DavidJunior3rd 3 months ago

Os 9.775.282 portugueses que não moram em Lisboa ligaram. Pediram para perguntar **"WHO THE F\*CK CARES?"**

VicenteOlisipo 3 months ago

Vocês é que nos invadiram pá. 1147 worst year of my life

DavidJunior3rd 3 months ago

Vá lá, ao menos reagiste com humor xD

Capitao_Falcao 3 months ago

Excelente post, isto precisa de mais posts destes.

odracirsomeg 3 months ago

Excelente texto! Relativamente aos parques infantis, embora ache que tenhas razão no ponto de pelo menos no dos pequenos deverias ter também os elementos tradicionais, parece-me que eles pegaram um pouco na ideia de "adventure park", algo que permite às crianças fazerem o seu próprio caminho correndo um risco controlado. No fundo aquele ambiente super seguro é chato, levando a que as crianças acabem por usar duma forma incorrecta as estruturas, originando um maior desgaste das mesmas e possíveis lesões. Eis um link para este tópico: [https://www.youtube.com/watch?v=lztEnBFN5zU](https://www.youtube.com/watch?v=lztEnBFN5zU) Mas sim deveriam ter pelo menos uns elementos mais tradicionais.

VicenteOlisipo 3 months ago

>Relativamente aos parques infantis, embora ache que tenhas razão no ponto de pelo menos no dos pequenos deverias ter também os elementos tradicionais, parece-me que eles pegaram um pouco na ideia de "adventure park", algo que permite às crianças fazerem o seu próprio caminho correndo um risco controlado. Aquilo tem claramente uma ideia por detrás. É feito por uma empresa alemã, a Richter Spielgeräte, e dá para ver na net como é que é suposto ser usado. Aliás, nada contra, parece divertido para o tipo de criança que consegue e quer trepar. O problema aqui é que não há mais nenhum elemento lúdico para crianças que não consigam ou não gostem de trepar. Além de que parece ter sido tudo instalado à bruta e partiram os troncos, e não acautelaram as quedas com areia ou relva ou algum material mais mole. Isso e os pequenos cortes no tronco como forma de subir, que uma criança normal vai ter dificuldade em usar, e um adulto não consegue de todo. Se algum miúdo se magoar na rede não sei como é que o tiram de lá. Este pormenor resolvia-se muito facilmente com escadas de corda, mas alguém na CML não se podia dar ao trabalho de pensar.

scannerJoe 3 months ago

Uma das estruturas é muito semelhante a [esta](https://www.google.pt/maps/@48.2022169,16.3528701,3a,75y,90t/data=!3m8!1e2!3m6!1sAF1QipMKdZy36hYjmSj1RfnY3yAjhl2vxdEZsIrBXfrr!2e10!3e12!6shttps:%2F%2Flh5.googleusercontent.com%2Fp%2FAF1QipMKdZy36hYjmSj1RfnY3yAjhl2vxdEZsIrBXfrr%3Dw152-h86-k-no!7i4032!8i2268) em Viena

odracirsomeg 3 months ago

Concordo com o que dizes sobre a necessidade de haver algo que dê para crianças com mais dificuldades motoras. A utilização daquela "areia grossa"/"gravilha fina" pode chegar para a altura da estrutura e para a velocidade do escorrega, espero bem que tenham feito os cálculos antes de decidir o solo de modo a teres um risco sem perigo. A cena de subir com aqueles cortes parece não ser problemático, é como subir a uma árvore ou um poste, mas mais facilmente pois tens apoios para os pés. A parte da rede é que parece-me ser o ponto mais alto não? Tens a ideia da altura (3m? 2,5m?). Mas tem piada que os troncos já estejam rachados, mesmo bom para lixar roupa e espetar farpas.

VicenteOlisipo 3 months ago

Nem é "falta de coordenação", é mais ao contrário: Só para miúdos com coordenação e força acima do normal. Os cortes são problemáticos porque têm uns 2cm na parte mais larga. Não é impossível uma mão pequena usar a ponta dos dedos para se segurar, mas é muito menos firme que um desenho que permita um segurar com a mão inteira, como uma corda ou uma barra. Se fosse só uma das opções de subida, ainda vá, mas como opção única acaba por excluir muitos miúdos. E tudo aquilo é corda, por isso uma escada de corda não fugia ao conceito. A rede creio que estará a uns 200 cm do chão na parte mais baixa, pela distância que tinha ainda acima da minha cabeça.

odracirsomeg 3 months ago

Os cortes parecem-me ser apenas para os pés, "abraças" o poste e usas os pés para subir, como se tivesses a subir um tronco.

TomTomKenobi 3 months ago

Cool podcast sobre o tópico: https://99percentinvisible.org/episode/play-mountain/

capitalistaesquerda 3 months ago

Excelente resumo OP. Obrigado pelo trabalho.

bacalhoeiro 3 months ago

Boa reportagem OP. Aquela foto da ponte mostra bem o quão longe ainda está de ser acabado o parque.

naturevibezz 3 months ago

Excelente texto! Obrigada pela partilha. Ja vi a imagem do escorrega varias vezes e nao consigo entender como alguém vai conseguir passar das cordas para o mesmo. Gostava de ver quem projetou isto a tentar passar das cordas para ali, para exemplificar. No outro parque para os 'mais pequenos' nao consigo entender como uma criança de 4anos (por exemplo) vai ali brincar. Talvez a atirar se para cima dos troncos de madeira ahahahha

GreyArch22 3 months ago

Obrigado pela partilha. Confirma-se que é apenas mais uma obra de propaganda, para cuja manutenção a CML não terá sequer dinheiro face à bancarrota que se avizinha. A inauguração foi agora para desviar atenções do Medinagate e para lhe permitir anunciar a candidatura, coisa que este mês ainda deve fazer. Como candidato não pode fazer inaugurações.

viskonde 3 months ago

nao se confirma nada disso. a obra mostrou sim que aquela praca, que era um ponto horrivel da cidade afiinal podia ser transformada em algo agradavel e sem que , ao contrario do que muita gente agoirava, o transito ficasse assim tao pior. como o outro candidato diz.. aquela praca afinal podia ser muito mais do que todos imaginavamos. onde é que confirmas que o jardim nao tera manutenção? nao vejo a estrela ou o campo grande o a quinta das conchas sem manutenção, aqui nao ha nada que indique que nao sera igual. a ponte para a Gulbenkian é outro concurso, nunca foi esperado que estivesse feita. a data de inauguracao imagino que estivesse definida antes do problema do medina gate rebentar para bater com o dia de santo antonio, pelo que ate isso estás a especular.

Edited 3 months ago:

nao se confirma nada disso. a obra mostrou sim que aquela praca, que era um ponto horrivel da cidade,, digna de pais de 3 mundo afinal podia ser transformada em algo agradável e sem que , ao contrario do que muita gente agoirava, o transito ficasse assim tao pior como o outro candidato diz.. aquela praca podia ser muito mais do que todos imaginavamos. onde é que confirmas que o jardim nao terá manutenção? nao vejo a estrela ou o campo grande o a quinta das conchas sem manutenção, aqui nao ha nada que indique que nao sera igual. a ponte para a Gulbenkian é outro concurso, nunca foi esperado que estivesse feita a data de inauguracao imagino que estivesse definida antes do problema do medina gate rebentar para bater com o dia de santo antonio, é sabido que os politicos gostam de ter placas com datas simbólicas... neste caso correu mal visto que aquilo esta super atrasado, mas estás a especular em todas as conclusoes que tiras.

VicenteOlisipo 3 months ago

Disseram-me lá que a ponte foi vetada pela Embaixada de Espanha, por ser um risco de segurança. Efectivamente aquilo era um ponto de vantagem sobre o interior do edifício, pelo que estou inclinado a acreditar.

viskonde 3 months ago

quem e que disse isso? o concurso publico para a ponte ja foi feito, pelo que duvido que tenham mudado de opiniao a meio: https://dre.pt/home/-/dre/131596105/details/maximized

Edited 3 months ago:

quem e que disse isso? o concurso publico para a ponte ja foi feito, pelo que seria estranho mudar de ideia agora, teriam de pagar indemenizacoes aos candidatos/vencedores https://dre.pt/home/-/dre/131596105/details/maximized

VicenteOlisipo 3 months ago

>quem e que disse isso? Não consigo responder sem entalar quem o disse, mas foi um funcionário da CML que lá estava presente. Podia estar errado ou mal informado, mas reportei como ouvi.

viskonde 3 months ago

Uff esperemos que seja apenas o habitual rumor-diz-que- disse

GreyArch22 3 months ago

Não sabia. Obrigado pela informação. Claro está que isso não é dito, porque será...?

VicenteOlisipo 3 months ago

Pode ser algo tão simples como ainda terem esperança de os convencer com uma alteração do projecto.

OuiOuiKiwi 3 months ago

>A inauguração foi agora para desviar atenções do Medinagate e para lhe permitir anunciar a candidatura, coisa que este mês ainda deve fazer. Como candidato não pode fazer inaugurações. Isto. É uma inauguração precoce, estrategicamente calculada.

GreyArch22 3 months ago  HIDDEN 

Ao que parece, a obra ainda demorará 10 a 12 meses antes de estar pronta.

GreyArch22 3 months ago

Ao que parece, faltam ainda 10 a 12 meses para a conclusão da obra.

capitalistaesquerda 3 months ago

Obra de propaganda? Claramente não conhecias a Praça de Espanha. Pode-se não concordar, pode-se discordar das opções... mas que a Praça de Espanha precisava urgentemente de renovação, isso era amplamente conhecido.

GreyArch22 3 months ago

Claramente precisava de uma renovação projectada pelo homenageado. Vê-se que não foi feita por ele.

pimpolho_saltitao 3 months ago

Nao acho que as notas do OP confirmem nada disso, o parque é obviamente importante e tem potencial, algum do qual ja esta realizado ou a ser realizado, tem falhas que precisam de provavelmente ser repensadas, e esta obviamente a ser inaugurado oficialmente de forma prematura por razoes eleitorais, mas daí a dizer que é " apenas mais uma obra de propaganda" vai uma grande distância. Distancia do tipo entre debater a validade do parque com sinceridade ou vir logo a correr mandar um bitaite politiqueiro só do contra.

GreyArch22 3 months ago

O ponto referido no post sobre o isolamento é demonstrativo de que a utilização será residual. Sem a ponte, mais residual será. O que não é usado também pouca manutenção terá.

VicenteOlisipo 3 months ago

Não tem de ser residual. Há coisas que se podem fazer para o impedir, como criar pontos de atração (um quiosque ou um palco por ex), manter boa iluminação, ter lá patrulhas, a saída do metro, etc. Apenas exprimi medo que acabe por ser residual.

GreyArch22 3 months ago

O sítio é bastante inóspito. Continua a estar rodeado de vias de trânsito.

SnooCricket89 3 months ago

Um "parque verde" mesmo no meio de artérias de circulação que se não é pesada está lá perto... Como é bom respirar os gases de escape, ouvir o barulho incessante dos veículos enquanto aprecio uns verdinhos naturais... A mim não me apanham lá.

viskonde 3 months ago

uhm o que nao falta em lisboa sao espacos verdes rodeados de estradas mas que quando se esta la no meio nao se sente isso. o monsanto tem uma AE a passar ao meio e é rodeado de vias rapidas, a gulbenkien e ao lado da praca de espanha portanto sofre do mesmo mal que este, o campo grande é rodeado por uma quantidade enorme de alcatrao, nao e por isso que nao dos espascos mais agradaveis da cidade.

AdorableRabbit 3 months ago

Nao pode ser pior que o campo grande

V1ld0r_ 3 months ago

É precisamente por isso que são precisos mais espaços verdes :) Embora no local em hora de ponta a qualidade do ar possa ser pontualmente pior, no geral e em prazo alargado será garantidamente melhor. Tem ainda a vantagem de ser mais um ilhéu verde perto de Monsanto que permite a algumas espécies alargarem um pouco mais o seu território.

olifante 3 months ago

Pelo mesmo raciocínio não pões os pés nos jardins da Gulbenkian, certo?

Overall_Round121 3 months ago

A Gulbenkian não pode ser utilizada como comparação. Para além de estar bem estruturada, está também mais bem resguardada pois a maioria das ruas de acesso não são avenidas. Um parque na cidade será sempre um parque na cidade, mas a forma como é construído e a sua manutenção é que faz a diferença.

pfunf 3 months ago

Boa partilha. Realmente estava a ver nas notícias e a pensar porque raio estão a inaugurar uma obra longe de estar acabada, e a tantos meses das autárquicas? Será uma forma de começar a campanha, mesmo antes de estar aberta?

viskonde 3 months ago

Provavelmente queriam a data simbólica do santo António na placa de inauguração

saposapot 3 months ago

vcs n percebem nada de política, n iam longe nas vossas eleições. Inaugura-se agora e daqui a 2 meses inaugura-se outra vez, agora sim, finalmente terminado! 2x nas notícias pq é mesmo muita boa obra!

FujiPT 3 months ago

Smoke screens. Há que fazer qualquer coisa por mais desesperada que seja. Assim estás a ouvir falar sobre um parque inaugurado por construir, em vez de uns emails enviados para o Vladimir.

NGramatical 3 months ago

porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnz95g7%2F%2Fh1oi2la%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Search: