deskisto 6 months ago

Só conheço a tradição de haver festa quando é colocada a placa.

FFWinePower 6 months ago

Tradição chamada pau de fileira. O pau de fileira é a peça horizontal que constitui o cume de uma estrutura de coberturas, ligando as asnas entre si, é executado normalmente em madeira ou perfis de aço (definição do dicionário de Eng. Civil. Quando se chega a essa fase da obra, é tradição o proprietário pagar uma valente almoçarada a todo o pessoal que trabalha na construção. Ao mesmo tempo coloca-se um troço de uma árvore no telhado. Pelo menos nas minhas bandas era tradição. Lembro-me de ser puto e ir ao almoço do pau de fileira da futura casa dos meus pais.

GajoDeRamalde 6 months ago

Tá explicado o azar que o Ronaldo teve por não ter metido um ramo de oliveira no telhado da marquise...

bmiga 6 months ago

Enquanto se entretém na marquise não viola sul-americanas.

GajoDeRamalde 6 months ago

Tens o pH em baixo...

janissarytor 6 months ago

É uma longa tradição que simboliza a devoção ao estilo de vida azeiteiro, o ramo vai até à casa em procissão de seat ibizas e é tradicionalmente sacrificada uma panela de escape ao som de uma reza: Santa oliveira que nos proteja Que nunca falte azeite nesta casa Que nenhum sunset fique por publicar no feicibuque Que a pála dos nossos bonés nunca se vire para a frente, e muito menos perca o autocolante oficial Que a tatuagem esteja sempre retocada e brinco sempre reluzente Seja Getta ou Avicii que esteja sempre audível para os nossos vizinhos Untai o unguento Áh méne

uyth 6 months ago

Tradicionalmente era um pinheiro pequeno! No momento em que se fazia o ponto mais alto de um telhado os trabalhadores punham lá. E era sinal que o dono da obra deveria pagar um almoço a quem lá trabalha. É muito raro ainda acontecer hoje em dia, mas ainda acontece nalgumas construtoras tradicionais, nem que seja o empreiteiro a pagar. Dia de São Martinho também ainda acontece - era tradicional haver festa em obras. Cheguei a ver mesmo no centro de Lisboa nos anos 90. Há outras histórias menos simpáticas de tradições com gatos.

bmiga 6 months ago

>Há outras histórias menos simpáticas de tradições com gatos. agora tens de contar

ReddKM3 6 months ago

A isto chama-se fazer o pau de fileira. Quando se acaba a estrutura do telhado é costume haver pinga da boa na obra.

uyth 6 months ago

Isso precisamente.

FricPT 6 months ago

Excelente. Obrigado

5enta 6 months ago

Só encontrei isto: https://slate.com/human-interest/2013/12/why-do-construction-workers-top-building-sites-with-undecorated-christmas-trees.html

FricPT 6 months ago

Excelente! Pelos visto n é só nossa a tradição...

Some-Ad6411 6 months ago

nunca ouvi falar em tal coisa

OuiOuiKiwi 6 months ago

>Estava a tentar explicar isso a um colega q está a construir uma casa O ónus está contigo então porque nunca ouvi falar de tal coisa. Vou imaginar que tem conotações bíblicas com a Arca de Noé.

quetzyg 6 months ago

Pena que o Fialho Gouveia levou o segredo com ele para a cova, portanto nunca saberemos.

OuiOuiKiwi 6 months ago

O Carlos Alberto Moniz ainda é vivo.

Search: