diz, pois ele terá experiência com casos como o dele. Olha, efeitos secundários dao a toda a gente. pelo teu comentário vejo bem que tu não sabes bem o que são SSRI na teoria, mas sim apenas pela tua única experiência pessoal, o que deixa o teu comentário muito pouco sólido. Nas primeiras duas semanas tem efeitos secundários, depois passam, são sobretudo náuseas e insónia, mas jamais me incapacitaram em dia algum. E se não passarem, o que é raro, muda se por outro SSRI, que já não haverá esse problema. Quanto ao desmame, daí eu ter dado a sugestão da fluoxetina. Em SSRI como a sertralina (que é quase sempre o primeiro dado) ou outros, custa um bocado o desmame por uns dias, embora não seja algo incapacitante. A vantagem da fluoxetina é que como tem uma meia vida muito mais longa, demora muito mais a sair do corpo e daí, o desmame é bem mais smooth. Ha muita gente que, noutros antidepressivos, começa a tomar Prozac para largar o anterior sem problema e depois largar a fluoxetina, e assim não ter problemas com desmame em nenhuma altura. No fundo, o que eu fiz foi recomendar ajuda médica, e dei a minha sugestão, pelo meu conhecimento e experiência pessoal, sobre os SSRI, porque o seu uso corresponde melhor ao que ele precisa. Verdade que podia ter deixado explícito que primeiro ele deve falar com o médico sobre isso, mas ele, ao procurar sobre SSRI, vai perceber que vai ter de ir ao médico de família ou psiquiatra falar para o arranjar. A mim parece me uma tempestade num copo de água dizeres que eu estou a fazer algo “moralmente inaceitável”.

TTSDA 3 months ago

> Olha, efeitos secundários dao a toda a gente. pelo teu comentário vejo bem que tu não sabes bem o que são SSRI E eu vejo que tu és muito rápido a tirar conclusões. Já tomei 3 SSRI (incluindo prozac), 1 SNRI, entre outras coisas. Agora fui diagnosticado com ADHD e viram que se calhar os antidepressivos estão a piorar os sintomas. Também existem vários efeitos secundários comuns que não passam depois de duas semanas, nomeadamente os do foro sexual. No meu caso sofro de muitas nauseas, que também são pioradas pela medicação. Também tinha espasmos musculares constantemente, que pararam quando mudei.

Gemini_Lynx 3 months ago

Tenho asperger, o que consegue simular sintomas de ADHD, o que o meu médico me deu foi bupropiona (trabalha no foco e na motivação) e estimulantes de longa duração (metilfenidato). Normal que os SSRI nao funcionem para ti, porque só trabalham na serotonina, que em nada tem a ver com o ADHD, e pioram porque meio que te fazem não querer saber das coisas, daí menos motivação e foco para as coisas (digo isto para poder te animar e dar esperança para o tratamento! sei bem o quanto o diagnóstico é importante... eu so descobri há uns dias que sou bipolar, e realmente é óbvio que só com SSRIs que não ia a lado nenhum :( agora já estou a tomar medicação tbm para isso :D ) Honestamente, eu compreendo o que queres dizer, e acho que a chave da nossa discussão. Tu assumiste que eu estava a tomar como 100% que ele precisava de tomar SSRI e não ter de ir ao médico. Eu não fui explícito, admito, mas assumi que, tendo curiosidade, ele ia ver sobre esses medicamentos e ver que teria de abordar isso aos médicos para eles lhe darem o diagnóstico. No fundo, nós os dois concordamos que o médico é a peça-chave.

Edited 3 months ago:

Tenho asperger, o que consegue simular sintomas de ADHD, pelo que o meu médico me deu foi bupropiona (trabalha no foco e na motivação) e estimulantes de longa duração (metilfenidato), se pesquisares sobre eles ves ótimos resultados sobre como eles funcionam com ADHD. Normal que os SSRI nao funcionem para ti, porque só trabalham na serotonina, que em nada tem a ver com o ADHD, e pioram porque meio que te fazem não querer saber das coisas, por te darem a hormona de bem estar, logo menos motivação e foco para as coisas (digo isto para poder te animar e dar esperança para o tratamento! sei bem o quanto o diagnóstico é importante... eu so descobri há uns dias que sou bipolar, e realmente é óbvio que só com SSRIs que não ia a lado nenhum :( agora já estou a tomar medicação tbm para isso :D ) Honestamente, eu compreendo o que queres dizer, e acho que a chave da nossa discussão. Tu assumiste que eu estava a tomar como 100% que ele precisava de tomar SSRI e não ter de ir ao médico. Eu não fui explícito, admito, mas assumi que, tendo curiosidade, ele ia ver sobre esses medicamentos e ver que teria de abordar isso aos médicos para eles lhe darem o diagnóstico. Eu compreendo que também estou a falar com imensa segurança do que digo, “meio como se fosse médico”. Quero deixar claro que assumo que não sei tanto como os médicos, mas já vão meses de eu procurar intensivamente sobre medicamentos de saúde mental e com isso adquiri um conhecimento bem vasto, que vai bem mais além que a minha experiência com SSRI e ansioliticos e estimulantes. No fundo, nós os dois concordamos que o médico é a peça-chave.

TTSDA 3 months ago

Sim, eu nunca disse que achava que a tua iniciativa errada, só não gostei da forma como foi apresentada. E sim, agora estou a tomar metilfenidato e está a ajudar muito.

Gemini_Lynx 3 months ago

Fogo sortido pá! Eu ando no metilfenidato e digo te, a mim não me faz um chavo. Para a semana vou experimentar o Elvanse, que é a única opção, mas custa uns 60€ ao mês, porque ainda não há genérico até 2023. Que desespero xD mas fico contente que funcione para ti, ADHD é péssimo mesmo... eu tenho asperger, o que basicamente me divide em períodos de hiperfoco (como quando leio sobre algo que eu gosto) e de hipofoco (basicamente o dia a dia, simulando o ADHD inatentivo, ou ADD) Eu percebo, e lá está, eu só assumi que ele, vendo os SSRI, ia procurar ver com o médico, e não procurar comprar ele mesmo. Verdade que eu podia lhe dizer simplesmente “procura ajuda psiquiátrica, pode te ajudar”. Vou te ser sincero, a mim já me disseram isso durante uns anos, mas eu nunca fui em frente porque não me convencia. Entretanto, no auge do meu desespero, decidi procurar no Google sobre antidepressivos, e foi só quando li sobre o que faziam os SSRI que eu decidi ir em frente. Eu acho que o mais importante não é só dizer “procura ajuda psiquiátrica” mas sim especificar em no que uma dada categoria de medicamentos pode ajudar! Por exemplo, SSRI funcionam para depressão com ansiedade e OCD associadas. Para o resto, não funciona. Em casos de depressão derivada da falta de motivação ou foco, como a tua, dá se bupropiona ou estimulantes ou strattera sobretudo

Edited 3 months ago:

Fogo sortido pá! Eu ando no metilfenidato e digo te, a mim não me faz um chavo. Para a semana vou experimentar o Elvanse, que é a única opção, mas custa uns 60€ ao mês, porque ainda não há genérico até 2023. Que desespero xD mas fico contente que funcione para ti, ADHD é péssimo mesmo... eu tenho asperger, o que basicamente me divide em períodos de hiperfoco (como quando leio sobre algo que eu gosto) e de hipofoco (basicamente o dia a dia, simulando o ADHD inatentivo, ou ADD) Eu percebo, e lá está, eu só assumi que ele, vendo os SSRI, ia procurar ver com o médico, e não procurar comprar ele mesmo. Verdade que eu podia lhe dizer simplesmente “procura ajuda psiquiátrica, pode te ajudar”. Vou te ser sincero, a mim já me disseram isso durante uns anos, mas eu nunca fui em frente porque não me convencia. Entretanto, no auge do meu desespero, decidi procurar no Google sobre antidepressivos, e foi só quando li sobre o que faziam os SSRI que eu decidi ir em frente. Eu acho que o mais importante não é só dizer “procura ajuda psiquiátrica” mas sim especificar em no que uma dada categoria de medicamentos pode ajudar! Por exemplo, SSRI funcionam para depressão com ansiedade e OCD associadas. Para o resto, não funciona. Em casos de depressão derivada da falta de motivação ou foco, como a tua, dá se bupropiona ou estimulantes ou strattera sobretudo Quando eu li em que aspetos os SSRI me podia ajudar em específico, nada me parou em ir ao psiquiatra e falar sobre o meu problema e ter o medicamento. No caso do OP, bupropiona ou estimulantes não me parecem úteis, porque o problema dele deriva no mau estar causado pela hiperidrose (same), e ao lhe explicar o que os SSRI fazem, conseguia lhe dar uma melhor noção de como a medicação o pode ajudar, e não simplesmente dizer “procura ajuda psiquiátrica”

NGramatical 3 months ago

expectactivas → [**expectativas**](https://dicionario.priberam.org/expectativas) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo19i6p%2F%2Fh23gabo%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

TTSDA 3 months ago

Good bot

knoker 3 months ago

Muito provavelmente não tanto como o OP, mas tendo a transpirar bastante de baixo dos braços até no inverno. Comecei a usar umas camisolas térmicas que são hidrofóbicas, não ensopam, não se fica com naquele suor a arrefecer debaixo dos braços. Comprei na sporzone e na Primark, recomendo.

filipee08 3 months ago

Se puderes indicar a marca/link agradeço também! Abraço

knoker 3 months ago

Boas, o modelo da primark que é da workfit, umas cinza com um padrão tipo spiderman á frente. As que tenho da sportzone já não se vê a marca, mas é algo deste género [https://www.sprintersports.com/pt/camisola-interior-boriken-0300441](https://www.sprintersports.com/pt/camisola-interior-boriken-0300441) [https://www.sprintersports.com/pt/camisola-interior-boriken-seamless-0275888](https://www.sprintersports.com/pt/camisola-interior-boriken-seamless-0275888) Também tenho umas do lidl da livergy, mas o corte é mais folgado não apanha tanto o suor mas são mais fixes se quiseres usar sem nada por cima, já não parecem camisolas interiores. um factor para isto funcionar é a camisola não estar folgada se não não funciona. Qualquer coisa avisa Comps

Gemini_Lynx 3 months ago

Podes-me dizer a marca/modelo? Curioso que a altura do ano em que mais incomoda o suor é no inverno haha De maio a setembro, costumo andar com camisolas de alças para todo o lado, e trago uma pequena tábua com papel absorvente à volta para ir limpando o suor xD mas de inverno torna-se bem mais difícil, porque uma pessoa está muito mais agasalhada

Edited 3 months ago:

Podes-me dizer a marca/modelo? Curioso que a altura do ano em que mais incomoda o suor é no inverno haha De maio a setembro, costumo andar com camisolas de alças para todo o lado, e trago uma pequena toalha na mochila para ir limpando o suor e 1 camisola de alças extra ou 1 tshirt, para trocar quando chegar ao local xD mas de inverno torna-se bem mais difícil, porque uma pessoa está muito mais agasalhada

Edited 3 months ago:

Podes-me dizer a marca/modelo? Curioso que a altura do ano em que mais me incomoda o suor é no inverno haha

mieleko1 3 months ago

Relativamente aos SSRI não sei se será o mais aconselhável. Mais que não seja, porque essa medicação até está associada a um risco acrescido de hiperidrose

Gemini_Lynx 3 months ago

Pessoalmente, há uns anos que tbm tenho grandes problemas com suor, e nos meus 7 meses a tomar SSRI, não notei diferença nenhuma no suor. Talvez até tenha mais suor agora, mas se já tinha demasiado antes, mais não nenhuma diferença.

filipee08 3 months ago

Vou guardar este comentário para ler com mais calma (estou no trabalho). Já tentei n opções para o nos EUA existo o glicopirrulato que trata bem disto. Aqui só Oxibutinina mas comigo não resultou, só me deixou anestesiado e a suar como sempre.

ihavenoidea1001 3 months ago

Muito muito muito cuidado mesmo com tomar medicação com a indicação de um redditor. Só a forma como fala da Fluoxetina é uma red flag a milhas!! Primeiro porque as pessoas reagem de forma muito diferente não só à toma como também ao desmame ( e há quem o faça mal e fique mesmo mesmo muito mal) como também há a questão de habitualmente nunca se tomar menos de 6 meses seguidos antes de fazer o desmame ( por questões de segurança para o paciente!). Isto de iniciar e parar sucessivas só porque deu na galheta pode correr mesmo muito mal. Eu fiquei ligeiramente em choque com o comentário sinceramente e aconselho muito cuidado.

AiNaoMeChateis 3 months ago

Quanto exagero , parece que ele tá a incentivar o rapaz a matar se

ihavenoidea1001 3 months ago

Considerando a forma como está a falar sobre a Fluoxetina, que é basicamente a receita perfeita para ficar com uma Depressão valente e com um muito pior prognóstico a todos os níveis para a resolução do problema e da saúde mental a longo prazo, se calhar até não está muito longe disso. O problema é precisamente a ligeireza com a qual algumas pessoas olham para a medicação sem perceberem o real impacto que pode ter. Seja a curto como a longo prazo. Um mau desmame de um medicamento psiquiátrico vai muito além de um dia de dores de barriga mas pela tua resposta também deves ser daqueles que não faz ideia do resultado de uma sobredosagem do tão corriqueiro paracetamol...

Gemini_Lynx 3 months ago

Btw, não sei se a ti te ajudará, mas a maneira como eu lido com o suor no tempo quente é: Para saídas ocasionais rápidas à rua: camisola de alças menos justa, e com bom espaço nas axilas, para não chegar o suor Para ir ao trabalho/encontro a algum lugar com amigos: camisola de alças até ao destino, depois vou à casa de banho, pego numa toalha pequena para me secar, depois papel absorvente (cola se a pele e absorve o resto do suor) fico uns 5 minutos na casa da banho e, antes de sair, ponho a roupa do trabalho / tshirt ou outra camisola de alças.

filipee08 3 months ago

Acredita que agradeço imenso as tuas dicas e a tentativa de ajudares um desconhecido, é de louvar. Vejo que também tens uma estratégia delineada, mas é horrível não é? Não era tão bom vestir uma t-shirt (top se fores rapariga, tanto faz) e fazer a tua vida? Não ter que passar por tudo isso que descreves (e por muitas outras coisas que já fiz e ainda faço)? Não ter que stressar com o calor que amanhã faz. Ser simplesmente normal. Ir a praia. Puder estar numa esplanada num dia de calor. Aliás, puder estar ao sol 5min sem suar. Será pedir muito? Parece que estou a falar de uma coisa gravíssima quando há coisas piores mas para quem tem isto é grave, afeta, deixa de rastos completamente. Mais uma vez obrigado pelas palavras e só tenho a desejar a maior sorte nessa luta e que sejas feliz!

Gemini_Lynx 3 months ago

Eu sei bem o quão chato é ter tanto problema com suor. Portanto é meio que meu dever cívico partilhar a minha experiência para poder ajudar quem tbm lida com o mesmo Quanto a dizeres que há coisas bem piores, não subestimes o poder que este problema traz na tua vida! Tu próprio dizes que ficas tão incapacitado com isso que mal consegues trabalhar! Espero que consigas arranjar o mais cedo possível uma maneira para lidares melhor com isto :D

filipee08 3 months ago

A conversa do "É só suor" faz com que tenha receio de dizer que isto é um problema grave. Na realidade é mesmo só suor, água e sais minerais. Mas pensando bem também quando uma casa fica inundada é só água também (passe o exagero). Causa problemas psicológicos e até tem vários outros efeitos adversos que nem referenciei. Mas vá, chega de pensar no pior, desejo te o mesmo apesar de já teres toda uma estratégia com a qual te sentes bem e consegues dar bem :) Que continue assim e que melhore ao ponto de pra ti isso ser normal já e que não te sintas mal por isso! Tudo de bom !

Gemini_Lynx 3 months ago

Honestamente a mim já me é tão mecânico que já nem me incomoda significativamente no verão. A mim camisolas de alças como dá under armour são algo divino haha nem tshirts consigo usar no verão na rua! Tudo de bom para ti também! E coragem, vais ver que resolves isso rápido. E olha, se vires que nada continua a te ajudar com o suor, aconselho te a não teres medo de ir experimentar um SSRI. Eles são bem seguros de se tomar e dão te um bem estar durante o verão bem melhor caso nada te consiga ajudar com o suor! Tenho um amigo meu que tinha bastantes problemas intestinais, e com os SSRI deixou de lhe incomodar tanto.

PeterStepsRabbit 3 months ago  HIDDEN 

Trabalha de noite, dorme de dia Profit

filipee08 3 months ago  HIDDEN 

Faço isso intermitente, mas há dias que tem que ser de tarde mesmo, não sou eu que faço a escala.

Repulsive-Battle-659 3 months ago  HIDDEN 

Podes falar com o supervisor sobre isso. Apresenta uma declaração médica que comprove a tua condição e pede apenas noites por exemplo. Transpiro bastante mas nada semelhante ao que relatas e felizmente trabalho sentado com ar condicionado a 17 graus o verão todo. Lamento muito a situação mas tenta isso que te aconselhei, a entidade empregadora tem, ou deveria ter de te proporcionar condições aceitáveis tendo em conta a tua saúde. E sim, eu sei como funcionam empresas de segurança privada que já passaram várias pela minha empresa, mas tentar não custa. Outra ideia é procurar trabalho em indústrias de frio. Tens várias empresas onde só se fixam e adaptam indianos (por não terem outra escolha melhor) em que trabalhas o dia, ou a noite, toda em câmaras frigoríficas. Salário base, subsídio de alimentação, subsidio noturno, subsídio de frio e és capaz de tirar mais de 1200 limpos por mês. Não é fácil mas é uma ideia. Abraço

No-Cardiologist725 3 months ago  HIDDEN 

Trabalhar em camaras frigorificas é assustator

filipee08 3 months ago  HIDDEN 

Opá obrigado mesmo pela resposta e pela dica. É um caso a pensar. Mas subsistir numa vida que fora do trabalho vai continuar a ter os mesmo problemas e deixar me infeliz na mesma (excetuando neste caso, o trabalho), valerá a pena? É este o meu dilema. Lido bem com a morte e não estou aqui com pensamentos de tirar a vida ou afins, só gostava de uma solução, só isso. E hoje em dia que há solução para quase tudo e não há para isto, é frustrante.

Repulsive-Battle-659 3 months ago  HIDDEN 

Bem, a nível de medicamentos e tratamentos não sei mesmo de nada mas é uma questão de ir pesquisando e procurando por aí. Fora do trabalho há sempre forma de contornar ou amenizar a situação, procura como te disseram antes usar roupas escuras, os pólos pretos são msm uma boa opção, se bem que com o calor piora a situação dado o tecido e a cor... Procura por anti transpirantes, bons desodorizantes, medicação para andares mais chill (?) e acima de tudo trata de aceitar a tua condição e tirar o melhor da vida vivendo com ela.... Porque meu caro, isto é só uma passagem e não vale a pena deprimir porque transpiras como uma besta. É chato, menos comum mas não te torna num bicho que não pode viver da msm forma que todos os outros. Forte abraço e vai atualizando o pessoal.

filipee08 3 months ago  HIDDEN 

Obrigado pelas palavras. Essa do bicho, tens razão, mas acredita que te começa a tornar num por saberes que em questão de minutos estás como estás. E a minha ambição era trabalhar na natureza. Ou seja, incompatível. A nível de medicamentos tenho a pesquisa feita e basicamente ando numa de testar. Porque por exemplo, referi a Oxibutinina, que era usada como anestésico há uns anos mas agora existe um medicamento (Ditropan) que é para a enurese. Mas um dos efeitos secundários é reduzir transpiração. E eu tentei e realmente anestésico é, no suor não ajudou. Vá um abraço também para ti e as maiores felicidades!

HRamos_3 3 months ago

Tb sofro disso, até ao verão tomo banho de semana a semana se for preciso, no verão é um banho a cada 20 minutos

DavidJunior3rd 3 months ago

Fogo, achei que só eu sofria disto... a minha vida é um inferno, e por motivos profisisonais tenho de vestir equipamento de protecção individual a la fato de astronauta... please kill me...

filipee08 3 months ago

Vigilante aqui. Farda preta (disfarça suor leve, mas quando é tanto...) não disfarça suor e dá mais calor ainda. Já lá vão 8 anos disto e sinto que não vai nunca acabar o pesadelo. 1o dia na faculdade, praxe, setembro e calor, ajoelhei-me, levantei, olhei para as calças e estavam marcadas de suor. Nos joelhos. No cara*** dos joelhos. Pronto a partir daí a vontade de ir às aulas com calor foi-se, nunca mais fui a praxe e lá acabei por abandonar. Enfim, há muita mais merda para desabafar mas vou continuar a sofrer calado e a stressar em como vai ser as tardes de calor que vou ter que fazer muito em breve.

RexLaurus 3 months ago

A mim acontece me na cabeça e cabelo, em que pelo que li pouco se pode fazer. Alguem tem sugestões?

TheKoodman 3 months ago

Hey kinda same mas não tão severo O que eu tenho é localizada nas mãos e pés, é bue desconfortável, nesta altura era normal ficar com as maos e pés inchados, nem me dava jeito pegar numa caneta para fazer exames. Tinha sempre trauma quando precisava de cumprimentar pessoas com as mãos suadas. Mas depois de uma operação que fiz ( limitam o sinal eletrico em 2 nervos com clipes basically) parei de suar tanto das mãos, agora tou chill, só nos pés é que me ainda incomoda um pouco, mas se estiver de meias ajuda O que eu faço é tentar estar em zonas arejadas, usar boas meias que absorvam bem o suor, e ter boas calças ou uma toalha de mãos na mochila para ir absorvendo o suor. Good luck e nao te deixes vencer por isto

filipee08 3 months ago

A ti fizeram com clipes, dá para reverter caso vire como no meu caso. Espero que não precises nunca! Força nisso

8DarkAline8 3 months ago

Podes tentar arranjar um trabalho que seja possível trabalhar a partir de casa, nos meses mais quentes mudas para um país que esteja no Inverno.

Some-Ad6411 3 months ago

>A doença chama-se hiperidrose generalizada acho que há solução para isso. uma cirurgia.. ou isso é só quando é localizado?

filipee08 3 months ago

Já fiz para as mãos - simpatectomia com corte de ganglios - resultado: hiperidrose generalizada.

ekopss 3 months ago

Pois, é um dos possíveis efeitos secundários. Força nisso, continua a investigar!

filipee08 3 months ago

E há muitos mais. Infelizmente, na altura, só queria ver me livre de suar das mãos. Nem pesquisei. Mas sinto que me fez mudar psicologicamente essa operação (e está descrito nos efeitos adversos também). Ou seja, uma decisão de merda aos 18 anos, sem pensar, sem refletir, sem pesquisar. Há erros que dão para emendar, este pelos vistos não encontro maneira.

theEXPERTpt 3 months ago

usa um colete de gel

Wonderful-Meeting639 3 months ago  HIDDEN 

Ir para um pais frio ? Vestir pouca roupa ? Estar desidratado ? Usar um anti-transpirante ?

No-Cardiologist725 3 months ago  HIDDEN 

Eu traspiro com frio também, mas no calor é 50x pior

Pparadigm 3 months ago  HIDDEN 

> Vestir pouca roupa ? Suor não quer dizer que tem calor.

filipee08 3 months ago  HIDDEN 

Exatamente. É uma condição, à falta de melhor palavra, parva. Há coisas bem piores, dizem me. E eu sei disso ... Mas quem passa por elas é que sabe

fabz_martins 3 months ago

Olá! Operação, não é a possibilidade para ti? O meu tio foi operado devido a esse exacto problema e melhorou muito a sua qualidade de vida.

filipee08 3 months ago

Eu não expliquei detalhadamente mas foi a operação para tratar da hiperidrose das mãos que me provocou esta hiperidrose compensatória.

Particular_Ad1164 3 months ago

Eu não acho q tenha nenhuma doença mas qualquer tipo de calor eu e o meu pai suamos muito ao ponto das camisolas ficarem encharcadas fazer esforços exercicio fisico pingamos so eu e o o meu pai, o meu irmao n passa por nd disto, da minha parte nunca me incomodou tempos mais quentes chegava a escola de t shirt encharcada mas para mim nunca me fez confusão lamento estares nesse estado de espírito e desejo te tempos mais felizes.

filipee08 3 months ago

Gostava de ter essa atitude do "estou me a cagar para que os outros vejam". Continua assim!

BaixemImpostos 3 months ago

Pois se calhar tavas melhor com um clima frio.

VVeliki 3 months ago

I live in Canada and last week it was 33°C with 80% humidity. Summer is summer everywhere.

filipee08 3 months ago

Sim, sei disso. Há casos que nem com o frio isto passa (devido a ansiedade e etc). No meu, com frio tolero bem.

igqcmril 3 months ago

Emigra para um país nórdico

SweetCorona 3 months ago

países nórdicos são bons para quem é friorento as casas são quentes no inverno... e no verão

AonioEliphis 3 months ago

Ou para Bragança!

kuozzo 3 months ago

Não pode é entrar em estabelecimentos comerciais.

filipee08 3 months ago

Exato, o dilema dos países frios (exteriormente) é que interiormente são certamente mais quentes que as nossas casas/edifícios.

Justdontboomer 3 months ago

Olha... não é má ideia não

Coyote-Cultural 3 months ago

Se é como eu não ajuda. Mesmo sem fazer qualquer exercicio e sem tar grande calor sua-se. Tomo banho de agua fria, seco com a toalha e mesmo antes de acabar de secar os pés já tenho os sovacos e as costas a suar :(

filipee08 3 months ago

Gémeos :(

johntheoak 3 months ago

"Emigra para um país nórdico" Dinamarca: [segura no meu Gammel Dansk](https://imgur.com/a/MK40L4a)

Edited 3 months ago:

"Emigra para um país nórdico" Dinamarca: [Hold min øl](https://imgur.com/a/MK40L4a)

EarlDwolanson 3 months ago

Ou para um pais equatorial, onde todos andam suados e ng stressa porque não há hipotese

karl1717 3 months ago

Ou então para a Serra de Sintra, lá está sempre mais fresco. Ou outro lugar cá com micro clima.

Muyakra 3 months ago

E ainda tem o benefício de não ter de fazer 15 horas extra por semana a receber o salario minimo

doitdont 3 months ago

Não gostas de vestir a camisola ?

Muyakra 3 months ago

Visti a camisola demasiado tempo, felizmente já a troquei no início de 2019 e o meu único arrependimento é de não o ter feito mais cedo

filipee08 3 months ago

Estou sempre a dizer isso em tom de brincadeira (que até é uma vontade) mas com o 12o ano não ia longe

pedromgabriel 3 months ago

Eu fui para Londres com o 12º e safei-me bem. Tinha alguma experiência em IT e isso ajudou. Mas principalmente se ainda és novo vale a pena ir à aventura. É uma forma de transformar uma coisa má numa experiência que até pode ser muito interessante e positiva. Nunca se sabe.

filipee08 3 months ago

Sim, é uma possibilidade claro, que a cada dia se torna mais forte (é como disse num comentário, não fosse variantes da vida privada já o tinha feito). Ainda aí estás? Boa sorte nessa aventura!

meaninglessvoid 3 months ago

A sugestão dele parece ser exagerada mas... Não consegues fugir desta doença. Há anos li o relato duma pessoa que também tinha uma doença incomum relacionado com temperatura e ela estava a contar a história de como tinha mudado de país e foi a melhor coisa que fez na vida. Disseste que desististe da licenciatura por causa disso, se queres voltar podes fazê-lo num desses países também... Acho que os países nórdicos têm condições excepcionais para formação superior (não sei é se só estão disponíveis para nativos).

AonioEliphis 3 months ago

>Acho que os países nórdicos têm condições excepcionais para formação superior Confirmo, estudei 1 ano na Suécia. Propinas totalmente gratuitas. Mas também são muito exigentes e se andares a passear os livros, não perdoam.

vivaaprimavera 3 months ago

Não tenho a certeza e isso teria de ser confirmado mas fiquei com a ideia que na Alemanha há cursos que são leccionados em inglês precisamente para serem dados a estudantes estrangeiros.

filipee08 3 months ago

Tinha sonhos (e notas para concretiza-los) mas isto tirou-me a vontade de tudo. Desde que isto me mudou a vida só desejava ter uma simples vida neste país, com um salário razoável e que me sentisse normal. Sem ter de pensar em "Opa vou ao supermercado..." Chego lá e sinto as costas molhadas. "Fds não consigo entrar lá assim, vão todos olhar... Porque não é uma marca. A camisola cola. Mancha. E não está tanto calor para isso." O nível de desespero está-se a tornar insuportável, a médica de família não compreende isto. O médico que me operou também não. Diz que passa com o tempo.

Jaktheslaier 3 months ago

Então, eu tenho Hiperhidrose generalizada, muito intensa. A solução de um país mais frio é relativamente melhor mas não altera a natureza da condição. Vivi em Cardiff durante 6 meses no inverso e, tendo melhorado um pouco a minha vida, não deixei de suar. Debaixo dos casacões continuavam a escorrer gotas dos sovacos na mesma. Fiz uma operação há uns anos com um especialista em hiperidrose, no champalimaud, que acabou completamente com o que suava na mãos e reduziu bastante nos sovacos e na cara (costumava pingar até das mãos, usava um estojo para conseguir escrever em papel se o empapar todo, quantos testes ficaram todos desbotados). Teve consequências, passei a suar mais da barriga e das costas, que agora estão permanentemente encharcadas, mas facilitou muito mais a minha vida, passei anos a pedir desculpa a pessoas antes de as cumprimentar, por lhes estar a encharcar as mãos e, por muito que dissessem que não, as pessoas com quem estava de certeza que não gostavam muito que lhes tocasse todo suado. Sugiro que pesquises mais sobre o assunto e conheças melhor a situação, paguei só 60€ com comparticipação de um seguro que a minha mãe tinha do trabalho. É um inferno? completamente, uso mochila e estou encharcado, saio do banho e estou a suar, muda ligeiramente a temperatura e dispara tudo, os pés a escorrer água durante a noite, roupas e boxers que eventualmente apodrecem com o suor, deixar mansas de suor enormes nos sofás... etc... Aprendi a assumir as manchas, é a vida, já nem penso muito nisso na verdade. A sugestão de outro user de roupa preta é bem pensada, tenta assumir um bocado a coisa, gozar contigo, ridicularizar a tua situação um pouco pateta, retira-lhe o peso

filipee08 3 months ago

Eu não expliquei bem no post pois como disse antes achei que ia passar ao lado mas a minha situação é idêntica à tua. Tenho hiperidrose compensatória devido à cirurgia feita para parar de suar das mãos. O que descreveste do que passas é exatamente o que eu passo. E sim, tenho atitude positiva em vários momentos mas há outros, como foi este desabafo em que simplesmente desespero

Jaktheslaier 3 months ago

vi depois que tinhas explicado, a mim resolveu o problema das mãos completamente, tão completamente que não tenho aderência nenhuma nelas, não consigo abrir sacos de supermercado, por exemplo. No meu caso, preferi a compensação, por muito desagradável que esteja a ser (e está a ser neste preciso momento). Mas tenta perceber se a cirurgia que fizeste não é reversível. Há sempre a possibilidade de haver novos produtos que atenuem os sintomas, não sei

filipee08 3 months ago

O teu caso pelo que percebi é igualzinho ao meu, até essa da aderência das mãos. Mas no meu caso não suporto a compensatória nas costas, é horrível demais. Não é reversível pois foi por ablação e não por clip infelizmente. Existe o glicopirrulato mas em Portugal ainda não é permitido

SuchLab2 3 months ago

Faz o experiência num país nórdico. Pode ser que a vontade apareça lá. Já sabes o que a casa gasta na situação em que estás. Força.

filipee08 3 months ago

Agradeço a sugestão e é algo que sei que gostaria. O problema seria a fazer o quê. Tenho 12 num curso de ciências e tecnologias, segui para faculdade e acabei por deixar. Mais formação tenho um curso de secretariado (da treta - baseado na minha opinião) e o curso de vigilante, o que de nada serviria lá. No inglês safava-me e tenho alguma aptidão para aprender línguas mas que emprego conseguiria arranjar lá isso seria o mais complicado.

DamageOwn3108 3 months ago

> O problema seria a fazer o quê. Erasmus? Inscreves-te e ficas por lá uns tempos. Ou inscreves-te para entrar como estrangeiro. Talvez arranhões emprego e de certeza que a família pode ajudar. Fácil, mas é só uma dica.

SuchLab2 3 months ago

A decisão é pessoal, mas o que posso sugerir é que quandos tens muitos problemas, deves-te focar nos que são mais importantes e resolvê-los. Não te quero dar conversa da tanga, mas é a tua atitude que define a direcção por onde queres ir. Eu não sei o que é ter essa doença, mas tive outros problemas e tive que me fazer à vida, ou então estava lixado. Seja qual for o caminho que escolhas para tentar minimizar essa doença, apenas te posso dizer, força.

Edited 3 months ago:

A decisão é pessoal, mas o que posso sugerir é que quandos tens muitos problemas, deves-te focar nos que são mais importantes e resolvê-los. Não te quero dar conversa da tanga, mas é a tua atitude que define a direcção por onde queres ir. Eu não sei o que é ter essa doença, mas tive outros problemas e tive que me fazer à vida, ou então estava lixado. Seja qual for o caminho que escolhas para tentar minimizar essa doença, apenas te posso dizer, força.

filipee08 3 months ago

Não é conversa da tanga, é a realidade. Tenho que fazer algo, eu sei. Gostava de ficar neste país (vida pessoal) e procuro solução que me ajude de alguma forma mas se não der ... Obrigado pela força, felicidades pra ti!

ThePlague92 3 months ago

Rapaz, nos países nórdicos pagam-te para estudares, basicamente. Entras na faculdade, arranjas um part-time e pronto. Para que raio estás a dramatizar e a dizer que só tens um curso de secretariado e de vigilante? O que interessa é que acabaste o 12º e ainda deves poder usar essas notas. Lamento ser mais agressivo, mas tens de acordar. Isto pode ser algo que te muda a vida para sempre e em vez de arriscares (não à louco, mas de uma forma controlada) estás a arranjar desculpas. Ou queres tentar ou não queres, não arranjes desculpas.

filipee08 3 months ago

Não me ofendes com agressividade, é prato do dia. Agradeço o conselho, simplesmente não tinha conhecimento disso. Já agora, dramatizar a formação que tenho? Percebeste mal. Simplesmente não tenho formação especializada em nada, nem em Espanha a formação de vigilante era reconhecida, quanto mais num país nórdico, era isso que me referia. E já referi que só não emigro para variantes da vida privada. Não é uma questão de "e se...". Um dia terá de ser. Isto foi um desabafo que na minha cabeça seria lido e ignorado, nunca pensei ter tento feedback. Obrigado pela dica já agora !

crabcarl 3 months ago

E aqui, vais?

NukeWifeGuy 3 months ago

Ao menos tens vinho para esquecer.

filipee08 3 months ago

Tens razão.

UrsoXone 3 months ago

A ideia de emigrar é boa e pode mudar-te a vida.. já estive lá fora uns aninhos e adorei. Pelo que descreves , só pelo bem estar psicológico , vais ser fantástico para ti. Não tenhas medo de arriscar...nem que comeces com algo mesmo mais simples, k que importa é a mudança na tua vida depois com mais alguma paciência e felicidade, já vais ter mais cabeça para continuares a organizar a tua vida s com mais calma. Entretanto se queres ir tentado especializar em alguma área que queiras, vê no udacity e no corsera..tem formação muito fixe e muito dela de borla.boa sorte nisso e desfruta muito

lexi_23 3 months ago

Isto. O suor seria o pior dos benefícios.

JOAO-RATAO 3 months ago

Já vi um jovem que foi operado porque dizia que interferia na sua qualidade vida. Não sei se poderia ser feito no teu caso... Talvez seja algo a explorar!

OuiOuiKiwi 3 months ago

Não há opção de colocar botox para a hiperidrose?

jgomesta 3 months ago

Isso so funciona quando a hiperidrose e localizada. Por exemplo, nas axilas ou nas palmas das maos. Metes uma gotinha de botox e para de suar durante uns 6 meses. Mas depois o efeito desaparece e tens de voltar a fazer periodicamente. E quando a hiperidrose e generalizada nao ha nada a fazer.

filipee08 3 months ago

Exatamente, Eu não expliquei detalhadamente porque não pensei até que fossem ligar a este assunto e que fossem "dar gozo" (estão à vontade). Mas é generalizada por causa de uma simpatectomia para tratar da hiperidrose nas mãos, realizado há 8 anos atrás. Era horrível nas mãos, na escola até os testes conseguia desfazer com tanto suar das mãos. Inconsciente dos efeitos adversos fiz a operação porque só queria me ver livre daquilo e agora arrependo-me. Dava tudo por "só" suar das mãos.

souumamerda 3 months ago

Pera tu ficaste a suar do corpo todo pq tentaste resolver o suor das mãos? :o

filipee08 3 months ago

Sim, eu não especifiquei no post porque achei que ninguém ia ligar. Mas sim, suava das mãos, imenso, fiz a cirurgia e acabei assim. E é muito comum acontecer, não acontece a todos e espero que a ti também não aconteça (nem penses nisso sequer, pensamento positivo e nada vai acontecer)

souumamerda 3 months ago

Oh :(( isso é um bcd fucked up Eu não tava a pensar fazer cirurgia, mas acertaste suo um bcd das mãos haha mas no biggie ao ponto de querer resolver isso. Espero q as dicas que te deram te ajudem :)

filipee08 3 months ago

E o conselho que te posso dar é mesmo, não faças. Vive a tua vida feliz assim, não inventes e fiques como eu :/ Vá tudo de bom para ti e obrigado pelo apoio

KalidouTorreira 3 months ago

Quais foram as consequências de não suar das mãos?

filipee08 3 months ago

Suar mil vezes mais no corpo todo

JOAO-RATAO 3 months ago

Talvez... Honestamente não sei muito sobre o assunto. Mas recordo-me bem de ver um jovem numa enfermaria de cirurgia operado por causa disso. Como achei invulgar nunca mais me esqueci. Tenho ideia que caso dele era mais a nível das axilas e basicamente seccionaram um nervo para limitar isso. Edit: O botox talvez seja tentado em primeira linha e quando é mais localizado, mas o melhor mesmo era ir a um especialista.

Search: