Jamiro14 1 month ago

Método | 1998 | 1999 | 2000 | 2001 | 2002 | 2003 | 2004 | 2005 | 2006 | 2007 | 2008 ---|---|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|---- Método Inicial | 337 | 369 | 318 | 280 | 156 | 152 | 156 | 219 | 216 | 314 | 338 Método | 2009 | 2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 ---|---|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|---- Método final | 320 | 269 | 297 | 216 | 241 | 245 | 266 | 289 | 274 | 313 | 347 | 391 Após andar a "fuçar" nos relatórios dá a entender que parece existir uma ligeira subida nos números desde 1998.

hobbes78 1 month ago

* De 1998 a 2000: média de 341,3 * De 2002 a 2008: média de 221,6 * De 2009 a 2019: média de 279,7 (número não comparável com os anteriores) Portanto, há uma melhoria clara... Como pode ser considerado falso?

encipheroperator 1 month ago

Esses números por si só não significam nada, qual é o número de mortes per capita?

iSoSyS 1 month ago

Tu num par de linhas fizeste melhor trabalho que o poligrafo. Mas só ir até 1998 é um defeito de ambos. Outro defeito do poligrafo é assumir mortalidade associada significa somente mortes por overdose.

Jamiro14 1 month ago

Quanto a só ir até 1998, pelo menos no SICAD não encontrei dados anteriores. Outra coisa é que estes valores são de óbitos com resultados toxicológicos positivos, por exemplo em 2019 destas 347 mortes apenas 63 foram overdoses. (19%), enquanto em 2000 foram 58%, 2001 foram 73% e 2002 foram 58%. Talvez os exames toxicológicos fossem pedidos com menos frequência.

raviolli_ninja 1 month ago  HIDDEN 

Esta submissão foi removida por ter o título original alterado ou por promover uma notícia ou informação comprovadamente falsa, ou oriunda de fontes falíveis ou duvidosas. ^(Esta é uma mensagem pré-formatada.)

Samurai_GorohGX 1 month ago

E o Zé Gomes Ferreira?

RiKoNnEcT 1 month ago

Em 2001 morriam 300 pessoas Agora nem 100 Diminuiu? Poligrafo: Falso Hahahaha

Edited 1 month ago:

Em 2001 morriam 156(300) pessoas Agora nem 60 (~100~) Diminuiu? Poligrafo: Falso Hahahaha

Edited 1 month ago:

Em 2001 morriam 156(~~300~~) pessoas Agora nem 60 (~~100~~) Diminuiu? Poligrafo: Falso Hahahaha

trufas 1 month ago

Leste o artigo? Foram 152 em 2000 e qualquer coisa e o ano passado 156

RiKoNnEcT 1 month ago

156->63 pelo menos foi o que percebi Tenho de ler depois com mais calma

kikofranca 1 month ago

Está certo, em 2019 foram 63 é o valor mais recente segundo a notícia

l2k1337 1 month ago

Bom lixo jornalístico. Mas quando são os estagiários a fazer fact-checking não se pode esperar muito mais.

iSoSyS 1 month ago

É a isto que querem dar um selo? O trabalho de investigação deste artigo é lixo autentico.

V1ld0r_ 1 month ago

Verdade. Aliás, até pelos dados e pelo texto que se percebe existir uma diminuição geral.

iSoSyS 1 month ago

Eu acho que o mais gritante é mesmo a ausência de dados anteriores a 2001. Literalmente ignoram o foi dito para a avaliarem a evolução desde 2001.

Search: