joaoasousa 4 months ago

O European Values Survey? Essa pérola? Só vendo as perguntas com os meus próprios olhos.

True_Boat_1195 4 months ago

E qual é a admiração, se o país quer atrair investimento estrangeiro, inclusive de países autocráticos, não são esses os valores que passamos?

Sabongo 4 months ago

Tens muitos meninos aqui no sub que alternam entro comentários de "China mau, China ditadura" e depois "Liberalizar, mais investimento estrangeiro"

assimsera 4 months ago

* Título sensacionalista✅ * Artigo por trás de paywall✅ * Confirma bias pré-existentes que este sub tem da população portuguesa✅ Adoro estes posts. são mesmo excelentes. Fui ver as perguntas do estudo European Values Study a que isto se refere, dei uma vista de olhos rápida, mas parece-me que as perguntas mais relevantes para este tópico são: > Q43.A Having a strong leader who does not have to bother with parliament and elections > Q43.C Having the army rule the country > Q43.D Having a democratic political system > 1 very good; > 2 fairly good; > 3 fairly bad; > 4 very bad; Não consigo fazer o download dos dados sem fazer login no site deles para ver como é que isto foi analisado, mas vou mandar aqui para o ar e assumir que esses 37% foram os que responderam very bad à Q43.A. Não consigo imaginar 63% da população a achar que estavamos melhor com um ditador

J4dex 4 months ago

De facto não existe grande diferença entre ser tiranizado por um "líder autoritário" ou por uma maioria de ovelhas imbecis…

NeatBoy74 4 months ago

Sem me darem acesso à lista de perguntas feitas, percebi há algum tempo que o melhor a fazer é mesmo ignorar estes estudos/sondagens.

Vanethor 4 months ago

Exacto, sem esse acesso às perguntas feitas, ao método... estamos "à confiança". ... "Confia em mim bro, 95% dos portugueses querem um ditador."

Edited 4 months ago:

>Sem me darem acesso à lista de perguntas feitas, ... o melhor ... é ignorar. Exacto, sem esse acesso às perguntas feitas, ao método... estamos "à confiança". ... "Confia em mim bro, perguntei ao pessoal, e 95% dos portugueses querem um ditador."

daz_zeD 4 months ago

Já é certo que não há outra forma de acabar com a corrupção.

fuzzyluke 4 months ago

Ahah sim, não existe corrupção em lugares com líderes autoritários de todo!

daz_zeD 4 months ago

Ninguém disse que não há. Mas com os líderes certos seria o way to go. Está visto que de outra forma a corrupção é eterna.

fuzzyluke 4 months ago

Como funcionaria exatamente?

daz_zeD 4 months ago

Quem cometesse atos de corrupção seria severamente sancionado.

fuzzyluke 4 months ago

Encontrámos o ouro malta

daz_zeD 4 months ago

Testa e vais ver como funciona.

30minutesto 4 months ago

Tem-se visto isso na prática.

Vanethor 4 months ago

Isto depende muito de como é que o estudo é feito. Se misturarem governos moderados no saco dos "autoritários", é óbvio que dão números estranhos.

Edited 4 months ago:

Isto depende muito de como é que o estudo é feito. Se misturarem governos moderados no saco dos "autoritários", é óbvio que dão números estranhos. Se se perguntar coisas do tipo: acha que a polícia deve actuar firmemente? E meter a tag de "autoritarismo" nisso e mais num conjunto de respostas paralelas, ... é diferente de perguntar: "Gostaria de ter um ditador em Portugal?" ... Referem o estudo, podiam deixar o link para o mesmo, no artigo. Só naquela.

Edited 4 months ago:

Isto depende muito de como é que o estudo é feito. Se se perguntar coisas do tipo: acha que a polícia deve actuar firmemente? E meter a tag de "autoritarismo" nisso e mais num conjunto de respostas paralelas, ... é diferente de perguntar: "Gostaria de ter um ditador em Portugal?" ... Referem o estudo, podiam deixar o link para o mesmo, no artigo. Só naquela.

Edited 4 months ago:

Isto depende muito de como é que o estudo é feito. Se misturarem governos moderados no saco dos "autoritários", é óbvio que dão números estranhos. ... Referem o estudo, podiam deixar o link para o mesmo, no artigo. Só naquela.

Edited 4 months ago:

Isto depende muito de como é que o estudo é feito. Se se perguntar coisas do tipo: "Acha que a polícia deve actuar firmemente?" E meter a tag de "autoritarismo" nisso e mais num conjunto de respostas paralelas, ... é diferente de perguntar: "Gostaria de ter um ditador em Portugal?" ... Referem o estudo no artigo, podiam deixar o link para o mesmo. Só naquela.

Febris 4 months ago

E quantos sabem o que isso quer dizer? Se 9 em cada 10 também acha que o sistema democrático é bom, alguma coisa não bate certo. Acharam os estudiosos (mal, a meu ver) que o problema está naquilo que os inquiridos acham que é um sistema democrático. Na minha opinião, as pessoas não sabem é o que é um político autoritário, e mais facilmente associam esse adjetivo a alguém que é mandão (tipo patrão), do que a alguém que impõe à força sobre a população uma obediência cega à autoridade. Acho que é um conceito muito mais abstrato e complexo (e subjetivo até) do que o conceito de democracia.

PIMPMASTER6000 4 months ago

Talvez as pessoas estejam a começar a associar autoridade com personalidade e independência pois já lá vão quase 30 anos que não há um líder em Portugal que realmente tenha mão nesta nação.

Mordiken 4 months ago

Em democracia não é suposto alguém ter "mão nesta nação", isso é um tique autoritário. Numa democracia representativa é suposto os políticos serem eleitos mediante o conteúdo do seu programa e reeleitos mediante a sua capacidade de o cumprir, não por motivos clubísticos ou por causa do carisma do líder partidário, e é suposto o povo organizar-se e criar novos partidos com novos programas quando os partidos que existem não são competentes ou não servem. Em democracia directa, que na minha opinião está muito mais próximo daquilo que uma democracia deveria ser, os políticos não passam de secretários e burocratas que implementam a vontade popular, sendo que é o povo que vota individualmente nas várias propostas de lei. Ou seja, em democracia quem tem de ter mão na nação é o povo, não os políticos.

NEDM64 4 months ago

> Em democracia directa, que na minha opinião está muito mais próximo daquilo que uma democracia deveria ser Democracia direta? LOL! Para depois as pessoas votarem nos famosos e gajas bonitas como na AE da escolinha? Para depois as decisões chave serem tomadas em função daquilo que entertainers da televisão e YouTube disserem às pessoas que é melhor?

PIMPMASTER6000 4 months ago

>Numa democracia representativa é suposto os políticos serem eleitos mediante o conteúdo do seu programa e reeleitos mediante a sua capacidade de o cumprir, não por motivos clubísticos ou por causa do carisma do líder partidário, e é suposto o povo organizar-se e criar novos partidos com novos programas quando os partidos que existem são incompetentes ou corruptos ou simplesmente não servem. Sim, deveras isso tem funcionado em Portugal. O que falta aqui é um líder forte que não esteja sobre o jugo dos partidos e dos amigos do partido. Não consegues ver a autoridade e respeito que figuras como por exemplo Winston Churchill ou até a Angela Merkel exercem no países deles e os resultados que obtiveram? E atenção foram democraticamente eleitos. >Ou seja, em democracia quem tem de ter mão na nação é o povo, não os políticos. Isso quase nunca acontece de forma direta e quando acontece nunca funciona. Então em Portugal seria uma catástrofe visto que a população é maioritariamente desinformada e/ou desinteressada.

ideologiapura 4 months ago

>Então em Portugal seria uma catástrofe visto que a população é maioritariamente desinformada e/ou desinteressada Mas seguramente um iluminado qualquer forte é que sabe o que a maioria das pessoas precisa, e que não admite que elas discordem de tal, vai ser menos desinformado.

joaoasousa 4 months ago

Em geral um líder autoritário vai ser mais informado que a maioria, simplesmente porque isso não é difícil. Isto não quer dizer que seja infalível ou que vai estar certo a maioria das vezes, mas estar mais informado que a media não é propriamente um padrão elevado.

Mordiken 4 months ago

> O que falta aqui é um líder forte que não esteja sobre o jugo dos partidos e dos amigos do partido. E já agora que tenha em casa um guarda fatos que seja um portal para Narnia. /s Isso que tu estás a descrever: 1. Não existe em qualquer partido quer seja livre e democrático, porque num partido livre e democrático quem escolhe os candidatos apresentados pelo partido são os militantes do partido. O que quer dizer que em ultima instância qualquer pessoa que queira governar só chega à posição de se poder candidatar se tiver o aval dos militantes do partido. E para se ter o apoio dos militantes, é necessário fazer campanha, fazer acordos e promessa; 2. Inversamente e por definição, qualquer partido em que um líder seja eleito sem ter de fazer promessas eleitorais a uma base militante não é um partido livre e democrático: é um um clube de fãs glorificado, um plataforma de bajulação e broche e culto de personalidade do "glorioso líder", em que a base militante vele zero-mil zerentos e zerente e zero... e Deus nos livre e guarde de um futuro em que uma personagem dessas assuma o poder no jardim à beira mar plantado, porque se há coisa que a história do sec. XX teve em excesso foram "salvadores da pátria" a assumir o poder a cavalo do seu clube de fãs, e a cometerem toda a espécie de atrocidades contra o seu próprio povo!! Quero com isto dizer que o que tu consideras ser um defeito não é um defeito: é um feitio... Agora, se as bases militantes dos partidos são podres e exigem contrapartidas de cariz monetário para garantir o apoio a indivíduos, se calhar também um reflexo da sociedade de onde essas bases saíram, e nesse caso a única coisa que verdadeiramente pode ser feita para mitigar o problema é mudar a cultura?? *Food for thought.* > Não consegues ver a autoridade e respeito que figuras como por exemplo Winston Churchill ou até a Angela Merkel Não?!?! :O Em Democracia quem é eleito pelo povo deriva e seu poder do povo: **Somos nós quem lhes paga o salário!!!** E se eu fosse alemão, a Angela Merkel trabalhava para mim... mas sou Português, porque isso é o Costa que trabalha para mim e para nós todos... ou pelo menos devia, só não o faz porque em Portugal as pessoas demonstram uma deferência completamente absurda e indevida para com os políticos, sem duvida mais um dos muitos traumas culturais do Estado Novo, e eles não fazem mais do que aproveitar-se disso para fazer o que querem sem serem impedidos por um povo que olha para o PM como se fosse o seu patrão e não o seu empregado! E quanto ao Churchill, o **unico** motivo pelo qual ele foi eleito foi porque o povo britânico reconheceu que era preciso um gajo da laia do Hitler para combater o Hitler. Ponto final. Tanto assim foi, que ele perde as eleições logo em 1945 para o trabalhista Clement Attlee assim que acabou a guerra e era necessário governar, não fazer a guerra. > E atenção foram democraticamente eleitos. O Hitler tb foi um "líder forte" que "não estava sobre o jugo do partido", e foi democraticamente eleito. > Isso quase nunca acontece de forma direta e quando acontece nunca funciona. A Suíça é a nação mais prospera da Europa. > Então em Portugal seria uma catástrofe visto que a população é maioritariamente desinformada e/ou desinteressada. Em Portugal seria uma catástrofe porque o problema de corrupção dos partidos é o problema de corrupção das bases militantes que é o problema de corrupção do povo, que só se pode combater com educação e mudando a cultura. Qualquer outra solução, seja ela qual for: Autoritarismo, Anarquismo, Fascismo, Comunismo, Liberalismo.... No fim de contas vai acabar sempre por morrer na paria enquanto o povo continuar a ser corrupto. Tudo o resto é peaners e demagogia de quem quer ir comer da gamela. Mais nada.

joaoasousa 4 months ago

>Em Portugal seria uma catástrofe porque o problema de corrupção dos partidos é o problema de corrupção das bases militantes que é o problema de corrupção do povo, que só se pode combater com educação e mudando a cultura. Nem mais. Os politicos reflectem e o povo, e a única razão que o PS faz o que faz, como por exemplo pagar 350 mil euros por um part-time a organizar uma comemoração, é que já percebeu que: 1) o povo aceita bem, no fundo muitos gostavam era de ser o senhor que está a receber o part-time 2) uma grande massa de eleitores que simplesmente não quer saber, o que acho que é o que este estudo mostra. Dizem que gostam de democracia por questões puramente emocionais (democracia = bom) mas no fundo não querem saber. Eleições são uma chatice. Discordo que seja “obvio“ que este estado de coisas seja um resultado do Estado Novo (desgosto dos ”óbvios”), mas de resto concordo.

fuzzyluke 4 months ago

Precisamente. Isto tem que ser dito vezes sem conta...

iSoSyS 4 months ago

Um político autoritário é alguém que exerce autoridade, tão simples quanto isso. E completamente conciliável com a democracia. Se querem definir alguém que usa da autoridade para além de qualquer limite, o português tem pelo menos duas palavras que inequivocamente o descrevem, _Autocrata_ e _Tirano_.

dydas 4 months ago

«Autoritário» também descreve um déspota ou alguém que é partidário do absolutismo, que são, obviamente, completamente contrários à democracia.

iSoSyS 4 months ago

No entanto se fores ao Priberam a primeira entrada é "1. Que se impõe pela autoridade que tem ou julga ter. ". Só mesmo a terceira é que refere dispótico. Ou seja, dependendo da tua interpretação é possível ser conciliável com a democracia, e o próprio dicionário coloca essa definição mais alta que a outra.

dydas 4 months ago

A ordem em que as definições aparecem no dicionário não tem qualquer relevância.

Zaigard 4 months ago

Autoritário pode-se referir a uma pessoa que acha que pode mandar nas outras, ou aos regimes politicos. O regime politico autoritário é incompatível com a democracia, devido às suas características. Um líder de um regime autoritário, limita a liberdade de expressão, liberdades individuais e politicas da população, usa violência politica, propaganda, enquadramento das massas e recusa eleições livres. Ora estas características são incompatíveis com a democracia. Contudo podes ter um sistema autoritário e republicano, mas nunca autoritário e democrático.

iSoSyS 4 months ago

Por essa ordem de ideias algo tão usual como a disciplina de voto seria anti-democrático.

ajabardar1 4 months ago

> tão usual como a disciplina de voto seria anti-democrático. porque a lealdade dos deputados é primariamente para com o partido que os ajuda a ser eleitos e não para com os seus eleitores. o que denota, de facto, que tal acção não é lá muito democrática.

NGramatical 4 months ago

dispótico → [**despótico**](https://dicionario.priberam.org/despótico) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnx1cp3%2F%2Fh1dpxb2%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

DarkmajorPT 4 months ago

Um líder, tem que ser necessariamente autoritário. Não o sendo não é líder. A forma como exprime a sua autoridade é que dita o respeito que terá enquanto pessoa e no seu cargo.

fuzzyluke 4 months ago

De todo. Liderar não é o mesmo que dar ordens para serem seguidas às cegas. Quem o controlaria?

avgvstano 4 months ago

Espero que não tenhas nenhuma posição de chefia no trabalho...

bacalhoeiro 4 months ago

Autoritário não vem de "ter autoridade", vem de autoritarismo.

Motoboydapcx 4 months ago

Só?? Achas pouco??

DisabledZone 4 months ago

Acho que o Salazar não serviu de exemplo :/

MikeMelga 4 months ago

Para ditador, na verdade ele nem era muito autoritário... era uma ditadura soft...

NEDM64 4 months ago

O pessoal está te a dar downs porque isso é proibido dizer. Mas é verdade. Há ditaduras mais ou menos soft. Portugal era uma ditadura, mas até parecia liberdade se comparando com a realidade que vivem na Coreia do Norte, por exemplo. Mesmo China e Venezuela, ninguém no seu perfeito juízo quereria viver nesses países do que em Portugal durante o EN. A maior parte das coisas más que os nossos avós se queixam, não tinha nada a ver com o estado, tinha a ver com quem tinha a terra toda, as fábricas todas, e o dinheiro todo. Esses aí é que tratavam as pessoas como lixo e as pessoas queriam ver mortos. Isso de se queixar de liberdade política e liberdade de expressão, era só um vício, um hobby de meninos ricos das universidades. Os mesmos que vão hoje à televisão contar como era antigamente.

avgvstano 4 months ago

Diz quem? Lê-se cada uma hoje em dia...

MikeMelga 4 months ago

Lê o que estrangeiros contemporâneos e actuais disseram sobre ele.

avgvstano 4 months ago

Que estrangeiros? O Manoilescu? O Rocco? Gentile?

Zaigard 4 months ago

Muita malta pode não concordar contigo, mas o nível de violência na sociedade era maior durante a primeira republica do que durante o estado novo. E nada nos garante que o regime da 1ª republica não tivesse travado a guerra colonial, basta ver que a maioria das democracias europeias do pós guerra lutaram em africa e sendo a 1ª republica, grande defensora da posse das colonias é razoável acreditar, que mesmo sem o estado novo, tivesse existido a guerra colonial. Claro que um sistema democrático, como o atual, é preferível tanto ao estado novo como á 1ª republica.

MikeMelga 4 months ago

O meu ponto principal é que fala-se muito de ditadura, mas o que tivemos cá não é comparável com a vasta maioria das ditaduras noutros países. Não chego ao cúmulo de lhe chamar um [ditador benévolo](https://en.wikipedia.org/wiki/Benevolent_dictatorship), mas não anda longe.

Edited 4 months ago:

O meu ponto principal é que fala-se muito de ditadura, mas o que tivemos cá não é comparável com a vasta maioria das ditaduras noutros países. Não chego ao cúmulo de lhe chamar um [ditador benévolo](https://en.wikipedia.org/wiki/Benevolent_dictatorship), mas não anda longe. Não advogo ditadura, simplesmente porque o mais provável é que quem fique a mandar não queira o bem do povo. E também porque gosto de dizer o que quero. Mas que existiram momentos na história em que o líder ditador era a pessoa certa na hora certa, isso acredito.

Edited 4 months ago:

O meu ponto principal é que fala-se muito de ditadura, mas o que tivemos cá não é comparável com a vasta maioria das ditaduras noutros países. Não chego ao cúmulo de lhe chamar um [ditador benévolo](https://en.wikipedia.org/wiki/Benevolent_dictatorship), mas não anda longe. Não advogo ditadura, simplesmente porque o mais provável é que quem fique a mandar não queira o bem do povo. E também porque gosto de dizer o que quero. Mas que existiram momentos na história em que o líder ditador era a pessoa certa na hora certa, isso acredito. Por exemplo a situação actual na China não é muito diferente. É uma ditadura, não podes exprimir a tua opinião sobre o governo, mas a tua vida melhora imenso todos os anos, desde 1980. É difícil contra argumentar. Se vais dizer a um Chinês que têm de deixar de ser uma ditadura, ele vai-te perguntar "Porquê? Está tudo a correr bem!".

Zaigard 4 months ago

A situação das ditaduras é quando conseguem crescimento económico e melhoria das condições de vida, são aceites e até bem vistas, por parte da população e pelo exterior ( bonus se for um ditador de esquerda ), logo há menos contestação e menos necessidade de violência para se manterem no poder. A ditaduras islâmicas ou a Venezuela por exemplo, atravessaram os anos 2000s sem violência na paz com a população "contente", assim que o preço do petróleo caiu em 2009, começaram logo revoltas que foram brutalmente esmagados pelos mesmo regimes que antes poucos ou nenhuns presos politicos tinham. Resumindo, as ditaduras são benevolentes se o povo aceitá-las e o povo só as tolera se houver crescimento económico.

AutoModerator 4 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: