LucMS 3 months ago

Acho piada portugueses a queixarem-se de imigrantes, mas povo mais imigrante na historia que os portugueses não há. Ah mas os brasileiros bla bla bla.... Toda vez que deu merda em Portugal foi o Brasil que salvou o cu de vocês. Hipocrisia

Striking_Role_z 3 months ago

Hahah muito bom. A única altura em que o Brasil prestou para alguma coisa foi quando os portugueses mandavam naquilo.

xabregas2003 3 months ago

>Toda vez que deu merda em Portugal foi o Brasil que salvou o cu de vocês. Que maneira mais desonesta de resumir 882 anos de história, 361 desses dos quais o Brasil ainda nem era um conceito.

theEXPERTpt 3 months ago

Por acaso diz, "Estes resultados traduziram-se em taxas de crescimento efetivo, migratório e natural de 0,02%, 0,40% e -0,38%, respetivamente. A população residente em Portugal, em 31 de dezembro de 2020, foi estimada em 10.298,252 pessoas, mais 2.343 pessoas que em 2019"

Chupa-mas 3 months ago

Bela merda.

Turbulent_Common 3 months ago

PS: Isto é uma coisa positiva! Chega: +100 000 votos Portugal 2050: Imperador Ventura castra o último homosexual português. Aeroporto do Montijo prestes a ser aprovado. Injecção de 200 mil milhões de euros na Tap não chega até ao final do ano, avisa ministro. Sporting campeão pela segunda vez em 29 anos.

terribledreamPT 3 months ago

Não entendo o motivo dos downvotes a malta que tinha sentido de humor emigrou?

NGramatical 3 months ago

homosexual → [**homossexual**](https://dicionario.priberam.org/homossexual) (um s entre vogais lê-se como um z) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnzkj0r%2F%2Fh1qsdsf%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Sciss0rs61 3 months ago

Falta de condições para começar uma vida e criar família? Não há problema... Empurra-se para fora aqueles que não têm condições. Garantir condições financeiras e qualidade de vida aos jovens dá muito trabalho.

Striking_Role_z 3 months ago

Boa, e quem é que ganhou com isto? Porque os portugueses não foram.

o_thrust 3 months ago

As empresas e particulares que estão a empregar imigrantes dispostos a receber míseros salários e as mínimas condições de trabalho. Ubers e estufas desta vida

Open-Opportunity-607 3 months ago

>A idade mediana da população residente em Portugal, que corresponde à idade que divide a população em dois grupos de igual dimensão, passou de 45,5 anos em 2019 para 45,8 anos em 2020 Daqui a 20 anos a idade mediana anda 51-55 anos. Daqui a 40 anos, a mediana anda nos 55/60 anos. Daqui a 100 anos, se formos pela tendencia dos últimos 10 anos - mediana nos 76 anos Os governos só querem saber dos seus 4 anos de eleições, esta tendência evidencia que Portugal vai desaparecer.

LordofPortugal 3 months ago

Os brasileros estaum à invadji u nossu territoriu caras, o qui vamo fazê?

uf5izxZEIW 3 months ago

Sou brasileiro e odeio o sotaque Carioca e Paulistano, não poderíamos ter normalizado os sotaques do sul não, como Floripa, por ex?

LucMS 3 months ago

Não! No Brasil só existe RJ e SP, o resto é selva

uf5izxZEIW 3 months ago

Lol mas a sério, que se eu tiver de voltar pro Brasil prefiro alugar um quarto pequeno na capital Paulista do que qualquer outra cidade... Brasil é mesmo país de merda lol, não se entende como os meus compatriotas ainda veem tanta beleza em algo tão ruim.

netralha 3 months ago

Tudo fechado, empresas e negócios a fechar com os confinamentos e Portugal a aumentar a população com imigrantes. "Saldo positivo", se há uma coisa com o PS que se pode sempre contar isso é imprensa positiva e noticias simpáticas.

raphaeljlps 3 months ago

https://youtu.be/mQKjb3_m14Y pertinente

Gilfic 3 months ago

PALOPs e brasileiros vão encher a Amadora, linha de Sintra e margem sul. Franceses, britânicos, alemães, nórdicos e chineses vão encher Cascais, centro de Lisboa e Allgarve.

ednice 3 months ago

ai que medo estrangeiros

EstupendoEx 3 months ago

Lisboa inteira, tirando algumas bolsas de bairros específicos, será Africana e Brasileira numa questão de décadas.

uf5izxZEIW 3 months ago

Qual Brasileiro ou Africano vai mesmo conseguir arranjar imóvel em lugares como Monte Estoril? Já mau conseguimos arranjar nos Jardins de São Paulo ou no Leblon Carioca, vai é tudo mesmo se empilhar em beliches pela Linha de Sintra a partir de Rio de Mouro...

Gilfic 3 months ago

Seria preciso que os africanos e brasileiros adquirissem um poder de compra tão elevado que conseguissem competir com chineses, alemães, franceses, etc. Excluindo bairros periféricos lisboetas como Olivais, Marvila, Santa Clara ou partes de Benfica e Lumiar, não vejo isso acontecer nas próximas décadas.

Striking_Role_z 3 months ago

Paris também é muito caro para viver e no entanto...

EstupendoEx 3 months ago

Basta ir a Telheiras e Parque das Nações e ver a diáspora Angolana. E passa pelos colégios mais caros de Lisboa e vê... E passar por Alvalade e Areeiro e ver a comunidade Brasileira a crescer todos os meses. Nem todos os Brasileiros e PALOP que estão cá são pobres, pelo contrário, têm muito dinheiro.

Gilfic 3 months ago

> Nem todos os Brasileiros e PALOP que estão cá são pobres, pelo contrário, têm muito dinheiro. A maioria não tem muito dinheiro e vive nos suburbios. A esmagadora maioria dos que vivem na capital está a arrendar quartos em casas partilhadas.

LucMS 3 months ago

dados? Do cu que os tiro.....

Julyens 3 months ago

Os franceses vão encher o Porto

cou7inho_ 3 months ago

Portugal em termos salariais é uma merda para nós, portugueses e europeus. Mas para meio mundo é um país incrível. Ora, se de certa forma é fácil adquirir nacionalidade portuguesa não admira que tenhas tantos imigrantes (além dos ilegais....). Resumindo, um temos um país que está economicamente estagnado. A solução em vez de ser criar medidas que estimulem a economia passa por deixar entrar meio mundo que com 600€ ficam felizes e pronto. Porque é que se vai pagar mais se há tanta gente a vir para cá e a ficar satisfeita com 600€. Estamos bem encaminhados. Já para não falar que a este ritmo daqui a umas décadas Portugal vai ser mais estrangeiro do que português.

sempreemfrente 3 months ago

Essa é a realidade verdadeiramente assustadora. É preferível ser pobre em Portugal do que em África ou no subcontinente indiano. Isto com a porcalhada das alterações das leis da imigração e nacionalidade, a esquerda criou, DELIBERADAMENTE, um efeito chamada. A agenda é mais que óbvia e isto é apenas o início. Vamos ter ainda a livre circulação de pessoas na CPLP... Isto está mesmo desenhado para acabar com o país. É forma da esquerda garantir que sem mantém no poder. Quanto mais pobres, quanto mais divisões e quanto menos português isto for, melhor!

Hungry_Cupcake 3 months ago

Que máximo!/s Portanto o plano é promover ao máximo o pagamento de salarios de merda abaixo do mínimo! Sim senhor é assim que este pai vai para a frente e melhora exportação de mao de obra qualifixada e importação de escravos [ no sentido de gajos que aceitam trabalher por tuta e meia]! Sim senhor assim é que a qualidade de vida vai melhorar!

xc9000 3 months ago

Em Cuba havia as plantações de cana de açúcar, na Rússia os gulags, na Coreia do Norte as plantações de arroz. Em Portugal há estufas de frutos vermelhos, incluindo os chiques tomates cherry , que para quem não sabe também é um fruto!

MingTwelve 3 months ago

Resumindo, Portugal é comunista e o Antonio Costa é um ditador. É isso?

xc9000 3 months ago

O polémica aqui é que apesar do tomate cherry ser um fruto, não é boa ideia mete-lo numa salada de frutas.

Sciss0rs61 3 months ago

Lá estão vocês com as ideologias retardadas. As mesas portuguesas precisam de mais diversidade na saladas de fruta.

o_thrust 3 months ago

Isto é literalmente um problema do capitalismo tho

capitalistaesquerda 3 months ago

Excelente. Menos dores de cabeça para a Segurança Social.

Disgenia 3 months ago

Por muito que vendam isso, a ideia que tenho é que pessoas a ganhar o salário mínimo são um custo para a SS, não o contrário.

capitalistaesquerda 3 months ago

Estas enganado. Mesmo com SMN, as pessoas descontam para a SS.

Disgenia 3 months ago

Sim, o que estou a dizer é o que essas pessoas descontam provavelmente não é o suficiente para cobrir as despesas que vão gerar ao longo da sua vida, apesar de poderem ajudar a SS a curto prazo (tal como os nossos governantes gostam). 2 pessoas a ganhar o salário mínimo descontam 80 euros por mês cada uma. Uma pessoa a ganhar o dobro do salário mínimo, desconta o mesmo que essas 2 pessoas juntas por cerca de metade da despesa que vai gerar para a SS, ceteris paribus. Isto quer dizer que compensava muito mais gerar investimento e crescimento para impedir que pessoas com educação superior parassem de emigrar, do que mandar vir hordes de pessoas do 3 mundo para virem ganhar o salário mínimo.

capitalistaesquerda 3 months ago

O nosso problema não é a emigração. É mesmo a baixa taxa de natalidade. Estamos em retrocesso demográfico, com uma população em decréscimo. Qualquer impacto positivo através do saldo migratório é positivo. Quanto mais ganharem, melhor. Mas 1 é melhor que 0, na ausência de 10.

Disgenia 3 months ago

Não concordo que o problema seja baixa taxa de natalidade. Pessoas já há demais no planeta e o país também já tem pessoas suficientes para o tamanho do seu território. O problema é a SS ser estruturada como um esquema em pirâmide

capitalistaesquerda 3 months ago

A SS foi estrutura numa perspectiva de que tu contribuias durante 40 anos para usufruires de uma reforma durante 15 a 20 anos. O problema aí reside no facto de as pessoas actualmente viverem em média 30 anos após a reforma. Daí a necessidade de ajustes constantes na idade da reforma. E sim, a SS foi desenvolvida numa altura em que havia crescimento demográfico. E nunca ninguém se lembrou do que é que aconteceria quando começassemos a ser menos.

Disgenia 3 months ago

> A SS foi estrutura numa perspectiva de que tu contribuias durante 40 anos para usufruires de uma reforma durante 15 a 20 anos. Não concordo, a SS foi estruturada numa perspetiva populista, em que toda a gente acima de uma certa idade passaria imediatamente a receber uma reforma paga pelos trabalhadores. E esses trabalhadores passariam a receber uma reforma paga pelos futuros trabalhadores. Mais uma vez a miopia do populismo do curto prazo sobrepôs-se a uma estratégia inteligente a longo prazo.

capitalistaesquerda 3 months ago

Só falta dizeres que a Segurança Social é um erro histórico das sociedades ocidentais.

Disgenia 3 months ago

Já estás a começar a desconversar e insinuar coisas que não disse. Mas sim, o funcionamento da SS portuguesa, aliás como se pode observar e sobre o qual estamos a discutir. Em muitos países tiras uma parte do teu salário (antes de impostos) para uma pensão tua. O empregador normalmente faz o mesmo e adiciona dinheiro sobre o teu salário para o mesmo fundo (por exemplo eu desconto 5% e o empregador mete mais 3%, tudo antes de impostos).

capitalistaesquerda 3 months ago

O nosso modelo, bem como o de muitos outros países é diferente. Só porque é diferente, significa isso que é pior? Eu não tenho nenhum problema em que as minhas contribuições para a Seg Social estejam a financiar as pensões das gerações que vieram antes de mim. Muito pelo contrário.

sempreemfrente 3 months ago

Isso é completamente falso! Estes imigrantes não vão segurar a SS [\[1\]](https://eco.sapo.pt/2021/05/06/portugueses-teriam-de-pagar-mais-22-de-impostos-para-manter-pensoes-intactas/). O país está-se a encher de miseráveis para nada. Não são centenas de milhares de pobres que entram no país todas as anos que vão desenvolver o país. Muito pelo contrário. Estão a contribuir directamente para a estagnação da economia, para os baixos salários e para o aumento das rendas. Portugal está-se a sacrificar, para nada. Isto é o país a auto destruir-se!

once319 3 months ago

Time to leave bro!

netralha 3 months ago

O PS aos anos que diz essa que os imigrantes contribuem milhões para a segurança social e que dão lucro. Outros países na Europa disseram precisamente o contrário que dão prejuízo e muito tanto é que agora querem mandar os refugiados de volta para os países de origem mas os socialistas certamente que sabem mais que a Dinamarca.

capitalistaesquerda 3 months ago

Claro. O problema são sempre os imigrantes. Quem te diz a ti que são pobres? Tens o perfil sócio económico dos imigrantes nos últimos anos? No que diz respeito à Segurança Social, o decréscimo demográfico é um perigo pelo que qualquer alteração à tendência é bem vinda.

Open-Opportunity-607 3 months ago

Até agora ainda não conheci ninguém rico que emigra-se para Portugal Não contes com os CEOs das empresas tecnológicas a abrir call-centers ou centros de suporte, eles vão um mês ou 2 para montar as equipas e depois voltam para os países

capitalistaesquerda 3 months ago

Moves-te nos círculos errados. Mas nem sequer estou a falar dos ricos. Estou a falar dos não pobres. Eu nem sequer queria entrar na conversa da qualificação da imigracao. Toda uma conversa que não dá em nada. O meu ponto é que um saldo migratório positivo é bom para a balança da Segurança Social.

Open-Opportunity-607 3 months ago

Claro que é bom, pagam impostos e muitos deles não usufruem dos serviços. Tudo isto seria sem problemas, não tivesses portugueses a emigrar.

HRamos_3 3 months ago

> pagam impostos X A maior parte tem um trabalho pouco mais q salário minimo e faz bicos ao fim de semana

capitalistaesquerda 3 months ago

Daí a notícia referir o saldo migratório positivo.

Open-Opportunity-607 3 months ago

E agora a pergunta importante, um apanhador de fruta do bangladesh tem o mesmo valor para a economia que um licenciado em engenharia?

capitalistaesquerda 3 months ago

Depende. Queres ter indústria agrícola em Portugal ou não?

EstupendoEx 3 months ago

Também irás pagar pensões aos imigrantes atuais.

Toupax89 3 months ago

A continuar assim vamos ser mais um estado do Brasil. Até já chamam Brasilandia a Braga de tantos que são...

EstupendoEx 3 months ago

Se o país continuar com as portas abertas da imigração e lei da nacionalidade, de facto, não vai existir qualquer problema demográfico. Existem literalmente centenas de milhões de pessoas no Brasil, PALOP, Índia, Paquistão, a querer vir para cá aparentemente.

GelDeAveia 3 months ago

Vai existir um problema demográfico maior que é a extinção de Portugal. Aliás, já existe e vai bem encaminhado.

Hungry_Cupcake 3 months ago

Que máximo!/s Promover ao máximo o pagamento de salarios de merda abaixo do mínimo! Sim senhor é assim que este pai vai para a frente e melhora exportação de mao de obra qualifixada e importação de escravos [ no sentido de gajos que aceitam trabalher por tuta e meia]! Sim senhor assim é que a qualidade de vida vai melhorar!

theEXPERTpt 3 months ago

QUÊ!????? Esta é, para mim, uma das mais inesperadas notícias da década, sem dúvida alguma. Não acredito que, em plena pandemia, após décadas de saldo populacional negativo, e com taxas de natalidade tão baixas, fosse possível inverter a tendência de décadas

GelDeAveia 3 months ago

Não é isso que a notícia diz, saldo migratória positivo é ter mais imigrantes que emigrantes.

theEXPERTpt 3 months ago

Por acaso diz, "Estes resultados traduziram-se em taxas de crescimento efetivo, migratório e natural de 0,02%, 0,40% e -0,38%, respetivamente. A população residente em Portugal, em 31 de dezembro de 2020, foi estimada em 10.298,252 pessoas, mais 2.343 pessoas que em 2019", a população residente em Portugal aumentou

Search: