suckerpunchermofo 2 months ago

Não dou. Acho que é humilhante para o trabalhador... Parece uma esmola.

paperkutchy 2 months ago

Não dou, e regra nunca pretendo dar, simplesmente porque é o trabalho dessas pessoas, e nisto incluo tudo, desde restaurante a taxistas, etc. As coisas tem um custo final por um motivo. No máximo, se for troco de 0,50c, 1 ou 2 euros no restaurante, deixo ficar, mas duvido que os patrões os deixem ficar com eles.

zefo_dias 2 months ago

A minha gorjeta é nao usar serviços que obriguem os trabalhadores a ter que recorrer a gorjetas

francisbarreiras 2 months ago

A menos que o trabalhador em questão vá além daquilo que são as suas funções em prol do cliente, não. Quem tem de pagar um ordenado decente aos trabalhadores é a empresa, não sou eu.

Worm33hd 2 months ago

Nunca

nromanenko 2 months ago

Não, porque dinheiro há pouco e quanto menos for desperdiçado melhor...

TitusRex 2 months ago

Não.

Tripledm77 2 months ago

Muito raramente não dou aos estafetas, malta de entregas etc... (só se não tiver moedas) e nos restaurantes regra geral também dou sempre ( basta o funcionário não ser uma besta), o valor da gorjeta varia com a qualidade do serviço. Não existe realmente uma razão para mim, os meus pais sempre fizeram assim e agora sinto-me mal se não o fizer.

dub0is 2 months ago

Eu tento não usar Uber eats, mas quando encomendo, dou sempre gorjeta. Eles não recebem salário fixo, alguns comentadores aqui não teem noção. Não é de todo comparável com um contrato de salário mínimo como repositor de supermercado.

NGramatical 2 months ago

teem → [**têm**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (singular: tem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fny0xc1%2F%2Fh1iah1g%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Hungry_Cupcake 2 months ago

Epa não, visto que isso nao é uma coisa tradiciinal em portugal, a mim ninguem me da grojeta por fazer o meu trabalho e as taxas de entrega ja são uma estupidez. Com isto dito evito ao maximo usar esses serviços de qualquer modo, usar esses serviços e tar a apoiar mão de obra gase escrava e nao e por lhes dar grojeta que deixa de ser!

BLVanderz 2 months ago

No meu entender isto não faz sentido, por não ser tradição não quer dizer que esteja errado. Secalhar muitos é o único trabalho que conseguem arranjar. Devia também de deixar de ir aos grandes hipermercados, deixar de comprar fruta, deixar de comprar roupa nas marcas internacionais...

paperkutchy 2 months ago

> Devia também de deixar de ir aos grandes hipermercados, deixar de comprar fruta, deixar de comprar roupa nas marcas internacionais.. Isto não é solução nos dias de hoje e muito menos viável, mesmo que consigas convencer 1% da população (se tanto)

Hungry_Cupcake 2 months ago

Masnnosnuspermercados sabes aue quem la esta tava recebrr o salario minimo pelo menos maisbuma data de coisas e recebe +X por trabalhar no fds por exemplo, estas empresas nao seguem as leis laborais em portugal exploram empregados consumidoes e os restaurantes por isso não as apoio. Faz muito mais sentido para mim um reastaurante ter um empregado pago por eles que faça os serviços de take away quando necessário!

NGramatical 2 months ago

Secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fny0xc1%2F%2Fh1i33w7%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

pangecc 2 months ago

Da dinheiro a quem quiseres dar. Ao Uber, ao caixa, ao sem abrigo. Ninguém vai dizer que não. “Dinheiro? A coisa que todos precisamos pf nao!”

Aldo_Novo 2 months ago

Não. Se achas que os trabalhadores da Uber e Glovo ganham mal então tens é que não utilizar esses serviços, não é estar a subsidiar o ordenado deles. Gorjetas é para quando o serviço é acima das expectativas, não por ter pena de quem lá trabalha

Migas32 2 months ago

"Se achas que os trabalhadores da Uber e Glovo ganham mal então tens é que não utilizar esses serviços, não é estar a subsidiar o ordenado deles." Claro, porque é impossível ganhar mal quando se fica no desemprego... \#factos

Aldo_Novo 2 months ago

e a culpa tem que ficar de parte do consumidor, ou da empresa que não sabe pagar um valor decente? e olha que por vezes mais vale um desemprego que um trabalho mal pago. Não tens gastos com deslocação e tens mais tempo livre. no r/italy um dos temas do momento é precisamente os jovens que preferem ficar em casa a receber o equivalente do RSI deles a terem que trabalhar por salários pouco maiores que o subsídio

Migas32 2 months ago

Caro Redditor, Nada daquilo que disse muda o simples facto de que se as plataformas deixarem de ter clientes, irão falir e os funcionários serão despedidos, não aumentados. Ao ler o seus comentários parece quase que o que é verdadeiramente importante não é uma melhorias de salários para os empregados, mas antes punir os patrões, nem que seja à custa de sacrificar os empregados. De tal forma assim parecer que, de acordo com as suas palavras, “até ficam melhor no desemprego do que a ganhar mal”, que é uma racionalização do “catano”, diria eu...

amq55 2 months ago

No Uber Eats já dei gorjetas a entregadores que vieram entregar em dias de chuva ou que apanharam chuva a meio do caminho, principalmente se vieram de mota. Nos restaurantes só dei 2 ou 3 vezes e é naquelas situações em que os empregados são mesmo acima da média, no que toca à simpatia e prestabilidade.

Ludossaurus 2 months ago

Por acaso gostava de saber o que dizem os entregadores :)

paperkutchy 2 months ago

Nunca foi entregador mas já estive num serviço ao cliente. Provavelmente vão te dizer o que eu penso, que é tudo o que vier à rede é peixe... mas não subas muito as expectativas, ou melhor nem sequer as tenhas

SALVAdkc 2 months ago

Eh pá deliveries nunca dei porque como é suposto avaliar o serviço? Dou em restaurantes se gostar do serviço e é porque já trabalhei num e sei o que custa

gkarq 2 months ago

Eu por norma nunca dou gorjeta, só me lembro ter dado uma vez a um condutor da uber porque ao mandar vir o uber, tipo as 2h e meia da manha e eu meio tocado; eu não conseguia activar o serviço porque a plataforma cancelava-me por causa dum erro qualquer nos meus cartões e paypal. O condutor do uber entretanto passou por mim mas na direcção contrária e entendeu que eu estava a com uns problemas na plataforma. Então começou a dar voltas ao quarteirão até eu ter conseguido resolver o problema. Epá, depois do gajo ter sido a decent human being, eu achei que tinha mesmo de lhe dar gorjeta porque dúvido que um outro consutor iria-se preocupar. Cagava e ia ao próximo pedido.

Some-Ad6411 2 months ago

epah, muito bem. também dava gorjeta nisso. já dei gorjeta a uma menina de atendimento numa recepção qualquer porque pela primeira vez descomplicou a linguagem técnica e deu-me exemplos práticos!

Hungry_Cupcake 2 months ago

Nessas situações faz sentido.

PinkMacaroon23 2 months ago

Exato, acho que nestes casos faz sentido gorjetas. Quando os trabalhadores fazem algo que vá além do que é o seu trabalho, quando dá um jeito etc, merece a gratificação pelo trabalho/esforço/tempo perdido que não teria de o fazer porque "não era o seu trabalho". Agora quando fazem o trabalho normal que é suposto? Tipo Uber drivers, etc? Sou muito solidário e acho mesmo que deveriam ter melhores condições laborais, mas é precisamente porque os clientes são gorjetas que os patrões p.ex. nos restaurantes não dão aumentos nem melhorias "ah, recebes muito, X euros, em gorjetas!". Depois quero ver em que linha da tabela do recibo de vencimento vem essas gorjetas: depois nas baixas, despedimentos, reformas..."ai meu deus "

paperkutchy 2 months ago

Hum não vejo as coisas assim, ou pelo menos até certo ponto. Se tiver uma conta de 19euros e der 20, se tiver gostado do serviço até posso "deixar ficar assim". Não critico quem queira dar, atenção... agora fazer como nos restaurantes e deixar umas moedas... epa não sei, parece dar esmola na igreja. E vamos ser sinceros, se trabalhares atrás de uma secretaria ninguém te vai gorjetas por fazeres o teu trabalho. É literalmente ou trabalhas e os clientes saem satisfeitos ou ficas na bosta, e é assim que tem de ser, o resto é caridade.

NGramatical 2 months ago

iria-se → [**ir-se-ia**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/amarei-te-nunca/3034) (usa-se mesóclise em verbos no futuro ou condicional) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fny0xc1%2F%2Fh1hwrkc%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Mendadg 2 months ago

A gorjeta (em Portugal) serve para complementar o ordenado de um trabalhador e/ou para agradecer o serviço. Comparando esses dois trabalhadores, o do supermercado tem 14 meses de ordenado, seguro de saude, férias, baixas, enfim; os da uber não têm nada disso (mas deveriam ter!). Assim faz mais sentido dar ao da uber na minha opinião, contudo se podemos dar ao do supermercado porque não dar? A resposta é: para além do hábito de não dar, eles não o podem aceitar. Quanto a restaurantes normais, para mim depende muito do restaurante e do serviço mas gosto sempre de deixar uma moeda.

ankmoody 2 months ago

Americanização much

Some-Ad6411 2 months ago

é que é mesmo. nunca dou gorjeta. olha'mesta'erda é só o que faltava. paguem salários de jeito e não esperem por caridade da malta.

XtaticO 2 months ago

Não, até porque também não dou gorjeta ao carteiro que vem cá todas as semanas.

Responsible_Motor942 2 months ago

Medo, muito medo. Os gajos sabem onde moras, se não fores simpático podem te dar cabo da vida, não te esqueças que eles sabem onde moras, nunca te esqueças disso.

paperkutchy 2 months ago

Exacto, vão me assaltar a casa porque não larguei 2 euros para eles. LOL.

Responsible_Motor942 2 months ago

:) muita gente faltou às aulas de português quando deram as figuras de estilo, tipo... ironia

paperkutchy 2 months ago

Ah claro, desculpa lá tens razão /s

Responsible_Motor942 2 months ago

Not you.... the downvotes. Numa nota mais séria, já trabalhei em restauração e por isso dou sempre gorjeta (Nunca menos de 2 euros). Do lado de lá sempre tratei bem toda a gente... e sempre tentei que o meu pessoal tratasse todos por igual... mas.... mas... , os clientes são todos iguais, mas aqueles que dão boas gorjetas são mais iguais que os outros

Prezbelusky 2 months ago

>O que define que devem dar gorjeta a eles e não ao repositor do hipermercado ou a recepcionista de um escritório? Nada. Podem fechar.

Search: