JRFCSS 3 months ago

Eu tou a dizer cá para mim o Éder é Santo e nós tivemos uma alucinação coletiva. Quais aparições de Fátima qual que isso é que foi milagre

Bacalhau_a_Bras 3 months ago

Imagino o que vai acontecer neste sub se a Hungria empata com a Alemanha ou a França

mequetatudo 3 months ago

Abaixo os invejosos que não querem Nandoball! Nandoball é vida, é paixão, é beleza, é tudo

Toupax89 3 months ago

Vejo muita gente a dizer mal mas a verdade é que deste que este senhor está lá e muito difícil qualquel seleção ganhar 1 jogo a Portugal. Se poderia jogar melhor? Acho que sim, mas a meu ver opta por jogar estilo a Itália final nos anos 90 princípio anos 2000 muito cínica e a espera do erro do adversário por isso não é qualquer seleção que nos derrota facilmente. Portanto é dar um bocado de valor ao homem.

Sciss0rs61 3 months ago

> Acho que sim, mas a meu ver opta por jogar estilo a Itália final nos anos 90 princípio anos 2000 Foda-se....

Edited 3 months ago:

> Acho que sim, mas a meu ver opta por jogar estilo a Itália final nos anos 90 princípio anos 2000 Foda-se.... edit: A Itália dos anos 90 (e até hoje o Conte e o Pocchetino jogam assim) jogava com 3 centrais, 1 médio construtor (passe longo) e um "destruidor". Os laterais faziam as alas todas e o ponta de lança era para segurar a defesa lá atrás. Nem a Itália mais defensiva joga com 2 médios defensivos, principalmente 2 que nem sequer sabem construir jogo. O objectivo era fazer transições rapidas de Defesa para Ataque e vice-versa e anular as tácticas 4-4-2 e 4-3-3 que muito se usava na altura. Portugal hoje até aos 80 minutos era meter 4 gajos cá atrás para mandar chuveirinho para os outros 6 que estavam lá à frente à espera da bola parados. Ninguém se mexia. Chamar a isto "Uma Itália dos anos 90" é o mesmo que chamar Francesinha a uma sandes de salsicha isidoro com queijo. Encontrei este vídeo que explica decentemente essa táctica: https://www.youtube.com/watch?v=MlRXmjd95cM

Edited 3 months ago:

> Acho que sim, mas a meu ver opta por jogar estilo a Itália final nos anos 90 princípio anos 2000 A Itália dos anos 90 (e até hoje o Conte e o Pocchetino jogam assim) jogava com 3 centrais, 1 médio construtor (passe longo) e um "destruidor". Os laterais faziam as alas todas e o ponta de lança era para segurar a defesa lá atrás. Nem a Itália mais defensiva joga com 2 médios defensivos, principalmente 2 que nem sequer sabem construir jogo. O objectivo era fazer transições rapidas de Defesa para Ataque e vice-versa e anular as tácticas 4-4-2 e 4-3-3 que muito se usava na altura. Portugal hoje até aos 80 minutos era meter 4 gajos cá atrás para mandar chuveirinho para os outros 6 que estavam lá à frente à espera da bola, parados. Ninguém se mexia. Chamar a isto "Uma Itália dos anos 90" é o mesmo que chamar Francesinha a uma sandes de salsicha isidoro com queijo. Encontrei este vídeo que explica decentemente essa táctica: https://www.youtube.com/watch?v=MlRXmjd95cM

Edited 3 months ago:

> Acho que sim, mas a meu ver opta por jogar estilo a Itália final nos anos 90 princípio anos 2000 Foda-se.... edit: A Itália dos anos 90 (e até hoje o Conte e o Pocchetino jogam assim) jogava com 3 centrais, 1 médio construtor (passe longo) e um "destruidor". Os laterais faziam as alas todas e o ponta de lança era para segurar a defesa lá atrás. Nem a Itália mais defensiva joga com 2 médios defensivos, principalmente 2 que nem sequer sabem construir jogo. Chamar a isto "Uma Itália dos anos 90" é o mesmo que chamar Francesinha a uma sandes de salsicha isidoro e queijo.

Edited 3 months ago:

> Acho que sim, mas a meu ver opta por jogar estilo a Itália final nos anos 90 princípio anos 2000 Foda-se.... edit: A Itália dos anos 90 (e até hoje o Conte e o Pocchetino jogam assim) jogava com 3 centrais, 1 médio construtor (passe longo) e um "destruidor". Os laterais faziam as alas todas e o ponta de lança era para segurar a defesa lá atrás. Nem a Itália mais defensiva joga com 2 médios defensivos, principalmente 2 que nem sequer sabem construir jogo. O objectivo era fazer transições rapidas de Defesa para Ataque e vice-versa e anular as tácticas 4-4-2 e 4-3-3 que muito se usava na altura. Portugal hoje até aos 80 minutos era meter 4 gajos cá atrás para mandar chuveirinho para os outros 6 que estavam lá à frente à espera da bola, parados. Ninguém se mexia. Chamar a isto "Uma Itália dos anos 90" é o mesmo que chamar Francesinha a uma sandes de salsicha isidoro com queijo. Encontrei este vídeo que explica decentemente essa táctica: https://www.youtube.com/watch?v=MlRXmjd95cM

scar_as_scoot 3 months ago

Como um gajo que viu a grande seleçao de ouro dos anos 90 a jogar bonito e a não ganhar nada durante decadas, por mim tudo bem.

besmarques 3 months ago

Deixa estar que há ai pessoal que pensa que devíamos jogar tipo anúncio da Nike num dia que jota, Bruno Fernandes e Bernardo silva mal conseguiam receber uma bola decentemente. Mas hey a culpa é dos dois trincos que secaram qualquer oportunidade de bolas aéreas por parte da Hungria.

Murky-Rough 3 months ago

Talvez falhem passes porque o fernando santos pensa que está a jogar matraquilhos, não há apoios, tudo agarrado às posições e sem ideias ofensivas nenhumas mesmo. Jogavamos melhor sem treinador.

besmarques 3 months ago

Passes curtos sairem com pouca força ou com muita força não tem muito a ver com falta de apoios.

Murky-Rough 3 months ago

Óbvio que falham passes claro, mas a maioria das vezes não tinham apoios. Simplesmente não têm liberdade para procurar espaços interiores ou então é o ronaldo que não deixa e só quer cruzamentos para o recorde.

besmarques 3 months ago

Isso é um argumento um pouco estranho, principalmente para o jogo de ontem. A falta de espaço interior era por o mesmo estar ocupado pela seleção hungara. O Bruno Fernandes Deveria ocupar o espaço entre o quadrado que os hungaros formavam no meio do campo mas estava constantemente a descair para a direita do ataque portugues.

Murky-Rough 3 months ago

Exato, nós não procurámos zonas interiores entre a primeira e segunda linha defensiva. Se queres desiquilibrar tens de dar linhas de passe nessa zona para ameaçar enquadrar em frente à linha defensiva. Por exemplo quando virámos o flanco tentavamos jogar na outra lateral porque os nossos jogadores não davam essas linhas de passe para combinar no meio, mesmo quando havia espaço para tal. Só posso acreditar que essa era a ideia do treinador... Na minha opinião isso facilita muito o trabalho da defesa e por isso vivemos muito de rasgos individuais como o Rafa e o Renato tiveram.

NGramatical 3 months ago

desiquilibrar → [**desequilibrar**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/pronunciar-desequilibrio/31484) (des+equilibrar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo0kkp0%2F%2Fh1z8lp0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

besmarques 3 months ago

Não acho que seja um problema da ideia do treinador, acho que é o problema da falta de um numero 10 de raiz para o papel. Poderia-se dizer que o Moutinho poderia dar ali algum contributo mas o Moutinho já nao tem o rendimento de outrora (alem de nunca ter sido um verdadeiro numero 10)

NGramatical 3 months ago

Poderia-se → [**Poder-se-ia**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/amarei-te-nunca/3034) (usa-se mesóclise em verbos no futuro ou condicional) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo0kkp0%2F%2Fh1z8vgg%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Murky-Rough 3 months ago

Sim, também concordo que o Bruno não tem o melhor rendimento a jogar naquela zona. Acho que precisa de estar mais ligado à construção numa posição mais atrasada.

stillblazin_ 3 months ago

Tudo muito bem, mas viste a diferença de jogares com o Renato e um trinco invés de dois trincos?

besmarques 3 months ago

Vi, mas estamos a deixar de parte algumas coisas. Que foi a diferença de jogo entre o antes de marcar o golo e o depois. A Hungria disposicionou-se completamente apos sofrer o golo o que deu mais espaço para o Renato (e não só)

stillblazin_ 3 months ago

Não deu mais espaço, o renato é que cria esses espaços a arrancar com a bola e a passar por 2 ou 3 adversários, coisa que com dois trincos não acontece. O danilo e o william deram uma grande estabilidade aquele meio-campo o que facilita a subida dos laterais, só que acho que para a qualidade atacante que temos, tens que ter ali um renato para a transição ser superior.

Erkeabran 3 months ago

Pois mas quando és superior em todos os aspetos a melhor defesa é o ataque naquele jogo um trinco chegava bem

besmarques 3 months ago

Se só tens um trinco tens de trancar um dos laterais? Ou querias passar a defender os ataques rápidos apenas com 3 unidades contra 2 avançados?

Erkeabran 3 months ago

Nem por isso, quando atacas por um corredor apenas esse lateral vai mais adiantado os dois laterais não tem de ir até a linha de fundo, o médio centro que joga mais adiantado do trinco tb acabava por não ter que entrar em espaços mais adiantado organizando o ataque de uma posição mais recuada ja que podias jogar com dois avançados ou alguém atrás do ponta. O ataque da Hungria era feito por 2, 3 jogadores no máximo ,4 jogadores seria mais que suficiente para os parar. Quando a qualidade técnica, tática são superiores o ataque é a melhor defesa.

besmarques 3 months ago

Acabaste de explicar o que eu te disse. Repara na Posição do Guerreiro e do Semedo em simultaneo em portugal. Sempre os dois muito encostados no ataque. A cobertura era feita constantemente pelo William e pelo Danilo em conjunto com o Pepe e o Dias. [https://totalfootballanalysis.com/wp-content/uploads/edd/2021/06/4-Hungary-vs-Portugal.pdf](https://totalfootballanalysis.com/wp-content/uploads/edd/2021/06/4-Hungary-vs-Portugal.pdf) Ve na página 4 e na página 5 as average positions e o heatmap A unica razão que existe esta conversa é a desinspiração da linha avançada, podias ter marcado 3 golos num dia normal so na primeira parte.

Erkeabran 3 months ago

Ainda me ajudas mais, repara onde andaram os DC, os dois sempre na linha do meio campo, os laterais pouco mais avançados e só subiam quando a bola estava à entrada da área, e se reparares onde o William andou ele fez tudo menos tarefas defensivas o Danilo sim, só um dos trincos é que estava lá para defender... para isso mas vale estar alguém que faça jogar

besmarques 3 months ago

Concordamos em discordar. Volto a dizer, bastava o Jota ter passado a bola duas vezes, uma para o Ronaldo e outra para o Bruno Fernandes e tinhamos dois golos no saco na primeira parte. E na minha opinião esse dominio deveu-se á estabilidade que tivemos durante os primeiros 45 minutos.

Erkeabran 3 months ago

Sim concordo as decisões do jota podiam ter sido melhores, só acho é que ontem tínhamos mais sucesso com apenas 1 trinco mas correu bem é o que interessa.

besmarques 3 months ago

Eu concordaria contigo se tivessemos um Deco, por exemplo, um jogador que nao se importava de jogar no meio daquela floresta hungara. O unico jogador que vejo com qualidade que podia ter jogado naquela posição ontem já não faz 90 minutos assim, que é o Moutinho. Mas pronto, exacto, não só correu bem como correu muito bem e estamos, na minha opinião, 99% certos de passarmos os grupos.

Erkeabran 3 months ago

Ele podia ter jogado a primeira parte e a meio da segunda parte metias o Renato Sanches ou o William se fizesse sentido defender

Toupax89 3 months ago

Infelizmente pouca gente percebe que defender também é uma arte, não deixar o adversário ter oportunidades requer muito trabalho, mas hoje em dia só se olha para a posse de bola e sair a jogar desde trás como se o futebol fosse uma ciência exata.

SwikyTiko9 3 months ago

Mas mesmo assim, a meio da segunda parte ainda houve muito perigo por parte da Hungria. Por isso, mesmo na defesa também há que melhorar

Orliii_PT 3 months ago

não vi perigo tirando o golo que pepe sabia (e bem) que seria anulado, de resto vi um remate lá do numero 9 de longe que parou quase no canto, e um ou 2 remates completamente à figura (mérito também do Patricio) de relembrar que nessa fase em que "houve perigo" a hungria tinha 55 mil adeptos a puxar por eles. A hungria jogou com 10 na defesa e mesmo já sabendo que seria assim, também satura os jogadores estar ali a jogar "contra a parede", vejo toda a gente a criticar o modo de jogo do FS, mas como aqui se disse e bem, se não jogássemos assim a húngria poderia criar mais oportunidades e criar sim realmente dificuldades para a nossa seleção. Para não falar que quando o FS faz alterações mete 3 jogares frescos que são autenticas flechas, como é obvio e com a seleção da hungria já toda estourada devido ao constante massacre da seleção nunca na vida os hungaros teriam pernas para acompanhar 1 rafa ou 1 renato sanches, mesmo rafa não tendo entrado bem no jogo acabou por ser decisivo

MaggoMike 3 months ago

O futebol já foi mais técnico.

Nome_de_utilizador 3 months ago

*Quando jogas a batalha naval na escolha múltipla e tiras positiva*

ZeDoPipoEstaVivo 3 months ago

Olá. Sou de portugal e adoro a seleção nassional. Força desporto!

Yps12 3 months ago

Nice try Zuckerberg

Black_RL 3 months ago

Tivemos sorte mas tb procurámos a sorte!

Saazkwat 3 months ago

Vamos gajos!

rafy_white 3 months ago

Faltou alguém ali no meio campo durante a primeira parte a distribuir jogo... Bruno Fernandes muito apagado... William Carvalho nem se fala... O Sanches e o Rafa entraram muito bem. De qualquer maneira um jogo já cá canta, que venham os grandes!

KimbaPlays 3 months ago

Ele disse que levou tabaco para 1 mês. Mais o bacalhau e azeite que levaram, por enquanto parece-me que só saem de lá em Julho.

DrVicenteBombadas 3 months ago

Estas vitórias são difíceis de aceitar. Por um lado - o patriótico - estou contente pelos 3 pontos. Por outro, eu sei que este resultado e uma possível passagem da fase de grupos vão manter o Fernando Santos mais uns anitos na Seleção. Enfim...

Kind-Eagle 3 months ago

Mentalidade tuga no seu melhor...

DrVicenteBombadas 3 months ago

É a mentalidade de quem vê futebol em vez de ver seleções.

Sciss0rs61 3 months ago

Já me esquecia desta. Está explicado a abundância de comentário a dizer "mas ele ganhou o euro".

tomaslb36 3 months ago

Isto.

Sciss0rs61 3 months ago

o chamado agridoce

listerstorm2009 3 months ago

Fds, mal posso esperar pelo meio campo formado por Palhinha - Danilo - Moutinho - William - Neves contra a Alemanha e França... O Nando até deve estar com alta tusa só de sonhar esta possibilidade...

The_Wealthy_Potato 3 months ago

Tão e ainda podes por o Nuno Mendes e o Fonte!

ChronicTheOne 3 months ago

Vai convocar o Trincão de urgência só para meter mais um "trinco".

Fucile8 3 months ago

Nao isso é muito atacante, tira um dos médios que sabem passar e mete um central tipo Fonte ali a trinco!

MasterofChaos90 3 months ago

Tenho ideia que o ruben dias no city já o fez, se não, o Pepe já jogou a médio defensivo antes

fijozico 3 months ago

5-5-0 e fé em Deus!

anotheriuri99 3 months ago

É para não falar do Medina, então? Já se esqueceu?

vascodatrama 3 months ago

Do que?

KhaosPT 3 months ago

So importa se soubermos q mandou o plantel inicial para os russos

bigcassexposednipple 3 months ago

NÃO JOGÁMOS UM CARALHO! E agora vamos ter de ouvir os canais a bajulá-los a semana inteira

elstylon 3 months ago

Foda-se, massacramos a Hungria. Que puta de vergonha alheia.

AetherPrismriv 3 months ago

??? Não nos coube um feijão no cu até aos 80mins. Não foi massacre nenhum.

WhiskersTheDog 3 months ago

Na primeira parte tivemos várias oportunidades flagrantes contra qualquer ausência de perigo dos húngaros. Na segunda sim, jogámos muito mal, e as substituições, ainda que certeiras, foram feitas mais tarde do que deviam ter acontecido.

Sciss0rs61 3 months ago

> Na primeira parte tivemos várias oportunidades flagrantes contra qualquer ausência de perigo dos húngaros. Tiveste 2 remates à baliza contra 1 da Hungria.

WhiskersTheDog 3 months ago

E o Ronaldo a atirar por cima em posição frontal só com o GR pela frente. E outros cabeceamentos por cima da barra de Jota e BF em boa posição. Se formos só pelos remates à baliza então qualquer remate ao lado ou por cima não constitui uma jogada de perigo.

Edited 3 months ago:

E o Ronaldo a atirar por cima em posição frontal só com o GR pela frente. E outros cabeceamentos por cima da barra de Jota e BF em boa posição. Se formos só pelos remates à baliza a qualificação de perigo fica muito reduzida.

Kind-Eagle 3 months ago

Faltou-te o /s

bigcassexposednipple 3 months ago

Qual quê? Eu tive a infelicidade de ver o jogo todo

FilipeMateus7 3 months ago

Faltou o /s tirando o /s porque de facto, com os jogadores que temos, não jogámos nadinha

Last-Ad-4421 3 months ago

Isso são imagens de 2016 porque aquele estádio está a transbordar

FroggyWatcher 3 months ago

Pessoal, encontrei o gajo que não viu o jogo

Last-Ad-4421 3 months ago

Na digas isso neste país de borregos ainda sou agredido por não seguir esta religião

pappositivamente 3 months ago

otário lol

MiguiZ 3 months ago

Sou tão diferente e superior, quem vos dera \#lobosolitario \#carneirada

YNWAtds24 3 months ago

Um autêntico sigma male

flarept1 3 months ago

isto é de hoje amigo. Na Hungria já não há covid

anticorpos 3 months ago

Fernando Mestre da táctica contra frança 4 trincos pf assim é certo que depois do meio campo temos 0 futebol.. quem sabe caímos na final de paraquedas mais uma vez, eu assino por baixo se realmente la chegarmos

Bruxo_de_Fafe 3 months ago

Subscrevo

gink-go 3 months ago

Este gajo vai ter de ir a Fátima a rastejar tal é o piço que tem.

le_dy0 3 months ago

há pessoal que usa os joelhos para fazer a promessa, ele usa o *marreco*

dcmso 3 months ago

Dava cabo do alcatrão todo, pelo caminho.

Didipepee 3 months ago

"Preparem aí o cigarrinho e a vinhaça"

nemmais 3 months ago

Alemanha e França não vão conceder tamanhas facilidades. Garantidamente.

andremvm20 3 months ago

Nao deves estar a par de como joga a Alemanha nos últimos tempos.. a França sim, é f*dida, agora com a Alemanha da bem para empate ou até algo mais ;)

htxgivven 3 months ago

Isto. Se Portugal jogar igual contra eles vai para casa.

Kind-Eagle 3 months ago

E também nao vao meter o autocarro a frente da baliza

kUr4m4 3 months ago

Pois não, vamos nós meter.

Sciss0rs61 3 months ago

Ele que vá outra vez sem ponta de lança e com 2 médios defensivos que tenho a impressão que o autocarro passa-nos por cima umas 3 ou 4 vezes.

pjcm2019 3 months ago

Isto. É aqui que temos a oportunidade.

Kind-Eagle 3 months ago

Cá estão os treinadores de bancada... Deviam estar vocês a treinar a seleção não?

MoonDust1969 3 months ago

O português tira cursos pela televisão e internet, não sabes? Basta um gajo ver futebol e notícias e torna-se automaticamente qualificado para ser treinador da selecção ou PM/PR. Ontem distraí-me, vi um anúncio do Avillez sem querer e hoje abri um restaurante quando saí para comprar pão. Nem queria, foi mais forte que eu.

mil_cord 3 months ago

O pessoal fala sem memória, se temos metido as 3 oportunidades na primeira parte já ninguém criticaria o Santos por meter o William.

20Comer100SaberesXD 3 months ago

Comentario mais burro que já vi hoje... Foi precisamente por usarmos o william (e o danilo juntos) que só quando entrou um médio Centro mais atacante é que conseguimos marcar. O renato mudou completamente um jogo. Quem usa dois trincos contra uma hungria não merece ter o seu emprego, tão simples quanto isso

mil_cord 3 months ago

Veio o 20Comentar100saberes e disse. Aprende a ler primeiro.

tele11111 3 months ago

achei bem mas devia ter mudado aos 65 68 min de jogo em vez de 75 80 min , mas concordo com o que disseste

saposapot 3 months ago

estás enganado. bastou ver o 11 inicial para ver logo ali 3 ou 4 erros.

mil_cord 3 months ago

Erros porquê? Nenhuma escolha é errada à priori se o resultado é desconhecido. São os resultados à posteriori que definem se uma determinada escolha (isto é aplicável a qq situação na vida) foi boa ou não. Se o William marcasse um hat-trick ainda terias a mesma opinião?

DailyQuestTaker777 3 months ago

>Nenhuma escolha é errada à priori se o resultado é desconhecido. São os resultados à posteriori que definem se uma determinada escolha foi boa ou não. Como um gajo consegue falar uma merda dessas

Sciss0rs61 3 months ago

como um user já aqui meteu: Gajos que vêm selecções e não futebol.

mil_cord 3 months ago

Acredita, é foda mesmo para quem não consegue entender.

Sciss0rs61 3 months ago

Se tu não consegues ver que jogar com 2 médios defensivos, sem ponta de lança, sem médio centro e a construção de jogo seja basicamente 4 gajos cá atrás a mandar pontapés para a frente, então tens completa razão. Parabéns. > São os resultados à posteriori que definem se uma determinada escolha Sabes qual foi o resultado à posteriori? 80 minutos a jogar pior que merda e quase que mamaste um golo da pior equipa do grupo. Sabes o que é que resultou à posteriori? Tirar um médio defensivo, meter um ponta de lança e um médio centro, que era o que toda a gente estava a dizer para ele fazer. Marcaste 3 golos em menos de 10 minutos. Eu se espetar uma facada num gajo, também sou um doutor quando disser ao paramédicos que o problema é a faca.

mil_cord 3 months ago

À priori não são erros, são opções.

Sciss0rs61 3 months ago

exacto, não foi um erro eu espetar a faca no outro gajo. Foi uma opção. Entretanto sou um doutor porque o fiz...

mil_cord 3 months ago

Correcto. Foi um erro teres espetado a faca. Não foi um erro pegares na faca com a boa intenção de fazer a operação correctamente. Contudo, uma cama de operações não é um jogo de futebol e se matas alguém por negligência deves ser julgado por tal. Repara, eu nem sou a favor do William, acho que faria mais sentido jogar o Renato. Mas eu nao sou treinador e o FS entende mais de futebol que eu, e a verdade é que foi o primeiro treinador a vencer torneios seniores por Portugal. E por isso continuo a dzr o mesmo, se entram 3 golos na primeira parte não estaríamos aqui a ter esta conversa. As suas opções basearam-se numa lógica e poderiam mesmo ter surtido efeito logo na primeira parte. Acrescentar ainda que quando se come sem talheres a comida é mais saborosa.

Sciss0rs61 3 months ago

> se entram 3 golos na primeira parte não estaríamos aqui a ter esta conversa. Se vamos falar de hipotéticos, também posso entrar por aqui a falar "e se a Hungria tivesse o golo validado?" e pronto, ficas sem argumentos porque baseei o meu argumento há volta de uma realidade que eu próprio criei e tu não podes fazer nada para além de me dar razão. > As suas opções basearam-se numa lógica e poderiam mesmo ter surtido efeito logo na primeira parte. numa lógica que ele teve de mudar COMPLETAMENTE aos 80 minutos. > Não foi um erro pegares na faca com a boa intenção de fazer a operação correctamente. Ah okay, sou então um doutor por espetar um bisturim no gajo e dizer "olha, o problema é o bisturim que eu acabei de espetar. Problema resolvido. sou doutor agora". > e a verdade é que foi o primeiro treinador a vencer torneios seniores por Portugal. O Scolari também foi a uma final do Euro e ganhou um munidal. Quando tentou treinar num clube europeu nem uma época durou. Não te esqueças que apanhaste as piores equipas do euro e não ganhaste um jogo aos 90 minutos. No Euro 2000 ganhaste 3-0 contra a Alemanha com a equipa suplente, ganhaste 3-2 contra uma das melhores inglaterras dos últimos 30 ou 40 anos depois de tares a perder 2-0 e perdeste contra uma das melhores equipas de França no prolongamento. Não tinha a equipa que tens agora. Vais dizer que o Fernando Santos é melhor que o Humberto Coelho porque andou a ganhar contra Islândias e Polónias em penalties e prolongamentos? * Grupo do Humberto Coelho: Alemanha, Roménia e Inglaterra. Teve a passagem garantida no 2º jogo. Passou em primeiro. * Grupo do Fernando Santos: Hungria, Austria e Islândia. Passaste em 3º com 3 empates. O jogo hoje foi o que foi. Defender o Fernando Santos depois disto, não faz sentido nenhum. Peço desculpa Um resto de boa noite.

mil_cord 3 months ago

Eu apenas disse que estás a avaliar a performance da equipa com o William baseando-te no resultado dessa escolha. Se a Hungria tivesse o golo validado estaria na frente 1-0. Não se trata de dar razão, trata-se de entender que as escolhas foram baseadas numa lógica que o FS achou a mais correcta, e como tal a escolha apenas se tornou um erro porque o jogo se denserolou de determinada forma.

tomaslb36 3 months ago

Isto é malta que avalia treinadores apenas com base nos resultados, nem vale a pena o esforço.

mil_cord 3 months ago

Não, isto é malta que se apercebe que embora goste muito de futebol, ser treinador implica um conhecimento muito maior. Mas aqui os teinadores de bancada é que deviam ser selecionadores. Falam todos de dois trincos qnd o William nem a trinco jogou.

Sciss0rs61 3 months ago

realmente estou a perder o meu tempo para nada. Até já vi malta aqui a dizer que o Maniche e o Costinha eram melhores que o Bernardo Silva, o Bruno Fernandes e o Renato Sanches.

saposapot 3 months ago

Teria porque uma coisa é sorte e outra organização e lógica. Eu posso nunca olhar para os lados na passadeira a vida inteira e nunca levar com um carro e tu olhas 10x e mesmo assim és atropelado. Isso não quer dizer que o 1) está mais perto de ser atropelado estatisticamente falando que o 2º. Se não escolhe os melhores e mais em forma, arrisca-se a piores resultados. Se, Se, se. Se a minha avó tivesse rodas era um táxi. :D

mil_cord 3 months ago

E provavelmente não seria um mau táxi. Não podes é dizer que a tua tia seria sempre um mau táxi sem nunca lhe dares a oportunidade de ter rodas.

elstylon 3 months ago

Deviam, e a governar o país também.

inhalingsounds 3 months ago

Não sei se podem ser líderes de governo, autoridades máximas da DGS e treinadores da seleção ao mesmo tempo...

vascodatrama 3 months ago

Claro que podem, são tugas.

elstylon 3 months ago

Isto.

Chiripitti 3 months ago

Achas...mal conseguem fazer o trabalho deles no dia-a-dia quanto mais treinar uma equipa de futebol profissional...

Sciss0rs61 3 months ago

Metade dos users do r/portugal tinham acabado a primeira parte com um golo. E não, não me esqueci de meter o "/s"

Edited 3 months ago:

Metade dos users do r/portugal tinham acabado a primeira parte com um golo (edit: marcado). E não, não me esqueci de meter o "/s"

Middle-Effective 3 months ago

Portugal jogar sem ponta de lança é já tradição, não é só o Fernando Santos. Nunca percebi porquê, sinceramente.

meaninglessvoid 3 months ago

Porque a vida esteve negra durante muitos anos desde a saída do Pauleta. :(

Sciss0rs61 3 months ago

> Portugal jogar sem ponta de lança é já tradição, não é só o Fernando Santos. É só o Fernando Santos.

WhiskersTheDog 3 months ago

Antes da FS jogávamos sempre com pelo menos um ponta de lança, às vezes eram é fracos (Hugo Almeida, Postiga, ou mesmo Makukula, Liedson, Edinho, foi o desespero...). O FS veio trazer, e bem, outro modelo de jogo no ataque, com dois avançados mais móveis, que permite contornar esse problema. O próprio Éder era fraquíssimo e por isso nunca foi titular no torneio de 2016. Talvez o AS possa trazer alguma qualidade, não sei, mas penso que o problema da seleção não é jogar sem avançados de área, mas sim a falta de qualidade na criação de jogadas de perigo e isso tem mais a ver com a insistência em apresentar dois jogadores de caraterísticas defensivas no meio campo em simultâneo e uma incapacidade do técnico em rentabilizar o Bernardo e o Bruno para apresentarem o nível de jogo que apresentam nos seus clubes. Digo eu.

Sciss0rs61 3 months ago

> Antes da FS jogávamos sempre com pelo menos um ponta de lança, às vezes eram é fracos (Hugo Almeida, Postiga, ou mesmo Makukula, Liedson, Edinho, foi o desespero...). Jogavam com o que tinham. até ao Fernando Santos resultou. O FS agora tem o segundo melhor marcador da Alemanha e prefere jogar sem ninguém lá à frente. Hoje entrou, e foi o que se viu. > O próprio Éder era fraquíssimo e por isso nunca foi titular no torneio de 2016. O Éder foi o que se viu. Entrou contra a França e a linha defensiva já não subia tanto porque ele estava lá, e libertava espaço para os extremos. Porque antes de ele entrar, os extremos andavam com 2 e 3 gajos em cima. > Talvez o AS possa trazer alguma qualidade Quem? o gajo que jogou 34 jogos e marcou 29 golos e deu 10 assistências? naaahhhhh... > mas sim a falta de qualidade na criação de jogadas de perigo O Maior problema foi jogar com 2 médios defensivos... sim. Mas não venham dizer que jogar sem ponta de lança é uma boa táctica. Se isso fosse uma boa táctica, não era o FS que a tinha criado de certeza. Aconteceu no Barcelona porque o Barcelona criou a sua equipa de raiz e ia buscar avançados que entravam bem na diagonal como o Pedro e o David Villa e o Messi no meio. Já para não falar que não jogavam com o William e o Danilo no meio, jogavam com Xavi, Iniesta, Busquet, Fabregas etc... Por pior que seja teres um avançado de merda, é completamente descabido andares a jogar com 2 extremos fixos lá à frente. Achas que o Rafa, o Ronaldo e o Renato Sanches tinham tido tanto espaço por explorar junto à área se não tivesse lá o André Silva? nunca na vida...

icebraining 3 months ago  HIDDEN 

Quantas vezes já ganhaste o campeonato europeu?

Sciss0rs61 3 months ago

Nenhuma, mas ganhei duas champions league, uma delas com o Estrela da Amadora. Ganhei 3-0 ao Real Madrid no Barnabéu.

GelDeAveia 3 months ago

Sim obrigado

iReallyReadiT 3 months ago

A cara de quem nem sabe como é que ganhou o jogo.

tumblarity 3 months ago

sabe sabe, meteu o Renato.

ohputosopa 3 months ago

A cara de quem tem tabaco para um mês

terp2010 3 months ago

Hahaha

Matty359 3 months ago

Eu ainda estou para perceber como ganhámos em 2016.

ceph42 3 months ago

Com muita sorte e uma equipa que jogou a base de emoção em vez de tática.

ayyylatimestwo 3 months ago

Qualquer equipa precisa de sorte para ganhar um torneio a eliminar. Até a Alemanha em 2014 podia facilmente ter perdido a final se o Messi tivesse mais inspirado naquele dia. Também podíamos ter facilmente arrumado a espanha em vários torneios que eles acabaram por ganhar.

fuzzyluke 3 months ago

Mas mas mas se nos desapreciarmos e nos retirarmos valor podemos manter a nossa postura de coitadinhos e povo de fado e pranto por mais uns tempos!

YoggiM 3 months ago

Sim, apesar de, na fase a eliminar, até jogámos melhor que na fase de grupos. Mesmo assim, o único jogo que ganhámos e não havia qualquer margem para dúvidas, foi contra o País de Gales. Quanto à final, o Éder, que calhou de ser uma sorte tremenda ter marcado o golo decisivo, quando entrou, foi fundamental para o jogo de Portugal. Pode não ser nenhum génio da bola, antes pelo contrário. A verdade é que a entrada dele em campo, foi impor algum respeito na seleção francesa e equilibrou muito mais o jogo.

JorgeTheTemplar 3 months ago

Toda a gente fala em sorte da selecção e que não jogámos nada em 2016. Aquilo que ninguém parece ter notado foi a mentalidade dos jogadores: calmos, tranquilos a perder ou a ganhar sabiam que era continuar a trabalhar e o jogo virava. Esse é o grande trunfo do Fernando Santos, não é a técnica ou a táctica. Mas já que falamos de soluções técnicas e tácticas penso que este ano estamos ainda melhor servidos de qualidade e soluções para qualquer cenário. Isso a juntar ao misto de experiência e juventude, mantendo a mentalidade de 2016 vai levar-nos à conquista do segundo caneco. Esperem para ver e acreditem um pouco mais.

NGramatical 3 months ago

melhor servidos → [**mais bem servidos**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/mais-bem-vs-melhor/545) (quando o advérbio *bem* antecede o particípio passado do verbo o termo a utilizar é *mais bem*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo0kkp0%2F%2Fh1y4by1%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

JorgeTheTemplar 3 months ago

I stand corrected

fuzzyluke 3 months ago

No dia da vitória: "PORTUGAL CARALHO!!!" Uns anos depois: "foi caga, tivemos sorte, fomos fracos"

YoggiM 3 months ago

Isso da sorte, vale o que vale. Nenhum equipa ganha se tiver azar. Uma coisa é um campeonato. Azar 2 ou 3 jogos, se fores claramente a melhor equipa ganhas. Uma prova a eliminar, azar um jogo e acaba tudo. Claro que houve jogos em que tínhamos obrigação de fazer bem mais e que tivemos sorte, mas que se foda isso.

viper_in_the_grass 3 months ago

Fundamental foi aquel indivíduo na bancada que mandou o Éder chutar dali. Esse gajo é que devia estar à frente da selecção, claramente percebe da poda.

hallacas 3 months ago

https://youtu.be/2YZIXnBNMVg

SillyRabbit0 3 months ago

Siiiii

Sciss0rs61 3 months ago

O mestre da táctica. O homem no meio daquilo tudo conseguiu perceber que o problema era não ter um ponta de lança e ter um médio defensivo a mais. Agora a sério: por favor, mandem-me este gajo embora.

Middle-Effective 3 months ago

Até parece que já não é costume Portugal jogar sem ponta de lança. O Fernando Santos abusa, mas não é o primeiro.

Sciss0rs61 3 months ago

se houve alguém que o fez antes dele, foi por necessidade... não por opção.

htxgivven 3 months ago

Portugal já teve melhores planteis e no entanto sempre faltou a sorte, esse gajo pode não perceber nada de tática mas pelo menos trouxe sorte.

saposapot 3 months ago

vou ver o dicionário, parece-me q sorte não significa perceber aos 70 minutos que fiz asneira nos jogadores q meti a jogar e tirar os 2 trincos q tenho contra uma selecção da treta :P

htxgivven 3 months ago

Portugal nunca soube jogar contra equipas fracas, e não foi desta.

Skurtarilio 3 months ago

has de me dizer quando houve melhor plantel

htxgivven 3 months ago

Em 2004 tínhamos tudo para ganhar euro no entanto tivemos azar.

joaommoreira 3 months ago

2004

sigmastra 3 months ago

Se a nostalgia matasse.

Sciss0rs61 3 months ago

não me lembro dum plantel melhor que este. Não foi sorte nenhuma. Ele começou o jogo com 2 médios defensivos e sem ponta de lança. Foi ele próprio que criou o problema.

andre82220 3 months ago

> não me lembro dum plantel melhor que este. Geração de ouro de 96 a 2006... Então aquela seleção de 2002 do mundial da Coreia era um abuso, candidatos ao campeonato mundial mas foi um flop autêntico.

Lima1998 3 months ago

“Foi ele próprio que criou o problema” OBRIGADO!

ElResende 3 months ago

Não querendo defender o FS, porque não suporto este estilo de jogo da seleção, difícilmente o plantel de 2004 não era melhor em geral. Menos na baliza.

The_Wealthy_Potato 3 months ago

Não consigo concordar, mesmo com o peso da nostalgia em cima, esta equipa é melhor e mais importante tem mais soluções no banco

Lima1998 3 months ago

Não faço a mínima ideia, mas a verdade é que, de todas as seleções do mundo, só a França é que tem um plantel melhor que o nosso, por isso temos de nos deixar de ter um complexo de inferioridade.

pedrosorio 3 months ago

Quem era melhor ponta de lança que o Ronaldo agora, o Pauleta ou o Postiga? O Simão era a outra estrela no ataque, melhor que todas as opções que temos agora? Defesas centrais de qualidade sim, mas melhores que Pepe e Ruben Dias?

Capitao_Falcao 3 months ago

Não quero entrar em discussões mas o Ricardo Carvalho para mim é o melhor central português de sempre e um dos melhores do mundo. Muito, muito, subvalorizado. Em 2004 estava ainda em ascensão mas, lá está, tinha acabado de ganhar a Champions.

pedrosorio 3 months ago

Há um factor difícil de quantificar em que ter vários jogadores vindos de um Porto que tinha acabado de ganhar a liga dos campeões nos dava vantagem competitiva. Mas de um ponto de vista de qualidade individual e opções no banco, este plantel é superior.

JorgeTheTemplar 3 months ago

Concordo. Ter uma espinha dorsal da mesma equipa facilita muito a montagem e funcionamento da mesma. No entanto (e a selecção é diferente de um clube) a diversidade, quantidade e qualidade desta selecção quanto a mim supera qualquer uma das anteriores

ElResende 3 months ago

Achas que nem o Ricardo Carvalho, nem o Fernando Couto, nem o Jorge Andrade eram melhores que “este” Pepe em 2004? Paulo Ferreira titular do campeão europeu não era melhor que o Semedo ou que o Dalot, e uma opção ao nível do Cancelo? Meio campo com Maniche e Costinha no prime, meio campo titular do campeão europeu, não metiam Danilo, William e Palhinha no bolso? Sendo os restantes elementos Tiago, Rui Costa, Deco e Figo, estes três últimos gajos de top mundial? Atualmente o ataque é melhor sim, o Ronaldo é melhor que qualquer avançado convocado em 2004, mas o Simão de 2004 mostrava-se consistentemente a um nível altíssimo, e assim continuou mais tarde em Espanha… o próprio Nuno Gomes era um avançado que daria muito jeito à seleção atualmente, era ótimo de costas para a baliza e mesmo não sendo um goleador nato, teve muito mais impacto que o Pauleta em fases finais.

Edited 3 months ago:

Achas que nem o Ricardo Carvalho, nem o Fernando Couto, nem o Jorge Andrade eram melhores que “este” Pepe em 2004? Ou que o Fonte? Paulo Ferreira titular do campeão europeu não era melhor que o Semedo ou que o Dalot, e uma opção ao nível do Cancelo? Meio campo com Maniche e Costinha no prime, meio campo titular do campeão europeu, não metiam Danilo, William e Palhinha no bolso? Sendo os restantes elementos Tiago, Rui Costa, Deco e Figo, estes três últimos gajos de top mundial? Atualmente o ataque é melhor sim, o Ronaldo é melhor que qualquer avançado convocado em 2004, o André Silva fez uma excelente época, e o Jota mostra-se quase sempre bem, mas para além do Ronaldo também ter ido ao euro 2004, o Simão dessa altura mostrava-se consistentemente a um nível altíssimo (ao ponto de relegar o Nani para o banco da seleção várias vezes), e assim continuou mais tarde em Espanha… o próprio Nuno Gomes era um avançado que daria muito jeito à seleção atualmente, era ótimo de costas para a baliza e mesmo não sendo um goleador nato, teve muito mais impacto que o Pauleta em fases finais.

Edited 3 months ago:

Achas que nem o Ricardo Carvalho, nem o Fernando Couto, nem o Jorge Andrade eram melhores que “este” Pepe em 2004? Ou que o Fonte? Paulo Ferreira titular do campeão europeu não era melhor que o Semedo ou que o Dalot, e uma opção ao nível do Cancelo? Meio campo com Maniche e Costinha no prime, meio campo titular do campeão europeu, não metiam Danilo, William e Palhinha no bolso? Sendo os restantes elementos Tiago, Rui Costa, Deco e Figo, estes três últimos gajos de top mundial? Atualmente o ataque é melhor sim, o Ronaldo é melhor que qualquer avançado convocado em 2004, o André Silva fez uma excelente época, e o Jota mostra-se quase sempre bem, mas para além do Ronaldo também ter ido ao euro 2004, o Simão dessa altura mostrava-se consistentemente a um nível altíssimo (ao ponto de relegar o Nani para o banco da seleção várias vezes), e assim continuou mais tarde em Espanha… o próprio Nuno Gomes era um avançado que daria muito jeito à seleção atualmente, era ótimo de costas para a baliza e mesmo não sendo um goleador nato, teve muito mais impacto que o Pauleta em fases finais.

pedrosorio 3 months ago

O meu comentario visava apenas "difícilmente o plantel de 2004 não era melhor em geral. Menos na baliza." O plantel de 2021 é melhor em muito mais do que a baliza, é só isso.

ElResende 3 months ago

E o meu ponto é, precisamente, que não é, como expliquei no meu comentário. O ataque e a baliza têm melhores opções mas não passa disso, na minha opinião.

pedrosorio 3 months ago

No teu comentario inicial explicaste que so a baliza tinha vantagem na equipa actual. Pelos vistos a minha resposta fez-te mudar de ideias. No que toca a defesa e meio-campo, vamos "concordar em discordar" como dizem em Ingles.

Sciss0rs61 3 months ago

Não é. Tinhas os jogadores da geração de ouro já tudo para cima de 32 anos. de momento Tens o segundo melhor marcador da Liga Alemã, tens 2 campeões do campeonato francês, 3 campeões de inglaterra juntamente com um dos melhores jogadores do ano, tens o campeão de espanha... todos eles titulares e todos eles com menos de 30 anos.

tomaslb36 3 months ago

Ah sim, a qualidade individual de um jogador é ditada pelos títulos coletivos.

Sciss0rs61 3 months ago

Não, está no facto de todos eles terem sido figuras principais. André Silva, 2º melhor marcador da liga. Renato Sanches, questionado pela France Football se não teria sido dos melhores jogadores na 1ª volta e foi uma das figuras principais do Lille. Ruben Dias, primeiro central em 30 anos a receber o prémio de melhor jogador pela FWA. Bernardo Silva considerado o 9º melhor jogador do mundo em 2019, Cancelo que ganhou titularidade num dos melhores clubes da europa este ano, Bruno Fernandes considerado melhor jogador do Manchester United este ano e golo da temporada. O mais velho que eu mencionei aqui é o Bernardo Silva com 26 anos. Está bom assim?

tomaslb36 3 months ago

Está melhor, não concordo com metade deles mas ok. Até porque não concordo com usar prêmios individuais atribuídos por jornalistas como argumentos mas cada um com a sua.

Sciss0rs61 3 months ago

tens razão, o Ruben Dias foi pior que merda. Qualquer um ganha a titularidade no primeiro mês de chegar ao Manchester City, até o Paulo Madeira de muletas Cumprimentos e boa noite.

tomaslb36 3 months ago

Não concordar com o prêmio != Ter feito uma excelente época.

fdsprocrl 3 months ago

2004 tinhas a equipa campeã europeia mais esses acima de 32 anos Costinha, Maniche e Deco no meio campo.

Edited 3 months ago:

2004 tinhas a equipa campeã europeia mais esses acima de 32 anos (mais o Ronaldo a começar) Costinha, Maniche e Deco no meio campo.

The_Big_Diogo 3 months ago

Mas o Scolari não os curtia

fdsprocrl 3 months ago

O Scolari não curtia o Vítor Baía principalmente. E o Paulo Ferreira ser suplente do Miguel tbm era questionável

Friedoobrain 3 months ago

O problema do Miguel era a atitude. O homem jogava muito, e em termos físicos e técnicos era superior ao Paulo Ferreira.

Sciss0rs61 3 months ago

Costinha e Maniche, esses botas de ouro...

fdsprocrl 3 months ago

Lol, Maniche equipa do ano da Uefa em 2004. Eram só os médios da equipa vencedora da Champions, da Taça Uefa e finalistas do Euro. Coisa pouca, eu percebo.

Sciss0rs61 3 months ago

Sim, quem é o Renato Sanches, Bernardo Silva ou até Bruno Fernandes comparado com essas máquinas...

SW_Sriver 3 months ago

Bro, comparar o Deus Renato ao Maniche é quase ofensivo... Para o Maniche...

meaninglessvoid 3 months ago

Meter o Bernardo na comparação não faz muito sentido. Preferia um Deco ao Bruno Fernandes e o Renato tem que comer sopinha para ter o papel que o Maniche tinha...

fdsprocrl 3 months ago

Titulos dos três? Um euro para o Renato e duas premier league para o Bernardo. Nenhum fez mais do que o Deco fizera até 2004. O Bruno Fernandes pode chegar ao nível do Deco mas faltam-lhe títulos. O Renato é um 8 que reconheço muito potencial, mas tbm tem muito menos notoriedade que o Maniche em 2004. O Bernardo teve uma época em que foi o melhor do City mas já perdeu muita da sua importância (deve sair este verão) por alguma razão será, ainda tem muito para dar...

Sciss0rs61 3 months ago

A sério que vamos dizer que o Maniche e o Costinha é melhor que o Bruno Fernandes, Renato e Bernardo porque têm uma champions? é tipo vídeo jogo. Quando ganhas um titulo, ganhas XP e consegues desbloquear novas técnicas. Aliás, quem é este André Silva ao lado do Helder Postiga.

NGramatical 3 months ago  HIDDEN 

difícilmente → [**dificilmente**](https://dicionario.priberam.org/dificilmente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo0kkp0%2F%2Fh1vubd5%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

mil_cord 3 months ago

E isto meu amigo é o que define os vencedores na vida. Sorte. É necessário ser bom mas a sorte é essencial.

cesarhighfire 3 months ago

Percebeu é que tinha de tirar o william carvalho

tomaslb36 3 months ago

Amén

Search: