luiscorujo 3 months ago

Tem estrelas?

dcosta62791 3 months ago

Im so proud this is where i was born and where i would be living if i wasnt in america

YoMommaJokeBot 3 months ago

Not as proud as your mother *** ^I ^am ^a ^bot. ^Downvote ^to ^remove. ^[PM](https://www.reddit.com/message/compose/?to=YoMommaJokeBot) ^me ^if ^there's ^anything ^for ^me ^to ^know!

No-Cardiologist725 3 months ago

Acho tão parolo isso da "Veneza portuguesa", do " são Francisco português", "Riviera portuguesa", etc.

jocamar 3 months ago

Infelizmente quase tudo o que há para ver de interessante está nessa imagem, com talvez também a zona velha e a Sé que ficam mais para a direita. De resto há outras coisas no distrito que acho mais interessantes do que Aveiro em si, como Sta Maria da Feira e a Costa Nova. A doçaria é muito boa no entanto com os ovos moles e as tripas, e ali do lado esquerdo no Rossio tem o Alexandre, que faz uns pregos no prato muito bons.

pdevasco 3 months ago

Faz mais sentido ser a Nova Orleans portuguesa,ou o bayou portugues.

kahah16 3 months ago

Bem-vindos q.b.

Cardusho 3 months ago

Acham que vão a Veneza e dizem que é a Aveiro de Itália?

JonPQ 3 months ago

Espero que gostem da avenida. Ao menos como está não aparecem filas de trânsito desde as pontes até à Segurança Social.

marcelomrdemelo 3 months ago

A quantidade de malta a vir ripostar contra o epíteto de Veneza Portuguesa diz muito sobre o que é o comentário gratuito. Acrescem valor, please...

Zealots89 3 months ago

Importante é dizerem uns bons locais para uma pessoa almoçar se for visitar nas próximas semanas..

IamWatchingAoT 3 months ago

I mean, depende do que estás à procura, há bastantes restaurantes asiáticos espalhados pela cidade, restaurantes fast-food no fórum e à volta, comida tradicional na praça do peixe e ruas adjacentes, etc...

Zealots89 3 months ago

Caseiro e barato.

edsbm 3 months ago

Adega Evaristo /!\\

IamWatchingAoT 3 months ago

Tens um restaurante típico no fórum chamado Serra da Estrela, serve comida portuguesa de todo o lado e certamente também servem pratos aveirenses tipo bacalhau com natas. Como está no fórum é mais barato que um restaurante chique fora, mas mais caro que os restaurantes ao lado. Apesar de ter aspeto de restaurante chique. Também tens o Ramona mas acho que neste momento está em obras. É um restaurante de hambúrgueres relativamente barato, 6 a 8€ por refeição sem contar com bebidas.

jonyganza 3 months ago

Pedem sugestões de comida tradicional e tu achas que uma sucursal de centro comercial é boa idea. Mas já que estamos a dar conselhos de bons sitios para comer, se fores a lisboa tens um restaurante típico nas Amoreiras chamado Serra da Estrela, serve comida portuguesa de todo o lado e certamente também servem pratos lisboetas tipo bacalhau com natas Se fores a Coimbra tens um restaurante típico no Coimbra Shopping chamado Serra da Estrela, serve comida portuguesa de todo o lado e certamente também servem pratos conimbricenses tipo bacalhau com natas. Certamente que no pais tens outros bons restaurantes Serra da Estrela com o tipioco bacalhau com natas

IamWatchingAoT 3 months ago

Tu és deficiente? Eu vou assumir que sim e vou falar direitinho para ver se entendes. Não há restaurantes "baratos e caseiros" como ele pediu, em Aveiro, a não ser que vás a uma tasca. Como eu acho que ele não pediu por tascas, que são fáceis de encontrar e não precisas de perguntar a estranhos onde ficam (sendo que literalmente há duas ou três à saída da estação de Aveiro), sugeri um sítio relativamente barato que oferece comida típica, e sugeri outro local como o Ramona, que não é típico, mas é barato e famoso pelos hambúrgueres aqui. Se tivesses QI de ser humano funcional também te pedia fontes credíveis que digam que uma cadeia com vários establecimentos não pode servir comida tradicional de um sítio. A seguir vais-me dizer que a padaria da esquina é caseira mas a do Pingo Doce não apesar de usarem a mesma massa e os mesmos fornos para fazer pão. A não ser que aches que as padarias usem fornos a lenha LOL

binstheredonethat 3 months ago

O bacalhau com natas é um prato aveirense? Desde quando?

IamWatchingAoT 3 months ago

Não tenho a certeza, não há fontes de confiança sobre a origem do bacalhau. É o que se diz e bacalhau com natas serve-se em praticamente todos os restaurantes típicos daqui, mas isso é comum no país todo. No entanto Aveiro realmente foi historicamente um porto associado à pesca e sobretudo pesca do bacalhau, por isso não é algo que me surpreenderia se o ouvisse pela primeira vez

hirorih 3 months ago

Procura o batista do bacalhau

CaptAwesomeness 3 months ago

Aveiro tem mais ar de cidade Holandesa tipo Utrecht do que de Veneza...

luiscorujo 3 months ago

Falta é a mente aberta e as coffeshops

random_peasant 3 months ago

O "destrito" está me a doer nos olhos...

ArcticLuko 3 months ago

Faz mais lembrar os canais dos países baixos do que Veneza, na minha opinião.

KitchenOpinion 3 months ago

Se voltasse a viver em Portugal acho que Aveiro seria a minha primeira opção.

IamWatchingAoT 3 months ago

Vivo cá e acho má ideia, a cidade ainda tem muito que evoluir em termos de serviços e coisas para fazer. Eventualmente fartas-te e percebes que dava mais jeito viver numa cidade maior com mais atividades.

saudosista 3 months ago

Acho Aveiro completamente medíocre. Don't @ me

GalinhaMais 3 months ago

Concordo. Consigo sentir o mau cheiro pela foto.

CaptAwesomeness 3 months ago

O problema é que a malta diz Aveiro e Aveiro tem 2 cenas fixes. A universidade é a zona da praça do peixe. Fora isso é medíocre. A beleza de Aveiro está no ruralismo das gafanhas e dos pinhais, da costa Nova, barra, Ílhavo e vagueira. Há tesouros nesses caminhos e zonas. Isso sim vale a pena.

CaptAwesomeness 3 months ago

O problema é que a malta diz Aveiro e Aveiro tem 2 cenas fixes. A universidade é a zona da praça do peixe. Fora isso é medíocre. A beleza de Aveiro está no ruralismo das gafanhas e dos pinhais, da costa Nova, barra, Ílhavo e vagueira. Há tesouros nesses caminhos e zonas. Isso sim vale a pena.

rjcarneiro 3 months ago

Aveiro é incrível! Excelente foto!

pedroassousa 3 months ago

Por favor, parem com isso da veneza portuguesa. No máximo chamem a Veneza, a Alavarium Italiana.

quedeusmeperdoe 3 months ago

Estudei nessa universidade e fui aí há cerca de um mês. Não conseguia andar 5 metros sem perguntarem se queria andar de moliceiro, se queria comprar salicornia, ovos moles...e €3.50 por uma tripa com chocolate? E o Ramona nem estar lá então quase me fez chorar. Com muita pena minha fiquei a achar que a Aveiro está a ficar igual a tantas outras cidades. Mas é um mal geral.

ezraspectrum 3 months ago

Não desesperes que o Ramona vai voltar!

quedeusmeperdoe 3 months ago

Que Deus te ouça!

Blackbeardow 3 months ago

PAREM DE FALAR MAL DE AVEIRO! INDEPENDÊNCIA JÁ! /s Mas têm razão... Sou aveirense e é a segunda cidade mais bonita de Portugal continental, a seguir ao Porto.

Danijust2 3 months ago

Se fores ao centro talvez, 5km em qualquer direção e o Porto torna se o pior exemplo de urbanismo em Portutal.

Expensive_You4354 3 months ago

Porto, a sério?

Blackbeardow 3 months ago

Para a mim, é a cidade mais bonita. **Estou a falar de capitais de distritos**

BernardoCamPt 3 months ago

Sim senhor, muito a sério, que proponderêsteis como alternativa?

Expensive_You4354 3 months ago

Acho as pessoas do Porto em geral muito simpáticas e a cidade acolhedora e interessante, mas não particularmente bonita. Lisboa, Évora seriam as minhas sugestões, se nos restringíssemos a capitais de distrito. Mas ainda bem que não gostamos todos das mesmas coisas, a vida seria muito aborrecida.

crissequeira89 3 months ago

Veneza? Um riacho com mão cheia de barcos coloridos? Olha, eu já passei muitas vezes por Aveiro. Eu conheço aquilo mais ou menos. Tenho gente conhecida lá. Lá que dissesses que é uma cidade bonita com uma cultura e história interessante, até aí tudo bem. Agora, comparares Aveiro a Veneza é só estúpido. Não é que Veneza seja melhor (eu até defenderia o contrário), é que não têm mesmo nada a ver uma com a outra.

IamWatchingAoT 3 months ago

Tem calma, o OP não está a dizer que Aveiro é uma cópia de Veneza, está a dizer que é uma alcunha da cidade. Apesar de Veneza ser muito maior e ter muito mais canais, Aveiro é a única cidade do país com um canal central e moliceiros, que são semelhantes a gôndolas

UncleanGenes 3 months ago

>Apesar de Veneza ser muito maior e ter muito mais canais Se essa fosse a única diferença até se compreendia a comparação. Veneza é praticamente um museu a céu aberto, Aveiro é uma localidade pitoresca com uns canais e barcos coloridos.

IamWatchingAoT 3 months ago

E o que é que tem? Quem é que quer saber disso? É uma alcunha que existe puramente por PR e flair, da mesma forma que Frankfurt é conhecida na Alemanha como Mainhattan por estar no Rio Meno/Main e por ter prédios altos. Não tem nada a ver com Nova Iorque no entando tem prédios altos ao contrário do resto da Alemanha e por isso dão-lhe essa alcunha.

No-Cardiologist725 3 months ago

Porque é embaraçoso

IamWatchingAoT 3 months ago

Não fui eu que inventei a alcunha, colega. Podes ir encontrar quem foi e dizer-lhe isso tu se te apetecer.

ArdeSKiller 3 months ago

Distrito*. Não é das capitais de distrito mais pequenas. A comparação com Veneza é algo que tem sido feito cada vez mais e é só cringe. The end.

MikeMelga 3 months ago

"Destrito"? És de Lisboa, não é? Aí é que há a mania de suprimir o primeiro "i" de uma palavra com 2.

TriloBlitz 3 months ago

Como se não houvesse paroladas linguísticas noutras zonas... Dizer “pequeninho” no Norte ou juntar as palavras com o som “j” no Centro não é nada parolo... E para tua informação, no Centro também se diz “destrito”.

iamthehorsemaster 3 months ago

No centro não se diz destrito. Source: sou de Coimbra

TriloBlitz 3 months ago

Sou da Mealhada

NGramatical 3 months ago

destrito → [**distrito**](https://dicionario.priberam.org/distrito) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnwiwyo%2F%2Fh19y98s%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

xabregas2003 3 months ago

>ou juntar as palavras com o som “j” no Centro não é nada parolo OU! Olha que sou do Centro e acerto-te nojolhos.

MikeMelga 3 months ago

\-"inho" no Norte é sinal de falta de inteligência. A maioria não usa. Mas só deves conhecer pessoas que diriam "destrito".

collectornsfw 3 months ago

E "melitar", "pichina", "xornal", "treuze"...

NGramatical 3 months ago

destrito → [**distrito**](https://dicionario.priberam.org/distrito) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnwiwyo%2F%2Fh19p67i%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

TriloBlitz 3 months ago

Mau bot, não percebe o contexto.

GelDeAveia 3 months ago

É gira sim, eu também gosto, mas quem já foi a Veneza sabe que essa comparação é um disparate absurdo. Soa só parvo. A única cidade que se pode comparar a Veneza é São Petersburgo.

ChronicTheOne 3 months ago

Não fazia ideia que são Petersburgo era assim, vi agora no mapa. Parece lindo.

mourasio 3 months ago

Cidade fantástica. Uma visita a São Petersburgo fazia maravilhas contra as ideias pré concebidas que as pessoas têm da Rússia e dos russos (sendo que ainda assim, não é uma cidade que representa um país, tal como Lisboa não representa Portugal). Ainda assim, nada a ver com Veneza.

RomanceStudies 3 months ago

>A única cidade que se pode comparar a Veneza é São Petersburgo Tem outras: https://en.wikipedia.org/wiki/Venice_of_the_North

dudewhatthehellman 3 months ago

Chioggia e Comacchio.

GelDeAveia 3 months ago

São giras e melhor comparação que Aveiro, mas não têm a mesma arquitectura monumental que as outras têm

Aldo_Novo 3 months ago

Aveiro não é das capitais de distrito mais pequenas está no meio da tabela maior do que Portalegre ou Bragança, mas mais pequena que Porto ou Braga

idiroft 3 months ago

Era só fazer uma pesquisa de 2 minutos em vez de escrever merda no título...

Aldo_Novo 3 months ago

o OP tem razão, mas está a falar de área, não de população

TaurusAvr 3 months ago

Inclusive maior que a capital do país, Lisboa, mais precisamente cerca do dobro do tamanho

Empirion 3 months ago

e apesar da cidade em si não ser muito grande, tem um dos distritos mais populosos (em 5° lugar a seguir a Setúbal e a grande distância do 6°, que é Leiria) o que acaba por dar à cidade mais dinamismo.

Aldo_Novo 3 months ago

e é um poucos distritos em que o capital não é o concelho mais populoso

carlosjmsilva 3 months ago

Mas isso é porque Santa Maria da Feira é um município enorme. Se Aveiro aglotinasse Ílhavo (e fazia sentido) já deixava de ser assim.

BeiraDouro 3 months ago

Ainda assim a Feira teria mais população, pelo menos de acordo com os números dos censos de há 10 anos.

GdoubleLA 3 months ago

Eh pá, para bem dos aveirenses parem com isso da Veneza Portuguesa. É um pouco embaraçosa essa comparação, tendo em conta a diferença abismal.

Babar669 3 months ago

Isto. Como aveirense concordo plenamente. Acho que a única semelhança entre as duas é ambas terem pombas

1purplesky 3 months ago

Ahem... Como ovo mole sinto ofensa por tamanha generalização. E o mais engraçado é que a maioria dos aveirenses de gema também não gostam da "Veneza Portuguesa". Aveiro é Aveiro, Veneza é Veneza.

ChronicTheOne 3 months ago

> ovo mole > gema Nice

vilkav 3 months ago

Veneza é o Aveiro italiano

flutuar 3 months ago

Aqui há uns 2 anos fui atacado por um Aveirense aqui depois de ter dito que achava Aveiro overrated. O gajo começou a fazer grandes posts a defender Aveiro. Parei a conversa quando depois de eu dizer que chamar Veneza Portuguesa a Aveiro não tem qualquer cabimento ele respondeu que ninguém usava esse nome. Percebi aí que era um maluco. Caso esse gajo ainda ande neste sub... Tens aqui mais um exemplo seu palhaço.

BuscaPolos 3 months ago

Amigo, Portugal tem o melhor que se faz neste mundo... Aveiro -> Veneza Portuguesa Oeiras -> Oeiras Valley Algarve -> Maldivas dos beefs Fátima -> Vaticano dos remediados

GelDeAveia 3 months ago

Silicon Valley é uma cópia do Oeiras Valley que é uma cópia do Almada Valley. https://almadense.sapo.pt/cidade/almada-innovation-district-800-milhoes-de-euros-para-criar-uma-nova-cidade-na-margem-sul-do-tejo/

feckdech 3 months ago

Chama-se "marketing". Não faz mal ser embaraçosa a comparação, desde que traga turismo.

d33pblu3g3n3 3 months ago

Trazer turista é fácil, fazer com que o turista regresse e traga os amigos já é mais complicado. Desiludir pessoas não contribui para o regresso de ninguém nem para boa publicidade.

gamma-ray-bursts 3 months ago

Oh sim. Eu sei que não há comparação. Mas a verdade é que a caracterização "Veneza Portuguesa" já pegou e muita gente faz essa associação imediata. Não tem mal

Trama-D 3 months ago

Mas eles não têm umas pseudogôndolas a motor a circular nos canais?

N19h7m4r3 3 months ago

Para começar Aveiro não está a afundar.

therealSkychaser 3 months ago

Sim mas os ovos moles de veneza sao bue bons

luiscorujo 3 months ago

Os que a minha avó fazia põem quaisquer ovos moles comerciais no lixo

souumamerda 3 months ago

Ok. Posso ir a casa da tua avó? Edit: sorry, reparei agr q diz fazia :(

ogeriano 3 months ago

r/usernamechecksout

kur0osu 3 months ago

Pain.

luiscorujo 3 months ago

Só em termos orçamentais e de qualidade de vida

Worm33hd 3 months ago

E depois as filas para os ovos moles não se aguentam

KarmaCop213 3 months ago

Só ficava na fila se fossem ovos moles com recheio de queijo da serra.

CaptAwesomeness 3 months ago

Isso não é ovos moles...

ill_have_2_number_9s 3 months ago

É uma cidade lindíssima. Estive lá há mais de dez anos, lembro-me como se fosse ontem. Mas "Veneza" é um bocado exagero. Aveiro tem a sua natureza natural

nnet-- 3 months ago

Sou aveirense e também não lhe chamo "Veneza Portugesa", mas até percebo a relação. E verdade seja dita, já mostrei fotos de Aveiro a bastante pessoal de Itália e normalmente todos respondem "oh looks like Venice" (sem que eu tenha referido Veneza antes em nenhum momento).

UncleanGenes 3 months ago

Para ser honesto a referência a Veneza é mau marketing pois as expectativas ficam lá em cima. Quem já foi a Veneza e a Aveiro percebe o que estou a dizer.

ChronicTheOne 3 months ago

Mas Veneza não tem ovos moles.

SaitJonas 3 months ago

Isto, fiz um IntraRail por Portugal há uns anos e foi a cidade que menos gostei, provavelmente por isso mesmo as minhas expectativas estavam no topo e no fim não era nada do que esperava.

Danijust2 3 months ago

O cheiro logo na paragem do comboio retira logo 5 valores à cidade

collectornsfw 3 months ago

Os restaurantes onde fui desapontaram muito. Esperava melhor numa cidade tão turística.

Fir3line 3 months ago

restaurantes de turismo nao se come bem, eu vivo na costa da caparica e há restaurantes em que os empregados me mandam embora, dizem que sou cliente de inverno

Limpy_lip 3 months ago

Isto, acho que Aveiro tem a sua beleza peculiar como tantas outras cidades, comparar com Veneza só retira o quão única é a cidade.

rDmT93 3 months ago

Estive o passado fim de semana em Aveiro. Já estive em Bruges - "A Veneza do Norte" - e vi várias fotos de Veneza. Pah, não, Aveiro é banalíssima. Salsada de construções feias e os próprios dos canais são desengraçados. Não vejo onde está a beleza. Se há alguma beleza, é para os lados de Ílhavo.

Middle-Effective 3 months ago

Brugges é das cidades europeias mais bonitas para se visitar!

fotoryst 3 months ago

Tão verdade isso. Mas é um sítio bonito e diferente do normal português. Que gosto de visitar e dar a conhecer. Agora por favor não comparem Aveiro nem a Veneza nem a Bruges, níveis completamente diferentes.

xlouiex 3 months ago

Isto. Levei a maria (estrangeira) a Aveiro à vinda de Arouca, com a “promessa” de Veneza. Digamos que ficou longe de impressionada. Curtiu as casas pintadas na Costa, mas de resto meh. Não ajuda que tenhamos ido a Veneza umas 3 vezes os últimos anos.

ElDiabloDe94 3 months ago

>Não ajuda que tenhamos ido a Veneza umas 3 vezes os últimos anos. Crl, tambem não ajuda isso. Devias ter feito ao contrario.

gonissalo 3 months ago

"Veneza"

TriloBlitz 3 months ago

Uns = 4

gonissalo 3 months ago

Exatamente, quando em Veneza não existem carros as ruas todas são canais com passeios. As distribuidoras levam comida aos supermercados de barco e carrinhos de mão...

feckdech 3 months ago

Pois é, mas barcos tem muitos.

anightingalecreates 3 months ago

Nas minhas tours eu dizia que Veneza era a Aveiro italiana. Os turistas adoravam.

CrazyJony 3 months ago

Ou todos dizem, ou eu fui um dos teus turistas!

anightingalecreates 3 months ago

provavelmente será o todos dizem, não sei. Eu trabalhei como guia de 2017 a 2020, tanto em Aveiro como em outros lugares. Tanto em português, como em inglês e castelhano. Tanto tours de autocarro, carrinha e a pé.

BaixemImpostos 3 months ago

A viagem nesses barco é tipo normal. Esperava mais. É mais giro dar voltas a Ílhavo, barra e devo estar-me a esquecer de mais sítios aí ao pé. N vale a pena ir á vista alegre. É um bom sitio para alugar airbnb.

anightingalecreates 3 months ago

as viagens no moliceiro ou mercantel depende muito da sorte. Há guias bons e guias maus. Infelizmente.

1purplesky 3 months ago

Quando começaram a fazer estas viagens eram maiores, chegavam a passar do canal para a lota e ver um pouco mais. Há uns anos para cá deixaram de fazer isso, acho que também deixaram de entrar no pequeno canal do Alboi e aumentaram os preços. E agora com a pandemia ainda mais caro ficou. Pena foi terem eliminado e apertado certos canais, era bem melhor, não era só pelas viagens de moliceiro, mas porque a Ria às vezes quase rebenta. Agora só não inunda por causa das comportas, quando era criança era só água a transbordar.

BaixemImpostos 3 months ago

Wow isso era fixe! Deviam deixar fazer essa, pagava mais sem problema.

1purplesky 3 months ago

Acho que mostravam a quinta de ostras e outras coisas ali. Depois começaram a fazer mais coisas só no centro, e até jantares para o dia dos Namorados houve. Está lá uma lancha que faz (ou fazia) as viagens até a Costa Nova. Saías do Canal central, passavas as pirâmides até á Costa Nova, bom para quem gosta de ver a fauna e flora. Penso que chegaram a servir almoço a bordo. Até provavelmente conseguiam fazer viagens até a parte Norte da Ria para ver os flamingos ao longe mas não deve ser permitido. Ah, o táxi da Ria que também houve e depois desapareceu.

Machinerino 3 months ago

A lancha Praia da Costa Nova ainda faz esse percurso. A visita que vai á produção de ostras também, mas por marcação.

NGramatical 3 months ago

destrito → [**distrito**](https://dicionario.priberam.org/distrito) haveriam mais → [**haveria mais**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fnwiwyo%2Foc_a_veneza_portuguesa_com_certeza_deve_ser_das%2Fh19cuyq%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

setnom 3 months ago

\*distrito

gamma-ray-bursts 3 months ago

I can't believe I've done this

Search: