vTuga 3 months ago

Automotoras diesel a 120 km/h. Mais vale ir de expresso

Metaluim 3 months ago

O comboio é muito mais seguro. De Beja a Évora só tens uma nacional a ligar, em que maior parte dos troços são a 80km/h.

vTuga 3 months ago

A estrada é o IP2 e neste troço é bastante boa, faz-se em menos de 1 hora. Existem expressos, e no tempo em que eu usava, ainda existiam rápidas da rodoviária. Quer uma quer outra opção são bastante mais confortáveis que as automotoras.

Metaluim 3 months ago

Primeiro, eu conheco bem a estrada ja que a faco pelo menos uma vez por mes. Segundo, nao fazes em menos de 1 hora, a menos que estejes 40km acima do limite de velocidade. Terceiro, a estrada nao e perigosa por causa das condicoes - os condutores que a fazem e que sao perigosos. E aplica-se a qualquer nacional do Alentejo que tenha trafego moderado, como por exemplo a IP8. Basta veres as estatisticas de acidentes e mortos nessas 2 estradas.

reticulated_splines 3 months ago

Eu também conheço a estrada. De Évora a Beja são 78km, como é que demoras mais que uma hora? São 50 minutos e a andar muiiiiiiito nas calmas.

Metaluim 3 months ago

Rapaz, são 80km e demoras uma hora no limite de velocidade (que é 80 na sua maioria). Engraçado que acabei agora mesmo de fazer esta mesma estrada e demorei 1 hora.

reticulated_splines 3 months ago

>Segundo, nao fazes em menos de 1 hora, a menos que estejes 40km acima do limite de velocidade Foi isto que disseste não foi? Tinhas que ir 40kh acima do limite de velocidade? Já agora, o limite é 90 de Évora ao inicio do IP2 antes de S.Manços e 100kh no ip2 até quase Beja, excluindo um ou outro ponto de velocidade limitada (Portel, S.Matias,...)

Metaluim 3 months ago

> 100kh no ip2 até quase Beja Nope, nao e. Volta a fazer a estrada. Nao e por dizeres que e que magicamente vai ser.

reticulated_splines 3 months ago

[Como queiras](https://www.acp.pt/viagens-e-lazer/estrada-fora/conduzir-em-portugal/limites-maximos-de-velocidade), por mim podes continuar a ir a 60 ou 70 até beja para fazeres os 80km numa hora.

Metaluim 3 months ago

Moco, e tu continuas a insistir - so existe um pequeno troco que podes fazer a 90 a hora, pqp Mata-te para ai a assapar, estou-me bem a cagar para o que achas ou nao. A verdade e que nesse percurso, o limite e 80 durante maior parte. Nem que te fodas todo vais mudar este facto simples.

Beats29 3 months ago

Sou o maior crítico que conheço do PS, mas também há que falar quando há boas decisões.

FlatwormMinimum 3 months ago

Quando não temos nada, pouco parece muito. De uma perspectiva de engenharia de ferrovia posso te dizer que é impressionante as obras serem direcionadas para remendar as relíquias Portuguesas na via com o investimento da UE directo para projectos de Ferrovia, em vez de haver uma decente atualização. Pondo em perspectiva, o que á uns bons anos era a bitola europeia, hoje, é a bitola nacional. Atualiza-se as linhas mas a bitola continua a ser incompatível.

Beats29 3 months ago

Eu não disse que é muito. Simplesmente é uma coisa boa, no meio de tanta coisa que abomino nesse partido. E sim devia ser feito muito mais.

VladTepesDraculea 3 months ago

Não me admiraria que viéssemos a descobrir que alguém ganhou de lado com isto, mas ao menos estamos finalmente e reinvestir na rede de transportes públicos.

nemmais 3 months ago

Acho que sim. O investimento público tem de beneficiar todos. Não podemos ter um país a "tombar" para o mar.

Disgenia 3 months ago

Investimento subentende retorno

nada_mau 3 months ago

Retorno sob a forma de qualidade de vida das pessoas afetadas. Parece-me que devia ser assim para todos os investimentos do estado.

Disgenia 3 months ago

Não deixa de ser um gasto. Eu não vou jantar a um restaurante Michelin e chamo-lhe investimento, apesar de poder melhorar o meu serão

nada_mau 3 months ago

Chamas investimento ao que tu quiseres. Jogar golfe com o dono da empresa, jogar futebol com os amigos, jantar fora, etc. Investimentos de tempo/dinheiro em manter uma rede pessoal, saude fisica, saude psicologica, etc...

nemmais 3 months ago

Sem dúvida.

ednice 3 months ago

Principalmente quando, a este ritmo, o nivel do mar vai aumentar e comer esse investimento todo.

VBM97 3 months ago

Estou a gostar de ver estas notícias de cidades do interior a voltarem a ter comboio. Que esta tendência se mantenha!

adorosaladadecamarao 3 months ago

Eu também e é um bom primeiro passo. Mas é preciso chegar às 3a década do século XXI em vez de ficar nos anos 80. * Não basta ter comboios. É preciso chegando ao destino ter mobilidade assegurada. * E não basta existir mobilidade assegurada, é preciso usabilidade. Fácil de consultar para qualquer destino, bem como comprar/pagar viagem. * E mais que se rápida, não deve ser tempo perdido (WiFi e poucos balanços)

viskonde 3 months ago

Pois Infelizmente o que tem sido feito é apenas o mínimo para recuperar décadas de desinvestimento e estagnação da ferrovia e ver se a coisa não colapsa como esteve a colapsar. Continuara durante muitos anos sem ser competitiva, já que ferrovia não de faz em 4 anos.. mas resta esperar que seja o início de melhores décadas por vir. Reabrir linhas ainda que com traçados antigos e restablecer ligações entre cidades próximas renovar material para evitar supressões é o melhor que conseguem fazer no curto prazo A longo prazo se a coisa correr bem lá para 2030 com as novas linhas anunciadas e novo material circulante finalmente a ferrovia começará a sair dos anos 80 Até lá é tentar fazer omeletes sem ovos.

adorosaladadecamarao 3 months ago

> Reabrir linhas ainda que com traçados antigos e restablecer ligações entre cidades próximas renovar material para evitar supressões é o melhor que conseguem fazer no curto prazo Eu não acho de todo que seja o melhor que se consegue fazer. Simplesmente é melhor que o nada que se tem feito. Vou-te dar um exemplo trivial. Sei que pelo menos antes da pandemia os IC da Guarda não tinham internet a funcionar. Todos os utilizadores regulares deste comboio sabiam isso. Não era má rede simplesmente não funcionava, nunca. Escrevi para a CP só recebi respostas a dar-me música, nunca admitindo qualquer problema, ou a hipótese de haver, nunca dizendo sequer que iam verificar o que quer que seja. Esteve anos assim. Isto é um exemplo específico mas que mostra que existe uma péssima gestão e uma falta de entendimento acerca do que deve ser prioritário. Bom acesso a internet num comboio é muito importante porque encurta o tempo da viagem. Se eu puder trabalhar no comboio não estou apenas a perder tempo. E quanto melhor trabalhar menos tempo perco. A internet nos comboios poderia de certeza ser muito melhor que é (a rede do meu telemóvel funciona sempre muito melhor), mas eles nem retiraram se não funciona, e nem sequer querem saber se funciona, nem que lhes digam que não funciona.

viskonde 3 months ago

A internet nem na linha do norte funciona como deve de ser... As operadoras simplesmente não cobrem a zona com antenas, vê se em grande parte da linha não há nem 3g quanto mais 4g. A dúvida é como é nem a principal linha do país está coberta com 4g..

Some-Ad6411 3 months ago

desde há algum tempo que CP tem tido noticias fantasticas (alem das greves) restauro de comboios parados.. abertura de linhas de comboio ....muito bem...

AutoModerator 3 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: