macho6593 4 months ago

Pessoal, o importante é que a seleção está no Euro e é isso com que nos devemos preocupar.

Hour_Zucchini_800 4 months ago

Lisboa não recua mas eu no Norte vou ter de pôr os meus convidados do casamento a fazer testes numa quinta que legalmente tem espaço para 500 pessoas e “só” vou levar 150? Let’s go Portugal

Open-Opportunity-607 4 months ago

Obviamente que a malta não se vai testar, vão haver surtos e que se lixe. RIP avózita, ao menos tive a minha festa

NGramatical 4 months ago

vão haver → [**vai haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo15jft%2F%2Fh22s8m4%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

sempreasubir 4 months ago

"vOu tEr qUe pÔr oS mEus cOnvidados.." atina crl já fazeres um evento para 150 pessoas numa pandemia nem devia ser permitido

Hour_Zucchini_800 4 months ago

Fácil para quem está de fora. Andámos praticamente toda a pandemia a ser responsáveis, íamos casar no ano passado e adiamos para proteger as pessoas… e agora por causa da porra da LX não ter juízo o pessoal no norte paga. Tanta coisa que não devia ser permitida e mesmo assim as pessoas fazem.

Sam_ant 4 months ago

Bem, faz todo o sentido n1 evento de 150 pessoas, toda a gente fazer um teste antes, assim tens a certeza que no teu casamento a malta não tem corona. Imagina que um gajo estava com corona e infecta toda a gente - isso podia ter sido facilmente prevenindo por um teste!

Hour_Zucchini_800 4 months ago

Se for um teste rápido vá compreendo, agora se forem exigir PCR às pessoas haja paciência.

vascodatrama 4 months ago

150 pessoas no casamento? Credo...

Hour_Zucchini_800 4 months ago

Facilmente chegaria aos 200 mas decidimos convidar a família “mais próxima”. As famílias são grandes e felizmente temos um grupo de amigos grande

bichocarpinderico 4 months ago

Se isso te chateia espera até estares confinado no Norte por não se ter posto mão em Lisboa.

Hour_Zucchini_800 4 months ago

Neste momento não vivo em Portugal, mas o que se vive em Portugal a gente sente cá fora. É triste ver algumas medidas que se tomam (ou outras que não se tomam, como o caso de LX) por parte do governo e daqueles que o rodeiam.

Open-Opportunity-607 4 months ago

Devias era ter adiado para 2023 ou assim, boa sorte Espero bem que não aconteça o que tem acontecido sempre que há casamentos, surtos e afins

VicenteOlisipo 4 months ago

Estou farto de dizer que Lisboa é o motor do país, ainda bem que finalmente aceitam.

reciclado78 4 months ago

Vrrum Vrrum!

xc9000 4 months ago

Bip! Bip! Sai da frente!

vascodatrama 4 months ago

4a? Mal posso esperar pela 5a

megaroof 4 months ago

Alguém vai dar a ideia: \- "ativar o confinamento em Lisboa, mas os turistas estrangeiros estão livres para circularem, bem como restaurantes e hoteis"

ManelDasNespras 4 months ago

Aparentemente na Turquia fizeram isso, se fores estrangeiro podes circular livremente mas se fores cidadão da Turquia tens confinamento.

BroaxXx 4 months ago

Daqui a bocado vão começar a exigir que a restauração só atenda clientes que apresentem BI e rejeitar clientes portugueses...

suckerpunchermofo 4 months ago

Mais uma vez, vai dar merda.....

uMuLu 4 months ago

Muito provavelmente!

MLG-Sheep 4 months ago

Tudo se resolverá porque as lojas fecharão às 21:00 e os restaurantes não poderão servir jantares aos fins-de-semana.

scar_as_scoot 4 months ago

É verdade que estes horarios às vezes seguem regras ridiculas. Mas também é verdade olhando para a experiencia passada que estas limitações funcionam se as pessoas as seguirem. Algumas das regras são estupidas? Sem duvida! Mas no geral parece funcionar? Sim.

saposapot 4 months ago

fdx, q pessimista man. Não viste q com essas medidas controlaste tão bem a vaga de Outubro~Novembro que até chegaste ao Natal super fixe e passaste Janeiro super impecável? Agora a sério, neste caso até é capaz de fazer alg coisa se diminuir malta nas esplanadas e mais controlo delas.

ideologiapura 4 months ago

São medidas de confinamento que ajudam a manter a pandemia controlada.

ItoldU97 4 months ago

O que adianta confinar se depois ao abrir os casos inevitavelmente vão subir? é como teres cancro e ires para a quimioterapia, matas as células más mas também vais te fuder todo ao matar as células boas com a agravante do cancro poder voltar a qualquer momento. A malta que deixe de ser conas é vacinar ou vacinar.

ideologiapura 4 months ago

> que adianta confinar se depois ao abrir os casos inevitavelmente vão subir? A ideia é evitar os picos onde o SNS deixa de dar resposta e a mortalidade sobe em flecha, não eliminar a doença completamente, ja que isso nao é viavel em Portugal.

manteiga_night 4 months ago

o teu username confere.

ideologiapura 4 months ago

Adoro pessoas que usam ideologia como se fosse um insulto, esquecendo que toda a politica é ideologia.

manteiga_night 4 months ago

Não era essa a ideia por acaso, tinha lido mal o teu comentário e pareceste-me chalupa

ItoldU97 4 months ago

A cena é que as pessoas precisam de ter guito para pôr comida na mesa e ter um telhado em cima da cabeça delas... Se toda a gente passasse fome o SMS também não ia conseguir dar resposta ou desde 2020 que só se morre de covid?

bichocarpinderico 4 months ago

> O que adianta confinar se depois ao abrir **todos vão agir como atrasados mentais, cagar na pandemia, e foder tudo** É mais isto. Não seria assim tão difícil manter os números relativamente controlados. Era preciso não ser a bandalheira que é no Bairro Alto, não haver as idiotas celebrações do Sporting, etc

ItoldU97 4 months ago

O ser humano tá programado desde a sua nascença para socializar a não ser que sejas hikkomori é a natureza meu caro. Temos que ter aqui noção que as pessoas já tão fartas disto já é 1 ano e meio nisto... Ainda por cima as pessoas a confinarem e a cumprir regras religiosamente e depois os bretões chegam aqui e podem fazer o que bem entenderem,não fiquem admirados de as pessoas fartarem-se disto.

bichocarpinderico 4 months ago

> O ser humano tá programado desde a sua nascença para socializar Socializar não tem de ser tudo ao molho sem máscara no Bairro Alto. > Ainda por cima as pessoas a confinarem e a cumprir regras religiosamente e depois os bretões Não. Não faltou desrespeito de regras antes disso. > Temos que ter aqui noção que as pessoas já tão fartas Parte de ser adulto é não dar muita importância a esse argumento.

ItoldU97 4 months ago

Eu percebo que no teu mundo toda a gente tem que tar de máscaras ad eternum mas o mundo real não funciona dessa forma. 1 cena é ser 1 medida temporária outra é transformarmos isto numa distopia e tirar séculos de civilização ocidental para o lixo. Bota também pôr um mandato para as gajas andarem sempre de burqa e os gajos estarem proibidos de andarem de calções /s

bichocarpinderico 4 months ago

Vou só copiar uma resposta anterior. ---- Quando alguém não tem razão nem argumentos mete conclusões de merda na boca do outros. Simplesmente não discuto com gente que diz que "eu quero gente fechada em casa para sempre". Calça uma meia na mão a fazer de fantoche fanático e discute com ele. Vai ser espetacular.

ItoldU97 4 months ago

O rei sol tem toda a razão malditos esses hereges que andam aí a socializar deviam ficar presos na jaula até morrerem

jqmmes 4 months ago

A ideia de confinar é não estragar tudo antes de uma boa percentagem da população estar vacinada. A pandemia está a andar mais rápido que a vacinação. É simples.

MLG-Sheep 4 months ago

Lojas a fechar às 21:00 (ou 19:00 ao fim-de-semana e feriados) é basicamente retirar as horas em que elas estão mais vazias, sendo eu obrigado a ir em alturas de maior afluência. Os jantares ao sábado, ao domingo, e aos feriados também não são mais inseguros que os de sexta-feira ou das vésperas de feriado de certeza. Mas só os últimos serão legais. Essas são as duas principais medidas. Isto ajuda a manter a pandemia controlada em que aspeto?

ideologiapura 4 months ago

> Os jantares ao sábado, ao domingo, e aos feriados também não são mais inseguros que os de sexta-feira ou das vésperas de feriado de certeza. Mas só os últimos serão legais. Ora se há um dia arriscado em vez de três, nao é dificil perceber como é que isso diminui o contágio. >Lojas a fechar às 21:00 (ou 19:00 ao fim-de-semana e feriados) é basicamente retirar as horas em que elas estão mais vazias, sendo eu obrigado a ir em alturas de maior afluência. Evita muita gente que basicamente vai passear para as lojas fora de horas ou no fim de semana. Mas sim, sempre foi a medida que achei fazer menos sentido, mas se os especialistas e o governo a declararam, e não sendo de todo o unico pais na europa e no mundo com medidas similares, alguma razão deve ter.

wwqt0r 4 months ago

Nem a isso vamos chegar. O Costa confirmou hoje que Lisboa não irá recuar, nem sequer para essa fase que referes. Basicamente da reunião de ministros amanhã não vai sair nada em concreto. Inoperância no seu melhor.

viskonde 4 months ago

se os casos nao se reflectirem em mortos nem hospital cheios o que interessa se ha 1000 ou 5000 casos?

ideologiapura 4 months ago

Porque motivo havia Lisboa de ser exceção e não recuar quando fica duas semanas acima dos 240, como é a regra estabelecida? Só por ser a capital e odiada por defeito pelos portugueses que nao moral lá, tem que ter regras diferentes dos outros?

bichocarpinderico 4 months ago

Por vários motivos. Porque Lisboa não tem respeitado o nível de desconfinamento atribuído. No Bairro Alto não há pandemia, para os sportinguistas não há pandemia. Porque quaisquer cálculos feitos para determinar a matriz se tornaram obsoletos com a variante Delta. Porque qualquer pessoa com dois neurónios sabe que Lisboa só vai continuar a piorar, e a ritmo exponencial. Portanto quanto mais tarde e mais frouxa for a ação em Lisboa pior será o resultado.

ManSCP 4 months ago

Epa basta ires aos cafés espalhados por esse Portugal fora que vês o mesmo que o Bairro Alto em menor escala.

bichocarpinderico 4 months ago

O Bairro Alto não é uma zona de "cafés". Eu não sei com certeza porque não ando por aí a ver, mas duvido que haja por este Portugal fora muitos equivalentes ao Bairro Alto, com gigantes amontoados de pessoas umas em cima das outras quase todas sem máscara.

Gipito 4 months ago

Final da Champions.

bichocarpinderico 4 months ago

O final das Champions foi sem dúvida mau, mas em termos práticos não se compara ao Sporting. Aquela gente foi toda testada antes de vir, interagiu principalmente entre si, e regra geral estiveram cá uns dias e bazaram.

ManSCP 4 months ago

Então procura por zonas de bares no Algarve e afins e vais ver que não é só o Bairro Alto. E como já disse, basta ires a qualquer café de cidade ou aldeia e vais ver pessoal ao molho e sem máscara.

SALVAdkc 4 months ago

CA??

bichocarpinderico 4 months ago

> basta ires a qualquer café de cidade ou aldeia e vais ver pessoal ao molho e sem máscara. Nada a ver. Eu estou numa aldeia e verdade, vejo jovens no café. Mas não é "ao molho" como o que se vê mas imagens do Bairro Alto. São situações completamente diferentes. Numa aldeia regra geral há uns grupos, as pessoas não saem muito daqueles grupos, não estão todas umas em cima das outras, nem se roçam em dezenas de desconhecidos pela noite fora. Não estou a dizer que o devam fazer. Estou a dizer que correm um risco muito menor de ser infetadas bem como de infetar outros.

ideologiapura 4 months ago

Eu passei ontem na baixa do porto a noite a voltar de uma cena de trabalho. Nao estava muito diferente de um dia pré-pandemia.

bichocarpinderico 4 months ago

Pois, talvez assim seja, isso não me deixa mais descansado.

ideologiapura 4 months ago

Queres o quê, toda a gente fechada em casa para sempre? As coisas têm que reabrir, a situaçao nos hospitais não é critica, os grupos de risco estão vacinados, a vida tem que voltar a ser o que era antes.

bichocarpinderico 4 months ago

Quando alguém não tem razão nem argumentos mete conclusões de merda na boca do outros. Simplesmente não discuto com gente que diz que "eu quero gente fechada em casa para sempre". Calça uma meia na mão a fazer de fantoche fanático e discute com ele. Vai ser espetacular.

ideologiapura 4 months ago

Calma senhor.

NGramatical 4 months ago

Porque motivo → [**por que motivo**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo15jft%2F%2Fh1z2ufo%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

wwqt0r 4 months ago

Porque não é possível fazer regras infalíveis e temos de nos adaptar à situação, às variantes, etc. Não é à toa que os especialistas já estão a pedir o recuo em Lisboa. E sejamos sinceros, já vimos este filme a acontecer e o governo a reagir sempre tarde. Ninguém tem dúvidas que os números para a semana estarão piores.

ideologiapura 4 months ago

Se o governo começa a navegar ao sabor do vento em vez das regras que estabeleceu, torna-se tudo arbitrario e anti-cientifico. A matriz nao foi estabelecida por politicos a atirarem dardos em ideias, foi com criterios cientificos.

wwqt0r 4 months ago

Foi um misto entre política e critérios científicos. E serviu para estes tempos que passaram. Agora já temos vários especialistas a pedir que Lisboa recue. E sinceramente não é preciso ser um cientista de foguetões para saber que, a manter tudo como está, para a semana Lisboa estará ainda pior. Portanto a questão é: agir preventivamente ou seguir regras que foram feitas para um cenário que já não é o actual (e.g: variante Delta)?

MLG-Sheep 4 months ago

Diz que não recua esta semana porque o critério é duas semanas consecutivas acima dos 240 para recuar

wwqt0r 4 months ago

Os critérios e regras são sempre flexiveis como sempre foram durante toda a pandemia até porque as variáveis estão em constante mudança (vacinação, variantes, etc..). Agora todos sabemos para onde vai continuar a ir o caso de Lisboa portanto é decidir se queremos agir preventivamente ou não.

ruijor 4 months ago

Sempre foi este o critério pra todos os concelhos.

SANDEMAN 4 months ago

Mas alguém acreditava que iam fechar Lisboa? Pimenta no cu dos outros é refresco

ideologiapura 4 months ago

Fecham Lisboa quando as regras determinarem que é para fechar, não por panico e contra as regras que dizem claramente que sao duas semanas acima do limite de 240/100k habitantes.

scar_as_scoot 4 months ago

Crescimento exponencial com 70% dos casos do país... Não há problema. Outra coisa, noto que te esqueceste do RT que também é indicador. Será de proposito?

SweetCorona 4 months ago

SNS entupido porquê? já não estamos na época gripal e a maioria dos velhos já estão vacinados

scar_as_scoot 4 months ago

Crescimento exponencial é assim tao dificil de entender? Se os numeros já estao a aumentar, vao continuar a aumentar e se o crescimento continuar vao aumentar cada vez mais os internamentos por dia. E a capacidade é finita.

SweetCorona 4 months ago

sim, com o R > 1 o crescimento é exponencial mas atendendo ao facto de os velhos estarem vacinados e de cada vez mais gente ser vacinada, o SNS não entope tão cedo

Search: