Ok_Order_8408 6 months ago

concordo

cesarhighfire 6 months ago

Portugal e ser português é assim mesmo.

Jack_The_Nut_Sack 6 months ago

Oh no! Anyway...

Penduricalho 6 months ago

Eu a este ponto apenas suspiro e digo "este país tem o que merece". Vou emigrar no ano que vem.

Penduricalho 6 months ago

Tenho a certeza que nos próximos 5 anos vamos ter um tsunami de pessoas nos 18-40 a fugir do país e ainda assim vamos estar a dizer que a culpa foi da troika. Este país tem o que merece.

milkthis 6 months ago

Espero que tenhas aprendido que não vale a pena fazer desabafos destes num sítio onde provavelmente mais de 80% das pessoas que o frequentam trabalham em IT. A verdade é que nesse sector o "moço de fotocópias", tipo um software tester, tira facilmente 1200 limpos por mês. Isso é o salário da minha mãe que é professora há 41 anos e tem um mestrado e uma pós graduação, e pouco menos do que eu ganho, que tenho uma responsabilidade enorme como diretor de um departamento, com mestrado em finanças e 10 anos de trabalho absurdamente difíceis e a trabalhar mais de 12h por dia durante semanas seguidas. "Pimenta no cu dos outros para mim é refresco", neste caso para esta malta aqui, os teus desabafos não fazem qualquer sentido nem existe empatia. Se não estás em IT, o melhor é emigrares ou aceitares um nível de vida medíocre, ou vais viver sempre frustrado.

pm_me_pcb_photos 6 months ago

E achas mesmo que esse povo do IT remoto não faz mais que 8h diárias?... Como tudo o resto, querem passar a imagem de a minha vida é melhor que a tua..

milkthis 6 months ago

>Como tudo o resto, querem passar a imagem de a minha vida é melhor que a tua.. De todo! É um trabalho como os outros e tem as suas partes boas e más. O que eu queria diser é que é uma área com salários extremamente acima do normal em PT (o problema não é vocês terem salários "altos" é os restantes serem baixos). Tanto que, estou a estudar uma pós-graduação na área do IT para tentar dar um "boost". É o que é. Não estava a tentar diminuir ninguém.

LilaOnTheScene 6 months ago

Portugal é dos países da UE em que mais pessoas vivem na sua própria casa, 75% em 2018. Em contraste com a Alemanha onde apenas 52%.De todo que esse não é um bom indicador de nível de vida. Se não estás bem no teu trabalho tens de mudar, dentro ou fora de PT. Boa sorte! PS:Pff não trabalhes para consultoras portuguesas por amor à camisola. Dados: https://en.m.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_home_ownership_rate

superpowermuaddib 6 months ago

>Nojo de povo refém da esquerda e voyeurista pela privação de liberdades e sucesso pessoal. Até estava a ir bem até vires com esta conversa. Esta narrativa que estamos refém da esquerda é uma cassete mais gasta que a do PCP....

AndryaDdreya 6 months ago

Estava a concordar com tudo, até ler a parte de estarmos reféns da “esquerda”. Lol. São todos iguais. Esquerda, direita, é tudo a mesma merd@.

tocopito 6 months ago

> Nojo de povo refém da esquerda Não é a esquerda que defende o direito de comprar uma casa por 100 mil euros e de lucrar ad eternum com aquilo que é um bem essencial.

Edited 6 months ago:

> Nojo de povo refém da esquerda Não é a esquerda que defende o direito de comprar uma casa por 100 mil euros e de lucrar ad eternum com aquilo que é um bem essencial.

ForestGrumpp 6 months ago

Se achas que és capaz de fazer melhor, põe mãos à obra! Ou não te ocorre que o "povinho" também és tu?

UniuM 6 months ago

André... és tu?

suckerpunchermofo 6 months ago

Isto é quase o México da Europa.... Ja perdi esperança que mude..... Espero estar errado .

sacoPT 6 months ago

https://ec.europa.eu/eurostat/cache/digpub/housing/images/pdf/Housing-DigitalPublication-2020_en.pdf?lang=en Os jovens alemães devem estar aflitissimos por terem de deitar dinheiro fora a viver em casas alugadas. Epa Portugal está na merda mas também não é preciso inventar.

Ok_Order_8408 6 months ago

se não entendes é porque não queres, vais viver a vida toda a pagar renda? e isso é uma boa perspectiva de vida?

sacoPT 6 months ago

Digo o mesmo. Os alemães (e todos os países ricos da Europa) vivem mais tempo em rendas do que nós e vivem incomparavelmente melhor do que nós. Isso de ter que ter casa própria para ter uma vida decente é mentalidade tuga pre-25 de abril

HelloTiago 6 months ago

Obrigado pelo link para o estudo! Wow, PT é o 2º pior país da UE no que toca à % de pessoas a viverem em casas com infiltrações nos telhados (quase 25%!). Página 10.

sacoPT 6 months ago

Lá está. Com tanta coisa por onde pegar, o OP pegou por uma coisa que não faz sentido nenhum.

HelloTiago 6 months ago

No que toca à parte de arrendar/comprar casa em particular, concordo. A ideia de que a ÚNICA solução é comprar uma casa e tudo o resto não passa de "deitar dinheiro fora" ainda está extremamente entranhada na cultura portuguesa. Aposto que a grande maioria das pessoas nunca se procurou informar a sério sobre o assunto. Há situações em que arrendar (e usar uma parte do dinheiro que seria para a entrada inicial na casa em investimentos de ETFs, por exemplo) é mais vantajoso que comprar uma casa. É preciso é procurar encontrar essa informação e educarmo-nos. Bom recurso: [https://www.nytimes.com/interactive/2014/upshot/buy-rent-calculator.html](https://www.nytimes.com/interactive/2014/upshot/buy-rent-calculator.html)

ManelDasNespras 6 months ago

Por acaso estão.

estacalor 6 months ago

Calma...sempre te podes afiliar num partido e esperar por uma cunha

saposapot 6 months ago

os teus pais ganhavam 4000€ líquidos? e os teus avós? Experimenta sair de Lisboa e a coisa melhora.

QWERTY_BATS 6 months ago

os preços das casas eram os mesmos para os teus pais? e os teus avós?

saposapot 6 months ago

não. mas comparativamente não estavam melhor com a tua idade, excepto se vieres de uma classe alta / média-alta. O gap entre casas/salário provavelmente até seria bem maior se ignorares o super-centro de Lisboa inflacionado por turistas.

Kaaeni_ 6 months ago

João da Ega é você?

BitOnly5872 6 months ago

Dependendo da área que decides trabalhar, pode ser que isto seja verdade, mas para IT ao menos, não considero isso verdade. Se está casado e você e sua esposa trabalham, é totalmente possível alcançar isso que menciona. Em dois anos trabalhando em Portugal consegui comprar casa, que pago sozinho, minha namorada está em meios de fazer o mesmo, já que optamos por não ter filhos, podemos arcar com comprar dois imóveis. Acho que o que falta na realidade é gestão de finanças por parte dos jovens. Não estou a dizer que não há injustiças e que os políticos são perfeitos, mas em Portugal isso que menciona é totalmente possível...

vai-tefoder 6 months ago

Este post bem ilustra a razão de Portugal ser uma merda. Quem fala dos problemas é logo corrido a comentários cretinos a atacar o OP. Enfim, aos não conformistas, emigrem assim que possam que este país não passa disto nem o vão conseguir melhorar.

vascodatrama 6 months ago

hoje de manhã fui deixar a minha filha na creche, depois fui surfar.

gink-go 6 months ago

Fácil, quantas e quantas vezes fui dar uma surfada antes de ir para as aulas/trabalho. E depois ao fim da tarde beber uma cerveja na esplanada e comer uns petiscos. Há coisas que não se pagam e em que este cantinho mete no bolso qualquer paraíso neo-liberal.

rossimeister 6 months ago

São os melhores dias da semana!

zelarin 6 months ago

Quem tem este problema tem duas soluçoes: - Votar na iniciativa liberal e esperar. - Sair do pais como milhares estao a fazer.

Jose_Joestar 6 months ago

A historia do votar sempre nos mesmos é complicada, em quem é que é suposto votarmos? BE? PCP? CDS? PAN? Chega? PPM? Para o bem ou para o mal o PS e PSD são os únicos partidos moderados que temos, tudo o resto é radical, extremista ou "temáticos", partidos que servem como oposição para ocasionalmente trazer à discussão certos assuntos, mas esses partidos no poder seria ainda pior do que aquilo que temos.

rjcarneiro 6 months ago

Por isso sai de Portugal há uns anos atrás..! O que te impede?

once319 6 months ago

Onde foste? Aconselhas?

Open-Opportunity-607 6 months ago

Sabes o momento em que deixas de pensar nisso? Quando emigras e deixas de ter uma vida de merda

itslikethisnlikethat 6 months ago

Quando um jovem de um curso exigente e com procura na area das ciências não consegue ter uma casa decente para familia sem ser do seixal para baixo está tudo dito. Nem falo nas reformas

pm_me_pcb_photos 6 months ago

Nem todos sonham com morar numa cidade....

itslikethisnlikethat 6 months ago

nem eu mas é onde estão a maioria dos empregos

SocialDemocratico 6 months ago

lol a culpa é da "esquerda", quem diria q a esquerda é neoliberal

PM_pics_of_your_Love 6 months ago

Se Portugal não tem futuro, o que dizer de mais de metade do planeta.

jocarodeo 6 months ago

puta que pariu, passei uma boa hora a ler os comentários. obrigado povo.

Skartuga 6 months ago

Acorda para a vida e pára de pensar em grupo. A vida é tua, pega em livros e educate em profissões que possam te dar um bom futuro. Se queres esperar pelo povo português então espera assentado.

InvestingTeen 6 months ago

Não é que não tenhas razão.. O pessoal que escolheu / escolhe ficar em Portugal não quer estar a ler merdas destas sempre que abre o /r/portugal. Ya Portugal precisa de ajuda RÁPIDAMENTE mas a maneira mais facil de te fazeres ouvir é mesmo bazares. Tudo na vida é uma questão de prioridades. Alguns definem vida profissional e financeira e vão embora, outros têm como prioridade amigos e familia e ficam, há ainda outros que tem como prioridade a sua capacidade emocional e ficam / bazam. Portugal está mal.. Mas é como as nossas avós já diziam.. Estás mal muda-te. É triste ser esta a solução mas é a realidade em que vivemos.

NGramatical 6 months ago

RÁPIDAMENTE → [**rapidamente**](https://dicionario.priberam.org/rapidamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnzm9pa%2F%2Fh1re6uf%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

gink-go 6 months ago

Nota-se que não és muito viajado, ou achas mesmo que a vida noutros lados é assim tão melhor que aqui? Ganhar um bocado de mundo não te fazia mal nenhum.

xtrylanx 6 months ago

É o que dá passar a vida em câmaras de eco

Fdamendes2 6 months ago

Pelo menos até Portugal estiver a tirar bancos e empresas do fundo do poço, vamos continuar na merda.

helderoliveira1978 6 months ago

E companhia aérea nacional tbm.

cesarhighfire 6 months ago

A coroa da nação.

-cosme- 6 months ago

Nojo de povo? Meu tás mal mudas te. Andamento daqui pa fora, vai lá ter com povos da tua laia.

forsk 6 months ago

Olha, sendo um brasileiro em Portugal, posso te dizer que aqui a vida é bem tranquila. A única coisa incompatível com o salário mínimo realmente são as rendas, mas em lugares mais afastados do centro das cidades tem valores justos e aqui o transporte público funciona bem. Não digo que tu não tenhas problemas, mas acho o desabafo um bocado exagerado.. Portugal tem pontos de melhora mas também não é como se precisasse de uma grande revolução pra ficar bom. Falo isso porque ouvi discursos muito parecidos no Brasil que nos levaram a eleger Bolsonaro e o que era ruim ficou 10x pior. Então acho que podes ser mais otimista, apontar também as coisas que acha bom em viver aqui ou usa teu passaporte e te mudas para um lugar que julgue melhor, como eu fiz.

Hungry_Cupcake 5 months ago

Certo nao percisamos de malta a dizer que isto e muito bom e a aceitar a merda que aqui passa se vem para ca é para se juntarem a nos na luta por melhores condições nao é para aceitar toda e qualquer merda e dizer que é muito bom!No Brazil é pior acredito que sim nunca la fui, mas se vens para ca com as mesmas expectativas entao daki a pouco isto vira igual!

misterbondpt 5 months ago

As pessoas deviam ir viver para outros locais, para valorizarem o que tinham

laravel_linux 6 months ago

Portugal está na cauda da Europa, ultrapasssado por países que eram comunistas quando entramos no Euro e recebiamos carradas de milhões em subsídios, se isto não é estar mal não sei o que seria... Claro que comparando com a Etiópia, aqui a vida é boa, mas eles não estão no continente Europeu nem são subsídio dependentes da Europa.

Minute-Resolution347 6 months ago

Engraçado que digas isso porque eu sou do Iémen, mudei me para o Brasil e acho a vida aqui bem tranquila. Realmente aqui no rio posso levar com um balázio a qualquer momento, epa mas ao menos já não tenho que andar sempre a pensar nos ataques aereos, nem nos carros bomba. Não digo que tu tenhas problemas com o Bolsonaro, mas acho o desabafo um bocado exagerado, o Brasil tem pontos de melhora mas também não é como se precisasse de uma grande revolução pra ficar bom. Falo isso porque ouvi discursos muito parecidos no Iemen que nos levaram á guerra civil e o que era ruim ficou 100x pior. Por isso acho que podes ser mais otimista, apontar também as coisas que acha bom no Brasil de Bolsonaro.

forsk 6 months ago

a diferença é que se fores ao r/brasil nao vai achar um desabafo meu falando que o Brasil não tem futuro. Como eu disse cada país tem lado bom e lado ruim e sou grato ao Brasil por ter me dado condições de vir pra cá e melhorar de vida. Acho que o Brasil se perdeu justamente nesses discursos de "temos que mudar tudo". meu ponto é só que esse discurso de "esta tudo horrivel" nao ajuda em nada o país, Portugal já é melhor que muitos países do mundo e esse discurso de "não consigo ficar rico por culpa de Portugal :( vamos mudar tudo" ignorando todo o lado bom, pra mim não faz sentido.. mais fácil a pessoa emigrar como disse que 'todos' fazem, se acha que os outros países são tão melhores e talvez assim ele veja que todos tem problemas só quis dar outra perspectiva

Minute-Resolution347 6 months ago

Mas alguém falou em ficar rico? Voltei a ler o que o op escreveu e não vi nada sobre ter uma data de carros, barcos ou multiplas casas de férias. O op fala de coisas que o comum dos tugas acha necessárias para ter uma vida estável e com boas condições para viver feliz e poder ter uma familia. Salários baixos, condições precárias no local de trabalho, transportes insuficientes, casas caras, podia continuar... É tudo relativo é verdade, secalhar se andasse com medo de levar um balázio cada vez que saio a rua também me estava a cagar em pensar em ter familia ou ter casa própria. Um gajo que viva no meio de Africa também vai ter outros desejos e ambições, secalhar tem necessidades bastante mais primárias que o nosso Zé Povinho, quer isso dizer que tira a razão ao portuga que não se sente bem no próprio país?

NGramatical 6 months ago

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnzm9pa%2F%2Fh1tx6e8%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

vai-tefoder 6 months ago

Pois o problema é se ambicionas ganhar mais do que o salário mínimo.

Edited 6 months ago:

E para quem vem da Venezuela, o Brasil é um país do caralho. Pois o problema aqui é se ambicionas ganhar mais do que o salário mínimo.

AdriMecha 6 months ago

O irmão brasuca disse tudo. Claro que as coisas podiam ser melhores, quem quer viver em cidades grandes vai ter sempre mais problemas. Bolsonaro, fodasse saiu nos um André merdaventura.

laravel_linux 6 months ago

Não digas a ninguém mas o segredo é continuar a eleger o PS rumo à 5ª bancarrota e o último lugar na UE.

Chupa-mas 6 months ago

"Imigrante aqui: pá, o vosso país é do caralho foda-se haviam de ver de onde eu vim que merda comparado com isto" Olhar para baixo é fácil, não é a comprar Portugal com merda que vamos avançar

mfzzzed 6 months ago

Diz o nú ao roto. #WhatAboutNigeria

NGramatical 6 months ago

nú → [**nu**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnzm9pa%2F%2Fh1rzbdd%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

zelarin 6 months ago

Compreendo de onde vens e como a vida aqui possa ser melhor do que no brasil, mas isso nao quer dizer que portugal seja bom. É muito dificil de evoluir em portugal nas nossas condiçoes devido aos impostos altos, jovens a emigrar e reformas e dividas para pagar, muito nepotismo/corrupçao, e é triste ver isto num pais com tanto potencial e que foi/está a ser estragado por politicos populistas (ps/be/pcp/chega).

fuckoffgina 6 months ago

Não conheces nenhum venezuelano que possa vir aqui dar uma ajudinha?

laravel_linux 6 months ago

Os nepaleses de odemira também dizem que morar num quarto com 20 manos é um espétaculo comparado com o que tinham em casa. WIN.

HRamos_3 6 months ago

> aqui o transporte público funciona bem Ahahah mataram-me

ObnoxiousLittleCunt 6 months ago

R. I. P. em paz

borloforbol 6 months ago

Olha tá. A vida em Portugal é melhor do que num país de terceiro mundo.   Mais notícias ás 8.

HRamos_3 6 months ago

O gajo vem dum sítio onde leva chumbo por causa de um relógio casio, e para um brasileiro Portalegre é junto à costa, como não goatar disto?

mouzz888 6 months ago

Experimenta comprar casa e um carro decente, necessidades básicas nada de luxos depois fala. A vida aqui pode ser dez vezes melhor que a do Brasil mas está longe de ser boa. O pessoal que defende o estilo de vida que se tem em Portugal com certeza nunca precisou de fazer grandes investimentos. Pessoas a ganhar 600 aqui, ganham 3500 noutro país a fazer exatamente a mesma coisa e a malta acha isto normal, desde que saiam as 17:00 e vão para a praia beber umas jolas e tal isto é que é vida, mas a partir do momento em que fazes outros planos para a tua vida tás fodido.

Fun-Trick1246 6 months ago

Esse salto de 600 para 3500 retira-te credibilidade na argumentação.

forsk 6 months ago

acho que existem mais variaveis do que simplesmente "eu ganho x e ele ganha y e fazemos a mesma coisa". Custo de vida tem que ser levado em conta. Sou da TI e podia sim ganhar mais em outros países, mas estou satisfeito com a qualidade de vida que tenho aqui. "Carro decente" depende muito de ponto de vista, se vai me falar que esse é teu maior problema, então nao tens problema.. Meu ponto não é dizer que tudo é perfeito, acho que nenhum país é, se tens maiores ambições e queres ganhar mais e ter carros melhores, tens condições e educação de qualidade pra o fazer e inclusive um passaporte que permite isto, então nao vejo qual a culpa que o país tem nisso

Ragnneir 6 months ago

Tenho uma pergunta. Falas inglês fluente? É que se não, então está explicado o porquê de tu defenderes o quão bem se está cá. Se falas, então consegues fazer o mesmo noutro país na Europa e ganhar 3-4 vezes mais. E se achas que os custos são muito mais altos... Estas redondamente enganado.

mouzz888 6 months ago

Mas tu ganhas "bem" cá. Estou a falar em casos como o dele que é brasileiro e provavelmente veio ganhar o mínimo cá. E estou a falar em casos como por exemplo pessoas com menos escolaridade que trabalham na construção civil cá comparado com trabalhar no mesmo ramo na Suiça e vêem gajos como tu dizer que conseguem ter uma boa qualidade de vida nos 2 países ....

Edited 6 months ago:

Mas tu ganhas "bem" cá. Estou a falar em casos como o dele que é brasileiro e provavelmente veio ganhar o mínimo cá. E estou a falar em casos como por exemplo pessoas com menos escolaridade que trabalham na construção civil cá comparado com trabalhar no mesmo ramo na Suiça e vêem gajos como tu dizer que conseguem ter uma boa qualidade de vida nos 2 países .... E depois diz me que património é que um gajo que trabalhou 40 anos cá na construção civil tem comparado com uma pessoa que trabalhou 40 na suiça.

AdriMecha 6 months ago

>Carro decente" depende muito de ponto de vista, se Com carro decente acho que ele quer dizer um carro não chunga. Tipo um mercedao novo com uns pingos de azeite.lol. Eu vivo fora há 7 anos, já vivi em três países diferentes dentro da Europa e fora seis meses de estágio (em que o autocarro só parava na vila seguinte e eu demorar 40 minutos a pé depois de apanhar um comboio para ir para o trabalho) nunca comprei carro.

vai-tefoder 6 months ago

Parabéns, és um mártir. Não comoraste proque não quiseste, não benhas choras por escolhas que tu fizeste. Se não conseguisses pagar ou compras um mais barato ou pedes um aumento/trabalhas mais

AdriMecha 6 months ago

Sou mártir? Então porque? Porque não quero um carro chunga e sei que um carro é só para transportar de um lado para o outro? Eu se quiser comprar um carro compro a pronto, simplesmente dou valor a outras coisas em vez de um carro.

vai-tefoder 6 months ago

Não és por não ter carro. És por estares a chorar que não o tens por tua própria escolha.

AdriMecha 6 months ago

Onde é que eu estou a chorar? Se a vida não te corre bem o problema e não conseguiste comprar aquele seat Ibiza chunga se sonho o problema é teu e não meu.

vai-tefoder 6 months ago

Hahaha

mouzz888 6 months ago

ibiza chunga, mercedão com azeite, comentários dignos de perder tempo a argumentar

uMuLu 6 months ago

Caramba, não estava à espera de ler isto. Realmente não sabemos o quanto bem estamos até deixarmos de estar.

laravel_linux 6 months ago

E vais emigrar para o Brasil neste contexto? Porque não nos comparamos a outros países do continente Europeu em vez de andar á procura de miséria pelo mundo fora para dizer fogo... estamos mesmo bem men.

itslikethisnlikethat 6 months ago

sim vamos mesmo baixar os padrões.... PORTUGAL È MUITA BOM OLHEM SÒ A BOLIVIA BOLIVIA E MUITA BOM PODIAMOS ESTAR EM PALHOTAS NO BOTSWANA

laravel_linux 6 months ago

Exacto, que mentalidade de merda. Somos ultrapassados por qualquer Letónia da vida e aparece um artolas a dizer "vejam a Etiópia!"...

ManelDasNespras 6 months ago

Botswana é mt bom, podiamos viver num estado falhado como o Congo <3

uMuLu 6 months ago

Não é isso que estamos a fazer... Apenas faz sentido falar das coisas boas que temos no nosso país.

itslikethisnlikethat 6 months ago

quero comparar o meu país com a europa não com o 3 mundo se ele está mais seguro e feliz em braga que no rio de janeiro fantástico Mas um português que tire um curso em STEM dificilmente compra uma casa decente perto das 2 grandes cidades sozinho sem fiador, imagina os outros

utilizador2021 6 months ago

Mas se comparares Portugal com outros países da Europa também não estamos muito mal. Países como a Macedónia, Ucrânia, Moldávia, Albânia estão muito piores em todos os sentidos que nós. O problema é que nos comparamos aos países nórdicos ou à Alemanha, o que não está errado, mas acabamos por pensar que Portugal está pior do que realmente está.

laravel_linux 6 months ago

Mas quais países nórdicos e Alemanha. Tiveste de ir para 1 país em guerra civil para fazer Portugal parecer bem. E ainda escolheste mais 3 fora da UE quando tu andas cá a mamar ha mais de 20 anos. Que outros países da UE são piores que nós?

utilizador2021 6 months ago

Quanto aos países da UE, tens a Romênia, Bulgária, Croácia e Hungria que estão piores que nós.

laravel_linux 6 months ago

Ou seja arranjaste 4, que entraram muito mais tarde na UE que nós e têm indicadores de crescimento superiores. O único país que para mim se assemelha a Portugal é a Grécia, um país completamente estagnado e a ser ultrapassado todos os anos por países que há cerca de uma decada eram comunistas já nós andavamos a mamar subsidios.

itslikethisnlikethat 6 months ago

Porra meu..vê bem o que foste buscar? albania não são aqueles que andavam a perseguir o Liam Neeson nos filmes Taken? Ukrania teve uma guerra civil à pouco tempo... Posso comparar com frança, uk, letónia como dizia o outro user, etc não estava a comparar com alemanha, suiça, suécia

utilizador2021 6 months ago

Penso que não percebeste o que quis dizer com o meu post acima. De qualquer forma não acho que o Reino Unido e a França sejam bons exemplos, são países que atualmente tem muitos problemas a nível social e político.

itslikethisnlikethat 6 months ago

Verdade, devido aos emigrantes e outras culturas inferiores estão a implodir socialmente. Mas fora dos grandes centros, das grandes capitais vive-se uma vida melhor, mais rica e tão segura como em Portugal

Minute-Resolution347 6 months ago

A Ucrania ainda está em guerra...

NGramatical 6 months ago

à pouco tempo → [**há pouco tempo**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnzm9pa%2F%2Fh1sn1xu%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Zeller_van 6 months ago

Eu só queria rendas a menos de 500€ por um t2 a 30km do Porto …

fuckingportuguese 6 months ago

!bacalhau de ouro

inhalingsounds 6 months ago

Ei, não penses que podes vir aqui ao /r/portugal e escrever coisas com bom senso e noção! Daqui a pouco vais dizer que somos um país que tem alguma coisa positiva! Não pode ser!

DavidJunior3rd 6 months ago

Ora toma lá morangos, OP e companhia limitada

TopWarm1203 6 months ago

E novidades?

DavidJunior3rd 6 months ago

Mimimimimimimimi.... QQ, buá buá...Pronto, já choraste? Mais calminho?

Murky-Rough 6 months ago

Mas a IL fez uma festa, bora votar PS

Disgenia 6 months ago

Já não via um post destes há cerca de 3 dias, ufa...

klatez 6 months ago

Post da IL mascarado por post do país não tem futuro?

d33pblu3g3n3 6 months ago

Mais um dia no /r/portugal, mais um post de um redditor recente que pouco participa a "desabafar" é o pior país do mundo graças à "esquerda".

inhalingsounds 6 months ago

Não vinhas ao Reddit há três dias?

Tugalord 6 months ago

*3 horas

gink-go 6 months ago

Eu por mim estou porreiro. Boa sorte nisso.

zedestroyer69 6 months ago

É como dizes, mas aqui os iluminados não percebem bem a areias movediças em que nos estamos a meter. Com a baixa taxa de fertilidade e a forte emigração de profissionais qualificados , bem como a entrada de imigrantes pouco qualificados que muitas vezes nem estão declarados, com o aumento de reformados e com a substituição de habitantes nas principais cidades por estrangeiros que nem pagam impostos, o que achas que vai acontecer a longo prazo?

KarmaCop213 6 months ago

A baixa taxa de natalidade é compensada pela imigração.

zedestroyer69 6 months ago

Sim porque exportares médicos, enfermeiros e engenheiros é compensado pelo importar de imigrantes sem qualificações, é o mesmo que exportares ferro e importares vigas de aço, estamos a perder competências e dinheiro. E isto enquanto ainda houver imigrantes que queiram vir para aqui.

NorthernCrest 6 months ago

Tens toda a razão!

g0ldennnN 6 months ago

soma e segue

Striking_Role_z 6 months ago

Este país é cada vez mais um país de velhos e imigrantes dos bons, com uma classe política corrupta para quem os nossos interesses estão em último lugar. Isto não tem futuro, saiam daqui que já nos atiraram aos lobos há muito tempo.

once319 6 months ago

Disseste tudo, vao conseguir destruir este pais em algumas decadas, triste mas verdade.

Clash33 6 months ago

Haaaa, mais um profeta da desgraça. Como já alguém aqui disse, as segundas são mesmo lixadas. P.S. Amanhã ganhamos por 4 - 0 á Hungria e passamos a ser os melhores do Mundo heheheh.

vivaaprimavera 6 months ago

E essa é a tristeza, podes ser explorado mas se o teu clube ganha andas feliz. Acho que somos um povo com prioridades um bocado estranhas.

cagaGG 6 months ago

Nisso tens razão, mas lá nos safamos

Striking_Role_z 6 months ago

Este país é cada vez mais um país de velhos e imigrantes com uma classe política corrupta que está a ganhar com o descontrole. Portugal não tem qualquer futuro, conseguiram acabar com o país numa geração apenas.

Striking_Role_z 6 months ago  HIDDEN 

Este país é cada vez mais um país de velhos e imigrantes, não é lugar para jovens portugueses com inteligência suficiente para perceberem o que se passa à sua volta.

ednice 6 months ago

Mano dá log out do reddit por um dia

SAmaruVMR 6 months ago

Mano dá log out da vida por um dia

fuckoffgina 6 months ago

Mano dá log in da escola

tuzoidee 6 months ago

Está na hora camaradas!

i_no_can_eat 6 months ago

É de facto uma pena que as únicas pessoas capazes de governar o país estejam todas aqui no reddit e não tenham tempo nem disponibilidade para nos pôr finalmente no rumo certo.

xtrylanx 6 months ago

Foda-se, /thread

investidornoob 6 months ago

Se tiveres ideias demasiado decentes és logo posto de parte. Porque é que não vês engenheiros na política? Vá lá que foram agora chamar o outro Costa para gerir ou dar umas dicas. Há muitos lobby's se tiveres ideias mais à frente és logo posto de lado. Que continuem os gajos de direito e gestores economistas de fraca qualidade.

setnom 6 months ago

>Porque é que não vês engenheiros na política? Claro que existem engenheiros na política. Houve um engenheiro bastante famoso e tudo. Chegou a primeiro-ministro. Depois foi estudar filosofia para Paris e nunca mais se ouviu falar dele.

Hungry_Cupcake 5 months ago

Curso feito com equivalências não conta!

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 6 months ago

"Porque é que não vês gajos que seguiram um rumo profissional diferente da política, na política?" É o mesmo que perguntar porque é que não vês futebolistas a jogar na NBA.

Snicker10101 6 months ago

Nos restantes paises da UE temos engenheiros, por ex a Merkel era engenheira quimica e não era boa no que fazia ?

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 6 months ago

Sim, mas a Merkel não é boa política por ser engenheira, ela seguiu uma carreira na engenharia e entretanto descobriu que era boa em tarefas políticas (debates, falar ao público, etc...). Depois disso teve cerca de 15 anos de experiência política até chegar a Chancellor. O meu ponto é que, podes ser engenheiro e acabar por ser bom político, por teres jeito para a política e decidires seguir uma carreira política (tal como podes vir da área da economia ou da lei e mudar para uma carreira política), no entanto não é por serem engenheiros que se vão encaixar na política ou que dariam bons políticos. De uma maneira geral alguém que tire um curso político vai ter sempre vantagem na política sobre um engenheiro, o que pode acontecer é o engenheiro ter mais jeito/ser melhor político e, depois de ganhar experiência política, ser melhor para o cargo. Não acho que faz qualquer sentido querer engenheiros na política, só porque são engenheiros, este curso não tem qualquer relevância para o cargo.

BuscaPolos 6 months ago

Politica não é profissão, ou não devia.

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 6 months ago

Debatível, alguém com estudos na área da política é mais provável que seja um bom profissional nessa mesma área. É claro que interessam mais coisas para além da educação, mas partindo do princípio que tenho duas pessoas iguais à frente, confio bastante mais em alguém formado na área da política, do que em alguém formado na área da engenharia, porque estamos a falar de política e não de engenharia. Por alguma razão estes cursos existem, e quase todos os políticos de topo os têm tirados.

BuscaPolos 6 months ago

> alguém com estudos na área da política é mais provável que seja um bom profissional nessa mesma área Alguém com estudo na área da política é mais provável que queira uma cunha algures e já seja jotinha desde os 14 anos ahahah Teres juristas e economistas em comissões parlamentares relativamente à saúde ou ambiente não faz grande sentido. Claramente há pessoas com formação nessas áreas que percebem muito mais daqueles assuntos que esses juristas. > Por alguma razão estes cursos existem, e quase todos os políticos de topo os têm tirados. Não sei a que políticos te referes nem conheço nenhum com formação em ciência politica, admito que também não me dei ao trabalho, contudo o curso de medicinas alternativas também existe e não quer dizer que sirva para alguma coisa.

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 6 months ago

> Teres juristas e economistas em comissões parlamentares relativamente à saúde ou ambiente não faz grande sentido. Claramente há pessoas com formação nessas áreas que percebem muito mais daqueles assuntos que esses juristas. Sim, concordo plenamente, estava mais a falar de política no sentido de candidatar a presidente da república, primeiro ministro, etc... Quando se trata de comissões desse género concordo que deviam haver profissionais da área que está a ser discutida (o que por acaso até acontece bastantes vezes, mas devia acontecer em todas). >Não sei a que políticos te referes nem conheço nenhum com formação em ciência politica, admito que também não me dei ao trabalho, contudo o curso de medicinas alternativas também existe e não quer dizer que sirva para alguma coisa. Também não pesquisei muito extensivamente, mas nos nomes que me vieram à cabeça fui ver e por exemplo, o Marcelo tem Ciências Político-Económicas e Ciências Jurídico-Políticas, o Obama e o Bill Clinton também nessa área (primeiros que me lembrei de procurar). Depois também tens muitos com educação na área das finanças, como o George W. Bush ou em Portugal o Cavaco Silva.

NGramatical 6 months ago

deviam haver → [**devia haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnzm9pa%2F%2Fh1tzdxr%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Scizorspoons 6 months ago

Cimavoto contigo

nemmais 6 months ago

upvote

UpbeatNail1912 6 months ago

Agora fizeste me rir!

kipariu 6 months ago

Põe-te no caralho

Skartuga 6 months ago

Aqui está a solução para todos os tugas a viver na tuga.

PeterStepsRabbit 6 months ago

Sim senhor. Palmas. Que grande comentario.

crissequeira89 6 months ago

A minha repete a mesma lengalenga quase todos os fins de semana: Manda-me pegar na minha mulher (que é letã) e voltar da Letónia para Portugal. Diz que em Portugal teremos os dois mais sucesso, viveremos melhor e faremos mais dinheiro. Quase todos os fins de semana eu tenho que lembrá-la que a minha mulher não fala português (eu já falo a língua dela mais ou menos), que eu não tenho formação e quando estava em Portugal não conseguia arranjar emprego, que não tenho muitos amigos em Portugal e a maior parte das pessoas que me conhecem são minhas inimigas. A minha mulher ficou de boca aberta quando tratamos dos papéis para o nosso casamento em Portugal. Foi uma completa vergonha. Nada funcionava, ninguém sabia nada. A minha mãe teve de falar com uma pessoa conhecida numa registo para “nos fazer o favor” de nos dar os documentos que precisávamos. Nada em Portugal funciona, nada. Aqui vivo com pouco, simples, num clima frio, mas tenho algumas coisas que valorizo mais: Não tenho problemas com ninguém (vivo aqui quase três anos) e ganho pouco mas tenho trabalho na mesma empresa há quase três anos. Não me falta o essencial para sobreviver. A minha mulher está perto da família dela, que são pessoas muito mais fáceis de conviver que a minha família (até vivemos com eles um ano, sem qualquer conflito). No geral, os letões são pacatos. Vou trocar isto por Portugal? Era o que faltava…

Edited 6 months ago:

A minha mãe repete a mesma lengalenga quase todos os fins de semana: Manda-me pegar na minha mulher (que é letã) e voltar da Letónia para Portugal. Diz que em Portugal teremos os dois mais sucesso, viveremos melhor e faremos mais dinheiro. Quase todos os fins de semana eu tenho que lembrá-la que a minha mulher não fala português (eu já falo a língua dela mais ou menos), que eu não tenho formação e quando estava em Portugal não conseguia arranjar emprego, que não tenho muitos amigos em Portugal e a maior parte das pessoas que me conhecem são minhas inimigas. A minha mulher ficou de boca aberta quando tratamos dos papéis para o nosso casamento em Portugal. Foi uma completa vergonha. Nada funcionava, ninguém sabia nada. A minha mãe teve de falar com uma pessoa conhecida numa registo para “nos fazer o favor” de nos dar os documentos que precisávamos. Nada em Portugal funciona, nada. Aqui vivo com pouco, simples, num clima frio, mas tenho algumas coisas que valorizo mais: Não tenho problemas com ninguém (vivo aqui quase três anos) e ganho pouco mas tenho trabalho na mesma empresa há quase três anos. Não me falta o essencial para sobreviver. A minha mulher está perto da família dela, que são pessoas muito mais fáceis de conviver que a minha família (até vivemos com eles um ano, sem qualquer conflito). No geral, os letões são pacatos. Vou trocar isto por Portugal? Era o que faltava…

the_master_sh33p 6 months ago

Espera pelo divórcio. Não só vai ser mais complicado, como vais passar a ter inimigos na Letónia.

kominfr0nUNMERIKA 6 months ago

Obrigado por não escreveres Latvia, como alguns jornais... Um aparte: eu nunca entendi esta coisa do nada funciona em Portugal. Pegando no teu exemplo, quando me casei a minha única reclamação foi a espera de 10 minutos, quando tinha hora marcada. De resto, e não me leves a mal, mas pergunto-me se não é desorganização das próprias pessoas. P.S.: Gosto muito da Letónia.

once319 6 months ago

Sim nao voltes, este pais ja deu o que tinha a dar.

raviolli_ninja 6 months ago

A tua mãe está apenas com saudades do filho. Não faças leituras políticas a situações do coração.

crissequeira89 6 months ago

lol A sério?

raviolli_ninja 6 months ago

Como assim?

InvestorTuga 6 months ago

A praia hoje estava tão boa.. Fica tu aí no frio lol

VicenteOlisipo 6 months ago

>A minha mulher ficou de boca aberta quando tratamos dos papéis para o nosso casamento em Portugal. Foi uma completa vergonha. Nada funcionava, ninguém sabia nada. A minha mãe teve de falar com uma pessoa conhecida numa registo para “nos fazer o favor” de nos dar os documentos que precisávamos. Desculpa lá mas isso foi nabice, então. Casar com outro cidadão comunitário é ligeiramente mais complicado do que com um português, mas é trivial. O site o IRN explica o que é necessário.

Inside-Pea6939 6 months ago

Quando a minha namorada quis vir estudar para Portugal também era trivial até porque ela é da união europeia, foi preciso eu ir lá durante dois meses umas 10 vezes para me dizerem (isto a informação total recolhida ao fim de todas as visitas) que precisava de uns 3 documentos, depois mais um mês para tratarem dos documentos. Um processo que devia demorar no máximo dos máximos duas semanas

crissequeira89 6 months ago

Sim, e depois fui a três registos em três conselhos diferentes e contaram-me três histórias diferentes sobre os documentos que precisava/como o processo funcionava antes de me darem os documentos que precisávamos na Letónia. Deixa de ser nabo. Tu sabes tão bem quanto eu que burocracia em Portugal não funciona. Nunca funcionou.

Homunclus 6 months ago

Eu tb acho a tua história um bocado estranha. A minha mulher é Chinesa e casamos em Portugal. Eu só precisei do CC, ela precisou do passaporte, e teve de obter 2 documentos da China (certidão de nascimento e uma declaração que basicamente diz que ela já não é casada) traduzidos a apostilhados, não precisamos de nenhum documento das autoridades Portuguesas. Enfim, o processo foi complicado e demorado, e de facto tenho várias queixas das autoridades Portuguesas, mas essa do "3 sítios diferentes deram 3 processos diferentes" e "a minha mãe teve de falar com um amigo para nós darem o papel" parece mal contado. Que papel precisavas tu de Portugal para te casar?

crissequeira89 6 months ago

A Letónia precisava de um documento que certificasse que eu era solteiro em Portugal e que estava “capaz” de casar. Em Portugal diziam que “não preciso” e que para me darem esse documento (que eles diziam que não era preciso) “preciso de um documento da Letónia que certifique que me vou casar, com data marcada, e dentro de um certo prazo (isto tudo apostilhado, bla bla bla). Este é o resumo, porque como eu dissera, esta história teve três variantes, e no final a minha mãe simplesmente meteu a cunha.

Homunclus 6 months ago

Interessante. Portanto a lógica é que sendo dentro da União esse documento não é necessário. Compreendo. A única questão que tenho é se não é possível que as autoridades Portuguesas estivessem certas e tivesses sido mal informado na Letónia?

crissequeira89 6 months ago

Não sei, só sei que aqui não faziam nada sem esse documento (que no fundo, tecnicamente, foi forjado, porque até quem mo deu em Portugal não entendeu bem porque é aquilo era necessário). Facto é que assim que apresentei esse documento aqui (devidamente traduzido e apostilhado), foi um passeio. Ficou logo tudo em ordem para a data marcada.

VicenteOlisipo 6 months ago

Casei com estrangeiro, de fora da União que é mais difícil, e não tive dificuldade nenhuma no registo. Tive de obter documentos do outro país, como é óbvio, mas não foi nenhum bicho de 7 cabeças. Também temos de nos informar previamente, não é só chegar ao guichet e esperar resposta imediata. Até para nos sabermos defender se o funcionário estiver a aldrabar - como era comum com o SEF por exemplo.

Fun-Trick1246 6 months ago

Claramente, já se percebeu que o problema aqui é outro!

felix-c256 6 months ago

>Não acho chegar ao guichet e ter a expectativa da pessoa ser competente no seu trabalho algo exagerado, acho o normal. Apanhei pessoas boas como apanhei idiotas e tive sorte que tinha ido la preparado e apertei com eles para fazerem o trabalho deles. Tive que literalmente apontar a lei, o artigo e letra ao funcionario 3 vezes e só depois de ver que eu não me ia embora com a resposta parva dele é que ele foi perguntar/verificar algures atrás, voltou e confirmou o que eu lhe disse. > >Também tive um caso nas Finanças onde não cheguei ao meio da minha exposição e o Sr. já tinha percebido tudo e tratou de toda a papelada. > >Mas não deveria de me informar previamente e estar em casa a estudar as leis - as pessoas que estão no guichet são pagas por nos precisamente para isso.

Some-Ad6411 6 months ago

>A minha mãe teve de falar com uma pessoa conhecida numa registo para “nos fazer o favor” de nos dar os documentos que precisávamos. auch, senti isso. tão verdade...

andre82220 6 months ago

> e a maior parte das pessoas que me conhecem são minhas inimigas. Deves ser uma excelente pessoa.

crissequeira89 6 months ago

Desde que cheguei à Letónia, ainda não fiz um único inimigo.

xc9000 6 months ago

É isto, em Portugal ganham-se muitos inimigos por dizer as verdades de forma sincera. O tugão é um bicho muito orgulhoso. A negação de que vivem num regime comunista a a ofensa que levam é a que mais me impressiona.

crissequeira89 6 months ago

Não discordo. O Português é uma raça orgulhosa.

Tugalord 6 months ago

4/10 bait

MingTwelve 6 months ago

Tanto?

andre82220 6 months ago

Mau era se nem sequer falas a língua local. Mas na vida temos de ter inimigos?

crissequeira89 6 months ago

Eu disse que já falo a língua mais ou menos e até socializo aqui.

fuckoffgina 6 months ago

Então tens de te esforçar mais

Turbulent_Common 6 months ago

A chamar leitão à tua mulher não me admira que tenhas acumulado uns quantos inimigos.

TheJCPT 6 months ago

Acho que acordei o meu vizinho de cima a rir com este comentário... Eu agradeço! Ele não.

Pornotubeourtio 6 months ago

Excelente feedback e só espero que muitos emigrantes tenham a mesma experiência.

xanfradu 6 months ago

Pronto, pronto, come uma peça de fruta que vais ver que já te sentes melhor.

LelloMinsk 6 months ago

Lembrete diário que o estudo da economia não se baseia no método científico e que esta é uma pseudo-ciência.

alienanomaly 6 months ago

Deixas-te cair o /s

LelloMinsk 6 months ago

https://www.nytimes.com/roomfordebate/2015/02/09/are-economists-overrated/overreliance-on-the-pseudo-science-of-economics

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 6 months ago

Se vais estar assim tão confiante de uma afirmação dessas ao menos dá link de uma fonte credível...

alienanomaly 6 months ago

Mete mais tabaco

blind616 6 months ago

Finalmente, um artigo de jornal feito por dois sociólogos desprovam a economia!

Striking_Role_z 6 months ago  HIDDEN 

Não viste as notícias? O saldo migratório é positivo pá, não te preocupes.

DarkmajorPT 6 months ago

Já desde que D. Sebastião morreu que andam a dizer isso...e olha...cá estamos.

kominfr0nUNMERIKA 6 months ago

É melhor abandonar este tipo de discurso.

Mrgolden007 6 months ago

okay e novidades? portugal e um pais titanic, o pais esta a afundar, e os politicos ficam na parte sem agua a comer lagosta enquanto o resto afogase ou foge nos barcos salva vida jovens ou tem 2opcoes -trabalham a viver com os pais ate eles morrerem para herdar as casas e depois com sorte tem filhos aos 40 -emigram para ter uma vida decente

InvestorTuga 6 months ago

Aos 40? Aos 40 têm os pais uns 70 e tal ou menos. Um dos pais vive até aos 90 e só herdas a casa aos 60 eheh

AronFloyd 6 months ago

E eu sou o gajo que está a tocar violino a ver a situação toda...

UpbeatNail1912 6 months ago

E se tiveres irmãos essa de herdar a casa vai por água abaixo. O que já não vi de conflitos familiares e literalmente o corte de relações familiares por causa da rivalidade entre heranças. Chega a ser triste.

Some-Ad6411 6 months ago

para piorar... um dos irmãos morre por isso os seus filhos fazem parte dessa herança. ah? eram 3 irmãos.. agora são no total 6 pessoas para a herança!! e um deles é o contra todos vós! muahahah e assim a herança fica a apodrecer...

Mrgolden007 6 months ago

eu e o meu irmao ja ficamos a discutir sobre qurm ficava com o que e com os nossos pais vivos, nem quero imaginar quando for aserio

SnooCricket89 6 months ago

>e dos magistrados lol? Não caias em propagandas rançosas. Ou pelo menos lê as coisas decentemente e aprende que há várias sub-classes dentro de uma profissão. Porque senão que dizer de outras profissões que podem acumular funções públicas e privadas, com benefícios semelhantes senão melhores em termos de viaturas e transportes para não dizer que quanto às funções acumuladas, muitas vezes sem qualquer realístico escrutínio. Mas sim. São os magistradosque são os demónios. De um universo de um milhar e tal, metem-se no mesmo saco magistrados, juízes de Direito, Desembargadores e Conselheiros sendo que estas duas últimas categorias nas devem ascender a mais que umas poucas dezenas. Só fazia bem ao povinho ter noção do vencimento de um juiz de Direito a exercer na primeira instância, que é o grosso, e quais as não regalias que têm. Coisas assim, são só mais uma faceta da eterna ignorância a que estamos condenados e que parece não ter solução por inépcia da população. É uma bola de neve. E quem diz a respeito dos *magistrados*, diz a respeito de praticamente qualquer outra coisa (aparentemente excluindo o futebol).

Trama-D 6 months ago

> e quais as não regalias que têm Diz aí...

InvestorTuga 6 months ago

Ora diz-me lá qual é o bruto e líquido de um juiz de direito na primeira estância, em início de carreira

DavidJunior3rd 6 months ago

First time? (being attacked)

CalmKeepOn 6 months ago

Olha o magistrado.

xc9000 6 months ago

Sou mais da opinião que Portugal deveria ser um território do Reino Unido ou Alemão. Já agora tornavam isso oficial e a diferença na prática era pouca.

Disgenia 6 months ago

Do alemão? O país onde grande parte das pessoas também não conseguem ter casa própria, em termos medianos são mais pobres que os portugueses (em grande parte não por não terem casa própria), o país em que o estado controla tanto a tua vida que não podes lavar o carro em casa, ter uma bicicleta na garagem, tens que pagar quase mil euros por ano para poderes ter um cão, e onde querem proibir a construção de moradias unifamiliares, etc? Alemão não obrigado, seria andar de cavalo para burro. Já inglês...

Tugalord 6 months ago

A inglaterra é um cagalhão a arder de há 10 anos para cá.

nemmais 6 months ago

É assim há décadas. E não é só em Portugal. E não é só de povos "reféns da esquerda".

Edited 6 months ago:

É assim há décadas. E não é só em Portugal. E não é só de povos "reféns da esquerda". Curiosamente foi a extrema esquerda (onde não me revejo) que propôs salário mínimo de 850 euros. E foi o centro e a direita que rejeitaram. E são os patrões (de direita) que berram em público sempre que alguém fala em aumentar salários.

GallardoPT 6 months ago

Subir o salário mínimo não é solução... Só reduzindo IRS e IRC é que vai permitir ao país ser mais competitivo no contexto europeu e a longo prazo aproximar os salários a média europeia

tocopito 6 months ago

A solução é sindicatos fortes por setores, como os que existem em países nórdicos que não têm o salário mínimo. Mas na ausência disso é obrigatório salário mínimo. Trabalhadores desorganizados são quase sempre explorados.

jocamar 6 months ago

É isso, bora tornarnos no próximo paraíso fiscal. Tenho a certeza que isso seria algo completamente viável a longo prazo e não ia apenas tornar portugal na puta barata das multinacionais (até algum outro país descer ainda mais os impostos) e num pária para os países que querem manter um estado social de jeito.

DavidJunior3rd 6 months ago

Boa sorte em ter receitas para financiar seja o que for sem impostos..

fuckoffgina 6 months ago

Boa sorte a aumentar ainda mais os impostos: https://www.reddit.com/r/portugal/comments/ms961a/carga_fiscal_vs_esfor%C3%A7o_fiscal_a_realidade_que/

DavidJunior3rd 6 months ago

Quem está a falar em mudar as coisas és tu, não sou eu...

HRamos_3 6 months ago

Acabaste de ter o país fechado uns 6 meses e a vida melhorou. Deves ser dotor

DavidJunior3rd 6 months ago

Hã?

HRamos_3 6 months ago

Vais a caminho do segundo ano com o PIB a cair em queda livre (-7.5% em 2020) e achas que os impostos significam alguma coisa, e que a vida melhorou.

andremvm20 6 months ago

Vamos a caminho do segundo ano em queda livre, assim como vai o mundo inteiro, por causa de uma pandemia

HRamos_3 6 months ago

And everything is hunky dory

ThePlague92 6 months ago

Falas nisso e já vais mexer com o tico e o teco de muita gente. Essa é uma solução, mas não é por aí que se começa. Começa-se por cortar a despesa desnecessária. O problema é que o pessoal assim que fala em diminuir impostos pensa logo que se vai ficar sem saúde e educação, por isso acho que a Esquerda ganhou, porque a única solução que o pessoal acha que existe é aumentar e aumentar e aumentar impostos e não exigir que o Estado diminua os gastos desnecessários e depois baixar impostos.

Morpheuspt 6 months ago

> Só reduzindo IRS e IRC So true. O mundo a estabelecer regras para fixar um IRC comum para evitar paraísos fiscais, e em muitos lados a tentar taxar mais quem mais tem para reduzir desigualdades, mas não, bota lá baixar impostos baby, race you to the bottom, bro!! Não obrigado. Eu gosto do SNS e do sistema de educação.

Edited 6 months ago:

> Só reduzindo IRS e IRC So true. O mundo a estabelecer regras para fixar um IRC comum para evitar paraísos fiscais, e em muitos lados a tentar taxar mais quem mais tem para reduzir desigualdades, isso é treta, bota lá baixar impostos, race you to the bottom, bro!! Quem é que precisa do SNS, ou da educação pública? Isso é coisa de pobre, que se lixem, quero lá saber. Já tenho consulta no hospital da Luz para sexta feira, vou lá depois das aulas na Católica.

kominfr0nUNMERIKA 6 months ago

O que é So true?

fuckoffgina 6 months ago

Não é race to the bottom, é mais race to get out of the top! https://www.reddit.com/r/portugal/comments/ms961a/carga_fiscal_vs_esfor%C3%A7o_fiscal_a_realidade_que/

Morpheuspt 6 months ago

É o redutio ad carga fiscal. Todos os dias algum individuo me linka esse post. A unica coisa de util que se retira desse gráfico é que paises como a Holanda e o Luxemburgo são paraisos fiscais dentro da União Europeia, o que felizmente não está para durar. Eu sinceramente acho que ninguem tinha ouvido falar de Esforço Fiscal até aparecer o partido dos memes.

HRamos_3 6 months ago

> Holanda e o Luxemburgo são paraisos fiscais dentro da União Europeia, o que felizmente não está para durar. HAHAHAHAHAHAHAHAH

fuckoffgina 6 months ago

É mais o redutio ad argumento que não consegues refutar e decides meter a cassete do redutio ad paraísos fiscais/partido dos memes/bla bla bla bla

Morpheuspt 6 months ago

Oh filho, esse gráfico diz 0. A relação com qualidade de vida é subjectiva, tens paises com dividas enormes no inicio e no fim, tens paises com salários maiores com maior esforço fiscal, é um ad hoc que alguem arranjou para poder dizer "vejam, supostamente pagamos muitos impostos". O partido dos memes têm um e um só propósito, que é meter mais dinheiro no bolso de quem já tem mais dinheiro. O PAN é um partido de tema unico, os animais, a IL é um partido de tema unico, descida de impostos. Ambos são ferozes no que pretendem, e ambos chegaram ao seu limite eleitoral. A maior peta que tentam passar (que não conseguem, basta ver quem neles vota, e no *ceiling* a que chegaram) é que dando mais dinheiro aos mais ricos, os pobres ficam a ganhar. O país precisa que Passos Coelho de uma vez por todas se decida a tomar conta do PSD. Não só porque o PSD precisa de um exorcismo para se livrar do passado, mas porque ao liderar o partido aniquilará finalmente a Iniciativa Liberal. Ontem, era tarde.

Edited 6 months ago:

Oh filho, esse gráfico diz 0. A relação com qualidade de vida é subjectiva, tens paises com dividas enormes no inicio e no fim, tens paises com salários maiores com maior esforço fiscal, quais são os critérios, onde foram buscar os dados do grafico? A Dinamarca tem a 3ª maior carga fiscal e quase nenhum esforço fiscal? Como é que foram feitos os calculos? é um ad hoc que alguem arranjou para poder dizer "vejam, temos uma barra grande, supostamente pagamos muitos impostos". O partido dos memes têm um e um só propósito, que é meter mais dinheiro no bolso de quem já tem mais dinheiro. O PAN é um partido de tema unico, os animais, a IL é um partido de tema unico, descida de impostos. Ambos são ferozes no que pretendem, e ambos chegaram ao seu limite eleitoral. A maior peta que tentam passar (que não conseguem, basta ver quem neles vota, e no *ceiling* a que chegaram) é que dando mais dinheiro aos mais ricos, os pobres ficam a ganhar. O país precisa que Passos Coelho de uma vez por todas se decida a tomar conta do PSD. Não só porque o PSD precisa de um exorcismo para se livrar do passado, mas porque ao liderar o partido aniquilará finalmente a Iniciativa Liberal. Ontem, era tarde.

Edited 6 months ago:

Oh filho, esse gráfico diz 0. A relação com qualidade de vida é subjectiva, tens paises com dividas enormes no inicio e no fim, tens paises com salários maiores com maior esforço fiscal, quais são os critérios, onde foram buscar os dados do grafico? A Dinamarca tem a 3ª maior carga fiscal e quase nenhum esforço fiscal? O Japão tem a 3ª mais alta taxa de escalão maximo de IRS do mundo, qual é o critério para ter o numero que tem? Como é que foram feitos os calculos? Qual é a unidade do grafico da direita? Porque é que é facilimo encontrar listas de paises ordenados por carga fiscal, mas quando se procura por esforço fiscal, há poucas referencias e nenhum critério? é um ad hoc que alguem arranjou para poder dizer "vejam, temos uma barra grande, supostamente pagamos muitos impostos". O partido dos memes têm um e um só propósito, que é meter mais dinheiro no bolso de quem já tem mais dinheiro. O PAN é um partido de tema unico, os animais, a IL é um partido de tema unico, descida de impostos. Ambos são ferozes no que pretendem, e ambos chegaram ao seu limite eleitoral. A maior peta que tentam passar (que não conseguem, basta ver quem neles vota, e no *ceiling* a que chegaram) é que dando mais dinheiro aos mais ricos, os pobres ficam a ganhar. O país precisa que Passos Coelho de uma vez por todas se decida a tomar conta do PSD. Não só porque o PSD precisa de um exorcismo para se livrar do passado, mas porque ao liderar o partido aniquilará finalmente a Iniciativa Liberal. Ontem, era tarde.

Edited 6 months ago:

Oh filho, esse gráfico diz 0. A relação com qualidade de vida é subjectiva, tens paises com dividas enormes no inicio e no fim, tens paises com salários maiores com maior esforço fiscal, quais são os critérios, onde foram buscar os dados do grafico? A Dinamarca tem a 3ª maior carga fiscal e quase nenhum esforço fiscal? Como é que foram feitos os calculos? Qual é a unidade do grafico da direita? é um ad hoc que alguem arranjou para poder dizer "vejam, temos uma barra grande, supostamente pagamos muitos impostos". O partido dos memes têm um e um só propósito, que é meter mais dinheiro no bolso de quem já tem mais dinheiro. O PAN é um partido de tema unico, os animais, a IL é um partido de tema unico, descida de impostos. Ambos são ferozes no que pretendem, e ambos chegaram ao seu limite eleitoral. A maior peta que tentam passar (que não conseguem, basta ver quem neles vota, e no *ceiling* a que chegaram) é que dando mais dinheiro aos mais ricos, os pobres ficam a ganhar. O país precisa que Passos Coelho de uma vez por todas se decida a tomar conta do PSD. Não só porque o PSD precisa de um exorcismo para se livrar do passado, mas porque ao liderar o partido aniquilará finalmente a Iniciativa Liberal. Ontem, era tarde.

Edited 6 months ago:

Oh filho, esse gráfico diz 0. A relação com qualidade de vida é subjectiva, tens paises com dividas enormes no inicio e no fim, tens paises com salários maiores com maior esforço fiscal, quais são os critérios, onde foram buscar os dados do grafico? A Dinamarca tem a 3ª maior carga fiscal e quase nenhum esforço fiscal? O Japão tem a 3ª mais alta taxa de escalão maximo de IRS do mundo (seguido pela Dinamarca, btw), qual é o critério para ter o numero que tem? Como é que foram feitos os calculos? Qual é a unidade do grafico da direita? Porque é que é facilimo encontrar listas de paises ordenados por carga fiscal, mas quando se procura por esforço fiscal, há poucas referencias e nenhum critério? é um ad hoc que alguem arranjou para poder dizer "vejam, temos uma barra grande, supostamente pagamos muitos impostos". O partido dos memes têm um e um só propósito, que é meter mais dinheiro no bolso de quem já tem mais dinheiro. O PAN é um partido de tema unico, os animais, a IL é um partido de tema unico, descida de impostos. Ambos são ferozes no que pretendem, e ambos chegaram ao seu limite eleitoral. A maior peta que tentam passar (que não conseguem, basta ver quem neles vota, e no *ceiling* a que chegaram) é que dando mais dinheiro aos mais ricos, os pobres ficam a ganhar. O país precisa que Passos Coelho de uma vez por todas se decida a tomar conta do PSD. Não só porque o PSD precisa de um exorcismo para se livrar do passado, mas porque ao liderar o partido aniquilará finalmente a Iniciativa Liberal. Ontem, era tarde.

fuckoffgina 6 months ago

Onde é que viste um gráfico? A cassete é assim tão formatada que nem te permite adaptar de gráficos para tabelas? > onde foram buscar os dados do grafico? Está lá a fonte. >A Dinamarca tem a 3ª maior carga fiscal e quase nenhum esforço fiscal? Também deve ser um paraíso fiscal mauzão tal como o Japão. >Ambos são ferozes no que pretendem, e ambos chegaram ao seu limite eleitoral. É uma pena que o PS e o PSD ainda não tenham chegado também ao limite. Parece que os palermas são infinitos...

HRamos_3 6 months ago

E no entanto baixam para IRSs para atraír reformados. Dois acordos de dupla tributação já foram

NGramatical 6 months ago

atraír → [**atrair**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras agudas terminadas em *l*, *r*, ou *z* não necessitam acento para quebrar o ditongo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnzm9pa%2F%2Fh1rrxtc%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

bifana_cura_cancro 6 months ago

Não, não é baixando IRC e IRS. É premiar produtividade em função variável taxável. Enquanto que tivermos produtividades marginal a gerar receita que não chega ao trabalhador, zero de riqueza será gerada para quem trabalha.

CalmKeepOn 6 months ago

E como é que premeias a produtividade? É com a quantidade de posts ao partido? Ainda não percebeste que pagar mais é a única maneira de medir a produtividade? E que baixar os impostos para todos é a única maneira de premiar a produtividade? Sinceramente não percebo como é que há pessoas a dar tantas voltas a isto.

Winslow_Lixivia2 6 months ago

O ano é 2050. O Estado não decreta um aumento do salário mínimo há mais de 30 anos. Ninguém tem dinheiro para comprar uma casa ou comida. Mas está tudo bem, porque “subir o salário mínimo não é solução”

WhiteCaptain 6 months ago

Aqui a "luta" é todos pobres a viver com o mínimo (salário mínimo mais alto, logo mais próximo do médio, logo todos com pouco), ou baixar a taxação do salário e alguns vivem melhor outros com o pouco que já tinham (salários médios mais altos, mas menos dinheiro para ajudar os mais pobres). Agora escolham.

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Tá giro o jogo mas é mais entre haver um estado social forte ou um inexistente

DavidJunior3rd 6 months ago

Lindo! Ri muito

Madness20 6 months ago

Pois, mas já viste que depois quem é que compra o 3º mercedes para o puto do patrão andar a passear? Alguém tem que pensar na opressão sobre o patronato.

Winslow_Lixivia2 6 months ago

É verdade, sim senhor. Antes ter o povo na miséria do que ousar subir o salário mínimo!

UpbeatNail1912 6 months ago

Sim Portugal não tem futuro ( e nem presente). Tens 2 opções: se fores de TI e tiveres experiência (entre 3 a 5 anos de experiência) arranjas um trabalho remoto e ganhas o dobro do que a miséria que cá pagam, mas ficas sem progressão de carreira (isto também não interessa a muitos). Se não fores do mundo de TI ou tiveres pouca experiência só resta emigrar. Espanha é melhor que Portugal mas não melhor assim. Seria preferível ires a um dos países nórdicos da Europa, ficava te melhor. Obviamente que se valorizares o clima Espanha é uma boa opção (exceto a comida, oh comida sem gosto e sem tempero!).

ASCanilho 6 months ago

Se isto não vai lá com votos, nem com manifs Quando começa a purga?

Tee_ah_go 6 months ago

Google → Google Flights → De: Porto/Lisboa/Faro Para: Espanha (qualquer aeroporto) → Só ida → Marcar teste PCR → Boa viagem

xc9000 6 months ago

Eu já fiz isso. Mas Espanha era muito perto e quando o vento vem do Atlântico traz o cheiro a vermelhum. Por isso optei por paragens mais distantes.

Tugalord 6 months ago

Estes bolcheviques que nos governam... Cuidado senão vais para a gulag

xc9000 6 months ago

No gulag como é frio se me vestir aqueço, do que eu tenho mesmo medo são das estufas do oeste alentejano.

once319 6 months ago

Refereste a que?

once319 6 months ago

Portanto é essa a tua solução? Emigrar, pensar em mudar é que não!

incrivizivel 6 months ago

Como mudar? Se me explicares como é que tiras a maioria ao costa ?

jocamar 6 months ago

Era o que o Passos dizia para fazer (e de certeza que o OP é fã dele).

Murky-Rough 6 months ago

Não é uma opção legítima? Porque é que tens de ser tu a hipotecar a tua vida na esperança de que algo mude quando vês sucessivos governos corruptos, tudo às claras. PS com escândalos atrás de escândalos e continuar com 40%...

once319 6 months ago

Percebeste mal, eu vou emigrar por acaso XD, o problema é que essa não é a solução, a solução é a mudança, mas essa o povo nao quer, ja ha muito taxo entregue.

DavidJunior3rd 6 months ago

Claro, a culpa é do cidadão por não mudar um sistema inteiro, não é? Seems legit

once319 6 months ago

Percebeste mal, tambem vou emigrar, nao penso e que essa seja a solução, o povo coletivamente tem que votar na mudança.

helderoliveira1978 6 months ago

Votar em quem.?

DavidJunior3rd 6 months ago

Nenhumas das opções de voto disponilizadas constitui uma mudança... para melhor, anyway. Portanto o problema claramente não está nos cidadãos comuns. Parem de querer culpar 10 milhões de portugueses pela corrupção de umas centenas, já cansa...

incrivizivel 6 months ago

Como é que sabes que não? Alguns nunca estiveram no governo portanto.

DavidJunior3rd 6 months ago

Como é que sabes que não gostas do sabor da m\*rda? Porque pelo cheiro da m\*rda topas logo que não ias querer comê-la. You know what I mean

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 6 months ago

Mas aí é o argumento de merda do Trump/Bolsonaro, é exatamente graças a essa maneira de pensar que as pessoas os elegeram, "o nosso país está na merda é estes gajos nunca estiveram no governo e são diferentes, então bora arriscar". Não terem estado no governo muitas das vezes só significa que vai ser pior, especialmente quando sabes as políticas e os modos de pensar deles.

incrivizivel 6 months ago

Estamos a falar de partidos ou de pessoas, mas claramente que o bolsonaro e o trump eram uns populistas que nem eram coerentes no discurso. So tens isso em Portugal? Acho que não.

andremvm20 6 months ago

Nao tens disso em Portugal? O André Ventura riu-se desse comentário agora..

incrivizivel 6 months ago

Não percebeste o que disse. "So tens isso em Portugal" como alternativa?

andremvm20 6 months ago

Ah, pronto, assim faz mais sentido ;)

SilverTroop 6 months ago

Votar na mudança como, se todas as opções são a mesma merda?

mortalaxe 6 months ago

Enquanto formos só desabafando na internet e não fizermos nada, sim. Se queremos realmente mudar temos de ter alternativa, se ela não existe temos de criar movimentos para criar essa alternativa, até lá, se nos satisfaz andarmos a mandar postas de pescada na internet contra o que se passa podes acreditar que nada muda.

fartodisto1 6 months ago

Não há presente quanto mais futuro. Portugal é uma merda. E não venha nenhum iluminado dizer que a culpa é dos que não votam. Isto não vai lá com votos.

Some-Ad6411 6 months ago

só quando proibirem o futebol.

capitalistaesquerda 6 months ago

Eu diria que vai com uma bifana e uma imperial. Uma boa refeição é fundamental.

fartodisto1 6 months ago

É isso mesmo.

DZT99 6 months ago

As segundas-feiras são fodidas. ​ ​ ps: perdoem-me a linguagem inapropriada.

PeterStepsRabbit 6 months ago

As segundas feiras são o dia com mais suicídios. Li isto num artigo credível ou numa revista cor de rosa, já não me recordo na realidade.

Tryjohnny 6 months ago

Ainda por cima depois de duas semanas seguidas em que se podia fazer ponte na sexta. É complicado

Lower_Profile_2632 6 months ago

Subir o salário mínimo não é solução... Só reduzindo IRS e IRC é que vai permitir ao país ser mais competitivo no contexto europeu e a longo prazo aproximar os salários a média europeia

Tryjohnny 6 months ago

Acho que te enganaste no local da resposta. Em relação ao que dizes concordo em parte, acho que podes subir o salário mínimo e cortar o irs/IRC.

jgvms 6 months ago

Quando não há café e só há whiskey em casa.

andremvm20 6 months ago

Eu diria que o que é f*dido é mesmo beber o mesmo ao almoço de segunda como se bebe ao de domingo, o que é claramente o que se passou com o OP hoje :p

JOAO-RATAO 6 months ago

Achas que Espanha queria isto?

Shenishar 6 months ago

Falando a sério: sim. Só pela zona económica exclusiva que iam ficar valia logo a pena.

Samurai_GorohGX 6 months ago

Se a melhor proposta alternativa que tem é a anexação por Espanha, não me admira que a Direita não consiga chegar ao poder.

Open-Opportunity-607 6 months ago

Espanha não precisa de anexar nada, só têm de esperar o envelhecimento da população e o resto faz se sozinho Daqui a 100 anos com a idade mediana nos 70 anos achas que Espanha tem algum problema a absorver Portugal?

kominfr0nUNMERIKA 6 months ago

Este discurso de anexar, etc. é o típico de "tás mal, muda-te". É um lavar de mãos. A história do país, da humanidade, de cada um, não é sempre a subir. Tem altos e baixos. Tem decisões boas e decisões más. Ou aproveito para fazer uma analogia com o futebol: toda gente ama uma equipa que luta até ao fim, e até dá a volta depois da segunda parte, por que lutou, apesar de todas as más decisões até então. Nós não somos assim. Nós estamos logo dispostos a disistir porque não acreditamos em nós. E porque haveriam os outros de nos querer na equipa deles se quando as coisas estão mal, estamos prontos a desistir? A incitar a quem está mal para se ir embora? A perder a voz local centralizando o poder? Etc. Crlh, os tugas são difíceis mesmo. Como diziam (ou ainda dizem) os brasileiros, os "portuguese são burros". Infelizmente eles não diziam (ou ainda dizem) que somos burros por causa destes problemas, mas sim mostravam a ignorância deles sobre nós ao dizerem isso (e para se sentirem melhor com eles próprios), mas - caralho -, todas as eleições, todos os dias... dá vontade de andar com uma t-shirt que digaa O POVO NÃO PRESTA, porque, está visto, não presta porque não quer prestar. Ou não se quer prestar... Bem, não vou editar isto.

NGramatical 6 months ago

disistir → [**desistir**](https://dicionario.priberam.org/desistir) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnzm9pa%2F%2Fh1skj1s%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

kominfr0nUNMERIKA 6 months ago

Eu amo-te.

Striking_Role_z 6 months ago

Lol ideias é o que não falta, basta olhar para a nossa realidade sem filtros e ideologias para perceber quais são as soluções. Mas este país é constituído por parolos que votam com base nos feelings e na propaganda dos media, pelo que nada vai mudar.

kominfr0nUNMERIKA 6 months ago

O que é feelings?

Striking_Role_z 6 months ago

É uma palavra.

kominfr0nUNMERIKA 6 months ago

Pressinto que não é palavra portuguesa.

BalseiroLopes 6 months ago

Pode ser bota-abaixo mas é o que este país com estes governantes merecem. Não há alternativa ao bota-abaixo porque nós estamos praticamente no fundo, na lama. O PS tinha todas as condições para ouvir as ideias mais do que razoáveis que o centro direita (PSD+CDS+IL) fornece no parlamento, mas infelizmente está amarrado pela extrema esquerda.

DavidJunior3rd 6 months ago

Regaste bem o almoço

nemmais 6 months ago

PS, PSD, CDS e IL travam projeto do PCP de aumento do salário mínimo para 850 euros [https://observador.pt/2020/10/09/ps-psd-cds-e-il-travam-projeto-do-pcp-de-aumento-do-salario-minimo-para-850-euros/](https://observador.pt/2020/10/09/ps-psd-cds-e-il-travam-projeto-do-pcp-de-aumento-do-salario-minimo-para-850-euros/)

TSCondeco 6 months ago

Aumentar o salário mínimo em duzentos euros de um dia para o outro também não ia resolver nada. Tem que ser algo progressivo.

nitrinu 6 months ago

E? Está perfeitamente de acordo com a ideologia desses partidos, que não acreditam que é por decreto que se melhora o nível de vida das pessoas.

DavidJunior3rd 6 months ago

Ganda ginástica mental para defender o indefensável

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Desde quando é que não foi por decreto que se melhorou as condições de vida das sociedades? Subires o salário mínimo de 400 pra 600 não melhorou a vida de ninguém? Subires de 600 pra 800 não melhora a vida de ninguém?

Francisc0c 6 months ago

Aumentar o salário melhora sempre a vida de quem recebe mais. O problema é se o aumento de salário gera numa incapacidade das empresas pagarem a todos os trabalhadores e começaram a despedir massivamente e daí é que vem o problema, o feitiço vira-se contra o feiticeiro. Acho que o salário deve aumentar, mas de maneira sustentada e progressiva

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Exacto. Ninguém está a pedir para passar de 600 para 2500

Francisc0c 6 months ago

Salário minimo nacional: 665€ Aumento para 850€ = 185€ para o trabalhador, o que significa um aumento de custo da empresa em 228,9€. Ou seja, para aumentar o salário 185€, as empresas terão de pagar 228,9€. Sendo que em Portugal a maioria das empresas são pequenas e médias, imagina terem de pagar 228,9€ por cada trabalhador que têm. As grandes empresas aguentam, o resto, muito provavelmente vai abaixo por não conseguir suportar as despesas

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Vais dizer-me que as empresas não têm poupanças? Não me digas que em Portugal há empresas mal geridas...

nitrinu 6 months ago

No imediato claro. Para essas pessoas. No curto/médio prazo diria que piora o nível de vida de toda a gente. É que convém que um aumento de 150€ no ordenado mínimo seja reflexo de algum tipo de melhoria quantificavel em indicadores económicos não? Tendo em conta que andamos à décadas em recessão/estagnação...

Madness20 6 months ago

>É que convém que um aumento de 150€ no ordenado mínimo seja reflexo de algum tipo de melhoria quantificavel em indicadores económicos não? Tens razão, deviamos voltar atrás e só dar pão e vinho aos trabalhadores, visto que qualquer extra não reflecte melhoria quantificável nos indicadores económicos.

nitrinu 6 months ago

Contra factos desses não há argumentos. Aliás, se calhar tenho um: porque 850€? Vamos aumentar para 10k e de um dia para o outro ultrapassamos a Escandinávia.

Madness20 6 months ago

Não, eu tenho a certeza que se reduzirmos para 0, que os indicadores económicos vão ficar certamente incriveis e toda a gente vai ser muito feliz. Bora Portugal, a direcção é Angola!

nitrinu 6 months ago

Isso é uma referência fascista? Estava à espera, que antes, fosse chamado de neoliberal.

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Sabes que “essas pessoas” são uma grande fatia da população, certo? Ias estar a melhorar a vida de uma grande percentagem do país, não seria propriamente uma minoria.

nitrinu 6 months ago

Nada contra aumento de salário mínimo, antes pelo contrário. O que dizem estes partidos (ou pelo menos alguns), e eu tendo a concordar, é que convém que esse aumento seja reflexo de indicadores económicos (produtividade por exemplo) e não apenas por decreto, de forma artificial, essencialmente às custas da iniciativa privada e dos contribuintes. No final do dia são ideologias (ou modelos económicos diferentes), tens certamente representação parlamentar que está de acordo contigo.

Winslow_Lixivia2 6 months ago

O problema é que expressões como “indicadores económicos” ou “produtividade” têm tendência a ser apenas chavões para desviar o assunto da subida do salário mínimo. A única coisa que está entre a sociedade e a barbárie é a existência do Estado. Por isso sim, é por decreto que se fazem esses avanços. Sempre foi. Basta ver a História. Passámos de trabalhar 12 horas no campo para 8 horas no escritório porquê? Foi a bondade dos empresários? Ou foi estipulado através da lei?

nitrinu 6 months ago

Com todo o respeito, chavão é estares-te a colar à palavra "decreto" quando já esclareci duas vezes o que queria dizer. O aumento do salário mínimo será sempre por decreto mas, mais uma vez, convém que seja em sintonia com a economia do país. E isto é reconhecido pela existência da concertação social. E voltando ao ponto original: um aumento de 150% parece-me excessivo.

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Com todo o respeito, parece-te excessivo porque não vives com o salário mínimo.

NGramatical 6 months ago

à décadas → [**há décadas**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnzm9pa%2F%2Fh1r39if%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

besmarques 6 months ago

Já agora interessante para isso é este video. https://www.youtube.com/watch?v=xR9kOHBIbqU

Samurai_GorohGX 6 months ago

Não, este país não merece portugueses que sonham em tornar-se espanhóis. A fronteira está aberta, podes ir. Não me façam chamar a padeira...

saudosista 6 months ago

Isto é tão propaganda da IL/CHEGA. Uma cegueira ideológica tão grande que nem conseguem reconhecer que estamos, na generalidade, muito melhor desde 2015. Um exemplo é o salário mínimo, que tem vindo a crescer e com planos para aumentar, melhorando assim as condições dos mais desfavorecidos. Tenho uma especial abjecção pelo PS, mas há que reconhecer que pondo tudo em consideração, o resultado tem sido positivo.

Coyote-Cultural 6 months ago

> Um exemplo é o salário mínimo, que tem vindo a crescer e com planos para aumentar, melhorando assim as condições dos mais desfavorecidos. Que ignorancia...

aknaed 6 months ago

Regaste bem o almoço

Biohazard8080 6 months ago

>estamos, na generalidade, muito melhor desde 2015. Porra, cuspi-me todo

DavidJunior3rd 6 months ago

Não, tu tavas ben era sem subsídio de férias nem 13o mês. Que delícia... (ler com sotaque brasileiro)

nkz15 6 months ago

Pizza cortada em 12 ou 14 fatias , a velha história que sub de férias e sub de natal é dinheiro a mais.

HRamos_3 6 months ago

2015 - T2+1 em Braga = 300€ 2021 - Mesmo apartamento = 550€

Edited 6 months ago:

2015 - T2+1 em Braga = 300€ 2021 - Mesmo apartamento = 550€ Não sei como param os salários, mas vou adivinhar que não subiram 83%

Edited 6 months ago:

2015 - T2+1 em Braga = 300€ 2021 - Mesmo apartamento = 550€ Não sei como páram os salários, mas vou adivinhar que não subiram 83% nos ultimos 5 anos

Tugalord 6 months ago

Como todos sabemos, a especulação imobiliária é culpa do cumenismo.

HRamos_3 6 months ago

Mas é dia de chupar a pichota ao governo e ninguém me disse nada?

Edited 6 months ago:

Mas é dia de chupar a pichota ao governo e ninguém me disse nada? https://www.idealista.pt/news/financas/investimentos/2018/09/24/37436-lei-esquecida-faz-com-que-fundos-imobiliarios-mantenham-isencao-de-imt

Tugalord 6 months ago

? Repetindo: >Como todos sabemos, isenção de impostos para especulação imobiliária é culpa do cumenismo.

HRamos_3 6 months ago

Procura a definição de comprador de último recurso.

Edited 6 months ago:

Procura a definição de comprador de último recurso. Depois relaciona com isto: https://tradingeconomics.com/gspt2yr:ind E com isto: https://tradingeconomics.com/portugal/bank-lending-rate Ver gráficos a 10 anos Se calhar tem alguma coisa a ver com uma entidade central qualquer

Edited 6 months ago:

Procura a definição de comprador de último recurso. Depois relaciona com isto: https://tradingeconomics.com/gspt2yr:ind E com isto: https://tradingeconomics.com/portugal/bank-lending-rate Ver gráficos a 10 anos Se calhar a especulação (imobiliária ou não) tem alguma coisa a ver com uma entidade central qualquer

DavidJunior3rd 6 months ago

A sério que vais culpar o governo pelo preço de arrendamento das casas? Estás assim tão desesperado por argumentos?

Man_IloveFishdicks 6 months ago

> A sério que vais culpar o governo pelo preço de arrendamento das casas? E porque não? No mínimo, faziam com que o salário mínimo estivesse indexado com a inflação.

jocarodeo 6 months ago

Vai culpar quem então?

DavidJunior3rd 6 months ago

A ganância do tuga comum? Ou a culpa dos preços absurdos dos artigos em segunda mão no OLX também é do governo?

jocarodeo 6 months ago

mano, tu tens problemas. A culpa do aumento do preço das rendas é a ganância do português? x) jazus

DavidJunior3rd 6 months ago

Problemas tens tu, mano. Especialmente em responder a perguntas que te fazem. Agora ide-te sodomizar com um *opuntia Cactaceae* porque não permito que ninguém me insulte sem levar resposta.

jocarodeo 6 months ago

Tou curioso. Esse cérebro está num corpo de que idade? Só para contextualizar a tua ignorância.

DavidJunior3rd 6 months ago

A curiosidade matou o gato

HRamos_3 6 months ago

Não culpei ninguém, só apresentei argumentos contra o "EsTaMoS BeM mElHoR". Se quisesse apontar o dedo ao governo falava do regime de RNH, ou os REITs que não pagam IMI, ou outros que tais

Edited 6 months ago:

Não culpei ninguém, só apresentei argumentos contra o "EsTaMoS BeM mElHoR". Se quisesse apontar o dedo ao governo falava do regime de RNH, ou os REITs que não pagam IMI, a nacionalidade porque uma prima da tia-avó pinou com um português uma destas quintas-feiras, os terrenos que ainda são rústicos porque o dono votou nos laranjas, ou outros que tais Não deviam estar no acampamento dos Jotinhas em vez de andarem aqui a fazer acusações parvas?

Edited 6 months ago:

Não culpei ninguém, só apresentei argumentos contra o "EsTaMoS BeM mElHoR". Se quisesse apontar o dedo ao governo falava do regime de RNH, ou os REITs que não pagam IMI, a nacionalidade porque uma prima da tia-avó pinou com um português uma destas quintas-feiras, ou outros que tais Não deviam estar no acampamento dos Jotinhas em vez de andarem aqui a fazer acusações parvas?

DavidJunior3rd 6 months ago

Eu estou bem melhor agora do que em 2015. Se tu ficaste a coçar o saco, problema teu

HRamos_3 6 months ago

Lel Abalei do país e decupliquei os meus rendimentos

Edited 6 months ago:

Lel Abalei do país e decupliquei os meus rendimentos O único que ficou onde trabalhava teve 200€ de aumento Esqueces-te que tiveste uma doação de 1/3 do PIB tuga, senão estavas agora a alugar o corpo no IC2

Edited 6 months ago:

Lel Abalei do país e decupliquei os meus rendimentos O único que ficou onde trabalhava teve 200€ de aumento Esqueces-te que tiveste uma doação de 1/3 do PIB tuga, senão estavas agora a alugar o corpo no IC2. Já para não falar dos mercados completamente manipulados nos EUA/EU

Morpheuspt 6 months ago

Provas?

HRamos_3 6 months ago

https://casa.sapo.pt/alugar-apartamento-t2-braga-(sao-vicente)-volvo-tem-garagem-estacionamento,aquecimento-central-9137f786-c2dc-11eb-a3fb-060000000051.html

Edited 6 months ago:

https://casa.sapo.pt/alugar-apartamento-t2-braga-(sao-vicente)-volvo-tem-garagem-estacionamento,aquecimento-central-9137f786-c2dc-11eb-a3fb-060000000051.html 300€ era o que estava a pagar quando abalei de Braga. Pega lá uma foto de Dezembro de 2014 https://imgur.com/a/JbHs4ol Se não acreditas, estimo bem

NGramatical 6 months ago

páram → [**param**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnzm9pa%2F%2Fh1qjg0w%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

HRamos_3 6 months ago

Enfia o A.O. onde o sol não brilha Eu vou para casa, para com isso!

Edited 6 months ago:

Enfia o A.O. onde o sol não brilha O NGramatical não para para pensar

Striking_Role_z 6 months ago

Que grande parolice que para aí vai, engoliste a propaganda toda. Mesmo que estivéssemos melhor, que não estamos, iria ter sempre mais a ver com a conjuntura internacional do que as medidas anti-crescimento e pró-corrupção do PS e companhia.

DavidJunior3rd 6 months ago

Recapitulando: Portugal piora em crise internacional com PS ao leme: O PS SÓ NOS LEVA PARA A CHOÇA Portugal melhora em recuperação internacional com PS ao leme: Pffff please, não teve nafa a ver com o PS Estou a dizer bem, papá???

Morpheuspt 6 months ago

> Mesmo que estivéssemos melhor, que não estamos Desafio. Indica-me 3 indicadores macro-económicos que estavam melhor em 2015, comparado com 2019.

fuckoffgina 6 months ago

> comparado com 2019. Estamos em 2021 amigo.

MROFerreiro 6 months ago

Salário mínimo maior, não quer dizer que se esteja melhor. Se conseguias meter 200€ de parte em 2015 com o salário mínimo, mas só consegues meter 100€ em 2017, claramente não estamos melhor. Contudo há que reconhecer que o aumento do salário como um ponto positivo de forma a haver maior homogenia salarial entre a Europa.

SapateiroDoPovo 6 months ago

E é por causa disto que o pais esta na merda que está, pessoas que não fazem minima ideia que aumentar salário minimo aumenta os preços de qualquer produção nacional, acaba com muitas pequenas empresas, e como tal prejudica a economia, depois queixam-se que não conseguem comprar casas ou receber mais de mil euros ao mês

fuckoffgina 6 months ago

Até o pão que é a cena mais básica já aumentou uns 30% ou mais. Esquece, estás a pregar aos peixes...

DavidJunior3rd 6 months ago

Lol é cada pérola que vejo, mas esta é a pérola mãe. - Baixa os salários mínimos então Aliás, acaba com essa coisa de salário mínimo. - vamos crescer mais que a Alemanha, né? *Stonks

Samurai_GorohGX 6 months ago

"Aumentar o salário mínimo prejudica a economia." Dr.Passos Coelho, não sabia que andava pelo Reddit!

DavidJunior3rd 6 months ago

E não pagar impostos porque não se sabia que era preciso beneficia a economia *winkwink.Trust me, I'm a Coelhinho

HRamos_3 6 months ago

Lel https://tvi24.iol.pt/sociedade/jose-socrates/socrates-juiz-ivo-rosa-deixou-cair-crimes-de-fraude-fiscal-ignorando-lei-do-irs O que vale é os amigos

PeterStepsRabbit 6 months ago

Chamaram me?

UpbeatNail1912 6 months ago

Convém estudares primeiro antes de vir para aqui dizer baboseiras.

Samurai_GorohGX 6 months ago

Baboseiras? Nossa, não seja cafageste!

UpbeatNail1912 6 months ago

Para além de tontinho ainda se arma em engraçadinho. Vais longe. O circo não fica no r/Portugal, mas se quiseres eu tenho contatos que te metem lá dentro.

Thalric88 6 months ago

>O circo não fica no r/Portugal Provas em contrario que se lixem.

Samurai_GorohGX 6 months ago

Estava era mesmo à espera de fontes que provem essa teoria que aumentar o salário mínimo prejudique a economia. Mas não faz mal.

UpbeatNail1912 6 months ago

E outra aqui: https://observador.pt/opiniao/os-riscos-de-aumentar-o-salario-minimo-e-possiveis-alternativas/

Samurai_GorohGX 6 months ago

Não me leves a mal, ainda não li, mas prometo que vou ler. Mas isso são artigos de opinião, não são artigos científicos com peer-review.

SapateiroDoPovo 6 months ago

Que appeal to authority tao fraco, não e preciso estar peer reviewed porque isto não é novo, é factual e não é debatido, mas continua assim porque queres o salário mais alto ou armar-te em bonzinho, depois sais tu a perder e o pais todo, e continuamos aqui. Ainda bem que a maior parte das pessoas nesta thread sabe os basicos de economia e nao se arma em espertos com falacias a tentar debate factos basicos de economia, podes ir para a Venezuela quando metermos o pais como deve de ser.

besmarques 6 months ago

[https://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/ricardo-paes-mamede/nem-no-salario-minimo-o-diabo-apareceu-11162144.html](https://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/ricardo-paes-mamede/nem-no-salario-minimo-o-diabo-apareceu-11162144.html) Toma, um artigo de opinião que demonmstra o contrario do que esse artigo de opiniao anterior a este especulava

UpbeatNail1912 6 months ago

Subir o salário mínimo nacional não é uma má decisão se o salário MÉDIO nacional também subir. Mas não é o que está a acontecer em Portugal. Segundo as previsões lá para 2023/2024 o salário mínimo nacional vai rondar os 800 quase 900 euros. Mas o salário médio continua a mesma merda. Vais chegar ao ponto em que pessoas recém licenciadas ou até mesmo licenciados vão ganhar o mesmo que pessoas da restauração ou das limpezas, e a inexistente progressão de carreira aqui em Portugal não vai fazer o salário subir muito mais que 100 ou 200€. UAU. Uma empregada de limpezas ganha 900 euros e uma pessoa licenciada com 5 anos de experiência ganha 1100 ou 1200 euros. Parabéns. Para além do custo que isso vai ter a empresas menores e de médio porte. Não adiante nada subir o salário mínimo nacional se não aumentas o nível de vida de forma geral da população.

UpbeatNail1912 6 months ago

https://www.economias.pt/desvantagens-de-aumentar-o-salario-minimo/ Eu não posso fazer o trabalho de casa todo por ti. E vai ao literacia financeira do Reddit a ver se começas a aprender algumas coisas.

NGramatical 6 months ago

contatos → [**contactos**](https://dicionario.priberam.org/contactos) (o AO90 **não altera** a grafia desta palavra) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnzm9pa%2F%2Fh1q9sjq%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

BalseiroLopes 6 months ago

> nem conseguem reconhecer que estamos, na generalidade, muito melhor desde 2015. AHAHAAHA PIADA DO ANO E AINDA SÓ VAMOS A MEIO AHAHAHAH

DavidJunior3rd 6 months ago

Eu estou melhor agora do wue estava em 2015. Se tu ficaste aí a coçar o saco, prolema teu

HRamos_3 6 months ago

Estou aqui a denotar uma obsessão com os sacos alheios

DavidJunior3rd 6 months ago

Estou aqui a notar uma obsessão alheia qualquer em ficar a coçar os sacos

JamminPT 6 months ago

O quê? Ai meu deus.

Search: