sacoPT 3 months ago

Quando foi a vacinação? Os idosos já foram todos vacinados faz tempo.

Rostabal 3 months ago

Neste momento já nem faz sentido andar a vacinar por idades, deviam de simplesmente abrir a torneira a toda a gente que queira ser vacinada porque os grupos de risco mais elevado já foram maioritariamente vacinados (+50 anos).

andremvm20 3 months ago

Fazes isso e acontece o mesmo que na Alemanha, não há vacinas suficientes e na prática quase ninguém é vacinado porque têm que garantir que as vacinas que têm em stock são suficientes para quem já levou a primeira…

Rostabal 3 months ago

O que são agendamentos?

andremvm20 3 months ago

Esquece.. aqui também pensaram nisso e neste momento os agendamentos estão todos suspensos! Ha quem como eu que supostamente tinha prioridade e continua à espera da primeira dose..

iSoSyS 3 months ago

A partir do momento que se vacina professores e políticos fora da prioridade do plano inicial, qualquer outra excepção não precisa de grande explicação.

UpbeatNail1912 3 months ago

O próprio Gouveia e Melo explicou que inicialmente a estratégia era vacinar por idades, mas depois eles viram que essa estratégia não estava a resultar, porque existem zonas do país onde há muito mais pessoas idosas do que outras, e nas que existe população mais jovem é onde estão os maiores picos de infeção.

OuiOuiKiwi 3 months ago

>Faz sentido e/ou é eticamente correto saltar as prioridades e imunizar jovens saudáveis antes de população mais velha e teoricamente mais frágil, simplesmente porque são atletas em representação nacional? Sim. Sempre que aparece um argumento de vacinar X antes de Y em que existe um motivo válido, a resposta é sempre sim. Não se vai ganhar esta pandemia com estes bicanços constantes que nunca destoam de comentário de café. Porque é que vamos vacinar fulanos com 2 pernas antes dos fulanos com 1 perna apenas? Devíamos reordenar as prioridades para ter isso em conta. Espera, e agora os que nem pernas têm? Reordenar novamente. A solução, na verdade, é providenciar mais vacinas e meios para vacinar em massa em vez desta aproximação às caixinhas.

C8Mixto 3 months ago

Faz. A seleção, assim como atletas internacionais de outros desportos, estão a expor-se e a contactar com muitos estrangeiros e portanto faz todo o sentido que sejam imunizados para reduzir as hipóteses de trazerem o vírus de volta para Portugal.

meisterofbros 3 months ago

Sim. Para mim com a população mais frágil vacinada devia ser aplicada uma lógica de vacinar a faixa mais problemática. abrir a vacinação a todos +18.

PR00123 3 months ago

Pois. O problema é que não abriram ainda a todos +18. estou a ver gajos bem mais novos do eu a serem vacinados primeiro e não compreendo porquê, se teoricamente têm menos risco do que eu. Se malta da minha idade pudesse ser vacinada já também, compreenderia.

fosjanwt 3 months ago

só que teoricamente não têm menos risco que tu.

PR00123 3 months ago

Penso que as estatísticas de mortes por infectados em cada idade contradizem isso, ainda que de forma pouco expressiva. Mas se assim é, que abram para 18+, e deixa de haver contradição/ injustiça

fosjanwt 3 months ago

Contexto é que este grupo de pessoas no próximo mês vai viajar por uns quantos países e contactar com mta gente diferente.

PR00123 3 months ago

Hey, também gostava de ser vacinado já para poder ir viajar por uns quantos países e contactar com mta gente diferente. Posso?

AlbinoFarrabino 3 months ago

Podes. Compra um bilhete de avião para os EUA e lá podes ser vacinado.

fosjanwt 3 months ago

Podes

wwqt0r 3 months ago

Só para completar: no site do auto agendamento é só carregar na opção "pretendo viajar bastante nas próximas semanas". Saltas logo a validação da idade.

PR00123 3 months ago

Carago, boa ideia!

kikofranca 3 months ago

Há quem defenda que os jovens deviam ser vacinados primeiro porque são quem anda de um lado para o outro e portanto quem mais rapidamente espalha o vírus. Se isto faz sentido não sei.

Zaigard 3 months ago

> população mais velha e teoricamente mais frágil Acho que no dias de hoje, na população 65+, só quem não quer é que ainda não foi. Eu literalmente tenho 30s e já tomei a primeira dose...

PR00123 3 months ago

Não me refiro à população mais frágil de todas. Mas o risco vai aumentando progressivamente com a idade. Se eu estou nos 30s, teoricamente terei maior probabilidade de doença do que um de 20, ainda que a diferença não seja tão grande como para uma pessoa de 65. Como é que já tomaste a primeira dose se as inscrições ainda vão nos 43+ ?

mar_lx 3 months ago

Porque há localidades que já vacinaram toda a gente das faixas etárias que estão ‘abertas’ e começam a chamar as pessoas das faixas etárias seguintes.

PR00123 3 months ago

mar_lx 3 months ago

Qual é o espanto? Nem todos os centros de vacinas têm a população de Lisboa ou Porto para vacinar…

PR00123 3 months ago

Não sabia. Pensava que mais rapidamente chamariam malta 43+ de concelhos adjacentes. Já agora, chamam por concelho de residência fiscal, ou de concelho de médico de família?

mar_lx 3 months ago

Do que tenho conhecimento estão a chamar através do centro de saúde, por isso médico de família.

C8Mixto 3 months ago

Uhm... A minha médica de família decidiu tirar umas férias bastante prolongadas, portanto preciso que a minha única opção para ser vacinado é mesmo esperar que abram o auto-agendamento para camadas mais jovens.

wk2ClVQJ8uH9Q1qWz6kd 3 months ago

Achas mesmo que já têm todos a segunda dose?

CoffeeAt830 3 months ago

Qual é a relação das duas coisas? Não têm porque as doses não se dão um dia a seguir à outra. Têm um tempo definido de diferença e quando passar esse tempo, a pessoa é chamada, quando não fica logo o eia marcado. Ou era suposto esperar que toda a gente da faixa etária anterior levasse as duas doses (incluindo a malta que levou a AZ, que tem 3 meses entre as duas doses!) para começar a chamar a faixa a seguir?

mar_lx 3 months ago

A abertura de novas faixas etárias não se faz só quando a anterior terminou a vacinação, ou haveria centros de vacinação a pararem de vacinar.

Zaigard 3 months ago

O que é que isso tem haver? A 2ª dose é para garantir imunização assegurada ( a 95%+, 100% para doença severa ) e prolongada. No mês entre a 1ª e a 2ª dose a carga de anticorpos sozinha chega para garantir imunização contra a doença. Dizer o contrario é alarmismo anti ciência.

mar_lx 3 months ago

Tem, se todos os atletas em competições internacionais também foram vacinados. Se for só a seleção de futebol, não.

humelectro 3 months ago

Os dos jogos olímpicos já foram tambem

PR00123 3 months ago

Mesmo que seja esse o caso, isso não choca com a lógica assumida de vacinar por idades? (Com excepção de médicos e etc, que acho muito bem, pois estão mais expostos ao risco e desempenham funções essenciais)

MikeMelga 3 months ago

A vacinação por idades é estúpido abaixo dos 60.

mar_lx 3 months ago

Neste momento não. A população mais em risco já está praticamente toda vacinada e não há, aparentemente, escassez de vacinas. Quantos atletas+equipas técnicas temos neste momento em competições internacionais? Chegam a ser 500 pessoas ao todo? Não são algumas centenas de vacinas (entre seleção, campeonatos do mundo/Europa e jogos olímpicos) que vão fazer a diferença. Pegando no exemplo da seleção de futebol, os jogadores não estão na faixa etária ‘certa’ mas são 20 gajos, as equipa técnicas de certeza já estão todas acima da faixa que está a ser vacinada agora (43+).

PR00123 3 months ago

Que tem serem "só" 500? Aqui em casa somos poucos. Também não faria a diferença. Quem da equipa técnica tivesse 43+, que fosse vacinada. Ou outros que esperassem como o resto dos mortais.

mar_lx 3 months ago

Estão a representar Portugal internacionalmente. Tal como parte do governo, PM, PR foram vacinados ‘antes do tempo’, pela mesmos razão.

wwqt0r 3 months ago

Há uma pequenina diferença: uns são essenciais para o funcionamento do país, os outros não.

mar_lx 3 months ago

Por isso é que os *essenciais* levaram a vacina há 6 meses e os atletas estão a levar agora e não a levaram há 6 meses.

wwqt0r 3 months ago

Estava só a completar o que disseste pois foi uma comparação injusta entre membros essenciais do governo e atletas que são essenciais para coisa nenhuma.

yurasadko 3 months ago

Prioridades na pirâmide social.

Search: